quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Eventos em destaque no dia 4 de dezembro de 2014 > Quinta-Feira > Postado na véspera às 5:03 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Nordeste terá pouca chuva nesta semana

Vórtice Ciclônico perde intensidade e não há grande organização de chuva.
Ler noticia





WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

4 de dezembro de 2014.
338.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 27 para acabar o ano.


771 - Carlos Magno se torna o Rei de todo o Império Franco.
1154 - É eleito o Papa Adriano IV.
1259 - Assinatura do Tratado de Paris (1259) entre Henrique III de Inglaterra e Luís IX de França

1496 - É anunciada, em Muge, a expulsão dos judeus e muçulmanos residentes em Portugal.

04/12/1818 - Fundação da cidade de Santa Bárbara d'Oeste, no interior de São Paulo. Foi lá que se instalou a primeira fábrica de carros no Brasil (As outras, instaladas na região metropolitana de São Paulo eram apenas montadoras).
A cidade de Santa Bárbara d'Oeste foi emancipada na década de 1900. Entretanto sua fundação é considerada como ocorrida em 1818, ano em que foi construída a igreja matriz, sendo o aniversário em 4 de dezembro, em homenagem a padroeira Santa Bárbara, que também serviu de referência para o nome da cidade. 

Margarida da Graça Martins é considerada como a fundadora do município, por ter doado terreno para a construção da matriz, sendo assim a cidade é o primeiro e único município brasileiro fundado por uma mulher. 

cidade também é considerada como o berço da indústria automobilística no Brasil, uma vez que foi a responsável pela produção do primeiro automóvel do Brasil. O Romi-Isetta foi o primeiro automóvel produzido no Brasil, entre 1956 e 1961, pelas Indústrias Romi S.A., com sede em Santa Bárbara d'Oeste, interior de São Paulo. Em 1955, a Iso concedeu os direitos de produção do Isetta para a empresa brasileira Indústrias Romi S.A., fabricante de máquinas industriais e agrícolas fundada em 1930 pelo comendador Américo Emílio Romi e seu enteado Carlos Chiti, com sede em Santa Bárbara d'Oeste (São Paulo). 

Ao todo, no período de 1956 até 1961, foram fabricadas cerca de três mil unidades no Brasil, muitas das quais ainda hoje permanecem nas mãos de colecionadores. Considerado uma extravagância nos anos 50, esse tipo compacto volta com toda força na Europa, agora com motor elétrico, como uma tentativa de resolver problemas de poluição e de congestionamento. Na imagem abaixo o legítimoRomi-Isetta, fabricado em Santa Bárbara do Oeste.

1963 - Promulgação pelo Papa Paulo VI do Sacrosanctum Concilium.
A Sacrosanctum Concilium, constituição sobre a Sagrada Liturgia, foi o primeiro documento aprovado pelo Concílio Vaticano II. Não foi objecto de muita controvérsia, pois a adaptação da liturgia já era frequente em muitíssimas comunidades eclesiais. Poderá mesmo dizer-se que esta constituição foi o primeiro fruto do Concílio, por já estar, em boa parte, a ser levada à prática antes de ter sido discutida e aprovada. O que não significa que o documento de base tenha passado facilmente entre os padres conciliares. 
 
Por desejo do Concílio, a Igreja Católica efetuou, dentro de poucos anos, uma grande renovação na Liturgia. Entre estas reformas, destaca-se obviamente vários aspectos: 
  • a reorganização e simplificação da Missa de rito romano; 
  • o uso predominante da língua vernacular nas celebrações litúrgicas ; 
  • a posição do padre em relação ao altar (depois das reformas, o padre passou a celebrar a Missa de frente para as pessoas e atrás do altar); 
  • a assembleia reunida para ouvir a Missa passou a ter um papel mais activo no serviço, através do canto, da leitura da Palavra de Deus, do ofertório e das suas respostas às orações iniciadas pelo padre; 
  • a escrita de novas músicas litúrgicas, com influências da música popular; 
  • uma maior ênfase na Liturgia da Palavra;
  • a clarificação do simbolismo 
Estas reformas litúrgicas foram acolhidas pela maioria dos católicos "de forma entusiástica".  Mas, apesar disso, existe ainda "uma pequena minoria" (por exemplo, os católicos tradicionalistas) que continua "a achar as mudanças difíceis de aceitar".



