segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Eventos em destaque no dia 2 de dezembro de 2014 > Terça-Feira > Postado na véspera às 4:06 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014




Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ
O mês de novembro deu a São Paulo temporais como há muito tempo não se via.  Na última semana do mês, a chuva forte causou um grande número de alagamentos. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, novembro de 2014 terminou com apenas 19% de chuva abaixo da média. Foram acumulados 117,7 mm sobre o Mirante de Santana, na zona norte da cidade, sendo que a média normal de chuva para novembro é de aproximadamente 146 mm. (CLIMATEMPO) MAIS

O histórico de chuva de 2014 em Belo Horizonte será lembrado pela seca. O ano de 2014 deve ficar entre cinco mais secos já registrados na capital mineira, em 100 anos de medição.  O total acumulado de 1 de janeiro até 30 de novembro foi de 813,4 mm sendo que média anual é de aproximadamente 1466 mm. Até agora choveu 55% da média anual. (CLIMATEMPO) MAIS

Na terça-feira (02) a frente fria que atingiu o Rio Grande do Sul se afasta em direção ao oceano, mas a presença de um sistema de baixa pressão atmosférica vai garantir mais organização de nuvens carregadas sobre a Região Sul. Principalmente o centro-sul e oeste gaúcho estarão sujeitos à temporais generalizados ao longo de todo o dia. No período da tarde chove em todas as localidades.  (CLIMATEMPO) MAIS


WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh




Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

2 de dezembro de 2014.
336.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 29 dias para acabar o ano.


Nesta data, em 1512, as pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez.
Na realização desta grandiloquente obra, concorreram amor e ódio. Michelangelo teria feito este trabalho contrariado, convencido que era mais um escultor que um pintor. 

Encarregado pelo Papa Júlio II, sobrinho de Sisto IV, de pintar o teto da capela, julgou ser um conluio de seus rivais para desviá-lo da obra para a qual havia sido chamado a Roma: o mausoléu do Papa. Mas dedicou-se à tarefa e o fez com tanta mestria que praticamente ofuscou as obras primas de seus antecessores na empresa. 

Os afrescos no teto da Capela Sistina são, de fato, um dos maiores tesouros artísticos da humanidade. É difícil acreditar que tenha sido obra de um só homem, pois dispensara os assistentes que havia contratado inicialmente, insatisfeito com a produção destes. 

A superfície da abóbada foi dividida em áreas concebendo-se arquitetonicamente o trabalho de maneira que resultasse numa articulação do espaço entremeado por pilares. Nas áreas triangulares alocou as figuras de profetas e sibilas; nas retangulares, os episódios do Gênesis. (Quer saber mais?) Veja a Capela Sistina numa imagem a 380 graus. Demora um pouco a abrir, mas vale a pena.

Nesta data, em 1889, nasce Anita Malfatti, pintora modernista brasileira (m. 1964).
Anita Catarina Malfatti (São Paulo, 2 de dezembro de 1889 — São Paulo, 6 de novembro de 1964) foi uma pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. 

Anita, que Pietro Maria Bardi considerou a maior pintora brasileira de todos os tempos, foi a musa e pivô da Semana da Arte Moderna de 1922. Cinco anos antes, em 1917, após estágios na Alemanha e Estados Unidos, Anita se sentiu preparada para fazer sua primeira exposição individual, o que aconteceu no Mappin Stores, naquela época situado na Praça do Patriarca, esquina com a rua Líbero Badaró. 

Monteiro Lobato, que tinha contas a ajustar com os modernistas, achou uma boa oportunidade para se manifestar, escrevendo  o artigo "Paranoia ou Mistificação- A propósito da Exposição Malfatti" associando a pintura modernista a um suposto quadro feito pelo rabo de um cavalo. 

Em 1922, veio a resposta, com a Semana, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, reunindo escritores, poetas, pintores, escultores, todos na defesa do modernismo condenado por Lobato. 

Mas Anita não era mais a mesma. Após estudos com um mestre de pintura acadêmica, especializado em naturezas mortas, mudou radicalmente seu estilo e as obras apresentadas na Semana ainda eram resíduos da frustrada exposição de 1917. 

Como disse a pintora em carta virtual a Mário de Andrade, 10 anos após a morte do escritor,  «procurei todas as técnicas e voltei à simplicidade, diretamente: não sou mais moderna nem antiga, mas escrevo e pinto o que me encanta...» 


















