sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Eventos em destaque no dia 3 de janeiro de 2015 > Sábado > Postado na véspera às 4:51 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

3 de janeiro de 2014.
3.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 362 dias para acabar o ano.


Nesta data, em 1503, Leonardo Da Vinci é contratado para pintar o quadro futuramente conhecido como a Mona Lisa.
Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francêsLa Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato
O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. 
Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. 
Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verão que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. 
Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, com o nome oficial de Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo, e é a sua maior atração. (Quer saber mais?) 

Mistérios de Monalisa > O autor à sombra da criatura


Nesta data, em 1887, nasce August Macke, pintor alemão (m. 1914).

August Macke (Meschede3 de janeiro de 1887 - Perthes-lès-HurlusMarne26 de setembro de 1914) foi um pintor expressionista alemão. 

Em 1910, graças à amizade com Franz Marc, Macke encontrou Kandinsky e, por um curto período, compartilhou da estética não-objetual e dos interesses místicos e simbólicos do grupo Der Blaue Reiter

O encontro com Robert Delaunay em Paris, no ano de 1912, representou para Macke uma espécie de revelação. O cubismo cromático de Delaunay, que Apollinaire havia definido como orfismo, influenciará a produção do artista dali em diante. Suas “Vitrines” podem ser consideradas como interpretações pessoais das "Janelas" de Delaunay, combinadas com a simultaneidade de imagens que se encontra no Futurismo italiano

A atmosfera exótica da Tunísia, onde Macke esteve em 1914 com Paul Klee e Louis Moilliet, foi fundamental para a criação da abordagem luminista do seu período final durante o qual produziu uma série de trabalhos atualmente considerados como obras-primas. 

A carreira de Macke foi bruscamente interrompida por sua morte prematura, em combate, na Primeira Guerra Mundial(Veja Google Imagens)


Nesta data, em 2008, morre Fernando José Francisco, artista surrealista português (n. 1922).
Fernando José Francisco iniciou o seu percurso expositivo nas primeiras Exposições Gerais de Artes Plásticas, de 1947, 1948 e 1949 e participou, em seguida, nas duas primeiras de "Os Surrealistas", o grupo surrealista "dissidente", realizadas em 1949 e 1950. 

Da sua vida, pouco se sabe, além de que nasceu em Lisboa a 23 de Fevereiro de 1922, frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio, entre 1934 e 1939, participou nas sessões do Jardim Universitário de Belas Artes (JUBA) e nas reuniões do Café Herminius, da Avenida Almirante Reis, e colaborou no suplemento "Arte" do jornal ”A Tarde”, do Porto. 

Abandonou a pintura por amor a uma mulher, com quem passaria o resto da vida, vendendo ocasionalmente algumas obras "para não morrer de fome", segundo Perfecto E. Cuadrado, autor de uma Antologia da Poesia Surrealista Portuguesa intitulada "A Única Real Tradição Viva", publicada pela Assírio & Alvim em 1998. 
Na foto abaixo, à esquerda, Fernando José Francisco aparece ao lado do pintor Cruzeiro Seixas.

Nesta data, em 1807, nasce o pintor franco brasileiro François Rene Moreau. Embora menos conhecido, serviu de inspiração para o quadro pintado por Pedro Américo para celebrar a Independência do Brasil.
François-René Moreau (Moreaux) (Rocroi, França, 3 de janeiro de 1807 — Rio de Janeiro, 25 de outubro de 1860) foi um pintor, fotógrafo e professor francês radicado no Brasil. Era irmão do também pintor Louis-Auguste Moreaux. 


Ainda em França estudou com Couvelet e com o Barão de Gross. A partir de 1838 viajou pelo Brasil, depois fixando-se no Rio de Janeiro. Deu aulas em seu ateliê e atuou como caricaturista. Em 1856, junto com outros, fundou o Liceu de Artes e Ofícios, que também dirigiu e onde foi professor de Desenho. No ano seguinte, com Heaton e Regensburg, fundou a Galeria Contemporânea Brasileira. 



