sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 27 de fevereiro de 2015 > Sexta-Feira > Postado às 9:17 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

< TEMA PARA AS IMAGENS DE HOJE >
"MUITO ALÉM DO BRINCO DE PÉROLA"

Clique na imagem para ver uma cena do filme



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Johannes Vermeer
(A alcoviteira (1656): A figura da esquerda crê-se ser o auto retrato de Vermeer.1
Conhecido(a) por34 trabalhos foram atribuídos a Vermeer.2
Nascimento31 de Outubro de 1632
DelftPaíses Baixos
Morte15 de Dezembro de 1675 (43 anos)
DelftPaíses Baixos
Nacionalidade Países Baixos
OcupaçãoPintura
Movimento estéticoBarroco;
Idade de Ouro Holandesa
Assinatura
Vermeer autograph.png
Johannes Vermeer (Delft31 de Outubro de 1632 - Delft15 de Dezembro de 1675) foi um pintor holandês, que também é conhecido como Vermeer de Delft ou Johannes van der Meer.
Vermeer viveu toda a sua vida na sua terra natal, onde está sepultado na Igreja Velha (Oude Kerk) de Delft.
É o segundo pintor holandês mais famoso e importante do século XVII (um período que é conhecido por Idade de Ouro Holandesa, devido às espantosas conquistas culturais e artísticas do país nessa época), depois de Rembrandt. Os seus quadros são admirados pelas suas cores transparentes, composições inteligentes e brilhante com o uso da luz.
Pouco se sabe da sua vida. Era filho de Reynier Jansz e Dingenum Baltens. Casou-se em 1653 com Catharina Bolenes e teve 15 filhos, dos quais morreram 4 em tenra idade. No mesmo ano juntou-se à guilda de pintores de Saint Lucas (São Lucas). Mais tarde, em 1662 e 1669, foi escolhido para presidir à guilda. Sabe-se que vivia com magros rendimentos como comerciante de arte, e não pela venda dos seus quadros. Por vezes até foi obrigado a pagar com quadros dívidas contraídas nas lojas de comida locais. Morreu muito pobre em 1675. A sua viúva teve de vender todos os quadros que ainda estavam na sua posse ao conselho municipal em troca de uma pequena pensão (uma fonte diz que foi só um quadro: a última obra de Vermeer, intitulada Clio). Depois da sua morte, Vermeer foi esquecido. Por vezes, os seus quadros foram vendidos com a assinatura de outro pintor para lhe aumentar o valor. Foi só muito recentemente que a grandeza de Vermeer foi reconhecida: em 1866, o historiador de arte Théophile Thoré (pseudónimo de W. Bürger) fez uma declaração nesse sentido, atribuindo 76 pinturas a Vermeer, número esse que foi em breve reduzido por outros estudiosos. No princípio do século XX havia muitos rumores de que ainda existiriam quadros de Vermeer por descobrir.
Conhecem-se hoje muito poucos quadros de Vermeer. Só sobrevivem 35 a 40 trabalhos atribuídos ao pintor holandês. Há opiniões contraditórias quanto à autenticidade de alguns quadros.
A vida do pintor é contracenada no filme "Girl with a Pearl Earring" (2003) do diretor Peter Webber. A atriz Scarlett Johansson interpreta Griet, a moça com brinco de pérola.

Clique nas imagens para ampliar




"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ






- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh




Provérbios Russos (Wikiquote)
  • В семье не без урода.
    • Pronúncia: V sem'ye ne bez uroda.
    • Tradução: "Não há família sem um membro feio."
    • Versão brasileira: "Em todo rebanho há sempre uma ovelha negra."




Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja 


Destaque > 


Nesta data, em 1902, nasce Lúcio Costa, arquiteto brasileiro nascido na França, cujo projeto deu origem ao "avião" de Brasília (m. 1998).

Discípulo de Le Corbusier, Lúcio Costa foi o introdutor da arquitetura modernista no Brasil. 

Por volta de 1937, trouxe Le Corbusier ao Brasil para esboçar o que viria a ser a sede do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro (atual Edifício Gustavo Capanema), uma reunião de talentos modernistas. 

Foi Le Corbusier quem fez o esboço, Lucio Costa criou o projeto, o estagiário Oscar Niemeyer fez o detalhamento, os murais e azulejos são de Cândido Portinari. 

A reprodução (à mão) dos azulejos foi realizada em São Paulo, pelo Grupo Santa Helena, orientado pela Osirarte, de Paulo Rossi Osir, responsáveis também pela queima desses azulejos, em um forno construído no bairro de Pirituba.

Outros nomes aparecem, com menos destaque. Por exemplo, na pintura do grande painel de Portinari, trabalharam, além do casal Cassa, também o pintor (e depois paisagista) Burle Marx e  o pintor Enrico Bianco, recém chegado da Itália. Mais
Lúcio Marçal Ferreira Ribeiro Lima Costa (Toulon, França, 27 de fevereiro de 1902 — Rio de Janeiro, 13 de junho de 1998) foi um arquiteto, urbanista e professor brasileiro, mestre de Oscar Niemeyer. Ambos ficaram conhecidos por sua participação no projeto e execução da Capital Federal, Brasília. 

   Arquiteto polêmico, em 1975, Lúcio Costa se recusou a assinar o ato de tombamento do Palácio Monroe, a sede anterior do Senado brasileiro construída em 1906. A construção foi marcada para demolição para a construção da linha de metrô, porém devido às reclamações da sociedade, a companhia responsável pela obra modificou o trajeto. Mesmo assim isso de nada adiantou, devido à negação de tombamento, sendo o prédio demolido logo em seguida.
 


