sábado, 6 de dezembro de 2014

Eventos em destaque no dia 7 de dezembro de 2014 > Domingo > Postado na véspera às 4:22 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014




Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh






Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

7 de dezembro 2014.
341.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 24 para acabar o ano.


Nesta data, em 1598, nasce o escultor italiano Gian Lorenzo Bernini (m. 1680).
Gian Lorenzo Bernini ou simplesmente Bernini (Nápoles7 de dezembro de 1598 – Roma,28 de novembro de 1680) foi um eminente artista do barroco italiano, trabalhando principalmente na cidade de Roma. Distinguiu-se como escultor e arquiteto, ainda que tivesse sido pintor, desenhista, cenógrafo e criador de espectáculos de pirotecnia. Esculpiu numerosas obras de arte presentes até os dias atuais em Roma e no Vaticano

(Abaixo, um destaque da escultura "O Extase de Santa Teresa") Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

E aqui está a imagem da escultura completa.

Nesta data, em 1920, nasce o escultor português Manuel Pereira da Silva.
Manuel Pereira da Silva (Porto7 de Dezembro de 1920 — 2003) foi um escultor português
A obra de Manuel Pereira da Silva tem uma orientação formal abstrata inspirada na figura humana, em particular o homem e a mulher. Em 2000, foi atribuída a Manuel Pereira da Silva a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia
As primeiras esculturas modernistas de Manuel Pereira da Silva surgiram nos anos pioneiros do abstracionismo escultórico em Portugal, reconhecidamente protagonizado, a partir do final dos anos 1940, no Porto, por Arlindo RochaFernando Fernandes (escultor) e ainda, alguns anos depois, por Aureliano Lima, a partir da sua mudança de residência para esta cidade. 
Estes fatos conferem à produção abstrata de Manuel Pereira da Silva, realizada, até com óbvia analogia estilística, no mesmo período e em situação de convívio com os referidos escultores, inquestionável enquadramento geracional, que importa reconhecer. (A escultura abaixo tem o título "Dance")



1787 - Delaware torna-se o primeiro estado norte-americano, após ter ratificado a Constituição americana.

1858 - Franceses e espanhóis bloqueiam a Cochinchina.
Cochinchina foi o nome dado à região no sul do atual Vietname, na Indochina. Inicialmente de localização imprecisa, foi assim nomeada pelos navegadores portugueses, que no século XVI aportaram no reino anamita localizado ao norte do reino de Champa

De 1862-1948 foi uma colônia francesa com capital em Saigão e, posteriormente, entre 1955 e 1975, foi o Vietname do Sul até que, após a queda de Saigão, passou a integrar o VietnameEm função de perseguições a missionários cristãos na Indochina, com o assassinato de padres espanhóis e franceses em 1858, culminando como a morte do Bispo Díaz Sanjurjo, Espanha e França realizaram uma expedição punitiva Franco-Espanhola contra os nativos, o que culminou com a ocupação franco-espanhola de Saigon e Da Nang, cidades mais tarde dominadas pela Indochina Francesa

O militar espanhol nessa expedição foi o General Carlos Palanca, que no ano seguinte retornou à Espanha. O governo queria saber informações sobre a Cochinchina. Palanca foi novamente enviado à região como Embaixador Plenipotenciário e Comandante-em-chefe das tropas que vieram a empreender a campanha militar junto com a França em 1860. Para obter a paz, o General Palanca levou a Espanha uma comissão indígena e tais gestões foram um sucesso, cobrindo de honras e lauréis, tanto a Espanha, como a França, onde Palanca também foi durante as negociações.As tropas da espanholas ficaram ainda por mais cinco anos na Cochinchina, por indecisões dos chefes militares, com a consequente falta de dinheiros e suprimentos diversos. 

