sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Eventos em destaque no dia 31 de janeiro de 2014 > Sábado > Postado na véspera às 4:47 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ




- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

31 de janeiro de 2015.
31.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 334 para acabar o ano.



1542: Descoberta das Cataratas do Iguaçu pelo espanhol Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca.
A área das Cataratas do Iguaçu (em espanholCataratas del Iguazú) são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no Rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do rio Paraná), localizada entre o Parque Nacional do IguaçuParaná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentinafronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais, correspondem a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade

O Parque Nacional argentino foi criado em 1934; e o Parque Nacional brasileiro, em 1939, com o propósito de administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor. Os parques tanto brasileiro como argentino passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. 

Desde 2002 o Parque Nacional do Iguaçu é um dos sítios geológicos brasileiros . Historicamente, o primeiro europeu a achar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 31 de janeiro de 1542.


1949: O Papa Pio XII anuncia, em uma audiência pública, o descobrimento da tumba de São Pedro.
314 – É eleito o Papa Silvestre I, o 33º papa, que sucedeu o Papa Melquíades.
1542 – Descoberta das Cataratas do Iguaçu pelo espanhol Dom Álvar Núñez Cabeza de Vaca.
1876 – Os índios são obrigados a mudarem-se para reservas indígenas, pelo governo dos Estados Unidos.
1891 – Revolta republicana no Porto, primeira tentativa de derrubar a monarquia.
1912 – Emancipação de Ijuí
1917 – Os cientistas alemães Otto Hahn e Lise Meitner descobrem o protactínio, elemento radioativo.
1918 – A Alemanha realiza um ataque aéreo a Paris, soltando 14 mil bombas sobre a cidade.
1927 – Fim do controle militar interaliado na Alemanha.

1929 – Leon Trótski é expulso da Rússia, no seguimento das lutas pelo poder, após morte de Lenin.
Leon Trótski (Ianovka7 de novembro de 1879 — Coyoacán21 de agosto de 1940) foi um intelectual marxista e revolucionário bolchevique, fundador do Exército Vermelho e rival de Stalin na tomada do PCUS à morte de LeninSeu nome em ucraniano é Лев Давидович Троцький, que pode ser transliterado como Lev Davidóvitch Trótskii
Todavia, seu verdadeiro sobrenome era Bronstein (Бронштейн). Pelocalendário juliano, utilizado nos países de tradição ortodoxa, nasceu em 26 de outubro de 1879. 
Nos primeiros tempos da União Soviética desempenhou um importante papel político, primeiro como Comissário do Povo (Ministro) para os Negócios Estrangeiros; posteriormente como criador e comandante do Exército Vermelho, e fundador e membro do Politburo do Partido Comunista da União Soviética
Afastado por Stalin (ou Estaline) do controle do partido, Trótski foi expulso deste e exilado da União Soviética, refugiando-se no México, onde veio a ser assassinado por Ramón Mercader, agente da polícia de Stalin
Para sermos precisos, Trótski passou pela TurquiaFrança (Julho de 1933 a Junho de 1935) e Noruega (Junho de 1935 a Setembro de 1936), fixando-se finalmente no México, a convite do pintor Diego Rivera, vivendo temporariamente em casa deste e mais tarde em casa da esposa de Rivera, a pintora Frida Kahlo, de quem se tornou amante, dentro do conturbado relacionamento entre ela e Rivera. 
Abaixo, uma rara foto de Frida Kahlo e Trótski.
.
1938 – Constitui-se oficialmente, em Burgos, o governo presidido pelo general Franco, que substitui a Junta Técnica do Estado, iniciando quarenta anos de ditadura na Espanha.
1943 – As forças militares alemãs, cercadas em Stalingrado, rendem-se ao exército soviético.
1944 – Segunda Guerra Mundial: Tropas norte-americanas desembarcam em Kwajalein Atoll e noutras ilhas das Ilhas Marshall, defendidas pelas forças japonesas.

