sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Eventos em destaque no dia 13 de dezembro de 2014 > Sábado > Postado na véspera às 16:18 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

13 de dezembro de 2014.
347.º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 18 dias para acabar o ano.


Nesta data, em 1466, morre Donatello, escultor italiano (n. 1386)
Donato di Niccoló di Betto Bardi, chamado Donatello (Florença, c.1386 - 13 de dezembro de 1466) foi um escultor renascentista italiano. 

Trabalhou em Florença, PratoSiena e Pádua, recorrendo a várias técnicas para a confecção de esculturas em baixo-relevo (tuttotondo, stiacciato) com o uso de materiais diversos (mármorebronzemadeira). 

Após concluir um "São João Batista" para o Duomo, teve sua última encomenda, dois púlpitos de bronze para a igreja de São Lourenço, projetada por ele mas executada com a participação de outros. 

O "Púlpito da Ressurreição", com episódios da vida de Cristo unidos por relevos com motivos de vegetação e o "Púlpito da Paixão" com as cenas unidas por motivos decorativos. 

Morreu em Florença no ano de 1466(Quer saber mais?)  Abaixo,  Madonna, em baixo relevo. Veja mais no Google Imagens


Nesta data, em 1944, morre Wassily Kandinsky, pintor russo (n. 1866)
Wassily Kandinsky (em russo: Василий Кандинский) (Moscou, 4 de dezembro de 1866 — Neuilly-sur-Seine, 13 de dezembro de 1944) foi um artista russo, professor da Bauhaus e introdutor da abstração no campo das artes visuais. 

Apesar da origem russa, adquiriu a nacionalidade francesa. Em constante contato com os artistas da vanguarda, passa a lecionar na Bauhaus até 1933 quando a escola é fechada pelo governo nazista. Muda-se para Paris e aí viveu até o fim de sua vida. 

Faleceu em Neuilly-sur-Seine em 1944. Desenvolveu a arte abstrata até o final de sua vida. Junto a Piet Mondrian e Kasimir Malevich, Wassily Kandinsky faz parte do "trio sagrado" da abstração, sendo o mais famoso. (Quer saber mais?)



  872 - É eleito o Papa João VIII.

1545 - Início do Concílio de Trento.
É o marco inicial da contra reforma religiosa, em oposição à reforma produzida por Martinho Lutero. Foi convocado pelo Papa Paulo III para assegurar a unidade da  e a disciplina eclesiástica, no contexto da Reforma da Igreja Católica e a reação à divisão então vivida na Europa devido à Reforma Protestante, razão pela qual é denominado também de Concílio da Contra-Reforma

Para opôr-se ao protestantismo, o concílio emitiu numerosos decretos disciplinares e especificou claramente as doutrinas católicas quanto à salvação, os sete sacramentos (como por exemplo, confirmou a presença de Cristo na Eucaristia), o cânone bíblico (reafirmou como autêntica a Vulgata) e a Tradição, a doutrina da graça e do pecado original, a justificação, a liturgia e o valor e importância da Missa (unificou o ritual da missa de rito romano, abolindo as variações locais, instituindo a chamada "Missa Tridentina"), o celibato clerical, a hierarquia católica, o culto dos santos, das relíquias e das imagens, as indulgências e a natureza da Igreja

Regulou ainda as obrigações dos bispos. Confirmou-se a superioridade do Papa sobre qualquer concílio ecumênico. Foi instituído um novo Breviário (o Breviário Romano) e um novo Catecismo (o Catecismo Romano). Foi reorganizada também a Inquisição. 

Para o Brasil, o resultado prático foi o surgimento da Companhia de Jesus, com a vinda dos jesuítas para iniciar o processo de catequização e educação dos índios.