    Outra questão polêmica foi o favorecimento que Lúcio Costa deu à herança da colonização portuguesa acima de outras influências culturais brasileiras, com exceção apenas dos seus projetos modernistas. Devido a essa visão, arraigado também em preservacionistas mais jovens, devido à influência de Lúcio Costa nas escolas de arquitetura do Brasil, muito da arquitetura dos séculos 19 e começo do 20, incluindo a alemã, japonesa e italiana, se perdeu, para a renovação urbana dos anos 1960 e 1970 de Lúcio Costa. 
  
    
  

Já em 1936, quando houve a competição para a construção do Ministério de Educação e Saúde, o vencedor foi um design eclético do arquiteto Arquimedes Memória. Lúcio Costa então fez uso de suas conexões políticas com o governo para modificar o resultado da competição e formar um novo projeto a partir de um grupo formado por ele mesmo e Le Corbusier, além de outros membros como os irmãos Roberto e Oscar Niemeyer. Ao longo dos anos houve muita discussão a respeito de quem teria sido o verdadeiro mentor do projeto, Lúcio Costa ou Le Corbusier. (Wikipedia)





NNNNN




Minas Gerais > Veja Belo Horizonte agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam






Jornal da Gazeta (ontem à noite)





Jornal das 10 (ontem à noite)

Bom dia, Brasil (Edição de hoje)

Globo Repórter (Hoje à noite)

Globo Repórter investiga os segredos do Rio, que atrai os olhos do mundo

Nos 450 anos da cidade, o programa desta sexta mostra que o cenário de cartão postal esconde uma cidade quase desconhecida e maravilhosa.





G1 > Pop & Arte

  1. POP & ARTE

    Quadro de Picasso roubado em Paris é recuperado nos EUA

    Pintura sumiu de museu em 2001 e foi contrabandeada por US$ 37. Promotoria federal considera caso de 'contrabando de propriedade roubada'.
  2. MUNDO

    EUA vão devolver livros do século XVII roubados de museu na Itália

    Eles foram encontrados com negociador de antiguidades em San Francisco. Livros raros foram roubados de museu de agricultura.
Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Conexão em 5G atinge rapidez recorde em estudo

Velocidade de conexão é 65 mil vezes mais rápida do que a média dos downloads em conexões 4G atuais.
Mais notícias da BBC Brasil




















"El País", de Espanha, em português

Reis da Espanha inauguram feira ARCO
e visitam espaço do EL PAÍS

FERRAN BONO Madri
"Se interessaram pelos personagens diminutos das minhas obras", disse Liliana Porter, a artista do estande do jornal
Os reis da Espanha inauguraram oficialmente na manhã de quinta-feira a 34ª edição da Feira Internacional de Arte Contemporânea (ARCO), realizada em Madri, e que este ano está dedicada à Colômbia. Durante o percurso que realizaram pelos estandes que ocupam as 218 galerias reunidas, os reis se detiveram nas propostas criativas dos espaços mais representativos, entre eles o do EL PAÍS.

Mais notícias de "El País"






Tomás Gómez ocultó un coste adicional
de 42 millones en su gran proyecto

El gran proyecto del socialista tuvo un precio final de 298 millones

La infraestructura fue presupuestada en 2005 en 93,5 millones más IVA El Ayuntamiento lleva dos años sin poder pagar a la concesionaria
El tranvía de Parla, el gran proyecto de Tomás Gómez, exlíder del PSOE madrileño, ha costado 298 millones, 42 más de lo que señalaban los auditores. La cantidad fue destinada al tranvía en 2006 y 2007 y es independiente del calendario de pagos. 
El tranvía de Parla, el proyecto estrella de Tomás Gómez como alcalde (1999-2008) de esta ciudad madrileña de 125.000 habitantes, tendrá un coste final de 298 millones de euros, 42 más de lo que indicaban hasta ahora los auditores. 
Esta última cantidad fue pagada directamente por el Ayuntamiento a la empresa que gestiona el tranvía y no está descontada de la deuda municipal hasta ahora reconocida: 256 millones. 
Gómez fue destituido como secretario general de los socialistas madrileños a mediados de febrero por el secretario general del PSOE, Pedro Sánchez, por sus previsibles malos resultados electorales y por la polémica gestión de esta infraestructura municipal.

Clique na imagem para ver "El País" em original


"Clarin", de Argentina, em português

PRESIDÊNCIA

Cristina troca ministros depois do
protesto por morte de promotor

Redação Clarín em Português

Saiu o polêmico Jorge Capitanich e no seu lugar assume Aníbal Fernández que era secretário geral da Presidências. Outras mudanças sugerem que apesar de estar no último ano presidencial, Cristina kirchner poderia "radicalizar" medidas, segundo comentaristas.

ENTREVISTA: MARCOS NOVARO

"A disciplina peronista é à
prova de bala, literalmente"


Marcia Carmo 

O cientista político e doutor em filosofía Marcos Novaro acredita que o país vive “um antes e um depois” do chamado caso do promotor Nisman, que ocorreu em janeiro. Mas por que apesar dos protestos no dia 18 passado, o governo aprova todos os seus projetos no Congresso? Entenda aqui. 



Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI

"Notícias ao Minuto", de Portugal
A taxa de desemprego foi de 13,3% em janeiro, menos 0,3 pontos percentuais (pp) que em dezembro de 2014 e menos 1,7 pontos que em janeiro do ano passado, segundo estimativas do Instituto nacional de Estatística (INE).
Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

Presidente da Anatel diz que Whatsapp deve cumprir determinações judiciais

A suspensão do aplicativo Whatsapp em todo o país foi determinada pelo juiz Luiz Moura, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina.
Mais notícias da edição brasileira



"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes






RIO DE JANEIRO 




Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.