1946 – Constituição da Iugoslávia, nos mesmos moldes da União Soviética, integrada por seis repúblicas (Bósnia e Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Montenegro e Sérvia).
O grande líder da unificação iugoslava foi o marechal Josip Broz Tito GColIH (Kumrovec, 7 de maio de 1892 — Liubliana, 4 de maio de 1980), líder dos partisans Iugoslavos durante a Segunda Guerra Mundial e mais tarde presidente da do país durante grande parte da existência deste, e enquanto socialista.  

Tito rejeitou a tentativa de Stalin de controlar ideologicamente os Estados comunistas da Europa oriental (a Iugoslávia não integrava a aliança militar do bloco comunista). Como consequência, a Iugoslávia foi desvinculada do Cominform (organização internacional comunista que visava a coordenar as atividades do partido em toda a Europa) e Tito tornou-se um dos principais expoentes do não-alinhamento durante a Guerra Fria. 

Com sua morte, os vários estados se desintegraram, declarando a independência e a Iugoslávia deixou de existir. (Wikipedia)

1949 – Guerra Civil Chinesa: as forças comunistas entram em Pequim, sem confrontos violentos com o Kuomintang (nacionalistas).

1949 – O Papa Pio XII anuncia, em uma audiência pública, o descobrimento da tumba de São Pedro.

1950 – O presidente americano Harry S. Truman anuncia o programa para o desenvolvimento da Bomba de Hidrogênio
1951 – Posse do presidente Getúlio Vargas, em 2º mandato, no Brasil.
1953 – Cheias nos Países Baixos causam cerca de 1.800 mortes.

31/01/1956 – Posse do presidente Juscelino Kubitschek no Brasil, assegurada pelo Movimento de 11 de Novembro.
Pela aliança PSD-PTB, Juscelino foi eleito Presidente da República, em 3 de outubro de 1955, com 36% dos votos válidos, a menor votação de todos os presidentes eleitos de 1945 a 1960. O vice governador de Minas Gerais Clóvis Salgado terminou o mandato de JK que renunciou ao governo do Minas Gerais para concorrer à presidência da república. Naquela época as eleições se realizavam em turno único. 
Nesta eleição, pela primeira vez no Brasil, se utilizou a cédula eleitoral oficial confeccionada pela Justiça Eleitoral. Antes de 1955 os próprios partidos políticos confeccionavam e distribuíam as cédulas eleitorais. Foi difícil o lançamento da candidatura de Juscelino, pois se acreditava em um veto militar a ela: JK era acusado de ser apoiado pelos comunistas. Somente quando o presidente da república Café Filho divulgou a carta dos militares na Voz do Brasil foi que Juscelino se lançou candidato, alegando que a carta dos militares não citava o seu nome. 
Para dar legitimidade e prestígio à sua candidatura a presidente, JK visitou o já idoso e venerando ex-presidente da república Venceslau Brás em sua residência no sul de Minas. Pediu e conseguiu o apoio do antigo presidente à sua candidatura. 
A apuração dos votos foi demorada. JK obteve, em 3 de outubro de 1955, 3.077.411 votos, o general Juarez Távora teve 2.610.462 votos, o Dr. Ademar de Barros 2.222.725 votos e Plínio Salgado 714.379 votos. Juscelino obteve, 400 mil votos a mais que o candidato da UDN Juarez Távora, e 800 mil votos a mais que o terceiro colocado, o ex-governador de São Paulo Ademar de Barros.
Juscelino foi favorecido pelo lançamento da candidatura de Plínio Salgado, a qual tirou votos do candidato Juarez Távora. 
A UDN tentou impugnar o resultado da eleição, sob a alegação de que Juscelino não obteve vitória por maioria absoluta dos votos. A posse de Juscelino e do vice-presidente eleito João Goulart só foi garantida com um levante militar liderado pelo ministro da Guerra, general Henrique Teixeira Lott, que, em 11 de novembro de 1955, depôs o então presidente interino da República Carlos Luz. Suspeitava-se que Carlos Luz, da UDN, não daria posse ao presidente eleito Juscelino. 
Assumiu a presidência, após o golpe de 11 de novembro, o presidente do Senado Federal, Nereu Ramos, do partido de JK, o PSD. Nereu Ramos concluiu o mandato de Getúlio Vargas que fora eleito para governar de 1951 a 1956. O Brasil permaneceu em estado de sítio até a posse de JK em 31 de janeiro de 1956.