1294 - Papa Celestino V abdica do papado.
1865 - Guerra do Paraguai: o Paraguai declara guerra ao Brasil.
1918 - É fundada a cidade de Ourinhos no interior de São Paulo .
1939 - Batalha do Rio da Prata: o encouraçado-de-bolso alemão, Almirante Graf Spee, enfrenta 3 cruzadores britânicos, no litoral do Uruguai.
1962 - Tanzânia: o Tanganhica se torna independente da Inglaterra.
1963 - Espírito Santo: fundada a Associação Atlética São Mateus.

1968 - O governo brasileiro decreta o Ato Institucional nº 5 (AI-5), instrumento de abuso e perseguição aos civis.
O ano de 1968 se constituiu em um período longo de agitação no mundo todo, começando pelo Quartier Latin, na França, onde estudantes em protesto continuado colocaram em instabilidade a Quinta República do todo poderoso General De Gaulle. 
No Brasil, vivendo quatro anos de ditadura militar, não foi diferente, com manifestações de rua e dura repressão policial, destacando-se o "affair" Calabouço e a Marcha dos 100 mil, ambos no Rio de Janeiro. 
O resultado, ao final do ano, foi o fechamento total do regime, com a edição do Ato Institucional nº 5, que extrapolava a própria Constituição de 1967, redigida nos gabinetes do Palácio do Planalto e aprovada a toque de caixa por um Congresso pressionado pelo dispositivo do Decurso de Prazo, que limitava a apreciação a 60 dias corridos. Pois nem a "Constituição da Ditadura" escapou.

O AI-5 sobrepondo-se à Constituição de 24 de janeiro de 1967, bem como às constituições estaduais, dava poderes extraordinários ao Presidente da República e suspendia várias garantias constitucionais. Redigido pelo ministro da justiça Luís Antônio da Gama e Silva em 13 de dezembro de 1968, entrou em vigor durante o governo do então presidente Artur da Costa e Silva, o ato veio em represália à decisão da Câmara dos Deputados, que se negara a conceder licença para que o deputado Márcio Moreira Alves fosse processado por um discurso na Câmara. 
Mas o decreto também vinha na esteira de ações e declarações pelas quais a classe política fortaleceu a chamada linha dura do regime militar. O Ato Institucional Número Cinco, ou AI-5, foi o instrumento que deu ao regime poderes absolutos e cuja primeira conseqüência foi o fechamento do Congresso Nacional por quase um ano, com um arrocho maior no regime ditatorial, com prisões, tortura e morte. 
O AI-5 durou 10 anos e foi extinto ao fim do Governo Geisel, dentro do processo de abertura "lenta, gradual e segura". (Quer saber mais?)

1974 - Malta torna-se uma república.
1981 - O Clube de Regatas do Flamengo conquista o mundial de clubes, ao vencer o Liverpool Football Club da Inglaterra por 3x0.
1988
Lei 7687/1988 efetiva a Polícia Militar do Distrito Federal do Brasil.
Mauritânia ratifica a Convenção Internacional sobre a Eliminação da Discriminação Racial.
Promulgada no estado mexicano de Chiapas a Ley Orgánica del Poder Judicial.
1992 - O clube brasileiro São Paulo Futebol Clube conquista o mundial de clubes, ao vencer o Fútbol Club Barcelona da Espanha de virada, por 2x1.

2001 - Lançamento da cédula do Brasil: 2 reais.

2003 - Depois de vários meses sem paradeiro conhecido Saddam Hussein é localizado escondido das tropas aliadas num abrigo subterrâneo.
2007
O jornalista e escritor Cícero Sandroni assume a presidência da Academia Brasileira de Letras.

 2007 - Em sessão histórica, o Senado Federal do Brasil rejeita a prorrogação da CPMF até 2011.
A CPMF, desde o início, se tornou um logro. O imposto sobre operações financeiras tinha sido idealizado durante o governo Collor (mas contra a vontade dele) para ser o Imposto Único, a ser aplicado sobre toda movimentação de dinheiro, substituindo os 56 impostos e taxas vigentes no Brasil. Com isso seriam eliminadas as notas fiscais e todos os controles contra a sonegação e até as transações paralelas (Caixa 2), ao se movimentar o dinheiro, acabaria pagando o imposto. 

