sexta-feira, 22 de maio de 2015

Eventos em destaque no dia 23 de maio de 2015 > Sábado > Postado na véspera às 4:31 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

23 de maio de 2015.
143.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 222 dias para acabar o ano.


1179 - O Papa Alexandre III emite a bula Manifestis Probatum em que reconhece Portugal como Reino independente.
  • Manifestis probatum foi uma bula emitida pelo Papa Alexandre III, em 1179, que declarou o Condado Portucalense independente do Reino de Leão, e D. Afonso Henriques, o seu soberano. 
  • Esta bula reconheceu a validade do Tratado de Zamora, assinado a 5 de outubro de 1143 em Zamora, pelo rei de Leão, e por D. Afonso Henriques.  
  • O Condado Portucalense era um pequeno território pertencente ao Reino de Leão, que o rei deste cedera, juntamente com a mão da sua filha, D. Teresa, a D. Henrique de Borgonha, um cavaleiro francês que veio ajudar o monarca leonense na luta contra os muçulmanos. 
  • Juntos, Teresa e Henrique tiveram um filho, D. Afonso Henriques. Quando D. Henrique faleceu, a viúva, D. Teresa, herdou o Condado. 
  • Já desde 1128 que D. Afonso Henriques acreditava que o Condado Portucalense devia ser independente. No entanto, a sua mãe, aconselhada pela nobreza galega e pelo seu amante, também galego, não acreditava nesta possibilidade, sendo contra ela. 
  • Incitado e encorajado pela nobreza e pelo clero portucalenses, D. Afonso Henriques travou contra a mãe a batalha de São Mamede (1128), vencendo-a. Tornou-se então conde e estabeleceu duas prioridades: tornar independente o condado e conquistar território aos sarracenos, que ocupavam ainda uma boa parte da península Ibérica.


1430 - Joana d'Arc é capturada pelos borgonheses e entregue aos ingleses.

1498 - Girolamo Savonarola é condenado e queimado em Florença, Itália, por ordens do Papa Alexandre VI.
  • Savonarola, fanático apocaliptico, acreditando ser a voz de Deus, tinha o hábito de clamar que o Poder Divino o fulminasse se ele estivesse errado, e dizia que iria caminhar sobre o fogo para provar a retitude de suas pregações. 
  • Quando um frade franciscano aceitou o desafio, dizendo que achava que também seria queimado, porém que seu sacrifício serviria para tirar a ilusão do povo, Savonarola não se mostrou mais disposto e recuou da prova. Um frei dominicano, discípulo de Savonarola, aceitou o desafio em seu lugar, e o circo foi armado, em Florença, em que a multidão compareceu para assistir a uma tragédia ou a um milagre. O representante de Savonarola, porém, inventou uma desculpa para não caminhar no fogo, e após vários insultos de lado a lado, acabou não havendo a esperada ordália pelo fogo.  
  • Depois deste fiasco, a influência de Savonarola foi diminuindo, e logo seus inimigos o levaram à autoridade secular. Algumas confissões foram obtidas por tortura, e ele foi condenado à morte na forca por heresia. 
  • Ele foi para a morte com fortitude e grandeza, um homem que muitos acreditaram que era um santo, mas que era, na realidade, uma vítima digna de pena, sofrendo de auto-ilusão, desobediência e obstinação. Ele morreu em 25 de maio de 1498, dois dias após a condenação. Wikipedia


1533 - O casamento do rei Henrique VIII com Catarina de Aragão é anulado. Está livre o caminho para a contratação de novo casamento, desta vez com Ana Bolena.

1535 - O português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, funda a cidade de Vila Velha, cujo nome original era Vila do Espírito Santo.

1536 - É instituída a Inquisição em Portugal pelo Papa Paulo III, através da bula Cum ad nil magis.

1555 - Paulo IV eleito Papa.

1568 - A Holanda declara sua independência da Espanha. 
Sem resolver os problemas de relacionamento com os antigos colonizadores, a Holanda permanece em estado de beligerância com a Espanha e uma das consequências é a Invasão Holandesa ao Brasil, no período em que o rei Felipe II se apossou também da coroa portuguesa com o título de Felipe I de Portugal. Esse período de intervenção espanhola em Portugal vai de 1580 a 1640, quando houve a Restauração. A ocupação do Nordeste brasileiro pela Holanda vai um pouco além da Restauração, terminando só em 1654, quando deu-se a assinatura da capitulação, em Recife, de onde partiram os últimos navios holandeses em direção à Europa. A presença dos holandeses ficou marcada em Recife, particularmente na arquitetura.

