segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Eventos em destaque no dia 13 de janeiro de 2015 > Terça-Feira > Postado na véspera às 4:23 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

13 de janeiro de 2015.
13.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 352 para acabar o ano.

Hoje é Dia de Ano Novo na Rússia
segundo o calendário Juliano


Em 13/01/1598, nasce François Mansart, arquiteto francês (m. 1666).
François Mansart (Paris13 de Janeiro de 1598 — Paris23 de Setembro de 1666) foi umarquiteto francês e um dos mais geniais da sua época. Sobrinho de Germain Gautier, arquiteto do rei e filho de um carpinteiro, foi um dos criadores da arquitetura francesa clássica. 
Discípulo de Salomon de Brosse, Mansart manifestou desde cedo seu talento na construção de edifícios religiosos e de casas particulares, como a Igreja da Visitação de Santo Antônio e o Hotel de La Vrillière
Muitos especialistas consideram sua obra-prima deste primeiro período o Castelo de Balleroy, cuja construção começou por volta de 1626
Em 1635, Mansart foi incumbido da reconstrução do Castelo de Blois, trabalho que deixou inacabado. Entre 1642 e 1648 constrói o Castelo Maison-sur-Seine (atualmente Castelo Maisons-Laffite). Em 1645, foi incumbido por Ana da Áustria de construir o Igreja de Val-de-Grâce, em Paris. 
No ano seguinte, foi substituído por Jacques Lemercier, mas o plano da igreja e grande parte dos muros permaneceram de acordo com a orientação de Mansart, inclusive as coberturas quebradas, suas criação, que ficaram conhecidas como mansardas
A arquitetura de Mansart era focada nos ideais clássicos de clareza e contenção. Empregava os cânones clássicos com grande flexibilidade, aliando-os a uma grande sensibilidade para a decoração. O seu carácter difícil e obsessão pela perfeição - nunca deixava nada ao acaso, revendo vezes sem conta os seus desenhos, alterando-os ou redesenhando-os - fazia com que as suas obras levassem demasiado tempo a serem executadas. 
Abaixo, Le château de Maisons..

Em 13/01/1893, nasce Chaim Soutine, pintor expressionista. (m. 1943)
Chaïm Soutine (Smilavichy13 de Janeiro de 1893 — Paris9 de Agosto de 1943) foi um pintor expressionista da Escola de Paris.  

Nascido em uma pequena aldeia lituana, pertencente naquele momento ao Império Russo, Soutine era o décimo filho de uma família de onze irmãos. Seu pai era alfaiate e não viu com bons olhos o interesse de Chaim por arte, visto que, dentro da comunidade judia ortodoxa onde viviam, estava proibida a representação de imagens. 

Em 1909 se mudou para Minsk, onde recebeu suas primeiras lições artísticas. No ano seguinte preparou-se para o ingresso na Escola de Belas Artes de Vilnius

Em 1913, finalizados seus estudos em Vilnius, se mudou para Paris, estabelecendo-se em Montparnasse, junto a outros artistas. Foram tempos difíceis, em que Soutine vivia em condições precárias, no entanto foi capaz de prosseguir os seus estudos na École des Beaux-Arts, "Escola de Belas Artes" de Paris, sob os ditames do artista Fernand Cormon

Foi nessa época que conheceu Modigliani, de quem se tornou amigo, servindo como modelo para diversos retratos feitos pelo pintor italianoEm 1923 o colecionador norte-americano Albert Coombs Barnes comprou um grande número de obras do pintor, como isso sua condição financeira melhorou bastante. 

Em 1927 realizou sua primeira exposição na galeria de Henri Bing, assim introduzindo-se plenamente no mercado das artes. 

Em 1937 algumas de suas obras foram incluídas na Exposição de Artistas Independentes, honra raramente concedida na França a um pintor estrangeiro. 

O início da Segunda Guerra Mundial significou o início do seu declínio, especialmente quando a cidade foi invadida pelas tropas nazistas, visto que Soutine era oficialmente um judeu, optou por ficar longe de Paris, refugiando-se em uma pequena cidade perto de Tours. 

A angústia de uma possível denúncia agravou-lhe os problemas de saúde que tinha e, finalmente, em 1943, sofreu um ataque de úlcera, que perfurou-lhe o estômago e forçou-o a uma cirurgia de emergência. Chaim Soutine morreu na mesa de operações e foi sepultado no Cemitério do Montparnasse.





