segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Eventos em destaque no dia 4 de novembro de 2014 > Terça-Feira > Postado na véspera às 4:12 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Mais chuva para SP

Estado é o mais úmido no Sudeste e nova frente fria se aproxima
Ler noticia

Antigamente, a expressão "Hoje teremos tem bom" significava sol e calor em abundância; hoje, "tempo bom" é chuva grossa grossa e continuada.

A mudança no tempo nos últimos dias em São Paulo foi nítida: as grandes nuvens e a chuva voltaram! Os paulistas estão tendo de novo a visão e o barulho da chuva, que vem sendo fotografada e comentada nas conversas pelas ruas, em casa, pelas redes sociais. O barulhinho da chuva da noite de sexta-feira fez muita gente na capital paulista sorrir, mesmo atrapalhando um pouco os passeios da noite de sexta. Veja alguns comentários e fotografias que foram enviados para o site da Climamtempo.

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

4 de novembro de 2014.
308.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 57 para acabar o ano.


1576 - Guerra dos 80 Anos: Antuérpia é pilhada por tropas espanholas. É a chamada Spaansefurie.
A fúria espanhola de Espanha conhecida como o saque de Antuérpia resultou na queima da cidade de Antuérpia, por tropas espanholas em 04 de novembro 1576 , durante a Guerra dos Oitenta Anos '  Cerca de 11 horas da manhã,  6.000 insurgentes marcharam em direção a cidadela, rompendo com facilidade os baluartes com que se pretendia constituir sua defesa. Os valões não se juntaram aos amotinados contra os flamengos, mas, em situação de inferioridade,  eles tiveram de fugir para preservar suas vidas. Os soldados restantes e civis alemães lutaram desesperadamente dia e noite, mas o poderio dos espanhóis era maior. Dominada a cidadela, os amotinados partiram para o ataque das casas, matando os ocupantes, saqueando dinheiro e jóias, matando chefes de família e estuprando mulheres. Não se sabe ao certo o número de vítimas, que pode ter chegado a 7 mil. O ódio aos espanhóis depois disso foi um dos fatores que originou, anos mais tarde, a invasão holandesa a Pernambuco, justamente no momento em que a coroa portuguesa passava para o rei espanhol, unificando os dois reinos. Saiba mais

1857 - Fundação do município paulista de São Carlos.
1869 - É publicado o primeiro número da revista científica Nature.
1877 - Construção da Ponte de Dona Maria Pia concluída.

1901 - Jurados do Aeroclube da França decidem declarar Santos Dumont vencedor do prêmio Deutsch.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Prêmio Deutsch - Prêmio ou prova para ver quem realmente tinha condições de fazer um balão dirigível sair de Saint-Cloud dar a volta na Torre Eiffel e retornar a Saint-Cloud em um tempo igual ou inferior 30 minutos e teve como prêmio o valor de 100.000 francos (20.000 dólares) criado em 24 de março de1900 pelo milionário francês Henri Deutsch de la Meurthe, destinado a quem criasse a primeira aeronave dirigível prática.1
O prêmio foi oficialmente ganho pelo brasileiro Alberto Santos Dumont com 28 anos em 4 de novembro de 1901. Em 19 do mês anterior, Santos Dumont havia contornado a Torre Eiffel no balão N-5, motorizado, tendo cumprido, sob as vistas de uma comissão do Aeroclube da França designada especialmente para supervisionar a prova, um trajeto pré-estabelecido de 11 quilômetros em meia hora.1

