quinta-feira, 5 de março de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 5 de março de 2015 > Quinta-Feira > Postado às 10:11 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


< TEMA PARA AS IMAGENS DE HOJE >
"NO BOSQUE TEM UM LOBO..."



Eu era vizinho de um médico cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa. Às vezes, observava da minha janela o seu esforço para plantar árvores e mais árvores, todos os dias. O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele jamais regava as mudas que plantava. 

Passei a notar, depois de algum tempo, que suas árvores estavam demorando muito para crescer. Certo dia, resolvi então aproximar-me do médico e perguntei se ele não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que ele nunca as regava. Foi quando, com um ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria. 

Disse-me que, se regasse suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima. Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em busca da água e das várias fontes nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo. Assim, segundo ele, as árvores teriam raízes profundas e seriam mais resistentes às intempéries. Essa foi a única conversa que tive com aquele meu vizinho. 

Logo depois fui morar em outro país, e nunca mais o encontrei. Vários anos depois, ao retornar do exterior fui dar uma olhada na minha antiga residência. Ao aproximar-me, notei um bosque que não existia antes. Meu antigo vizinho havia realizado seu sonho! LEIA A CRÔNICA



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ






- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg


- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V


- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE


- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh




Provérbios Russos (Wikiquote)
Голодный, как волк.
  • Pronúncia: Golodny, kak volk.
  • Em português > "Tão faminto quanto um lobo"



Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 
Nesta data, em 1907, nasce o pintor pernambucano Cícero Dias.  Morreu em 28 de janeiro de 2003.

Cícero Dias (Escada, 5 de março de 1907 — Paris, 28 de janeiro de 2003) foi um pintor do modernismo brasileiro. Sétimo entre os onze filhos do casal Pedro dos Santos Dias e Maria Gentil de Barros Dias, Cícero passou a infância num engenho da Zona da Mata pernambucana. 

Em 1920, com treze anos, foi para o Rio de Janeiro. Entre os anos de 1925 a 1927, Cícero conheceu os modernistas e estudou pintura. Em 1927, realizou sua primeira exposição individual, no Rio de Janeiro e, em 1928, abandonou a Escola de Belas Artes, passando a dedicar-se exclusivamente à pintura. 

Em 1943, participou do Salão de Arte Moderna de Lisboa, onde obteve premiação e, em 1945, voltou a Paris e ligou-se ao grupo dos abstratos. Nesse mesmo ano, expõe em Londres, na Unesco em Paris e em Amsterdam.

O ano de 1948 marcou uma atividade mais intensa no Brasil, com Cícero interessando-se sobretudo por murais. Em 1949, compareceu à Exposição de Arte Mural, em Avignon, na França. 

Em 1950 participou da Bienal de Veneza. Em 1965, a Bienal de Veneza realizou uma exposição retrospectiva de quarenta anos de pintura de Cícero Dias. Em 1970, realizou individuais no Recife, Rio de Janeiro e em São Paulo. 

Em 1981, o MAM realizou uma retrospectiva de sua obra. Morreu em 28 de janeiro de 2003, em sua residência na Rue Long Champ, Paris. O pintor morreu rodeado por sua esposa Raymonde, sua filha Sylvia e seus dois netos. Encontra-se sepultado no cemitério Montparnasse, centro de Paris. (Wkipedia)






O lobo talvez mude a pele, mas nunca a alma." > Erasmo de Roterdâ Pensador
Erasmo de Roterdã  ou Desidério Erasmo (nome literário adotado por Geert Geerts – Roterdã ou Gouda, Holanda, 28 de outubro de 1466/7 ou 69; Basiléia, Suíça, 12 de julho de 1536) foi um humanista e filósofo holandês famoso pelo seu amplo conhecimento dos mais diversos assuntos ligados ao conhecimento humano, além de um dos maiores críticos do dogma católico romano e da imoralidade do clero.

Filho ilegítimo de um padre, acabou por ordenar-se monge. Estudou na Holanda e França antes de viajar para a Inglaterra em 1498, onde estudou grego na Universidade de Oxford. Publica seu primeiro tratado teológico em 1503, o Manual do Cavaleiro Cristão, e logo depois parte para Veneza e Roma, para ser recebido pelo papa Júlio II. Em 1499 retorna à Inglaterra, e faz amizade com intelectuais locais, em especial Thomas More. É nesta época que escreve sua obra-prima, O Elogio da Loucura, que defendia a tolerância e a liberdade de pensamento e denunciava as ações da Igreja. (Info-Escola) MAIS


Holanda > Veja o Palácio da Rainha, em Amsterdã, agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


