segunda-feira, 23 de março de 2015

Eventos em destaque no dia 24 de março de 2015 > Terça-Feira > Postado na véspera às 4:47 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

24 de março de 2015.
83.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 282 dias para acabar o ano.


1603 – Jaime VI da Escócia torna-se também Jaime I, Rei da Inglaterra;
1663 – Rei Carlos II de Inglaterra cria a Província da Carolina e a divide entre oito diferentes proprietários.

1882 – Robert Koch anuncia a descoberta da bactéria responsável pela tuberculose (Mycobacterium tuberculosis);
  • A tuberculose - chamada antigamente de "peste cinzenta", e conhecida também em português como tísica pulmonar ou "doença do peito" - é uma das doenças infecciosas documentadas desde mais longa data e que continua a afligir a Humanidade nos dias atuais. 
  • A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os processos de produção e de reprodução social, assim como à implementação de políticas de controle da doença. 
  • Os processos de produção e reprodução estão diretamente relacionados ao modo de viver e o trabalho do indivíduo.  
  • A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do nosso organismo, como, por exemplo, laringe, os ossos e as articulações, a pele (lúpus vulgar), os glânglios linfáticos (escrófulo), os intestinos, os rins e o sistema nervoso. 
  • A tuberculose miliar consiste num alastramento da infeção a diversas partes do organismo, por via sanguínea. Este tipo de tuberculose pode atingir as meninges (membranas que revestem a medula espinhal e o encéfalo), causando infecções graves denominadas de "meningite tuberculosa". (Wikipedia)


1918 – Guerra civil finlandesa: início do cerco a Tampere pela Guarda branca;

1923 – A Grécia torna-se uma república;
  • A Grécia é uma república parlamentar. O chefe de Estado nominal é o presidente da república, que é eleito pelo parlamento para um mandato de cinco anos. 
  • A atual constituição foi elaborada e aprovada pelo Quinto Parlamento Revisionista dos Helenos e entrou em vigor em 1975 após a queda da junta militar de 1967-1974. Ela foi revisada por duas vezes desde que entrou em vigor, em 1986 e em 2001. A Constituição, que consiste em 120 artigos, prevê a separação dos poderes em executivo, legislativo e judiciário, e concede extensa garantias específicas (reforçado em 2001), das liberdades civis e direitos sociais. 
  • O sufrágio feminino foi garantido com uma emenda constitucional de 1952. Segundo a Constituição, o poder executivo é exercido pelo presidente da república e pelo governo. 
  • A partir de emenda à Constituição de 1986, as funções do presidente foram reduzidas de forma significativa, e agora elas são, em grande parte, cerimoniais; a maior parte do poder político, portanto, está nas mãos do primeiro-ministro. 
  • A posição do primeiro-ministro, chefe de governo da Grécia, pertencente ao atual líder do partido político que possa obter um voto de confiança do Parlamento. 
  • O presidente da república nomeia formalmente o primeiro-ministro e, na sua recomendação, nomeia e exonera os restantes membros do Conselho de Ministros. (Wikipedia)


1928 – Assinado o Tratado Salomón-Lozano pondo fim a um litígio territorial de quase um século entre a Colômbia e o Peru;
1941 - Carmen Miranda se consagra ao ser a primeira e única artista do Brasil a deixar suas impressões das mãos e plataformas na "Calçada da Fama" do Chinese Theatre.

1966 - Entra no ar a TV Globo São Paulo, uma emissora própria da Rede Globo, encampando o canal e patrimônio da Fundação Victor Costa.

1973 – A banda de rock Pink Floyd lança o álbum Dark Side of the Moon;

1976 – As Forças Armadas da Argentina dão um golpe de Estado e depõem a presidente Isabelita Perón, iniciando o Processo de Reorganização Nacional;
  • O Golpe de 1976 foi um golpe de Estado de direita que derrubou Isabel Perón em 24 de março de 1976 na Argentina. 
  • Em seu lugar, uma junta militar foi instalada, que foi chefiada pelo general Jorge Rafael Videla, pelo almirante Emilio Eduardo Massera e pelo brigadeiro Orlando Ramón Agosti. A junta tomou o nome oficial de "Processo de Reorganização Nacional", e permaneceu no poder até 1983.  
  • Embora a repressão política (a chamada "Guerra Suja") começou antes do golpe, assim como o Operativo Independencia, foi fortemente estendida após o golpe e resultou em "desaparecimentos" de entre 7.000 a 30.000 pessoas, dependendo das fontes.  
  • À semelhança do golpe ocorrido no Brasil em 1964, o Departamento de Estado dos Estados Unidos tomou conhecimento da preparação do golpe antes de  ele ocorrer. Houve um acompanhamento velado dos EUA nos golpes ocorridos no Brasil, na Argentina e no Chile.
  • Em junho de 1976, quando as violações de direitos humanos pela junta foram criticados nos EUA, Kissinger reiterou seu apoio à junta, dirigindo-se diretamente ao ministro das Relações Exteriores da Argentina, o Almirante César Augusto Guzzetti, durante uma reunião em Santiago do Chile.  
  • O dia 24 de março é atualmente designado como o "Dia da Memória pela Verdade e a Justiça". (Wikipedia e outros)


