quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 12 de fevereiro de 2015 > Quinta-Feira > Postado às 10:17 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

TEMA PARA AS IMAGENS DE HOJE >
"TOMATES COM NOME E SOBRENOME"

"Carmem" caiu na boca do povo, encontra-se em qualquer feira livre e está presente ns mais triviais saladas. Outros, são menos conhecidos e, de muitos deles, você nunca ouviu falar.
A maioria dos botânicos atribui a origem do cultivo e do consumo (e mesmo a seleção genética) do tomate como alimento à civilização inca do antigo Peru, o que deduzem por ainda persistir, naquela região, uma grande variedade de tomates selvagens e algumas espécies domesticadas (de cor verde) conhecidas apenas ali.
Estes acreditam que o tomate da variedade Lycopersicum cerasiforme, que parece ser o ancestral da maioria das espécies comerciais atuais, tenha sido levado do Peru e introduzido pelos povos antigos na América Central, posto que foi encontrado amplamente cultivado no México. (Wikipedia) MAIS
A propósito, tomate é fruta e não legume. Deveria ser vendido ao lado de laranjas, mexericas  e outros afins  MAIS

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Japoneses (Wikiquote)

  • 猫に鰹節
  • neko ni katsuobushi
    • Literalmente > É como dar peixe ao gato.
    • Variante em português > Juntar a fome com a vontade de comer.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > 


Nesta data, em 1878, nasce Kazimir Malevich, pintor soviético (m. 1935)
Kazimir Severinovich Malevich, (em russoКазимир Северинович Малевич (Kiev12 de fevereiro de 1878 – São Petersburgo15 de maio de 1935) foi um pintor abstrato soviético

Fez parte da vanguarda russa e foi o mentor do movimento conhecido como Suprematismo. Entre 1915 e 1916 trabalhou com outros artistas suprematistas em uma cooperativa de artesãos e camponeses em Skoptsi e Verbovka. 

Em 1916-1917 participou de exposições do grupoValet de carreau em Moscou juntamente com Nathan AltmanDavid Burliuk e Aleksandra Ekster, entre outros. É por sua concepção da relação entre arte pura e arte aplicada que Maliévitch entra em conflito com os construtivistas

Com a Revolução de 1917, Malevich trabalha como professor e pesquisador. Sua primeira exposição individual foi inaugurada em 1919, em Moscou. De 1919 à 1922, o artista viveu e trabalhou em Vitebsk, como professor. Fundou o grupo UNOVIS (afirmadores da nova arte) constituído por alguns dos seus alunos. Nessa época escreveu a maior parte dos seus textos filosóficos e teóricos. 

A partir de 1923, o artista viveu em Petrogrado, continuando a ensinar. Por volta de 1925, começa a construir os architectons, composições suprematistas espaciais. Em 1927, Malevich expôs suas obras pela primeira vez em Berlim e retornou à arte figurativa. 

Deixou na Alemanha 70 quadros e um manuscrito "O suprematismo ou o mundo sem objeto", publicado pela Bauhaus

Em 1929, foi acusado pelo governo soviético de "subjectivismo" e nos anos que se seguiram foi continuamente atacado pela imprensa. Perdeu suas funções oficiais e chegou a ser preso e torturado. Morreu abandonado e na pobreza, em São Petersburgo, em 1935. 

Apesar de ter recebido funerais oficiais, a condenação de sua obra e do suprematismo foi seguida de um esquecimento de décadas. O reconhecimento do artista só ocorreu a partir dos anos 1970. Desde então, numerosas retrospectivas pelo mundo consagraram Kasimir Malevitch com um mestre da arte abstrata. (Wikipedia)
























"Na história da humanidade (e dos animais também) aqueles que aprenderam a colaborar e improvisar foram os que prevaleceram." >>

Charles Darwin, que nasceu nesta data, em 1809 Pensador



Estados Unidos > Bourbon Street, em Nova Orleans, a cidade que é o "Berço do Jazz" > Enquanto o Leste Europeu enfrenta um frio intenso, no Sul (com Nova Orleans inclusa) se registra um "calor intenso" de 7 graus positivos. Veja a Bourbon Street agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam.


