sábado, 3 de janeiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 3 de janeiro de 2015 > Sábado > Postado às 10:41 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Frente fria aumenta instabilidade no Paraná e São Paulo

Há risco de temporais no noroeste e leste do PR, faixa leste de SP tem fortes pancadas de chuva no final de tarde.
Ler noticia






WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios Italianos (Wikiquote)

  • "Chi va piano, va sano e va lontano."
    • Quem vai devagar, vai saudável e vai longe.
    • Variante em português > Devagar, se vai ao longe.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > 


Nesta data, em 1503, Leonardo Da Vinci é contratado para pintar o quadro futuramente conhecido como a Mona Lisa.
Mona Lisa (também conhecida como La Gioconda ou, em francêsLa Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano. Sua pintura foi iniciada em 1503 e é nesta obra que o artista melhor concebeu a técnica do sfumato
O quadro representa uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador. O seu corpo representa o padrão de beleza da mulher na época de Leonardo. 
Este quadro é provavelmente o retrato mais famoso na história da arte, senão, o quadro mais famoso e valioso de todo o mundo. Poucos outros trabalhos de arte são tão controversos, questionados, valiosos, elogiados, comemorados ou reproduzidos. 
Muitos historiadores da arte desconfiavam de que a reverência de Da Vinci pela Mona Lisa nada tinha a ver com sua maestria artística. Segundo muitos afirmavam devia-se a algo muito bem mais profundo: uma mensagem oculta nas camadas de pintura. Se observarem com calma verão que a linha do horizonte que Da Vinci pintou se encontra num nível visivelmente mais baixo que a da direita, ele fez com que a Mona Lisa parecer muito maior vista da esquerda que da direita. 
Historicamente, os conceitos de masculino e feminino estão ligados aos lados - o esquerdo é feminino, o direito é o masculino. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, com o nome oficial de Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo, e é a sua maior atração. (Quer saber mais?) 

Mistérios de Monalisa > O autor à sombra da criatura



"Quem não agüenta o trote não monta o burro." >> Getúlio Dornelles Vargas, Presidente do Brasil entre 1930 e 1945; depois, entre 1950 e 1954.


Nesta data, em 1930, Getúlio assumia o governo "provisório", após a queda da Primeira República. Foi um provisório que durou 15 anos!

Não foi assim tão simples como pode parecer em um simples destaque de duas linhas, como o acima indicado. Vitoriosa a Revolução que derrubou a Primeira República e derrubou seu último presidente, Washington Luís, os militares, em comum acordo, formaram uma Junta Militar Provisória para evitar que se criasse um vácuo de poder, mas, fascinados pelo poder e sustentados pelo grupo militar que desejava a volta do "florianismo", com um governo forte e fardado, eles sinalizavam uma resistência na volta à democracia civil. Acabaram saindo e entregando o poder ao líder civil da revolução, Getúlio Vargas, o que não facilitou em nada o retorno ao processo democrático.

Com grande habilidade e uso moderado da força, assim como manobrando com eficiência o complicado tabuleiro político, Getúlio conseguiu permanecer no poder por 15 anos. 

> De 1930 a 1934, Getúlio governou sem constituição nenhuma, já que a carta anterior fora anulada e nenhuma outra veio em substituição. 

>De 1934 a 1937, Getúlio permaneceu no poder com uma constituição promulgada pelo Assembléia Nacional Constituinte, mas desmoralizada por seguidas decretações de estado de sítio.

> De 1937 até 1937 a 1945, Getúlio deu continuidade por um golpe de estado. Outornou, nessa ocasião a constituição do Estado Novo, feita sob encomenda ao jurista Francisco Campos (Chico Ciência) e outorgada pelo presidente, após fechamento do Congresso. Deveria haver um referendum em 1942, mas a decretação de estado de guerra contra a Alemanha congelou qualquer consulta popular, e a guerra só terminaria em maio de 1945.