1918 - Primeira Guerra Mundial: O Império Austro-Húngaro rende-se para a Itália.
O apoio dos EUA em favor dos aliados veio só em 1918 mas, com ele, a guerra mudou de rumo, já que todo o potencial humano da nação americana foi investido no combate Linhas de suprimento dos aliados ficaram novamente abastecidas, mais exércitos chegaram para combater a Alemanha na Frente Ocidental e os italianos conseguiram ganhar espaço a partir da vitória na Batalha de Vittorio Veneto. A desintegração do império Austro-Húngaro parecia iminente, tanto mais que movimentos nacionalistas, que antes clamavam por um grau maior de autonomia, passaram a exigir a independência completa. Em 14 de outubro de 1918, o ministro das Relações Exteriores, o Barão István Burián von Rajecz, pediu um armistício também baseado nos Catorze Pontos. Em uma tentativa de demonstrar boa fé, o imperador proclamou dois dias depois que a Áustria se tornaria uma união federal de quatro componentes - alemães, tchecos, eslavos do sul e ucranianos. Aos poloneses era garantida a independência completa, com o propósito de liberar estes territórios a se unir a um novo país que se formava ao norte, a Polônia. na Hungria e também na Áustria, duas repúblicas separadas foram proclamadas em novembro, e Carlos I foi buscar exílio no exterior (transferindo-se com sua família para a Ilha da Madeira), vendo que não teria mais chances de ascender novamente ao poder. Os vencedores assinaram o Tratado de Saint-Germain-en-Laye com a Primeira República Austríaca e o Tratado de Trianon com a Hungria, regulando as novas fronteiras entre os dois países. Ao fim da guerra, o mapa da Europa ficava sensivelmente alterado. Abaixo, Carlos 1º, o último imperador austro -húngaro.

1921 - A Sturmabteilung (conhecida como SA) é formada oficialmente por Adolf Hitler.
1922 - No Egipto, o arqueologista britânico Howard Carter e seus homens acham a entrada para a tumba do Faraó Tutancâmon no Vale dos Reis.

1924 - União dos Escoteiros do Brasil (UEB) é fundada.

1939 - O primeiro carro com ar condicionado é apresentado em Chicago.

1942 - Segunda Guerra Mundial, Segunda Batalha de El Alamein: O Marechal-de-Campo Erwin Rommel desobedece ordens diretas de Adolf Hitler para resistir na linha de El-Alamein e inicia uma retirada que terminou com a rendição das forças do Eixo na África do Norte.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A segunda Batalha de El Alamein será sempre lembrada como o início da derrota das forças do Eixo na África do Nortee um dos marcos decisivos na Segunda Guerra Mundial. A vitória britânica em El Alamein levou o primeiro-ministro SirWinston Churchill a afirmar que "este não é o fim, não é nem o começo do fim, mas é, talvez, o fim do começo". El Alamein foi uma vitória essencialmente do Reino Unido e das tropas daCommonwealth. Após a guerra, ele escreveu: "Antes de Alamein nunca tivemos uma vitória, depois de Alamein, nunca tivemos uma derrota". SAIBA MAIS


1944 - Segunda Guerra Mundial: Rendição das tropas de ocupação alemãs e italianas na Grécia.

1946 - A Unesco é fundada.

1948 - O presidente Truman é reeleito.
1956 - Tropas soviéticas invadem a Hungria para abafar a Revolução Húngara que havia começado em 23 de Outubro.
1963 - Início da Beatlemania.

1969 - Líder da ALN, Carlos Marighella é morto a tiros em São Paulo.
Carlos Marighella (Salvador5 de dezembro de 1911 – São Paulo4 de novembro de 1969) foi um político e guerrilheiro brasileiro, um dos principais organizadores da luta armada contra o regime militar a partir de 1964Em uma emboscada preparada contra Marighella, foram detidos Tito e seus amigos de convento (exceto Frei Oswaldo). Frei Fernando foi obrigado a combinar um encontro com Marighella. Eles tinham um código que auxiliou na emboscada: "Aqui é o Ernesto, vou à gráfica hoje". O encontro foi marcado na Alameda Casa Branca, uma rua próxima ao centro da cidade de São Paulo. No dia do encontro, havia uma caminhonete com policiais e um automóvel, com supostos namorados (onde o delegado Fleury disfarçou-se), além do fusca com Fernando e Ivo. Ao chegar na Alameda, às 20h00, dirigiu-se ao Fusca e entrou na parte traseira. Frei Ives e Fernando saíram rapidamente do carro e se jogaram no chão. Percebendo a emboscada, imediatamente reagiu à prisão e foi morto. Marighella seguiu as normas de seu manual. Portava um revólver e levava duas cápsulas de cianureto. Além de Marighella, outras três pessoas foram atingidas durante o tiroteio.