1971 - Guerra Indo-Paquistanesa de 1971: a Índia invade massivamente o leste do Paquistão.
1975 - O Suriname é admitido como Estado-Membro da ONU.
1980 - O primeiro-ministro de Portugal, Francisco Sá Carneiro, e seis acompanhantes, morrem em queda de aeronave em Camarate, a norte de Lisboa.
1989 - Fundação da Associação Desportiva São Caetano, em São Caetano do Sul (São Paulo).
1996 - Lançamento da missão Pathfinder a Marte.


32 - Aulo Pérsio Flaco, poeta da Roma Antiga (m. 62 d.C)
1711 - Maria Bárbara de Bragança, infanta de Portugal, rainha consorte de Espanha (m. 1758).
1795 - Thomas Carlyle, ensaísta, crítico, sociólogo e historiador escocês (m. 1881).
1875 - Rainer Maria Rilke, poeta alemão (m. 1926).
1892
Benedito Valadares, governador do estado de Minas Gerais (m. 1973)

1892 - Generalíssimo Francisco Franco, militar e político espanhol (m. 1975).

Francisco Paulino Hermenegildo Teódulo Franco y Bahamonde (Ferrol, 4 de dezembro de 1892 — Madrid, 20 de novembro de 1975), vulgarmente conhecido como Francisco Franco, foi um militar, chefe-de-estado, ditador espanhol, Regente do Reino de Espanha desde outubro de 1939 até sua morte, em 1975. 

O "generalíssimo" Franco, título a que se atribuiu após a tomada do poder, teve importância histórica por ter-se tornado o comandante das tropas legalistas que lutaram contra os guerrilheiros comunistas no que foi chamado de "Guerra Civil Espanhola". 

Por ser da ultra direita, teve colaboração destacada do Primeiro Ministro da Alemanha, Adolfo Hitler, que usou o campo de guerra espanhol para testar suas mais modernas armas de ataque, já que, por força do Tratado de Versalhes, a Alemanha estava proibida de possuir armas de ataque. Saiba mais 

A chamada Guerra Civil Espanhola foi um conflito bélico deflagrado após um fracassado golpe de estado de um setor do exército contra o governo legal e democrático da Segunda República Espanhola. A guerra civil teve início após um pronunciamento dos militares rebeldes, entre 17 e 18 de julho de 1936, e terminou em 1° de abril de 1939, com a vitória dos militares e a instauração de um regime ditatorial de caráter fascista, liderado pelo general Francisco Franco. Saiba mais

Liu Bocheng, militar chinês (m. 1986).

1900 - Waldemar Levy Cardoso, último militar brasileiro a deter a parente de marechal (m. 2009).
Entre as ações determinadas pelo primeiro Presidente militar, Castelo Branco, estava a de extinguir a patente de Marechal, título atribuído ao comandante em chefe de uma guerra, mas que, no Brasil vinha sendo usado como "título de pecúlio", para aumentar o soldo dos generais de exército, por ocasião da reforma.  

Na guerra, o último marechal brasileiro na ativa foi João Batista Mascarenhas de Moraes, comandante da Força Expedicionária Brasileira. Foi distinguido com as honras de marechal pela Assembléia Constituinte de 1946; em 1951, por decreto do Congresso Nacional, foi investido no posto de marechal em serviço ativo do Exército enquanto vivesse. Mascarenhas de Moraes faleceu em 1968.

O Brasil teve cerca de 80 marechais, mas os dois únicos que ocuparam o posto de comandante em chefe foram Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, na última fase da Guerra do Paraguai e Mascarenhas de Morais, comandante da FEB, já citado acima. 

Alguns  de nossos marechais "de título" estiveram efetivamente na guerra, como Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto (Guerra do Paraguai), ou como Cordeiro de Faria e Castelo Branco (2ª Guerra Mundial), mas nenhum foi comandante em chefe. Saiba quais brasileiros receberam a patente de marechal http://is.gd/Z3tEE0. A propósito, você, que já serviu o Exército, conhece as divisas de um marechal?


1905 - Emílio Garrastazu Médici, presidente do Brasil (m. 1985).
Substituiu a Junta Militar, num golpe branco dentro da própria ditadura. No impedimento do presidente Costa e Silva, deveria ter assumido seu vice-Presidente constitucional, o civil Pedro Aleixo ou, no impedimento deste, em sequência, o presidente da Câmara, o presidente do Senado e o presidente do Supremo Tribunal Federal.Ao invés disso, Médici foi eleito dentro da caserna, em nível de generalato, e seu nome foi imposto ao Congresso para simples homologação. 