> Em 1945, Getúlio Vargas, finalmente, acabou sendo derrubado pelos homens de sua maior confiança, os generais Eurico Gaspar Dutra e Góis Monteiro. 

Foi uma democracia "assim, assim"... Getúlio voltaria no ano seguinte como Senador e em 1950 era reeleito presidente da República, para seu derradeiro mandato, interrompido com um tiro no peito, que lhe tirou a vida. 

Na foto abaixo, pouco conhecida, encontramos Getúlio, em início de carreira, na companhia de sua esposa, Darci Vargas, em 1911. A foto segue a linha artística da Belle Époque, que se iniciou em fins do Século XIX e teve fim com a chegada da Primeira Guerra Mundial.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paris era um grande centro, não só cultural, mas também de diversão.Dança no Moulin Rouge (1890), deHenri de Toulouse-Lautrec, Museu de Arte de Filadélfia.
Belle Époque (expressão francesa que significa bela época) foi um período de cultura cosmopolita na história da Europa que começou no fim do século XIX (1871) e durou até a eclosão da Primeira Guerra Mundial em 1914. A expressão também designa o clima intelectual e artístico do período em questão. Foi uma época marcada por profundas transformações culturais que se traduziram em novos modos de pensar e viver o cotidiano.
Foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os paíseseuropeus. Novas invenções tornavam a vida mais fácil em todos os níveis sociais, e a cena cultural estava em efervescência: cabarés, o cancan, e ocinema haviam nascido, e a arte tomava novas formas com o Impressionismoe a Art Nouveau. A arte e a arquitetura inspiradas no estilo dessa era, em outras nações, são chamadas algumas vezes de estilo "Belle Époque". Além disso "Belle Epóque" foi representada por uma cultura urbana de divertimento incentivada pelo desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte , que aproximou ainda mais as principais cidades do planeta.




As revistas semanais aproveitaram o fim de semana para tomar um fôlego, que o ano de 2015 vai ser longo, ora se vai! Tem tanta coisa pra contar... histórias cabeludas!


IstoÉ 

Cinco ministros compõem o núcleo
duro do segundo mandato

Petistas históricos, amigos íntimos dos tempos do Rio Grande do Sul e homens da confiança pessoal de Dilma formam o time mais próximo da presidente no novo governo



Época

Joaquim Levy aumentará os impostos?

Sim. Em sua jornada para equilibrar as contas públicas, conter a inflação e retomar o crescimento, o novo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, terá de tomar medidas impopulares – e enfrentar o “fogo amigo”

JOSÉ FUCS
30/12/2014 08h00 
Ilustração Levy e Dilma  (Foto: Ilustração: Lezio Junior)


















Veja > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na internet dentro de uma semana. Por enquanto, só o Índice

Colher de chá


Apertem os cintos, o dinheiro sumiu!

Não podia haver pior momento para, ao mesmo tempo, ajustar e manter em funcionamento as engrenagens da economia. Mas o Brasil não tem alternativa. Vamos enfrentar um ano difícil mas, felizmente, agora o caminho é correto

Ana Luiza Daltro e Bianca Alvarenga
MISSÃO DADA - Caberá a Joaquim Levy a liderança para pôr a economia em ordem: "A gente de ter coragem de fazer o que for necessário"
MISSÃO DADA - Caberá a Joaquim Levy a liderança para pôr a economia em ordem: "A gente de ter coragem de fazer o que for necessário" (VEJA



Ilhas Virgens > Veja agora Santa Cruz, ao vivo e em streaming, pela Webcam

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As Ilhas Virgens Americanas (oficialmente Ilhas Virgens dos Estados Unidos; em inglês: United States Virgin Islands) são dependências norte-americanas nas Caraíbas que compreendem a metade ocidental das ilhas Virgens e a ilha de Santa Cruz, ao Sul.