1989 – O navio superpetroleiro Exxon Valdez deixa escapar 240 000 barris (42 000 m³) de petróleo depois de encalhar no estreito Prince William, Alasca, imergindo em óleo praticamente toda a fauna da região;

1991 – Ayrton Senna vence pela primeira vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no circuito de Interlagos, São Paulo;
  • O Grande Prêmio do Brasil de 1991 foi o segundo Grande Prêmio da temporada de 1991 da Fórmula 1 realizado em Interlagos no dia 24 de Março de 1991. 
  • Esta corrida marcou a primeira vitória de Ayrton Senna no Brasil pilotando um Fórmula 1. 
  • Aliado a isso, o fato da corrida ter possuído um final dramático, com a perda de quase todas as marchas de sua McLaren e o consequente desgaste físico acima do normal, fazendo com que ele não conseguisse sair do carro sozinho, fez dessa corrida uma das mais lembradas da carreira do piloto brasileiro. 
  • Foi a primeira vitória de um brasileiro em um grande prêmio disputado no Brasil desde 1986, quando Nelson Piquet saiu vitorioso com Senna em segundo lugar. (Wikipedia)

1992 – O presidente brasileiro Fernando Collor manda destruir 90 pistas de pouso de garimpeiros em Roraima;
1999 – Guerra do Kosovo: a Organização do Tratado do Atlântico Norte inicia o bombardeio aéreo contra a Iugoslávia, sendo esta a primeira vez em que a OTAN/NATO ataca um país soberano;
2003 – A Liga Árabe vota 21-1 a favor da resolução que ordena a imediata e incondicional remoção dos soldados dos Estados Unidos e das Forças Armadas do Reino Unido do Iraque;

2004 – Formação do primeiro furacão de que se tem notícia no sul do oceano Atlântico, denominado Catarina, deixa em alerta a população dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul na região Sul do Brasil;
  • Pelo fato de o "Catarina" ter se formado em uma região que nunca (de acordo com registros confiáveis) tinha registrado a presença de ciclones tropicais anteriormente, os danos acabaram por ser muito severos. 
  • O Catarina destruiu cerca de 1 500 residências e danificou outras 40 mil casas. Os prejuízos econômicos atingiram mais de 400 milhões de dólares e atingiram especialmente a agricultura de banana, que perdeu 85% da produção, e de arroz, que perdeu 40% das plantações.  
  • Apesar da inexistência de uma estrutura de alertas e de avisos específica para ciclones tropicais no país, as autoridades brasileiras conseguiram evacuar a população litorânea com rapidez. 
  • Foram registradas três mortes e outras 75 pessoas ficaram feridas devido aos efeitos da tempestade, um número considerado bastante baixo em comparação ao de outros países afetados por ciclones tropicais. (Wikipedia)

2006 – O Papa Bento XVI realiza o Consistório Ordinário Público de 2006, criando quinze novos cardeais.


480 – Bento de Núrsia, monge italiano e fundador da Ordem dos Beneditinos (m. 543)
1494 – Georgius Agricola, cientista alemão (m. 1555)
1774 – Jean Loiseleur-Deslongchamps, médico e botânico francês (m. 1849)
1607 – Michiel de Ruyter, almirante holandês (m. 1667)
1683 – Tomás Teles da Silva, nobre português (m. 1762)
1693 – John Harrison, relojoeiro britânico (m. 1776)
1761 – Charles Abbot, botânico e entomólogo britânico (m. 1817)
1762 – Marcos Portugal, compositor e músico português (m. 1830)
1795 – Francisco de Paula Pessoa, militar e político brasileiro (m. 1879)
1803 – Egerton Ryerson, político e educador canadense (m. 1882)
1808 – Maria Malibran, cantora lírica francesa (m. 1836)
1809
Mariano José de Larra, escritor espanhol (m. 1837)
Joseph Liouville, matemático francês (m. 1882)

1817 – Fritz von Dardel, pintor sueco (m. 1901)