1958 – Os Estados Unidos lançam seu primeiro satélite, o Explorer I.
1959 - Emancipação de Santa Bárbara do Sul.

1961 – Posse do presidente Jânio Quadros no Brasil.
Foi eleito presidente em 3 de outubro de 1960, pela coligação PTN-PDC-UDN-PR-PL, para o mandato de 1961 a 1965, com 5,6 milhões de votos - a maior votação até então obtida no Brasil - vencendo o marechal Henrique Lott de forma arrasadora, por mais de dois milhões de votos. 

Porém, Jânio não conseguiu eleger o candidato a vice-presidente de sua chapa, Milton Campos (naquela época votava-se separadamente para presidente e vice). Quem se elegeu para vice-presidente foi João Goulart, do Partido Trabalhista Brasileiro. Os eleitos formaram a chapa conhecida como chapa Jan-Jan. 

Sete meses após a posse, Jânio surpreendeu a nação, renunciando ao cargo e, em seguida, viajando para Londres, em companhia da família.

1968 – Independência de Nauru.
1971 – Projeto Apollo: Astronautas da Apollo 14 decolam para uma missão na lua.
1971 – Vários anos depois de interrupção, as ligações telefônicas entre Berlim Ocidental e Berlim Oriental são restabelecidas.
1980 – Rainha Juliana dos Países Baixos, abdica da coroa em favor de sua filha Beatriz.
1986 – Começam a funcionar os pregões da Bolsa de Mercadorias e Futuros, a BM&F.

1990 – Inaugurado o primeiro McDonald's em Moscou na Rússia

1994 – Um incêndio destrói o Teatro del Liceo, em Barcelona, construído em 1847.
1996 – Um atentado suicida da guerrilha em Colombo, capital do Sri Lanka, deixa pelo menos 200 mortos e 1,4 mil feridos.

1999 – SOS: a Rádio Melbourne enviou a última transmissão deste sinal do Código Morse, que foi extinto.
A combinação das letras SOS para pedido de socorro, em telegrafia, foi escolhida pela sua simplicidade 
(...  ---  ...), 
mas no pedido feito por aviões, via rádio, a expressão usada era "may day". Uma e outra exigiam um complexo protocolo de transmissão/pausa para permitir a localização e garantir a autenticidade da chamada. 

Com o advento de meios mais modernos de comunicação, com o uso de satélites, esses sistemas foram abolidos e o telégrafo continua sendo apenas um passatempo para radioamadores.

Clique na imagem para ouvir a transmissão

2000 – O médico britânico Harold Shipman é condenado à prisão perpétua pela morte de 250 pacientes, entre a década de 1970 e o final da década de 1990.
Eventos Culturais e de Média/Mídia[editar | editar código-fonte]

1986 – Encerram-se as exibições do programa Sítio do Picapau Amarelo na Rede Globo. O programa só voltaria a ser transmitido em 2001.


36 a.C. - Antónia, a Jovem, filha de Marco António e Octávia (m. 37).
877 - Imperador Taejo de Goryeo (m. 943).
1338 – Rei Carlos V de França (m. 1380).
1512 – Cardeal-rei Henrique I de Portugal (m. 1580, no mesmo dia).