O nome "Cochinchina" foi cunhado pelos portugueses que aportaram em Champa cerca de 1516: "Cochim" (Kuchi) era o nome usado em língua malaia para nomear toda a região, termo por sua vez derivado do chinês jiao zhi, pronunciado localmente giao chỉ. Os portugueses nomearam-na então "Cochim-China" para distingui-la de "Cochim" na Índia, a cidade onde haviam estabelecido inicialmente a sua sede, devido à sua localização intermediária com a China (semelhante à denominação posterior de Indochina aplicada ao Vietnã de hoje). Outras referências do século XVI fazem menção ao termo "Chinacochim" ou ainda "Champachina". 

A imprecisão do nome e da própria região a que se referia levou ao uso da palavra Cochinchina  em português e espanhol para se referir a um lugar longínquo, ermo e indefinido. (Abaixo, o mapa do Sudeste Asiático situando a Conchinchna (Vietnã) entre os países vizinhos.


1866 - Abertura da navegação do rio Amazonas e seus afluentes e do rio São Francisco aos navios mercantes de todas as nações.
Nesse momento, o Amazonas vivia, em todo seu esplendor, o Ciclo da Borracha e os olhos do mundo se voltavam para as drogas farmacêuticas oriundas de plantas originais da Amazônia Mais 

Na imagem > O Teatro Amazonas tornou-se o símbolo da riqueza regional.

1909 - Na França, uma nova lei fixa salários e condições de pagamento - Lei do salário mínimo.
1917 - Os Estados Unidos entram na Primeira Guerra Mundial e declaram guerra contra o Império Austro-Húngaro.
1921 - Áustria e Estados Unidos voltam a ter relações diplomáticas.
1925 - Notas de 500 escudos começam a ser retiradas de circulação por ação do falsário Alves dos Reis.
1940 - No Brasil o Presidente Getúlio Vargas promulga o Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848).

1941 - O Japão ataca Pearl Harbor, na ilha de O'ahu, Havaí, marcando a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.
O ataque a Pearl Harbor foi uma operação aeronaval de ataque à base norte-americana, efetuada pela Marinha Imperial Japonesa na manhã de 7 de Dezembro de 1941, executado de surpresa contra a frota do Pacífico da Marinha dos Estados Unidos da América e as suas forças de defesas, o corpo aéreo do Exército estado-unidense e a força aérea da Marinha. 
O ataque danificou ou destruiu 11 navios e 188 aviões e matou 2.403 militares estado-unidenses e 68 civis. Contudo, os três porta-aviões da frota do Pacífico não se encontravam no porto, pelo que não foram danificados, tal como os depósitos de combustível e outras instalações. Utilizando estes recursos a Marinha foi capaz de, em seis meses a um ano, reconstruir a frota. O ataque marcou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial, anulando a estratégia dos EUA utilizada com sucesso na conflagração anterior. 
Com efeito, durante a Primeira Guerra Mundial, os EUA permaneceram como fornecedores de armamento e provisões, só entrando no conflito nos últimos momentos. Como resultado, ao fim da guerra, a Europa estava arrasada e endividada, enquanto os EUA não sofreram um ataque e eram os grandes credores mundiais, o isso alavancou o progresso do país. 
Já na Segunda Guerra Mundial, o ataque japonês ocorreu na primeira fase e os EUA tiveram de enfrentar quatro duros anos de luta em vários fronts europeus. Um deles era mantido pela 5ª Divisão Americana, no Norte da Itália, à qual foi incorporada a Força Expedicionária Brasileira (FEB). Mas como o Brasil só entrou no conflito em 1944, levou a melhor, pois permaneceu como fornecedor de matérias primas aos Estados Unidos e, de quebra, negociou empréstimos para a construção dos altos fornos da Cia. Siderúrgica Nacional. 
Além disso, ao término da 2ª Guerra, era o Brasil o grande credor dos Estados Unidos, tendo acumulado um amplo superavit na balança comercial.  
(Na imagem, um óleo sobre tela, representando o ataque a Pearl Harbour)

1941 - O Japão ataca Hong Kong.
1943 - A bandeira do Líbano é adotada pelos seus nacionais.
Fundação do Movimento dos Focolares
1953 - Na noite de abertura da ópera La Wally, de Alfredo Catalani, a cantora lírica italiana Renata Scotto retorna ao palco quinze vezes para agradecer os aplausos do público.
1961 - A NASA anuncia o plano de estender o programa espacial de voos tripulados, desenvolvendo uma nave espacial para dois tripulantes (v. Projeto Gemini).
1965 - Promulgada a declaração Dignitatis Humanae pelo Papa Paulo VI.