1818 – Ottokar Doerffel, político brasileiro (m. 1906)
1820
Fanny Crosby, compositora e poetisa estado-unidense (m. 1915)
Alexandre Edmond Becquerel, físico francês (m. 1891)
1823 – Thomas Spencer Baynes, filósofo britânico (m. 1887)
1826 – Matilda Joslyn Gage, ativista estado-unidense (m. 1898)
1829 – Ignacio Zaragoza, militar mexicano (m. 1862)

1834 – William Morris, escritor e designer britânico (m. 1896)
  • William Morris (Walthamstow, Essex, 24 de março de 1834 - Hammersmith, Londres, 3 de outubro de 1896) foi um dos pricipais fundadores do Movimento das Artes e Ofícios britânico. 
  • Ele era pintor - de papéis de parede, tecidos padronizados e livros - além de escritor de poesia e ficção e um dos fundadores do movimento socialista na Inglaterra.  
  • O conflito trágico na vida de Morris era seu desejo não realizado de criar objetos belos a preços acessíveis — ou mesmo de graça — para as pessoas comuns, enquanto que o resultado na vida real era sempre a criação de objetos extremamente caros para uma minoria óbvia. 
  • Em seu romance utópico "Notícias de Lugar Nenhum", todos trabalham apenas pelo prazer e objetos belamente confeccionados são dados de graça para aqueles que simplesmente os apreciam. (Wikipedia)


1835 – Jožef Stefan, físico esloveno (m. 1893)
1837 – Filipe, conde de Flandres (m. 1905)
1839 – Horace Parnell Tuttle, astrônomo estado-unidense (m. 1923)
1843 – Édouard Marie Heckel, médico e botânico francês (m. 1916)

1844 – Cícero Romão Batista, Padre Cícero ou "Padim Ciço", religioso e político brasileiro (m. 1934)
  • Cícero Romão Batista (Crato, 24 de março de 1844 — Juazeiro do Norte, 20 de julho de 1934) foi um sacerdote católico brasileiro. Na devoção popular, é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço. 
  • Carismático, obteve grande prestígio e influência sobre a vida social, política e religiosa do Ceará bem como do Nordeste.  
  • Em março de 2001, foi escolhido "O Cearense do Século" em votação promovida pela TV Verdes Mares em parceria com a Rede Globo de televisão. Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC.  
  • Era filiado ao extinto Partido Republicano Conservador (PRC). Foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte, em 1911, quando o povoado foi elevado a cidade. Em 1926 foi eleito deputado federal, porém não chegou a assumir o cargo.  
  • Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, era devoto de padre Cícero e respeitava as suas crenças e conselhos. Os dois se encontraram uma única vez, em Juazeiro do Norte, em 1926. 
  • Naquele ano, a Coluna Prestes, liderada por Luís Carlos Prestes, percorria o interior do Brasil desafiando o Governo Federal. Para combatê-la foram criados os chamados Batalhões Patrióticos, comandados por líderes regionais que muitas vezes arregimentavam cangaceiros. (Wikipedia)


1849 – Peixoto Gomide, político brasileiro (m. 1906)
1855 – Olive Schreiner, escritora sul-africana (m. 1920)
1872 – Walther Reinhardt, militar alemão (m. 1930)
1873
Édouard Claparède, neurologista e psicólogo suíço (m. 1940)
Francisco de Paula Borba, médico português (m. ?)
1874
Luigi Einaudi, economista e político italiano (m. 1961)

1874 - Harry Houdini, ilusionista húngaro (m. 1926)
  • Durante os anos de 1907 e 1910, Houdini fez grande sucesso na América. Saía de jaulas, e é claro, sempre fazia seu grande número, o “Handcuff act”, causando enorme empolgação da plateia. 
  • O grande ato de Houdini chamado “Handcuff Act” era ser preso totalmente e livrar-se da caixa de prisão. Esse truque lhe valeu fama e fortuna. Passou em turnê pela Inglaterra, Escócia, Holanda, Alemanha, França e Rússia. Em cada cidade, a policia local gostava de testar Houdini, e prendia-o em suas celas. Houdini sempre conseguia escapar.. 
  • Em 1912, Houdini chegou ao seu ápice. Conseguiu superar todos seus concorrentes com um ato chamado “Chinese Water Torture Cell”, na qual ele era suspenso pelas pernas dentro de um “aquário” de vidro cheio de água, preso, amarrado e imobilizado. E em instantes deveria soltar-se, o que fazia com grande êxito. Na verdade, Houdini tinha 3 minutos para sair, se não conseguisse, sua esposa-assistente deveria quebrar o aquário e retirá-lo. 
  • Houdini tinha habilidades impressionantes. Era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar. E foi numa destas demonstrações de suas habilidades - a "incrível resistência torácica" - que ele morreu. 
  • Após apresentar o número para uma platéia de estudantes em Montreal, no Canadá, enquanto ele ainda exibia o "super" tórax, um dos estudantes, boxeador amador, invadiu os bastidores e sem dar tempo para que Houdini preparasse os músculos, golpeou-lhe o abdômen com dois socos. Os violentos golpes romperam-lhe o apêndice, e quase uma semana depois ele morreu, num hospital de Detroit. Era o fim de Harry Houdini, considerado até hoje o maior mágico que já existiu. (Wikipedia)


