domingo, 8 de fevereiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 8 de fevereiro de 2015 > Domingo > Postado às 10:31 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


TEMA PARA AS IMAGENS DE HOJE

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Chuva e ventania no Espírito Santo

Áreas de instabilidade se organizam e os temporais persistem inclusive em Vitória.
Ler noticia







- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios Japoneses (Wikiquote)

  • 虎穴 に 入らずんば 虎子 を 得ず。
  • Koketsu ni irazunba koji wo ezu
    • Lit.eralmente "Se não entrar na toca do tigre, não vai pegar seu filhote."
    • Variante em português "Quem não arrisca, não petisca."


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > 


No dia 08/02/1816, nasce o pintor brasileiro Joaquim Lopes de Barros Cabral 



(Abaixo, cenografia, um trabalho a quatro mãos,  com escultura de José Manuel Alves Ferreira e pintura de Barros Cabral)


Nascido e falecido no Rio de Janeiro. Integrou a primeira turma da Academia Imperial de Belas Artes, matriculando-se em 1826 na aula de Pintura de Debret e na de Arquitetura de Grandjean de Montigny

Na mostra organizada por Debret em 1829, reunindo trabalhos de mestres e de alunos, compareceu com 10 cópias de esboços arquitetônicos de Grandjean; na do ano seguinte expôs mais de 20 cópias, além de duas pinturas. 

Estreando na Exposição Geral de Belas Artes de 1842 com Naufrágio da Medusa (paráfrase ou cópia do célebre quadro de Gericault, exposto em Paris em 1819 e marco do Romantismo desde então), mostrou, na de 1844, a pintura Andrômeda. Barros 

Cabral foi pintor de história e retratista, fez cenografia e quase ao fim da vida, em 1861, tentou a pintura religiosa, fazendo, para o teto e as laterais da capela-mor da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens, no Rio de Janeiro, os Quatro Evangelistas,a Anunciação e a Assunção(Quer saber mais?) 




"O povo entra na História pela porta dos fundos" >> Frase da peça "Um Tiro no Peito", com a biografia de Getúlio Vargas.

"A Proclamação da República do Brasil foi um golpe de estado militar, ao qual o povo assistiu, "bestializado" e todos os movimentos republicanos, daí em diante, tiveram a participação popular dirigida por líderes, dentro dos limites que atendiam seus interesses de grupo. 
A única exceção inequívoca foi a campanha das "Diretas Já", que levou de roldão toda a classe política e mais a mídia renitente, que teve de acompanhar, para não ser atropelada. 
A tecnologia tem ajudado as lideranças a dirigir os rebanhos e só a informação, também proporcionada por essa tecnologia, é que pode anular os efeitos do controle das massas."



Holanda > O centro histórico de Amsterdã, com uma série de câmeras que se alternam, incluindo a praça Dam, com um milênio de história e com o majestoso palácio real > Veja Amsterdã agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam

A Praça Dam é o coração de Amsterdam. Ao contrário de antigamente, a Praça Dam agora é um lugar calmo que abriga muitos pombos e artistas de rua.
A Praça Dam teve uma história turbulenta. Em torno de 1270, uma represa foi construída nesse local no rio Amstel. A Praça Dam já foi o mercado central de Amsterdam, onde se vendia qualquer coisa imaginável
Em 1535, a praça foi cenário de revoltas dos anabatistas. Menos de um século depois, o saque da frota de prata foi motivo de revolta. Os protestos que surgiram quando o seguro desemprego foi diminuído em 1935 também se concentraram nessa praça. 
Próximo do final da Segunda Guerra Mundial, soldados alemães mataram cidadãos inocentes nesse local durante um tiroteio. Nas décadas de 1960 e 1970, ocorreram protestos de estudantes aqui, assim como protestos contra a Guerra do Vietnã. 
A Praça Dam tem estado tranquila nas últimas décadas. Os últimos protestos foram em 1980, na ocasião da investidura da Rainha Beatriz na Nieuwe Kerk.
O Monumento Nacional da Praça Dam foi inaugurado em 4 de maio de 1956. Foi construído em memória daqueles que morreram durante a Segunda Guerra Mundial. No dia 4 de maio de cada ano, vários dignitários, incluindo representantes da família real, homenageiam nesse local as vítimas da guerra.
Palácio Real e a Nieuwe Kerk também ficam na Praça Dam. Outros marcos próximos são o distrito da luz vermelha, a casa mais estreita do mundo no número 7 da Singel e o shopping center Magna Plaza. FONTE 