1543 - Tokugawa Ieyasu, fundador e primeiro shogun do shogunato Tokugawa (m. 1616).
O termo xogum (将軍? lit. "Comandante do exército"), integrado pelos kanji 将, que significa "comandante"[16] e 軍 que significa "exército", é a abreviação do título histórico Seii Taishōgun (征夷大将軍? lit. "Grande General Apaziguador dos Bárbaros"), o qual era utilizado para se referir ao general que comandava o exército enviado a combater as tribos do norte do Japão. Depois do século XII, o termo utilizou-se para designar o líder dos samurais. A administração de um xogum é chamada de bakufu (幕府?) em japonês e significa literalmente "Governo desde a maku". Durante as batalhas, o chefe do exército samurai costumava estar sentado numa cadeira de tesoira dentro de uma tenda semiaberta chamada maku que exibia o seu respectivo mon ou brasão. A aplicação do termo bakufu ao governo do xogum amostra um simbolismo sumamente forte e representativo. (Wikipedia)


1673 – São Luís, sacerdote francês (m. 1716).
1686 - Hans Egede, missionário norueguês (m. 1758).
1762 – Lachlan Macquarie, militar inglês (m. 1824).
1788 – Felice Romani, libretista italiano (m. 1865).

1797 – Franz Peter Schubert, compositor austríaco (m. 1828).

1868 – Theodore William Richards, químico norte-americano (m. 1928).
1881 – Irving Langmuir, químico norte-americano (m. 1957).
1892 – Eddie Cantor, comediante, cantor, ator e compositor norte-americano (m. 1964).
1902
Alva Reimer Myrdal, político sueco (m. 1986).

1902 - Tallulah Bankhead, atriz americana (m. 1968)
Tallulah Brockman Bankhead (Huntsville31 de janeiro de 1902 - Nova Iorque12 de dezembro de 1968) foi uma atriz norte-americana, conhecida por suas excentricidades no palco e fora dele. 
Talentosa comediante, criou dois grandes papéis dramáticos no teatro americano: o de Regina, em Little foxes (1939), de Lillian Hellman, e o de Sabina, em The skin of our teeth (1942), de Thornton Wilder. Outros trabalhos importantes: A dama das camélias(1930), Chuva (1935) e Um bonde chamado desejo (1956). 
Também atuou no cinema, em filmes como Um Barco e Nove Destinos (Alfred Hitchcock,1944), e na televisão, na série Batman, que foi um de seus últimos trabalhos. Sua frase majestosa e irreverente: Se eu pudesse voltar à juventude, cometeria todos aqueles erros de novo. Só que mais cedo.

1908 – Atahualpa Yupanqui, cantor argentino (m. 1992).
1915 – Thomas Merton, escritor norte-americano (m. 1968).
1919 – Jackie Robinson, jogador de beisebol norte-americano (m. 1972).

1921 – Mario Lanza, cantor e ator norte-americano (m. 1959).

1923
Norman Mailer, escritor e jornalista norte-americano (m. 2007).
Joanne Dru, atriz norte-americana (m. 1996).
1924 – Ângelo Frosi, bispo brasileiro (m. 1995)
1925 – Micheline Lannoy, ex-patinadora artística belga.
1929
Rudolf Ludwig Mössbauer, físico alemão (m. 2011).

1929 - Jean Simmons, atriz britânica (m. 2009).

1930
Jo Bonnier, piloto sueco de Fórmula 1 (m. 1972).
Pedro Simon, Político brasileiro.
1931 - Maurício Sherman, diretor de televisão brasileiro.
1935 – Kenzaburo Oe, escritor japonês, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1994.
1937 – Philip Glass, compositor estadunidense.

1938 – Rainha Beatriz dos Países Baixos.

1945 – Rynn Berry, autor norte-americano de livros e historiador do vegetarianismo (m. 2014).
1946 – Terry Kath, músico norte-americano (m. 1978).
1949 – Ken Wilber, filósofo norte-americano, criador da Psicologia Integral.
1951 – Phil Manzanera, músico inglês.
1954
Adrian Vandenberg, ex-guitarrista do Whitesnake.
Mauro Baldi, ex-piloto italiano de Fórmula 1.
1956 – John Lydon, cantor britânico, vocalista da banda Sex Pistols.
1957
Shirley Babashoff, nadadora norte-americana.
António Veloso, ex-futebolista e treinador de futebol português.
1959 – Anthony LaPaglia, ator australiano.

