quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 3 de setembro de 2015 > Quinta-Feira > Postado às 10:29 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


  • Charlie Sheen, ator estadunidense protagonista da série Two and Half a Man, completa hoje 50 anos. Com o seu afastamento da série, o ator perdeu um pouco da visibilidade mas, na contrapartida, a série perdeu o charme e a audiência. Ele era a série...
Charlie Sheen em crayon (Arte Digital)

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



FINANCIAMENTO DE CAMPANHA >
COMO, ONDE E QUANDO?
  • "Mais vale cair em graça do que ser engraçado", diz a sabedoria popular portuguesa, e os lusitanos não perdem as boas chances que sempre lhes oferecemos para fazer "piada de brasileiro", à semelhança do que fazemos com "piada de português". A diferença é que, nos tempos de hoje, eles tem mais motes para construir seus chistes.  
  • Entre aspas > "Originada do alemão Witz, que significa “gracejo”, a palavra chiste é encontrada na obra de Freud, pai da psicanálise, que define o chiste como uma espécie de válvula de escape de nosso inconsciente, que o utiliza para dizer, em tom de brincadeira, aquilo que verdadeiramente pensa."  
  • Novamente, entre aspas >"O Senado aprovou nesta quarta-feira (2), com  36 votos favoráveis e 31 contrários,  a proibição das doações de empresas às campanhas políticas. Ficou autorizado, por outro lado, o repasse de dinheiro de pessoas físicas aos partidos e candidatos. A doação, no entanto, está limitada ao total de rendimentos tributáveis do ano anterior à transferência dos recursos." ÍNTEGRA
  • Lembre-se que, no seio do PT, já vinha sendo defendida a proposta de Lula para que o partido não mais recebesse doações vindas de empresas, para não incorrer em novos desgastes como o da Operação Lava Jato. Outros partidos vinham seguindo a mesma linha de raciocínio.
  • Então, mais uma equação fechada: as empresas, como tal, não podem doar a candidatos, mas seus diretores e acionistas ficam à vontade para fazer essas doações e, é claro, com vinculação implícita às empresas a que estão ligados. 
  • Se a emenda passar pela Câmara, para onde deve voltar, tudo está resolvido e restaura-se a moralidade pública, como diria Stanislau Ponte Preta. 
  • Não, não está nada resolvido. Enquanto acontecem esses passes de prestidigitação, brinca-se de reforma política e deixa-se de discutir dois preceitos básicos que poderiam trazer uma reforma consistente e verdadeira. 
  • PRIMEIRO > A instituição do voto distrital absoluto, em que, ao invés sair "ciscando votos" pelo Estado inteiro, o candidato tem de arregaçar as mangas e enfrentar o eleitor de seu distrito específico. Só isso seria um enorme avanço, reduzindo dramaticamente os custos eliminando a influência do poder econômico. Além do que o candidato, após eleito, teria de estar atuante em suas bases, ou poderia dar adeus à reeleição. E acabaria com o efeito "Tiririca", em que você elege um e leva outros dois de brinde...
  • SEGUNDO > A instituição do Regime Parlamentarista, não aquele parlamentarismo capenga que se impôs a João Goulart para "permitir" a posse de um vice eleito e com direitos constitucionais de assumir em substituição ao presidente renunciante Jânio Quadros. Seria sim um parlamentarismo assentado sobre o voto distrital, que daria voz efetiva ao eleitor que, até aqui, só entra na História pela porta dos fundos, chamado para votar, mas ignorado nas decisões do parlamento. 
  • Os políticos falam em consultar suas bases, mas algum deles, alguma vez, bateu à porta de sua casa, depois de eleito? Ou, pelo menos, frequenta sua comunidade para colher opiniões antes de tomar decisões? 
  • Tudo isso são "Sonhos de uma Noite de Verão". Uma reforma política consistente só virá de um plebiscito, nunca pela decisão de um Congresso que se beneficia do atual sistema. Como diriam os franceses > "Plus ça change, plus c'est la même chose." (Paulo Victorino)


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ





- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)

  • الناس لبعضها
    • Em inglês > People are for each other.
    • Tradução livre > Um por todos e todos por um.



Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1938, Leon Trotski e seus seguidores fundam a Quarta Internacional.
  • A Quarta Internacional (QI) é uma organização comunista internacional composta por seguidores de Leon Trótski (trotskistas), com o objetivo declarado de ajudar a classe trabalhadora a alcançar o socialismo. 
  • Historicamente, a Quarta Internacional foi fundada na França em 1938, onde Trotsky e seus seguidores, após terem sido expulsos da União Soviética, consideraram a Comintern ou Terceira Internacional como "perdida para o stalinismo" e incapaz de levar a classe trabalhadora internacional ao poder político. 
  • Assim sendo, os trotskistas fundaram sua própria Internacional Comunista.  
  • A Quarta Internacional sofreu várias cisões ao longo de sua história: a primeira em 1940, que ocorreu somente na França, e a mais importante, que se deu no plano internacional, em 1953. 
  • Apesar de uma reunificação em 1963, vários reagrupamentos internacionais reivindicam a Quarta Internacional e a herança trotskista. (Wikipedia)

A Internacional Socialista
  • A Internacional é um famoso hino socialista, sendo também uma das canções mais conhecidas de todo o mundo. 
  • A letra original da canção foi escrita em francês em 1871 por Eugène Pottier (1816-1887), que havia sido um dos membros da Comuna de Paris. 
  • A intenção de Pottier era a de que o poema fosse cantado ao ritmo da Marselhesa.  
  • A Internacional ganhou particular notoriedade entre 1922 e 1944, quando se tornou o hino da União Soviética. Desde então, foi traduzida em inúmeros idiomas.