13/01/532 – Por causa de uma simples corrida de cavalos, começa em Constantinopla a Revolta de Nika onde, em uma semana, 30.000 revoltosos foram degolados por ordens do Imperador Justiniano I.
A Revolta de Nika (ou Motins de Nika) aconteceu no ano de 532 em Constantinopla durando cerca de uma semana. 
Esta revolta recebeu o nome de "Nika" porque houve uma dúvida sobre quem vencera a corrida de cavalos que havia acontecido no hipódromo, "Nika" era o nome do cavalo favorito da população, e que havia ganho a disputa por muito pouco. Contudo, o imperador Justiniano torcia para outro cavalo e declarou que o seu cavalo tinha vencido a disputa. 
A plebe, enfurecida, se rebelou e começou uma discussão entre as várias classes sociais, o que quase nunca acontecia devido ao fato de que a alta sociedade geralmente não se envolve com a plebe. 
O hipódromo era o lugar perfeito para que uma revolta contra os poderosos acontecesse. Nica foi apenas um pavio que detonou uma situação explosiva, acumulada há tempos.  Na prática, a revolta não se deu simplesmente por uma corrida de cavalos, e sim por uma série de motivos como a fome, os impostos altíssimos, a falta de moradia, entre outras coisas que são parte da obrigação do governo. 
A morte de Justiniano, no ano 565, fez com que a população respirasse aliviada. Sua morte e o fim da era justiniana é considerada o ponto terminal da história do direito romano  (Quer saber mais?)

1750 – Feito o Tratado de Madri, documento que definiu grande parte do território brasileiro.

1860 – A Colônia São Paulo de Blumenau é transferida para o Governo Imperial

1898 – Caso Dreyfus: o escritor Émile Zola expõe o escândalo ao público geral no jornal literário L'Aurore numa famosa carta aberta ao Presidente da República Félix Faure, intitulada J'accuse! (Eu acuso!)

13/01/1937 – Recriação do Museu Nacional de Belas Artes no Rio de Janeiro.
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) é um dos mais importantes museus de arte do Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro

Embora o museu tenha sido criado oficialmente apenas em 13 de janeiro de 1937 - e inaugurado em 19 de agosto de 1938 - sua história é bem mais antiga, e remonta à chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, já que Dom João VI se fez acompanhar de um conjunto de obras de arte, algumas das quais permaneceram no país depois de seu retorno à Europa e figuram como o núcleo inicial da coleção. 

Por outro lado, alguns anos depois de sua chegada ao Brasil o rei fundou a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, que a princípio funcionou em um prédio próprio construído por Grandjean de Montigny, um dos integrantes da Missão Francesa e professor da escola, e inaugurado em 1826 pelo imperador Dom Pedro I, ocasião em que a instituição passou a ser chamada de Academia Imperial de Belas Artes

Em 1926, com seu funcionamento regularizado, recebeu novo nome de Escola Nacional de Belas Artes.  A história do MNBA está diretamente ligada à história da (ENBA) e não dá para pensar em uma isolada da outra. Anualmente, ao encerrar-se o ano letivo, acontecia uma sessão solene da Escola, com a presença do Imperador e, nessa ocasião, eram revelados os nomes dos alunos premiados, com recompensas que iram desde viagem de estudos ao exterior até simples titulações de honra ao mérito. 

Mas alguns quadros, dentre os apresentados pelos alunos, acabavam sendo comprados e passavam a fazer parte do acervo do museu.(Leia e veja) 

Abaixo, A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles, aluno da ENBA. (Para ampliar, abra a imagem em janela separada)

1948 – Gandhi inicia um jejum em protesto contra as violências cometidas por indianos e paquistaneses.

1964 – A produtora Capitol Records lança nos Estados Unidos um compacto (single) com "I Want to Hold Your Hand" e "I Saw Her Standing There" do grupo britânico "The Beatles".
Ao contrário dos discos de vinil (LPs ou "bolachões"), que tinham 6 músicas de cada lado, o compacto, também gravado em 33 RPM, traziam apenas uma música de cada lado, à semelhança dos antigos discos de 78 RPM. 

