sábado, 4 de abril de 2015

Eventos em destaque no dia 5 de abril de 2015 > Domingo > Postado na véspera às 4:47 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA


"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

5 de abril de 2015.
95.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 270 para acabar o ano.


823 — Lotário I é coroado Sacro Imperador Romano-Germânico em Roma.
  • O Sacro Império Romano-Germânico (em alemão Heiliges Römisches Reich; em latim Sacrum Romanum Imperium) foi a união de territórios da Europa Central durante a Idade Média, durante toda a Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea sob a autoridade do Sacro Imperador Romano. 
  • Embora Carlos Magno seja considerado o primeiro Sacro Imperador Romano, coroado em 25 de dezembro de 800, a linha contínua de imperadores começou apenas com Otão I em 962. 
  • O último imperador foi Francisco II, que abdicou e dissolveu o império em 1806 durante as Guerras Napoleônicas. A partir do século XV, este Estado era conhecido oficialmente como o Sacro Império Romano da Nação Germânica.  
  • A extensão territorial do império variou durante sua história, mas no seu ápice englobou os territórios dos modernos Estados da Alemanha, Áustria, Suíça, Liechtenstein, Luxemburgo, República Tcheca, Eslovênia, Bélgica, Países Baixos e grande parte da Polônia, França e Itália. 
  • Na maior parte da sua história, o império consistiu de centenas de pequenos reinos, principados, ducados, condados, Cidades livres imperiais, e outros domínios. 
  • Apesar de seu nome, na maior parte da sua existência o Sacro Império Romano-Germânico não incluiu a cidade de Roma em seus domínios, e recebeu este nome em homenagem às glórias e ao poder que o Império Romano deteve em quase todo o continente europeu.  
  • Os primeiros soberanos do Sacro Império, por um curto período, foram os carolíngios, depois os Guideshi, novamente a dinastia carolíngia, depois os Saxões, posteriormente a dinastia saliana, os Süpplingerburg, os Hohenstaufen, os Guelfos, os Wittelsbach, e por maior tempo, desde 1273 até a dissolução do império em 1806, em decorrência das Guerras Napoleônicas, foram os von Habsburg. (Wikipedia)


1632 — Guerra dos Trinta Anos: Tropas suecas, comandadas por Gustavo Adolfo, atravessaram o Rio Lech e confrontaram as tropas na Baviera, que ficou conhecida como Batalha de Rain.

1722 — O explorador holandês Jakob Roggeveen descobre a ilha da Páscoa.

1764 — Parlamento inglês aprova a Lei do Açúcar, substituindo a Lei do Melaço, criando novos impostos sobre o açúcar estadunidense.

1768 — É criada a Real Mesa Censória, em Lisboa, que passa a desempenhar funções que cabiam à autoridade eclesiástica.
1795 — Tratado de Paz de Basileia entre a França e a Prússia.
1871 — Fundação da cidade de Mococa — São Paulo
1886 — É assinado o Acordo de Tophane entre o Principado da Bulgária e o Império Otomano.

1905 — Criação do Grupo de Theatro da Sociedade Musical e Dramática Riobonitense (atual SoMu D Riba), o grupo de teatro mais antigo do Brasil

1918 — Inicia o reinado de Salote Tupou III, em Tonga, que perdurou até o seu falecimento em 1965.

1928 — Celina Guimarães Viana é a primeira mulher a votar no Brasil, na cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte. O voto para mulheres, na verdade, só viria a ser liberado com a Constituição de 1934.
  • Celina Guimarães Viana (Natal, 15 de novembro de 1890 — Belo Horizonte, 11 de julho de 1972)1  foi uma professora brasileira, primeira eleitora do Brasil, ao votar em 5 de abril de 1928 na cidade de Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte.  
  • Era filha de José Eustáquio de Amorim Guimarães e Eliza de Amorim Guimarães. 
  • Estudou na Escola Normal de Natal, onde concluiu o curso de formação de professores. E foi nessa mesma escola que conheceu Elyseu de Oliveira Viana, um jovem estudante vindo de Pirpirituba, com quem se casou em dezembro de 1911 e seria seu companheiro para toda a vida. 
  • Em 1912 foi para Acari e em 13 de janeiro de 1914 mudou-se para Mossoró.  
  • Com o advento da Lei nº 660, de 25 de outubro de 1927, o Rio Grande do Norte foi o primeiro Estado que, ao regular o "Serviço Eleitoral no Estado", estabeleceu que não haveria mais "distinção de sexo" para o exercício do sufrágio.  (Wikipedia)

1930 — Num ato de desobediência civil, Mohandas Gandhi quebra a lei britânica ao marchar até o mar e fazer sal.
1945 — Segunda Guerra Mundial: A União Soviética rompe o Pacto de Neutralidade Nipo-Soviético com o Japão, ao mesmo tempo em que se preparava para invadir a ilha juntamente com os aliados, conforme decisão na Conferência de Ialta.

