segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Eventos em destaque no dia 6 de janeiro de 2015 > Terça-Feira - Postado na véspera às 4:57 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

6 de janeiro de 2015.
6.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 359 para acabar o ano.


Nesta data, em 1832, nasce Gustave Doré, pintor e ilustrador de livros francês (m. 1883)
Paul Gustave Doré (Estrasburgo, 6 de janeiro de 1832 — Paris, 23 de janeiro de 1883) foi um pintor, desenhista e o mais produtivo e bem-sucedido ilustrador francês de livros de meados do século XIX. 

Seu estilo se caracteriza pela inclinação para a fantasia, mas também produziu trabalhos mais sóbrios, como os notáveis estudos sobre as áreas pobres de Londres, realizados entre 1869 e 1871. 

Gustave Doré morreu aos 51 anos, pobre, pois todo o dinheiro que havia ganho com o seu trabalho foi utilizado para quitar diversas dívidas, deixando incompletas suas ilustrações para uma edição não divulgada de Shakespeare, entre outros trabalhos. (Quer saber mais?) 

Abaixo> Jacó lutando com o anjo. Para ampliar, abra em janela separada.


  353 – Último ano em que é celebrado o nascimento de Jesus pelos Católicos nesta data. Passará a ser comemorado no ano seguinte no solstício de dezembro (25 de dezembro). Os ortodoxos continuam a comemorar nesta data.
A data de nascimento de Jesus é muito discutida. Devido a falhas do calendário há quem diga que Jesus teria nascido por volta do ano 6 d.C. . Porém, considerando que Jesus nasceu pouco tempo antes da morte de Herodes isto coloca-nos numa data anterior a 4 a.C.. 

Outra ajuda que temos para facilitar a localização da data do nascimento de Jesus foi que este ocorreu a quando José foi a Belém com sua família para participar do recenseamento. Em Belém, o recenseamento ocorrera no oitavo mês, pelo que se concluiu que, Jesus nascera provavelmente no mês de Agosto do ano 7 a.C.. 

A apresentação dos bebês no templo, bem como a purificação das mulheres teria de ocorrer até aos vinte e um dias após o parto. Jesus foi apresentado no templo de Zacarias, segundo os registos locais, no mês de Setembro num sábado. 

Sabe-se que Setembro do ano 7 a.C. teve quatro sábados: 4, 11, 18 e 25. Como os censos em Belém ocorreram entre 10 e 24 de Agosto, o sábado de apresentação seria o de 11. Logo Jesus teria nascido algures depois de 21 de Agosto do ano 7 a.C..Tudo, é lógico, entra no terreno da mais pura especulação. 

(Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

1066 – Haroldo II é coroado Rei da Inglaterra
1449 – Constantino XI Paleólogo  é coroado imperador do Império Bizantino (seria o último)
1502 – Descoberta da baía de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, pela expedição de Gonçalo Coelho, que recebe esse nome em homenagem a visita dos Três Reis Magos ao menino Jesus comemorada nesse dia.

1509 – Casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Ana de Cleves (dissolvido a 9 de Julho deste mesmo ano)
Henrique VIII foi vítima do que se chamaria hoje de "propaganda enganosa". A posição de Cleves face à Igreja Católica tornava-o num potencial aliado do Rei inglês, líder da recentemente (1533) criada Igreja Anglicana. A união era diplomaticamente valiosa e foi defendida entre outros por Thomas Cromwell, chanceler do Reino. 

O pintor Hans Holbein (sempre os pintores!), foi então contratado para efectuar um retrato de Ana, cujo resultado em muito agradou Henrique VIII. Quando Ana chegou à Inglaterra, ficou evidente o talento de Holbein, pois a pintura superava o modelo, em atributos físicos. Ana não era uma mulher bonita e tinha a cara coberta de cicatrizes de varíola, prontamente disfarçadas no retrato. 

Henrique VIII, ficou desconsolado com a escolha da noiva desde o primeiro momento, mas apesar disso casou com Ana, a 6 de Janeiro de 1540, em Greenwhich. 

