sábado, 24 de janeiro de 2015

Clipe com notícias e informações do dia 24 de janeiro de 2015 > Sábado > Postado às 11:16 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

TEMA DAS IMAGENS, HOJE: VULCÕES

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Sudeste tem mais pancadas de chuva

A frente fria que trouxe chuva e diminuiu o calor na Região Sudeste já se afastou para alto mar. Um sistema de baixa pressão atmosférica que se formou sobre o mar, entre o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, após a passagem desta frente fria também já...
Ler noticia





A cidade de Santos, no litoral paulista, voltou a ser alagada entre a noite do dia 22 e a madrugada do dia 23 de janeiro de 2015 por causa do grande volume de chuva. A Defesa Civil registrou 186,2 mm de chuva entre os dias 22 e 23 de janeiro, sendo que já havia chovido 77,0 mm entre os dias 21 e 22.


O total acumulado entre 221 e 23 de janeiro foi de 263,4 mm, pouco menos do a média de chuva normal para todo o mês de janeiro que é de aproximadamente 279,0 mm. Até o dia 23 de janeiro, a cidade de Santos recebeu 318,1 mm de chuva. SAIBA MAIS



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh

Provérbios Italianos (Wikiquote)

"Vedi Napoli, e poi muori!"


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaques > 



Nesta data, em 1920, morre Amedeo Modigliani, pintor e escultor italiano (n. 1884).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Amedeo Modigliani
Amedeo Modigliani, 1906.
Nome completoAmedeo Clemente Modigliani
Nascimento12 de julho de 1884
Livorno
Morte24 de janeiro de 1920 (35 anos)
Paris
ResidênciaParis
NacionalidadeItália italiano
CônjugeJeanne Hébuterne
Filho(s)Jeanne Modigliani (1918-1984)
OcupaçãoArtista plástico e escultor
Movimento estéticoModernismo
Amedeo Clemente Modigliani (Livorno12 de julho de 1884 — Paris24 de janeiro de 1920) foi um artista plástico e escultor italiano que viveu em Paris.
Artista principalmente figurativo, tornou-se célebre sobretudo por seus retratos femininos caracterizados por rostos e pescoços alongados, à maneira das máscaras africanas.
Morreu aos trinta e cinco anos, em condições de extrema pobreza material, vítima de meningite tuberculosa, agravada pelo excesso de trabalho, álcool edrogas.

ÍNDICE

   [mostrar
Modigliani nasceu em uma família judia, em Livorno, Itália.
Seu trisavô materno, Solomon Garsin, emigrara de Túnis para Livorno noséculo XVIII. Os Garsin eram originários da Espanha, de onde haviam sidoexpulsos, no final do século XV, transferindo-se para Túnis.1 2 Depois eles se transferiram para Livorno, onde nasceu o bisavô materno de Amedeo Mogigliani, Giuseppe Garsin - filho de Salomon Garsin e de Régine Spinoza.3
Já a família paterna, os Modigliani, era provavelmente oriunda de Modigliana, perto de Forli, na região da Romagna. Antes de se estabelecerem em Livorno, teriam vivido em Roma, onde exploravam uma casa de penhores. Segundo Jeanne Modigliani, um certo Emanuele Modigliani teria sido encarregado pelo governo pontifical de fornecer o cobre necessário às emissões extraordinárias de moedas dos dois ateliês pontificais. 



Nesta data, em 1874, morre José Joaquim da Veiga Vale, escultor brasileiro (n. 1806).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