1955 — Winston Churchill demite-se do cargo de primeiro-ministro do Reino Unido devido a questões de saúde.

1968 — Ministro da Justiça proíbe o funcionamento da Frente Ampla, criada por Carlos Lacerda, João Goulart e Juscelino Kubitschek, movimento pela volta da democracia no Brasil.

  • É até surpreendente que o governo tenha demorado tanto em tomar uma providência para "salvar a democracia e o país". O ministro da Justiça, Gama e Silva, acompanhava de perto os acontecimentos e, deixando de lado os relatórios reservados, esperou por um acontecimento visível, que justificasse, perante o público externo, uma medida de força.  
  • Lacerda deu a deixa: em 15 de março de 1968, em um de seus pronunciamentos, veio a público para acusar o general Jaime Portela de haver usurpado o poder e de ser o verdadeiro chefe de Estado, em lugar do marechal Costa e Silva. Pronto. Assim ficava mais fácil encerrar o assunto. 
  • Em 5 de abril de 1968, o ministério da Justiça emitiu a Instrução nº177, proibindo qualquer manifestação política da Frente Ampla que, a partir daquele momento ficava fora da lei, assim como os que ousassem se manifestar em nome dela.  
  • Juscelino e João Goulart já se achavam cassados. Carlos Lacerda, fez companhia aos três, perdendo seus direitos políticos e, com eles, o direito de exercer sua profissão de jornalista. Continuou fazendo-o, porém, com o pseudônimo de Júlio Tavares. 
  • Hélio Fernandes (irmão de Millor Fernandes) foi preso, confinado na ilha Fernando de Noronha e, impedido de assinar seus artigos, passou a usar o suposto nome de João da Silva (Quantos há, pelo Brasil afora, com esse nome?). 
  • Lacerda também viria a ser preso, porém, só ao final do ano, após a edição do AI-5.  
  • Terminou, assim, o sonho do entendimento para a redemocratização do país. Tudo voltou à rotina, como diria Chico Buarque em uma de suas músicas: "Aqui na terra estão jogando futebol; é muito samba e muito rock-and-roll..." (Paulo Victorino) Leia o artigo completo ou baixe o livro inteiro, grátis, em PDF. 
  • As estranhas mortes dos integrantes da Frente Ampla.


1974 — É formado um governo de coligação no Laos, entre direitistas e esquerdistas, pondo fim a uma guerra de mais de dez anos.
1976 — O Incidente em Tian'anmen, um protesto contra a repressão do regime chinês próximo ao final da Revolução Cultural, acontece na Praça da Paz Celestial em Pequim.

1988 — Estreia na Rede Globo o programa humorístico TV Pirata.

1994 — Silvio Berlusconi suspende diligências para formar governo de coligação na Itália, mas o Presidente Scalfaro volta a indigitá-lo para primeiro-ministro.
2001 — Otmar Hasler é eleito Primeiro-ministro do Liechtenstein.

2007 — Inauguração do Teatro Popular de Niterói, idealizado por Oscar Niemeyer, dentro da rota do "Caminho Niemeyer"..

  • O Caminho Niemeyer é um conjunto de equipamentos culturais municipais de grande valor arquitetônico projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, nos bairros litorâneos na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. 
  • O complexo se estende por 11 km de extensão ao longo da orla da cidade, do Centro à Zona Zul, desde o terreno do Aterro da Praia Grande (no Centro) até o bairro da Charitas.  
  • O objetivo era revitalizar a orla da cidade junto a Baía de Guanabara e a parte central da cidade de Niterói. 
  • As construções, que começaram a ser erguidas em janeiro de 2002, formarão o segundo maior conjunto arquitetônico assinado por Niemeyer, depois de Brasília. 
  • O conjunto arquitetônico, ainda inconcluso, é constituído entre outros edifícios, pelo internacionalmente conhecido MAC, mas também por um complexo no Centro da cidade, em que concentra a maioria das edificações, a chamado de Praça Popular de Niterói, composto pela Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira e Teatro Popular de Niterói, mas também há uma série de outros edifícios espalhados ao longo da orla, que são, o Terminal de Barcas de Charitas, o Centro BR do Cinema Brasileiro e a Praça JK. 
  • Há ainda projetos para outros edifícios cuja obras ainda não foram iniciadas.  
  • As sete obras concluídas de Oscar Niemeyer fazem da orla de Niterói uma sucessão de cartões-postais, cujo maior destaque é o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói), e a combinação da paisagem e do projeto arquitetônico tornou o conjunto de edificações em um dos mais conhecidos no mundo.  
  • “Não foi difícil projetar para Niterói porque esta é uma cidade de orla tão bela que possibilita a criação a céu aberto, como um itinerário cultural e religioso.” (Oscar Niemeyer).  
  • Embora, sua maioria esteja fechada ou funcionando apenas parcialmente, os centros culturais serão geridos de forma a proporcionar à cidade não apenas a contemplação do seu conjunto arquitetônico, mas o usufruto da sua programação cultural, educacional e turística, na forma como o seu criador idealizou, mas que ainda foi plenamente implementado. (Wikipedia)


