sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Eventos em destaque no dia 15 de novembro de 2014 > Sábado > Postado na véspera às 3:57 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Bahia terá mais chuva no fim de semana

Nova frente fria chega à costa do Estado e vai trazer mais chuva.
Ler noticia
No Rio de Janeiro, o sábado (15) ainda terá um céu bastante carregado e há o risco de garoa ao longo do dia. A temperatura segue baixa por conta do ar polar e da quantidade de nuvens no céu. No domingo (16) o sol já aparece um pouco mais, mas as temperaturas ainda ficam mais baixas.


O ar úmido e frio da massa polar vai predominar sobre São Paulo no fim de semana. O excesso de umidade vai manter uma grande quantidade de nuvens sobre a Grande São Paulo e pode até garoar neste sábado, especialmente em cidades do Grande ABC e nos bairros das zonas sul e leste da capital. No domingo, a umidade diminuiu um pouco e o sol aparece durante várias horas, mas sempre entre muitas nuvens. Mesmo com o sol, a sensação de friozinho vai persistir em ambientes fechados.

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

15 de novembro de 2014.
319.º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 46 dias para acabar o ano.


1777 - Depois de 16 meses de debate, o Congresso Continental aprova os Artigos da Confederação na temporária capital localizada em York, na Pensilvânia. Entre outras diretrizes esse artigo oficializa o nome da Confederação em Os Estados Unidos da América.
Vale lembrar que a Batalha de Saratoga, que causou derrota decisiva à Inglaterra e virou a sorte a favor dos revolucionários americanos, ocorrera em 7 de outubro, portanto, há pouco mais de um mês. Todas estas decisões eram uma queda de braço para consolidação das posições já conquistadas, mas não ainda o reconhecimento da Independência dos Estados Unidos.

Os Artigos da Confederação e a União Perpétua, conhecidos como os Artigos da Confederação, constituíram o primeiro documento de governo dos Estados Unidos da América. Foram aprovadas pelo segundo Congresso Continental em 15 de Novembro de 1777, depois de vários meses de debate. Foi uma directriz não obrigatória até à sua ratificação quatro anos depois, em 1 de Março de 1781. Os Artigos da Confederação são considerados um dos quatro documentos fundadores da nação norte-americana. Os Artigos formaram uma Confederação débil que unia as Treze Colónias britânicas norte-americanas, com capacidade de autogoverno quase somente em tempos de guerra e urgências. Depois do fim da Guerra da Independência e o começo de novas prioridades, as suas limitações foram evidentes. Este documento foi substituído pela Constituição dos Estados Unidos da América depois da sua ratificação em 21 de Junho de 1788.

1884 - Início da Conferência de Berlim: a repartição das colônias europeias na África.
Momento importante da história, porque institucionaliza o neocolonialismo no continente africano.
O Congresso de Berlim realizado entre 19 de Novembro de 1884 e 26 de fevereiro de 1885 teve como objetivo organizar, na forma de regras, a ocupação de África pelas potências coloniais e resultou numa divisão que não respeitou, nem a história, nem as relações étnicas e mesmo familiares dos povos do Continente. O congresso, foi proposto por Portugal e organizado pelo Chanceler Otto von Bismarck da Alemanha — país anfitrião, que não possuía colônias na África, mas tinha esse desejo e viu-o satisfeito, passando a administrar o “Sudoeste Africano” (atual Namíbia) e o Tanganhica. Dele participaram ainda a Grã-BretanhaFrançaEspanhaItáliaBélgicaHolandaDinamarca,Estados Unidos da AméricaSuéciaÁustria-HungriaImpério Otomano. Os Estados Unidos possuíam uma colônia na África, a Libéria, mas eram uma potência em ascensão e tinham passado recentemente por uma guerra civil; a Grã-Bretanha tinha abolido a escravidão no seu império em 1834. A Turquia também não possuía colónias na África, mas era o centro do Império Otomano, com interesses no norte de África. Os restantes países europeus, que não foram “contemplados” na partilha de África, também eram potências comerciais ou industriais, com interesses indirectos naquele continente. (Quer saber mais?)

1887 - Emancipação do município de Anápolis, Goiás.

1889 - Proclamação da República brasileira. Rui Barbosa assina o primeiro decreto do governo provisório.

"O Governo Provisorio da Republica dos Estados Unidos do Brazil decreta:
Art. 1º Fica proclamada provisoriamente e decretada como a fórma de governo da nação brasileira — a Republica Federativa.

Art. 2º As Provincias do Brazil, reunidas pelo laço da federação, ficam constituindo os Estados Unidos do Brasil." Leia íntegra Assinam o Decreto nº 1: Marechal Manoel Deodoro da Fonseca, Chefe do Governo Provisorio — S. Lobo — Rui Barbosa — Q. Bocaiuva — Benjamin Constant — Wandenkolk Correia.

1895
Fundação do Clube de Regatas do Flamengo.
O Papa Leão XIII cria a Diocese do Espírito Santo.

1905 - Inauguração da Avenida Central, atual Avenida Rio Branco no Rio de Janeiro.