Não vingou. Ao invés disso, por sugestão do Ministro da Saúde, Adib Jatene, criou-se a CPMF, uma contribuição em cascata sobre depósitos, retiradas, transferências e todas demais operações bancárias, cuja arrecadação deveria ser destinada à saúde pública mas, percebeu-se logo, o dinheiro serviu apenas para cobrir os rombos das finanças governamentais, sem que o caixa da Saúde tivesse qualquer participação e sem que o atendimento público à saúde melhorasse, muito pelo contrário. 

A forte reação pública contra a renovação do imposto deu ao Congresso autoridade moral para votar contra a renovação. Ainda assim, em 2008, o governo Lula, aumentando as alíquotas de outros impostos em vigor, conseguiu uma arrecadação maior que a do ano anterior, mesmo sem os recursos da CPMF. Leia comentário

2007 - Os líderes Europeus assinam em Lisboa, o Tratado de Lisboa, reformulando as normas para o funcionamento da União Europeia.
O Tratado de Lisboa (inicialmente conhecido como o Tratado Reformador) é um tratado que foi assinado pelos Estados-membros da União Europeia (UE) em 13 de dezembro de 2007, e que reformou o funcionamento da União em 1 de dezembro de 2009, quando entrou em vigor. 

Ele emenda o Tratado da União Europeia (TUE, Maastricht; 1992) e o Tratado que estabelece a Comunidade Europeia (TCE,Roma; 1957). Neste processo, o TCE foi renomeado para Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia (TFUE).  

É importante saber que a Comunidade Europeia e a Eurozona são coisas distintas, pois esta última reúne os países que, sendo da Comunidade,  aderiram ao Euro como moeda comum. A Inglaterra pertence à comunidade mas não à eurozona, então, sua moeda continua sendo a libra (GBP) e não o euro (EUR). Já a Suiça, não pertence nem à Comunidade, nem à Eurozona, e sua moeda permanece o franco suíço (CHF). Quer saber mais?


1521 - Papa Sisto V (m. 1590).
1553 - Henrique IV de França (m. 1610).

1596 - António Luís de Meneses, 1.º Marquês de Marialva, militar português e um dos Quarenta Conjurados (m. 1675).
Entre 1580 e 1640, Portugal esteve sob domínio espanhol, cujo rei, Felipe II, alegou direitos de sucessão sobre o trono português. Os conjurados faziam parte da luta pela restauração do trono que, como se sabe, ainda levaria décadas para acontecer. Data deste período as invasões holandesas ao Brasil, porque a Holanda, inimiga tradicional da Espanha, deixou de respeitar a soberania portuguesa sobre a colônia.

1807 - Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil (m. 1897).

1814 - Ana Nery, precursora da enfermagem no Brasil (m. 1880).
Anna Justina Ferreira Nery (Cachoeira13 de dezembro de 1814 — Rio de Janeiro20 de maio de 1880) foi uma enfermeira brasileira e a pioneira brasileira da enfermagem. Era filha de José Ferreira de Jesus e de Luísa Maria das Virgens. Casou-se com capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery (1837)*. O marido morreu em 1843, deixando-a com três filhos: Justiniano, Antônio Pedro e Isidoro Antônio Nery Filho. Dois filhos eram oficiais do Exército. 
Ao irromper a Guerra do Paraguai (dezembro de 1864), seguiram ambos os filhos para o campo de luta. Anna requereu ao presidente da província da Bahia, conselheiro Manuel Pinho de Sousa Dantas, lhe fosse facultado acompanhar os filhos e o irmão (major Maurício Ferreira) durante a guerra, ou ao menos prestar serviços nos hospitais do Rio Grande do Sul. Deferido o pedido, partiu de Salvador incorporada ao décimo batalhão de voluntários (agosto de 1865), na qualidade de enfermeira. 
Durante toda a campanha, prestou serviços ininterruptos nos hospitais militares de Salto, CorrientesHumaitá e Assunção, bem como nos hospitais da frente de operações. Viu morrer na luta um de seus filhos e, terminada a guerra, regressou à sua cidade natal, onde lhe foram prestadas grandes homenagens. O governo imperial conferiu-lhe a Medalha Geral de Campanha e a Medalha Humanitária de primeira classe. Faleceu no Rio de Janeiro aos 66 anos de idade. (Quer saber mais?)