2010 — Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter atinge a fronteira México-Estados Unidos. É o maior sismo registrado na região desde 1992.


1170 — Isabel de Hainaut (m. 1190)
1288 — Imperador Go-Fushimi do Japão (m. 1336).

1523 — Blaise de Vigenère, criptógrafo francês (m. 1596).

1568 — Papa Urbano VIII (m. 1644).

1588 — Thomas Hobbes, filósofo inglês (m. 1679).

  • Thomas Hobbes (5 de abril de 1588 — 4 de dezembro de 1679) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651).  
  • Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades. 
  • No estado natural, enquanto que alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros, nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de que outro homem lhe possa fazer mal. 
  • Por isso, cada um de nós tem direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes). 
  • No entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato social. Hobbes manteve-se um escritor extremamente produtivo na velhice, mesmo sendo prejudicado pela oposição generalizada de seu trabalho. 
  • Viveu até os 91 anos durante uma época em que a expectativa média de vida não era muito mais do que quarenta anos. Encontra-se sepultado na Igreja São João Batista, Ault Hucknall, Derbyshire na Inglaterra. (Wikipedia)


1591 — Frederico Ulrich de Brunswick-Wolfenbüttel, nobre alemão (m. 1634).
1622 — Vincenzo Viviani, matemático e físico italiano (m. 1703).

1691 — Franz Joseph Spiegler, pintor alemão (m. 1757).

  • Franz Joseph Spiegler (Wangen im Allgäu, 5 de abril de 1691 - Konstanz, 15 de abril de 1757) foi um importante pintor do Barroco alemão.  
  • Era filho de um advogado, e depois de sua morte sua mãe casou com o pintor Adam Joseph Dollmann, que o introduziu nas artes. 
  • Em torno de 1710 começou a ser ensinado por seu tio-avô, o pintor da corte Johann Kaspar Sing. Nesta época se tornou familiarizado com a pintura histórica e recebeu a influência de Jacopo Amigoni. 
  • Deixou obra numerosa em diversos mosteiros e igrejas da região. Sua obra-prima é a decoração de afrescos na Abadia de Zwiefalten. (Wikipedia)

1732 — Jean-Honoré Fragonard, pintor francês (m. 1806).

  • Jean Honoré Fragonard (Grasse, 5 de abril de 1732 - Paris, 22 de agosto de 1806) foi um pintor francês, cujo estilo Rococó foi distinguido por sua notável facilidade, exuberância e hedonismo. 
  • Um dos mais prolíficos artistas ativos nas últimas décadas do Antigo Regime, Fragonard produziu mais de 550 pinturas (sem contar desenhos e águas-fortes), das quais apenas cinco são datadas. 
  • Entre suas obras mais populares estão as pinturas de gênero, que transmitem uma atmosfera de intimidade e erotismo. (Wikipedia)

Influência na sua época

Fragonard foi tão ignorado, que Lübke, em sua História da Arte (1873) omite a menção de seu nome. No entanto, a influência de Fragonard na manipulação de cor local e expressiva não pode ser subestimada. Na última fase de sua vida pintou cenas de amor e da natureza e morreu em Paris, pobre e quase esquecido. (Wikipedia)

Galeria com imagens ampliáveis


1765 — Vicente José Ferreira Cardoso da Costa, político brasileiro (m. 1834).
1773 — Teresa de Mecklemburgo-Strelitz (m. 1839).
1777 — Jules-César Savigny, zoólogo francês (m. 1851).
1786 — José Garcia Leal, explorador brasileiro (m. 1862).