Valores de Mercado

Djanira nos leilões da Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja



Djanira nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja

     Seria um velório como tantos outros que acontecem diariamente na cidade do Rio de Janeiro. No esquife, uma irmã de caridade, vestida com o hábito da ordem que abraçara, cercada de outras irmãs, companheiras do mesmo convento, que, contritas, rezavam pela alma da falecida.

     O que chamava a atenção, porém, era o grande número de pessoas que passavam pelo local, em trajes seculares, aparentemente desvinculadas de atividades clericais, mas que compareciam para prestar uma última homenagem àquela religiosa. Tratava-se de um acontecimento singular, já que, ao afastar-se para a vida religiosa, a devota rompe com o mundo exterior, passando a ter o convento por casa, a clausura por objetivo, e o fardo da cruz por flagelo.

     Quem seria, pois, esta santa mulher, que parecia ter, fora do claustro uma relação de amizades maior do que entre as religiosas que lhe eram íntimas? Lá estava em seus registros: tratava-se da irmã Teresa do Amor Divino, da Ordem Terceira do Carmo. Essa  identificação era a que valia diante da Santa Igreja. Porém, aqui fora, no mundo dos mais comuns mortais, até o dia em que assumiu o voto perante a Ordem, seu nome era Djanira da Mota e Silva, ou, simplesmente, Djanira. LEIA A CRÔNICA INTEIRA

Jornal da Gazeta (ontem à noite)


Jornal das 10 (ontem à noite)

Exposição no Rio de Janeiro relembra a cidade no olhar de "A Moreninha" (clique na imagem)






Fantástico (Hoje à noite)

Casal de amigos decide experimentar 40 dias de romance

Eles eram grandes amigos, solteiros, sem compromisso. Será que dessa brincadeira nasceu um grande amor?



Antena Paulista (Rede Globo)









Globo Rural (Edição de hoje)



G1 > Pop & Arte

  1. POP & ARTE

    Quadro de Gauguin é vendido por R$ 835 milhões, o maior valor da história

    Pintura, que pertencia a colecionador suíço, teria sido arrematada por museu do Catar.

Wikipedia > A Enciclopédia Livre 
Numa viagem à Martinica, em 1887, Gauguin passou a renegar o impressionismo e a empreender o "retorno ao princípio", ou seja, à arte primitivista.
Tinha idéia de voltar ao Taiti, porém não dispunha de recursos financeiros. Com o auxílio de amigos, também artistas, organizou um grande leilão de suas obras.
Colocou à venda cerca de 40 peças. A maioria foi comprada pelos próprios amigos de Gauguin, como por exemploTheo van Gogh, irmão de Vincent van Gogh, que trabalhava para a Casa Goupil (importante estabelecimento que trabalhava com obras de arte).
Mesmo conseguindo menos de 3 mil francos, em meados de 1891 regressou ao Taiti, onde pintou cerca de uma centena de quadros sobre tipos indígenas, como "Vahiné no te tiare" a("A moça com a flor") e "Mulheres de Taiti", além de executar inúmeras esculturas e escrever um livro, Noa noa .
Quando voltou a Paris, realizou uma exposição individual na galeria de Durand-Ruel, voltou ao Taiti, mas fixou-se definitivamente na ilha Dominique . Nessa fase, criou algumas de suas obras mais importantes, como "De onde viemos? O que somos? Para onde vamos?", uma tela enorme que sintetiza toda a sua pintura, realizada antes de uma frustrada tentativa de suicídio utilizando arsênio .
Duas taitianas com flores de manga, 1899.
Em setembro de 1901, transferiu-se para a ilha Hiva Oa, uma das Ilhas Marquesas, onde veio a falecer de sífilis4.
Encontra-se sepultado no Cemitério de Atuona, Atuona, Arquipélago das Marquesas na Polinésia Francesa
Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Cinema 4D tem balanço, fumaça e cheiro de pólvora