1974 - Sede Nacional do Partido Popular sofre ataques, ameaças e assaltos por radicais de extrema-esquerda.

1980 - Eleição presidencial nos Estados Unidos consagra o ator de filmes "B",  Ronald Reagan como 40º presidente.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Filme B é um termo usado originalmente para se referir a filmes deHollywood destinados a serem a "outra metade" de uma sessão dupla, que geralmente apresentava dois filmes do mesmo gênero (faroeste,gangsters ou horror).
Nos tempos dos maiores estúdios de cinema, essa terminologia era oficialmente usada para este fim, que também forneceu a nomenclatura de atores "A" ou "B" (por exemplo, Ronald Reagan, o 40º presidente dos Estados Unidos, fez carreira atuando em filmes B). As principais produtoras tinham unidades próprias para esse tipo de filme, mas também havia pequenos estúdios como PRC, Consolidated, Ajax, Mascot, Puritan, Monogram, Principal etc, que se especializaram em fazer filmes B.
Esses estúdios eram referidos como pertencentes ao Poverty Row(Cinturão ou linha de Pobreza), termo usado para designar coletivamente as companhias localizadas numa região de Hollywood chamada Gower Street, que produziam filmes com orçamentosextremamente reduzidos. 

1994
É aberta a terceira pista de aterragem de Sydney com protestos devido aos níveis de poluição sonora.
São Francisco: É realizada a primeira conferência inteiramente sobre o potencial comercial da World Wide Web (WWW).

2001 - Frei Bartolomeu dos Mártires é beatificado.
2007 - Um avião Learjet 35 que acabava de decolar do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo , sofre um acidente vindo a cair sobre uma casa no bairro da Casa Verde e matando 10 pessoas , uma família e os pilotos.
2008 - Barack Obama é eleito como o 44° presidente dos Estados Unidos.


1448 - Afonso II de Nápoles (m. 1495).
1463 - Antonio Tebaldeo, poeta italiano (m. 1537).
1470 - Eduardo V de Inglaterra (m. 1483).
1473 - Mathilde von Hessen, filha de Henrique III, Landgrave de Hessen-Marburgo (1440-1483) e esposa de Jean II, Duque de Cléves (1458-1521) (m. 1524).
1487 - Anikey Stroganoff, (em russo, Аникей Строганов) minerador e fundador da cidade de Solikamsk, Rússia (m. 1569).
1501 - Pietro Bertani, cardeal italiano (m. 1558).
1509 - Johann, Duque de Munsterberg Ols, casado com Margarethe, Princesa de Brunswick (m. 1565).
1522 - Alberto de Gondi, Duque de Retz e marechal da França (m. 1602).
1524 - Martin Taburnus, escolástico e doutor em direito alemão (m. 1579).

1549 - Muzio Effrem, maestro de cappella e compositor de madrigais italiano (m. 1626).

1559 - Sebastian Bloss, professor de medicina e médico alemão (m. 1627).
1562 - Emmich XII, Conde de Leiningen-Dagsburg, filho de Johann Philip I, Conde de Leiningen-Dagsburg (m. 1607).

1568 - Michelangelo Buonarroti II, literato italiano e sobrinho do pintor Michelangelo (m. 1646).

1569 - Guillén de Castro, dramaturgo espanhol (m. 1631).
1574 - Erycius Puteanus, humanista e filólogo holandês (m. 1646).