1788 — Franz Pforr, pintor alemão (m. 1812).
  • Franz Pforr nasceu a 5 de Abril de 1788 em Frankfurt am Main, sendo um pintor do movimento alemão Nazarenos.  
  • Estudou na Academia de Belas-Artes de Viena, abandonando os estudos em 1810 e deslocando-se para Roma na companhia de outros estudantes. incluindo Johann Friedrich Overbeck, Ludwig Vogel e Johann Konrad Hottinger. 
  • Procurando por uma espiritualidade perdida para a sua arte, viveram num mosteiro abandonado de S. Isidoro.  
  • Pforr não teve a oportunidade de viver tempo suficiente para ver a sua arte reconhecida, pois morreu de tuberculose aos 24 anos, no dia 16 de Junho de 1812, em Albano Laziale, Roma. (Wikipedia)

1790 — João Baptista Ribeiro, pintor português (m. 1868).

  • João Baptista Ribeiro (Vila Real, 5 de Abril de 1790 — Porto, 24 de Julho de 1868) foi um pintor, desenhador, gravador, lente de Desenho e director da Academia Politécnica do Porto. 
  • Dedicou-se também à litografia e, mais tarde, também experimentou o daguerreótipo, a primeira forma de reprodução da imagem fotográfica. (Wikipedia)

1793 — Felix de Muelenaere, nobre e político belga (m. 1862).
1801
Vincenzo Gioberti, filósofo e político italiano (m. 1852).
Félix Dujardin, biólogo francês (m. 1860).
1803 — José Manuel da Fonseca, político brasileiro (m. 1870).
1804 — Matthias Schleiden, botânico alemão, co-fundador da teoria celular (m. 1881).
1808 — Diogo Barcelos Machado Evangelho, religioso português (m. 1835).
1812 — Joaquim Ferreira da Silva Chaves, militar brasileiro (m. 1885).
1817 — Manuel José do Conde, nobre e empresário português (m. 1897).
1831 — Bernhard Danckelmann, guarda florestal alemão (m. 1901).
1832 — Jules Ferry, advogado, jornalista e político francês (m. 1893).
1834 — Frank Richard Stockton, escritor estadunidense (m. 1902).
1838 — Alpheus Hyatt, naturalista estadunidense (m. 1902).
1840 — Ghazaros Aghayan, escritor e folclorista estadunidense (m. 1911).
1845 — Jules Cambon, diplomata francês (m. 1935).
1846
Michael Georg Conrad, escritor alemão (m. 1927).
Rodrigo José da Rocha, militar brasileiro (m. 1906).
1857 — Frank Bullen, escritor e novelista britânico (m. 1915).

1866 — Vicente de Carvalho, poeta, político e jornalista brasileiro (m. 1924).

1865 — John Bretland Farmer, botânico britânico (m. 1944).
1869 — Sergey Chaplygin, engenheiro e físico russo (m. 1942)
1871 — Mirko Seljan, explorador croata (m. 1912).
1878 — Georg Misch, filósofo alemão (m. 1965).
1886 — Frederick Lindemann, físico alemão (m. 1957).
1887 — William Cowhig, ginasta britânico (m. ?).
1889
Émile Engel, ciclista francês (m. 1914).

1889 - Donga, compositor e sambista brasileiro (m. 1974).

1891 — Laura Vicuña, religioso chileno (m. 1904).
1895 — Mike O'Dowd, pugilista estadunidense (m. 1958).
1899 — Alfred Blalock, militar estadunidense (m. 1964).
1900 — Spencer Tracy, ator estadunidense (m. 1967).
1901
Melvyn Douglas, ator estadunidense (m. 1981).
Alvin Julian, treinador de basquete estadunidense (m. 1967).
Vasco dos Reis Gonçalves, médico brasileiro (m. 1952).
1902 — Rolando Monteiro, médico brasileiro (m. 1978).

1905 — Vicente Orciuolo, pintor brasileiro (m. 1987).

1907 — Carlos Queirós Ribeiro, poeta português (m. 1949).
1908
Herbert von Karajan, regente austríaco (m. 1990).
Kurt Neumann, cineasta alemão, que fez carreira nos EUA (m. 1958).

1908 - Bette Davis, atriz estadunidense (m. 1989).

1909
Francisco Inácio Peixoto, escritor brasileiro (m. 1986).
Albert R. Broccoli, produtor de cinema estadunidense (m. 1996).
1912 — Carlos Guastavino, compositor argentino (m. 2000).
1913 — Griselda Álvarez, política mexicana (m. 2009).
1914 — Paulo Preis, político brasileiro (m. 1990).
1915 — Henri Gastaut, neurologista francês (m. 1995).
1916 — Gregory Peck, ator estadunidense (m. 2003).
1917 — José Pedro da Silva, religioso português (m. 2000).