Nesta data, em1891, nasce Otto Dix, pintor expressionista alemão (m. 1969).
Otto Dix (Gera2 de Dezembro 1891 – Singen25 de Julho 1969) foi um pintor expressionista alemão. Veterano da Primeira Guerra Mundial, a sua obra é dominada pela temática antibélica. Pintou um famoso tríptico onde retrata a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento do jazz: Os Noctívagos(1927-1928). 

Em 1939 Dix foi preso e indiciado com envolvimento em um complô contra a vida de Hitler. Entretanto, ele foi sequentemente solto e as acusações foram retiradas. 

Na Segunda Guerra Mundial Dix foi recrutado no Volkssturm (Guarda Nacional Alemã). Em 1945 Dix foi forçado a se juntar ao Exército Alemão e no fim da guerra foi capturado e posto em um campo para prisioneiros de guerra. 

Solto em Fevereiro de 1946, Dix retornou para Dresden, uma cidade que foi virtualmente destruída por bombardeio pesado. 

A maioria das pinturas pós-guerra de Dix eram religiosas. Entretanto, pinturas como Emprego (1946), Máscaras em Ruínas (1946) e Ecce Homo II (1948) lidavam com o sofrimento causado pela Segunda Guerra Mundial. Otto Dix morreu em 1969. (Veja imagens)


1512 - As pinturas de Michelangelo no teto da Capela Sistina são exibidas ao público pela primeira vez.
1604 - O autor teatral inglês William Shakespeare apresenta pela primeira vez ao público uma de suas tragédias: Otelo.
1768 - O príncipe de Kaunitz, chanceler austríaco, sugere a José II a viabilidade da partilha da Polónia.

1804 - Coroação de Napoleão Bonaparte, o imperador de França e sua mulher Josefina de Beauharnais, a imperatriz, na presença do Papa Pio VII, na Catedral de Notre-Dame.
O império duraria 11 anos, até 1815, quando Napoleão foi deposto e deportado para a ilha de Santa Helena, na costa Atlântico-Norte da África.

1805 - Batalha de Austerlitz - Napoleão Bonaparte aniquila as tropas austro-russas na que é considerada por muitos como a maior vitória da sua carreira militar.

1823 - Proclamada a Doutrina Monroe (A América para os americanos), rechaçando qualquer intervenção europeia em nosso continente.
À época, a Doutrina Monroe representava uma séria advertência não só à Santa Aliança, como também à própria Grã-Bretanha, embora seu efeito imediato, quanto à defesa dos novos Estados americanos, fosse puramente moral, dado que os interesses econômicos e a capacidade política e militar dos Estados Unidos não ultrapassavam a região do Caribe

De qualquer forma, a formulação da Doutrina ajudou a Grã-Bretanha a frustrar os planos europeus de recolonização da América e permitiu que os Estados Unidos continuassem a dilatar as suas fronteiras na direção do Oeste, dizimando as tribos indígenas que lá habitavam. Essa expansão no continente americano teve como pressuposto o Destino Manifesto, e marcou o início da política expansionista do país no continente. 

Destino Manifesto é o pensamento que expressa a crença de que o povo dos Estados Unidos é eleito por Deus para comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina. Os defensores do Destino Manifesto acreditavam que os povos da América Latina e Andina deveriam ser seus escravos, pois estavam no mesmo continente e, por a maioria dos países latino-americanos ser subdesenvolvida, desenvolveram o chamado: "Be strong while having slaves", frase de propaganda política do século XIX que usava sua cultura para que pessoas de outros países achassem que os Estados Unidos eram o melhor país do mundo, virando essas pessoas até contra seus países de origem. 

O Destino Manifesto se tornou um termo histórico padrão, frequentemente usado como um sinônimo para a expansão territorial dos Estados Unidos pelo Norte da América e pelo Oceano Pacífico.  Saiba mais

1825 - Nascimento do Imperador Dom Pedro II.
1837 - Criação do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
1851
Luís Bonaparte baixa decreto declarando a dissolução da Assembléia Legislativa e restabelecendo o sufrágio universal.
Victor Hugo se exila.
1852 - Luís Bonaparte se auto-intitula Napoleão III de França e proclama o Segundo Império Francês.
1860 - Abraham Lincoln é eleito presidente dos Estados Unidos.

