quarta-feira, 25 de março de 2015

Eventos em destaque no dia 26 de março de 2015 > Quinta-Feira > Postado na véspera às 5:03 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

26 de março de 2015.
85.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 280 dias para acabar o ano.


  752 – É eleito o Papa Estêvão III;
1026 – O Papa João XIX coroa Conrado II como Imperador do Sacro Império Romano-Germânico;

1199 – Ricardo, Coração de Leão é ferido fatalmente por uma flecha disparada de uma besta durante um cerco na França. Ele morre onze dias depois e o nobre francês que executou o disparo é executado;

  • Ricardo I (Oxford, 8 de setembro de 1157 – Châlus, 6 de abril de 1199) foi o Rei da Inglaterra de 6 de julho de 1189 até sua morte. Também foi Duque da Normandia, Aquitânia e Gasconha, Senhor do Chipre, Conde de Anjou, Maine e Nantes e Suserano da Bretanha em vários momentos durante o mesmo período. 
  • Ele era o terceiro filho do rei Henrique II de Inglaterra e da rainha Leonor da Aquitânia, também sendo conhecido como Ricardo Coração de Leão mesmo antes de sua ascensão devido sua reputação de grande guerreiro e líder militar.  
  • Aos dezesseis anos, Ricardo comandou seu próprio exército, acabando com rebeliões contra seu pai em Poitou. Ele foi o principal comandante cristão durante a Terceira Cruzada, liderando a campanha depois da saída de Filipe II de França, conseguindo consideráveis vitórias contra Saladino, o líder muçulmano, mesmo não tendo conseguido conquistar Jerusalém.  
  • Ricardo falava a língua de oïl, um dialeto francês, e occitana, uma língua falada no sul da França e nas regiões próximas. Ele viveu no Ducado da Aquitânia e passou pouquíssimo tempo na Inglaterra, preferindo usar seu reino como uma fonte de renda para apoiar seus exércitos. Era visto por seus súditos como um herói piedoso. 
  • Ricardo permanece até hoje como um dos poucos reis ingleses mais lembrado por seu epíteto do que por seu número régio, sendo uma grande figura icônica na Inglaterra e França.  
  • Ricardo morreu como consequência de ferimentos provocados por uma flecha que o atingiu no abdómen em abril de 1199. O próprio fato de ter sido atingido naquela zona do corpo é revelador da sua personalidade. Se tivesse usado uma armadura nesse dia, não teria morrido. 
  • O seu corpo está sepultado na Abadia de Fontevraud, junto de Henrique II de Inglaterra e de Leonor da Aquitânia.  
  • O rei Ricardo morreu sem deixar descendentes e foi sucedido pelo seu irmão João Sem Terra. (Wikipedia)


1244 – Assinado por Jaime I de Aragão e por aquele que mais tarde seria seu genro, o infante Afonso de Castela (mais tarde Afonso X, o Sábio), o Tratado de Almizra entre a Coroa de Aragão e o Reino de Castela fixando os limites do Reino de Valência;

1707 – Ratificação do Tratado de União de 1707, que aboliu a independência da Inglaterra e da Escócia em favor de um novo Estado, o "Reino Unido da Grã-Bretanha";

1772 – Fundação da cidade de Porto Alegre;
  • Depois da assinatura do Tratado de Madrid (1750), o rei de Portugal determinou que fosse reunido um grupo de 4 000 casais dos Açores para povoar o sul, mas efetivamente foram transportados apenas cerca de mil casais, que se espalharam pelo litoral entre Osório e Rio Grande, e um pouco pelo interior. 
  • Cerca de 500 pessoas se fixaram em 1752 à beira do lago Guaíba, no chamado Porto de Viamão, o primeiro nome da futura Porto Alegre. 
  • Os conflitos locais entre portugueses e espanhóis, porém, não foram contidos pelo tratado. Rio Grande foi invadida por espanhóis em 1763, a população portuguesa fugiu e o governo da Capitania do Rio Grande de São Pedro se mudou às pressas para Viamão. 
  • O Porto de Viamão foi elevado a freguesia, com o nome de Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, em 26 de março de 1772, hoje estabelecida como data oficial da fundação da cidade. 
  • Em vista da sua melhor situação geográfica e estratégica, em 25 de julho de 1773 o governador da Capitania, Marcelino de Figueiredo, determinou a transferência da capital de Viamão para lá, quando a freguesia já tinha cerca de 1 500 habitantes.  
  • Com a paz entre Portugal e Espanha conseguida no Tratado de Santo Ildefonso (1777), a posse da terra foi regularizada e começou-se a organizar a administração. Foi erguido o Palácio de Barro, primeira sede de governo, um cemitério, uma prisão, um pequeno teatro e a Igreja Matriz. Ruas foram calçadas, foi criado um serviço postal, o comércio começou a florescer, a atividade do porto se intensificou e a pequena urbe assumiu suas funções definitivamente como capital da Capitania, crescendo rapidamente. 
  • Em 1798 tinha 3 000 habitantes e, em 1814, já possuía 6 000. A população, pelo último censo, é hoje de 1.467.823 habitantes. (Wikipedia)