1920 — Ademar Manarini, empresário e fotógrafo brasileiro (m. 1989).

  • Ademar Manarini (Campinas, 5 de abril de 1920 — São Paulo, 12 de abril de 1989) foi um empresário, orquidófilo e fotógrafo brasileiro.  
  • Fotógrafo autodidata premiado, Manarini foi também fundador de duas empresas que, em suas origens, estavam envolvidas com material para cultivo de orquídeas. 
  • A primeira, Equipesca, fundada em 1960, situada na cidade de Campinas, em São Paulo, continua suas atividades em 2009. 
  • A outra foi fundada em 1970, o laboratório Equilab, que não mais existe, foi pioneira no desenvolvimento de cultura de orquídeas por micro-propagação no Brasil.  
  • Em 1985, o Museu da Imagem e do Som de São Paulo organizou uma retrospectiva sobre seu trabalho fotográfico: Manarini, 35 anos de fotografia. (Wikipedia)


1922 — Tom Finney, futebolista inglês (m. 2014)
1923
Nguyen Van Thieu, militar e político sul-vietnamita (m. 2001).
Michael V. Gazzo, ator estadunidense (m. 1995).
1927
Gladstone Osório Mársico, escritor brasileiro (m. 1976).
Nicolás Redondo, político espanhol.
1928 — Enzo Cannavale, ator italiano (m. 2011).
1929
Ivar Giaever, físico norueguês.
Jacques Crespin, médico francês.
Nigel Hawthorne, ator inglês (m. 2001)
1930
Mary Costa, cantora estadunidense.
Pierre Lhomme, diretor de fotografia francês.
Nosser Almeida, político brasileiro.
1931
Genival Lacerda, cantor e compositor brasileiro.
Hélio Colonna, ator brasileiro (m. 1962).
Héctor Olivera, cineasta argentina.
1933 — Murílio de Avellar Hingel, professor e político brasileiro.
1934
Roger Corman, cineasta estadunidense.
Stanley Turrentine, músico estadunidense de jazz (m. 2000).

1934 - Moise Safra, banqueiro e empresário brasileiro, um dos fundadores do Banco Safra (m. 2013).

  • Moise Yacoub Safra (Beirute, 5 de abril de 19341 — São Paulo, 14 de junho de 2014) foi um banqueiro e filantropo libanês, naturalizado brasileiro, co-fundador do Banco Safra, junto aos irmãos Edmond e Joseph.  
  • Sua família, de origem árabe/judaica (judeus halabim), mudou-se para o Brasil na década de 1950, onde iniciou suas atividades no setor bancário, fundando o Banco Safra em 1955. 
  • Seu pai, Jacob Safra, geriu a criação do conglomerado financeiro. Ainda no Líbano, Jacob havia fundado o Banco Jacob E. Safra, na década de 1920. 
  • No Brasil, o Banco Safra foi gerido pelo pai e pelos três filhos por muitos anos.  
  • Morreu devido um infarto, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, aos 80 anos em 14 de junho de 2014. Lutava contra um câncer e sofria do mal de Parkinson. Deixa a esposa Chella e os filhos Jacob, Ezra, Edmond, Esther e Olga. (Wikipedia)


1937
Colin Powell, militar e político estadunidense.
Andrzej Schinzel, matemático polonês.
1938
Adalberto Panzan, empresário brasileiro (m. 1996).
Rodolfo Konder, jornalista, escritor, tradutor, professor universitário e conferencista brasileiro (m. 2014).

1938 - Marly Marley, atriz, diretora de teatro, crítica musical, jurada musical e ex-vedete brasileira (m. 2014).

1939 — Crispian St. Peters, cantor e compositor inglês (m. 2010).
1941
Michael Moriarty, ator estadunidense.
Bas van Fraassen, cientista neerlandês.
Cacho Tirao, violinista e compositor argentino (m. 2007).
1943 — Marcos Faerman, jornalista brasileiro (m. 1999).
1944 — Evan Parker, saxofonista britânico.
1946 — Anibal Eugenio Vercesi, médico e bioquímico brasileiro.
1947
Gloria Macapagal-Arroyo, 14º presidente das Filipinas.
Ramón Mifflin, ex-futebolista peruano.
Đurđica Bjedov, ex-nadadora croata (campeã olímpica pela Iugoslávia).
António Augusto dos Santos Marto, religioso português.
José-Martinho Montero Santalha, teólogo e linguista espanhol.
1949 — Judith Resnik, astronauta estadunidense (m. 1986).
1950 — Agnetha Fältskog, cantora do grupo sueco ABBA.
1952
Mitch Pileggi, ator estadunidense.
Paulo Arruda, biólogo brasileiro.