1870 - Estreia no Brasil, em homenagem ao aniversário de Dom Pedro II, no Teatro Lírico Fluminense, a ópera de Carlos Gomes O Guarani.
E, na noite de 2 de dezembro de 1870, aniversário do Imperador D. Pedro II, em grande gala, foi estreada a ópera no Teatro Lírico Provisório, no Rio de Janeiro. Os principais trechos foram cantados por amadores da Sociedade Filarmônica. O maestro viveu horas de intensa consagração e emoção. Depois, O Guarani foi levado à cena nos dias 3 e 7 de dezembro, sendo que, nesta última noite, em benefício do autor.
Clique aqui ouvir a Protofonia de "O Guarani"


1878 - Fundado em Montevidéu El Bien Público, um dos periódicos mais antigos do Uruguai.
1880 - Promulgada uma nova constituição em Honduras, que moderniza a questão política do país.
1894 - Émile Roux anuncia em Paris a descoberta da vacina contra a difteria.

1901 - O americano King Camp Gillette patenteia um aparelho de barbear de lâminas descartáveis. É o início da Gillette Safety Razor Company.

São as pequenas grandes idéias, tal como o ovo de Colombo. Gillette trabalhava para o inventor da tampa descartável de garrafas (tampinha de cerveja). A ele foi pedido que inventasse algo que fosse usado apenas uma vez para que o cliente voltasse para comprar mais produtos. Cinco anos depois ele criou a lâmina de barbear descartável tal como conhecemos. 

Em 1903, fundou a empresa Gillette Safety Razor Company, com um baixo preço e facilidade de uso logo seu invento se tornou um fenômeno. Para quem, uma vez na vida, teve de barbear a si próprio usando uma navalha, a invenção foi fenomenal.

1903 - O Conselho Municipal do distrito do Panamá declara sua independência da Colômbia com apoio de Estados Unidos.
1912 - Tropas do governo do Paraná combatem sertanejos do Contestado, região no Sul do país disputada pelo Paraná e por Santa Catarina.
1918 - A Armênia separa-se do Império Otomano.
1927 - É vendido o primeiro Ford A.
1936 - O ditador fascista Benito Mussolini proclama a formação do Eixo Roma-Berlim.
1937 - Getúlio Vargas extingue, através do Decreto nº 37, todos os partidos políticos.
1942 - Em Chicago, o físico italiano Enrico Fermi consegue a fissão do átomo.
1944 - Inaugurada no Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho, a Rádio Globo.
1945
É inaugurado em Pedras Rubras o aeroporto internacional do Porto.

1945 - Realização no Brasil de eleições para Presidente da República, Conselho Federal e Câmara dos Deputados. Eurico Gaspar Dutra é eleito por voto popular presidente do Brasil. O PSD tem maioria na Constituinte.
O grande vencedor, nestas eleições, foi o presidente deposto dois meses atrás, Getúlio Dorneles Vargas, que elegeu-se senador em 7 Estados, optando a posse por Estado natal, o Rio Grande do Sul. 

De quebra, garantiu maioria no Congresso Constituinte, por dois partidos fundados por ele mesmo, o PDS, reunindo os políticos da Primeira República, e o PTB, com a nova classe trabalhadora. 

E, por ironia da História, alavancou a eleição do general Eurico Gaspar Dutra à presidência da República, o mesmo general que havia deposto Getúlio dois meses atrás. Em não o fazendo, seria eleito seu arqui-inimigo, o brigadeiro Eduardo Gomes, da ala conservadora, o que não correspondia a seu projeto político. Então, engoliu o sapo, para não ter de engolir a serpente.

1947- Iniciado o trabalho de tradução da Bíblia para uso das Testemunhas de Jeová.
1950 - Dois porto-riquenhos tentam assassinar o presidente norte-americano Harry Truman. O atentado falha e um dos criminosos é morto.
1952 - Carlos Ibáñez del Campo é eleito presidente do Chile.
1953
Retomada das relações diplomáticas entre o Irã e a Grã-Bretanha.
Emancipação política do município de Uiraúna, Paraíba, Brasil.
1954
A União Soviética anuncia ajuda militar aos países comunistas.
Início dos conflitos armados na Argélia contra a colonização francesa no país.