Dedicou-se especialmente ao retrato, mas cultivou também a pintura histórica. Pelo quadro A Sagração de Dom Pedro II recebeu o Hábito da Ordem de Cristo. Expôs nos salões da Academia até 1850, voltando a aparecer em 1859. Deixou retratos de diversas persnalidades da época. (Wikipedia) 


O quadro abaixo, "Proclamação da Independência" é tido como inspiração a Pedro Américo para pintar a versão histórica que se encontra hoje no Museu do Ipiranga (Imagem seguinte). Por essa razão, a versão de Pedro Américo é apontada por alguns críticos como um plágio a Moreau.


  929 – É eleito o Papa Estêvão VIII.
  936 – É eleito o Papa Leão VII.

1496 – Leonardo da Vinci testa sem sucesso uma máquina voadora que tinha construído.
Humanismo Renascentista não via polaridades mutuamente exclusivas entre as ciências e as artes, sendo os estudos de Leonardo, em ciências e engenharia, tão impressionantes e inovadores como o seu trabalho artístico, gravados em cadernos compostos por cerca de 13.000 páginas de notas e desenhos que fundem arte e filosofia natural (precursora da ciência moderna). 
Estas notas foram feitas e mantidas cotidianamente durante toda a vida de Leonardo e suas viagens, como ele fez em suas observações contínuas do mundo ao seu redor. 
Os cadernos são, em sua maioria, desenvolvidos como a escrita árabe, da direita para a esquerda. A razão pode ter sido mais uma oportunidade prática, do que por razões de sigilo como muitas vezes é sugerido. Sendo Leonardo provavelmente canhoto, é possível que lhe era mais fácil escrever da direita para a esquerda. 
Suas anotações e desenhos mostram uma enorme gama de interesses e preocupações, algumas tão banais como as listas de compras e as pessoas que lhe deviam dinheiro, e outras tão intrigantes como desenhos de asas e sapatos para caminhar sobre a água. (Quer saber mais?)

1521 – Martinho Lutero é excomungado pelo papa Leão X.

1534 – O parlamento inglês nomeia o rei Henrique VIII líder da Igreja Anglicana, um título que pertencia ao Papa.

1558 – Mem de Sá toma posse do cargo de Governador-geral do Estado do Brasil.

1615 – Portugueses expulsam os franceses do Maranhão.
1749 – Fundada a Universidade do Panamá, denominada Universidade de San Javier.

1777 – O General americano George Washington derrota o general inglês Charles Cornwallis na Batalha de Princeton, durante a Guerra da Independência dos Estados Unidos.
O ano de 1777 foi decisivo na guerra pela Independência dos Estados Unidos e teve seu ponto mais alto na Batalhas de Saratoga, chamada também de A Batalha de Saratoga (19 de setembro e 7 de outubro de 1777) o confronto que decidiu o destino do exército do General britânico John Burgoyne durante a Guerra e também, reconhecidamente, o momento em que o conflito começou a virar em favor dos Estados Unidos. Saiba mais

1823 – Fundação do Condado de Edgar.

1839 – Começa a Guerra do Ópio entre a China e a Grã-Bretanha. A causa do conflito foi a exportação ilícita de ópio à China pela Inglaterra.

1885 – Golpe de estado na República de El Salvador. O general Francisco Menéndez derruba o presidente Rafael Zaldívar e ocupa o seu lugar.
1889 – Início da "crise de loucura" que acomete Nietzsche até a sua morte.
1893 – Uma explosão causada por 51 toneladas de dinamite no barco Cabo Machichaco causa 590 mortes.
1898 – Inicia o mandato presidencial de Manuel Antônio San Clemente, na Colômbia, que dura até julho de 1900.

