quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 12 de novembro de 2015 - Quinta-Feira - Postado às AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

BOVESPA, DÓLAR, PESO ARGENTINO, EURO

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaques:


Nesta data, em 1823, D. Pedro I do Brasil manda o exército invadir o Plenário da Assembleia Constituinte de 1824, prendendo e exilando diversos deputados. 
  • Os portugueses propuseram a dom Pedro I que enviasse os irmãos Andradas (congressistas e constituintes) para Portugal pois lá muito provavelmente seriam condenados a morte por suas participações na independência brasileira. Pediram apenas o seu consentimento. "Não! Não consinto porque é uma perfídia", respondeu o monarca. 
  • Apesar da apreensão de dom Pedro I quanto a possibilidade de se tornar uma figura nula no governo do país e sua demonstração de descontentamento, não foi a razão principal do fechamento da Constituinte. Os deputados deveriam ter se reunido para elaborarem uma Constituição para o país e debater seus artigos. Contudo, perderam-se em disputas pelo poder e somente para defender seus próprios interesses levaram a capital do império à beira da anarquia. 
  • A primeira constituição brasileira foi então outorgada por dom Pedro I e solenemente jurada na Catedral do Império, no dia 25 de março de 1824.  
  • Este não foi o fim dos deputados, entretanto. Da constituinte saíram 33 senadores, 28 ministros de Estado, 18 presidentes de província, 7 membros do primeiro conselho de Estado e 4 regentes do Império. (Wikipedia)


Nesta data, em 1840, nasce Auguste Rodin, escultor francês (m. 1917).
  • Uma de suas obras mais célebres, O Beijo, que faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas. O Pensador, da mesma série, e o retrato de Balza cconfirmam isso. 
  • Há um museu em Paris dedicado às suas obras e vida, o Musée Rodin, situado no Hôtel Biron, ao lado do Hôtel des Invalides, monumento onde se encontra o túmulo de Napoleão.  
  • Rodin teve como assistente a escultora Camille Claudel, com quem desenvolveu um romance e cujos trabalhos são muitas vezes confundidos com os de Rodin. 
  • Camille acreditava que Rodin queria se apropriar dos seus trabalhos. À época, foi considerada insana e terminou seus dias internada em um manicômio.  
  • Rodin conquistou fama em vida, e suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano. Hoje em dia encontram-se nos museus mais importantes do mundo. (Wikipedia)

CLIQUE NAS IMAGENS, PARA AMPLIAR
























Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.
























































Últimas Notícias







PORTO ALEGRE








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.