1953 — Raul Mascarenhas, saxofonista brasileiro.

1954
Mohamed Ben Mouza, ex-futebolista tunisiano.
Yoshiichi Watanabe, ex-futebolista japonês.
1955
Christian Gourcuff, treinador francês de futebol.
Takayoshi Yamano, ex-futebolista japonês.

1955 - Akira Toriyama, mangaka japonês.

1956 — Akmal Shaikh, empresário britânico (m. 2009).
1957 — Patrick Novaretti, nadador monegasco.
1958
Fernando Araújo, advogado português.
Daniel Schneidermann, jornalista francês.
Wilson Luís Angotti Filho, religioso brasileiro.
1961 — Ronald Polito, poeta, historiador e tradutor brasileiro.
1962 — Kirsan Ilyumzhinov, presidente da República da Calmúquia.
1963
Charles Powell, ator estadunidense.
Axel Morgan, guitarrista profissional.

1963 - Cássio Cunha Lima, político brasileiro.

1964 — Aykut Kocaman, ex-futebolista e treinador de futebol turco.
1966 — Mike McCready, guitarrista dos Estados Unidos.
1967 — Franck Silvestre, ex-futebolista francês.
1968 — Paula Cole, cantora estadunidense.
1969
Tomislav Piplica, ex-futebolista bósnio.
Pontus Kåmark, ex-futebolista sueco.
1971
Nelson Parraguez, ex-futebolista chileno.
Krista Allen, atriz e modelo estadunidense.
Austin Berry, ex-futebolista costarriquenho.
1972
Nima Arkani-Hamed, físico estadunidense.
Tom Coronel, automobilista holandês.
Paul Okon, ex-futebolista australiano.
1973
Élodie Bouchez, atriz francesa.
Pharrell Williams, rapper, produtor musical e estilista estadunidense.
Jason Done, ator britânico.
Lidia Trettel, snowboarder italiana.
1974
Julien Boutter, ex-tenista francês.
David Richmond-Peck, ator canadense.
1975
Lizandra Souto, atriz brasileira.
John Hartson, ex-futebolista galês.
Lukas Ridgeston, ator e cinegrafista erótico eslovaco.
1976
Fernando Morientes, futebolista espanhol.
Simone Inzaghi, ex-futebolista italiano.
1977
Daniel Majstorović, futebolista sueco.
Jonathan Erlich, tenista israelense.
1978
Marcone Amaral, futebolista brasileiro-catariano.
Franziska van Almsick, nadadora alemã.
Jairo Patiño, futebolista colombiano.
Pedrão, futebolista brasileiro.
1979
Timo Hildebrand, futebolista alemão.
Cesare Natali, futebolista italiano.
Mitsuo Ogasawara, futebolista japonês.
Vlada Avramov, futebolista sérvio
1980
Joris Mathijsen, futebolista holandês.
Alberta Brianti, tenista italiana.
1982
Alexandre Prémat, piloto francês de corridas.
Thomas Hitzlsperger, ex-futebolista alemão.
Zamorano, futebolista português.
Matheus Vivian, futebolista brasileiro.
1983
Jaime Castrillón, futebolista colombiano.
Jorge Martínez, futebolista uruguaio.
1984
Marshall Allman, ator estadunidense.
Cristian Săpunaru, futebolista romeno.
Kisho Yano, futebolista japonês.
1986
Eetu Muinonen, futebolista finlandês.
1988 — Daniela Luján, atriz, cantora e apresentadora mexicana.
1992 — Emmalyn Estrada, cantora canadense.


1181 — Raimundo Berengário III da Provença.
1258 — Santa Juliana de Mont Cornillon (n. 1193).
1419 — Vicente Ferrer, religioso português (n. 1350).
1684 — William Brouncker, matemático inglês (n. 1620).
1693 — Jorge Luís I de Erbach-Erbach, governante alemão (n. 1643).
1695 — George Halifax, político inglês (n. 1633).

1717 — Jean Jouvenet, pintor francês (n. 1644).