1618 - A Segunda Defenestração de Praga precipita a Guerra dos Trinta Anos.
1788 - Carolina do Sul torna-se o oitavo estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana.

1789 - Prisão de Tomás Antônio Gonzaga pela participação na Inconfidência Mineira.
Tomás Antônio Gonzaga teria sido o mentor da Inconfidência Mineira e seu líder inconteste. A preocupação da Coroa em jogar toda a culpa sobre Tiradentes foi a de minimizar a origem nobre do movimento, já que Tiradentes era um popular iletrado, enquanto Gonzaga tinha grande cultura e convívio com os mais importantes nomes da cultura na França, os quais criaram o ambiente para a Revolução Francesa, que aconteceria logo após.

1805 - Napoleão Bonaparte é coroado Rei da Itália, com a Coroa de Ferro da Lombardia, na Catedral de Milão.

1813 - O líder Sul-Americano da independência Simón Bolívar entra em Mérida, à frente da invasão da Venezuela, e é proclamado El Libertador. O espírito bolivariano é  presente até hoje no país e bem explorado por seus dirigentes.

1830 - Inaugurado o primeiro ramal ferroviário para transporte de passageiros das Américas, ligando Baltimore a Ohio.
1844 - Em Shíráz, Siyyid Ali Muhammad, o Báb, declara-se portador de uma Mensagem enviada por Deus, vindo a ser Precursor de Bahá'u'lláh.
1846 - O México declara guerra aos Estados Unidos. É a Guerra Mexicano-Americana.
1873 - Fundação da Polícia Montada do Canadá.
1911 - Inauguração da Biblioteca Pública de Nova Iorque.

1930 - O dirigível Graf Zeppelin faz sua primeira viagem ao Brasil.

1932 - No Brasil, são mortos estudantes paulistas (Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo); surge a sigla "MMDC" utilizada como bandeira pelos paulistas.
A data é o ponto de partida para o movimento que resultou na Revolução Constitucionalista de 1932,  que teve início em 9 de julho. Simbolicamente, a Avenida 23 de Maio e a Avenida 9 de Julho, partem do mesmo ponto, no Vale do Anhangabaú e seguem paralelas até o fim, no Parque do ibirapuera. 

1945 - Heinrich Himmler, braço direito de Adolf Hitler e líder da GESTAPO comete suicídio na prisão.
Sempre lembrando que a Alemanha assinou o Armistício no dia 8 de maio (15 dias atrás), logo após o suicídio de Hitler. Os principais líderes, alcançados e presos, procuravam agora fugir do julgamento através do suicídio. Os que tiveram melhor sorte, viajaram para a América do Sul, onde se esconderam, principalmente, na Argentina.

1949 - Estabelecimento da República Federal da Alemanha.
1962 - O ex-general francês Raoul Salan, condenado por um tribunal militar a prisão perpétua pelo golpe de Estado dos generais da Argélia.

1963 - Fidel Castro é o primeiro estrangeiro a receber o título de herói da União Soviética. É um ato simbólico, dentro da guerra fria entre União Soviética e Estados Unidos. Fídel Castro é apenas a ponta de lança usada pela URSS para atingir os EUA. Abaixo, Fidel Castro, por Andy Warhol.

1965 - Tropas norte-americanas invadem a República Dominicana. É a aplicação da Doutrina do Destino Manifesto, que dá aos EUA o poder extraordinário de invadir países soberanos para garantir a estabilidade do continente.
  • O Destino Manifesto é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para civilizar a América, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina. 
  • Os defensores do Destino Manifesto acreditavam que os povos da América não poderiam ser colonizados por países europeus, mas deveriam governar a si próprios. 
  • "Be strong while having slaves", frase de propaganda política do século XIX que usava sua cultura para que pessoas de outros países achassem que os Estados Unidos eram o melhor país do mundo, virando essas pessoas até contra seus países de origem. 
  • O Destino Manifesto se tornou um termo histórico padrão, frequentemente usado como um sinônimo para a expansão territorial dos Estados Unidos pelo Norte da América e pelo Oceano Pacífico. (Wikipedia)

1971 - Terremoto no leste da Turquia mata mil pessoas.

1984 - Guerra Fria > Cuba acata a decisão da URSS e de quase todos os países da órbita soviética de não participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

1985 - Quinze pessoas morrem em três meses nas prisões de Belo Horizonte, devido às péssimas condições do cárcere.

1991 - Sonia Gandhi, viúva de Rajiv Gandhi (assassinado em campanha), se recusa a chefiar o Partido do Congresso Indiano.