1575 - Guido Reni, pintor italiano (m. 1642).
Guido Reni (Bolonha, 4 de novembro de 1575 - 8 de agosto de 1642) foi um preeminente pintor do Barroco italiano. Por volta de 1595, adere à Accademia del Naturale (a futura Accademia degli Incamminati), que os irmãos Annibale e Agostino Carracci, juntamente com seu primo, Lodovico tinham aberto em 1582, evidentemente atraído pelas novidades antimaneiristas dos Carracci. É deste período suas primeiras experiências pictóricas a partir de modelos de Annibale Carracci e de Rafael, do qual copia varias vezes o Êxtase de Santa Cecília, hoje na Pinacoteca Nazionale de Bolonha. Entre 1608 e 1609, realiza os afrescos da Igreja de São Gregório Magno e em 1613 levou a cabo sua obra mais conhecida, o afresco Apolo e as Horas,  Seu retorno definitivo à cidade natal, em 1614, abre um novo período de mais de um quarto de século de intensa atividade que garante ao artista um prestígio sem comparação na Bolonha do Seiscentos. A fortuna crítica de Reni, uma das mais instáveis na história da arte, oscila diretamente em razão do prestígio da própria noção de classicismo, embora curiosamente a pintura deste paladino da forma clássica - cultuado pelos clássicos, de Poussin a Goethe e a Ingres, pelos viajantes do "Grand Tour" e pelo mercado - tenha tendido ao final da vida para uma poética da mancha que prenunciava claramente o tardio Setecentos francês de Fragonard. Abaixo, o quadro "Susana e os anciãos",  passagem bíblica do livro de Daniel, em trecho considerado apócrifo pelos protestantes.

1577 - Père Joseph, François Leclerc du Tremblay, diplomata, religioso e político francês (m. 1638).
1581 - Christian Friis, chanceler dinamarquês (m. 1639).
1587 - Samuel Scheidt, organista e compositor alemão (m. 1654).

1590 - Gerrit van Honthorst, pintor holandês (m. 1656).

1592 - Georg Baumann, o Jovem, livreiro e impressor alemão (m. 1650).
1594 - Johann Martin, Conde de Stolberg (m. 1669).
1598 - Arnošt Vojtěch z Harrachu, Ernesto Adalberto de Harrach, cardeal austríaco (m. 1667).
1602 - Otto von Guericke, político alemão, inventor da bomba de vácuo (m. 1686).
1631 - Maria Henrietta Stuart, filha mais velha de Carlos I de Inglaterra e mãe de Guilherme III de Inglaterra (m. 1660).
1658 - Georg Christian Joannis, historiador e teólogo evangélico alemão (m. 1735).
1661 - Karl III Philip, Eleitor Palatino e Duque de Jülich-Berg (m. 1742).

1669 - Johann Balthasar Beyschlag, teólogo evangélico alemão e compositor de música de câmara (m. 1717).

1728 - Johanna Wilhelmina, esposa de Augustus Louis, Príncipe de Anhalt-Köthen (m. 1786).
1731 - Maria Josefa, Duquesa da Saxônia, casada com Luís Ferdinando, Delfim da França (1729-1765) (m. 1767).
1732 - Thomas Johnson, jurista e Governador de Maryland (m. 1819).

1740 - Augustus Montague Toplady, clérigo calvinista e autor inglês do hino "Rock of Ages" [em português, "Rocha Eterna"] (m. 1778).

1742 - Jakob Friedrich Ehrhart, botânico suíço (m. 1795).
1744 - Johann Bernoulli III, matemático suíço (m. 1807).
1753 - Jean-Michel Beysser, general francês (m. 1794).
1757 - Francis de Rottenburg, general britânico e escritor militar alemão de origem teuto-polonesa (m. 1832).
1763 - Karel Ignác Thám, escritor e tradutor tcheco (m. 1816).
1764 - Philippe-François-Joseph Le Bas, político francês (m. 1794).
1765 - Pierre-Simon Girard, matemático, engenheiro e físico francês (m. 1836).
1774 - Carlos María Bustamante, cronista, historiador e político mexicano (m. 1848).
1777 - Charles Antoine Manhès, general francês (m. 1854).

1779 - Jan Willem Pieneman, pintor histórico holandês (m.1853).