Índice

  [mostrar





Jornal da Gazeta (ontem à noite)

Um passeio pelas estações da SPR (São Paulo Railway) que mostram a presença inglesa no sistema ferroviário paulistano Veja




Jornal das 10 (ontem à noite)











Fantástico (Rede Globo)

Suco Verde > Neste final de ano, com as equipes de reportagem em férias, as matérias estão sendo retiradas do fundo da geladeira e requentadas no micro ondas. Veja uma delas


Globo Rural (Amanhã, domingo)



G1 > Pop & Arte

  1. POP & ARTE

    Amal Clooney diz ter sido ameaçada de detenção no Egito

    Advogada é especialista em direitos humanos. Governo fez ameaça por relatório sobre o sistema judiciário do Egito.
Amal Ramzi Clooney ( em árabe : أمل علم الدين,nascida em 03 de fevereiro de 1978) é uma advogada britânico-libanesa, especializada em direito internacional, direito penal e direitos humanos, tendo entre seus clientes Julian Assange , fundador do WikiLeaks, que luta para evitar sua extradição aos EUA..  Ela também tem representado o ex-primeiro-ministro da Ucrânia, Yulia Tymoshenko . Em setembro de 2014, Amal se casou com o ator americano George Clooney, o que projetou seu nome na mídia. (Wikipedia)

Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

O que dominará as manchetes internacionais em 2015?

Área de confronto entre milícias iraquianas e o 'Estado Islâmico' (EPA)
Correspondentes da BBC indicam quais assuntos serão destaque do noticiário mundial e econômico neste ano.

Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

Relógio da vida > Existem realmente
alguns alimentos que rejuvenescem?

O abacate, a cenoura e o brócolis retardam a oxidação celular.
Será que isso tem algo a ver com as rugas e os cabelos brancos?
Mais notícias de "El País"





Clique na imagem para ver "El País" em original

La prima de riesgo baja de 100 puntos, la mitad que hace un año

El diferencial de los costes de financiación de España y Alemania llega al mínimo desde mayo de 2010 por la expectativa de compra de deuda del BCE

El interés del bono germano a cinco años cae a negativo por primera vez
La prima de riesgo española, el sobrecoste de financiación respecto a Alemania, se colocó ayer por debajo de los 100 puntos básicos por primera vez en cuatro años y medio. El principal motivo fueron las declaraciones del presidente del BCE, Mario Draghi, insistiendo en la posibilidad de compra de deuda pública. Cuatro años y medio después, la prima de riesgo española volvió a colocarse debajo de uno de esos umbrales tan simbólicos en los mercados: los 100 puntos básicos. Eso significa que la diferencia entre el interés que los inversores exigen por comprar un bono español a 10 años y el que reclaman a un alemán (considerado un refugio y, por tanto, más bajo) es inferior al punto porcentual.
















"Clarin", de Argentina, em português


Macacos me mordam

Justiça concede "Habeas corpus" a orangotango de Zoológico em Buenos Aires

“Por decisão da Justiça, Sandra poderá ser levada para um santuário”, disse o advogado constitucionalista Andrés Gil Domínguez. Em uma sentença inédita a nível mundial, a Sala II da Câmara de Cassação Penal reconheceu direitos básicos a uma orangotango do zoológico portenho ao declará-la como “sujeito não humano”. E lhe concedeu um habeas corpus, figura legal utilizada em casos de pessoas privadas ilegitimamente de liberdade.

Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI

























"Notícias ao Minuto", de Portugal
O final de janeiro é a altura prevista para a chegada do surto de gripe a Portugal. Por isso, indica a TSF, foi reforçado o apelo para a toma da vacina por parte dos doentes mais vulneráveis.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil

A central hidrelétrica da barragem de Três Gargantas, na China, a maior infraestrutura do tipo do mundo, superou em 2014 a de Itaipu, construída em parceria entre Brasil e Paraguai, como a maior produtora de eletricidade do mundo.

Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil




Mais notícias do R7 Esportes





RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.