Abaixo, a sede da Fundação Iberê Camargo

1808 – Carlos IV de Espanha abdica em favor de seu filho, Fernando VII;
1812 – Um sismo destrói Caracas, Venezuela;

1871 – A Comuna de Paris é estabelecida formalmente;

  • A Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa por ocasião da resistência popular ante a invasão por parte do Reino da Prússia.  
  • Durante a guerra franco-prussiana, as províncias francesas elegeram para a Assembleia Nacional Francesa uma maioria de deputados monarquistas francamente favorável à capitulação ante a Prússia. A população de Paris, no entanto, opunha-se a essa política. 
  • Louis Adolphe Thiers, elevado à chefia do gabinete conservador, tentou esmagar os insurretos. Estes, porém, com o apoio da Guarda Nacional, derrotaram as forças legalistas, obrigando os membros do governo a abandonar precipitadamente Paris, onde o comitê central da Guarda Nacional passou a exercer sua autoridade. 
  • A Comuna de Paris — considerada a primeira república proletária da história — adotou uma política de caráter socialista, baseada nos princípios da Primeira Internacional dos Trabalhadores.  
  • O poder comunal manteve-se durante cerca de quarenta dias. Seu esmagamento revestiu-se de extrema crueldade. Mais de 20.000 communards foram executados pelas forças de Thiers.  
  • O governo durou oficialmente de 26 de março a 28 de maio, enfrentando não só o invasor alemão como também tropas francesas, pois a Comuna era um movimento de revolta, contrariando o armistício assinado com os invasores pelo governo anterior. 
  • Os alemães tiveram ainda que libertar militares franceses feitos prisioneiros de guerra para auxiliar na tomada de Paris.

1881 – Tessália torna-se novamente parte da Grécia;
1885 – Rebelião de Saskatchewan: os Métis, liderados por Gabriel Dumont, derrotam um grupo de policiais e de assentadores anglófonos na batalha de Duck Lake;
1913 – Guerra dos Balcãs: as forças búlgaras tomam Andrinopla;

1923 – A Rádio BBC começa a transmissão regular de previsões atmosféricas no Reino Unido;

1924 – Fundação do Clube Atlético Paranaense de Curitiba/Paraná

1934 – A Driving Licence (carteira de motorista) é introduzida no Reino Unido;

1942 – Segunda Guerra Mundial: Na Polônia, Auschwitz recebe seus primeiros prisioneiros femininos;

1945 – Segunda Guerra Mundial: Os aliados capturam Iwo Jima pondo um final à batalha de Iwo Jima;

1953 – Jonas Salk anuncia sua vacina contra a poliomielite;

  • A vacina Salk, injetável, contra a poliomielite ou paralisia infantil, é tão eficaz quanto a Sabin – a vacina da gotinha. 
  • Pelas suas características, por ser constituída por vírus inativados, elimina os eventos adversos que podem ocorrer com a Sabin, além de poder ser administrada a qualquer criança, inclusive nas imunodeprimidas. 
  • Se uma criança pudesse optar pela injeção ou pela gotinha, qual das duas você acha que ela escolheria? 

1956 - Criação da Arquidiocese de Goiânia e Diocese de Jataí;
1969 – É formada a banda The Allman Brothers Band, principais arquitetos do Southern rock.
1971 – O Paquistão do Leste declara sua independência do Paquistão para formar a República Popular do Bangladesh dando início a um conflito armado;
1979 – Anwar Al-Sadat, Menachem Begin e Jimmy Carter assinam o Tratado de paz israelo-egípcio em Washington, DC;

1989 - Entrou no ar, o Domingão do Faustão, com apresentação de Fausto Silva.