1960 – Grant Morrison, escritor de quadrinhos escocês.
Grant Morrison (Glasgow31 de janeiro de 1960) é um escritor de histórias em quadrinhos escocês. Ele é conhecido por seu experimentalismo e pela utilização das mais diversas referências culturais e contra-culturais em suas criações. 

1961
Nuno Morais Sarmento, político português.
Stephen Keshi, ex-futebolista e treinador de futebol nigeriano.
1964 – Jeff Hanneman, músico estadunidense, guitarrista da banda Slayer (m. 2013).
1966
Jyrki Järvilehto, ex-piloto finlandês de Fórmula 1.
Müller, ex-futebolista brasileiro.
1968 – John Collins, ex-futebolista escocês.

1970 – Minnie Driver, atriz britânica.

1971
Juan Carlos Yegros, ex-futebolista paraguaio.
Patricia Velásquez, atriz e modelo venezuelana.
1972 - Paulo Bonfá, humorista, radialista e apresentador brasileiro.
1973 - Portia de Rossi, atriz australiana.
1974
Ariel Pestano, jogador de beisebol cubano.
Anna Silk, atriz canadense.

1975 – Preity Zinta, atriz indiana.
Preity Zinta (31 de Janeiro de 1974), é uma atriz de sucesso na Índia, por seus filmes de Bollywood. Para quem, por acaso, ainda não sabe, a Boolywood é a Hollywood indiana, onde se produz o maior número de filmes no mundo, cerca de 3 filmes por dia, embora destinados, na maior parte das vezes ao mercado interno. São produções baratas e que não se comparam ao padrão dos filmes hollywoodianos, mas atendem ao público local.

1976
Traianos Dellas, futebolista grego.
Buddy Rice, piloto norte-americano de automobilismo.
Malvino Salvador, ator brasileiro.
1977
Valtinho, jogador brasileiro de basquete.
Kerry Washington, atriz norte-americana.
1978 – Simone Tiribocchi, futebolista italiano.
1979 – Rafael Córdova, futebolista brasileiro.
1980 - Jurica Vranješ, futebolista croata.
1981
Justin Timberlake, cantor e ator norte-americano.
Selçuk Şahin, futebolista turco.
Julio Arca, futebolista argentino.
1982
Bruno Nogueira, apresentador e comediante português.
Francesco Parravicini, futebolista italiano.
Salvatore Masiello, futebolista italiano.
Helena Paparizou, cantora sueca.
Andreas Görlitz, futebolista alemão.
Gabriel Mangabeira, nadador brasileiro.
1983
Fabio Quagliarella, futebolista italiano.
Obina, futebolista brasileiro.
1984
Vladimir Bystrov, futebolista russo.
Christophe Berra, futebolista escocês.
George Elokobi, futebolista camaronês.
Alessandro Rosina, futebolista italiano.
1985
Túlio de Melo, futebolista brasileiro.
Morten "Duncan" Rasmussen, futebolista dinamarquês.
1986
Yves Makabu-Makalambay, futebolista congolês.

1986 - Pauline Parmentier, tenista francesa.

1988 – Sidney Sam, futebolista alemão.
1991 – Greg Cunningham, futebolista irlandês.


1580 – Cardeal-rei Henrique I de Portugal (n. 1512, no mesmo dia)
1606 – Guy Fawkes, conspirador inglês (n. 1570)
1729 – Jacob Roggeveen, almirante holandês (n. 1659)
1736 – Bruno Mauricio de Zabala, fundador de Montevideo. (n. 1682)
1766 – Susanna Maria Cibber, mezzo-soprano inglesa (n. 1714)
1777 – Manuel Álvares, pedagogo português (n. 1739)
1788 – Carlos Eduardo Stuart, príncipe inglês (n. 1720)
1854 – Silvio Pellico, dramaturgo italiano (n. 1789)