Médici soube explorar, como poucos, os recursos da mídia, tornando-se o mentor da Copa do Mundo de 1970, passando por um homem do povo e interessado nos problemas do homem comum. 

Com a facilidade na obtenção de empréstimos externos, promoveu a construção da Transamazônica, planejou, sem tirar do papel, várias estradas cortando o Brasil de limite a limite, agitou a bandeira do mar de 200 milhas, criou uma bolha de desenvolvimento que acabou, momentaneamente, com o desemprego e fez a previsão de que, no ano 2000, o Brasil seria, economicamente, o terceiro país do universo. 

Os excessos de gastos no governo Medici elevaram a dívida externa do Brasil e desaguaram no governo de seu sucessor, general Ernesto Geisel, com uma inflação de difícil controle, uma dívida externa impagável e uma sociedade vivendo a ressaca dos Brasil ufanista dos anos 70. Leia meu artigo "Ninguém segura este país - Ufanismo, desenvolvimento e tortura"  (Paulo Victorino)

1908 - Alfred Day Hershey, microbiologista estadunidense (m. 1997).
1922 - Gérard Philipe, ator francês (m. 1959).

1924 - John Portman, arquiteto norte-americano.


1933 - Roh Tae-woo, político sul-coreano.
1944
Dennis Wilson, baterista, pianista e cantor dos Beach Boys (m. 1983).
François Migault, ex-piloto francês de Fórmula 1.
Héctor Chumpitaz, ex-futebolista peruano.
1949
Jeff Bridges, ator estadunidense.

1949 - Pamela Stephenson, atriz neozelandesa.

1953 - Jean-Marie Pfaff, ex-futebolista belga.
1956 - Danny Vranes, ex-jogador de basquete norte-americano.
1957
Eric S. Raymond, hacker estadunidense.
Raul Boesel, piloto brasileiro de automobilismo.
1959 - Paul McGrath, ex-futebolista irlandês.
1963
Jozef Sabovčík, patinador artístico tchecoslovaco.
Sergey Bubka, ex-atleta ucraniano.
1964
Chelsea Noble, atriz estadunidense.

1964 - Marisa Tomei, atriz estadunidense.
Marisa Tomei (BrooklynNova Iorque4 de dezembro de 1964) é uma premiada atriz estadunidensede origem italiana, vencedora do Oscar de melhor atriz coadjuvante pela atuação em Meu Primo Vinny em 1992

Em 2007, ela apareceu na comédia Wild Hogs ao lado de John TravoltaTim AllenWilliam H. Macy e Martin Lawrence. O filme foi um enorme sucesso de bilheteria e foi um dos filmes de maior bilheteria de 2007. 

Ela também estrelou o Before the Devil Knows You're Dead oposto co-estrelado por Philip Seymour Hoffman e Ethan Hawke. Este papel recebeu uma atenção extra, pois Tomei apareceu nua em cenas de amor com os dois Hoffman e Hawke.

Em 2009 é indicada pela terceira vez ao Oscar de melhor atriz coadjuvante e segunda vez ao Globo de Ouro e pela primeira vez ao Bafta pelo filme The Wrestler em 2008, em que interpreta uma stripper, muito elogiado. Numerosos críticos anunciaram esta performance como um destaque em sua carreira.


1965

Ulf Kirsten, ex-futebolista alemão.
Carlos Carvalhal, treinador português de futebol.

1965 - Luma de Oliveira, modelo e empresária brasileira.
Luma de Oliveira (CantagaloRio de Janeiro10 de dezembro de 1962 ou 1967 ou Nova Friburgo10 de dezembro de 1964) é uma empresáriamodelo e atriz brasileira.  

Luma foi criada em Niterói. Estreou na carreira de modelo aos 16 anos, conhecida inicialmente como a irmã mais jovem, da consagrada atriz Ísis de Oliveira, foi apresentada dessa forma em ensaio interno para a revista Playboy, em agosto de 1984, na edição estrelada por Lucinha Lins

Realizou trabalhos na Alemanha, França e no Japão, mas no Brasil continuava à sombra da irmã famosa, mesmo sendo uma competente profissional das passarelas. Ganhou notoriedade em todo o País, como musa de desfiles apoteóticos de carnaval por diversas escolas do Rio de Janeiro. 

Como atriz, Luma fez duas novelas no horário nobre da Rede Globo, foi a sensual aspirante a modelo Dedé de O Outro, escrita por Aguinaldo Silva e a garota de programa e aprendiz de espiã Ana Maria em Meu Bem, Meu Mal, papel que abandonou devido a sua primeira gravidez. 