1992 - Os Estados Unidos e quatro ex-repúblicas soviéticas assinam acordo para a observação de tratado para o controle de mísseis estratégicos
1993 - Primeiras eleições livres no Camboja depois de treze anos de guerra civil
1998 - O Exército indonésio expulsa 2000 estudantes que ocupavam o parlamento da Indonésia e o presidente B.J. Habibie dá posse a um novo gabinete.

2000 - Israel retira seus últimos soldados do sul do Líbano. Mas escaramuças e retaliações prosseguem através dos anos seguintes.

2010 - É exibido o último episódio da série de televisão Lost.


1052 - Rei Felipe I da França (m. 1108).
1707 - Carl Lineu, botânico sueco (m. 1778).
1741 - Andrea Luchesi, compositor italiano (m. 1801).

1795 - Charles Barry, arquiteto inglês (m. 1870).

1810 - Margaret Fuller, jornalista e feminista norte-americana (m. 1850).

1834 - Carl Heinrich Bloch, pintor dinamarquês (m. 1890).
  • Carl Heinrich Bloch (Copenhaga, 23 de maio de 1834 - Copenhaga, 22 de fevereiro de 1890) foi um pintor dinamarquês.  
  • Ele nasceu em Copenhaga, capital da Dinamarca, e estudou com Wilhelm Marstrand no Det Kongelige Danske Kunstakademi (Real Academia Dinamarquesa de Arte). 
  • Seus primeiros trabalhos foram inspirados em cenas da vida cotidiana rural. 
  • Entre os anos de 1859 e 1866, Bloch viveu na Itália, sendo este período importante para o desenvolvimento de seu estilo histórico. 
  • Em 1865, teve seu primeiro grande sucesso com a exposição da obra "Die Befreiung des Prometheus", em Copenhaguem, em 1865. 
  • Após a morte de Marstrand, ele terminou a decoração do salão cerimonial da Universidade de Copenhaguem.
  • Ele foi, então, contratado para produzir 23 pinturas para a Capela do Palácio de Frederiksborg. 
  • Todas as cenas da vida de Cristo registradas no trabalho se tornaram muito populares como ilustrações. 
  • Os originais, pintados entre 1865 e 1879, ainda se encontram no Palácio de Frederiksborg. 
  • Bloch morreu na mesma cidade em que nasceu, com a idade de 55 anos. Wikipedia


1844 - 'Abdu'l-Bahá 'Abbás Effendí, persa, uma das figuras centrais da Fé Bahá'í (m. 1921)
1848 - Otto Lilienthal, aviador alemão (m. 1896).

1865 - Epitácio Pessoa, político brasileiro (m. 1942).

1881 - Sacadura Cabral, aviador português (m. 1924).

1883 - Douglas Fairbanks, ator norte-americano (m. 1939).
1884 - Corrado Gini, economista italiano (m. 1965).
1887 - Thoralf Skolem, matemático norueguês (m. 1963).
1891 - Pär Lagerkvist, escritor sueco, vencedor do Prêmio Nobel (m. 1974).
1895 - Cristiano Cordeiro um dos fundadores do Partido Comunista Brasileiro (m. 1987).
1908
Sílvio Caldas, cantor e compositor brasileiro (m. 1998).

1908 - Max Abramovitz, arquiteto norte-americano (m. 2004).

1911 - Paul Mayer, religioso alemão (m. 2010).
1923 - Eduardo Lourenço, ensaísta e filósofo português.

1924 - Hilton Gomes, jornalista e locutor brasileiro, apresentador do primeiro noticiário do país (m. 2000).

1930 - Jordi Solé Tura, político e jurista espanhol (m. 2009).
1932 - Dino Sani, ex-futebolista brasileiro.
1933 - Othon Bastos, ator brasileiro.
1938 - Edem Kodjo, político togolês.
1940 - Gérard Larrousse, ex-piloto francês de Fórmula 1.
1944
Lena Nyman, atriz sueca (m. 2011).
John Newcombe, ex-tenista australiano.

1945 - José Agripino Maia, político brasileiro.

1946 - Antipapa Gregório XVII, de seu nome Clemente Domínguez y Gómez (em Espanha) (m. 2007).

1949 - Alan García, político peruano, ex-presidente da República.