1903 - O Senado da Colômbia derruba o tratado para a construção do Canal do Panamá. Por interesses comerciais, os Estados Unidos estimulam a revolução que culminaria na proclamação da República do Panamá. O Panamá, que desde 1821 fazia parte da República da Grande Colômbia, declara sua independência.
O presidente estado-unidense Theodore Roosevelt estava convencido de que os Estados Unidos podiam terminar o projeto, e reconheceu que o controle estado-unidense da passagem do Atlântico ao Pacífico seria de uma importância militar e econômica considerável. 
O Panamá fazia então parte da Colômbia, de modo que Roosevelt começou as negociações com os colombianos para obter a permissão necessária. No início de 1903, o Tratado Hay-Herran foi assinado pelos dois países, mas o Senado colombiano não o ratificou. 
No que foi então, e ainda hoje é, um movimento polêmico, Roosevelt deu a entender aos rebeldes panamenhos que, se eles se revoltassem contra a Colômbia, a marinha estado-unidense apoiaria a causa de independência panamenha. 
O Panamá acabou por proclamar sua independência em 3 de Novembro de 1903, e a canhoneira U.S.S. Nashville, em águas panamenhas, impediu toda e qualquer interferência colombiana. Quando as lutas começaram, Roosevelt ordenou à Marinha estado-unidense estacionar navios de guerra perto da costa panamenha para "exercícios de treinamento". 
Muitos argumentam que o medo de uma guerra contra os Estados Unidos obrigou os colombianos a evitarem uma oposição séria ao movimento de independência. Os panamenhos vitoriosos devolveram o favor a Roosevelt permitindo aos Estados Unidos o controle da Zona do canal do Panamá em 23 de Fevereiro de 1904 por US$ 10 milhões (como previsto no Tratado Hay-Bunau-Varilla, assinado em 18 de Novembro de 1903) e de uma renda anual de 250 mil dólares a partir de 1913


1905 – Na Rússia, o Czar Nicolau II assina um decreto anistiando prisioneiros políticos.
1907 – Fundado no Rio de Janeiro o Hospital Souza Aguiar, considerado o maior pronto-socorro da América Latina.
1910 – criação da Diocese de Aracaju pelo Papa Pio X.
1918
A derrota do Império Austro-Húngaro durante a Primeira Guerra Mundial culmina com a proclamação da República da Áustria.
A Polônia torna-se independente da Rússia depois da Primeira Guerra Mundial.
1926 – Estabelecido em Portugal um regime militar.
1930
Assassinados, na República Dominicana, o chefe do Partido Nacional, Virgilio Martínez Reyna e sua esposa.

1930 - No Brasil, Getúlio Vargas é empossado como chefe do governo provisório pela junta militar que depôs o ex-presidente Washington Luís.

Não foi assim tão simples como pode parecer em um simples destaque de duas linhas, como o acima indicado. Vitoriosa a Revolução que derrubou a Primeira República e derrubou seu último presidente, Washington Luís, os militares, em comum acordo, formaram uma Junta Militar Provisória para evitar que se criasse um vácuo de poder, mas, fascinados pelo poder e sustentados pelo grupo militar que desejava a volta do "florianismo", com um governo forte e fardado, eles sinalizavam uma resistência na volta à democracia civil. Acabaram saindo e entregando o poder ao líder civil da revolução, Getúlio Vargas, o que não facilitou em nada o retorno ao processo democrático.

Com grande habilidade e uso moderado da força, assim como manobrando com eficiência o complicado tabuleiro político, Getúlio conseguiu permanecer no poder por 15 anos. 

> De 1930 a 1934, Getúlio governou sem constituição nenhuma, já que a carta anterior fora anulada e nenhuma outra veio em substituição. 

>De 1934 a 1937, Getúlio permaneceu no poder com uma constituição promulgada pelo Assembléia Nacional Constituinte, mas desmoralizada por seguidas decretações de estado de sítio.

> De 1937 até 1937 a 1945, Getúlio deu continuidade por um golpe de estado. Outornou, nessa ocasião a constituição do Estado Novo, feita sob encomenda ao jurista Francisco Campos (Chico Ciência) e outorgada pelo presidente, após fechamento do Congresso. Deveria haver um referendum em 1942, mas a decretação de estado de guerra contra a Alemanha congelou qualquer consulta popular, e a guerra só terminaria em maio de 1945.

> Em 1945, Getúlio Vargas, finalmente, acabou sendo derrubado pelos homens de sua maior confiança, os generais Eurico Gaspar Dutra e Góis Monteiro. 

Foi uma democracia "assim, assim"... Getúlio voltaria no ano seguinte como Senador e em 1950 era reeleito presidente da República, para seu derradeiro mandato, interrompido com um tiro no peito, que lhe tirou a vida. 