No período entre as duas personagens, Luma recebeu convites para as novelas: Top ModelOlho por OlhoKananga do Japão e Pantanal, onde seria a Guta, porém recusou a todos. No cinema, fez dois filmes dos Trapalhões e protagonizou Boca de Ouro, de Walter Avancini. Em 2004, foi cotada para viver a sambista Nalva Ferrari, na novela Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, porém o papel ficou com Tânia Kalil. 

Em 2005, desistiu de fazer, no cinema, o papel que foi de Sônia Braga no clássico de Nelson Rodrigues, "A Dama do Lotação". A produção do final dos anos 70 foi uma das maiores bilheterias do cinema nacional. Luma alegou que o filme poderia causar constrangimentos aos seus filhos adolescentes. 

Recusou também o convite do cineasta Fábio Barreto, que queria que Luma estrelasse a versão brasileira do seriado Desperate Housewives, dirigido por ele.

1967 - Guillermo Amor, ex-futebolista espanhol.
1968 - Mike Barrowman, nadador norte-americano.
1969 - Jay-Z, rapper estadunidense.
1970 - Alfredo Intriago, árbitro de futebol equatoriano.
1972
Nikki Tyler, atriz norte-americana.
Sebastian Karpiniuk, político polonês (m. 2010).
1973
Rodrigo Cordero, futebolista costarriquenho.
Keith Caputo, músico norte-americano (Life Of Agony).

1973 - Tyra Banks, modelo e atriz norte-americana.

1974
Juninho Petrolina, futebolista brasileiro.
Anke Huber, ex-tenista alemã.
1976
Riccardo Gaucci, futebolista italiano.
Mbo Mpenza, ex-futebolista belga.
1977
Lioubov Kilic, jogadora de vôlei russa.
Jadílson, futebolista brasileiro.
1978 - Katiuscia Canoro, atriz e humorista brasileira.
1979
Jay DeMerit, futebolista norte-americano.
Andrej Komac, futebolista esloveno.
1981
Masato Yamazaki, futebolista japonês.
Damián Tintorelli, jogador de basquete argentino.
Stathis Karamalikis, futebolista grego.

1981 - Courtney Cummz, atriz estadunidense.

1982
Waldo Ponce, futebolista chileno.
Ho-Pin Tung, automobilista chinês.
1983 - Diogo Orlando, futebolista brasileiro.
1984
Brooke Adams, wrestler e modelo norte-americana.
Ferdinando Sforzini, futebolista italiano.
Mensur Limani, futebolista albanês.
1985
Rodrigo Tiuí, futebolista brasileiro.
Jukka-Pekka Tuomanen, futebolista finlandês.
1986
Akihito Kusunose, futebolista japonês.
Juha Vallin, futebolista finlandês.
1987
Orlando Brown, ator estadunidense.
Shoki Hirai, futebolista japonês.
1988 - Emilio Limón, futebolista surinamês.


422 - Papa Bonifácio I.
771 - Carlomano I, Rei da França.
1214 - Rei Guilherme I da Escócia, o Leão.
1270 - Rei Teobaldo II de Navarra.
1334 - Papa João XXII (n. 1249).
1679 - Thomas Hobbes, filósofo inglês (n. 1588).

1798 - Luigi Galvani, físico italiano (n. 1737).
Luigi Galvani (Bolonha9 de Setembro de 1737 — Bolonha, 4 de Dezembro de 1798) foi ummédico e investigador italiano. Foi professor de anatomia da Universidade de Bolonha, cidade onde viveu e morreu. 

Em seus estudos, dissecando rãs em uma mesa, enquanto conduzia experimentos com eletricidade estática, um dos assistentes de Galvani tocou em um nervo ciático de uma rã com um escalpelo metálico, o que produziu uma reação muscular na região tocada sempre que eram produzidas faíscas em uma máquina eletrostática próxima. Tal observação fez com que Galvani investigasse a relação entre a eletricidade e a animação - ou vida. Por isso é atribuida a Galvani a descoberta da bioeletricidade
Galvani criou então o termo "eletricidade animal" para descrever aquilo que era capaz de ativar os músculos daquele espécime. Juntamente com seus contemporâneos, ele reparou que aquela ativação muscular era gerada por um fluido elétrico que era conduzido aos músculos através dos nervos. Esse fenômeno foi então apelidado de galvanismo, por sugestão dada por seu colega e, em alguns momentos adversário intelectual, Alessandro Volta.  
As investigações e descobertas de Galvani levaram à invenção da primeira bateria elétrica, mas não por Galvani, que não percebia a eletricidade separada da biologia. Galvani não via a eletricidade como essência da vida, a qual ele percebia ter uma natureza intrínseca e inerente à vitalidade. Ele acreditava que a eletricidade animal vinha do músculo. Desse modo, foi Alessandro Volta quem construiu a primeira bateria elétrica, que ficou conhecida como a pilha voltaica.