1797 - Heinrich Heine, poeta alemão (m. 1856).
1816 - Werner von Siemens, inventor e industrial alemão (m. 1892).
1839 - Pedro Luís Pereira de Sousa, poeta, advogado e político brasileiro.
1902 - Talcott Parsons, sociólogo estadunidense (m. 1979).
1908 - Plinio Corrêa de Oliveira, Jornalista, pensador e líder católico brasileiro. Fundador da TFP (Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade)
1906 - Princesa Marina, Duquesa de Kent, membro da família real britânica (m. 1968).
1910 - Van Heflin, ator norte-americano (m. 1971).
1911 - Trygve Magnus Haavelmo, economista norueguês (m. 1999).
1912 - Luiz Gonzaga, músico brasileiro, conhecido como "rei do baião" (m. 1989).
1922 - Julius Nyerere, presidente da Tanzânia (m. 1999).
1923 - Philip Warren Anderson, físico estado-unidense.
1925 - Dick Van Dyke, ator estadunidense.
1929 - Christopher Plummer, ator canadense.
1929 - Barbosa Lessa, músico, escritor e intelectual brasileiro

1935 - Adélia Prado, escritora.
Adélia Luzia Prado Freitas (Divinópolis, 13 de dezembro de 1935) é uma escritora brasileira. Os textos retratam o cotidiano com perplexidade e encanto, norteados pela fé cristã e permeados pelo aspecto lúdico, uma das características o estilo único. 

Segundo Carlos Drummond de Andrade, "Adélia é lírica, bíblica, existencial, faz poesia como faz bom tempo: esta é a lei, não dos homens, mas de Deus.  Adélia é fogo, fogo de Deus em Divinópolis". 

A escritora também é referência constante na obra de Rubem AlvesProfessora por formação, exerceu o magistério durante 24 anos, até que a carreira de escritora tornou-se a atividade central. 

Em termos de literatura brasileira, o surgimento da escritora representou a revalorização do feminino nas letras e da mulher como ser pensante, tendo-se em conta que Adélia incorpora os papéis de intelectual e de mãe, esposa e dona-de-casa; por isso sendo considerada como a que encontrou um equilíbrio entre o feminino e o feminismo, movimento cujos conflitos não aparecem nos textos. (Quer saber mais)

1939 - Eric Flynn, ator e cantor britânico (m. 2002).
1945 - Brian McGuire, piloto de F-1 australiano (m. 1977).
1947 - Luis Ángel González Macchi, político paraguaio.
1948
Ted Nugent, guitarrista norte-americano.
Jeff Baxter, guitarrista norte-americano (Steely Dan, The Doobie Brothers).
1949
Tom Verlaine, guitarrista da banda estadunidense Television.
Flora Gomes, cineasta guineense.
1953
Nando Cordel, cantor e compositor brasileiro.
Antonio Roberto Caldatto, político brasileiro.
1957
Steve Buscemi, ator, roteirista e diretor de cinema.
1960 - José Eduardo Agualusa, escritor angolano.
1961 - Irene Sáez, ex-modelo e ex-política venezuelana.
1964
Hideto Matsumoto, integrante da banda de rock japonesa X JAPAN. (m. 1998)
Ricardo Gomes, treinador brasileiro de futebol.
1966 - Craig Brewster, ex-futebolista escocês.
1967 - Jamie Foxx, ator e músico estado-unidense.
1969 - Jacky Peeters, ex-futebolista belga.
1972 - Mauricio Solís, futebolista costarriquenho.
1973 - Emre Aşık, futebolista turco.
1974
David Jemmali, futebolista tunisiano.
Vasile Jula, futebolista romeno.
1975
Tom DeLonge, guitarrista norte-americano (Blink 182, Box Car Racer e
Angels and Airwaves).