Na foto abaixo, pouco conhecida, encontramos Getúlio, em início de carreira, na companhia de sua esposa, Darci Vargas, em 1911. A foto segue a linha artística da Belle Époque, que se iniciou em fins do Século XIX e teve fim com a chegada da Primeira Guerra Mundial.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paris era um grande centro, não só cultural, mas também de diversão.Dança no Moulin Rouge (1890), deHenri de Toulouse-Lautrec, Museu de Arte de Filadélfia.
Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no fim do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.
Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os paíseseuropeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e ocinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismoe a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo "Belle Époque". Além disso "Belle Epóque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte , que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.

1934 – É fundada a AFA (Associação de Futebol da Argentina).
1936 – Os republicanos obtém a maioria no Congresso dos Estados Unidos e o democrata Franklin Roosevelt é reeleito para a presidência.

1938 – Getúlio Vargas cria o programa oficial de rádio, A Voz do Brasil
Chegando de mansinho, no início dos anos 30, o programa não era obrigatório, até porque não havia recursos técnicos para levá-lo, em rede radiofônica, a todo o território nacional. 

Em 1938, passou a ser transmitido compulsoriamente por todo território nacional, com duração de meia hora e só transmitia notícias do poder executivo, já que o congresso estava fechado e o judiciário tinha uma limitação muito grande de poderes, em função do Estado Novo. 

Na 3ª República (1945/1964), a duração foi ampliada para uma hora diária, abrindo-se espaço para os demais poderes divulgarem suas atividades. 

Questiona-se agora se, com os recursos modernos de comunicação, incluindo rádios e TVs estatais, ainda existe necessidade de manutenção de "A Voz do Brasil".

1942 – Na Líbia, o general Montgomery obtém uma vitória decisiva sobre as tropas alemãs do general Erwin Rommel.
1944 – Segunda Guerra Mundial – é constituído o governo provisório francês
1948 – Inaugurado em Monte Palomar, na California, um telescópio gigantesco que revolucionou a astronomia.
1949 – Nasce Sylvia Likens, que dezesseis anos depois foi torturada até a morte em Indiana.
1950 – A Argentina vence os Estados Unidos por 64 a 50 e torna-se campeã mundial de basquete.
1954 – Linus Pauling obtém o prêmio Nobel de Química.

1955 – O presidente brasileiro Café Filho sofre distúrbio cardiovascular e é substituído por Carlos Coimbra da Luz, presidente da Câmara dos Deputados.
Em verdade, o problema surgiu no bojo de uma crise que começou dias antes com um discurso destemperado do coronel Bizarria Mamede no féretro do general Canrobert Pereira da Costa, seguindo-se uma série de atos da direita radical que prenunciavam um golpe de estado para impedir a posse do Presidente eleito, Juscelino Kubitschek de Oliveira. 

Café Filho interna-se num hospital, em seguida, o presidente da Câmara, Carlos Luz, assume, mas é deposto pelo exército em 4 dias. 

Café Filho tenta reassumir e não consegue e, por fim, assume a presidência da República o senador Nereu Ramos para um mandato de poucas semanas, até a posse de JK, em 31 de janeiro. (Quer saber mais?) 

Abaixo, um fac símile do "Jornal do Brasil". (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

1956 – Camilo Ponce Enríquez vence as eleições presidenciais do Equador.
1958
É inaugurado em Paris a sede da ONU para a Educação, Ciência e a Cultura – UNESCO.
Andrés Rivero Agüero é eleito presidente de Cuba.
1959 – O Alasca torna-se o 49º estado estadunidense.
1960 – Álvaro Cunhal foge da prisão do Forte de Peniche.
1961
Os Estados Unidos rompem relações diplomáticas com Cuba.
O presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, e o primeiro dirigente soviético, Nikita Kruschev, se encontram em Viena pela primeira vez.
1964 – É derrubado por um golpe militar o presidente boliviano Víctor Paz Estenssoro. Assume o general René Barrientos Ortuño.
1965 – O astronauta Edward White realiza um passeio espacial de 20 minutos antes de regressar a nave Géminis IV.
1966 – É implantado o estado de sítio em todo o território da Guatemala.