Uma das aias designadas para Ana foi Catarina Howard, uma jovem de quinze anos, com quem o Rei iniciou uma relação amorosa quase de imediato. O casamento com Ana, acabou por ser anulado a 9 de Julho do mesmo ano, com base na não consumação, e pouco depois Henrique VIII casou com a jovem Catarina Howard. 

Ana de Cleves decidiu ficar em Inglaterra e foi generosamente recompensada pelo incômodo do divórcio. Henrique VIII conferiu-lhe uma pensão, o usufruto do Castelo de Hever e os títulos de Princesa da Inglaterra e Irmã do Rei

No fim da sua vida, Ana converteu-se ao Catolicismo e tornou-se confidente das enteadas, Maria e Isabel.  As mulheres de Henrique VIII

1579 – Estimulados pelo novo governador espanhol Alexander Farnese, Duque de Parma, os estados do sul (situados hoje na sua maioria na Bélgica), assinaram a União de Atrecht expressando a sua lealdade ao Rei espanhol (v. Guerra dos Oitenta Anos e Revoltas Holandesas)
1598 – Inicio da construção da Fortaleza dos Reis Magos em Natal, Brasil
1802 – Em sua expedição científica pelas Américas, Alexander von Humboldt chega a Quito.
1835 – Cabanagem (Brasil): os rebeldes atacam conquistam a cidade de Belém, assassinando o presidente Sousa Lobo e o Comandante das Armas
1838 – Samuel Morse realiza a primeira demonstração pública do telégrafo, em Nova Jersey
1877 – Alois Hitler adota seu novo nome (anteriormente Aloys Schicklgruber).
1880 – Fundação da cidade de Criciúma (Santa Catarina, Brasil)
1912 – Novo México torna-se o 47º estado norte-americano
1926 – Fundação da Lufthansa, empresa aérea estatal alemã.
1927 – Os Estados Unidos invadem a Nicarágua
1929 – Em reação à crise política que acometeu o Reino da Iugoslávia, o príncipe Alexandre institui uma ditadura pessoal

1939 – Os EUA iniciam aproximação com o Brasil, convidando o chanceler brasileiro Osvaldo Aranha para uma entrevista pessoal com o presidente Franklin Delano Roosevelt
A Segunda Guerra Mundial já estava em curso, mas os Estados Unidos ainda não estavam nela, fato que só ocorrem após 7 de dezembro de 1941, quando os japoneses atacaram Pearl Harbour, destruindo a frota de navios americanos, mas já havia um delineamento de posição a favor dos aliados. 

O mesmo não acontecia com o Brasil já que o Presidente Getúlio Vargas, hábil político, dava uma no cravo e outra na ferradura, cortejando os aliados, mas mostrando simpatias para com o eixo Berlim-Roma-Tóquio. 

Uma das razões é que as economias de Brasil e Alemanha eram complementares havendo pleno mercado para nossos produtos, com a possibilidade de importação de maquinário e armas da Alemanha, o que não acontecia em relação aos EUA. 

Outra razão está que tínhamos em nosso país sólidas colônias alemãs, italianas e japonesas. Os alemães, em particular, dominavam a região Sul do país, com perto de mil escolas onde se estudava em alemão, com professores alemães e livros importados da Alemanha. 

Sem desdenhar os aliados, era preciso manter cuidado com os alemães, pela forte influência nazista naquela parte do país. 

A mudança de atitude veio nos anos seguintes quando os alemães, alheios à nossa "neutralidade", passaram a afundar dezenas de navios mercantes brasileiros, provocando a revolta da população e levando o governo, em 1942, a declarar guerra à Alemanha. 

Mas foi um longo tempo de maturação, em que o ditador brasileiro, simpático ao nazismo, mantinha uma posição dúbia sobre a guerra. 

Na foto, em visita ao Brasil, Roosevelt está ao lado do motorista enquanto que Getúlio se acomoda no banco de trás.