Bourbon Street

ChrisLitherlandBourbonSt.jpg
Bourbon Street (francês: Rue Bourbon) é uma rua no coração do bairro mais antigo de Nova Orleães, o Bairro Francês de Nova Orleães, Louisiana. Estende-se 13 quarteirões, desde Canal Street até Esplanade Avenue.1 Embora seja agora conhecido principalmente por seus bares e clubes de striptease, a história desta rua oferece uma visão rica do passado de Nova Orleães. (Wikipedia)




Valores de Mercado-1 > Na Christie's de Londres, ontem, houve um leilão de arte "Pós Guerra e Contemporânea", com poucos lotes, mas bastante expressivos > Todos os lotes, com imagens ampliáveis > Valores em libras esterlinas (GBP) e em dólares americanos (USD)  Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.


Destaque para uma obra de  Gerhard Richter que, no bater do martelo, alcançou a bagatela de 24 milhões de dólares!
A produção artística de Gerhard Richter pode ser inserida em três categorias: figurativa, isto é, todas as pinturas são baseadas na fotografia ou na natureza; construtivista, trabalho mais teorético como tabelas de cor, painéis devidro e espelhos; e abstracta, quase todo o trabalho realizado desde 1976 excepto naturezas-mortas e paisagens. A variedade no seu trabalho não indica uma falta de interesse pela realidade mas uma grande confiança ao apresentar modelos diferentes de forma a transmitir isso mesmo. De facto, a começar pelo seu primeiro trabalho, Richter tem facilmente combinado, nas suas pinturas, tanto a figuração como a abstracção. Richter tem um corpo de trabalho importante no campo da pintura, mas fez também peças com vidros e espelhos além do seu Atlas, uma colecção de imagens fotográficas por ele recolhidas, sendo que muitas delas serviram de base para as suas pinturas foto-realistas. (Wikipedia) MAIS

Valores de Mercado-2
 > A Sotheby's de Londres realiza hoje um leilão menor, com obras de qualidade, a preços mais populares Veja 
Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.

Só por curiosidade (ainda está longe), dê uma olhada nas obras selecionadas para outro leilão, também em Londres, com arte moderna e contemporânea em geral. 

Na imagem abaixo, um mobile de Roy Lichteinstein, programado para esse pregão.



Roy Fox Lichtenstein (Nova Iorque27 de outubro de 1923 — Nova Iorque, 29 de setembro de 1997) foi umpintor estado-unidense identificado com a Pop Art.
Na sua obra, procurou valorizar os cliches das histórias em quadradinhos como forma de arte, colocando-se dentro de um movimento que tentou criticar a cultura de massa.
     O seu interesse pelas histórias em quadradinhos (banda desenhada), como tema artístico, começou provavelmente com uma pintura do rato Mickey, que realizou em 1963 para os filhos. Nos seus quadros a óleo etinta acrílica, ampliou as características da banda desenhada e dos anúncios comerciais, e reproduziu à mão, com fidelidade, os procedimentos gráficos. Empregou uma técnica pontilhista conhecida como Pontos Ben-Day para simular os pontos reticulados das histórias. Cores brilhantes, planas e limitadas, delineadas por um traço negro, contribuíam para o intenso impacto visual.
   Com essas obras, o artista pretendia oferecer uma reflexão sobre a linguagem e as formas artísticas. Os seus quadros, desvinculados do contexto de uma história, aparecem como imagens frias, intelectuais, símbolos ambíguos do mundo moderno. O resultado é a combinação de arte comercial e abstracção.
Muitas ilustrações de Lichtenstein eram feitas a partir de desenhos em quadrinhos.



Jornal da Gazeta (ontem à noite)


Jornal das 10 (ontem à noite)



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)




G1 > Pop & Arte
  1. DISTRITO FEDERAL

    Aeroporto de Brasília sedia exposição com fotos do cerrado

    Painéis podem ser vistos no térreo do terminal, próximo ao desembarque. Evento tem ainda poemas, vídeos, artesanato e informações em tablets.
Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Conheça negócios ameaçados de extinção pela falta d'água

Renato Soares (BBC)
Dono de lavanderia pensa em fechar as portas após 33 anos se houver racionamento de 5 dias sem água; lava-rápidos, cabelereiros e produtores de laticínios também estão entre os mais atingidos.