1991 – Assinatura do Tratado de Assunção criando o Mercosul;

  • O Mercosul, como é conhecido o Mercado Comum do Sul (em castelhano: Mercado Común del Sur, Mercosur; em guarani: Ñemby Ñemuha), é a união aduaneira (livre-comércio intrazona e política comercial comum) de cinco países da América do Sul. 
  • Em sua formação original, o bloco era composto por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Em virtude da remoção de Fernando Lugo da presidência do Paraguai, o país foi temporariamente suspenso do bloco; esse fato tornou possível a adesão da Venezuela como membro pleno do Mercosul a partir do dia 31 de julho de 2012, inclusão até então impossível em razão do veto paraguaio. 
  • No dia 17 de dezembro de 2007, Israel assinou o primeiro Tratado de Livre Comércio (TLC) com o bloco. Em 2 de agosto de 2010, foi a vez de o Egito assinar também um TLC. 
  • Em 2004, entrou em vigor o Protocolo de Olivos (2002), que criou o Tribunal Arbitral Permanente de Revisão do Mercosul, com sede na cidade de Assunção (Paraguai). Uma das fontes de insegurança jurídica nesse bloco de integração era a falta de um tribunal permanente.  
  • Muitos sul-americanos veem o Mercosul como uma arma contra a influência dos Estados Unidos na região, tanto na forma da Área de Livre Comércio das Américas quanto na de tratados bilaterais.



1995 – O Acordo de Schengen entra em vigor;
1999 – Um júri em Michigan considera o Dr. Jack Kevorkian culpado de assassinato em segundo grau por administrar uma injeção letal em um doente terminal;
2000
O Papa João Paulo II visita o Muro das Lamentações em Jerusalém;

2000 - Ocorrem as eleições presidenciais na Rússia e Vladimir Putin é eleito Presidente;

2006 – Entra em vigor na Escócia a proibição do uso do cigarro em ambientes públicos fechados;
2007 - Com a lei estadual n° 15.461/2007 criou-se, oficialmente no Paraná, o dia estadual do Clube Atlético Paranaense. Foi neste dia, no ano de 1924, que o clube foi fundado ;

2008 – Bovespa anuncia oficialmente o início do processo de fusão com a BM&F (Bolsa Mercantil e de Futuros), criando a Nova Bolsa, nome provisório da nova instituição que surgiu com a fusão, que será a terceira maior bolsa de valores do mundo, e a segunda das Américas, em valor de mercado.


  603 – K'inich J'anaab Pakal, governante maia (m. 683)
1516 – Conrad Gessner, naturalista suíço (m. 1565)
1789 – Edward Ffrench Bromhead, naturalista e matemático irlandês (m. 1855)
1797 – Fortunato José Barreiros, militar e político português (m. 1885)
1819 – Luís da Câmara Leme, militar, político e intelectual português (m. 1904)
1821 – João Inácio de Simas e Cunha, nobre e político português (m. ?)
1826 – José Soares Teixeira de Sousa, político português (m. 1885)
1831
Eugène Renevier, geólogo e paleontólogo suíço (m. 1906)
Sophus Ruge, geógrafo e historiador alemão (m. 1903)
1848 – John Churton Collins, crítico literário britânico (m. 1908)
1858 – Luis Barros Borgoño, escritor e político chileno (m. 1943)
1859
Alfred Edward Housman, poeta britânico (m. 1936)
Manuel Luís Coelho da Silva, religioso português (m. 1936)
Adolf Hurwitz, matemático alemão (m. 1919)
1865 – Cornelius Lott Shear, botânico estado-unidense (m. 1956)

1866 – Carl Christian Mez, botânico alemão (m. 1944)

  • Foi fundador dos "Arquivos Botânicos, e até 1938, editor.  
  • Suas áreas de estudos foram a sistemática e a fisiologia. Continuou estudando a taxonomia e a morfologia das Lauraceae, introduzindo o uso da serologia como um método de estudar as relações entre as plantas. 
  • Também estudou micologia, e escreveu sobre o podridão seca. Os gêneros botânicos Mezia Schwacke ex Niedenzu, e Meziella Schindler, foram nomeados em sua homenagem. (Wikipedia)

1874
Robert Frost, poeta estado-unidense (m. 1963)
Elisabeth Altmann-Gottheiner, economista alemã (m. 1930)
1875
Syngman Rhee, político sul-coreano (m. 1965)
Antônio Augusto de Carvalho Chaves, político brasileiro (m. 1949)
1876
Guilherme de Wied, rei da Albânia (m. 1945)
Gervásio Lima, escritor português (m. 1945)
1878 – Ptolomeu de Assis Brasil, engenheiro e militar brasileiro (m. 1935)
1883 – Sebastião Archer da Silva, empresário e político brasileiro (m. 1974)
1893 – Palmiro Togliatti, líder comunista italiano (m. 1964)
1896 – Rudolf Dassler, empresário alemão, criador da marca Puma (m. 1974)
1904
Joseph Campbell, autor estado-unidense (m. 1987)
Xenofón Zolótas, economista e político grego (m. 2004)
Emilio Fernández, ator, escritor e cineasta mexicano (m. 1986)
Attilio Ferraris, futebolista italiano (m. 1947)
1905 – Viktor Frankl, neurologista e psiquiatra austríaco (m. 1997)
1908
Samuel Bronston, cineasta estado-unidense (m. 1994)
Herman Kalckar, bioquímico dinamarquês (m. 1991)
1909 – Héctor José Cámpora, político argentino (m. 1980)
1911
Bernard Katz, biofísico alemão (m. 2003)
Tennessee Williams, dramaturgo estado-unidense (m. 1983)
Romeu Pellicciari, futebolista brasileiro (m. 1971)
1913 – Paul Erdős, matemático húngaro (m. 1996)
1914
Toru Kumon, educador japonês (m. 1995)
William Westmoreland, militar estado-unidense (m. 2005)
1916
Christian Boehmer Anfinsen, químico estado-unidense (m. 1995)
Sterling Hayden, ator estado-unidense (m. 1986)
1918
Luis Rey, médico brasileiro
Ivo Silveira, político brasileiro (m. 2007)
1920 – Sergio Livingstone, ex-futebolista chileno
1922 – Oscar Sala, físico italiano
1924 – Luiz Villas-Boas, radialista português (m. 1999)
1925 – Pierre Boulez, compositor e maestro francês