1782 - John Branch, governador da Carolina do Norte e da Flórida (m. 1863).

1784 - Giuseppe Bova, em russo Джузеппе Иванович Бове, arquiteto russo-italiano (m. 1834).

1787 - Johan Wilhelm Dalman, médico e naturalista sueco (m. 1828).

1789 - Gottlob Samuel Mohn, pintor de vidros e de porcelanas alemão (m. 1825).

1790 - Carlos Antonio López, presidente do Paraguai (m. 1862).
1794 - Ignazio Giovanni Cadolini, cardeal italiano (m. 1850).
1797 - Carlo Blasis, dançarino e coreógrafo italiano (m. 1878).
1798 - Bonaventura Carles Aribau, escritor e economista espanhol (m. 1862).
1890 - Klabund (Alfred Henschke), escritor alemão (m. 1928).

1891 - Luís de Araújo Correia Lima, militar brasileiro, idealizador dos CPOR (Centros de Preparação de Oficiais da Reserva do Exército Brasileiro) (m. 1930).

1897 - Lorenzo Fernandes, músico, compositor e maestro brasileiro (m. 1948).
1908 - Joseph Rotblat, físico britânico (m. 2005).
1910 - Carlos Torres Pastorino, estudioso e escritor espírita brasileiro (m. 1980).
1912 - Vadim Salmanov, compositor russo (m. 1978).
1913 - Elisabeth Bykova, enxadrista russa (m. 1989).

1916 - Ruth Handler, criadora da boneca Barbie e co-fundadora da companhia de brinquedos Mattel (m. 2002).
Ruth Handler (4 de novembro de 1916 - 28 de abril de 2002) foi uma empresária estadunidense, presidente da fábrica de brinquedos MattelRuth Handler, uma das 10 filhas de um casal de imigrantes poloneses, nasceu e foi criada em Denver, no Colorado. Foi criadora da Barbie, a boneca mais famosa do mundo, morreu aos 81 anos, em Los Angeles, na California.Ruth, que batizou a boneca com o nome da própria filha, Barbara, também foi uma das fundadoras da Mattel juntamente com seu marido, a empresa fabricante das famosas bonecas. Mais tarde ela diversificou a produção ao criar Ken, o namorado de Barbie. O nome do boneco também teve origem na família de Handler. Ele foi batizado com o nome de seu filho, Kenneth, morto em 1994, vítima de AIDS. A linha de bonecas inclui ainda a irmãzinha de Barbie, Kelly, e outros personagens que foram criados em homenagem aos netos de Ruth. A vida de Ruth e de seu marido sofreu um revés no final da década de 70, quando foram forçados a deixar a empresa. Em 1978, ela foi condenada por fraude, tendo que pagar uma multa e prestar serviços comunitários. A reviravolta veio em seguida, depois de Ruth ter retirado um seio que tinha sido atingido por câncer. Ela aderiu às campanhas de conscientização da mulher. Ruth Handler morreu de complicações pós-operatórias depois de ter sido operada para a retirada de um câncer no cólo do útero no hospital Century City.

1918 - Art Carney, ator norte-americano (m. 2003).
1919 - Martin Balsam, ator norte-americano (m. 1996).
1923 - Freddy Heineken, homem de negócios neerlandês (m. 2002).
1924 - Monsueto, sambista brasileiro (m. 1973).
1929 - Maurício Tragtenberg, sociólogo e educador brasileiro.

1930 - Doris Roberts, atriz estadunidense. Ela é a mãe, na série televisiva "Everybody loves Raymond".
Se você tem familiaridade com o inglês, clique na imagem para encontrar todos os episódios da série.


1932 - Thomas Klestil, ex-presidente da Áustria (m. 2004)

1937 - Loretta Swit, atriz estadunidense.