1954 - O Senado americano condena o senador Joseph McCarthy por má conduta durante as investigações e caça a suspeitos de comunismo.
É o desfecho da "caça às bruxas", ou macartismo, que, por mais de uma década, perseguiu, prendeu e tirou o emprego de homens de rádio e cinema que, aleatoriamente, eram acusados, primeiro de apoio ao nazismo e, depois, de apoio ao comunismo. 

1956 - Fidel Castro desembarca em Cuba liderando 72 homens. Atacados pelas forças do ditador Batista apenas 12 sobrevivem.
Ao fim de novembro de 1956, Fidel partiu do porto mexicano de Tuxpan, a bordo do Iate Granma, com varias dezenas de combatentes e em 2 de dezembro desembarcaram na praia Las Coloradas, próxima a Niquero (Oriente), e se abrigaram em Sierra Maestra onde o líder permaneceu por mais de dois anos à frente do Exército Rebelde Cubano, do qual era comandante-em-chefe
Neste ínterim, desenhou e guiou a tática e a estratégia da luta contra a ditadura de Fulgêncio Batista, financiada e apoiada pelos EUA e pela unidade de ação das forças opositoras revolucionárias. Comandou diversos combates que culminaram em vitórias de suas tropas, orientou a criação de novas frentes guerrilheiras em Oriente e Las Villas, trabalhou na preparação de leis fundamentais que deveriam promulgar-se uma vez alcançada a vitória e divulgou suas ideias nacional e internacionalmente, através de meios improvisados na própria Sierra Maestra como o periódico El Cubano Libre, a emissora Radio Rebelde e mediante entrevistas realizadas por periodistas cubanos e estrangeiros. 
Foi uma longa série de batalhas, que terminou com o desmonte do regime ditatorial pela fuga de do ditador Fulgencio Batista em 1º de janeiro de 1959, quando Fidel convocou generais para consolidar a vitória da Revolução e marchou até Havana, onde entrou em 8 de janeiro
O Governo revolucionário instaurado designou Fídel, primeiramente, Comandante em Chefe de todas as forças armadas, terrestres, aéreas e marítimas e, depois, em meados de fevereiro, Primeiro Ministro. 
Na foto, o sargento Fulgêncio Batista, ditador cubano orientado e mantido pelos EUA até a mudança de regime.

1960 - John F. Kennedy vence Richard Nixon nas eleições presidenciais norte-americanas.
1961
Início dos combates entre as forças do Vietnã do Sul e os guerrilheiros Vietcongs.
Em Argel, uma manifestação pelo aniversário dos sete anos de rebelião contra as forças francesas resulta em 77 mortes.

1961 - Adolf Eichmann recebe sentença de morte do tribunal israelense - a única pena de morte civil levada a cabo naquele país.
Foi o desfecho de séria crise diplomática entre Israel e Argentina, envolvendo espionagem, invasão de país soberano e sequestro de criminoso de guerra. Caçadores de nazistas localizaram o carrasco Adolf Eichman em território argentino e promoveram o sequestro, levando-o a Israel para um julgamento no qual ele já estava previamente condenado.

1962 - A URSS lança a primeira nave espacial com destino a Marte.
1963 - No Vietnã do Sul, o presidente Ngo Dinh Diem e seu irmão Ngo Dinh Nhu são assassinados em um golpe militar.
1964
O Teatro Nacional D. Maria II em Lisboa é destruído por um incêndio.

1964 - O Muro de Berlim, construído em 1961, é aberto para a passagem de pessoas acima de 65 anos.
A construção do muro, inesperadamente, pela Alemanha Oriental (comunista) separou famílias. A permissão de acesso a sexagenários foi o início da humanização do processo, permitindo que idosos reencontrassem suas famílias. 

Durante uma onda revolucionária que varreu o Bloco de Leste, o governo da Alemanha Oriental anunciou em 9 de novembro de 1989, após várias semanas de distúrbios civis, que todos os cidadãos da RDA poderiam visitar a Alemanha Ocidental e Berlim Ocidental. Multidões de alemães orientais subiram e atravessaram o Muro, juntando-se aos alemães ocidentais do outro lado, em uma atmosfera de celebração. 