Isso barateava o custo de produção diminuindo o preço final e aumentando as vendas. Eram também preferidos do público pois, nos LP's, era comum colocar uma ou duas músicas bem elaboradas para "puxar" as vendas, e um monte de lixo apenas para preencher o disco. Os LPs eram de 10 ou 12 polegadas, enquanto que o compacto tinha apenas 7 polegadas.
1967 – Gnassingbé Eyadéma realiza outro golpe de estado no Togo.

1972- Henrique Costa Mecking, o "Mequinho", torna-se o primeiro brasileiro Grande Mestre de xadrez. recebe o título de grande mestre internacional (GM), campeão sul-americano.
Henrique Costa Mecking (Santa Cruz do Sul, 23 de janeiro de 1952), mais conhecido como Mequinho, é um enxadrista brasileiro. Jogador muito forte, desde novo, alcançou sua melhor pontuação em 1977, quando, no ranking da FIDE, alcançou a terceira colocação, atrás de Anatoly Karpov e Viktor Korchnoi [1]. Em razão de uma doença teve que se afastar a partir de 1978, o que prejudicou sua carreira nos anos 80. Saiba mais


1975 – Os responsáveis do CDS entregaram no Supremo Tribunal de Justiça a documentação necessária à legalização do Partido.

2012 - Naufrágio do navio Costa Concordia.
Após o adernamento da embarcação, o capitão abandonou o navio, sofrendo uma violenta reprimenda, por telefone, do comandante da Capitania dos Portos, com uma ordem para que retornasse ao navio, acompanhada de um sonoro palavrão que ecoou pela Itália e virou sucesso nas camisetas e na internet. Uma indicação de que o palavrão, bem colocado e no momento certo, não é ofensivo e preenche os vácuos de linguagem. Mais

Eventos Culturais e de média/mídia

1930 – Primeira aparição Mickey Mouse em banda desenhada (História em Quadrinhos)..


1334 – Henrique II, rei de Castela (m. 1379).
1400 – João, Infante de Portugal, Condestável de Portugal (m. 1442).
1598 – François Mansart, arquiteto francês (m. 1666).
1777 - Elisa Bonaparte, Grã-duquesa da Toscana, Princesa de Piombino, irmã de Napoleão Bonaparte, esposa de Félix Pasqual Baciocchi (m. 1820).
1838 – André Rebouças, engenheiro brasileiro (m. 1898).
1842 – Franklin Távora, escritor brasileiro (m. 1888).
1852 – Gumercindo Saraiva, militar e revolucionário brasileiro (m. 1894).
1864 – Wilhelm Wien, físico alemão (m. 1928).
1871 – Fernando Augusto Pereira da Silva, oficial da marinha, administrador colonial e Ministro da Marinha nos últimos governos da Primeira República (m. 1943).
1879 – Melvin Jones, fundador do Lions Internacional (m. 1961).
1885 – Manuel Amoroso Costa, matemático brasileiro (m. 1928).
1893 – Chaim Soutine, pintor expressionista. (m. 1943)
1904 – Richard Addinsell, compositor inglês (m. 1977).
1924 – Paul Feyerabend, filósofo da ciência (m. 1994).
1927 – Sydney Brenner, biologista sul-africano, vencedor do Prêmio Nobel de Medicina de 2002.

 1929 – Aureliano Chaves, político brasileiro (m. 2002). 
Foi o Vice-Presidente do general João Batista Figueiredo, mas caiu em desgraça após um desentendimento com o ministro da Justiça, coronel Jarbas Passarinho, que desacatou uma ordem sua, quando Aureliano era Presidente interino. 

Aureliano demitiu Passarinho que, simplesmente, ignorou a demissão, alegando que "um ministro é nomeado em português e demitido em Latim (ad-nutum), mas só por quem tem autoridade para fazê-lo". 

O incidente seguinte ocorreu quando o Exército enviou às autoridades o convite para o palanque nas festividades de 7 de Setembro ignorou Aureliano, recebendo uma advertência por escrito de que ele continuava sendo vice-Presidente e tomaria as providências protocolares contra os organizadores, caso o convite não chegasse às suas mãos. 

Então, o convite veio, mas no desfile 7 de Setembro em Brasília, o presidente Figueiredo reuniu os convidados em torno de si, deixando o vice Aureliano só e abandonado no palanque.

1935 – Renato Aragão, comediante brasileiro.

