segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 9 de novembro de 2015 - Segunda-Feira - Postado às 7:34 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

BOVESPA, DÓLAR, PESO ARGENTINO, EURO

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque:


Nesta data, em 1799, dez anos após a Revolução Francesa, ocorre na França o Golpe de Estado de 18 de brumário de Napoleão.
  • O golpe de Estado de 18 de brumário do ano VIII  iniciou a ditadura napoleônica na França. Os admiradores de Napoleão criaram um jornal em Paris que divulgava a imagem de um general patriota, invencível e adorado pelos seus soldados. Nacionalismo, glórias militares, ideais de igualdade fascinavam os franceses.  
  • Em plena crise generalizada, os promotores do golpe derrubaram o Diretório e criaram o Consulado, estabelecendo um novo regime na França, protagonizado pelo jovem general Napoleão Bonaparte, que assumiu o cargo de primeiro-cônsul.  
  • O golpe foi acolhido com entusiasmo pela burguesia, que aspirava à paz, à ordem interna e à normalização das atividades. 
  • Os conspiradores do golpe não temiam o general Bonaparte, escolhido para liderar o movimento, pois acreditavam que acabariam por reduzir a sua importância. Ledo e caro engano... (Wikipedia)


Nesta data, em 1938, ocorre a Noite dos Cristais, mais um episódio da ascensão nazista que culminou com a eclosão Segunda Guerra Mundial, no ano seguinte.
  • Noite de Cristal (alemão Reichskristallnacht ou simplesmente Kristallnacht) é o nome popularmente dado aos atos de violência que ocorreram na noite de 9 de novembro de 1938 em diversos locais da Alemanha e da Áustria, então sob o domínio nazi ou Terceiro Reich. 
  • Tratou-se de pogroms, com a destruição de sinagogas, lojas, habitações e de agressões contra as pessoas identificadas como judias.  
  • Para o regime foi a resposta ao assassinato de Ernst von Rath, um diplomata alemão em Paris, por Herschel Grynszpan, um judeu polaco, condenado múltiplas vezes a deportação da França. A pedido de Adolf Hitler, Goebbels instiga os dirigentes do NSDAP e os SA a atacarem os judeus. 
  • Heydrich organiza as violências que deviam visar as lojas de judeus e as sinagogas. Numa única noite, 91 judeus foram mortos e cerca de 25.000 a 30.000 foram presos e levados para campos de concentração. 7500 lojas judaicas e 267 sinagogas foram reduzidas a escombros.  
  • As ordens determinavam que os SA deviam estar vestidos à paisana, a fim que o movimento parecesse ser um movimento espontâneo de uma população furiosa contra os judeus. 
  • Os incêndios também chocaram uma parte da população, mas não o fato de que os judeus tivessem sido atacados fisicamente.  
  • A alta autoridade nazista cobrou uma multa aos judeus de um bilhão de marcos pelas desordens e prejuízos dos quais eles foram as vítimas. (Wikipedia)




Nesta data, em 1802, morre Thomas Girtin, artista inglês (n. 1775).
  • Thomas Girtin (18 de fevereiro de 1775, Southwark, Londres — 9 de novembro de 1802, Londres), foi um pintor e gravador inglês, o qual desempenhou um papel-chave na definição da aquarela como forma de arte respeitável. O British Museum, Tate Britain e o Victoria and Albert Museum possuem coleções de seus trabalhos. (Wikipedia)
























Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.
























































Últimas Notícias







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.