1966 - Atos Institucionais: o governo edita o AI-4, convocando o Congresso Nacional para discutir e votar a nova Constituição.
O Ato Institucional Número Quatro, ou AI-4 foi baixado por Humberto de Alencar Castelo Branco em 7 de dezembro de 1966. Castelo Branco, por meio do AI-4, convocou o Congresso Nacional para a votação e promulgação do projeto de Constituição, que revogava definitivamente a Constituição de 1946. Esta já havia recebido tantas emendas, que estava totalmente descaracterizada. O anteprojeto de constituição foi redigido no Palácio do Planalto e enviado ao Congresso com a exceção do "decurso de prazo", o que limitava em 60 dias, no máximo, o tempo para discussão e votação.

Então, no dia 24 de janeiro de 1967, foi promulgada pelo Congresso Nacional uma nova Constituição, a quinta do período republicano. Essa Constituição, que dava grandes poderes ao presidente da República, seria modificada pela Emenda Constitucional n° 1, de 17 de outubro de 1969, que tornou o poder político ainda mais centralizado nas mãos do Executivo. 

Os atos institucionais foram uma aberração jurídica. Em qualquer lugar do mundo, os vitoriosos emitem um único ato institucional, sem número, com a finalidade de explicar as razões da quebra do pacto social e estabelecer um novo pacto com metas para o sistema que se instala. E no Brasil, ao início, também foi assim, tanto que o primeiro Ato Institucional não tinha número, era para ser o primeiro e único. Castelo Branco, que assumiu o governo com o compromisso de garantir eleições democráticas no ano seguinte, frustrou as expectativas, tendo seu mandato prorrogado, e assinou três atos institucionais. 

Até 1969, foram, ao todo, 17 atos institucionais, seguidos, cada um deles, de uma enxurrada de atos complementares para regulamentação. Uma calamidade. (Se quiser, saiba quais foram os 17 AI's emitidos)

1966 - A Síria pede a queda do rei Hussein da Jordânia.
1966 - Cruzeiro é campeão da Taça Brasil, antigo Campeonato Brasileiro
1972 - Lançamento da missão Apollo 17.
1975 - A Indonésia invade Timor-Leste, depois da retirada das tropas portuguesas na sequência do 25 de Abril de 1974.
1976 - É criada a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) do Brasil.
1981 - A Espanha torna-se o mais novo membro da OTAN.
1982 - No Texas, pela primeira vez uma execução com injeção letal é usada contra um condenado à morte nos Estados Unidos.
1987 - O Plano Piloto de Brasília é declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
1988 - O primeiro transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor é realizado em São Paulo.
Um sismo de 6,9 graus na escala de Richter atinge a Armênia, causando a morte de mais de 25 mil pessoas.
O líder palestino Yasser Arafat admite pela primeira vez a existência de Israel. O Conselho Nacional Palestino declara o objetivo de criar um Estado.
1990 - O Papa João Paulo II publica a encíclica Redemptoris Missio sobre a validade permanente do mandato missionário.
1993 - Um conselho multirracial assume o governo da África do Sul.
1994 - Começa o julgamento do presidente Fernando Collor e do tesoureiro de sua campanha presidencial, Paulo César Farias.
1994 - Yasser Arafat, Presidente da Organização para a Libertação da Palestina - OLP, exige que seja respeitada a sua autoridade na margem ocidental do Rio Jordão e na Faixa de Gaza.
1995 - A sonda Galileo chega a Júpiter numa viagem contínua pelo planeta e suas luas durante oito anos.
1996 - Após 18 dias em órbita, a nave espacial Columbia retorna a Terra com sua tripulação. É o voo de maior duração na história do veículo espacial norte-americano.
1998 - Boris Yeltsin, recuperando-se de uma pneumonia, sai do hospital por três horas e demite vários de seus principais ajudantes.
1999 - Editado o decreto que dissolve a Rede Ferroviária Federal.
2004 - Hamid Karzai toma posse como presidente do Afeganistão.