José Joaquim da Veiga Valle (Arraial da Meia Ponte, atual Pirenópolis9 de setembro de 1806 – Goiás24 de janeiro de1874 1 ), em geral conhecido simplesmente por Veiga Valle, foi um artista escultor e dourador em Goiás. Sua formação artistica é pouco conhecida e supõe-se que seja autodidata.
Casa onde viveu Veiga Valle, no largo do Rosário, na cidade de Goiás
Nascido em Meia Ponte, exerceu vários cargos públicos como vereador, juiz municipal, major da Guarda Nacional 2 , até mudar-se para a cidade de Goiás em 1841, mesmo ano que se casou com Joaquina Porfiria Jardim (filha do então governador).1 Lá, trabalhou na douração dos altares da matriz, passando a trabalhar, depois, com a escultura de imagens sacras, cuja obra atendeu a várias igrejas e irmandades de Goiás.2 Entre seus filhos, pelo menos um foi também escultor, Henrique da Veiga Vale, que trabalhou na cidade de Goiás e posteriormente em Cuiabá.1
Sua obra começa a ser estudada a partir da década de 1940, quando são feitas catalogações de sua obra, além de exposições, como a no Museu de Arte de São Paulo.2 Veiga Valle esculpia imagens em geral usando o cedro, sua espécie preferida de madeira para a escultura.3 Pela época em que viveu, seria de se supor que suas esculturas apresentassem estilo neoclássico, o que não aconteceu provavelmente pelo isolamento da província de Goiás naquela época, o que fez com que o barroco perdurasse por bastante tempo.4 Parte de sua obra está hoje no Museu da Boa Morte.
São Miguel arcanjo, escultura em cedro, policromada e dourada. Museu de Arte Sacra da Boa Morte, Goiás

ÍNDICE

   [mostrar

SUA OBRA[EDITAR | EDITAR CÓDIGO-FONTE]

Na sua trajetória de santeiro, o artista produziu uma variedade imensa dos mais diversos santos, que na época expressava-se conforma a devoção de cada pessoa que encomendava.
Destacam-se as Madonas, representadas por Nossa Senhora da Conceição, d´Abadia, dos Remédios, das Dores, da Penha, do Bom Parto, das Mercês, da guia, do Carmo, do Rosário, da Natividade e outros mais. No tocante aos santos, o maior número de motivos são os Meninos Jesus, pela propagação das festas natalinas, época em que as famílias faziam e fazem o presépio, dos mais modestos aos mais sofisticados, costume que ainda perdura na família vila-boense. Há preferência, também, por Santo Antônio, pela tradição de ser o santo casamenteiro e por São José de Botas, por ser o padroeiro dos bandeirantes e desbravadores. Os outros motivos são encomendas de devoção popular.
Veiga Valle vivia também do produto de sua arte, recebendo encomendas de fora, conforme inúmeras cartas existentes no relatório do artista João José Rescala, enviada ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1940 (atual Iphan). Essas cartas, muitas outras informações nos trazem, confirmando a capacidade do artista, seu bom gosto, o conhecimento de sua pessoa como artista na Província, principalmente como santeiro respeitado.



“Sou o amanhecer do mundo e a última estrela que cai na noite. Assim como tomei a forma de Caius Calígula eu posso tomar a forma de qualquer um. Sou todos os homens e não sou nenhum. Portanto, sou um deus.”  >> 

Frase de Calícula que, nesta data, em 41 AD, era assassinado por sua guarda pretoriana.
Caio Júlio César Augusto Germânico (em latim Gaius Julius Caesar Augustus Germanicus; 31 de agosto de 12 d.C. - 24 de janeiro de 41), também conhecido como Caio César ou Calígula (Caligula), foi imperador romano de 16 de março de 37 até o seu assassinato, em 24 de janeiro de 41.  
Foi o terceiro imperador romano e membro da dinastia Júlio-Claudiana, instituída por Augusto. Ficou conhecido pela sua natureza extravagante e cruel. Foi assassinado pela guarda pretoriana, em 41, aos 28 anos. 
A sua alcunha Calígula, à qual significa "botinhas" em português, foi posta pelos soldados das legiões comandadas pelo pai, que achavam graça em vê-lo mascarado de legionário, com pequenas caligae (sandálias militares) nos pés. Saiba mais



IstoÉ > A revista da semana já está nas bancas e pode ser acessada, na íntegra, também pela Internet


Colher de chá
"A água tratada que o Brasil joga fora"
por Antonio Carlos Prado e Elaine Ortiz
37% da água tratada é desperdiçada no Brasil. Em meio à maior crise de abastecimento da história do País, esse índice foi divulgado na semana passada pelo próprio governo federal. A população tem parcela de culpa porque teve de entrar no regime do contagotas para aprender a abrir a torneira de forma mais racional. 
Há também as ligações clandestinas, e existem casos envolvendo acusações de fraudes nos órgãos responsáveis pelo abastecimento. A responsabilidade maior, no entanto, é do poder público ou das empresas privadas que cuidam da distribuição de água nos Estados, uma vez que o estudo destaca os vazamentos e a falta de manutenção das tubulações. 
De acordo com a pesquisa, São Paulo apresenta índice de perda na casa dos 34%. Essa taxa chega a 76,5% no Amapá. 
O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, declarou que a crise hídrica se solucionará porque Deus é brasileiro. Sobre isso ninguém tem dúvida, mas é preciso cuidar do diabo das tubulações debaixo da terra.
Época > A revista da semana já está nas bancas, mas, na internet, é só para assinantes. Você pode ver o Índice > Colher de chá > Um trecho da reportagem de capa Leia
E saiba, também como foi projetada a capa desta semana (Clique na imagem)
Veja > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na internet dentro de uma semana. Por enquanto, só o Índice > Colher de chá