Ao longo das semanas seguintes, partes do Muro foram destruídas por um público eufórico e por caçadores de souvenirs. Mais tarde, equipamentos industriais foram usados para remover quase o todo da estrutura. 

A queda do Muro de Berlim abriu o caminho para a reunificação alemã, que foi formalmente celebrada em 3 de outubro de 1990. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria. O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos, está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido. (Wikipedia.)

1967 - Omar Bongo é o segundo presidente do Gabão.
1968 - Nixon nomeia Henry Kissinger conselheiro da Segurança Nacional dos Estados Unidos.
1969 - O Boeing 747 realiza seu voo inaugural com 191 pessoas a bordo, a maioria jornalistas e fotógrafos.

1970 - Dom Paulo Evaristo Arns assume a arquidiocese de São Paulo.
O Ato Institucional nº 5 havia sido assinado dois anos antes, com o fechamento do regime militar e amordaçamento da sociedade civil. Uma união entre o Cardeal D, Paulo (católico), o Rev. Wright (presbiteriano) e o Rabino Sobel (judeu) garantiu o diálogo da sociedade civil com a ditadura, diminuindo, mas não evitando, os efeitos do AI-5. 

Os momentos mais tensos foram, durante o governo Geisel, com assassinatos, em dependências do Exército, do jornalista Vladimir Herzog e, um mês após, do operário Manuel Fiel Filho. 

A imprensa, menos visada pela censura, diminuída no processo de abertura, pode noticiar amplamente um e outro episódio, mas o culto ecumênico realizado na praça da Sé. em São Paulo, por intenção do jornalista, foi tenso, com a praça cercada de agentes policiais.

1971
O presidente Médici torna a Educação Física matéria obrigatória em todas as escolas.
Seis sheikh's no Golfo Pérsico fundam os Emirados Árabes Unidos.
1972 - O Partido dos Trabalhadores ganha a primeira eleição na Austrália desde 1949. Gough Whitlam torna-se primeiro-ministro.
1974 - A nave Pioneer 11 chega em Júpiter.
1979
A população iraniana vota a favor de uma nova Constituição e dá poderes absolutos ao Aiatolá Khomeini.

1979 - O presidente João Figueiredo regulamenta a Lei de Anistia.
É uma história que não chegou a ser contada completamente, ou foi contada com os sinais invertidos. 

Ao final de governo, o presidente Geisel extinguiu o Ato Institucional nº 5, abrindo caminho para que os torturadores e demais agentes do governo que participaram de atos ilegais fossem julgados. Então Figueiredo, novo Presidente, a toque de caixa, fez aprovar uma lei de anistia "ampla, geral e irrestrita", beneficiando a todos que, de um lado ou do outro, tivessem participado de atos contrários à lei. 

Os grandes beneficiários dessa medida foram os próprios agentes do governo que não só se livraram de processos penais como ainda foram contemplados com cargos assalariados no governo, uma boa parte deles como adidos em embaixadas e consulados. 

Um caso antológico foi o do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, conhecido pelo codinome de Dr. Tibiriçá Saiba mais

1988 - Benazir Bhutto toma posse como primeira-ministra do Paquistão para seu primeiro mandato. É a primeira mulher a ocupar este cargo em um estado muçulmano moderno.
1990 - Realizada a primeira eleição após a unificação da Alemanha.
O ônibus espacial Columbia é finalmente lançado, na missão STS-35, após quase sete meses de atraso.
1992 - Retorna à Terra a nave norte-americana Columbia com seis astronautas.
1993 - Entra em vigor o Tratado de Maastricht, que estabelece união monetária, econômica e política da Europa.
1994 - O governo australiano concorda em compensar financeiramente os aborígenes australianos que foram recolocados durante os testes nucleares em Maralinga, durante os anos 50 e 60.
A polícia militar descobre uma gigantesca plantação de maconha, com 500 mil pés espalhados por ilhas no rio São Francisco.
No Rio de Janeiro, o General Roberto Câmara Sena é designado para comandar a ação militar contra o tráfico de drogas e armas.
1995 - O Congresso Nacional Africano (CNA), partido do presidente Nelson Mandela, vence com 58% dos votos as primeiras eleições municipais multirraciais da África do Sul.
1997 - O presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, desativado em 1993, virou um dos maiores centros de pesquisa ambiental da América Latina.
1998 - A Autoridade Palestina é ameaçada por extremistas islâmicos depois de prender ativistas do grupo Hamas.
2001 - Último voo da companhia aérea TWA com o pouso de seu MD-80 em Saint Louis.
2007
Governo Federal anuncia o início das transmissões da Televisão digital no Brasil.
Extinção da emissora de televisão TVE Brasil.