1944 - Haroldo Marinho Barbosa, cineasta e roteirista brasileiro (m. 2013).
1946
Robert Mapplethorpe, fotógrafo estadunidense (m. 1989).
Laura Bush, ex-primeira dama dos Estados Unidos.
1947 - Alexei Ulanov, patinador artístico soviético/russo.
1948 - Amadou Toumani Touré, presidente do Mali.
1951 - Traian Băsescu, político romeno.
1953 - Jacques Villeneuve (tio), ex-piloto canadense de Fórmula 1.
1955 - Matti Vanhanen, primeiro-ministro da Finlândia.
1956 - James Honeyman-Scott, músico norte-americano (The Pretenders) (m. 1982).
1957 - Yoshinori Ishigami, ex-futebolista japonês.
1958 - Uwe Bewersdorf, ex-patinador artístico alemão.

1960 - Kathy Griffin, atriz norte-americana.

1961 - Ralph Macchio, ator norte-americano.
1962 - Roberto Battaglin, ator brasileiro.
1963
Horacio Elizondo, ex-árbitro de futebol argentino.
Rosario Flores, atriz e cantora espanhola.
1965 - Jeff Scott Soto, músico estadunidense (Yngwie Malmsteen, Journey).
1969
Matthew McConaughey, ator estadunidense.
P. Diddy, músico de rap estadunidense.
Major Fábio, político brasileiro.
1972
Max de Castro, músico e produtor musical brasileiro.
Luís Figo, ex-futebolista português.
Julissa Gomez, ginasta norte-americana (m. 1991).

1975 - Heather Tom, atriz norte-americana.

1976
Bruno Junqueira, piloto brasileiro de automobilismo.
Mario Melchiot, futebolista holandês.
Makoto Tamada, motociclista japonês.
1977 - José María Torre, ator mexicano.
1981 - Enrique Parada, futebolista boliviano.
1982
Kamila Skolimowska, atleta polonesa (m. 2009).
Yohann Pelé, futebolista francês.

1983 - Oxana Malaya, criança selvagem ucraniana.
Oxana Malaya (Оксана Малая) (Novembro 1983) foi encontrada aos 8 anos por um vizinho como uma criança selvagem na Ucrânia em 1991, tendo vivido grande parte da sua vida na companhia de cães. Ela adaptou-se a uma série de hábitos de cachorro e assim foi difícil para a mesma aprender a falar. Atualmente ela vive numa clínica em Baraboy, Odessa, para sujeitos com deficiência mental. "A linguagem dela é estranha. Ela fala de maneira direta como se fosse uma ordem. Não há cadência, ritmo ou música na fala dela, nenhuma inflexão ou tom. Mas ela tem senso de humor. Ela gosta de ser o centro das atenções, de fazer as pessoas rirem. Se mostrar é uma habilidade surpreendente quando você considera as origens dela." Oxana conseguiu aprender a falar de novo porque ela tinha uma fala infantil antes de ser abandonada. Em uma escola de orfanato, eles ensinaram ela a andar de pé, a comer com as mãos e, crucialmente, a se comunicar como um ser humano.

1984 - Ayila Yussuf, futebolista nigeriano.
1985
Marcell Jansen, futebolista alemão.
Gillian Zinser, atriz norte-americana.

1986 - Adrian Zaugg, piloto sul-africano de corridas.


680 - Santa Modesta, primeira Abadessa de Trier e sobrinha de São Modoaldo

711 - Justiniano II, imperador bizantino (n. 669)

717 - São Próculo, Bispo de Autun, martirizado durante a invasão dos hunos
832 - Wolfger, Bispo de Würzburg, Alemanha, do ano 810 até 832
839 - Hugues, Conde de Tours, Alsácia, França
934 - Birnstan, Bispo de Winchester, na Inglaterra
945 - São Ricário, Bispo de Luik, atual Liège, Bélgica

999 - Gregorio da Calábria, (também conhecido como Gregor von Burtscheid, abade, que, fugindo dos sarracenos, encontrou proteção sob o imperador Otto III da Alemanha que lhe construiu um monastério perto de Aachen