1884 – Peter Debye, químico neerlandês (m. 1966)

1886 – Edward Weston, fotógrafo estado-unidense (m. 1958)
  • Edward Weston (Highland Park, Illinois, 24 de março de 1886 — Widcat Hill, 1º de janeiro de 1958) foi um dos fotógrafos estadunidenses mais importantes do século XX.  
  • Aos 16 anos ganhou sua primeira máquina fotográfica e fez suas primeiras fotos, demonstrando um grande talento em sua infante prática no campo da fotografia artística. 
  • Com 20 anos já havia publicado seus trabalhos. A partir de 1929, iniciou sua célebre série de arte abstrata. 
  • Realizou sua primeira exposição individual em Nova Iorque no ano de 1930. Dois anos depois, publicou seu primeiro livros de fotografias, The Art of Edward Weston (A arte de Edward Weston).  
  • Em 1947 teve seu primeiro contato com a fotografia em cores, mas não sem certas reticências. (Wikipedia)


1887
Fatty Arbuckle, comediante, diretor e roteirista estado-unidense (m. 1933)
Helge Auleb, militar alemão (m. 1964)
1889
Alexia Bryn, patinadora artística norueguesa (m. 1983)

Olegário Mariano, poeta, político e diplomata brasileiro (m. 1958)
  • Olegário Mariano Carneiro da Cunha (Recife, 24 de março de 1889 — Rio de Janeiro, 28 de novembro de 1958) foi um poeta, político e diplomata brasileiro. 
  • Foi inspetor do ensino secundário e censor de teatro. Em 1918 foi representante do Brasil na Missão Melo Franco, como secretário de embaixada na Bolívia. Foi deputado à Assembleia Constituinte de 1934. Em 1937 ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados, depois foi ministro plenipotenciário nos Centenários de Portugal, em 1940; delegado da Academia Brasileira de Letras na Conferência Interacadêmica de Lisboa para o Acordo Ortográfico de 1945; embaixador do Brasil em Portugal entre 1953 e 1954. 
  • Exerceu o cargo de oficial do 4.° Ofício de Registro de Imóveis, no Rio de Janeiro, tendo sido antes tabelião de notas. Em 1938, em concurso promovido pela revista Fon-Fon, foi eleito Príncipe dos Poetas Brasileiros, em substituição a Alberto de Oliveira, detentor do título depois da morte de Olavo Bilac, o primeiro a obtê-lo. 
  • Nas revistas Careta e Para Todos, escrevia sob o pseudônimo de João da Avenida, uma seção de crônicas mundanas em versos humorísticos. Ficou conhecido como "o poeta das cigarras", por causa de um de seus temas prediletos. (Wikipedia)


1897 – Wilhelm Reich, psicoterapeuta austríaco (m. 1957)
1900 – Anésio Leão, político e escritor brasileiro (m. 1987)
1901 – Ub Iwerks, cartunista estado-unidense (m. 1971)
1902 – Thomas E. Dewey, político estado-unidense (m. 1971)
1903
Adolf Butenandt, químico alemão (m. 1995)
Malcolm Muggeridge, jornalista e escritor britânico
1909 – Clyde Barrow, ladrão e assassino estado-unidense (m. 1934)
1912 – Dorothy Height, ativista estado-unidense (m. 2010)
1916
Francesco Antonio Gallotti, pintor e escultor brasileiro (m. 1983)
Harry B. Whittington, paleontólogo britânico (m. 2010).
1917 – John Kendrew, biólogo britânico (m. 1997)
1919 – Lawrence Ferlinghetti, poeta e editor estado-unidense
1921 – Vasily Smyslov, enxadrista russo (m. 2010)
1922 – Miguel Gustavo, compositor, radialista e poeta brasileiro (m. 1972)