  • Jean-Baptiste Jouvenet (1644 – 5 de Abril de 1717) foi um pintor francês, especializado em temas religiosos. Eloquente e impressionante, distingue-se por um sentimento de solidez e cores. 
  • O naturalismo do estilo Jouvenet define seu trabalho para além do nível da maioria da pintura religiosa de seu tempo. Devido aos trabalhos de Jouvenet a pintura francesa no final do século XVII atingiu uma expressão pictórica que poderia rivalizar com os grandes mestres estrangeiros do barroco.  
  • Ele nasceu em uma família de artistas em Ruão. Sua primeira formação em arte era de seu pai, Laurent Jouvenet; uma geração anterior, seu avô, Noel Jouvenet, pode ter ensinado Nicolas Poussin. Foi Jean Jouvenet quem aperfeiçoou a técnica de pintura de Jean II Restout, seu sobrinho. 
  • Ele se mudou para Paris em 1661 onde tornou-se um dos assistentes de Charles Le Brun, sendo que no início trabalhou na decoração do Salon de Mars, no Palácio de Versalhes. Em 1675 tornou-se membro da Academia Real de Pintura e Escultura. 
  • Com Charles de La Fosse, ele foi um dos que mais contribuíram para o trabalho de transformação, que resultou no surgimento da escola de artistas século XVIII , destacando as decorações do Grand Trianon e o Hôtel des Invalides, mas ele também é lembrado como o pintor francês líder religioso de sua geração, a realização de inúmeras comissões importantes para as igrejas em Paris e em outros lugares. 
  • Ao longo de sua carreira, ele também pintou retratos. 
  • Em 1713, sua mão direita ficou paralisada, mas ele aprendeu a pintar com a esquerda. (Wikipedia)

1735 — William Derham, religioso inglês (n. 1657).
1765 — Edward Young, poeta inglês (n. 1683).
1794 — Camille Desmoulins, advogado, jornalista e revolucionário francês (n. 1760).
1799 — Johann Christoph Gatterer, historiador alemão (n. 1727).
1811 — Robert Raikes, filantropo inglês (n. 1736).
1827 — John Hellins, matemático inglês (n. 1749).
1830 — Richard Chenevix, químico irlandês (n. 1774).
1831
Dimitri Nicolaievich Seniavin, almirante russo (n. 1763).
Pièrre Léonard Vander Linden, entomologista belga (n. 1831).
1834 — D. Antão José Maria de Almada, 2.º conde de Almada (n. 1801).
1841 — Manuel Gonçalves de Miranda, político português (n. 1780).
1865 — Manfredo Fanti, general e político italiano (n. 1808).
1866 — Thomas Hodgkin, médico inglês (n. 1798).
1894 — Raimundo Nina Ribeiro, político brasileiro (n. ?).
1904 — Ernesto Leopoldo, 4.º príncipe de Leiningen (n. 1830).
1918
Júlia Wanderley, educadora brasileira (n. 1874).
Paul Vidal de La Blache, geógrafo francês (n. 1845).
1923
George Edward, 5º Conde de Carnarvon, egiptólogo britânico (n. 1866).
Nils Gustaf Ekholm, meteorologista sueco (n. 1848).
1926 — António Luís de Freitas, político português (n. 1855).
1933
Hjalmar Mellin, matemático finlandês (n. 1854).
Earl Derr Biggers, escritor e dramaturgo estadunidense (n. 1884.
1940 — Robert Maillart, engenheiro civil suíço (n. 1872).
1943 — Heinz Eckelmann, militar alemão (n. 1916).
1945 — Heinrich Borgmann, militar alemão (n. 1912).
1947 — Elis Strömgren, astrônomo sueco (n. 1870).
1950 — Fausto de Figueiredo, empresário português (n. 1880).

1952 — Fala, famoso Scottish Terrier, o cão do Presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt (n. 1940).

  • Fala (7 de Abril de 1940 — 21 de junho de 1953) foi um famoso Scottish Terrier, o cão do presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt. 
  • Sendo um dos animais de estimação presidenciais mais famosos, Fala capturou a atenção do público nos Estados Unidos e acompanhava sempre Roosevelt, tornando-se parte da imagem de Roosevelt. 
  • Fala mudou-se para a Casa Branca a 10 de Novembro de 1940, e passou muito do seu tempo lá até Roosevelt falecer e ser sucedido por Harry S. Truman em Abril de 1945. 
  • Todas manhãs era dado a Fala um osso que vinha com o pequeno-almoço de Roosevelt e às noites era lhe servida uma refeição.   
  • Fala tornou-se um soldado raso honorário do Exército Americano ao "contribuir" com $1 dólar para o esforço de guerra para cada dia do ano, e criando assim um exemplo para a população.  
  • Com a sua grande popularidade, a Casa Branca começou a receber correio endereçado a Fala, de modo que foi necessário nomear uma secretária só para ele. (Wikipedia)


1962
Ananda Samarakone, compositor e músico Sri Lanka (n. 1911).
Hildebrando Accioli, diplomata brasileiro (n. 1888).

1964 — Douglas MacArthur, general norte-americano (n. 1880).