1888 – Dom Bosco, religioso, educador e escritor italiano, padroeiro de Brasília (n. 1815)
Em um sonho, Dom Bosco vê, entre os paralelos 15 e 20 do hemisfério sul, um lugar de muita riqueza, próximo a um lago:

 "Tra il grado 15 e il 20 grado vi era un seno assai lungo e assai largo que partiva di un punto che formava un lago. Allora una voce disse ripetutamente, quando si verrano a scavare le miniere nascoste in mezzo a questi monti di quel seno apparirà qui la terra promessa fluente latte e miele, sarà una ricchezza inconcepibilie." (Memorie Biografiche, XVI, 385-394) 
Esse lugar é atribuído por alguns intérpretes como sendo Brasília, motivo pelo qual São João Bosco é um considerado um dos padroeiros dessa cidade brasileira. (Wikipedia)



1892 – Charles Haddon Spurgeon, pastor batista calvinista britânico (n. 1834)
1944
William Allen White, jornalista estadunidense (n. 1868)
Jean Giraudoux, dramaturgo francês. (n. 1882)
1955 – John Raleigh Mott, ex-presidente da Associação Cristã de Moços (n. 1865)
1973
Ragnar Anton Kittil Frisch, economista norueguês (n. 1865)
Evaldo Braga, musico e compositor brasileiro.

1974 – Samuel Goldwyn, produtor de cinema polaco-americano (n. 1879)

1982 – Inocêncio Romeiro Enes, religioso açoriano (n. 1892)
1989
Fernando Namora, escritor português (n. 1919)
Yasushi Akutagawa, compositor japonês (n. 1925).
1991 – Márcio de Sousa Melo, militar brasileiro (n. 1906)
1995 – George Stibitz, investigador estadunidense (n. 1904)
1999 – Barış Manço, compositor, tipógrafo e produtor de televisão turco (n. 1943)

2000 – Gil Kaneilustrador de histórias em quadrinhos leto-americano (n. 1926)
Eli Katz (6 de abril de 1926 – 31 de janeiro de 2000), mais conhecido por seu pseudônimo Gil Kane, foi um ilustrador de histórias em quadrinhos cuja carreira englobou os períodos conhecidos como Era de Ouro e Era de Prata dos Quadrinhos
Kane nasceu em Riga, Letônia. Sua família mudou-se para os E.U.A. em 1929 Em homenagem a seu trabalho de mais de cinco décadas, Kane foi incluido tanto no Hall da Fama do Prêmio Eisner quanto no Hall da Fama Jack Kirby do Prêmio Harvey em 1997
Ele morreu em 2000 na Flórida em decorrência de complicações resultantes de um câncer.

2006 – Monteiro Portugal, diplomata e político português (n. 1950). 1
2013 - Luiz Carlos Santos, político brasileiro (n. 1932).
2014 - Miklós Jancsó, cineasta húngaro (m. 1921).


Dia de São João Bosco – Santo da Igreja Católica.

Dia Internacional do mágico

Dia do Engenheiro Ambiental no Brasil
Dia da Solidariedade

Feriados da Wicca – Imbolc ou Candlemas, dia de indulgência, satisfação e fertilidade
Wicca é uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental que afirma a existência do poder sobrenatural (como a magia) e os princípios físicos e espirituais masculinos e femininos que inteiram a natureza, e que celebra os ciclos da vida e os festivais sazonais, conhecidos como Sabbats, os quais ocorrem, normalmente, oito vezes por ano. 

Autoridades como Alex Sandersreferem-se a ela como religião natural, "a mais antiga do mundo". É muitas vezes referida como Witchcraft (em português"bruxaria") ou the Craft por seus seguidores, que são conhecidos como Wiccanos ou Bruxos. Suas origens contestadas residem na Inglaterra no início do século XX, mas foi popularizada nos anos 50 por Gerald Gardner, que na época chamava a religião de "culto às bruxas" e "bruxaria", e seus seguidores "a Wica". 

A partir dos anos 60 seu nome foi normatizado para "Wicca". 




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.