Em VEJA desta semana

Amigo íntimo de Lula é peça-chave do petrolão

Surgem indicios do envolvimento profundo do empresario José Carlos Bumlai com o escândalo que sangrou a Petrobras. Ele tinha acesso livre ao Palácio do Planalto na gestão de Lula e até hoje resolve problemas de sua familia

Rodrigo Rangel e Adriano Ceolin
Carta-Capital > A revista da semana já está nas bancas e será liberada na Internet dentro de uma semana > Por enquanto, só o Índice
Colher de Chá >
Seca no campo

A crise hídrica na agricultura

A situação só ficou assim em SP porque os inatingíveis governadores não fizeram nada.
 Se você se interessa por educação, a última edição de Carta na Escola está disponível na íntegra Carta na Escola



Rússia > Frio e chuva fina castigam Moscou, mas nem por isso a população fica embaixo dos cobertores. Porque hoje é Sábado e porque estamos em final de semana, o povo  vai às ruas curtir o inverno > Veja Moscou agora, ao vivo e em streaming, com som ambiente, pela Webcam




Valores de Mercado-1 > A Christie's de Nova York realizou ontem um leilão de arte popular > Rodos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.





Jornal da Gazeta (ontem à noite)


Jornal das 10 (ontem à noite)











Fantástico (amanhã, dia 25)

Advogados cobram valores abusivos para defender aposentados

Fantástico denuncia advogados que cobram honorários abusivos para defender aposentados.


Globo Rural (Amanhã, dia 25)




G1 > Pop & Arte

  1. MINAS GERAIS

    Tiradentes recebe 18ª Mostra de Cinema e espera 30 mil visitantes

    Evento dura oito dias e oferece programação cultural gratuita. Festival homenageia atriz paraense Dira Paes.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo

Destaques e Análises

Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português


Mais notícias de "El País"

São Paulo, à beira do
racionamento, segue
sem plano B para crise

MARÍA MARTÍN São Paulo
Empresas, indústrias e hospitais não têm plano de emergência para o caso da falta de água. Alternativa limita-se a uso de poços e contratação de caminhões-pipa. Crise é fator na queda da Bolsa

Copan só recebe seis horas de água por dia. / A. W.

O senhor das torneiras do Copan

M. M. São Paulo
Síndico do prédio do centro de SP pretende implantar norma de limite de consumo se o abastecimento for reduzido ainda mais
Clique na imagem para ver "El País" em original


"Clarin", de Argentina, em português

SUICÍDIO OU ASSASSINATO?

Morte do promotor: três hipóteses
para seu misterioso final


Do Clarín

Leia aqui sobre as hipóteses do caso que sacudiu a política argentina e comoveu o país. 

Protesto poucos dias após a morte do promotor que reuniu integrantes da comunidade judaíca pedindo justiça por ele e pelos atentados ocorridos nos anos 1990 no país


Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI

"Notícias ao Minuto", de Portugal

‘Não há bela sem senão’ parece a expressão indicada para descrever o impacto que a queda dos preços do petróleo terá para a economia nacional. Se por um lado a poupança é maior, já que Portugal é um país importador, por outro, o facto de a economia nacional ter negócios privilegiados com países exportadores, como é o caso de Angola, é questão para trazer novos desafios às empresas portuguesas que negoceiam com o país africano.
Mais notícias da edição portuguesa


"Notícias ao Minuto", do Brasil

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concedeu liminar para desobrigar advogados de usar terno e gravata durante sessões de julgamento no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, com sede na capital fluminense.
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

Mais notícias do Jornal do Brasil


Mais notícias do R7 Esportes




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC


Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.