1938 – William B. Davis, ator canadense.
1944 – Chris von Saltza, nadadora americana, campeã olímpica.
1949 - James Millns, patinador artístico norte-americano.
1954 – Bruno Coulais, compositor francês.
1958 – Francisco Buyo, ex-futebolista espanhol.
1959 – Gilmar Rinaldi, ex-futebolista brasileiro.
1961
Norberto Scoponi, ex-futebolista argentino.

13/01/1961 - Julia Louis-Dreyfus, atriz norte-americana, conhecida pelas séries "Seinfeld" e "As Aventuras da Velha Cristina".
Julia Louis-Dreyfus (Nova Iorque13 de janeiro de 1961) é uma premiada atriz e comediante estadunidense. 
Entre 1982 e 1985, Julia Louis-Dreyfus atuou no famoso Saturday Night Live da rede NBC, onde conheceu Larry David, que mais tarde iria ser um dos criadores da série Seinfeld. É exatamente na série Seinfeld que Julia será internacionalmente conhecida durante nove temporadas como "Elaine Benes", de 1990 a 1998
Mais tarde, Julia Louis-Dreyfus vive a personagem Christine Campbell na sitcom de sucesso The New Adventures of Old Christine, tendo inclusive vencido o Emmy pelo seriado. 
Ao receber o prêmio, Julia perguntou ironicamente à platéia se eles acreditavam em maldição, em referência à "maldição de Seinfeld", uma vez que nenhum dos ex-integrantes do elenco havia conseguido novo sucesso na televisão.


Sixto Vizuete, treinador equatoriano de futebol.
1964 – Penelope Ann Miller, atriz estadunidense.
1966 – Patrick Dempsey, ator norte-americano, que interpreta o Dr. Derek Shepherd do seriado Grey's Anatomy.
1968 – Pat Onstad, futebolista canadense.
1969 – Stefania Belmondo, ex-esquiadora italiana.
1970 – Marco Pantani, ciclista italiano (m. 2004).
1972
Vitaly Scherbo, ex-ginasta bielorusso.
Mark Bosnich, futebolista australiano.
1976 - Mario Yepes, futebolista colombiano.
1977
Orlando Bloom, ator inglês.
Acosta, futebolista uruguaio.
1978 – Massimo Mutarelli, futebolista italiano.
1979
Tinga, futebolista brasileiro.
Filipe Alvim, ex-futebolista brasileiro.
María de Villota, automobilista espanhola.
1980 – Akira Kaji, futebolista japonês.
1981 – Mamam Cherif Touré, futebolista togolês.
1982 - Guillermo Coria, ex-tenista argentino.
1983 - Zé Castro, futebolista português.
1985 – Souleymane Bamba, futebolista marfinense.
1986 - Ederson, futebolista brasileiro.
1987 – Marcelo Grohe, futebolista brasileiro.
1989
Romeu Ribeiro, futebolista português.

13/01/1989 - Triinu Kivilaan, cantora estoniana.
Triinu Kivilaan é uma cantora e modelo estoniana, mais conhecida por ser ex-membro da banda Vanilla Ninja.

A República da Estônia, onde nasceu Triinu Kivilaan (em estoniano: Eesti ou Eesti Vabariik) é um dos três países bálticos, situado na Europa Setentrional, constituído por uma porção continental e um grande arquipélago no mar Báltico. Limita-se ao norte com o golfo da Finlândia que o separa da Finlândia, a leste limita-se com a Rússia, ao sul com a Letônia e a oeste com o mar Báltico, que o separa da Suécia. Possui pouco mais de um milhão e trezentos mil habitantes, distribuídos em 45 mil quilômetros quadrados. A Estónia é membro da União Europeia desde 1º de maio de 2004 e da OTAN desde 29 de março de 2004. Os estonianos são um povo fínico íntima e etnicamente ligado aos finlandeses e aos lapões. O país tem ligações culturais e históricas com os países nórdicos,[particularmente com a Finlândia, a Suécia e a Dinamarca. (Wikipedia) > Abaixo, mais imagens da artista.


1990 - Liam Hemsworth, ator australiano.


86 a.C. – Caio Mário, general e estadista romano (n. 156 a.C.).
47 a.C. – Ptolomeu XIII, rei egípcio (n. 63 a.C.).
888 – Carlos, o Gordo, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (n. 832).

1691 – George Fox, fundador da Society of Friends, conhecida geralmente como os Quakers (n. 1624).

