sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 20 de fevereiro de 2015 > Sexta-Feira > Postado às 10:03 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


TEMA PARA AS IMAGENS DE HOJE:
AS CRIANÇAS, NO OLHAR
DE BOUGUEREAU


neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco. (Wikipedia)  
É nesse período que se insere William-Adolphe Bouguereau (La Rochelle30 de novembro de 1825 – La Rochelle, 19 de agosto de 1905) pintor e professor e pintor francês. Com um talento manifesto desde a infância, recebeu treinamento artístico em uma das mais prestigiadas escolas de arte de seu tempo, a Escola de Belas Artes de Paris, onde veio a ser mais tarde professor muito requisitado, ensinando também na Academia Julian. Sua carreira floresceu no período áureo do academicismo, sistema de ensino do qual foi um ardente defensor e do qual foi um dos mais típicos representantes. (Wikipedia) 
Abandonando, aos poucos, a paisagem, Bouguereau foi se fixando cada vez mais como retratista. Seu tema quase que exclusivo era a mulher e, por extensão, também, o universo infantil feminino. Como mestre supremo do neoclássico, o objetivo final era a busca da perfeição. 
Foi neste contexto que surgiu o Impressionismo, em 1860, com artistas reunidos em torno de Manet, desenvolvendo teorias totalmente opostas, substituindo a forma pelo conteúdo, desprezando o detalhe para fixar-se na emoção. Enquanto um pintor clássico levava até dois anos para aprontar um quadro, os impressionistas o faziam em apenas duas horas. Enquanto o neoclássico privilegiava o estúdio, os impressionistas pegavam o cavalete e a maleta de tintas, indo buscar o tema "in loco", para captar a luminosidade do instante. Nem podiam demorar muito, porque a luminosidade muda a cada instante e, então, a fidelidade do tema  dependia muito da rapidez do trabalho. 
Arte e sociedade caminham juntas, e as modificações sociais interferem decisivamente na mudança da visão artística. Foi assim que o românico e o gótico, teocêntricos, deram origem ao renascimento e ao maneirismo, centrados no ser humano, mais que na religião. A contra-reforma trouxe o barroco e o rococó; já a Revolução Francesa introduziu um novo consumidor, mais emocional e menos reflexivo, levando ao surgimento do romantismo. 
O neoclássico foi uma tentativa, bem sucedida de retornar aos ideais do renascimento, enquanto que o impressionismo, sem o saber, criava os primeiros alicerces para o modernismo que se anunciava, com as mudanças drásticas produzidas no mundo pela revolução industrial. 
Nada acontece ao acaso, há sempre um contexto, justificando o texto. Os artistas, em qualquer momento da História, sempre exerceram papel preponderante, se antecipando na identificação das mudanças e propondo uma reformulação artística de acordo com o momento histórico vivido por eles. Bouguereau viveu seu momento, os impressionistas, o deles. O embate seria inevitável e ambos os lados viviam a sua verdade, cada um à sua maneira (Paulo Victorino).

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?


Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Onde a chuva aumenta ou diminui nos próximos dias?

Confira o que vai acontecer com o tempo em todo o Brasil.
Ler noticia










- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg

- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V

- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE

- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh




Provérbios Japoneses (Wikiquote)
  • 今の一針、後と十針
  • Ima no ichihari, nochi to touhari
    • Literalmente > Um ponto de costura agora, popua dez no futuro
    • Variante em português > Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > 



Nesta data, em 1970, morre Café Filho, 26° presidente do Brasil, um dos alvos das "Novembradas" de 1955, que derrubaram dois presidentes em 10 dias (n. 1899).
 Getúlio Vargas morrera entre duas e três horas da madrugada do dia 24 de agosto de 1954. Nesse mesmo dia, entre dez e onze horas da manhã, João Café Filho toma posse, sentindo o gosto amargo da vitória, sem ministério, sem palácio, sem gabinete, sem povo. LEIA TUDO






A arte alimenta-se de ingenuidades, de imaginações infantis que ultrapassam os limites do conhecimento; é aí que se encontra o seu reino. Toda a ciência do mundo não seria capaz de penetrá-lo."  Lionello Venturi Pensador

Lionello Venturi (1885 – 1961) foi professor de arte na Universidade de Roma.  Saiba mais





Alagoas > Veja Maceió agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam

Por volta do ano 1000, os índios tapuias que habitavam a região da atual cidade de Maceió foram expulsos para o interior do continente por povos tupis procedentes da Amazônia. No século XVI, quando chegaram os primeiros europeus à região, a mesma era ocupada por um desses povos tupis: o dos caetés.  
Nos últimos anos, Maceió vem recebendo um grande número de imigrantes chineses. Sua única fonte de renda é o comércio de produtos de R1,99 ou de produtos baratos importados da China. As ruas com maior concentração de chineses são: Cincinato Pinto, Moreira Lima e Boa Vista. Segundo dados dos comerciantes do Centro da cidade, em dois anos um número razoável de novas lojas onde os donos são chineses ou descendentes foram abertas.
Os lojistas temem fechar suas portas para o que eles chamam de "invasão chinesa". Os donos de lojas que atuam no mesmo segmento afirmam que não têm condições de competir com os preços baixos dos imigrantes (Wikipedia)




Valores de Mercado


Burle Marx na Bolsa de Arte do Rio de Janeiro Veja

(Antes de se dedicar ao paisagismo, Burle Marx foi, acima de tudo, pintor e designer, tendo feito parte da equipe de Portinari na confecção do painel existente no Edifício Gustavo Capanema, em 1937).



