sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 13 de fevereiro de 2015 > Sexta-Feira > Postado às 10:07 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

TEMA PARA AS IMAGENS DE HOJE >
"TOMIE OHTAKE > PARA TODO O SEMPRE"
Japonesa que se tornou brasileira com o tempo, ela foi uma das figuras mais importantes das artes plásticas no Brasil. Começou a pintar tarde, aos 39 anos, e ficou conhecida do grande público com as grandes esculturas que mudaram a paisagem urbana de São Paulo. Fez mais de 50 exposições individuais e participou de mais de 80 coletivas. Teve uma carreira produtiva, reconhecida e longa. LEIA E VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Frente fria abre o Carnaval em SP

Confira a tendência do tempo. Agitação no mar e chuva preocupam no litoral.
Ler noticia








- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh



Provérbios Japoneses (Wikiquote)

  • 雨 降って 地 固まる
  • Ame futte chi katamaru
    • Literalmente > A chuva deixa a terra endurecida.
    • Sentido: Adversidade nos deixa fortes. 


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > 


Em 13/02/1943, morre o pintor gaúcho Oscar Boeira.  

Oscar Boeira (Porto Alegre, 1883 — Porto Alegre, 13 de fevereiro de 1943) foi um pintor brasileiro. De família abastada, Oscar Boeira era o único homem entre sete filhos. De início um pintor acadêmico, em 1909 foi para o Rio de Janeiro, onde estudou na Academia Nacional de Belas Artes e foi colega de Rodolfo Amoedo e aluno de Eliseu Visconti, cujo estilo impressionista o influenciou. 

De 1914 a 1917, ele lecionou, sem remuneração, na maior parte do tempo, na antiga Escola de Belas Artes de Porto Alegre, atual Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a convite de Libindo Ferraz. Também deu aulas particulares de pintura em seu ateliê. Introvertido e dono de uma autocrítica feroz, Boeira distribuiu boa parte da obra que produziu. 

Nunca realizou exposição individual e vendeu um único quadro em vida, Manhã de Bruma, um óleo sobre tela de 1918. A obra foi escolhida e adquirida pessoalmente pelo então governador do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, mais tarde presidente da República. 

Paisagista, destacou-se nas Exposições de 1929, na de 1935, no pavilhão cultural do centenário da Revolução Farroupilha, e no 1° Salão do Instituto de Belas Artes, em 1939. 

Em sua homenagem, uma das salas de exposição do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS), no segundo pavimento, leva seu nome: Sala Oscar Boeira. Há também a Praça Oscar Boeira, no bairro Auxiliadora da cidade de Porto Alegre, em que há uma escultura do pintor, criada por Cláudio Martins Costa. (/Wikipedia)




"Cansei de pintar o que via, quis pintar o que vinha de dentro. " 
>> Tomie Ohtake 





Kyoto > Japão > E vez de webcam, um pequeno vídeo mostrando o antigo e o novo em Kyoto, a cidade onde nasceu Tomie Ohtake, antiga capital do império Veja

Quioto (em japonês京都市transl.: Kyōto-shiKyoto) é uma cidade do Japão na província homônima no centro sul do país. Fundada noséculo I, foi a capital do Japão Imperial, sendo substituída por Tóquioem 1868. 
Com uma população estimada em quase 1,5 milhão de pessoas (2010), Kyoto forma, juntamente com as cidades de Osaka e Kobe, uma região metropolitana conhecida como Keihanshin, que abriga mais de 18,6 milhões de pessoas (dados de 2010), figurando como a segunda mais populosa região metropolitana do país, atrás apenas da Grande Tóquio. 
Foi em tempos conhecida no Ocidente por Meaco(japonês: 都; miyako), que significa, literalmente, "capital". Kyoto é ocasionalmente apelidada de "Velha Capital" e "Cidade dos Samurais". (Wikipedia)




Índice

  [mostrar



Valores de Mercado-1 > Na manhã de ontem, a Christie's de Londres completou o leilão de "Pós Guerrae Arte Contemporânea", iniciado na véspera > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP) e em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.


Destaque para Kazuo Shiraga (Japanese, 1924-2008), pintor nascido em Amagasaki, Japão. Shiraga graduou-se na Escola de Especialista de Kyoto City of Arts (agora o Kyoto City University of Arts) em 1948, tendo estudado pintura tradicional japonesa. Mais tarde ele foi inspirado por técnicas modernas ocidentais e, em 1952, co-fundou o Grupo Zero com artistas Akira Kanayama, Saburo Murakami, e Atsuko Tanaka. O grupo foi nomeado assim para a crença de que as obras de arte são criados a partir do nada. Em 1955, Veja outras obras de Kazuo Shiraga



Valores de Mercado-2 > A Sotheby's faz uma pausa de alguns dias, que ninguém é de ferro, mas há muita coisa programada. Por exemplo, um leilão de coleção particular, focalizando arte moderna e contemporânea, que deverá ocorrer em Nova York no dia 7 de março, com o tema "Alegria, Amor e Paz" > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos (USD) Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.