2008 - Sob o comando de Murici Ramalho, o São Paulo Futebol Clube torna-se hexacampeão do Campeonato Brasileiro de Futebol.


1810 - Theodor Schwann, biólogo alemão (m. 1882).
1823 - Leopold Kronecker, matemático alemão (m. 1891).
1873 - Willa Cather, escritora estadunidense (m. 1947).
1905 - Gerard Kuiper, astrónomo holandês (m. 1973).
1910 - Edmundo Ros, músico trinitário (m. 2011).
1915 - Eli Wallach, ator norte-americano (m. 2014).
1920 - Manuel Pereira da Silva, escultor português.
1924 - Mário Soares, político português.
1925 - Hermano da Silva Ramos, ex-piloto brasileiro de F-1.
1927 - José Ivo Lorscheiter, bispo brasileiro (m. 2007).
1928 - Noam Chomsky, linguista e cientista político estadunidense.
1931 - James Grogan, patinador artístico estadunidense (m. 2000).
1935 - Armando Manzanero, músico e compositor mexicano.
1937 - Ary dos Santos, poeta português (m. 1984)
1953 - Xuxa Lopes, atriz brasileira.
1955 - Priscilla Barnes, atriz norte-americana.
1956 - Larry Joe Bird, jogador de basquete americano considerado uma das grandes lendas do esporte.
1962 - Petar Aleksandrov, ex-futebolista búlgaro.
1964 - Roberta Close, atriz brasileira.
1966
Shinichi Itoh, motociclista japonês.
C. Thomas Howell, ator norte-americano.
1971
Vladimir Akopian, enxadrista armênio.
Chasey Lain, atriz norte-americana.
1973 - Damien Rice, cantor irlandês.
1977
Delron Buckley, futebolista sul-africano.
Dominic Howard, baterista do Muse.
Pape Sarr, futebolista senegalês.
1979
Jennifer Carpenter, atriz norte-americana.
Lampros Choutos, futebolista grego.
Vicente Sánchez, futebolista uruguaio.
Sara Bareilles, cantora norte-americana.
Kon Artis, rapper e produtor musical norte-americano.
1980
Canindé, futebolista brasileiro.
Clemens Fritz, futebolista alemão.
John Terry, futebolista inglês.
1981
Nicholas Addlery, futebolista jamaicano.
Marko Ljubinković, futebolista sérvio.
1984
Robert Kubica, piloto polonês de F-1.
Luca Rigoni, futebolista italiano.

1984 - Manuela do Monte, atriz brasileira.
Manuela Fialho do Monte (Santa Maria7 de dezembro de 1984) é uma atriz brasileira. Entre outras, Manuela atuou também em Páginas da Vida, a primeira telenovela das oito da atriz gaúcha, como a personagem Nina, neta de Tide (Tarcísio Meira) e filha de Márcia (Helena Ranaldi). 

No dia 8 de abril de 2007, participaria da encenação da Paixão de Cristo, junto ao Grupo Escalet de teatro na cidade de Floriano, no Piauí, interpretando Maria. Porém, devido à pane dos controladores aéreos, não pode estar presente. Em 5 de fevereiro de 2009 participou do lançamento oficial da Paixão de Cristo, na cidade de Teresina, pois em 11 de abril daquele ano teve a presença novamente confirmada na encenação, agora com a personagem Salomé. 