1942 – A empresa aérea Pan American World Airways realiza o primeiro voo comercial ao redor do mundo
1944 – Fundação do Esporte Clube Avenida
1950 – A Inglaterra reconheceu o governo da China Comunista, liderada por Mao-tsé Tung
1963
Criação do estado do Acre, Brasil
Restabelecimento do sistema presidencialista no Brasil (v. Campanha da Legalidade e Referendo): um plebiscito escolheu para o Brasil a volta do presidencialismo como forma de governo, em que cerca de 9 milhões de pessoas votaram contra o parlamentarismo, que vigorava desde a posse de João Goulart, em 1961
1987 – Caminhoneiros do porto de Santos, em São Paulo, entraram em greve. O protesto afetou 50 navios dos quais 37 tiveram de aguardar atracamento.

1988 – Maílson da Nóbrega tomou posse como quarto ministro da Fazenda do governo de José Sarney.
Após o sucesso aparente do Plano Cruzado e os seguidos fracassos dos pacotes seguintes, como o Plano Cruzado 1, Plano Verão e Plano Bresser, Sarney nomeia Mailson da Nóbrega como ministro da Fazenda com o objetivo único de "deixar como está para ver como é que fica". 

Foi lançado, então o Plano Feijão com Arroz, administrando a economia pelo dia a dia e esperando pelas eleições de 1989 e a posse do novo governo em 1990. 

Resumo da ópera: O Brasil registrou uma inflação de 84 por cento só no último mês do governo Sarney, e o país foi entregue ao presidente Collor em clima de hiperinflação, sentido, por exemplo, nos restaurantes, que subiam  diariamente o preço das refeições; alguns, chegavam a subir até duas vezes no mesmo dia. 

O novo governo do presidente Collor conseguiu, apenas momentaneamente, brecar a hiperinflação, a custa do sequestro de toda a poupança nacional, naquele que foi o último pacote brasileiro, lançado sobre um povo já cansado e desacreditado de soluções milagrosas que não conseguiam durar sequer um ano.

O Plano Real, planejado por Fernando Henrique Cardoso, veio sem pacotes e sem sustos e foi o único a dar certo. Cada medida era anunciada previamente em todos os detalhes, tranquilizando as pessoas e o mercado. 

Começou com a URV (Unidade de Referência de Valores), fator que mudava diariamente e se aplicava sobre a moeda vigente para calcular o valor da mercadoria no ato da venda. Da grande empresa, ao pequeno comerciante e até o vendedor do picolé, todos sabiam pela manhã, qual o preço de seus produtos naquele exato momento. 

Quando todos se habituaram, a última URV passou a valer um real e todos foram ao banco (qualquer banco) para entregar o dinheiro velho e receber o dinheiro novo na conversão da última URV. Pronto: estava em vigor o real.

A primeira nota de um real, você se lembra dela. A primeira moeda de um centavo, essa você nunca mais viu. Mas acredite, ela tinha valor de compra!


1999
Invasão da capital Serra Leoa, Freetown, por rebeldes da Frente Revolucionária Unida (RUF) de Foday Sankoh e seus aliados da ex-junta do tenente-coronel Johnny Paul Koroma, após uma guerra de assédio no interior do país.
O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), decretou a moratória de seu Estado: durante noventa dias, contados a partir de 1º de janeiro, seu governo suspendeu o pagamento de todas as dívidas.
Culturais e de mídia/média[editar | editar código-fonte]
1868 – Publicação do livro A Gênese, de Allan Kardec.
1964 – Os Rolling Stones estrearam sua primeira turnê, no interior da Inglaterra.
2004 – A Apple introduz ao mercado o iPod mini.
2005 – A obra Fonte sofre ataque por um francês de 77 anos com um martelo.


1256 - Santa Gertrudes de Helfta, cirterciense, mística e teóloga alemã (m. 1302).
1367 – Rei Ricardo II de Inglaterra (m. 1400)