1004 - Otto, Duque de Carinthia, foi também duque de Carniola e de Wormsgau (n. 948)
1025 - Mathilde da Lotaríngia, casada com Ezzo da Lotaríngia, Conde Palatino do Reno (n. 978)
1035 - Jaromer, Duque da Boêmia, (em tcheco, Jaroměř, vévoda z Čech), filho de Boleslau II, o Pio (920-999) e irmão de Boslelau III (965-1037) (n. 964)
1039 - Egilbert von Moosburg, Bispo de Frisinga, Alemanha (n. 1005)
1130 - Margrete Frithkolla Ingesdotter, esposa de Magnus III Olafson, cognominado, "O Pé Descalço", rei da Noruega e da Dinamarca (n. c. 1075)
1157 - Mafalda de Saboia, (também conhecida como "Matilde de Savoia"), Rainha de Portugal, casada com D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal (n. 1125)
1203 - Dietrich VII, (Dirk VII), Conde da Holanda (n. 1190)
1212 - Felix de Valois, confessor e religioso francês (n. 1127)
1252 - Johannes Teutonicus, Johannes von Wildeshausen, 4º general da Ordem dos Dominicanos (n. 1180)
1292 - Eufrozyna, Princesa de Oppeln-Ratibor, esposa de Mestwin, Duque da Pomerânia (1220-1294), de quem se divorciou (n. c1229)
1329 - Eduardo de Savóia, conde de Aosta e de Moriana, Itália (n. 1284)
1362 - Berchtold Bach, Prefeito de Augsburg, Alemanha (n. c1315)
1381 - Infante D. Pedro de Aragão, filho do rei Jaime II de Aragão (n. 1305)

1401 - Bartolomeo da Rinonico, religioso italiano e autor da obra: De vita et laudibus Beatae Mariae Virginis (n. 1338)

1411 - Khalil Sultan, خلیل, governador da Transoxiana (n. 1384)
1439 - Raban von Helmstatt, Arcebispo de Speyer e de Trier (n. 1362)
1463 - Bertoldo d'Este, condottiero italiano que lutou contra os turcos comandados por Mehmed II (n. 1434)
1485 - Francesca d'Amboise, religiosa francesa e esposa de Pedro II, Duque de Bretanha (1418-1457) (n. 1427).
1489 - Phillip Apianus, matemático, astrônomo e médico alemão (n. 1431)
1511 - Francisco de Borja ou Francesco di Borgia, cardeal italiano (n. 1441)
1541 - Wolfgang Capito, reformador alemão e autor da obra: Institutionum Hebraicarum (n. 1478)
1549 - Bartolomeo Guidiccioni, cardeal italiano (n. 1469)
1562 - Hieronymus Besold, teólogo luterano alemão (n. 1500)
1567 - Girolamo Priuli, doge veneziano (n. 1486)
1579 - Venceslaus III Adam ou Wacław III Adam, duque de Teschen, Polônia (n. 1524)
1581 - Mathurin Romegas, grão-mestre da Ordem de São João (n. 1525)
1584 - Beato Simão de Iuriev, religioso e autista estoniano
1591
Edmund Hay, jesuíta escocês e enviado do Papa Pio IV à corte de Maria I da Escócia (n. 1540)
Adolf van Meetkercke, jurista, literato e chefe de estado holandês (m. 1528)

1646 - Ludwig Günther von Schwarzburg-Rudolstadt, viajante e reformador alemão (n. 1581)

1652 - Jean-Charles de la Faille, matemático belga (n. 1597)
1658 - Antoine Le Maistre, jansenista francês (n. 1608)
1664 - Gaspar Pérez de Guzmán y Sandoval, IX Duque de Medina Sidonia e XII Conde de Niebla (n. 1602)
1669
Ferdinando Maximiliano de Baden (n. 1625)
Johannes Cocceius, teólogo holandês (n. 1603)
1680 - Joseph Glanvill, escritor e filósofo inglês (n. 1636)
1685
Albrecht Sigismund von Bayern, bispo de Frisinga e de Ratisbona (n. 1623)
Girolamo Grimaldi-Cavalleroni, cardeal e arcebispo católico italiano (n. 1597)
1698 - Rasmus Bartholin, médico e matemático dinamarquês (n. 1625)
1702 - John Benbow, almirante inglês (n. 1653)