Javi Venta, futebolista espanhol.
1976 - Radosław Sobolewski, futebolista polonês.
1977
Edu Sales, futebolista brasileiro.

Fabiana Saba, modelo e apresentadora brasileira.

1978
Diego Trotta, futebolista argentino.
Oleksandr Melaschenko, futebolista ucraniano.
1979 - Eduardo Costa, cantor brasileiro.
1980
Evangelos Nastos, futebolista grego.
Patrik Antonius, jogador de pôquer finlandês.
Ryan France, futebolista inglês.
1981
Paquito, futebolista brasileiro.

1981 - Amy Lee, cantora estadunidense (Evanescence).
Amy Lynn Hartzler (Riverside13 de dezembro de 1981) é uma cantoracompositora e pianista dos Estados Unidosvocalista e fundadora da banda Evanescence

Amy Lee fundou a banda Evanescence juntamente com Ben Moody quando se conheceram num acampamento para jovens. Ben (com quatorze anos) estava assistindo uma partida de basquete quando ouviu Amy (com treze anos), tocando e cantando "I'd Do Anything For Love (But I Won't Do That)" de Meat Loaf no piano. Logo começaram a conversar; Amy mostrou a Ben algumas composições de sua autoria, eles concluíram então que tinham a mesma tendência musical. 

Assim, Ben convenceu Amy a formarem uma banda, surgiu então o Evanescence que mistura elementos de rock com música clássica, e anos depois isso se tornou o seu grande diferencial. (Quer saber mais?)

1982
Tuka Rocha, piloto brasileiro de corridas.
Francis Dickoh, futebolista ganês.
1983 - Stephen deRoux, futebolista jamaicano.
1984
Santi Cazorla, futebolista espanhol.
Michal Kadlec, futebolista tcheco.
1985
Peter Eastgate, jogador de pôquer dinamarquês.
Anton Grigoriev, futebolista russo.
1986
Enea Koliqi, futebolista albanês.
Apodi, futebolista brasileiro.
1988
Gabriella Silva, nadadora brasileira.

1988 - Lais Souza, ginasta brasileira.
Lais da Silva Souza (Ribeirão Preto13 de dezembro de 1988) é uma ginasta brasileira que compete em provas de ginástica artística
Lais fez parte da equipe brasileira que disputou os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008 na China.  Lais anteriormente participara dos dos Jogos Pan-americanos de 2007, no Rio de Janeiro. Neles, foi segunda por equipes, atrás apenas da equipe norte-americana, medalhista de ouro, classificando-se para a final das barras assimétricas e salto, Lais terminou com a medalha de bronze em ambos os eventos. 
No mesmo ano, no Mundial de Stuttgart, a atleta conquistou a quinta colocação por equipes, assim classificando a seleção para os Jogos Olímpicos de 2008. Em sua segunda participação nos Jogos, as Olimpíadas de Pequim, Lais, ao lado de Jade BarbosaDaiane dos Santos,Daniele HypolitoAna Silva e Ethiene Franco, conquistou a melhor colocação brasileira nos Jogos, a oitava geral.


1989 - Taylor Swift, cantora norte-americana.
1993 - Ivandro Lessing, jogador de futebol brasileiro.
1996 - Cadu Paschoal, ator brasileiro.