1738 - Richard Montgomery, militar irlandês (m. 1775).
1746 - Joaquim Xavier Curado, marechal, governador, barão e conde de São João das Duas Barras (m. 1830)

1825 - Dom Pedro II, imperador do Brasil (m. 1891).
D. Pedro II do Brasil (nome completo: Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael GonzagaRio de Janeiro2 de dezembro de 1825 — Paris5 de dezembro de 1891), chamado O Magnânimo, foi o segundo e último Imperador do Brasil. D. Pedro II foi o sétimo filho de D. Pedro I e da arquiduquesa Dona Leopoldina de Áustria, porem ele era um dos filhos que mais se destacava . 
Sucedeu ao seu pai, que abdicara em seu favor para retomar a coroa de Portugal, à qual renunciara em nome da filha mais velha, D. Maria da Glória
Pelo lado paterno, era sobrinho de Miguel I de Portugal, enquanto, pelo lado materno, sobrinho de Napoleão Bonaparte e primo dos imperadores Napoleão II da França, Francisco José I da Áustria e Maximiliano Ido México. Sendo o irmão mais novo de D. Maria da Glória, também fora tio de D. Pedro V e D. Luís Ireis de Portugal. 
Teve um momento de angústia, quando, ao acordar no dia 7 de abril de 1831, aos 6 anos de idade, Pedro II encontrou sobre sua cama a coroa imperial de seu pai, que já havia partido junto à madrasta. Com a ajuda de Mariana de Verna Magalhães Coutinho, escreveu uma carta de despedida ao pai. Pedro I, que se encontrava na fragata britânica Warspite, respondeu ao filho emocionado, chamando-o de "Meu querido filho, e meu Imperador". 
Seu pai partiu somente no dia 13, mas não se viram e nem voltariam a se rever. Dez anos depois, aos 14, com a maioridade antecipada, tornava-se monarca, acabando com os governos provisórios que instabilizavam a vida brasileira. Não que sua regência de meio século fosse pacífica, mas o regime parlamentarista permitiu superar as crises que o levaram a trocar o Ministério 37 vezes, sem que isso trouxesse maior instabilidade ao país. 
Abaixo, pintura do infante D. Pedro, feita por Francisco de Sousa Lobo.

1866 - José Petitinga, escritor brasileiro (m. 1939).
1885 - George Richards Minot, médico estadunidense (m. 1950)
1901 - Raimundo Orsi, futebolista ítalo-argentino (m. 1986).

1917 - Deoscoredes M. dos Santos, artista plástico, escritor e sacerdote supremo do culto aos Egungun (m. 2013).


1923 - Maria Callas, cantora lírica estadunidense de origem grega (m. 1977).
Maria Callas (Nova Iorque2 de dezembro de 1923 — Paris16 de setembro de 1977) foi uma cantora lírica americana descendência grega, considerada a maior celebridade da Ópera no século XX e a maior soprano de todos os tempos. 

Apesar de também famosa pela sua vida pessoal, o seu legado mais duradouro deve-se ao impulso a um novo estilo de atuação nas produções operísticas, à raridade e distintividade de seu tipo de voz e ao resgate de óperas há muito esquecidas do bel canto, estreladas por ela.
Clique na imagem para ouvir