1412 – Joana d'Arc, heroína da Guerra dos Cem Anos e santa canonizada pelo Papa Bento XV (m. 1431)
Santa Joana d'Arc (em francês Jeanne d'Arc) (Domrémy-la-Pucelle6 de janeiro de 1412 —Ruão30 de maio de 1431), por vezes chamada de donzela de Orléans, era filha de Jacques d'Arc e Isabelle Romée e é a santa padroeira da França e foi uma heroína da Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido pelos Armagnacs, na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses
Descendente de camponeses, gente modesta e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada em 1920, quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva. 
Segundo a escritora Irène Kuhn, Joana d'Arc foi esquecida pela história até o século XIX, conhecido como o século do nacionalismo, o que pode confirmar as teorias de Ernest Gellner. Irène Kuhn escreveu: Foi apenas no século XIX que a França redescobriu esta personagem trágica. 
Antes aos fatos relacionados, Shakespeare tratou-a como uma bruxa; Voltaire escreveu um poema satírico, ou pseudo-ensaio histórico, que a ridicularizava, intitulado «La Pucelle d´Orléans» ou «A Donzela de Orléans». 
Joana foi recuperada pelos profetas da «França eterna», em primeiro lugar o grande historiador romântico Jules Michelet. Com o romantismo, o alemão Schiller fez dela a heroína da sua peça de teatro "Die Jungfrau von Orléans", publicada em 1801
Em 1870, quando a França foi derrotada pela Alemanha - que ocupou a Alsácia e a Lorena - "Jeanne, a pequena pastora de Domrémy, um pouco ingênua, tornou-se a heroína do sentimento nacional". (Quer saber mais?)

1587 – Conde-Duque de Olivares, nobre espanhol (m. 1645)
1714 – Percivall Pott, cirurgião inglês (m. 1788)
1745 – Jacques-Étienne Mongolfier, inventor do primeiro balão tripulado (m. 1799)
1761 – Kaspar Maria von Sternberg, naturalista checo (m. 1838)
1822 – Heinrich Schliemann, arqueólogo alemão, descobridor de Troia (m. 1890)
1829 – Alexander Latimer Blackford, missionário norte-americano, pioneiro na implantação da Igreja Presbiteriana do Brasil (m. 1890)
1838 – Max Bruch, compositor alemão (m. 1920)
1858 – Sébastien Faure, anarquista francês (m. 1942)
1872 – Alexander Scriabin, compositor e pianista russo (m. 1915)
1873 – Juliano Moreira, médico brasileiro (m. 1932).
1878 – Carl Sandburg, poeta, historiador, novelista e folclorista estadunidense (m. 1967)
1883 – Khalil Gibran, ensaísta, filósofo, prosador, poeta, conferencista libanês (m. 1931)

06/01/1888 – Emmerico Nunes, desenhista português (m. 1968)
Emmerico Hartwich Nunes, nascido a 6 de janeiro de 1888 em Lisboa, foi um desenhista português. Morreu a 18 de janeiro de 1968, depois de ter vivido grande parte da sua vida em Sines, no Alentejo. 

1901 – José Gaspar de Affonseca e Silva, 2° arcebispo da Arquidiocese de São Paulo (m. 1943).
1907 – Marques Rebelo, (Eddy Dias da Cruz), escritor e jornalista brasileiro; membro da Academia Brasileira de Letras (m. 1973).
1910
Brandão Filho, ator brasileiro (m. 1998)
Wright Morris, novelista, ensaista e fotógrafo estadunidense (m. 1998)

1913 – Loretta Young, atriz estadunidense (m. 2000)
Loretta Young, nascida Gretchen Young (Salt Lake City6 de janeiro de 1913 — Los Angeles12 de agosto de 2000), foi uma premiada atriz norte-americana  Loretta Young foi educada no Convento Ramona, em Alhambra (Califórnia). 

Depois de ter interpretado um pequeno papel, foi contratada como protagonista em muitos filmes mudos, falados e sonoros. Ganhou o Oscar de Melhor Atriz (principal) pelo filme Ambiciosa (1947). 

Após ter sido festejada, por muitos anos, como uma das mais requisitadas estrelas de Hollywood, transformou-se, na idade madura, em uma respeitável e bem sucedida empresária. Loretta foi presidente de uma grande firma de cosméticos em Los Angeles, da qual era a melhor "garota-propaganda' devido à sua grande beleza, mesmo após os seus 60 anos. 