1124 - Papa Calisto II (n. 1060)

1204 - Maimónides (n. 1138)
Nascido em uma família judaica de Al-Andalus (a Península Ibérica sob domínio mouro, Rambam teve de fugir aos treze anos, devido à expulsão dos judeus que não haviam se convertido ao islamismo radical dos Almóadas que haviam tomado Córdoba em 1148
Durante doze anos sua família vagou pelo sul da Península Ibérica até se estabelecer em FezMarrocos. Rambam estudou Medicina e os estudos tradicionais judaicos com seu pai, juiz e erudito da jurisprudência legal judaica; escreveu alguns de seus trabalhos durante os cinco anos que permaneceu em Fez. Após esse período, foi para Fostat (antiga capital do Egito) em 1168. Seu irmão Davi, comerciante, mantinha economicamente a família, e Maimon dedicava-se aos estudos. 
Após o trágico naufrágio que matou o seu irmão, passou a exercer medicina para sustentar a família. Já era então um importante membro da comunidade judaica local. Em 1177 era reconhecido como líder, e entre suas ocupações somavam-se a de juiz e administrador. Tornou-se médico e conselheiro do vizir al-Fadil, a quem Saladino deixou a cargo quando conquistou o Egito, tendo sua reputação ganho reconhecimento internacional. Comunidades judaicas de várias partes do mundo lhe escreviam em busca de sua sabedoria na lei judaica. 
Maimônides escreveu dez trabalhos de medicina em árabe e vários trabalhos de teor religioso, onde reflete sua visão filosófica sobre o judaísmo. É o codificador dos treze princípios fundamentais do judaísmo. Morreu em 1204, em Fostat (ou em Cairo) e foi enterrado em Tiberíades em Israel

1250 - Frederico II da Germânia (n. 1194)
1466 - Donatello, escultor italiano (n. 1386)
1521 - Rei Manuel I de Portugal (n. 1469)
1603 - François Viète, matemático francês (n. 1540)
1721 - Alexander Selkirk, marinheiro escocês (n. 1676).
1769 - Christian Fürchtegott Gellert, escritor alemão (n. 1715)
1784 - Samuel Johnson, lexicógrafo inglês (n. 1709)
1840 - Louis de la Bourdonnais, enxadrista francês (n. 1797).
1902 - Prudente de Morais, presidente do Brasil (n. 1841)
1909 - Hugo Egmont Hørring, foi primeiro-ministro da Dinamarca (n. 1842).

1926 - Simões de Almeida, escultor português (n. 1884)
José Simões de Almeida (Figueiró dos Vinhos, 1844 - 13 de Dezembro de 1926), também referido como José Simões de Almeida (tio) para o distinguir do sobrinho homónimo, foi um escultor português. Simões de Almeida foi professor de desenho e mais tarde de escultura. Ele era conhecido como mestre Simões, foi o principal orientador artístico de várias gerações com discípulos famosos pela qualidade das suas obras. Aparentemente rude nas suas expressões, era, a despeito disso, uma espírito generoso e justo. Toda a sua vasta obra, denuncia uma austeridade impecável no puro academismo que professava. No desenho, uma disciplina que durante muito anos regeu na Escola de Belas-Artes de Lisboa. Ninguém no seu tempo, antes e depois da sua época, o teria excedido quanto ao rigor e à exacta observação da forma. Como mestre da aula de escultura deixou um vazio ainda hoje sentido e recordado. (Quer saber mais?) 
O Ateliê do Estatuário Simões de Almeida, 1883
Pintura de José Malhoa

1930 - Fritz Pregl, químico austríaco (n. 1869)
1931 - Gustave Le Bon, psicólogo francês (n. 1841)

1934 - Thomas Augustus Watson, foi assistente de Alexander Graham Bell, e colaborou na invenção e desenvolvimento do telefone (n. 1854)
Sabe-se hoje que Grahan Bell não inventou o telefone, apenas comprou os direitos de fabricação de seu verdadeiro inventor, o italiano Antonio Meucci, apropriando-se posteriormente dos direitos de invenção. 