1930 - Gary Stanley Becker, economista estadunidense.
1931 - Homero Leite Meira, bispo brasileiro.
1936 - Peter Duesberg, professor de biologia molecular e celular.
1944 - Ibrahim Rugova, político kosovar (m. 2006).
1946 - Gianni Versace, estilista italiano (m. 1997).
1948
Antonín Panenka, ex-futebolista tcheco.
Toninho Horta, músico brasileiro.
1950 - Paul Watson, ativista canadense, fundador do Sea Shepherd Conservation Society.
1953 - Stephan Nercessian, ator e político brasileiro.
1958 - Randy Gardner, ex-patinador artístico americano.
1960 - Judite de Sousa, jornalista portuguesa (m.).
1962 - Andrey Zygmantovich, ex-futebolista e treinador de futebol bielorrusso (m.).
1967 - Massimiliano Lelli, ciclista italiano.
1968
Lucy Liu, atriz estadunidense.
David Batty, ex-futebolista inglês.
David Régis, ex-futebolista norte-americano.
Nate Mendel, músico norte-americano (Foo Fighters).
1969 - Zenima, cantora italiana.
1970 - Dmitriy Radchenko, ex-futebolista russo.
1971
Julio César Baldivieso, ex-futebolista boliviano.
Francesco Toldo, ex-futebolista italiano.
Ali Reza Mansourian, ex-futebolista iraniano.
1972 - Gustavo Borges, ex-nadador brasileiro.
1973
Jan Ullrich, ciclista alemão.
Monica Seles, ex-tenista sérvia.
1974
Onandi Lowe, futebolista jamaicano.
Líder Paz, ex-futebolista boliviano.
1977 - Siyabonga Nomvethe, futebolista sul-africano.
1978
Christopher Wolstenholme, baixista da banda Muse.
Fábio Braz, futebolista brasileiro.
Fonsi Nieto, motociclista espanhol.
Maëlle Ricker, snowboarder canadense.
Nelly Furtado, cantora e atriz canadense.
1979 - Tiago Bernardi, futebolista brasileiro.
1980 - Marco Engelhardt, futebolista alemão.
1981
Britney Spears, cantora norte-americana.
Danijel Pranjić, futebolista croata.
1982 - Julie Coin, tenista francesa.

1983 - Daniela Ruah, atriz portuguesa.

1985 - Alberto de la Bella, futebolista espanhol.
1986
Claudiu Keserü, futebolista romeno.
Gilmak, futebolista brasileiro.
Ronald Vargas, futebolista venezuelano.
1987 - Isaac Promise, futebolista nigeriano.
1989
Matteo Darmian, futebolista italiano.
John Paul Kissock, futebolista inglês.
1990 - Gastón Ramírez, futebolista uruguaio.


1455 - D. Isabel de Aviz, rainha consorte de D. Afonso V de Portugal (n. 1432)
1547 - Hernán Cortés, conquistador do México (n. 1485).
1552 - São Francisco Xavier, missionário espanhol (n. 1506).
1814 - Marquês de Sade, escritor francês (n. 1740).
1828 - William Hyde Wollaston, químico britânico (n. 1766).
1858 - Francisco do Monte Alverne, pregador oficial do Império do Brasil.
1918 - Edmond Rostand, poeta francês (n. 1868).
1967 - Phyllis Johnson, patinadora artística britânica (n. 1886).
1969 - José María Arguedas, escritor e antropólogo peruano (n.1911).
1972 - Edison Carneiro, escritor brasileiro (n. 1912).
1993 - Pablo Escobar, narcotraficante colombiano, líder do Cartel de Medellín (n. 1949).
2000 - Geraldo Pinho Alves, médico e político brasileiro.

2009 - Luiz Lombardi Netto, locutor brasileiro, voz oculta do Programa Sílvio Santos, conhecido pelo bordão: "É você, Lombardi!" (n. 1940).

2011 - Julia Marichal, atriz mexicana (n. 1944).
2013
Marcelo Déda, advogado e político brasileiro (n. 1960).
Pedro Rocha, treinador de futebol e futebolista uruguaio (n. 1942).1


Brasil
Aniversário de Araçatuba - São Paulo
Dia Nacional do Astrônomo
Dia das Relações públicas
Dia do Samba
Dia de Santa Bibiana

Emirados Árabes Unidos
Dia da Pátria nos Emirados Árabes Unidos - Dia da criação dos Emirados

Laos
Dia da Pátria no Laos - Data da Independência nacional

Internacional
Dia Internacional da Abolição da Escravatura
Dia Panamericano da Saúde - Evento criado pela OEA

Mitologia
Mitologia hindu - Festa de Shiva, deus da dança e do movimento
Shiva ou Xiva é um deus ("Deva") hinduo Destruidor (ou o Transformador), participante da Trimurti juntamente com Brama (Brahma), o Criador, e Vixnu (Vishnu), o Preservador. Uma das duas principais linhas gerais do hinduísmo é chamada de xivaísmo, em referência ao deus.

Santos do dia
São Silvério




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.