Se a Holanda é governada por um rei, então, por que é que se costuma dizer "Palácio da Rainha"? Boa pergunta.
monarca é o chefe de Estado. O cargo é ocupado desde 30 de abril de 2013 pelo rei Guilherme Alexandre após a abdicação de sua mãe, a então rainha Beatriz. 
Assim, continua valendo a expressão de que "quem já foi rei (ou rainha), jamais perde a majestade". A rainha Beatriz deixou de governar, mas, enquanto estiver viva, será sempre "a rainha". Saiba mais




Valores de Mercado-1 > "Arte Contemporânea" é o tema do leilão que está sendo realizado hoje pela Sotheby's de Nova York > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil. O leilão é mais substancial que os anteriores e tem nomes de peso, como Alexander Calder, Andy Warhol, e Roy Liechtenstein. Vale a pela conferir.




Valores de Mercado-2 > Para quem perdeu o leilão de joalheria que se realizou ontem na Christie's de Londres, e que surpreendemos em pleno andamento, quando do fechamento desta edição, aqui vão os resultados > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP) e em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.




Jornal da Gazeta (ontem à noite)



Jornal das 10 (ontem à noite)

Clique na imagem para ver a notícia




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte

  1. POP & ARTE

    Favelas, grafite, festas e interior do Brasil ilustram livro de fotografias

    Publicação reúne 200 imagens produzidas nos últimos dez anos. Autor diz que a cumplicidade do fotografado é a chave para suas imagens.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

A agricultura é vilã ou vítima na crise hídrica?

Setor consome 72% da água captada no país; especialistas veem desperdícios, mas concordam em haver 'água para todos'.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português


OPERAÇÃO LAVA JATO

Caso Petrobras satura o mercado de advogados de primeira linha

RODOLFO BORGES São Paulo
Com 87 já acusados, são poucos os defensores de renome que sobraram para atender aos 54 políticos denunciados pela PGR ao Supremo. Advogados que atuaram no mensalão são cortejados
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original

Juncker: “No hay un plan diabólico de España y Portugal contra Grecia”

Rajoy dice que Tsipras debe “cumplir sus compromisos”

Juncker reitera que no se ha superado la crisis si hay un alto paro en España
El presidente de la Comisión Europea, Jean-Claude Juncker, sostuvo ayer durante una visita a Madrid que no ha observado que “España y Portugal tengan un plan diabólico para derrotar a Alexis Tsipras”, en referencia a las acusaciones vertidas en ese sentido por el primer ministro griego el pasado sábado. 
“Si hubiera observado que Mariano y Pedro estuvieran haciendo algo similar, habría actuado, pero no ha sido así”, añadió Juncker, quien participó en La Moncloa en una cumbre sobre interconexiones energéticas junto al presidente Mariano Rajoy, el primer ministro francés, François Hollande, y el presidente portugués, Pedro Passos Coelho. Rajoy dijo sobre Tsipras que “la clave es que todos sepamos mantener las formas y cumplir los compromisos”. 
“Queremos tener la mejor relación posible con Grecia. Queremos que a Grecia le vaya muy bien”, añadió. 
La polémica entre los Gobiernos de Grecia, España y Portugal se convirtió ayer en la gran protagonista de la cumbre energética que celebraron en Madrid Mariano Rajoy, François Hollande, Pedro Passos Coelho y Jean-Claude Juncker. 
Todos ellos trataron de rebajar la tensión creada, aunque el más claro fue el presidente de la Comisión Europea: 
“No he observado que España y Portugal tengan un plan diabólico para derrotar a [Alexis] Tsipras”, el primer ministro griego, dijo Juncker en tono irónico. “Si hubiera observado que Mariano y Pedro estuvieran haciendo algo similar, habría actuado, pero no ha sido así”, añadió.


"Clarin", de Argentina, em português


ECONOMIA ARGENTINA

A herança do Kirchnerismo é um campo minado

Alcadio Oña 

Quando assumir a cadeira presidencial, no dia dez de dezembro próximo, o sucessor de Cristina Kirchner receberá um presente caro. 



Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI


"Notícias ao Minuto", de Portugal

Depois de estar cinco anos sem pagar à Segurança Social como trabalhador independente, Pedro Passos Coelho está envolvido numa nova polémica que se prende com incumprimentos, agora, ao Fisco.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), prometeu colocar em votação hoje (4) o requerimento que pede a convocação do ministro da Educação, Cid Gomes, para prestar esclarecimentos sobre declarações de que a direção da Câmara será um problema grave para o Brasil com a atual presidência. O requerimento foi apresentado pelo líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), e outros.
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes





















Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.