O trabalho de Meucci foi reconhecido postumamente em 11 de junho de 2002, quando o Congresso dos Estados Unidos aprovou a resolução N°. 269, estabelecendo que o inventor do telefone fora, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell. Tudo mais, não passou de mistificação Mais

1935 - Victor Grignard, químico francês (n. 1871)
1953 - Ethel Muckelt, patinadora artística britânica (n. 1885).
1955 - Egas Moniz, médico e político português (n. 1874)
1988 - María Teresa León Goyri, escritora espanhola (n. 1903)
1994 - Olga Rubtsova, enxadrista russa, ex-campeã mundial (n. 1909.
2001 - Chuck Schuldiner, músico, guitarrista e vocalista da banda Death (n. 1967)
2004 - José Montes Paixão, político brasileiro
2006 - Lamar Hunt, pioneiro do futebol nos Estados Unidos. (n. 1932)
2009 - Paul Samuelson, economista americano, Prémio Nobel da Economia em 1970 (n. 1915).


Brasil
Dia do Marinheiro
Dia do Pedreiro
Dia do Engenheiro avaliador e perito de engenharia - Brasil.
Dia Nacional do Forró 

Feriado municipal em Ourinhos, São Paulo - Data de sua fundação em 1918 e Dia de Santa Luzia

Feriado municipal em Bicas, Minas Gerais - Dia de Santa Luzia

Feriado municipal em Carangola, Minas Gerais - Dia da padroeira, Santa Luzia
Feriado municipal em Ibipitanga, Bahia - Festa de Santa Luzia, a padroeira da cidade.
Feriado municipal em Itamoji, Minas Gerais - Dia de Santa Luzia
Feriado municipal em Mossoró, Rio Grande do Norte - Festa de Santa Luzia
Feriado municipal em Mesquita, Minas Gerais - Santa Luzia
Feriado municipal em Passa-Quatro, Minas Gerais - Dia de Santa Luzia
Feriado municipal em Palma, Minas Gerais - Santa Luzia
Feriado municipal em Rio Manso, Minas Gerais - Dia da padroeira, Santa Luzia.
Feriado municipal em Santa Luzia, Minas Gerais - Dia da padroeira, Santa Luzia.

Feriado municipal em Santa Luzia, Paraíba, Dia de Santa Luzia, a padroeira da cidade.

Feriado municipal em São Romão, Minas Gerais - Dia de Santa Luzia
Festa de Santa Luzia na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na comunidade de Santa Luzia, na cidade de Itaúna, centro-oeste de Minas Gerais.
Festa de Santa Luzia na cidade de Luís Antonio, São Paulo
Festa de Santa Luzia na cidade de Baturité, Ceará
Festa de Santa Luzia na cidade de Maracanaú - Luzardo Viana, Ceará
Aniversário da cidade de Luziânia, Goiás

Malta
Dia da República em Malta (1974)

Portugal
Festa de Santa Luzia na Póvoa de Varzim.

Igreja Católica
Dia de Santa Otília

Dia de Santa Luzia, também conhecida como Santa Lucia.
Santa Lúcia de Siracusa (± 283 - † 304), também conhecida por Santa Luzia, foi, segundo a tradição da Igreja Católica, uma jovem siciliana, venerada pelos católicos como virgem e mártir, que, segundo conta-se, morreu por volta de 304 durante as perseguições de Diocleciano em Siracusa. 

Na antiguidade cristã, juntamente com Santa CecíliaSanta Águeda e Santa Inês, a veneração à Santa Lúcia foi das mais populares e, como as primeiras, tinha ofício próprio. Chegou a ter vinte templos em Roma dedicados ao seu culto. 

É a padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão. Sua festa é celebrada em 13 de dezembro. (Ouça Elvis Presley cantando "Santa Lucia")





RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.