1926 – João Augusto Conrado do Amaral Gurgel,
empresário e industrial brasileiro (m. 2009)

  • João Augusto Conrado do Amaral Gurgel (Franca, 26 de março de 1926 — São Paulo, 30 de janeiro de 2009) foi um engenheiro e ex-industrial brasileiro do ramo automobilístico. 
  • Ele montou em 1969 a fábrica Gurgel, com a proposta de produzir veículos 100% nacionais. Sua carreira foi marcada pela busca do desenvolvimento de tecnologias automotivas nacionais, utilizando capital igualmente nacional. 
  • Característica marcante nos veículos fabricados por sua empresa eram as suas carrocerias de fibra de vidro.  
  • Gurgel era contrário ao uso do álcool de cana-de-açúcar como combustível. Ainda assim, produziu alguns (poucos) carros com motor a álcool. Na grande maioria os veículos da sua marca eram movidos a gasolina. Segundo ele a terra deve produzir alimentos e não combustíveis. (Wikipedia)


1930
Sandra Day O'Connor, juíza estado-unidense
Gregory Corso, poeta estado-unidense (m. 2001)
1931 – Leonard Nimoy, ator e diretor estado-unidense (m. 2015).
1933
Tinto Brass, diretor de cinema italiano
Renato Pirocchi, automobilista italiano (m. 2002)
1934
Alan Arkin, ator estado-unidense
Dida, futebolista brasileiro (m. 2002)
1935
Enivaldo Ribeiro, político brasileiro
Iberê Cavalcanti, cineasta brasileiro
Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina
Peret, cantor e compositor espanhol

1936 – Éder Jofre, ex-boxeador brasileiro

  • Eder Jofre  (São Paulo, 26 de março de 1936) é um ex-pugilista brasileiro. Eder lutava, quando amador, sob as cores do São Paulo Futebol Clube. 
  • É considerado por especialistas internacionais como o maior peso-galo do boxe na era moderna, tendo ficado conhecido pelo apelido "Galinho de Ouro" concedido pelo escritor Benedito Ruy Barbosa.  
  • Eder é vegetariano desde 1956, conforme declarado no documentário A Carne é Fraca produzido pelo Instituto Nina Rosa.  
  • Mesmo após ter se aposentado do esporte, Eder continuou a disputar lutas em forma de exibições – uma delas realizada no Ginásio do Ibirapuera sendo uma das mais notáveis contra Servílio de Oliveira, primeiro medalhista Olímpico do Boxe brasileiro em 1996, veiculada pela Rede Record de televisão.  
  • Eder também foi professor de boxe em uma academia paulistana de classe média-alta treinando modelos, atores, empresários, etc.. Veio a tornar-se ainda um político, ao ser eleito vereador de São Paulo pelo PDS, em 1982. Em 1989, filiou-se ao PSDB – partido ao qual ainda é filiado – de 1989 a 2000.


1938
Anthony J. Leggett, físico estado-unidense
Ludgero Marques, empresário português
1939 – Vicente de Paulo Barretto, jurista brasileiro
1940
James Caan, ator estado-unidense
Nancy Pelosi, política estado-unidense
1941
Richard Dawkins, biólogo britânico
Lella Lombardi, automobilista italiana (m. 1992)
1942
Erica Jong, autora estado-unidense
José Megre, automobilista português (m. 2009)
1943
Bob Woodward, jornalista estado-unidense
Ruiter, ex-futebolista brasileiro

