quarta-feira, 29 de abril de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 29 de abril de 2015 > Quarta-Feira > Postado às 9:59 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

Fotomontagem: Marcos Victorino

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

São Paulo bate recorde de frio até o fim da semana

Até a sexta-feira paulistanos vão sentir a tarde e a madrugada mais frias de 2015
Ler noticia







- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios em Talian (Wikiquote)

Talian (ou Dialeto Vêneto Rio-grandense) é uma variante da Língua vêneta (língua do norte da Itália) falada sobretudo na região das Serras gaúchas, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.


  • "Chi va drio ai altri, no riva mai prima."
- Quem segue os outros, nunca chega primeiro.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja

E o destaque, hoje é "guerra".


711 - Invasão muçulmana da península Ibérica: as tropas de Tariq ibn Ziyad desembarcam em Gibraltar.
  • Tariq ibn Ziyad (em árabe: طارق بن زياد, Tārik ibn Ziyād; ca. 670 — 720) foi um estrategista e general do exército omíada. 
  • Provavelmente de origem berbere, comandou, em 711, a conquista da Península Ibérica, ocupada até então pelos visigodos.  
  • É possível que Tariq tenha sido um escravo liberto de Musa ibn-Nusair, governador do Norte de África (Magrebe). Musa incumbiu-o de defender a posição de um grupo de herdeiros do rei Vitiza, uma facção inimiga do reino visigótico com altas posições na hierarquia visigótica. 
  • A 29 ou 30 de Abril de 711, o exército de Tariq desembarcou no rochedo a que, posteriormente, se chamou Djebel el-Tariq ou Jabal Tariq ("monte de Tariq"), que hoje é conhecido como Gibraltar.  (Wikipedia)






1429 - Joana d'Arc rompe o Cerco de Orléans.
  • O Cerco a Orléans foi uma batalha da Guerra dos cem anos que marcou a primeira grande vitória de Joana D'Arc e a primeira grande vitória da França depois da derrota esmagadora de Agincourt em 1415. 
  • O início deste cerco marcou o pináculo do poder inglês nos outros estágios da guerra. A cidade possuía significância estratégica e simbólica para os dois lados do conflito. (Wikipedia) 
  • Joana D'Arc não era estrategista mas sua confiança e entusiasmo contaminaram comandantes e soldados. Não houve mudança de estratégia, apenas mudança de atitude, e isso fez a diferença.



1945 > A comuna italiana de Fornovo di Taro é libertada das tropas da Alemanha pela Força Expedicionária Brasileira. Outros feitos heroicos ainda marcariam a presença da FEB na Segunda Guerra Mundial, até a vitória final, que ocorreria dentro de 9 dias!
  • A participação da Força Expedicionária Brasileira na Itália se deu mais por imposição do presidente Getúlio Vargas, do que pelo interesse dos Estados Unidos nessa ajuda. 
  • Como o Brasil, na ocasião, havia cedido territórios do Nordeste para a instalação de bases americanas, a presença estrangeira em país não envolvido militarmente na guerra poderia caracterizar uma ocupação militar, daí o interesse  de nosso presidente em enviar tropas para combater na Itália. 
  • Já o comando do V Exército Americano achava que os brasileiros eram inexperientes e não tinham espírito de luta, impressão que foi desfeita pela participação dos 25 mil "pracinhas" que atuaram no Norte da Itália por 9 meses, a começar das seguidas investidas contra Monte Castelo e depois em outros feitos extraordinários. 
  • Para fechar o curriculum, às vésperas do conflito, o Brasil obteve a rendição de cerca de 15 mil soldados alemães, cansados de guerra, mais o general alemão que os comandava. 
  • De quebra, foi preso também um general italiano e a tropa de "cavalieri" a seu comando, caindo o último reduto de militares italianos que foram contra o armistício já assinado antes pela Itália. 
  • Contra fatos, não há argumentos. (Paulo Victorino)



"Sigam-me os que forem brasileiros!" >> Duque de Caxias.



  • Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias (25 de agosto de 1803 – 7 de maio de 1880), apelidado de "O Pacificador" e "O Duque de Ferro", foi um militar, político e monarquista brasileiro. 
  • Caxias seguiu uma carreira militar assim como seu pai e tios. Ele lutou em 1823 contra Portugal na Independência do Brasil e depois passou três anos na Cisplatina enquanto o governo tentou resistir sem sucesso contra a secessão da província. 
  • Caxias permaneceu leal ao imperador Pedro I durante protestos em 1831 apesar de seus familiares terem abandonado o monarca. Pedro I abdicou em favor de seu filho Pedro II, quem Caxias serviu como mestre de armas lhe ensinando esgrima e hipismo, eventualmente tornando-se seu amigo.  
  • A regência que governou o Brasil durante a minoridade de Pedro II enfrentou várias revoltas por todo o país. Caxias novamente ficou contra seu pai e tios que eram simpatizantes dos rebeldes, comandando as forças lealistas de 1839 a 1845 na supressão de revoltas como a Balaiada, as Revoltas Liberais e a Revolução Farroupilha. 
  • Sob seu comando o Exército do Brasil derrotou a Confederação Argentina em 1851 na Guerra do Prata. 
  • Uma década depois, já como Marechal, ele novamente liderou as forças brasileiras para a vitória desta vez na Guerra do Paraguai. 
  • Como recompensa foi elevado a nobre, tornando-se em sucessão barão, conde, marquês e por fim a única pessoa a receber um título de duque durante o reinado de Pedro II. (Wikipedia)



Santa Catarina > Avenida Getúlio Vargas, em Joinville (SC) > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


  • A cidade de Joinville possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (0,809) entre os municípios brasileiros, ocupando a 21ª posição nacional e a quarta entre os municípios catarinenses. 
  • Joinville ostenta os títulos de "Manchester Catarinense", "Cidade das Flores", "Cidade dos Príncipes", "Cidade das Bicicletas" e "Cidade da Dança". 
  • É ainda, conhecida por sediar o Festival de Dança de Joinville, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e o Joinville Esporte Clube. (Wikipedia)




Valores de Mercado-1 > A Christie's de Nova York realizou um leilão de arte europeia do século XIX > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.






  • William-Adolphe Bouguereau (La Rochelle, 30 de novembro de 1825 – La Rochelle, 19 de agosto de 1905) foi um professor e pintor acadêmico francês. 
  • Com um talento manifesto desde a infância, recebeu treinamento artístico em uma das mais prestigiadas escolas de arte de seu tempo, a Escola de Belas Artes de Paris, onde veio a ser mais tarde professor muito requisitado, ensinando também na Academia Julian. 
  • Sua carreira floresceu no período áureo do academicismo, sistema de ensino do qual foi um ardente defensor e do qual foi um dos mais típicos representantes.  
  • Sua pintura se caracteriza pelo perfeito domínio da forma e da técnica, com um acabamento de alta qualidade, obtendo efeitos de grande realismo. 
  • Em termos de estilo, fez parte da corrente eclética que dominou a segunda metade do século XIX, mesclando elementos do neoclassicismo e do romantismo em uma abordagem naturalista com boa dose de idealismo. Deixou obra vasta, centrada nos temas mitológicos, alegóricos, históricos e religiosos: nos retratos, nos nus e nas imagens de jovens camponesas.  
  • Acumulou fortuna e granjeou fama internacional em vida, recebendo inúmeros prêmios e condecorações — como o Prêmio de Roma e a Legião de Honra — mas no final de sua carreira começou a ser desacreditado pelos pré-modernistas. 
  • A partir do início do século XX, logo após sua morte, sua obra foi rapidamente esquecida, chegando a ser considerada de todo vazia e artificial, e um modelo de tudo o que a arte não deveria ser, mas na década de 1970 começou a ser novamente apreciada, e hoje é considerado um dos grandes pintores do século XIX. 
  • No entanto, ainda existe bastante resistência ao seu trabalho, permanecendo a polêmica em seu redor. (Wikipedia) 
  • Bouguereau foi um adversário ferrenho dos impressionistas e não era para menos. Enquanto um pintor neoclássico levada dois anos para produzir um quadro, o pintor impressionista fazia o mesmo em duas horas! 
  • Então, para Bouguereau, os impressionistas eram charlatães, enganando o público colecionador com faltas obras de arte. 
  • Não obstante, os dois lados tinham razão, dentro de seu ponto de vista. A arte acadêmica privilegiava a forma, enquanto o impressionismo preferia destacar o conteúdo. Aquela se aprimorava nos detalhes, esta se dedicava à emoção. 
  • Como linhas paralelas, que nunca se encontrtam, era impossível as duas arte chegarem, um dia, a um ponto de entendimento. (Paulo Victorino)