Em agosto de 2009, coube à atriz Manuela do Monte dar a vida a Tonha no remake de Paraíso. Já no ano de 2010, interpretou a personagem Luciana na novela das dezoito horas Escrito nas Estrelas. (Abaixo, Manuela do Monte e Paulo Vilela em cena de "Escrito nas Estrelas)

1985 - Dean Ambrose, wrestler americano.
1987
Aaron Carter, cantor estadunidense.
Thomas Fiss, músico norte-americano.

1988 - Emily Browning, atriz australiana.

1989 - Nicholas Hoult, ator britânico.
1990 - Urszula Radwańska, tenista polonesa.

1998 - Karina Ferrari, atriz brasileira
Karina Duarte da Silva Ferrari (Rio de Janeiro7 de dezembro de 1998) é uma atriz e dançarina brasileira. Ficou conhecida pelo seu papel em Caminho das Índias como Anusha Ananda. 


43 a.C. - Cícero, político e orador romano; executado por ordem de Marco António (n. 106 a.C.)
283 - Papa Eutiquiano
983 - Oto II, imperador do Sacro Império Romano (n. 955)
1667 - Francisco de Melo e Torres, 1.º conde da Ponte e 1.º marquês de Sande, militar português e um dos Quarenta Conjurados.
1796 - Manoel Lopes Diniz, o Adão do Sertão (n. 1709)
1848 - Martins Pena, dramaturgo e diplomata brasileiro (n. 1815)
1894 - Ferdinand de Lesseps, diplomata e empresário francês (n. 1805)
1906 - Élie Ducommun, ganhador do Nobel da Paz em 1902, (n. 1833)
1927 - Carlos de Laet, jornalista, professor e poeta brasileiro (n. 1847)
1947 - Nicholas Murray Butler, Nobel da Paz em 1931 por promover o Pacto Briand-Kellogg (n. 1862)
1962 - Kirsten Flagstad, soprano norueguesa (n. 1895)

1970 - Rube Goldberg, artista plástico, cartunista e escultor estadunidense (n. 1883)
06/12/1970 - Rube Goldberg, artista plástico, cartunista e escultor estadunidense (n. 1883)
Rube Goldberg ( 4 de julho de 1883 a 7 de dezembro de 1970) foi um artista plásticocartunista e escultor norte-americano. Goldberg é muito citado, inclusive, nos textos da NCS (National Cartoonists Society) e na revista "Cartoonist Profiles". O prêmio Reuben, através do qual vários cartunistas americanos (Charles SchulzBrowne e tantos outros) foram laureados, deve seu nome a Rube Goldberg. (Abaixo, a charge "O homem em baixo das máquinas)

1975 -
Beatrix Loughran, patinadora artística estadunidense (n. 1900)
Plínio Salgado, jornalista, escritor e político (n. 1895)
Thornton Wilder, escritor estadunidense (n. 1897)

1990 - Joan Bennett, atriz norte-americana (n. 1910)
Joan Bennett (Palisades ParkNova Jérsei27 de fevereiro de 1910 - ScarsdaleNova Iorque7 de dezembro de 1990) foi uma atriz norte-americana que teve seu auge na década de 1940. (Veja Filmografia)

1993 - Wolfgang Paul, físico alemão (n. 1913)
1998 - Martin Rodbell, bioquímico americano, ganhador nobel de Medicina em 1994 (n. 1925)
2007 - António Alçada Baptista, advogado e romancista português (n. 1927)
2009 - Mark Ritts, ator norte-americano (n. 1946)


Brasil[editar | editar código-fonte]
Dia do Oficial de Justiça
Aniversário de Mongaguá (Litoral de São Paulo)
Estados Unidos[editar | editar código-fonte]
Pearl Harbor Day (aniversário da invasão japonesa) - Comemoração local.
Internacional[editar | editar código-fonte]
Dia Internacional da Aviação Civil - Evento internacional criado para homenagear o setor - Comemorado no Brasil e Portugal.




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.