Burle Marx nos leilões do escritório de Evandro Carneiro (Rio) Veja


Roberto Burle Marx (São Paulo4 de agosto de 1909 — Rio de Janeiro4 de junho de 1994) foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista.Morou grande parte de sua vida no Rio de Janeiro, onde estão localizados seus principais trabalhos, embora sua obra possa ser encontrada ao redor de todo o mundo.
Seu primeiro projeto de jardim público foi a Praça de Casa Forte, localizada no Recife, cidade natal de sua mãe. (Wikipedia)


Índice

  [mostrar



Jornal da Gazeta (ontem à noite)


Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)

Globo Repórter (Hoje à noite)
As férias acabaram. Globo Repórter inicia hoje nova série com matérias novas, depois de uma temporada de programas requentados Veja





G1 > Pop & Arte
  1. OSCAR 2015

    Quase lá: relembre indicações do Brasil ao Oscar; país nunca ganhou

    Documentário 'O Sal da Terra' disputa estatueta neste domingo (22). Filme sobre Sebastião Salgado é codirigido pelo filho do fotógrafo.

  1. DISTRITO FEDERAL

    Exposição no DF traz obras em papel do modernismo à arte contemporânea

    Peças de Di Cavancanti e Tarsila do Amaral estão na mostra na Caixa Cultural. 'Metamorfoses' reúne 50 desenhos e gravuras e textos de contextualização.


Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Os negócios que lucram com a crise hídrica

Expectativa de racionamento impulsiona altas de até 500% na procura por produtos como caixa d'água e serviços relacionados.
Mais notícias da BBC Brasil



"El País", de Espanha, em português


A polícia política de Nicolás Maduro prende o prefeito de Caracas

Funcionários do Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin) levam o opositor Antonio Ledezma de seu escritório do centro da cidade. Ele mesmo avisou sobre a ação policial por meio das redes sociais
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original



Los niños de Chernóbil

Los hijos de los afectados por el desastre nuclear que se trasladaron a España son ahora llamados a filas en Ucrania

“Sé que soy incapaz de quitarle la vida a una persona”, confiesa Slavick “Quiero seguir siendo un chico normal”, asegura el muchacho Yura y Tola viven en Barbastro y sus familias intentan evitar que regresen “Nos arriesgamos a que le obliguen a hacer el servicio militar en Ucrania”
Slavick no quiere ir a la guerra. Nació hace 17 años en Ucrania y malvivió con sus cinco hermanos en un orfanato, todos con un carné que les identificaba como víctimas del accidente nuclear ocurrido en la central de Chernóbil en 1986, que afectó a sus padres. 
Desde los cuatro años reside en Huesca con una familia de acogida. Le ha llegado ahora la edad del servicio militar. Otros jóvenes de su misma procedencia han recibido ya cartas de alistamiento. “Soy incapaz de quitar la vida a una persona. Me da igual que sea prorruso o no lo sea” dice pensando en el conflicto con Rusia, que se ha cobrado más de 5.000 vidas. Ahora sus padres buscan vías para que obtenga la nacionalidad española. 
Una carta ha cambiado la estable vida de Tola y Yura, dos chavales de 18 años y 16 años que viven en España pero que nacieron en Ucrania, un país en guerra en el que los intentos de paz se están quedando en eso. El Gobierno de Kiev les reclama para que acudan a su país a cumplir el servicio militar obligatorio. Les ha escrito para que se presenten en la delegación que les corresponde para pasar la inspección médica. 
Desde que recibieron la notificación, los chavales duermen a duras penas. En el caso de ser aptos, que no padezcan ninguna enfermedad que les imposibilite alistarse, serán trasladados a un campo de adiestramiento donde se les prepara para ir al frente de guerra, en el que ya han muerto casi 5.700 personas, según Naciones Unidas. LEIA TODO O ARTIGO


"Clarin", de Argentina, em português


MORTE MISTERIOSA

Ex-mulher de promotor morto reitera que não acredita em suicídio

Redação Clarín em Português

Em uma das raras entrevistas à imprensa, a juíza Sandra Arroyo Salgado voltou a dizer que não acredita que Alberto Nisman tenha tirado a própria vida. 



Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI




"Notícias ao Minuto", de Portugal
Cerca de um terço das crianças de Lisboa estão em risco de pobreza, alertou hoje a presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, defendendo que a Educação é a melhor forma de ultrapassar esta realidade.
Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

O Shopping Nova América, localizado em Del Castilho, na zona norte do Rio, reabriu hoje (19) com o funcionamento de 80% de suas lojas, após o incêndio que destruiu parte do edifício na última segunda-feira
Mais notícias da edição brasileira



"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil


BOLSO CHEIO

Mais notícias do R7 Esportes








RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC



Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.