Valores de Mercado-2 > Na Sotheby's de Londres, hoje, haverá um leilão de "Velhos Mestres e Pintura Britânica" > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em libras esterlinas Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.



  • "A tentação de Santo Antônio" foi um tema recorrente na pintura, desde o Romantismo do Século XIX até o surrealismo de Salvador Dali.




Jornal da Gazeta (ontem à noite)




Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte

  1. CINEMA

    Cleo Pires e Fábio Jr. contracenam no 1º trailer de 'Qualquer gato vira-lata 2'

    Comédia com Malvino Salvador e Dudu Azevedo estreia dia 4 de junho. Dirigida por Roberto Santucci, sequência foi gravada no México.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Quem são os 8 presos executados na Indonésia

Oito condenados à morte por tráfico de drogas na Indonésia foram executados por fuzilamento na tarde desta terça-feira (horário de Brasília, madrugada de quarta na Indonésia) .

Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

A ilustração de Dilma Rousseff, usada na campanha. / SATTU RODRIGUES

PT terá de pagar multa por uso indevido de desenho de Dilma

MARINA ROSSI São Paulo
Por liminar da Justiça, ilustração de Sattu Rodrigues custará por dia 10.000 à sigla caso não seja retirada do site e de material
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original

El Papa abrirá los archivos vaticanos sobre la dictadura en Argentina


Un colaborador de Bergoglio confirma que “llevará tiempo”

Un colaborador del papa Francisco ha confirmado que el pontífice está dispuesto a abrir los archivos de la Iglesia sobre la dictadura en su país natal, Argentina, y que busca la fórmula para ello. 
La Iglesia es clave porque a ella llegaban las denuncias de las madres de los desaparecidos. 
El papa Francisco está muy pendiente de Argentina, recibe a personas relevantes de este país cada semana y tiene un papel destacado, en la sombra, en la política argentina. 
Ahora Francisco ha decidido tener un gran protagonismo en el asunto más delicado, el de los desaparecidos de la dictadura. 
El colaborador más estrecho del Papa, Guillermo Karcher, el hombre que suele utilizar para enviar sus mensajes a Argentina, ha confirmado en una entrevista a Radio América que Francisco está dispuesto a abrir los archivos de la Iglesia sobre la dictadura argentina y ya se está trabajando en una fórmula para hacerlo.  INTEGRA NO QUIOSQUE


"Clarin", de Argentina, em português


MIRADA GLOBAL

A economia da China desacelera e entra em transição

Jorge Castro

A economia chinesa registrou crescimento de 7% anual nos primeiros três meses de 2015, com uma diminuição significativa da produção industrial, que se expandiu 6,4%, dois pontos a menos que em igual período do ano passado. E tem muito mais, entenda aqui: 

A China desacelera

NATUREZA EM FÚRIA

Existem 40 vulcões ativos entre a Argentina e o Chile, as erupções são frequentes

Mariana Iglesias
Desde 2010 foram registradas cinco erupções que afetaram a Patagônia. Especialistas alertam para a falta monitoramento e recursos.




"Notícias ao Minuto", de Portugal
O primeiro-ministro Passos Coelho reiterou esta quarta-feira que a privatização da TAP (Transportes Aéreos Portugueses) é extremamente necessária. No mesmo dia, trabalhadores da empresa saem à rua para uma marcha de silêncio contra a greve dos pilotos.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil
A festa em homenagem a Gisele Bündchen, que aconteceu na noite dessa terça-feira (28.04) em São Paulo, acabou com a presença da polícia.
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

































Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes














PORTO ALEGRE 



Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.