1968 — Santa Camarão, pugilista português (n. 1902).

1974 — A. Y. Jackson, pintor canadense (n. 1882).

1975
Chiang Kai-shek, líder nacionalista chinês (n. 1887).
Natal da Portela, bicheiro brasileiro (n. 1905).
1976
Howard Hughes, Aviador, engenheiro, industrial, produtor de cinema, diretor cinematográfico e um dos homens mais ricos do mundo.
Wilder Penfield, neurocirurgião canadense (n. 1891).
1981 — Bob Hite, vocalista estadunidense (n. 1941).
1987 — Leabua Jonathan, político lesoto (n. 1914).
1988 — Wolfgang Eickstedt, militar alemão (n. 1915).
1992
Antônio Marcos, cantor, compositor e ator brasileiro (n. 1945).
Zacarias Rolim de Moura, religioso brasileiro (n. 1914).
1994 — Kurt Cobain, cantor, compositor e músico da banda Nirvana. (n. 1967).
1997
Allen Ginsberg, poeta estadunidense (n. 1926).
Aklilu Lemma, médico etíope (n. 1934).
1998 — Cozy Powell, baterista inglês (n. 1947).
1999 — Giulio Einaudi, editor italiano (n. 1912).
2000 — Euclides Neto, advogado, político e escritor brasileiro (n. 1925).
2001 — Aldo Olivieri, ex-futebolista italiano, que fez parte da Seleção bicampeã na Copa do Mundo FIFA de 1938 (n. 1910).
2002 — Layne Staley, vocalista do Alice in Chains (n. 1967).
2003 — Heinz Franke, militar alemão (n. 1915).
2005 — Roy Rea, futebolista norte-irlandês (n. 1933).

2006 - Allan Kaprow, pintor estadunidense (n. 1927).

  • Allan Kaprow (23 de agosto de 1927 - 5 de abril de 2006) foi um pintor estadunidense, assemblagista e um dos pioneiros no estabelecimento dos conceitos de performance.  
  • Ele auxiliou no desenvolvimento de "Ambiente" e de "Happening" nos finais da década de 1950 e da década de 1960, bem como de sua teoria. 
  • Seus "Happenings", quase 200, ocorreram durante anos. Gradualmente Kaprow alterou estas práticas para o que ele denominou de "Atividades", trechos de pequena escala para um ou mais performers e objetivando examinar comportamentos e hábitos do dia-a-dia, de uma forma quase indistinta da vida comum, Fluxus, performance, e arte de instalações foram influenciadas por seu trabalho.  
  • Ele estudou composição com John Cage e na famosa classe da New School for Social Research, tendo estudado pintura com Hans Hofmann, e história da arte com Meyer Schapiro. 
  • O trabalho de Kaprow visa integrar arte e vida. Através dos Happenings, a separação entre arte e vida, e artista e audiência se torna difusa. 
  • Ele publicou proficuamente e foi professor emérito do Departamento de Artes Visuais da Universidade da Califórnia em San Diego. 
  • Kaprow é também conhecido por sua idéia de "a-arte", encontrada em seus ensaios "Art Which Can't Be Art" (em inglês) e em "The Education of the Un-Artist". Sua influência é também evidente no Instituto de Artes da Califórnia, em que ele lecionou durante os anos de sua formação. (Wikipedia)


2007
Mark St. John, guitarrista do Kiss (n. 1956).
Maria Gripe, escritora sueca (n. 1923).
Werner Maser, historiador alemão (n. 1922).
Thomas Stoltz Harvey, médico estadunidense (n. 1912).
2008
Charlton Heston, ator estado-unidense (n. 1924).
Aparício Pires, jornalista brasileiro (n. 1925).
2009 — Irving John Good, matemático britânico (n. 1916).
2011 — Ange-Félix Patassé, político centro-africano (n. 1937)

2014 — José Wilker, ator e diretor brasileiro (n. 1944).


Brasil
Aniversário da cidade de Timbiras — Maranhão
Aniversário da cidade de Mococa — São Paulo
Aniversário da cidade de Camboriú — Santa Catarina
Aniversário da cidade de Marabá — Pará
Emancipação da cidade de Novo Hamburgo (1927) - Rio Grande do Sul

Calendário chinês: 
Festival Qingming

Coreia do Sul: 
Dia da Árvore

Roma antiga: 
Festival da Boa Sorte, em que era homenageada Fortuna, a deusa da sorte e da prosperidade.

Santo do dia
Dia de São Vicente Ferrer, espanhol (1350-1419)
Dia de São Derfel






Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.