1970 – Salvador Allende assume a presidência do Chile.

1973 – Estados Unidos lança a sonda espacial Mariner X.
1974 – Isaac Rabin é eleito o primeiro Ministro de Israel.
1976 – O ex-presidente boliviano general Juan José Torres, é assassinado em San Andrés de Giles, a 100 quilômetros de Buenos Aires, onde estava exilado.
1977 – É incorporada a Apple Inc. (fundada em 1 de abril de 1976)1
1979 – Maré negra na costa do México causa a explosão de uma plataforma flutuante.
1980 – Francisco Sá Carneiro toma posse como primeiro-ministro de Portugal, substituindo Maria de Lourdes Pintasilgo.
1983
Estreia do Praça TV, pela Rede Globo.
Estreia do Bom Dia Brasil, também pela Globo.
1987
Acidente aéreo com um avião da Varig na Costa do Marfim.
O dólar registra quedas em todos os mercados financeiros internacionais, que revelam as cotações mais baixas de sua história, frente ao marco e ao ien.
1988 – Poul Shlüter forma um governo tripartidário e minoritário na Dinamarca.
1992 – O democrata Bill Clinton é eleito presidente dos Estados Unidos pela primeira vez.
1994
Acontece o último eclipse total do sol no hemisfério sul do século XX. O sol fica encoberto pela Lua por 4 minutos e 25 segundos.
É lançado ao espaço a nave Atlantis, com seis astronautas a bordo.
Terremoto mata 171 pessoas em Java, principal ilha da Indonésia.
1995 – O furacão Ângela invade as Filipinas e mata 883 pessoas. Quase duzentas ficam desaparecidas.
1996 – Os ministros das Relações Exteriores da Otan chegam a um acordo para reformar o organismo, que se concentraria na Europa e não na Rússia.
1997
Lionel Jospin, líder do Partido Socialista, é designado primeiro-ministro da França e inicia conversações com os comunistas para formar um governo de coalizão.

1997 - Dez estados brasileiros são obrigados a racionar energia elétrica nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, causado pela queda de dez torres no Paraná.

1998 – Descarrila um trem de alta velocidade na Baixa Saxônia, Alemanha, matando 98 pessoas.
1999
O presidente iugoslavo Slobodan Milosevic cede às exigências ocidentais para que aceite a instalação de tropas aliadas em Kosovo, retire suas forças e revogue a expulsão das pessoas de etnia albanesa.
Javier Solana é designado o primeiro Representante da Política de Exterior e de Segurança Comum da União Europeia.
2000
Equipe de arqueólogos anuncia ter descoberto ruínas das cidades faraônicas de Iraklió, Canopus e Menouthis no fundo do Mar Mediterrâneo. Elas eram conhecidas apenas através de tragédias gregas e lendas.
O chefe de Estado peruano Alberto Fujimori é proclamado oficialmente presidente eleito.
2004 – A sonda Spirit aterrissa com sucesso em Marte.
2005
A ilha Tromelin passa a ser considerada como domínio do Estado francês.
O Presidente George W. Bush nomeou ele e Bill Clinton para liderar uma campanha nacional para ajudar as vítimas dos tsunamis na Ásia.