1944 – Diana Ross, cantora e compositora estado-unidense 

1946 – Gonzaga Patriota, político brasileiro
1948
Steven Tyler, músico estado-unidense (Aerosmith)
Richard Tandy, músico britânico (Electric Light Orchestra)
1949 – Patrick Süskind, escritor alemão
1950
Ernest Lee Thomas, ator estado-unidense
Alan Silvestri, compositor estado-unidense
1951
Carl Wieman, físico estado-unidense
Klaus Hoffmann, cantor, ator e compositor alemão
1952 – Didier Pironi, automobilista e piloto de lanchas off-shore francês (m. 1987)
1953 – Luís Carlos Patraquim, poeta, autor teatral e jornalista moçambicano
1954 – Antonio Lotti, cantor lírico brasileiro (m. 2006)
1957 – Oliver Hirschbiegel, cineasta alemão
1958 – Elio De Angelis, automobilista italiano (m. 1986)
1960
Jennifer Grey, atriz estado-unidense
Marco Antonio Ricciardelli, humorista brasileiro
Sándor Sallai, ex-futebolista húngaro
Brian Till, ex-automobilista estado-unidense
1962
Yuri Gidzenko, cosmonauta russo
Falko Götz, ex-futebolista alemão
Eric Allan Kramer, ator estado-unidense
John Stockton, ex-jogador de basquete estado-unidense
1963 – Jorge Ricardo Coutinho Machado, escritor brasileiro
1964
Ed Wasser, ator estado-unidense
Martin Donnelly, automobilista norte-irlandês
1965
Valéria Monteiro, jornalista brasileira
Trey Azagthoth, músico estado-unidense
1966
Oscar Pardini, humorista e ator brasileiro
Nick Wirth, engenheiro automobilístico britânico
Michael Imperioli, ator estado-unidense
1967
Peter Schöttel, ex-futebolista austríaco
Alberto Coyote, ex-futebolista mexicano
1968 – James Iha, músico estado-unidense
1969 – Almir de Souza Fraga, ex-futebolista brasileiro
1970
Paul Bosvelt, ex-futebolista neerlandês
Jelle Goes, treinador de futebol neerlandês
1971
Liviu Ciobotariu, ex-futebolista romeno
Choi Jin-Cheul, ex-futebolista sul-coreano
Rogério Klafke, jogador de basquete brasileiro
Paul Darren Williams, ex-futebolista britânico
1972
Willem Jackson, futebolista sul-africano
Leslie Mann, atriz estado-unidense
Rennae Stubbs, tenista australiana
Daniella Ribeiro, política brasileira
1973
Larry Page, pioneiro de motor de busca estado-unidense
T.R. Knight, ator estado-unidense
Ivica Kralj, ex-futebolista montenegrino
1974
Darion Basco, ator estado-unidense
Taribo West, ex-futebolista nigeriano
Odvan, futebolista brasileiro
Edmílson Matias, futebolista brasileiro
Bruno Carvalho, ex-futebolista brasileiro
1975
Alessandro Lotta, músico italiano (Rhapsody of Fire)
Humberto, ex-futebolista brasileiro
1976
Amy Smart, atriz estado-unidense
Giovani Braz, humorista brasileiro
Mariano Toedtli, futebolista argentino
Óscar Sonejee, futebolista andorrano
1977
Kevin Davies, futebolista britânico
Morgan De Sanctis, futebolista italiano
Paulin Tokala Kombe, futebolista congolês
Sylvain Grenier, wrestler canadense
Capi, futebolista espanhol
Simone Soares, atriz brasileira
1978
Guillermo Ramírez, ex-futebolista guatemalteco
Sandra Romain, atriz romena
1979
Pierre Wome, futebolista camaronês
Alicia Lagano, atriz estado-unidense
Abderraouf Zarabi, futebolista argelino
Nacho Novo, futebolista espanhol