1951 - Anatoly Karpov, jogador de xadrez russo.
1953 - Enzo Trossero, ex-futebolista e treinador de futebol argentino.
1956 - Andoni Goikoetxea, ex-futebolista espanhol.
1960 - Linden Ashby, ator norte-americano.
1961 - Daniele Massaro, ex-futebolista italiano.
1963 - Wilson Gottardo, ex-futebolista brasileiro.
1964 - Wilson Mano, ex-futebolista brasileiro.
1965 - Manuel Sanchís, ex-futebolista espanhol.
1967 - Zaguinho, ex-futebolista brasileiro-mexicano.
1970
Bryan Herta, piloto norte-americano de corridas.
Yigal Amir, assassino do ex-primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin.
1971 - Laurel Holloman, atriz norte-americana.
1972
Capone, futebolista brasileiro.

1972 - Rubens Barrichello, piloto brasileiro de Fórmula 1.

1974
Mónica Naranjo, cantora espanhola.
Jewel, cantora norte-americana.
Manuela Schwesig, política alemã.
1976
Ricardinho, futebolista brasileiro.
Antônio "Sinha" Naelson, futebolista brasileiro, naturalizado mexicano.
Kelly Monaco, atriz norte-americana.
1977 - Ilia Kulik, patinador artístico russo.
1980
Cléber Monteiro, futebolista brasileiro.
Augusto Branco, poeta e escritor brasileiro.
1981 - Sergio Mendoza, futebolista hondurenho.
1983
Rafael Moura, futebolista brasileiro.
Alex Shelley, wrestler norte-americano.
1984
Hugo Almeida, futebolista português.
André Brasil, nadador brasileiro.
Henrique Dias, futebolista brasileiro.
1985 - Teymuraz Gabashvili, tenista russo.
1988 - Lorenzo De Silvestri, futebolista italiano.

1990 - Kristína Kučová, tenista tcheca.


1125 - Henrique V da Germânia (n. 1081)
1304 - Jehan de Lescurel, poeta e compositor
1523 - Ashikaga Yoshitane, Shogun japonês (n. 1466)
1670 - Fernando II de Médici, Grão Duque da Toscana (n. 1610)
1701 - Captain Kidd, pirata escocês (n. 1645).
1857 - Augustin Louis Cauchy, matemático francês (n. 1789).
1886 - Leopold von Ranke, historiador alemão.
1906 - Henrik Ibsen, dramaturgo e poeta norueguês (n. 1828).
1931 - Roque Callage, escritor brasileiro (n. 1888).

1934 - Bonnie & Clyde são mortos numa emboscada policial, em Bienville Parish, Louisiana.

1937 - John Rockefeller, investidor e homem de negócios estadunidense (n. 1839).
1956 - Gustav Suits, poeta estoniano (n. 1883).
1963 - August Jakobson, escritor estoniano (n. 1904).
1966 - Manuel da Conceição Afonso, um dos presidentes do Sport Lisboa e Benfica.
1979 - Hub van Doorne, empresário e inventor neerlandês (n. 1900).
1984 - Milton Corrêa Pereira, bispo brasileiro (n. 1919)
1986 - Sterling Hayden, ator estadunidense (n. 1916)
1994 - Joe Pass, músico de jazz dos Estados Unidos (n. 1929)
1999 - Jerônimo Mazzarotto, bispo brasileiro (n. 1898)
1999 - Owen Hart, wrestler canadense (n. 1965)
1988 - Kito Aya, ícone da luta contra a Degeneração espinocerebelar, no Japão (n. 1962).

2005 - Arrelia, palhaço brasileiro.
Empresário circense bem sucedido, esteve bem próximo do movimento modernista em São Paulo e acompanhou a Semana da Arte Moderna. Seu circo ficou, por décadas, instalado a dois quarteirões da casa de Mário de Andrade, na Barra Funda.

2008
Jefferson Peres, político brasileiro (n. 1932)
Roberto Freire, psiquiatra e escritor brasileiro, criador da somaterapia (n.1927)

2008 - Cornell Capa, fotógrafo judeu norte-americano (n. 1918)
  • Cornell Capa (10 de abril de 1918, Budapeste- 23 de maio de 2008, Nova Iorque) foi um fotógrafo americano, membro da Agência Magnum e o irmão mais novo do fotojornalista e fotógrafo de guerra, Robert Capa.


2010
Beto, cantor e compositor português (n. 1967)
Mércia Nakashima, advogada brasileira assassinada pelo ex-namorado Mizael Bispo.
2013 - Georges Moustaki, músico francês (n. 1934)


Dia Mundial da Tartaruga desde 2000 - (American Tortoise Rescue)

Portugal
Feriado Municipal de Celorico da Beira e Portalegre

Brasil
São Paulo - Dia do Soldado Constitucionalista.
Espírito Santo - Dia da Colonização do solo espírito-santense.
Dia da Juventude Constitucionalista

Religioso
Dia de São Basílio de Braga





Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.