  106 a.C. – Cícero, político e orador romano (m. 43 a.C.).
1195 – Tsuchimikado, 83º imperador do Japão (m. 1231).
1290 – Constança de Portugal, rainha de Castela (m. 1313).
1694 – São Paulo da Cruz, religioso e Fundador dos Passionistas (m. 1775).
1860 – Luís de Matos, empresário luso-brasileiro (m. 1926).
1873 – Otto Loewi, farmacêutico alemão (m. 1961).
1892 – John Ronald Reuel Tolkien, escritor inglês, autor de O Senhor dos Anéis (m. 1973).
1898 – Luís Carlos Prestes, político brasileiro, secretário-geral do Partido Comunista Brasileiro (m. 1990).
1901
Eric Voegelin, filósofo e cientista político alemão (m. 1985).
Ngo Dinh Diem, ditador do Vietname entre 1954 e 1963 (m. 1963).
1905 – Ray Milland, ator do Reino Unido (m. 1983).
1926 – George Martin, ex-produtor dos Beatles.
1929 – Sergio Leone, cineasta italiano que popularizou o género do Western Spaghetti (m. 1989).
1930 – Robert Loggia, ator estadunidense.
1936 – Artur da Távola, político e jornalista brasileiro (m. 2008).
1946 – John Paul Jones (pseudónimo de John Baldwin), baixista e teclista do Led Zeppelin.
1949 – Jorge Aragão, cantor, sambista e compositor brasileiro.
1951 – Rosa Montero, escritora e jornalista espanhola.
1955 – Willy T. Ribbs, ex-automobilista norte-americano.
1956 – Mel Gibson, ator e cineasta estadunidense.
1960 – Washington, ex-futebolista brasileiro.
1965 – Ricardo Prado, ex-nadador brasileiro.
1969
Matheus Nachtergaele, ator brasileiro.
Michael Schumacher, piloto alemão de Fórmula 1.
1974 – MV Bill, rapper e ator brasileiro.
1975
Thomas Bangalter, músico francês do Daft Punk.

1975 - Danica McKellar, atriz norte-americana.
Danica Mae McKellar (La Jolla3 de janeiro de 1975), é uma atriz estado-unidense de ascendência escocesa e portuguesaÉ mais conhecida pela sua personagem "Winnie Cooper", na série The Wonder Years (br: Anos Incríveis).


1976 – Hyung-Taik Lee, tenista sul-coreano.
1977
Lee Bowyer, futebolista inglês.
Mayumi Iizuka, seiyū e cantora japonesa.
1979
Adriano Louzada, futebolista brasileiro.
Paulo Vilhena, ator brasileiro.
Lucas, ex-futebolista brasileiro.
1980
Federico Insúa, futebolista argentino.
Federico Luzzi, tenista italiano (m. 2008).
Claudio Maldonado, futebolista chileno.
1981
Eli Manning, jogador de futebol americano.
Edu Moya, futebolista espanhol.
1987 – Luizão, futebolista brasileiro.
1988 - J. R. Hildebrand, piloto norte-americano de automobilismo.
1989 – Alex D. Linz, ator norte-americano.


  236 – Papa Antero.

1437 – Catarina de Valois, princesa de França, rainha consorte de Inglaterra (de parto). (n. 1401).
Catarina de Valois (27 de Outubro de 1401 — 3 de Janeiro de 1437) foi princesa de França, filha do rei Carlos VI, o Louco e rainha consorte de Henrique V de Inglaterra

Catarina nasceu em Paris numa época conturbada da história de França. A guerra dos cem anos atingiu o apogeu durante a sua adolescência, com a derrota pesada do exército francês na batalha de Azincourt em 1415, frente à diminuta infantaria inglesa de Henrique V. 

O continuar das campanhas trouxe mais sucessos à facção inglesa, que acabou por tomar Paris em 1419. As negociações de paz subsequentes resultaram na assinatura do tratado de Troyes, onde o delfim Carlos foi preterido em favor do rei inglês na sucessão da coroa francesa. 

Ainda no âmbito dos acordos, Catarina casou com Henrique V a 2 de Junho de 1420. O casal regressou então a Inglaterra, onde nasceu seu único filho, o futuro Henrique VI

Catarina tornou-se viúva inesperadamente em 1422 e a partir de então a sua importância na corte inglesa decresceu drasticamente. Além disso, a sua nacionalidade francesa alimentava as suspeitas dos nobres ingleses, que conspiraram para a afastar do seu filho Henrique VI. 

Afastada da corte, Catarina encontrou conforto em Owen Tudor, um nobre galês. Apesar de ser por lei proibida de voltar a casar, Catarina iniciou uma ligação com Tudor e teve dele mais quatro filhos.

