quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 5 de agosto de 2015 > Quarta-Feira > Postado às 9:52 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Brasil > Primeiros Tempos

Instrumentos de navegação
  • Astrolábio e quadrante > Desde a Antiguidade, a navegação era apenas costeira. Os navegantes não se arriscavam em mar alto por um motivo simples: não sabiam como se orientar com exatidão. Os portugueses resolveram parte deste problema com auxílio de dois instrumentos: o astrolábio e o quadrante. 
  • O astrolábio permitia calcular, a partir da medida do ângulo de um astro em relação ao pólo verdadeiro (o que no hemisfério Norte é relativamente fácil, pois a estrela Ursa Maior fica exatamente sobre o pólo, servindo de referência), a latitude do navio a cada instante. 
  • Para medir a altura do astro e chegar a seu ângulo de inclinação – dado básico para o uso do astrolábio –, os marinheiros portugueses em geral usavam o quadrante, formado por um quarto de círculo graduado com dois furos na parte superior e um prumo. Bastava olhar para a estrela ou alinhar a luz do sol através dos dois furos, segurar o prumo na parte graduada e fazer a leitura do ângulo.  


  • Bússola > Para manter a rota com tempo encoberto, quando era impossível observar os astros, os portugueses recorriam a bússolas primitivas. Elas eram feitas de ímãs em forma de agulha, colocados de forma a girar com liberdade sobre um disco graduado. Como a agulha apontava sempre para o norte magnético, a cada movimento do navio a escala se movia sob a bússola, e o piloto sabia o rumo no momento. 
  • Além da bússola, os portugueses desenvolveram uma tabela de correções das imperfeições do instrumento (quanto mais próximo do pólo Norte real, que não coincide com o pólo magnético, maiores os erros de leitura e mais imprecisa a navegação). 
  • Os comandantes carregavam consigo o Regimento da Estrela do Norte, no qual constavam as fórmulas de correção. Com isso, conseguiam manter rotas oceânicas no grau de precisão requerido pelas grandes travessias.    


  • Tabelas e cartas de marear > Um dos mais importantes instrumentos para realizar com êxito as grandes travessias eram as tabelas. Cada uma delas resolvia um problema específico, como calcular as latitudes no hemisfério Sul, empregando como referência o Cruzeiro do Sul; calcular as distâncias percorridas quando se navega com vento contrário; adequar os cálculos de posição do Sol às várias estações do ano; ou medir longitudes a partir das diferenças de medida da bússola. 
  • Com todas essas tabelas e instrumentos, os portugueses conseguiam marcar a posição do navio a cada momento num mapa, chamado "carta de marear". Contornando costas desconhecidas, faziam seu desenho no mapa. Na volta, o material novo era trabalhado pelos cartógrafos, que produziam outra carta mais precisa para a viagem seguinte. 
  • Além do mapa, o comandante recebia também um regimento, onde vinham escritos os segredos conhecidos de rotas de navegação da região para onde ia – e na volta fazia um relatório onde acrescentava tudo o que descobrira. Assim, num trabalho de equipe, Portugal acumulou, pela primeira vez no mundo, os conhecimentos para cruzar mares nunca antes navegados por europeus. MAIS




Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)

  • قيل للبغل: "من أبوك" قال "الفرس خالي"
    • Em inglês > The mule was asked: "Who is your father?" It responded with: "The horse is my uncle."
    • Em português > Perguntou-se à mula quem era seu pai e ela respondeu: "Só sei que o cavalo é meu tio".
    • Sentido > Se a pergunta não tem resposta, busca-se uma saída alternativa.


  • MULA NÃO TEM PAI > Mula, mulo, mu, besta, burro, macho, ou jerico, (este último, nas ilhas da Madeira e Porto Santo e em algumas regiões do Brasil), em seu significado moderno comum, é o indivíduo híbrido resultante do cruzamento de um jumento, Equus africanus asinus, com uma égua, Equus caballus ou de um cavalo com uma jumenta. Só existem mulas  (Wikipedia)




Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1954, o jornalista Carlos Lacerda, diretor da Tribuna da Imprensa, sofre o Atentado na rua Toneleros; seu guarda-costas, o major-aviador Rubens Florentino Vaz, também alvejado e morre, instalando uma crise político-militar que levaria o presidente Getúlio Vargas ao suicídio, vinte dias depois.
  • O pivô da crise que se instala é a morte do major Rubens Vaz, levando a Aeronáutica a criar um tribunal de exceção, totalmente inconstitucional, para julgar o presidente da República, tribunal esse que ficou conhecido como a "República do Galeão". 
  • No inquérito aberto, ficou esclarecido que o tiro que matou o major Vaz foi disparado pelo pistoleiro Alcino, membro da guarda de segurança presidencial. 
  • Esclareceu-se, também, que o atentado fora planejado dentro do palácio, à revelia do Presidente, pelo chefe da guarda, Gregório Fortunado, um homem boçal a quem fizeram crer que estaria prestando um grande serviço ao "chefe" se conseguisse assassinar o jornalista Carlos Lacerda, diretor da Tribuna da Imprensa e principal opositor do governo. 
  • Há, então, uma pressão contínua, não só na Aeronáutica, como no Exército, para que o presidente Getúlio Vargas renuncie, incluindo, nesse processo intimidatório voos rasantes da Aeronáutica sobre o Palácio do Catete.
  • Ao invés da renúncia, Getúlio opta pelo suicídio, num gesto calculado pelo qual ninguém esperava e que encurralou os adversários, sem condições de reagir, tanto mais que a figura popular de Getúlio coloca a população ao lado do presidente morto e contra os seus adversários. 
  • Após golpe intentado em 1954 (e que, como vimos, abortou com o suicídio), as forças reacionárias continuaram pressionando em seu intento, causando uma sequência de atos conspiratórios. 
  • Uma ameaça de golpe levou, em 1955, a queda de dois presidentes em 10 dias: Café Filho (sucessor de Getúlio) e Carlos Luz, num contra-golpe desfechado pelos generais Odilio Denis e Teixeira Lott. 
  • No primeiro momento, tentou-se evitar a candidatura de Juscelino Kubitchek. Depois, com JK já eleito, tentou-se impedir sua posse. 
  • Com JK empossado, apesar de tudo, ocorreram duas revoltas na Aeronáutica (Aragarças e Jacareacanga), ambas dominadas pela Marinha. 
  • Com a renúncia de Jânio Quadros, em 1961, tentou-se impedir a posse de João Goulart, vice-Presidente e sucessor legítimo, de acordo com a Constituição. 
  • Finalmente, dando um último golpe (agora bem sucedido), o Exército depôs João Goulart, em 1964, instalando uma ditadura militar que duraria 21 anos. 
  • Não é possível, neste pequeno espaço, detalhar todo o processo, que vem desde o golpe da Proclamação da República, em 1889, e que levou à instituição de um poder político militar, aparecendo por um século como uma sombra sobre todos os governos, e se extinguindo somente ao fim da ditadura militar, em 1985. (Paulo Victorino)




  • "Lá vem o padre Chico, montado num jerico..." >> Expressão popular nordestina.







CURITIBA (PR) > Veja a rua Chile, em Curitiba, agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam  (Abaixo, o mapa da cidade, com a localização da rua Chile e do Jardim Botânico, ambos próximos do Centro.


Os olhos do Brasil neste momento, se voltam para Curitiba, onde se desenvolve o processo de apuração da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal e que segue em julgamento pela Justiça Federal no Estado do Paraná. 


  • Em janeiro de 2015, o Ministério Público Federal lançou um portal que reúne uma série de informações, como número de pessoas sob investigação, quantidade de procedimentos instaurados e a íntegra das denúncias apresentadas pelo MPF.5 A página foi produzida pela força-tarefa que cuida da Operação, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República (PGR)16 . VEJA AGORA O PORTAL  
  • Operação Lava Jato é o nome de uma investigação realizada pela Polícia Federal do Brasil, cuja deflagração da fase ostensiva foi iniciada em 17 de março de 20145 , com o cumprimento de mais de uma centena de mandados de busca e apreensão, prisões temporária, preventivas e conduções coercitivas, tendo como objetivo apurar um esquema de lavagem de dinheiro suspeito de movimentar mais de dez bilhões de reais. 
  • É considerado pela Polícia Federal, como a maior investigação de corrupção da história do País.  
  • A operação recebeu esse nome devido ao uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis pela quadrilha para movimentar os valores de origem ilícita8 , supostamente, desde 1997. 
  • A denuncia inicial partiu do empresário Hermes Magnus, em 2008, quando o grupo de acusados tentou lavar dinheiro na sua empresa Dunel Indústria e Comércio, fabricante de máquinas e equipamentos para certificação. 
  • A partir da denúncia inicial, foram empreendidas diligências investigativas que culminaram com a identificação de quatro grandes grupos criminosos, chefiados por Carlos Habib Chater, Alberto Youssef, Nelma Mitsue Penasso Kodama e Raul Henrique Srour. (Wikipedia) O QUE VOCÊ AINDA NÃO SABE



Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)





G1 > Pop & Arte

  1. RIO DE JANEIRO

    Bienal do Livro, no Riocentro, vai homenagear Mauricio de Sousa

    Criador da Turma da Mônica completa 80 anos durante o evento. 17ª Bienal será realizada em setembro com mais de 200 autores.

  2. ROCK IN RIO 2015

    Pelado, atrasada, vaiado: Rihanna, Brown e Queens têm 2ª chance

    Lembre shows conturbados de artistas que agora voltam ao Rock in Rio. Baixista tirou roupa, Rihanna parecia bêbada, Brown e Erasmo levaram vaia.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Foto: BBC Brasil
A um ano dos Jogos Olímpicos, transformações no Rio de Janeiro trouxeram benefícios para negócios mas problemas para pessoas impactadas por obras e remoções.

Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português


CRISE POLÍTICA »

Câmara volta do recesso com manobra de Cunha por impeachment

AFONSO BENITES Brasília
Presidente da Casa exclui o PT do comando de quatro CPIs e prepara terreno para votação de contas de Dilma após decisão do TCU. Primeiro item da 'pauta-bomba' pode ser votado nesta quarta

As dores de cabeça de Dilma

Entenda a crise política, os fatores de pressão sobre a presidenta e por que as apostas pelo impeachment não são tão simples

Prisão de Dirceu turbina ofensiva
contra PT e complica cenário

M. N. / A. B. São Paulo / Brasília
Embora esperada, volta de Dirceu para a cadeia aumenta pressão sobre o PT às vésperas de novos protestos
Mais notícias de "El País"






Clique na imagem para ver "El País" em original



El Gobierno convierte la presentación del Presupuesto en un acto electoral


> Montoro promete una bajada del IRPF si el PP gana las elecciones
> La inversión pública crece un 0,9% y se destina un 3,8% más al gasto social
> El Ejecutivo eleva un 10% la inversión en Cataluña a dos meses del 27-S

El ministro de Hacienda, Cristóbal Montoro, presentó ayer el proyecto de los Presupuestos Generales del Estado para 2016, en un acto con claros tintes electorales. 
El ministro avanzó que si el PP gana las próximas generales bajará el IRPF el próximo año, pero evitó recoger el efecto de esa rebaja fiscal en las cuentas públicas. 
El Gobierno planea una reducción del gasto no financiero del Estado del 3% y un aumento de la recaudación por impuestos del 6,2%. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE

"Clarin", de Argentina, em português


EXCLUSIVA: DANIEL SCIOLI

“Para que fique claro: sempre exerci o poder em plenitude absoluta”

O presidenciável governista Daniel Scioli, da Frente para a Vitória (FPV), concedeu esta entrevista na redação do jornal Clarín. Com a frase descartou que caso seja eleito, a presidente Cristina Kirchner mandará em seu governo.  A entrevista foi realizada por sete jornalistas do jornal e site no encontro chamado "Café no Clarín"*. 

Scioli, durante campanha na província de Mendoza, ao lado de aliados como o ex-chanceler  Jorge Taiana (de bigode) / (Foto: Delfo Rodríguez)




"Notícias ao Minuto", de Portugal

"Gostava de perguntar aos desempregados se este é um dia histórico"

PS condena a destruição de emprego “sem paralelo” durante a última legislatura e diz que o Governo camuflou a taxa de desemprego graças às formações e estágios apoiados pelo Estado.

Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

Lava Jato > Após prisão de Dirceu, Lula diz que PT deve ter 'reflexão profunda'
Lula pensa que o assunto mais urgente é evitar que aconteça uma guerra com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara
Mais notícias da edição brasileira



"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro





















Mais notícias do Jornal do Brasil



SÓ APANHAM

Mais notícias do R7 Esportes





 RECIFE (PE)









PORTO ALEGRE (RS) 




*   *   *



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.