domingo, 26 de julho de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 26 de julho de 2015 > Domingo > Postado às 9;27 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Brasil > Primeiros Tempos

Capitão-mor


  • Como capitão-mor, João Ramalho controlava as terras do planalto paulista. 
  • Para transpor a serra entre os dois territórios, os portugueses precisariam de sua autorização. Aceito o trato, tudo funcionou bem: nenhum índio atacava os colonos; estes, por sua vez, recebiam escravos para cultivar as terras (fornecidos pelo capitão-mor após incursões às tribos inimigas). 
  • Além disso, Ramalho conseguiria índias para os solteiros. Agora as mulheres é que abandonavam a vida tribal e passavam a viver nas aldeias dos portugueses. 
  • Com o acordo, os primeiros engenhos de açúcar começaram a produzir. Logo, também, o tupi era língua predominante no sul da Colônia, e seria assim até o século XVII. MAIS

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Árabes (Wikiquote)

  • احذر عدوك مرة وصديقك ألف مرة فإن انقلب الصديق فهو أعلم بالمضرة
    • Em inglês > Be careful of your enemy once and of your friend a thousand times, for a double crossing friend knows more about what harms you.
    • Em português >  "Esteja cuidadoso do teu inimigo uma vez, e do teu amigo mil vezes, pois um falso amigo sabe mais sobre o que te magoa.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 



Nesta data, em 1930, o governador paraibano João Pessoa é assassinado aos 52 anos, em uma padaria. Sua morte foi o estopim para o golpe de estado liderado por Getúlio Vargas, que pôs fim à Primeira República (1889/1930) com a deposição do presidente Washington Luiz.
  • João Pessoa havia sido candidato a vice-presidente da República, na chapa oposicionista encabeçada por Getúlio Vargas, e ambos perderam a eleição, fato aparentemente superado, já que o próprio Getúlio reconheceu a vitória de seu oponente, Júlio Prestes. 
  • As semanas seguintes, entretanto, registraram uma certa agitação popular pela suspeita de fraude, o que era comum nas eleições da Primeira República. 
  • O assassinato de João Pessoa se deu por razões passionais e não políticas, mas foi o estopim de uma revolta latente, que esquentou o clima de norte a sul do país e teve como o efeito o início, em 3 de outubro, de uma revolução que partiu do Rio Grande do Sul e derrubou o governo de Washington Luís, acabando com a República Velha (1889-1930). 
  • A revolução vinha sendo engendrada desde a perda das eleições e a morte de João Pessoa apenas antecipou o movimento, não foi a causa dele. Getúlio ainda era governador do Rio Grande do Sul e Oswaldo Aranha treinava a guarda civil para eclodir a revolução em ocasião propícia. 
  • Ao mesmo tempo, no nordeste, se encontrava Juarez Távora (um dos tenentistas da Coluna Prestes), preparando tropas paramilitares para iniciar o movimento no flanco setentrional. 
  • Tudo mais foi consequência e a vitória de fato só ocorreu quando os comandantes das forças armadas, no Distrito Federal, resolveram, de per si, depor o Presidente Washington Luís, instalando uma Junta Militar que, por pouco, não fica no poder em definitivo. (Paulo Victorino)



"Eu sempre desconfiei muito daqueles que nunca me pediram nada. Geralmente os que sentam à mesa sem apetite são os que mais comem."  

>> Getúlio Vargas Pensador






  • Basílica de Aparecida (Teleférico) > Fé e turismo se misturam na visita a Aparecida do Norte. Há os que são movidos por um profundo ato de fé, mas uma boa parte vai para conhecer a cidade, fazer "comprinhas", andar de teleférico e, sem o saber, movimentar o rendoso comércio local. É assim que as coisas funcionam, em qualquer parte do mundo. 
  • Veja o estacionamento e o teleférico agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam



Valores de Mercado


Adriana Varejão na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro > Veja





Adriana Varejão nos leilões de Evandro Carneiro (Rio) Veja




Jornal das 10 (ontem à noite)






Fantástico (Hoje à noite)

Consultórios ao ar livre ajudam moradores de rua de todo o Brasil

Médicos, psicólogos e enfermeiros se dedicam à mais nobre das missões: aliviar o sofrimento das pessoas.



