quarta-feira, 15 de abril de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 15 de abril de 2015 > Quarta-Feira > Postado às 9:37 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ






- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios em Talian (Wikiquote)

Talian (ou Dialeto Vêneto Rio-grandense) é uma variante da Língua vêneta (língua do norte da Itália) falada sobretudo na região das Serras gaúchas, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil.


  • "Can vècio no'l ghe sbaia a la luna"
- Cachorro velho não late pra lua.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja

Destaques > 


Nesta data, em 1933, nasce Elizabeth Montgomery, atriz norte-americana, protagonista da série televisiva "A Feiticeira" (m. 1995). A série foi criada há meio século e até hoje é lembrada Saiba mais

Nesta data, em 1874, uma exposição foi organizada pelo atelier de Nadar, em Paris, da qual participaram Monet, Renoir, Cézanne, Degas e Manet, oficializando o movimento a que os críticos de arte deram o nome de Impressionismo.
O impressionismo (sem esse nome) teve origem, de fato, por volta de 1860, em torno de Manet e deixou de existir como movimento ortodoxo com a morte deste. em 1883. 
Manet é o princípio e o fim do movimento. A exposição apenas cunhou o grupo com o novo nome, retirado do quadro de Monet, "Impressão, Sol Nascente".  (abaixo)

Como estilo, o impressionismo continuou existindo depois, mas sem aquelas normas rígidas impostas pelo movimento, tais como:
  • a pintura deve mostrar os pontos que os objetos adquirem ao refletir a luz do corpo num determinado momento, pois as cores da natureza mudam todo dia, dependendo da incidência da luz do sol;
  • é também, com isto, uma pintura instantânea (captação do momento), recorrendo, inclusivamente, à fotografia;
  • as figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro, passando a ser a mancha/cor;
  • as sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;
  • os contrastes de luz e sombra devem ser obtidos de acordo com a lei das cores complementares. Assim um amarelo próximo a um violeta produz um efeito mais real do que um claro-escuro muito utilizado pelos academicistas no passado. Essa orientação viria dar mais tarde origem ao [pontilhismo];
  • as cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. Pelo contrário,devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica;
  • preferência pelos pintores em representar uma natureza morta a um objeto;
  • Valorização de decomposição das cores. (Wikipedia)
"Almoço na Relva" (abaixo),  foi o quadro de Manet que mais causou escândalo, não pela presença da mulher nua, mas pela presença dos homens vestidos ao lado dela.
Renoir começou impressionista mas, após o fim do movimento, foi-se distanciando tanto, que sua pintura, embora genial, pouco ou nada mais tinha dos cânones traçados quando o grupo se apresentava coeso. A primeira imagem mostra um Renoir ligado ao impressionismo; a segunda, seu afastamento, inclusive com o retorno ao estúdio, quando se sabe que, muito pelo contrário, o impressionismo buscava a luminosidade da natureza, só encontrada no local objeto da pintura.


Monet foi, de todos os impressionistas, quem teve vida mais longa, morrendo em 1926, quando o Modernismo já ia avançado e era bem aceito pelos colecionadores. Assim, teve oportunidade de incorporar elementos modernistas à sua pintura. Mas costuma-se dizer que a distorção nos quadros de Monet foi alheia à sua vontade, provocada por uma catarata que lhe alterava a visão das coisas.


“As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias.”  >> Claude Monet Pensador


  • Édouard Manet e Claude Monet são pessoas destintas. Ambos são franceses e seus trabalhos pertencem ao estilo Impressionista. 
  • Édouard Manet era um artista gráfico e pintor, e Monet era pintor. "Almoço na Relva" é uma das pinturas mais conhecidas de Édouard Manet, exposta no Salão dos Recusados, evento paralelo de quadros recusados no Salão Oficial . 
  • Já o Monet era mais comportadinho e não fazia fuzuê com as suas pinturas. Foi por causa de seu quadro "Impressão, nascer do sol" a origem ao nome "Movimento Impressionista". 
  • Nunca vi muitas obras destes artistas ao vivo, apenas uma ou duas no MASP de São Paulo. Mas o que pude constatar por algumas reproduções que vi, Édouard Manet se preocupa mais com a figura humana e sua individualidade, enquanto Claude Monet se preocupa mais em pintar ambientes externos e grupos de pessoas 
  • Manet prefere a luz e sombra, enquanto as pinturas de Monet são mais suaves. FONTE

Santa Catarina > São Francisco do Sul, em Santa Catarina, está comemorando hoje o aniversário de sua emancipação política. Veja uma praia de São Francisco do Sul agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam



  • São Francisco do Sul é a cidade mais antiga de Santa Catarina. 
  • Colonizada por franceses, espanhóis e açorianos, sua primeira ocupação, foi feita temporariamente por espanhóis por volta de 1553. 
  • Não existem provas de que teria sido um dos pontos onde em 1504 a expedição de Binot Paulmier de Gonneville teria aportado.  
  • Em 1640, Gabriel de Lara, "Alcaide mór, Capitão mór, Povoador da Vila de Nossa Senhora do Rosário da Capitania de Paranaguá", com portugueses e vicentistas, procedentes de Paranaguá, fundou a 3 de dezembro de 1641 a Vila de Nossa Senhora da Graça do Rio São Francisco.  
  • Em 1658, Manuel Lourenço de Andrade, acompanhado por casais portugueses e paulistas, chegou a São Francisco, com plenos poderes, concedidos pelo Marquês de Cascais, para povoar a terra, repartindo-a entre a sua comitiva e os que fossem chegando. 
  • Já em em 1660 foi elevada à categoria de vila e tornou-se paróquia, recebendo seu primeiro vigário, o Padre Manuel dos Santos.  
  • A glória da fundação do primeiro estabelecimento catarinense atribuem os historiadores, tanto a Andrade como a Lara, segundo o livro Colonização do Estado de Santa Catarina - Dados históricos e estatísticos (1640-1916) - Secretaria Geral dos Negócios do Estado - 1917. 
  • Seria justo atribuir a fundação a Ângelo Francisco, que foi, na verdade, o primeiro povoador da ilha de São Francisco. (Wikipedia)




Valores de Mercado-1 > A Christie's realizou ontem cinco leilões, movimentando diversas praças > Selecionamos o leilão de artes decorativas realizado em París > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em euros (EUR) e em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.





Jornal da Gazeta (ontem à noite)



Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)




G1 > Pop & Arte

  1. Greta garbo, quem diria...

    Greta Garbo permanece uma atriz enigmática 25 anos após sua morte

    Ela se aposentou com 36 anos, quando era a mais bem paga de Hollywood. Estrela se confinou em apartamento em Nova York até morrer em 1990.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Os países mais e menos religiosos do planeta

Pesquisa com 64 mil pessoas mostra que religião ainda conta com significativo número de praticantes no mundo; Brasil aparece em 23º lugar.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

Manifestantes da Paulista confiam mais em Bolsonaro que em Marina

MARINA ROSSI São Paulo
Pesquisa feita no ato anti-Dilma em São Paulo revela descrença em partidos, políticos e imprensa e influência de boatos da internet
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original



"Clarin", de Argentina, em português


esvaziando o cofre

Cristina gastou quase metade das reservas que herdou

Ezequiel Burgo

E quanto deixará no Banco Central para seu sucessor, que assumirá no dia 10 de dezembro próximo?


"Notícias ao Minuto", de Portugal

A Air Europa, companhia aérea detida pelo grupo espanhol Globalia, desistiu de comprar a TAP (Transportes Aéreos Portugueses), devido à elevada dívida da transportadora portuguesa e à impossibilidade de geri-la com "critérios privados".
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

A proibição das sacolas tradicionais no comércio paulistano passou a valer no último dia 5
  • COMO É EM PORTUGAL:
  • Em Portugal, desde 15 de fevereiro de 2015, qualquer consumidor que faça compras em qualquer estabelecimento comercial tem de pagar pelo menos 10 cêntimos de euro por cada saco de plástico leve que adquira. 
  • É o resultado da nova legislação de fiscalidade ambiental criada pelo Governo luso, que impõe para esses sacos de plástico uma taxa de 8 cêntimos, acrescida de IVA, o que dará cerca de 10 cêntimos de euro no total.  
  • A taxa irá reverter para o Estado português, mas cada estabelecimento comercial é livre de, além do imposto, cobrar ao consumidor um preço pelo saco de plástico.  
  • Várias redes de supermercados e hipermercados prepararam-se para esta mudança, disponibilizando ao consumidor outras opções para levarem as suas compras, que não pagam a taxa criada pelo Governo, como sacos de plástico mais resistentes e reutilizáveis e sacos de papel.  
  • O Governo prevê que o consumo de sacos de plástico leves em Portugal caia de 466 sacos por habitante por ano para apenas 50. 
  • Um consumo de 50 sacos de plástico "per capita", ainda assim, permitirá ao Governo obter mais de 40 milhões de euros de receita fiscal com a nova taxa.
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro









































Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes






 NITEROI (RJ)











 PORTO ALEGRE (RS) 


Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.