1979 - Juliana Paes, atriz brasileira

1980
Bernardo Leyenda, futebolista argentino
Sérgio Paulinho, ciclista português
Daniel Bogdanovic, futebolista líbio
Norbert Varga, futebolista romeno
1981
Massimo Donati, futebolista italiano
Baruch Dego, futebolista etíope
Luke Ford, ator australiano
Matt Hill, futebolista britânico
1982
Mikel Arteta, futebolista espanhol
Andreas Hinkel, futebolista alemão
Stanislav Angelovič, futebolista eslovaco
1983
Anti Saarepuu, esquiador estoniano
Mike Brenley, wrestler estado-unidense
Toni Elías, motociclista espanhol
Roman Bednář, futebolista checo
Antonio Rosati, futebolista italiano
1984
Justice Majabvi, futebolista zimbabuano
Marco Stier, futebolista alemão
Lê Tấn Tài, futebolista vietnamita
Nilson, futebolista brasileiro
Danniel Barbosa Cardoso.
1985
Keira Knightley, atriz britânica
Morten "Molle" Rasmussen, futebolista dinamarquês
Prosper Utseya, jogador de críquete zimbabuano
Anatolie Boestan, futebolista moldávio
Daniel Axtyamov, futebolista uzbeque
Davide Somma, futebolista sul-africano
Élio Martins, futebolista português
Dimitris Pliagas, futebolista grego
Ovidiu Herea, futebolista romeno
Jonathan Groff, ator e cantor estado-unidense
1986
Abraham Alechenwu, futebolista nigeriano
Gabrielle Costa de Sousa, modelo brasileira
Danielle Costa de Souza, modelo brasileira
Brahim El Bahri, futebolista marroquino
Michel Simplício, futebolista brasileiro
Blažo Rajović, futebolista montenegrino
Mario Rondón, futebolista venezuelano
1987
Matteo Ardemagni, futebolista italiano
Borja Viguera, futebolista espanhol
Ondřej Kúdela, futebolista tcheco
Steven Fletcher, futebolista britânico
YUI, cantora, compositora e atriz japonesa
Gilberto Manuel Pereira da Silva, futebolista português
Robert Åhman-Persson, futebolista sueco
Elisson, futebolista brasileiro
1988
Mohd Asraruddin Putra Omar, futebolista malaio
Davidson Drobo-Ampem, futebolista ganês
Lucas Rios Marques, futebolista brasileiro
1989
Simon Kjær, futebolista dinamarquês
Federico Mancuello, futebolista argentino
1990
Yuya Takaki, cantor japonês (Hey! Say! JUMP)
Patrick Ekeng-Ekeng, futebolista camaronês
1992
Nicholas Arlers, futebolista costarriquenho
Stoffel Vandoorne, automobilista belga
1994
Xiumin, cantor/idol coreano

1884 - Mayu Watanabe, cantora/idol japonesa



1130 – Sigurdo I da Noruega (n. ca. 1090)
1211 – Sancho I de Portugal (n. 1154)

1350 – Afonso XI de Castela (n. 1312)

  • Seus pais morreram muito cedo: Fernando veio a falecer em campanha em 1312 e Constança de Portugal faleceu um ano mais tarde, com apenas 23 anos.  
  • Assim, foi aclamado rei em Jaén em 1312, com três meses de idade. A regência foi entregue à sua avó paterna, a rainha-avó Maria de Molina, que também foi tutora da irmã mais velha de Afonso, a infanta Leonor de Castela, futura consorte de Afonso IV de Aragão. Maria seria regente do reino de 1312 a 1321, data da sua morte. 
  • Só em 1325 Afonso atingiria a maioridade e assumiria o controlo do reino. 
  • Afonso XI casou-se duas vezes. Em 1325 com Constança Manuel, infanta de Castela, filha do seu primo e tutor, o infante João Manuel de Castela, príncipe de Vilhena, e de Constança de Aragão. Seria repudiada por Afonso e, presa no Castelo de Toro, não consumaria o matrimónio. Viria a casar-se com o primo direito deste, Pedro I de Portugal.  
  • O segundo casamento foi em 1328 com a sua prima direita, a infanta Maria de Portugal, filha de Afonso IV de Portugal, seu tio materno, e da infanta Beatriz de Castela, sua tia paterna.  
  • Também desde 1329 manteve uma longa paixão por Leonor Nunes de Gusmão, que lhe deu numerosa prole, e a quem terá dedicado uma cantiga de amor. Foi a verdadeira favorita do rei, que se afastou da sua família legítima para se dedicar à ilegítima. Concedeu várias terras e cargos importantes a estes, que ficariam com um estatuto próximo ao da rainha e do príncipe.  
  • É provável que só à beira da morte, em Gibraltar, durante a grande peste de 1350, se tenha esforçado desesperadamente por legitimar os filhos, mas sem sucesso. 
  • Foi transladado para Jerez de la Frontera, onde foi embalsamado. O seu corpo foi enterrado em Sevilha e os seus intestinos na Real Capela do Alcazar em Jerez. (Wikipedia)

1402 – Davi Stewart, duque de Rothesay (n. 1378)
1726 – John Vanbrugh, dramaturgo britânico (n. 1664)
1797 – James Hutton, geólogo britânico (n. 1726)
1802 – Luís António José Maria da Câmara, nobre português (n. 1754)

1814 – Joseph-Ignace Guillotin, inventor francês (n. 1738)

1825 – Jean Vincent Félix Lamouroux, biólogo francês (n. 1779)
1827 – Ludwig van Beethoven, compositor alemão (n. 1770)
1831 – Richard Allen, religioso estado-unidense (n. 1760)
1857 – Thomas Peters, supercentenário neerlandês (n. 1745)

1870 – Raymond Monvoisin, pintor, desenhista e litógrafo francês (n. 1870)
  • Raymond-Auguste Quinsac de Monvoisin (Bordéus, 31 de maio de 1790 – Boulogne-sur-Seine, 26 de março de 1870) foi um pintor, desenhista e litógrafo francês que se radicou por dez anos na América do Sul, primeiramente no Chile, depois no Peru, Argentina e Brasil.