Mais notícias da BBC Brasil



"El País", de Espanha, em português

Diplomacia brasileira se movimenta
para tentar sair do fundo do poço

FLÁVIA MARREIRO Brasília
Falta de verba deixa postos no exterior à míngua enquanto ajuste fiscal e dólar em alta complicam cenário. Novo chanceler aposta em habilidade política para enfrentar crise e recuperar 'autoestima'

“Há uma obsessão na mídia local por denegrir o Brasil”, diz Amorim

Ex-chanceler de Lula revisita tentativa de mediação com o Irã ao lado da Turquia e lamenta crise de recursos no Itamaraty
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original


‘50 sombras de Grey’ se hace cine

La película sobre el ‘best-seller’ evita contenidos escabrosos

El filme no muestra pubis masculinos y apenas se adivina el femenino Ya se han vendido anticipadamente 4,5 millones de entradas en todo el mundo
La Berlinale acoge el estreno mundial de la película Aunque parezca increíble, en la semilla de la versión cinematográfica de 50 sombras de Grey está Persona, de Ingmar Bergman. 
Cada actriz que hacía la prueba delante de la directora británica Sam Taylor-Johnson, reputada artista y fotógrafa —aunque directora hasta este momento de un único largo, Nowhere boy, sobre The Beatles—, leía cuatro páginas de un monólogo de esa obra maestra.
“Así sabíamos quién podía afrontar un complejo viaje emocional”, señaló la cineasta, en declaraciones previas al estreno.
Dakota Johnson y Jamie Dornan, en un plano de 50 sombras de Grey.
Eso por ahora no se ve en 50 sombras de Grey, cuyo estreno mundial tuvo ayer como marco la Berlinale a pocas horas de su desembarco en todo el planeta: Universal ha apostado por la fecha más cercana al día de San Valentín. 
Si de la trilogía de la escritora E. L. James se han vendido más de 100 millones de ejemplares, en entradas anticipadas de la película ya hay adquiridas 4,5 millones, 180.000 de ellas en España, donde se proyectará en más de 850 salas. 
La película ha sido prohibida en Malasia e Indonesia, y aún no se sabe si llegará o no a los cines del Golfo Pérsico.


"Clarin", de Argentina, em português


BRASIL VERSUS ARGENTINA

Os sete temas das reuniões
de Mauro Vieira na Argentina

Marcia Carmo

E uma declaração que foi elogiada entre interlocutores brasileiros. E outra que esteve na boca dos empresários. Além de uma imagem curiosa e as especulações sobre os efeitos da desvalorização do real. 

BRASIL VERSUS ARGENTINA

Empresários pedem ajuda a ministro por disputas com a Argentina e a China

Natasha Niebieskikwiat

O ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu com empresários brasileiros e argentinos durante café da manhã na embaixada do Brasil, aqui em Buenos Aires. 

NEGÓCIO DA CHINA

Acordos do governo argentino com a China causam controvérsia doméstica e com o Brasil

Gabriela Grosskopf Antunes
Na semana passada, a presidente Cristina Kirchner esteve na China onde assinou 15 acordos de cooperação. Os acordos foram criticados pelo setor privado argentino. Autoridades brasileiras também estariam preocupadas com o desvio do comércio bilateral.



Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI




"Notícias ao Minuto", de Portugal
Alterações à lei da cópia privada foram aprovadas esta quarta-feira. Brevemente, será votada na generalidade.

A  Lei da Cópia Privada prevê a colocação de uma taxa percentual sobre a compra de todos os artigos eletrónicos capazes de reproduzir uma obra de arte -- "iphones" e outros "smartphones", telemóveis, "pens", cartões de memória, discos rígidos, "tablets", computadores, televisores, máquinas fotográficas, "plasmas", etc. -- o que, a concretizar-se, irá "sobrecarregar o consumidor", "esquecendo que vivemos num mercado global". SAIBA MAIS
Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

A Polícia Federal em Curitiba recebeu hoje (11) 48 obras de arte, apreendidas durante a nona fase da operação Lava Jato, deflagrada na semana passada. Os quadros foram trazidos do Rio de Janeiro por uma transportadora.
Mais notícias da edição brasileira



"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil



Mais notícias do R7 Esportes







RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC


Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.