Nesta data, em 1931, nasce Paulo Salim Maluf, político brasileiro. E o mundo nunca mais foi o mesmo...


  • 1943 - Mário Juruna, líder indígena e político brasileiro (m. 2002). Foi a primeira representação política efetiva da comunidade indígena no Congresso Nacional.  
  • Os sinais estavam trocados: o deputado Mário Juruna, líder indígena nascido em Mato Grosso, era eleito pelo Estado do Rio de Janeiro, enquanto o senador Roberto Campos, radicado no Rio, era eleito por Mato Grosso. 
  • O fato foi ressaltado pelo então presidente Figueiredo para ironizar a presença de representante dos índios no Congresso Nacional. Só se for representante de Arariboia...



A prosperidade de alguns homens públicos do Brasil é uma prova evidente de que eles vêm lutando pelo progresso do nosso subdesenvolvimento."
Stanislaw Ponte Preta Pensador



AMSTERDÃ (HOLANDA) 


  • A Praça Dan, onde fica o palácio da raínha tem Webcam's intercambiáveis, que permitem conhecer não apenas a praça, mas também os seus arredores. E, às vezes, os arredores são mais concorridos ainda... 
  • Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam. 
  • A propósito, uma chuva fina cai sobre Amsterdã, anunciando o fim da Primavera e a chegada de uma nova estação. 





Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)





G1 > Pop & Arte

Leilão de fotografias em SP tem foto que pode chegar a R$ 30 mil

Evento promovido pelo festival Paraty em Foco acontece nesta quinta (3). > A pedido do G1, organização listou destaques entre as obras ofertadas.

Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Nenhuma dor dói tanto quanto a dor de cotovelo

Praticamente todo o mundo sabe que bater o cotovelo em alguma superfície dura é algo incrivelmente dolorido. Mas você sabia que essa sensação não tem nada a ver com os ossos do braço?


Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

‘El Niño’ será um dos piores desde 1950 devido à mudança climática

ISABEL SACO Genebra
Organização Meteorológica Mundial informa que o período de maior intensidade será entre outubro e janeiro do próximo ano. > "Não sabemos de fato o que acontecerá, pois se trata de uma situação sem precedentes”
Mais notícias de "El País"






Clique na imagem para ver "El País" em original



Una imagen que estremece la conciencia de Europa


Ante la escasa respuesta oficial a la llegada de refugiados, la foto del cadáver de un niño simboliza la dimensión de la tragedia

“Cuando hay gente que se asfixia en camiones y llegan cuerpos de niños a la orilla, es hora de actuar”
Es una imagen que ha logrado lo que no han podido las muchas otras estampas en un verano de éxodo masivo a Europa. 
Muestra cómo ayer un guardacostas turco recogía de la orilla en la playa de Bodrum el cadáver de un niño sirio de tres años, muerto durante un intento de travesía a Grecia. No muy lejos, la marea afloró el cadáver de otro menor. 
Doce fueron los refugiados sirios que fallecieron ayer cruzando esas mismas aguas. Las autoridades turcas rescataron a otras seis personas con vida.
En las redes sociales como Twitter, los ciudadanos difundieron las duras imágenes con un mensaje común: “La humanidad se estrella contra la costa”.


Outra foto que abalou o mundo e questionou a opinião pública sobre a participação dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã. SAIBA MAIS


"Clarin", de Argentina, em português


ECONOMIA

A recessão brasileira e seus efeitos na economia argentina


Pablo Maas 
Depois de dois trimestres consecutivos de quedas, a economia do Brasil entrou formalmente em recessão. O deterioramento da economia do vizinho da Argentina, parceiro estratégico do Mercosul, coloca em evidência o risco da Brasil-dependência da economia argentina.

Vista aerea de uma fábrica de automóveis no Brasil (Reuters)

"Notícias ao Minuto", de Portugal

Portugal tem disponibilidade para acolher um número maior de refugiados

O mundo pede socorro > O ministro adjunto afirmou hoje que Portugal tem disponibilidade para acolher mais refugiados do que os 1500 que têm sido referidos, e anunciou a constituição de um grupo de coordenação a nível nacional sobre esta matéria.

Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

ONU vai discutir resolução sobre crise de refugiados na Europa

Tirando o sofá da sala > O novo texto seria diferente do projeto de resolução anterior que teria autorizado uma força naval europeia a atacar os traficantes de pessoas > Fontes diplomáticas adiantaram que a medida trabalhada pelos britânicos iria autorizar a apreensão em águas internacionais de barcos operados por traficantes de refugiados.
Mais notícias da edição brasileira

"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro





















Mais notícias do Jornal do Brasil



EM BARCELONA

Mais notícias do R7 Esportes














PORTO ALEGRE (RS) 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.