domingo, 10 de maio de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 10 de maio de 2015 > Domingo > Postado às AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ


Instabilidade no sul de Mato Grosso do Sul e Paraná

Frente fria organiza áreas de instabilidade, o norte e nordeste do PR ficam sujeitas a temporais no decorrer do dia.
Ler noticia







- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios em Talian (Wikiquote)

Talian (ou Dialeto Vêneto Rio-grandense) é uma variante da Língua vêneta(língua do norte da Itália) falada sobretudo na região das Serras gaúchas, no estado doRio Grande do Sul, no sul do Brasil.

  • "Magna quel che te gh’è e tasi quel che te sè".
- Coma o que tiveres e cala o que souberes.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja > 

Destaque > 

Nesta data, em 1933, tem início, na Alemanha, a Bücherverbrennung (queima de livros) pela juventude nazista em Munique e em outras cidades da Alemanha. É o processo de radicalização programado pelo nazismo, a caminho da Segunda Guerra Mundial, que eclodiria seis anos depois.
  • Bücherverbrennung significa em alemão literalmente queima de livros. 
  • É um termo muitas vezes associado à ação propagandística dos nazistas, organizada entre 10 de maio e 21 de junho de 1933, poucos meses depois da chegada ao poder de Adolf Hitler. 
  • Em várias cidades alemãs foram organizadas nesta data queimas de livros em praças públicas, com a presença da polícia, bombeiros e outras autoridades.  
  • Tudo o que fosse crítico ou desviasse dos padrões impostos pelo regime nazista foi destruído. Centenas de milhares de livros foram queimados no auge de uma campanha iniciada pelo diretório nacional de estudantes (Verbindungen).  
  • Os estudantes, em particular os estudantes membros das Verbindungen, membros das SA e SS participaram nestas queimas. 
  • A organização deste evento coube às associações de estudantes alemãs NSDStB e a ASTA, que com grande zelo competiram entre si tentando cada uma provar que era melhor do que a outra. 
  • Foram queimados cerca de 20.000 livros, a maioria dos quais pertencentes às bibliotecas públicas, de autores oficialmente tidos como "pouco alemães" (undeutsch).  
  • O poeta nazista Hanns Johst foi um dos que justificou a queima, logo depois da ascensão do nazismo ao poder, com a "necessidade de purificação radical da literatura alemã de elementos estranhos que possam alienar a cultura alemã". (Wikipedia)


Nesta data, em 1940, e em plena guerra, Winston Churchill é nomeado Primeiro Ministro do Reino Unido.
  •  Churchill foi acusado de belicista, mas muitos estudiosos entendem que o acerto desta previsão foi uma das principais razões que levaram Churchill a ser eleito primeiro-ministro nove meses após a invasão da Polônia por Hitler em setembro de 1939 e consequente declaração de guerra à Alemanha pela Inglaterra em função do tratado de defesa mútua assinado com a Polônia.  
  • Em 10 de maio de 1940, Churchill chegou ao cargo de primeiro-ministro britânico, contando 65 anos de idade. 
  • Seus discursos memoráveis, conclamando o povo britânico à resistência e sua crescente aproximação com o então presidente americano Franklin Delano Roosevelt, visando a que os Estados Unidos ingressassem definitivamente na guerra, foram essenciais para o êxito dos aliados. 
  • O exemplo de Churchill e sua incendiária oratória permitiram-lhe manter a coesão do povo britânico nas horas de prova suprema que significaram os bombardeios sistemáticos da Alemanha sobre Londres e outras cidades do Reino Unido. (Wikipedia)



Piauí > Veja Teresina agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


  • O topônimo "Piauí" vem da língua tupi, na qual significa "rio das piabas".  
  • Historicamente, Teresina desenvolveu-se por meio do Rio Parnaíba, através da navegação fluvial. 
  • Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. 
  • É um município em fase de crescimento galopante e, atualmente, possui uma área de 1.673 km² e uma população de quase 1 milhão de habitantes. 
  • É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de prestação de serviços, comércio intenso, rede de ensino avançada, eventos culturais e esportivos, congressos, indústria têxtil, com uma justiça trabalhista célere e um grande, complexo e moderno centro médico que atrai pacientes de vários estados. (Wikipedia)




Valores de Mercado

Tomás Santa Rosa na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja



Tomás Santa Rosa nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja

Pintores tem excentricidades, e uma delas é usar o verso da tela como papel de rascunho, fazendo esboços, anotações alheias ao quadro pintado e até mandando recados ao comprador. Foi o caso da tela acima, em que Santa Rosa aproveitou o verso da tela para esboçar outra pintura, a ser feita no futuro.