Previsão é de que 150 salas de cinema em quarta dimensão sejam inauguradas em 50 países.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português


SAÚDE PÚBLICA

São Paulo ainda busca um modelo para cuidar dos usuários de crack

TALITA BEDINELLI São Paulo
Prefeitura e Governo fazem parceria para intensificar prisão de traficantes na Cracolândia, com ajuda da polícia. Para especialistas, medida pode por em risco o programa Braços Abertos

Histórias de duas jovens mulheres na cracolândia de São Paulo

Um ano após o início do Programa De Braços Abertos, Dayana continua a trabalhar nas ruas da região. Valéria foi presa
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original

‘La isla mínima’ arrasa en la noche de los Goya

El filme de Alberto Rodríguez acapara diez estatuillas en una gala interminable

Elejalde, Rovira y Machi fueron premiados por ‘Ocho apellidos vascos’ “Ya es hora de que nos bajen el IVA”, dijo el presidente de la Academia de Cine La gala duró 3,40 horas: interminable pese al buen oficio de Dani Rovira
Atín Aya falleció en 2007. Fotógrafo, retrató en blanco y negro un país que poco a poco cogía el color en la Transición tras décadas de oscuro franquismo. Andaluz, ahondó en el alma de la gente de las marismas, en los pobladores que superaban las calamidades de una zona agreste y bellísima. 

Aya murió con 52 años y no sabrá lo que influyó en el alma de dos cineastas, el realizador Alberto Rodríguez y el director de fotografía Alex Catalán, que en el año 2000 vieron una antológica suya. Rodríguez y su guionista habitual, Rafael Cobos, escribieron un tratamiento en 2004, lo metieron en un cajón y rodaron Siete vírgenes. 

Así nació la semilla de La isla mínima, el thriller que anoche se llevó 10 estatuillas en la 29ª gala de los premios Goya, confirmando la sensación de favorita que arrastraba desde el día de la lectura de las candidaturas.

Clique na imagem para assistir ao trailer

"Clarin", de Argentina, em português


EMBATE

Governo ataca automotivas
por aumento de preços


Marcela Pagano 

O secretário de Comércio disse que não existia justificativa para aumentos de até 78% em 2014 e 8% em janeiro.



Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI

"Notícias ao Minuto", de Portugal

Casal de reformados perdeu a
casa e vive agora num aeroporto

Katrina Smith e Alan Lane só não dormem na rua porque fizeram do aeroporto de Heathrow, em Londres, a sua casa. A história de um casal de reformados que ficou desalojado após ter perdido a sua habitação.
re·for·ma·do 
(particípio de reformar)
adjetivo
1. Que sofreu reformaque passou por uma reforma. = MELHORADO
adjetivo e substantivo masculino 
2Que ou quem se reformou ou passou à situação de reforma. = 
APOSENTADOPENSIONISTA
3. 
Que ou quem segue uma religião reformada. = PROTESTANTE

"reformado", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/reformado [consultado em 08-02-2015].
Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

Livro aborda influência da cultura 
africana no vestuário do brasileiro
O tema é abordado, de forma inédita, no livro O africano que existe em nós, brasileiros, de autoria da designer de moda Julia Vidal, lançado nesta semana, no Rio de Janeiro.
Mais notícias da edição brasileira



"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes






RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.