Antena Paulista (Rede Globo)


Globo Rural (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte

  1. GOIÁS

    Fãs de Cristiano Araújo se reúnem para homenagear cantor em Goiânia

    Músico e namorada morreram há um mês em acidente de carro na BR-153. Grupo orou pelo casal e cantou músicas do sertanejo: 'Difícil de acreditar'.



Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo


"El País", de Espanha, em português

JOGOS PAN-AMERICANOS

O time brasileiro. / RAFAEL RIBEIRO  (CBF)

Brasil faz 4 X 0 na Colômbia e ganha mais um ouro no futebol feminino

EL PAÍS São Paulo
Time comandado por Vadão mostra jogo mais regular e garante terceiro ouro na modalidade en Pans. Maurine faz gol olímpico

Seleção feminina de vôlei luta pelo bi contra os EUA

EL PAÍS São Paulo
As duas equipes já se enfrentaram na primeira fase, com vitória das brasileiras

Mais notícias de "El País"






Clique na imagem para ver "El País" em original



PSOE y PP abren brecha sobre los dos partidos emergentes

  • Podemos (Podem em catalão, Ahal Dugu em basco) é um partido político espanhol de extrema esquerda fundado em 2014. 
  • Tem como secretário geral o eurodeputado Pablo Iglesias Turrión, analista político e ex-professor interino de Ciência Política.  
  • Participou nas eleições europeias de 2014, quatro meses depois da formação do partido e logrou cinco cadeiras (de 54) com 7,98% dos votos, sendo a quarta candidatura mais votada em Espanha. 
  • Em menos de uma semana tornou-se o partido político espanhol mais seguido nas redes sociais superando os partidos tradicionais PP e PSOE, entre outros, apanhando de surpresa o mundo da comunicação. (Wikipedia)

  • Una coalición de Gobierno parece inevitable ante la ausencia de una clara fuerza mayoritaria. Podemos sigue a la baja, Ciudadanos sube e IU se recupera ligeramente
El escenario de un empate a cuatro partidos se disipa del horizonte y las fuerzas tradicionales empiezan a desmarcarse de las emergentes, según la encuesta de julio de Metroscopia para EL PAÍS. 
Si las elecciones generales se celebraran hoy, el resultado sería un doble empate: PSOE y PP en cabeza, con un voto estimado del 23%, y, a cierta distancia, Podemos (18%) y Ciudadanos (16%). 
Socialistas y populares se alternan mes a mes en primera posición, y la perspectiva de una coalición parece inevitable.
Podemos, mientras, sigue en descenso. Pierde más de tres puntos respecto al sondeo de junio, y 10 respecto a enero, cuando consiguió un pico del 28%. Su candidato, Pablo Iglesias, es el peor evaluado, después de Mariano Rajoy.
 Una vez más, solo Albert Rivera, de Ciudadanos, logra un saldo positivo. Tal vez vinculado al descenso de Podemos está la leve mejoría de Izquierda Unida, que con un 5,6% completa el quinteto de partidos estatales. 
El bipartidismo, representado por el PP y el PSOE, empieza a despegarse de los dos serios adversarios que irrumpieron en el panorama político a comienzos de año, con arrestos para disputar la hegemonía. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO QUIOSQUE

"Clarin", de Argentina, em português


YPF (Yacimientos petrolíferos Fiscales)

Petroleira argentina em busca de parceiros para comprar a Petrobras


Em sua tentativa de adquirir os bens que a Petrobras quer vender na Argentina, a YPF (Yacimientos Petrolíferos Fiscales), a petrolífera estatal argentina, iniciou conversas com a Tecpetrol e a Pluspetrol para fazer uma proposta à petrolífera brasileira. 

YPF busca parceiros


"Notícias ao Minuto", de Portugal

Domiciliária de Salgado foi um sinal positivo para lesados do Banco Espírito Santo (BES)

A medida de coação aplicada a Ricardo Salgado surgiu como boa notícia para a Associação dos Indignados do Papel Comercial (AIPEC) do BES, avança o Jornal de Notícias.
Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

Brasileiros estão entre os mais pessimistas do mundo, diz pesquisa
No Brasil, 87% dos entrevistados consideram que a economia vai mal e apenas 13% acreditam que vai bem. O nível de pessimismo só perde para a Ucrânia (94%), Líbano (89%) e Itália (88%). 
Mais notícias da edição brasileira



"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro





















Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes





NITEROI (RJ)





PORTO ALEGRE (RS) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.