1926 – Dario Fo, escritor italiano
  • Dario Fo (Sangiano, 24 de março de 1926) é um escritor, dramaturgo e comediante italiano.Recebeu o Nobel de Literatura de 1997. Nasceu em Sangiano, pequena localidade às margens do Lago Maggiore na província de Varese, norte da Itália.  
  • Sua família era composta por seu pai Felice, socialista, mestre da estação e actor em uma companhia amadora do teatro; sua mãe Pina Rota, uma mulher da imaginação e talento (nos anos 1970, teve um livro autobiográfico publicado por Einaudi, contando a história de sua cidade natal); seu irmão Fúlvio; sua irmã Bianca e seu avô materno, que teve uma fazenda em Lomellina, onde Dario passou suas férias da infância. 
  • Durante a indefinição política após as eleições parlamentares de 2013 Fo foi indicado para concorrer ao cargo de Presidente da Itália pelo líder do Movimento 5 Estrelas (M5S), o ex-comediante Beppe Grillo. (Wikipedia) 
  • No Brasil, ficou bastante conhecido, ainda no período da ditadura militar, pela peça "A Morte Acidental de um Anarquista", protagonizada por Antônio Fagundes, fazendo referência a um prisioneiro preso nos aparelhos de repressão. Apesar do tema, trata-se de uma comédia satirizando as ditaduras. 


1930 – Steve McQueen, ator e automobilista estado-unidense (m. 1980)

1932 – Paul Singer, economista brasileiro
  • Trabalhando recentemente com o tema da economia solidária, o professor Singer ajudou a criar a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da USP em 1998, quando foi convidado pela CECAE a assumir o cargo de coordenador acadêmico da incubadora. 
  • A partir de junho de 2003, Singer passa a ser o titular da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), que implementou, a partir de junho de 2003, no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego.  
  • Em 13 de março de 2009 foi condecorado com a Grande Ordem do Mérito da República da Áustria, em cerimônia realizada na residência do Cônsul Geral da Áustria, em São Paulo.  
  • Paul Singer é pai do cientista político André, da jornalista Suzana e da socióloga Helena. É viúvo de Melanie Berezovsky Singer, falecida em 12 de janeiro de 2012. (Wikipedia)