1874 – José de Avelar e Almeida, nobre brasileiro (n. 1810)
1891 – Joaquim Antônio Vasques, tipógrafo, jornalista e militar brasileiro (n. ?)
1892 – Walt Whitman, poeta estado-unidense (n. 1819)
1901 – Elias Fausto Pacheco Jordão, político brasileiro (n. 1849)
1902 – Cecil Rhodes, explorador britânico (n. 1853)
1910 – Auguste Charlois, astrônomo francês (n. 1864)
1920 – Luís de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil (n. 1878)
1921 – Leonel Martiniano de Alencar, diplomata brasileiro (n. 1832)

1923 – Sarah Bernhardt, atriz francesa (n. 1844)

  • Henriette Rosine Bernardt (Paris, 22 de outubro de 1844 — Paris, 26 de março de 1923), conhecida mundialmente por Sarah Bernhardt, foi uma atriz e cortesã francesa, já chamada por alguns durante "a mais famosa atriz da história do mundo". 
  • Bernhardt fez sua reputação nos palcos da Europa na década de 1870, e logo passou a ser exigida pelos principais palcos do continente e dos Estados Unidos. Conquistou uma fama de atriz dramática, em papéis sérios, ganhando o epíteto de "A Divina Sarah".  
  • Seu papel mais marcante foi o da peça A Dama das Camélias de Alexandre Dumas. 
  • Visitou o Brasil quatro vezes, as duas primeiras ainda durante o reinado de D. Pedro II. Na última visita, durante uma encenação, sofreu um acidente que lhe gerou sérios problemas em sua perna e que culminou, anos depois, em sua morte. (Wikipedia)


1924 – Augusto Machado, compositor português (n. 1845)
1926 – Konstantin Fehrenbach, chanceler alemão (n. 1852)
1929 – João Fernandes de Sousa, político brasileiro (n. 1855)
1940 – Spiridon Louis, atleta grego (n. 1873)
1942 – Gustaaf Adolf Frederik Molengraaff, geólogo, biólogo e explorador holandês (n. 1860)
1945 – David Lloyd George, primeiro-ministro britânico (n. 1863)
1948 – Frederico Benício de Sousa Costa, religioso brasileiro (n. 1875)
1951 – Walter Kirchhoff, cantor lírico alemão (n. 1879)
1957 – Édouard Herriot, político francês (n. 1872)
1959 – Raymond Chandler, escritor estado-unidense (n. 1888)
1961 – Carlos Duarte Costa, religioso brasileiro (n. 1888)
1963 - Pierre Lacau, egiptólogo francês (n. 1873).
1964 – Paul A. Baran, economista estado-unidense (n. 1910)
1969
Günther Weisenborn, escritor e dramaturgo alemão (n. 1902)

1969 - Nélson Hungria, jurista brasileiro (n. 1891)

  • Nélson Hungria Hoffbauer (Além Paraíba, 16 de maio de 1891 — Rio de Janeiro, 26 de março de 1969) foi um dois mais importantes penalistas brasileiros, com diversas obras publicadas ao longo da vida. 
  • Foi desembargador do Tribunal de Justiça do antigo Distrito Federal, delegado de Polícia e, culminando sua carreira de jurista, ministro do Supremo Tribunal Federal entre 1951 e 1961.  
  • Lecionou durante anos na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense, como professor de Direito Penal.  
  • Foi um dos autores do anteprojeto do Código Penal de 1940 (Decreto-lei n.º 2.848, de 7 de dezembro de 1940), e um dos seus principais comentadores (Comentários ao Código Penal, Revista Forense, Rio de Janeiro, publicados na década de 1950). 
  • É conhecido pelo epíteto de Príncipe dos Penalistas Brasileiros. (Wikipedia)
1970 – Jaime de Altavila, jornalista e político brasileiro (n. 1895)
1971 – Elpídio Josué de Almeida, político brasileiro (n. 1893)
1973 – Noël Coward, compositor e dramaturgo britânico (n. 1899)
1976
Lin Yutang, escritor chinês (n. 1895)
Eduardo Soares de Albergaria, empresário português (n. 1888)

1976 - Josef Albers, artista alemão (n. 1888)