1926 – Kim Dae-jung, ex-presidente sul-coreano.
1928 – Carlos Manga, ator e diretor brasileiro.
1933 – Oleg Makarov, cosmonauta russo (m. 2003).
1934 – Tassos Papadopoulos, político cipriota (m. 2008).
1936 – Julio María Sanguinetti, político uruguaio.
1939 – Murray Rose, nadador australiano, campeão olímpico.
1943 – Terry Venables, treinador inglês de futebol.
1944 – Rolf M. Zinkernagel, imunologista suíço.
1945 – Walter Franco, cantor e compositor paulistano.
1946 – Syd Barrett, fundador, vocalista, guitarrista e compositor dos Pink Floyd.(m. 2006)
1949 – José Pacheco Pereira, político, comentador e historiador português.
1953 – Malcolm Young, guitarrista da banda australiana AC/DC.
1954
Anthony Minghella, diretor de cinema inglês (m. 2008).
Luis Ramírez Zapata, ex-futebolista salvadorenho.
1955 – Rowan Atkinson, ator e comediante inglês, famoso por interpretar Mr. Bean.
1957 – Michael Foale, astronauta anglo-estadunidense.

1958 – Cássia Kiss, atriz brasileira.
Cássia Kis Magro (São Caetano do Sul6 de janeiro de 1958) é uma atriz brasileira, célebre por seus trabalhos em telenovelas. Iniciou sua carreira no teatro amador, integrando-se em um grupo que apresentava espetáculos na periferia e participava de festivais amadores. Durante dez anos, fez vários trabalhos em teatro, incluindo espetáculos infantis em escolas. 

Foi convidada pelo diretor Ulysses Cruz para integrar a sua companhia amadora, substituindo a atriz Haydée Figueiredo na peça Alice, O Que Uma Menina Bonitinha como Você Faz num País como Esse, de Paulo Afonso Grisolli. Depois, atuaria na peça Coronel dos Coronéis (1980), de autoria de Maurício Segall, muito elogiada na época. 

Fez sua estréia na televisão em 1979, na novela Cara a Cara, da TV Bandeirantes. Na trama, interpretou a empregada doméstica da personagem de Fernanda Montenegro. Ainda em São Paulo, chegou a trabalhar em anúncios comerciais. Em 1981, mudou-se para o Rio de Janeiro. 

 No cinema, esteve em mais de 15 filmes, entre eles Bicho de Sete Cabeças (2000), de Laís Bodanzky, por ele ganhou o Troféu Passista de Atriz Coadjuvante no Festival de Recife e o Prêmio Qualidade Brasil 2001 de Melhor Atriz.

1960
Ademir Roque Kaefer, ex-futebolista brasileiro.
Natalia Bestemianova, patinadora artística soviética/russa.
Nigella Lawson, chef e apresentadora britânica.
1962 – Ray Houghton, ex-futebolista irlandês.
1968 – John Singleton, ator estadunidense.
1969 – Norman Reedus, ator, produtor, fotografo, pintor, modelo e diretor norte-americano.
Ilie Dumitrescu, ex-futebolista romeno.
Heloísa Morgado, ex -paquita da Xuxa.
1970
Leonardo Astrada, treinador e ex-futebolista argentino.
Tsanko Tsvetanov, ex-futebolista búlgaro.
1971 – Joey Lauren Adams, atriz estadunidense.
1972 – Marcelo Médici, ator brasileiro.
1974
Fernando Correa, futebolista uruguaio.
Thomas Rytter, ex-futebolista dinamarquês.
1975 – Ricardo, jogador brasileiro de vôlei de praia.
1976 – David Di Michele, futebolista italiano.
1978 – Ignas Dedura, futebolista lituano.
1979 - Juris Laizāns, futebolista letão.
1980
Steed Malbranque, futebolista franco-belga.
Ander Vilariño, piloto espanhol de corridas.
1982 – Israel Damonte, futebolista argentino.
1983 – Thiago Coimbra, futebolista brasileiro.
1984
Anselmo, futebolista português.
Hugo Colace, futebolista argentino.
1986
Alex Turner, vocalista da banda Arctic Monkeys.
Paul McShane, futebolista irlandês.
Sergiy Stakhovsky, tenista ucraniano.
1987 – Bongani Khumalo, futebolista sul-africano.
1988 – Jeff, futebolista brasileiro.
1990 – Alex Teixeira, futebolista brasileiro.
1994 - Bianca Salgueiro, atriz brasileira.
1997 – Ray Ray, cantor do grupo Mindless Behavior


1616 – Doroteia da Dinamarca, filha do rei Cristiano III da Dinamarca (n. 1546)

1852 – Louis Braille, professor e músico francês, inventor do alfabeto para cegos (n. 1809)
Louis Braille (Coupvray4 de Janeiro de 1809 — Paris6 de Janeiro de 1852), mais raramente Luís Braille, foi o criador do sistema de leitura para cegos que recebeu seu nome, braille.  