1935 - Charles Robert Richet, fisiologista francês (n. 1850).
1975 - Hannah Arendt, teórica política alemã (n. 1906).
1976 - Benjamin Britten, compositor e pianista britânico (n. 1913).
1976 - Tommy Bolin, guitarrista estadunidense, ex-integrante do grupo Deep Purple (n. 1951).
1979 - Walther Müller, físico alemão (n. 1905).
1980
Adelino Amaro da Costa, ministro da defesa de Portugal (n. 1943).
Francisco Sá Carneiro, primeiro-ministro de Portugal (n. 1934).
1982
Louis Aragon, poeta e escritor francês (n. 1897).
Gildo de Freitas, cantor e compositor tradicionalista sul-rio-grandense (n. 1919)
1985 - Teixeirinha, compositor brasileiro, considerado o pai da música regionalista gaúcha.
1993 - Frank Zappa, músico de rock and roll estadunidense (n. 1940).
2003 - Maria de Arruda Müller, educadora e poetisa brasileira (n. 1898).
2009
Eddie Fatu, wrestler samoano (n. 1973).
Jordi Solé Tura, político e jurista espanhol (n. 1930).
Vyacheslav Tikhonov, ator russo (n. 1928).

2011 - Sócrates, futebolista brasileiro (n. 1954).
Em agosto de 2011, Sócrates foi internado na UTI do Hospital Albert Einstein devido a uma hemorragia digestiva alta causada por hipertensão portal. Após essa primeira internação, admitiu que tinha problemas de alcoolismo. 

Após uma segunda internação em setembro[28], em dezembro de 2011, Sócrates seria internado mais uma vez devido a uma suposta intoxicação alimentar, que acabou por se transformar em um grave quadro de choque séptico em razão de sua condição de saúde já debilitada. 

Sócrates faleceu às 4:30 da manhã de 4 de dezembro de 2011, teve uma falência múltipla dos órgãos em decorrência do choque séptico. No dia de sua morte, o Corinthians, seu time do coração, sagrou-se pentacampeão brasileiro de futebol, minutos antes do início da partida, jogadores e comissão técnica do Corinthians prestaram uma homenagem a Sócrates, repetindo o gesto utilizado por ele nas comemorações de seus gols. 

Sócrates foi sepultado no dia 4 de dezembro de 2011, no cemitério Bom Pastor, na cidade de Ribeirão Preto  que, logo após o falecimento, decretou luto oficial. 

No vídeo abaixo, Osmar Santos narra um "gol de placa" feito por Sócrates na seleção brasileira. (Clique na imagem para ver e ouvir)


Brasil
Dia do Orientador educacional
Dia do Perito Criminal

Feriado municipal em Santa Bárbara d'Oeste, São Paulo (dia da padroeira e aniversário da cidade)

Internacional
Dia Latino-americano da Propaganda, data escolhida em homenagem à fundação, em 4 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, da "Asociación de Jefes de la Propaganda"

Religioso Católico

Dia de Santa Bárbara, padroeira dos artilheiros e dos mineiros. 
Festejado na cidade de Criciúma - Santa Catarina - Feriado Municipal
Festa de Santa Bárbara em Salvador, Bahia.
A Festa de Santa Bárbara da Igreja de Santa Bárbara de Salvador é feita no dia 4 de dezembro em homenagem a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados
Santa Bárbara também é homenageada pelos adeptos do Candomblé onde é sincretizada com IansãOrixá dos raios e das tempestades. É um grande evento sincrético, composto de missaprocissão feita por católicos e praticantes do Candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansã, samba de roda e apresentação de grupos de capoeira e maculelê.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bárbara de Nicomédia foi uma virgem mártir no século III comemorada como santa cristã na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa. Em Portugal e no Brasil, tornou-se popular a devoção à Santa Bárbara, invocada como protetora por ocasião de tempestadesraios e trovões.
Comemora-se no dia 4 de Dezembro de cada ano.

Índice

  [mostrar




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.