1543 – João Rodrigues Cabrilho, explorador de origem portuguesa (n. entre 1498 e 1500).
1643 - Rodrigo da Cunha, arcebispo de Lisboa, que teve um papel muito importante na Restauração da Independência de Portugal (n. 1577).
1721 – Juan Núñez de la Peña, investigador e historiógrafo e sacerdote católico canário (n. 1614).
1785 – Baldassare Galuppi, compositor italiano (n. 1706).
1871 – Ciríaco Elias Chavara, religioso carmelita indiano (n.1805)
1875 – Pierre Larousse, gramático e enciclopedista francês (n. 1817).
1903 – Alois Hitler, pai de Adolf Hitler (n. 1837).
1945 – Edgar Cayce, médium norte-americano (n. 1877).
1955 – Norton de Matos, general e político português (n. 1867).
1984 – Ivete Vargas, política brasileira, sobrinha-neta de Getúlio Vargas, ex-presidente brasileiro, então presidente do PTB (n. 1927).
1997 – Gregório Warmeling, bispo brasileiro (n. 1918).

2005 – Will Eisner, autor de histórias em quadrinhos norte-americano (n. 1917).
William Erwin Eisner (Nova York6 de março de 1917 — Flórida3 de janeiro de 2005) é considerado um dos mais importantes artistas de histórias em quadrinhos e uma das maiores influências no desenvolvimento do gênero. 

Além de sua carreira como quadrinista, Eisner ensinou Técnicas de Quadrinhos na Escola de Artes Visuais de Nova York, e escreveu obras fundamentais na criação de histórias em quadrinhos: Os Quadrinhos e a Arte Sequencial (Comics and Sequential Art) e A Narrativa Gráfica (Graphic Storytelling). 

Em 1988 a indústria dos quadrinhos prestou tributo à Eisner criando o Prêmio Will Eisner, mais conhecido como "Eisners", que servem como uma premiação pelo "conjunto da obra" nas histórias em quadrinhos.

Will Eisner morreu em 3 de janeiro de 2005 em Laurderdale Lakes, Flórida, devido a complicações cardíacas depois de uma cirurgia em 22 de dezembro.


2006 – Cáceres Monteiro, jornalista português (n. 1948).
2009
Abu Zakaria al-Jamal, militar palestino, líder do Hamas (n. 1959).
Fausto Canova, radialista brasileiro (n. 1930).
Hisayasu Nagata, político japonês (n. 1969).
2010
Ali Safi Golpaygani, Marja iraniano (n. 1913).
Billy Harris, basquetebolista estadunidense (n. 1951).
Charles Kleibacker, estilista estadunidense (n. 1921).
Eunice Walker Johnson, empresária estadunidense (n. 1916).
Gianni Bonichon, corredor de bobsleigh italiano (n. 1944).
Gustavo Becerra-Schmidt, compositor chileno (n. 1925).
Ian Brownlie, jurista britânico (n. 1932).
Isak Rogde, tradutor norueguês (n. 1947).
John Keith Irwin, sociólogo estadunidense (n. 1929).
Luisito Martí, cantor e apresentador dominicano (n. 1945).
Margery Beddow coreógrafa e dançarina estadunidense (n. 1937).
Mary Daly, feminista estadunidense (n. 1928).
Roberto Roney, comediante brasileiro (n. 1939).
Takis Michalos, jogador de pólo aquático grego (n. 1947).

2010 - Tibet, quadrinista francês (n. 1931).
Gilbert Gascard, mais conhecido como Tibet (29 de outubro de 1931 - 3 de janeiro de 2010), foi um escritor e desenhista de quadrinhos francês no gênero de quadrinhos franco-belga. Desde sua estréia em 1947, Tibet é conhecido pelo seu trabalho produzido para a revista Le Journal de Tintin, mais notavelmente as séries Ric Hochet e Chick Bill. 



2010 - Barry Blair, quadrinista canadense (n. 1954).

2014 – Alicia Rhett, atriz e pintora estadunidense (n. 1915).


Brasil[editar | editar código-fonte]
Dia do Juizado de Menores.
Científico[editar | editar código-fonte]
Periélio da Terra em relação ao Sol
Santo do Dia[editar | editar código-fonte]
Dia de São Florêncio.
Dia de São Daniel.
Dia de Santo Antero.
Dia de Santo Atanásio.
Dia de Santa Genoveva.
Memória do Beato Ciríaco Elias Chavara.




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.