1937 – Moysés Blás, ex-jogador de basquete brasileiro
1938 – David Irving, historiador britânico
1940 – Diane d'Orléans, nobre brasileira
1942
Roberto Lavagna, economista argentino
Zéllo Visconti, artista plástico brasileiro
Carlos Cruz, jornalista e apresentador de televisão português
1944
Vojislav Koštunica, político sérvio
Steve Jones, biólogo britânico
R. Lee Ermey, ator estado-unidense
Don Manzullo, político estado-unidense
1944 - Albano Reis, político brasileiro (m. 2004)
1945 – Curtis Hanson, cineasta estado-unidense
1947
Archie Gemmill, ex-futebolista britânico
Tamara Taxman, atriz brasileira (m. 2012)
Christine Gregoire, política estado-unidense
Meiko Kaji, atriz e cantora japonesa
1948
Jerzy Kukuczka, montanhista polonês (m. 1989)
Shraga Bar, ex-futebolista israelense
Delio Onnis, ex-futebolista e treinador de futebol argentino
1949
Tabitha Spruce, escritora estado-unidense
Ruud Krol, ex-futebolista neerlandês
Nick Lowe, cantor, compositor e produtor musical britânico (Rockpile, Little Village)
1951 – Tommy Hilfiger, estilista estado-unidense
1952 – Quim Monzó, escritor espanhol
1954
Robert Carradine, ator estado-unidense
Franz Oberacher, ex-futebolista austríaco
1956
Steve Ballmer, empresário estado-unidense
Rui Pereira, político português
Włodzimierz Ciołek, ex-futebolista polonês
1957 – Scott Horowitz, ex-astronauta estado-unidense
1960
Nena, cantora e atriz alemã
Scott Pruett, automobilista estado-unidense
Kelly LeBrock, modelo e atriz estado-unidense
Yasser Seirawan, enxadrista estado-unidense
1962
Márcio Fernandes Figueiredo, treinador de futebol brasileiro
Euda Lidia Cavalcante Luther, tradutora, intérprete e consultora brasileira
1963
Vadim Tishchenko, ex-futebolista ucraniano
Lars Elstrup, ex-futebolista dinamarquês
Raimond van der Gouw, ex-futebolista neerlandês
1964 – Paulinho Carioca, ex-futebolista brasileiro
1965
Mark Calaway (The Undertaker), wrestler estado-unidense
Peter Jacobson, ator estado-unidense
1969 – Luis Oliveira, ex-futebolista belga
1970
Sharon Corr, musicista irlandesa (The Corrs)
Lara Flynn Boyle, atriz estado-unidense
Esquerdinha, ex-futebolista brasileiro
Konstantin Ushakov, jogador de vôlei russo
1971
Megyn Price, atriz estado-unidense
Masao Azuma, motociclista japonês
1972
Christiana Kalache, atriz brasileira
Christophe Dugarry, ex-futebolista francês
Ibrahim Tankary, ex-futebolista nigerino
1973
Marcelo Delgado, futebolista argentino
Jacek Bąk, ex-futebolista polonês
Jim Parsons, ator estado-unidense
Steve Corica, futebolista australiano
1974
Alyson Hannigan, atriz estado-unidense
Jacob Lekgetho, futebolista sul-africano (m. 2008)
Marek Citko, ex-futebolista polonês
Chad Butler, músico neerlandês (Switchfoot)
Sergei Klyugin, atleta russo
1975
Davor Vugrinec, futebolista croata
Fabrizio Gollin, automobilista italiano
Thomas Johansson, tenista sueco
1976
Peyton Manning, jogador de futebol americano estado-unidense
Ivaylo Petkov, futebolista búlgaro
Aliou Cissé, futebolista senegalês
Athanasios Kostoulas, futebolista grego
Marcus Hall, futebolista britânico
1977
Vsevolod Romanenko, futebolista ucraniano
César "El Tigre" Ramírez, futebolista paraguaio^
Jessica Chastain, atriz estado-unidense
1978
Tomáš Ujfaluši, futebolista tcheco
Dikilu Bageta, futebolista congolês
1979
Jud Tylor, atriz canadense
Lake Bell, atriz estado-unidense
1980
Sergey Laschenkov, futebolista moldávio
Marek Wójcik, político polonês
Marcelo Ramiro Camacho, futebolista brasileiro
Gianluca Bollini, futebolista samarinês
Tassos Venetis, futebolista grego
1981
Alex Afonso, futebolista brasileiro
Gary Paffett, automobilista britânico
Patrick Kisnorbo, futebolista australiano
Orestes, futebolista brasileiro
1982
Mark Brekelmans, músico holandês (Xystus)
James Napier, ator e cantor neozelandês
Magnum, futebolista brasileiro
Rocky Siberie, futebolista curaçauense
Dave Mulligan, futebolista neozelandês
Cléber Manttuy, futebolista brasileiro
Jack Swagger, wrestler estado-unidense
1983
Laura Lion, atriz tcheca
Karim Saidi, futebolista tunisiano
Alexei Eremenko, futebolista russo
Luca Ceccarelli, futebolista italiano
T. J. Ford, ex-jogador de basquete estado-unidense
Josh Neer, lutador estado-unidense de MMA
1984
Philipp Petzschner, tenista alemão
Benoît Assou-Ekotto, futebolista camaronês
Ifeanyi Emeghara, futebolista nigeriano
Jungo Fujimoto, futebolista japonês
Daniel Serra, automobilista brasileiro
Rafael, futebolista brasileiro
Chris Bosh, jogador de basquete estado-unidense
Park Bom cantora sul-coreana
1985
Frederico Gil, tenista português
Jeremy Kissner, ator estado-unidense
Nicolae Mitea, futebolista romeno
Ayase Haruka, atriz e cantora japonesa
Gabriel Achilier, futebolista equatoriano
1986
Iasmin Latovlevici, futebolista romeno
Ivan Artipoli, futebolista italiano
Pan Pierre Koulibaly, futebolista burquinês
Kohei Hirate, automobilista japonês
Nathália Dill, atriz brasileira
Tony McMahon, futebolista britânico
Dez Giraldi, futebolista australiano
1987
Ramires, futebolista brasileiro
Maria Valverde, atriz espanhola
Hao Junmin, futebolista chinês
1988 – Azrack Mahamat, futebolista chadiano
1989
Thiago Carleto, futebolista brasileiro
Kristin Hogan, cantora e modelo peruana
Andriy Fartushnyak, futebolista ucraniano
Aziz Shavershian, modelo e fisiculturista russo (m. 2011)
1990
Fatkhullo Fatkhuloev, futebolista tadjique
Keisha Castle-Hughes, atriz australiana
Yuki Otsu, futebolista japonês
1992 – Felice Natalino, ex-futebolista italiano
1993 – Guillermo Varela, futebolista uruguaio


  809 – Harun al-Rashid, califa abássida (n. 763)
1455 – Papa Nicolau V (n. 1397)
1549 – Agostinho Ribeiro, religioso português (n. ?)
1571 – Bartolomeo Maranta, médico e botânico italiano (n. 1500)
1575 – Yosef Karo, rabino espanhol (n. 1488)