1724 – Bartolomeu de Gusmão, jesuíta brasileiro conhecido como "padre voador" (n. 1685).

1759 – José de Mascarenhas da Silva, nobre português, condenado à morte em virtude do conhecido Processo dos Távora (n. 1708).

13/01/1825 – Frei Caneca, herói da Confederação do Equador (fuzilado) (n. 1779).
Joaquim da Silva Rabelo, depois Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo, mas popularmente conhecido apenas como Frei Caneca (Recife,20 de agosto de 1779 — Recife, 13 de janeiro de 1825), foi um religioso e político brasileiro

Esteve implicado na Revolução Pernambucana (1817), de cuja prisão saiu mais tarde, e na Confederação do Equador (1824), que causou sua condenação e morte. Como jornalista, esteve à frente do Typhis Pernambucano. 

Foi condenado por sua participação na Confederação do Equador e, finalmente, em 13 de janeiro de 1825 foi armado o espetáculo do enforcamento diante dos muros do Forte das Cinco Pontas. Despojado do hábito religioso, ou seja, «desautorado das ordens» na igreja do Terço, na forma dos sagrados cânones», ainda assim tendo três carrascos que se recusaram a enforcá-lo

A Comissão Militar ordenou, então, seu arcabuzamento, atado a uma das hastes da forca, por um pelotão sob o comando do mesmo oficial. Seu corpo foi colocado junto a uma das portas do templo carmelita, no centro do Recife, sendo recolhido pelos religiosos e enterrado em local até hoje não identificado. 

1879 – Jakob Dubs, foi Presidente da Confederação suíça em 1864 (n. 1822).
1894 – William Waddington, político francês (n. 1826).
1906 – Alexander Stepanovich Popov, físico russo (n. 1859).
1912 – Marc-Emile Ruchet, foi Presidente da Confederação suíça em 1905 (n. 1853).
1916 – Victoriano Huerta, ex-presidente do México (n. 1850).

1929 – Wyatt Earp, lendário sheriff do oeste americano (n. 1848).
Wyatt Berry Stapp Earp (19 de Março de 1848 - 13 de Janeiro de 1929), nascido em Monmouth, Illinois, ocupou vários postos policiais no oeste Americano. Foi um dos protagonistas do Tiroteio em O.K. Corral em Tombstone, Arizona, junto com Doc Holliday, Virgil Earp, e Morgan Earp. Faz parte dos vultos reais que se tornaram lendários pelos seus feitos registrados na História do Velho Oeste americano, inspirando numerosos Westerns. Mais

1941 – James Joyce, escritor (n. 1882).
1943 – C. Tate Regan, ictiólogo britânico (n. 1878)
1956 – Thami El Glaoui, chefe tribal e senhor feudal de Marrocos, paxá de Marraquexe (n. 1879)
1978 – Hubert H. Humphrey, ex-vice-presidente estadunidense (n. 1911).

1993 – Mozart Camargo Guarnieri, maestro e compositor clássico brasileiro (n. 1907).
Mozart Camargo Guarnieri, ou simplesmente Camargo Guarnieri (Tietê, 1 de fevereiro de 1907 — São Paulo, 13 de janeiro de 1993) foi um compositor e regente brasileiro. A obra musical de Camargo Guarnieri é formada por mais de 700 obras e é provavelmente o segundo compositor brasileiro mais executado no mundo, superado apenas por Villa-Lobos. Pouco antes de sua morte recebeu o prêmio "Gabriela Mistral", sob o título de "maior compositor das Américas". O acervo pessoal de Camargo Guarnieri (correspondência pessoal, partituras, discos, recorte de jornal, etc.) está depositado no arquivo do IEB-USP, e consiste no principal arquivo para pesquisa sobre o compositor. Saiba mais e ouça uma de suas composições

1999 – Nelson Werneck Sodré, escritor, historiador e político brasileiro (n. 1911).
2008 – Yoshihide Shinzato, mestre de Karate 10º Dan (n. 1927)
2009 – Patrick McGoohan, ator estado-unidense (n. 1928)
2014 – José Amin Daher, ex-tenista brasileiro (n. 1966)


Dia da Democracia em Cabo Verde
Dia de São Hilário de Poitiers
Dia Internacional do Leonismo
Feriado municipal em Cadaval, Santa Marta de Penaguião, Viana do Alentejo e Vila Nova de Poiares



RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.