  • Josef Albers (19 de Março de 1888 - 25 de Março de 1976) foi um artista americano nascido na Alemanha, e um educador por excelência, cujas obras, tanto na Europa como nos Estados Unidos, representaram a base dos mais influentes programas sobre o estudo da arte do século XX.  
  • Depois do encerramento da Bauhaus devido à repressão Nazi em 1933, Albers emigra para os Estados Unidos. Em Novembro de 1933, ingressa na Black Mountain College, Carolina do Norte, onde principia o seu programa de pintura.  
  • Josef Albers é considerado tanto um designer, fotógrafo, tipógrafo e poeta, e reconhecido pelos seus trabalhos como pintor abstrato e teórico. Albers favoreceu uma abordagem reconhecidamente disciplinar da composição. 
  • Os mais famosos trabalhos incluem a série Homage to the Square, sobre a qual o artista explorou as interações cromáticas através de planos e arranjos concêntricos.  
  • A obra de Josef Albers representa uma transição entre a arte europeia tradicional e a nova arte americana. Incorpora uma forma de arte influenciada nos Construtivistas e o movimento Bauhaus - a intensidade e escala de pequenas proporções são tipicamente europeias. Todavia, são os artistas americanos das décadas de 50 e 60 pelos quais Josef Albers sente um maior apego. 
  • Os pintores abstratos "Hard-edge" influenciariam a forma como Albers compôs os padrões e cores intensas, enquanto os artistas OP e outros designados conceptuais para o seu interesse e estudo pela percepção.


1983 – Anthony Blunt, espião britânico (n. 1907)
1984
Ahmed Sékou Touré, primeiro presidente da Guiné (n. 1922)
Octávio Trompowsky, enxadrista brasileiro (n. 1897)
1985 – Daniel Brüning, político brasileiro (n. 1925)
1988 – Miguel Abuelo, músico, poeta e cantor argentino (n. 1946)
1993 – Reuben Fine, enxadrista estado-unidense (n. 1914)
1995
Eazy E, rapper estado-unidense (n. 1963)

1995 - Manuel Vítor Filho, pintor, desenhista,
ilustrador e cartunista brasileiro (n. 1927)


  • Foi o primeiro ilustrador brasileiro a usar o óleo nos trabalhos de ilustração. Também foi pioneiro em levar desenhos para a televisão esboçando-os ao vivo. Isto ocorreu em 1953 na TV Record de São Paulo, então uma emissora recém-fundada por Paulo Machado de Carvalho, no programa infantil produzido por Eduardo Moreira. 
  • Em 1955 estreia nos quadrinhos, adaptando dois romances de aventura roteirizados por seu pai: Os Dramas da Floresta Virgem e República dos Palmares.  
  • Na década de 70 recebeu a incumbência de ilustrar a obra infantil de Monteiro Lobato, apresentando uma nova interpretação visual com a modernização dos personagens.  
  • A Editora Abril contrata-o para pintar as capas dos 56 fascículos da série Grandes Personagens da nossa História. São figuras magníficas em que o pintor soube transmitir para a tela a força e a forte personalidade dos nossos herois. Para cada um desses trabalhos foi em busca de fontes e realizou cuidadosas pesquisas sobre o personagem para que o retrato fosse o mais fiel possível.


1996 – David Packard, empresário estado-unidense (n. 1912)
1997 – Eziquiel Martins Marinho, capoeirista brasileiro (n. 1941)
2003
Anísio Medeiros, diretor de arte, cenógrafo e figurinista brasileiro (n. 1922)
José Tamayo, diretor e empresário teatral espanhol (n. 1920)
Daniel Patrick Moynihan, político e sociólogo estado-unidense (n. 1927)
2005 – James Callaghan, primeiro-ministro britânico (n. 1912)
2006
Ariclê Perez, atriz brasileira (n. 1943)
Paul Dana, automobilista estado-unidense (n. 1976)
2007
João Soares Louro, administrador português (n. 1933)
Sylvia Straus, pianista estado-unidense (n. 1913)
Mikhail Ulyanov, ator russo (n. 1927)
Beniamino Andreatta, político e economista italiano (n. 1928)
Heinz Schiller, automobilista suíço (n. 1930)
2010 - Speedfreaks, rapper brasileiro (n. 1973)
2011 - Paul Baran, cientista norte americano (n. 1926)


Dia do Mercosul

Zoroastrismo: 
Nascimento do profeta Zaratustra

Brasil: 
Dia do Cacau

Brasil - São Paulo: 
Dia Estadual da Matemática, instituído pela Lei nº 14.401, de 12 de abril de 2011
Aniversário das cidades de Barueri, Carapicuíba e Poá

Portugal: 
Dia do Livro Português

Bangladesh: 
Dia da Independência

Brasil - Bahia: 
Aniversário da emancipação da cidade de Itaberaba

Brasil - Rio Grande do Sul: 
Aniversário de Porto Alegre





Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.