1704 - Andreas Acoluthus, orientalista e lexicógrafo alemão (n. 1654)

1709 - William Bentinck, I Conde de Portland, militar e diplomata inglês (n. 1649)
1728 - Stanisław Mateusz Rzewuski, szlachta (grão-duque) da Polônia (n. 1662).
1753 - Johann Nikolaus Bach, compositor alemão (n. 1669)
1778 - Johann Friedrich Frisch, teólogo evangélico alemão (n. 1715)
1781
Johann Nikolaus Götz, poeta alemão (n. 1721)
Faustina Bordoni, mezzosoprano italiana (n. 1697)
1787 - Johan Daniel Berlin, organista e compositor norueguês (n. 1714)
1789 - Karl Heinrich Geisler, jurista alemão (n. 1742)
1793
Louis Marie de Lescure, general francês (n. 1766)
Adam Lux, revolucionário jacobino alemão (n. 1765)

1795 - Domenico Caminer, escritor e jornalista italiano (n. 1721)
1801 - William Shippen I, físico e médico estadunidense (n. 1712)

1804 - Nicola Peccheneda, pintor italiano (n. 1725)

1832 - Jean-François Champollion, orientalista e egiptologista francês (n. 1790).

1847 - Felix Mendelssohn, compositor alemão (n. 1809).

1856 - Hyppolite Paul Delarouche, pintor francês (n. 1797) 
Hippolyte Delaroche (Paris17 de julho de 1797 — ?, 4 de novembro de 1856), mais conhecido como Paul Delaroche, foi um pintor francêsUma das suas obras mais conhecidas é Bonaparte cruzando os Alpes. Fonte: Wikipedia.

Galeria

Abaixo, "Inocência", óleo sobre tela.
1862 - José Estêvão Coelho de Magalhães, jornalista, político e orador parlamentar português (n. 1809)
1870 - Comte de Lautreamont, poeta, escritor (n. 1846)
1924 - Gabriel Fauré, compositor francês (n. 1845)
1930 - Buddy Bolden, músico de jazz estadunidense (n. 1877)
1956 - Art Tatum, músico de jazz estadunidense (n. 1910)

1959 - José Antônio Flores da Cunha, político brasileiro (m. 1880)

1963 - Carlos Magalhães de Azeredo, diplomata e escritor brasileiro (n. 1872)

1968 - Michel Kikoine, pintor bielorrusso (n. 1892)

1986 - Kurt Hirsch, matemático alemão (n. 1906)

1994 - Sam Francis, pintor (n. 1923) 
Samuel Lewis Francis, chamado Sam Francis, é um pintor americano, famoso por sua pintura não-figurativa, nascido em o 25 Junho 1923 em San Mateo (Califórnia) e morreu o 4 Novembro 1994 em Santa Mônica. Ele desenvolveu em suas pinturas uma nova estética da cor, uma nova concepção de tela, o gesto do artista, contribuindo em vários movimentos de seu tempo iniciado e desenvolvido pelos artistas americanos, como Rothko,Pollockde KooningKline. (Quer saber mais?)

1995
Gilles Deleuze, filósofo francês (n. 1925)
Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel (n. 1922)

1997 - Ítalo Zappa, diplomata brasileiro de origem italiana (n. 1926)
2000 - Ian Sneddon, matemático britânico (n. 1919)


Itália - Celebração da vitória na Segunda Guerra Mundial e dia das Forças Armadas.
Brasil - Dia do Inventor.
Rússia - Dia da unidade nacional.
São Carlos - Comemoração do aniversário da cidade.
Ubiratã - Comemoração do aniversário da cidade.

Santo do dia
São Carlos Borromeu - Festa Litúrgica : penitente e piedoso




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.