Abaixo, selecionamos um dos lotes, com trabalho de Pop-Art de Andy Warhol



Jornal da Gazeta (ontem à noite)

No litoral paulista, uma empresa se dedica à dessalinização de água do mar. O gosto é de uma água mineral comum, com a vantagem de que conserva 63 tipos de sais minerais, ao contrário da das outras águas, que tem em torno de 15 sais. Mas o custo industrial ainda é elevado. Veja



Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)









G1 > Pop & Arte
  1. POP & ARTE

    Veja a repercussão da morte da artista plástica Tomie Ohtake

    Artista morreu nesta quinta-feira em São Paulo, aos 101 anos. Nascida no Japão, Tomie foi figura importante das artes no Brasil.
Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Por que é importante aprender a escrever à mão

Uso cada vez mais disseminado de teclados e tablets em escolas pode prejudicar desenvolvimento da criança, sugere estudo.
Mais notícias da BBC Brasil




"El País", de Espanha, em português


O AVESSO DO AVESSO

Em plena crise hídrica, Sabesp ainda premia grandes consumidores

MARÍA MARTÍN São Paulo
Lista obtida pelo EL PAÍS contém clientes 'premium' da empresa, como shoppings e grandes condomínios, com contratos que incentivam o consumo: quanto maior o uso, menor o preço da água
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original


Los imputados en los ERE de Andalucía deben devolver el dinero

El Tribunal de Cuentas reclama 252 millones a 37 empresas y seis Ayuntamientos

El Tribunal de Cuentas ha citado para el 24 de febrero a los representantes de 37 empresas y seis Ayuntamientos implicados en el caso ERE para reclamarles los 252 millones de euros que recibieron de la Junta de Andalucía. 
El dinero tenía como objetivo financiar expedientes de regulación de empleo y proyectos empresariales y municipales. 
La sección de Enjuiciamiento del Tribunal de Cuentas ha citado para el próximo 24 de febrero a la una de la tarde a los representantes de 37 empresas privadas y seis Ayuntamientos para reclamarles al menos 252 millones de euros que recibieron de la Junta de Andalucia para financiar Expedientes de Regulación de Empleo (ERE), proyectos empresariales e infraestructuras municipales.


"Clarin", de Argentina, em português


EFEITO NOS INVESTIMENTOS

Caso Petrobras leva empresário argentino
a buscar novo sócio no Brasil

Marina Guimarães
Especial para Clarín em Português
 
            O presidente do grupo Corporación América, Eduardo Eurnekian, disse ao Clarín em Português que decidiu buscar um novo sócio brasileiro para substituir o atual parceiro, a construtora Engevix, no consórcio Inframerica. O aeroporto de Brasília é um dos investimentos de Eurnekian no Brasil. 

MORTE MISTERIOSA

Ex-mulher de promotor morto pede independência judicial para verdade ser revelada

Redação Clarín em Português

A juíza Sandra Arroyo Salgado falou, nesta quinta-feira (12), no Senado.

BRASIL versus ARGENTINA

Os sete temas das reuniões de Mauro Vieira na Argentina

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, descartou que os últimos acordos firmados pela Argentina com a China afetem o Mercosul, em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira, em Buenos Aires. Vieira chegou na terça à noite a Buenos Aires, sua primeira viagem ao exterior desde que tomou posse, ratificando o peso que Brasília dá a seu principal sócio comercial no bloco sul-americano.  REVISTA "VEJA"



Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI

Los útiles escolares aumentaron un 42% y ahora más padres demoran la compra

La vuelta a clases.
Surge de un relevamiento de Clarín. Las mayores subas impactaron en artículos básicos, como carpetas, tijeras, marcadores y lapiceras. Los comerciantes creen que la mayoría saldrá a comprar sobre la hora.




"Notícias ao Minuto", de Portugal
Objetivo do Executivo é o de reduzir dos atuais 466 sacos per capita/ano para os 50 este ano e 35 em 2016.
Mais notícias da edição portuguesa



"Notícias ao Minuto", do Brasil

Carnaval > Spray de espuma e maquiagem excessiva podem causar lesões

Conselheiro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Marcus Sáfady alerta que as lesões causadas por spray de espuma podem comprometer a visão.
Mais notícias da edição brasileira



"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes








RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC



Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.