1603 – Elizabeth I de Inglaterra (n. 1533)
  • O período elisabetano ou período isabelino é o período associado ao reinado da rainha Isabel ou Elizabeth I (1558-1603) e considerado frequentemente uma era dourada da história inglesa. 
  • Esta época corresponde ao ápice da renascença inglesa, na qual se viu florescer a literatura e a poesia do país. Este foi também o tempo durante o qual o teatro elisabetano cresceu e Shakespeare, entre outros, escreveu peças que rompiam com o estilo a que a Inglaterra estava acostumada. 
  • Foi um período de expansão e da exploração no exterior, enquanto no interior a Reforma Protestante era estabelecida e defendida contra as forças católicas do continente. O período elisabetano é assim tão considerado em parte pelo contraste com os períodos anterior e posterior. 
  • Foi um breve período de paz nas batalhas entre protestantes e católicos e as batalhas entre o parlamento e a monarquia que engolfaram o século XVII. As divisões entre o catolicismo e protestantismo foram definidas momentaneamente pelo "Estabelecimento Religioso Elisabetano" e o parlamento ainda não era forte o suficiente para desafiar o absolutismo real. 
  • A Inglaterra também estava bem se comparada às outras nações europeias. O renascimento italiano acabou sob o peso da dominação estrangeira na península. França estava embrulhada em suas próprias batalhas religiosas que só terminariam em 1598 com o Édito de Nantes. Em parte por causa disto (mas também porque o ingleses tinham sido expulsos de seus últimos territórios no continente) os conflitos seculares entre França e Inglaterra suspenderam-se durante o Período Elisabetano.  
  • O único grande rival era a Espanha, que os ingleses enfrentaram tanto na Europa quanto na América. A Inglaterra perdeu algumas batalhas notáveis para a Espanha, mas venceu a mais importante quando a Armada Espanhola foi derrotada. A Grã-Bretanha nesse período teve um governo centralizado, bem organizado e eficaz, na maior parte um resultado das reformas de Henrique VII e Henrique VIII. 
  • Economicamente o país começou a beneficiar-se extremamente da nova era de comércio transatlântico.  
  • Os historiadores e os biógrafos modernos da Europa pós-imperial tendem a ter uma visão bem mais racional e imparcial do período de Tudor. A Inglaterra elisabetana não foi particularmente bem sucedida no âmbito militar durante esse período. O bem-estar econômico do país também foi questionado. (Wikipedia)


1635 – Jacques Callot, desenhista e gravador francês (n. 1592)
  • Jacques Callot (Nancy, 1592 – Nancy, 28 de Março de 1635) foi um desenhista e gravador a buril e água-forte francês, descendente de uma família originária da Borgonha, estabelecida em Lorena.  
  • Callot tinha um talento singular para imaginar posturas, fisionomias, trajes, figuras quiméricas, cada qual mais extravagante e burlesca que as outras. 
  • Nancy, onde vivia Callot, foi sitiada e humilhada com a entrada de Luís XIII na cidade. Admirado pelo rei, Callot recusou o convite real para representar o sítio. Ao contrário, gravou as atribulações da guerra, os suplícios e sofrimentos de toda a sorte nesta série de dezoito imagens, que a Biblioteca Nacional possui na íntegra.  
  • Nelas, o espaço gravado torna-se grandioso cenário dos desastres da guerra e monumentos da resistência à opressão. É como se o artista alcançasse um registro através de ângulo maior que da própria visão. (Wikipedia)


1718 – Louise-Geneviéve Gillot de Saintonge, escritora e libretista francesa (n. 1650)
1773 – Philip Dormer Stanhope, estadista britânico (n. 1694)
1776 – John Harrison, relojoeiro britânico (n. 1693)
1805 – Alois I de Liechtenstein (n. 1759)
1809 – Luís de Vasconcelos e Sousa, 4.º Conde de Figueiró, nobre português (n. 1742)
1844 – Bertel Thorvaldsen, escultor dinamarquês (n. 1770)
1866
Joaquim Ferreira dos Santos, comerciante português (n. 1782)
Maria Amélia de Bourbon-Nápoles, rainha francesa (n. 1782)
1875 – Amédée Achard, jornalista e romancista francês (n. 1814)
1882 – Henry Wadsworth Longfellow, autor estado-unidense (n. 1807)
1883 – Viriato Figueira da Silva, músico e compositor brasileiro (n. 1851)
1900
Wilhelm Heinrich Waagen, geólogo e paleontólogo alemão (n. 1841)
João José de Almeida Couto, político brasileiro (n. 1812)
1901 – José Caetano de Lima, político brasileiro (n. 1821)
1902 – João Pereira da Cunha Pacheco, político português (n. 1825)
1903 – Sacramento Blake, médico e escritor brasileiro (n. 1827)
1905
Ezequiel de Paula Ramos, político brasileiro (n. 1842)