  • Tomás Santa Rosa, também conhecido por Santa Rosa (João Pessoa, 20 de setembro de 1909 — Nova Délhi, 29 de novembro de 1956) foi um cenógrafo, artista gráfico, ilustrador, pintor, gravador, professor, decorador, figurinista e crítico de arte brasileiro. 
  • Tornou-se famoso em meados do século XX, época em que assinava com as iniciais SR as ilustrações das capas de alguns dos escritores mais importantes daquela geração. 
  • Os mais próximos o chamavam simplesmente de "Santa". 
  • É reconhecido principalmente como cenógrafo, ou melhor, o primeiro cenógrafo moderno brasileiro, porém a atividade a qual se dedicou ao longo de sua vida foi a de ilustrador de livros. 
  • Entretanto o seu trabalho no ramo dos livros não era apenas ilustrá-los, era mais do que isso. Ele desenvolvia identidades visuais para os livros, ou seja, fazia um planejamento visual para estabelecer uma unicidade às publicações de determinada editora. 
  • Atualmente, o profissional que exerce esse tipo de atividade é o designer gráfico. 
  • Como cenógrafo criou o espaço cênico para o espetáculo Vestido de Noiva (1943), de Nélson Rodrigues, trabalho que revolucionou a concepção cenográfica do Brasil. 
  • Como designer gráfico projetou e também ilustrou livros para a Livraria José Olympio Editora. 
  • Entre os autores dos livros estavam José Lins do Rego, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade. 
  • Como pintor, auxiliou Cândido Portinari na preparação de diversos murais. (Wikipedia)



Jornal da Gazeta (ontem à noite)

Retratos da vida > Mulher que teve filho trocado na maternidade,
negociou com a outra mãe e ficou com as duas crianças



Jornal das 10 (ontem à noite)









Fantástico (Rede Globo)

Moradores de condomínio seguem no desafio para chegar na medida certa

Medida Certa levou a disputa para 70 moradores de um condômino em São Paulo.



Antena Paulista (Rede Globo)



Globo Rural (Edição de hoje)




G1 > Pop & Arte

  1. RIO DE JANEIRO

    Mostra de Carlos Bracher no CCBB é uma das dicas culturais do RJTV

    Retrospectiva tem mais de 100 obras e três ambientes interativos. Veja outras sugestões de espetáculos e shows do fim de semana.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Como usar o Twitter para conseguir o emprego dos sonhos

(Marco Evaristti)

Artista é multado por tingir gêiser de rosa na Islândia

Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO

João Malaca Casteleiro, na academia de Ciências de Lisboa. / J. H.

Portugal resiste à nova ortografia

A iminente aplicação das regras ortográficas aprovadas há 25 anos ainda cria polêmica entre escritores e linguistas dos países lusófonos
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original

Siete países esperan aviones de transporte como el siniestrado

Rajoy espera que el siniestro “no comprometa el proyecto europeo”
El accidente, ayer en Sevilla, de un avión militar de carga A400M no solo acabó con la vida de cuatro personas y dejó dos heridos graves. 
También supone un revés para un proyecto industrial en el que participan siete países, entre ellos España, con un presupuesto de 31.000 millones y que desarrolla la rama militar de Airbus. 
El modelo, el avión militar de hélice más grande del mundo, se ensambla en Sevilla, donde se habían registrado retrasos que llevaron al relevo de la cúpula en enero. 
El aparato, adquirido por Turquía, acababa de despegar del aeropuerto de San Pablo en un vuelo de pruebas. 
Cuatro personas fallecieron y dos resultaron heridos de gravedad ayer en Sevilla tras estrellarse un avión militar a las 13.00, poco después de despegar del aeropuerto de San Pablo en su primer vuelo de pruebas. 
Un teniente coronel y dos comandantes del Ejército del Aire (en excedencia o servicios especiales), además de un civil, fallecieron en el accidente, mientras que un suboficial permanece herido grave y otro civil reviste mayor gravedad en sus heridas. 
Todos ellos trabajaban para el consorcio europeo Airbus Defence and Space.

"Clarin", de Argentina, em português


PANORAMA EMPRESARIAL

Dados paralelos indicam aumento da pobreza na Argentina

Marcelo Bonelli

O instituto oficial INDEC apresenta números duvidosos. Mas levantamentos de organismos e institutos independentes apontam que a quantidade de pobres na Argentina aumentou durante o último ano e se aproximaria dos 30% da população. 

El papa Francisco recibió a Raúl Castro en el Vaticano

El Sumo Pontífice recibió al presidente cubano en una audiencia reservada en la que hablaron del acuerdo entre Cuba y Estados Unidos. EEUU. 

El presidente cubano Raúl Castro se reunió hoy durante 55 minutos con el Papa Francisco para hablar de la visita que hará Jorge Bergoglio a la isla en setiembre próximo, primera escala en su viaje a Estados Unidos, pero más aún, para examinar cuanto se ha logrado y cuanto falta aún por conseguir para normalizar las relaciones bilaterales entre La Habana y Washington, pues aún sigue vigente el embargo que lleva más de tres décadas por parte de EEUU. ÍNTEGRA DA NOTÍCIA NO "CLARIN" EM ESPANHOL 

"Notícias ao Minuto", de Portugal

Na Guiné-Bissau, o Acordo Ortográfico tem 'sim' do Estado mas é desconhecido pela população

O Acordo Ortográfico da língua portuguesa foi ratificado pelo Estado guineense mas o uso do mesmo é desconhecido pela maioria da população, defenderam docentes de português na Escola de Formação de Professores de Bissau.


Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

Pelo levantamento, 70% dos pesquisados disseram que pretendem presentear suas mães. No entanto, o tíquete médio das compras neste ano será de R$ 52, valor 20% menor o tíquete do ano passado, de R$ 65.


Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro


































Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes









PORTO ALEGRE 


AVEIRO > PORTUGAL


Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.