Aos três anos, provavelmente ao brincar na oficina do pai, Louis feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda, possivelmente uma sovela. A infecção que se seguiu ao ferimento alastrou-se ao olho direito, provocando a cegueira total.  

Em 1821, quando Louis Braille tinha somente 12 anos, Charles Barbier, capitão reformado da artilharia francesa, visitou o instituto onde apresentou um sistema de comunicação chamado de escrita noturna, também conhecido por Serre e que mais tarde veio a ser chamado de sonografia. Tratava-se de um método de comunicação táctil que usava pontos em relevo dispostos num retângulo com seis pontos de altura por dois de largura e que tinha aplicações práticas no campo de batalha, quando era necessário ler mensagens sem usar a luz que poderia revelar posições.   

Braille esforçou-se em simplificar o código. Por fim desenvolveu um método eficiente e elegante que se baseava numa célula de apenas três pontos de altura por dois de largura. O sistema apresentado por Barbier, era baseado em 12 pontos, ao passo que o sistema desenvolvido por Braille é mais simples, com apenas 6 pontos. 

Braille, em seguida, melhorou o seu próprio sistema, incluindo a notação numérica e musical. Em 1824, com apenas 15 anos, Louis Braille terminou o seu sistema de células com seis pontos. Pouco depois, ele mesmo começou a ensinar no instituto e, em 1829, publicou o seu método exclusivo de comunicação que hoje tem o seu nome. 

Excepto algumas pequenas melhorias, o sistema permanece basicamente o mesmo até hoje. 

1876 – Bernardo de Sá Nogueira de Figueiredo, político português (n. 1795)
1884 – Gregor Mendel, botânico austríaco (n. 1822)
1918 – Georg Cantor, matemático alemão (n. 1845)
1919
Jacques Vaché, escritor francês (n. 1896)
Theodore Roosevelt, 26º presidente estadounidense (n. 1865)
Max Heindel, cristão ocultista e místico (n. 1865)
1937 – Irmão André, religioso canadense (n. 1845)
1963 - Frank Tuttle, cineasta estadunidense (n. 1892)
1974 – David Alfaro Siqueiros, pintor mexicano (n. 1896)
1980 – Petrônio Portela, ex-ministro da educação brasileiro (n. 1925)
1989 – Elisa Lispector, escritora brasileira (n. 1911)
1990 – Pavel Alekseyevich Cherenkov, físico russo (n. 1904)
1993
Dizzy Gillespie, trompetista, líder de orquestra, cantor e compositor de jazz americano (n. 1917)
Rudolf Nureyev, bailarino e coreógrafo russo (n. 1938)
1994
Ilse Losa, escritora portuguesa de origem alemã (n. 1913)

1994 - Cláudia Magno, atriz brasileira (n. 1958)

2006 – Lou Rawls, cantor norte-americano de blues (n. 1934)
2010 – Beniamino Placido, jornalista e escritor italiano (n. 1929)


Brasil[editar | editar código-fonte]
Aniversário de Angra dos Reis, Rio de Janeiro
Aniversário de Criciúma, Santa Catarina
Aniversário de Itapuranga, Goiás
Aniversário de Paraibano, Maranhão
Aniversário de Morro Agudo, São Paulo
Festa de São Benedito Iguape, São Paulo
Japão[editar | editar código-fonte]
Parada dos bombeiros de Tóquio
Religioso[editar | editar código-fonte]
Dia consagrado à Senhora do Destino, na mitologia celta (v. Mãe tríplice)
Santo do Dia[editar | editar código-fonte]
Dia de Reis
Epifania do Senhor




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.