1905 - Júlio Verne, autor francês (n. 1828)
  • Júlio Verne, em francês Jules Verne (Nantes, 8 de fevereiro de 1828 — Amiens, 24 de março de 1905), foi um escritor francês. Júlio Verne foi o filho mais velho dos cinco filhos de Pierre Verne, advogado, e Sophie Allote de la Fuÿe, esta de uma família burguesa de Nantes. 
  • É considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.  
  • Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.  
  • Nos últimos anos, Verne escreveu muitos livros sobre o uso erróneo da tecnologia e os seus impactos ambientais, sua principal preocupação naquela época. Continuou sua obra até a sua morte em 24 de Março de 1905. 
  • O seu filho Michel editou seus trabalhos incompletos e escreveu ele mesmo alguns capítulos que estavam faltando, quando da morte do pai. 
  • Encontra-se sepultado no Cemitério de La Madeleine, Amiens, Picardia na França. (Wikipedia)


1916 – Enrique Granados, compositor e pianista espanhol (n. 1867)
1917 – Theotônio Freire, escritor e naturalista brasileiro (n. 1863)
1921 – James Gibbons, religioso estadunidense (n. 1834)
1927 – Isabel de Saxe-Altemburgo, nobre russa (n. 1865)
1928 – Mindaugas II da Lituânia, rei eleito lituano (n. 1864)
1936 – Clodoaldo da Fonseca, militar e político brasileiro (n. 1860)
1944 – Orde Wingate, militar britânico (n. 1903)
1946
Alexander Alekhine, enxadrista russo (n. 1892)
Carl Schuhmann, atleta alemão (n. 1869)
1953 – Maria de Teck, nobre britânica (n. 1867)
1961 – Matthew A. Hunter, engenheiro estado-unidense (n. 1878)
1962 – Auguste Piccard, físico e explorador suíço (n. 1884)
1971 – Oswaldo Westphal, político brasileiro (n. 1908)
1976
Bernard Montgomery, militar britânico (n. 1887)

1976 - E. H. Shepard, artista e ilustrador britânico (n. 1879)
  • Ernest Howard Shepard (10 de dezembro de 1879 — 24 de março de 1976) foi um artista e ilustrador inglês. Tornou-se conhecido por suas ilustrações de "animais humanizados" nos livros The Wind in the Willows de Kenneth Grahame e Winnie-the-Pooh de A. A. Milne.


1980 – Óscar Romero, religioso salvadorenho (n. 1917)
1984
William Voltz, escritor alemão (n. 1938)
Manuel Fleitas Solich, ex-futebolista e treinador paraguaio (n. 1901)
1986 – Maurício Sirotsky Sobrinho, radialista e jornalista brasileiro (n. 1925)
1989 – Osvaldo Maia Penido, político brasileiro (n. 1908)
1993
José dos Santos Ferreira, escritor macaense (n. 1919)
John Hersey, escritor e jornalista estado-unidense (n. 1914)
1997
Alípio Martins, cantor brasileiro (n. 1945)
Martin Caidin, escritor estado-unidense (n. 1927)
Walter Clark, produtor e executivo brasileiro (n. 1936)
1998 – António Ribeiro, religioso português (n. 1928)
2000 – Marinho de Oliveira Franco, maestro e músico brasileiro (n. 1912)
2002 – César Milstein, cientista argentino (n. 1927)
2008
Neil Aspinall, executivo e produtor musical britânico (n. 1941)
Richard Widmark, ator estado-unidense (n. 1914).
2014 – Paulo Schroeber, guitarrista, produtor, compositor e professor musical brasileiro (Almah) (n. 1973).


Dia Mundial da Tuberculose

Dia da União dos Povos Latino-Americanos

Mitologia Nórdica: Dia de Heimdall 
  • Na mitologia nórdica, Heimdallr, ou Heimdall é um deus que possui o retumbante chifre Gjallarhorn e cavalga o cavalo-guará dourado Gulltoppr, além de possuir dentes de ouro, e é filho de nove mães. 
  • Heimdallr é atestado como portador da presciência, visão aguçada e audição, é descrito como "o mais brilhante dos deuses", e mantém o relógio para o início do Ragnarök ao beber muito hidromel em sua morada, Himinbjörg, localizada onde a ponte arco-íris Bifröst queima ao encontrar-se com o céu. 
  • Heimdallr é dito como o autor das classes sociais entre os homens, uma vez que ele recuperou o tesouro Brísingamen de Freyja em quanto lutava com a forma lacrada de Loki, ambos são destinados em seus futuros a se matarem durante os eventos do Ragnarök. Heimdallr é igualmente designado como Hallinskiði, Gullintanni e Vindler ou Vindhlér. (Wikipedia)







PORTO ALEGRE



Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.