quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 5 de novembro de 2015 - Quinta-Feira - Postado às 7:49 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

BOVESPA, DÓLAR, PESO ARGENTINO, EURO

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaques:


Nesta data, em 1897, o Presidente Prudente de Morais sofre atentado, mas escapa ileso. Seu ministro morre esfaqueado.
  •  Em 5 de novembro de 1897, Prudente de Morais, em companhia de seu ministro da Guerra, marechal Carlos Machado Bittencourt, vai ao cais do porto para receber, em pessoa, alguns batalhões que voltavam da guerra de Canudos. 
  • Em certo momento, repentinamente, um anspeçada [soldado, aspirante a cabo] aponta uma pistola ao Presidente mas a arma falha no tiro. Então, o ministro da Guerra e mais o coronel Mendes de Morais tentam dominar o rebelde, mas, na luta que se segue, o soldado consegue sacar um punhal, atingindo mortalmente o general Bittencourt.  
  • A tragédia comoveu a cidade do Rio de Janeiro e a imprensa, que se voltaram, quase unânimes, no apoio ao Governo e ao restabelecimento da ordem. Com o assentimento do Congresso, foi decretado o Estado de Sítio. 
  • Calam-se os jornais, desaparecem as milícias. Passeatas se fazem nas ruas, mas, desta vez para dar apoio ao Governo. Alguns políticos da oposição, como o deputado Pinheiro Machado, são presos, ignorando-se novamente a imunidade parlamentar. 
  • Francisco Glicério (que indicou Prudente como candidato em 1894) teve de fugir para São Paulo, onde permaneceu escondido. Manuel Vitorino (vice Presidente) é denunciado à Justiça. Fecha-se o Clube Militar.  
  • O atentado de 5 de novembro deu ao Presidente os poderes extraordinários de que ele necessitava para ficar acima dos conspiradores e dispor de instrumentos que possibilitassem o esmagamento total do golpe em andamento. Quer saber mais?
Nesta data, em 1937, Adolf Hitler preside um encontro secreto onde discutiu seus planos para adquirir o "espaço vital" ao povo alemão.
  • O conceito de "espaço vital" dava a Hitler a oportunidade de invadir países vizinhos, aumentando o território da Alemanha, para garantir a "sobrevivência e o crescimento do povo alemão". Foi o germe da Segunda Guerra Mundial, que eclodiria dois anos depois, com a invasão da Polônia por tropas nazistas.

Nesta data, em 1982, ocorre a inauguração da Usina hidrelétrica de Itaipu na fronteira entre o Brasil e o Paraguai, a maior do mundo na época. Com a interligação do Brasil por linhões, a energia que chega em sua casa, neste momento, pode estar vindo de lá, independente do local onde você mora.


Hoje é o dia de São Zacarias e Santa Isabel - Pais de São João Batista e tios de Jesus Cristo. Zacarias era profeta e Isabel era prima de Maria. O livro de Zacarias é o penúltimo do Velho Testamento, é está entre os "Profetas Menores", com 14 capítulos.
  • Zacarias (do hebraico זְכַרְיָה, Zekariyah, "Deus se lembrou", em árabe: زكريا - Zakariya) foi, segundo a Bíblia, um sacerdote do Templo de Jerusalém, pai de João Baptista e esposo de Isabel. 
  • É um profeta Bíblico. Entretanto, é considerado pelos muçulmanos como um dos profetas no Alcorão, onde é mencionado como o protetor de Maria, mãe de Jesus (ou Isa, como é conhecido no islamismo).  
  • O episódio da Anunciação de Maria relatado no Alcorão assemelha-se ao relatado no Evangelho. Maria recebe a visita do anjo Gabriel (em árabe é Jibral, Jibrīl, Jibrael, Džibril, Jabrilæ ou Jibrail (جبريل, جبرائيل, [dʒibræːʔiːl], [dʒibrɛ̈ʔiːl], ou [dʒibriːl]) no Islam). 
  • O anjo anuncia a Maria o nascimento de Isa e esta mostra-se inquieta uma vez que era uma mulher não casada e virgem.  
  • Para o islão a concepção de Isa foi o resultado de um decreto de Deus: a concepção de Isa foi miraculosa e semelhante à de Adam (Adão).  
  • Quando Isa nasceu este falou com Maria do berço e mais tarde com a família desta. Para evitar o escândalo que era o facto de uma mulher não casada ter um filho, Isa anunciou à família de Maria que era um servo de Deus e um profeta com uma revelação escrita.























Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.
























































Últimas Notícias







PORTO ALEGRE






SALVADOR (BA)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.