1908 - Primeira manifestação do Caboclo das Sete Encruzilhadas por intermédio da mediunidade de Zélio Fernandino de Moraes, no distrito de Neves, em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, fundando então a Umbanda.
1911 - Fundação do Clube 15 de Novembro de Campo Bom, no Rio Grande do Sul.
1913 - Fundação do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.
1924 - Fundação do Esporte Clube XV de Novembro de Jaú.
1936 - Mihara (Hiroshima, Japão) recebe estatuto de cidade.

1938 - Fundação do Íbis Sport Club, que é ironicamente chamado de o pior time de futebol do mundo.

1942 - Segunda Guerra Mundial: fim da Batalha de Guadalcanal.
1945 - Venezuela é admitida como Estado-Membro da ONU.

1982 - São realizadas as primeiras eleições diretas no Brasil desde o golpe de 1964 (exceto para presidente).
Em 15 de novembro de 1982 o eleitorado brasileiro foi convocado às urnas para eleger os governadores que administrariam seus estados pelo interregno temporal de quatro anos a contar de 15 de março de 1983 num pleito que envolveu cerca de 70 milhões de eleitores sendo a primeira eleição direta para governador de estado desde os anos 1960. Neste pleito valeu o "voto vinculado": o eleitor teria que escolher candidatos de um mesmo partido para todos os cargos em disputa, sob pena de anular seu voto. No cômputo geral os resultados auferidos pelo governo (PDS) foram semelhantes aos da oposição congregada em quatro partidos (PMDB, PDT, PTB, PT) e tal equilíbrio influenciou a composição do Colégio Eleitoral em 1985. (Quer saber mais?)

1983
Inauguração do Estádio Aderbal Ramos da Silva, a "Ressacada", de propriedade do Avaí Futebol Clube.
O Estado Federado Turco do Chipre se autoproclama República Turca de Chipre do Norte.
1988
Único lançamento do ônibus espacial soviético Buran.
Fundada a TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo em Itabuna, na Bahia.
Yasser Arafat, no exílio, proclama o Estado da Palestina.

1989 - Realizada, em meio às comemorações dos cem anos da República brasileira, a primeira eleição direta à presidência da República no Brasil em quase trinta anos. O resultado é prorrogado para um segundo turno.
A ditadura militar, que durou 21 anos, se encerrou em 15 de março de 1985, com o fim do mandato do general-presidente João Batista Figueiredo, mas o governo que se inicia (Tancredo-Sarney) ainda foi constituído por eleições indiretas, já que a emenda das "Diretas-Já!" havia sido rejeitada pelo Senado em 24 de abril de 1984. Leia meu artigo "O fim da República Militar"  

A primeira eleição direta, em 1989, foi um estelionato eleitoral porque o eleito, Fernando Collor de Mello vendeu uma coisa e entregou outra, sequestrando a poupança nacional e cometendo uma série de desatinos que o levaram à renúncia dois anos depois, para fugir ao impeachment. 

A o caminho de volta à democracia foi doloroso e cheio de tropeços. Primeiro, a rejeição da "Diretas-Já". Depois, as eleições indiretas que escolheram Tancredo Neves como presidente, foram frustradas porque, no dia da posse, Tancredo teve de internar-se no Hospital de Base de Brasília e depois no Instituto do Coração em São Paulo, de onde sairia morto. O remendo foi empossar o vice, José Sarney, no primeiro caso em que o vice assume para substituir um presidente que não foi empossado!

Por fim, nas primeiras eleições indiretas de 1989, o eleitorado fez uma escolha sebastianista, buscando em Collor o "Messias" que viria a resgatar o povo, mas aconteceu justamente o contrário. Foi um aprendizado aos tropeços, aos tombos, um "levanta, sacode a poeira, dá a volta por cima" 

1999
Lançado o site de animais de estimação virtual Neopets.
Fundada a RedeTV!.

2001 - Lançamento do Video game Xbox.

2008 - Concedida anistia política ao presidente brasileiro João Goulart, o único a morrer em exílio após ser deposto pelo golpe de 1964.
João Goulart morreu, oficialmente, vítima de um ataque cardíaco, no município argentino de Mercedes, Corrientes em 6 de dezembro de 1976. Existem, contudo, suspeitas por parte de familiares, colegas de política e outras personalidades de que João Goulart tenha sido assassinado por agentes da Operação Condor. Por decisão da família, não foi realizada autópsia alguma em seu corpo antes de seu sepultamento.
No dia 27 de janeiro de 2008, o jornal Folha de S. Paulo, publicou uma matéria com o depoimento do ex-agente do serviço de inteligência uruguaio Mario Neira Barreiro, que declarou que João Goulart foi envenenado por ordem de Sérgio Fleury, delegado do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS). A autorização teria vindo do presidente da época, Ernesto Geisel (1908-1996).  
Em 15 de novembro de 2008, foi julgado pela Comissão de Anistia Política do Ministério da Justiça o pedido de anistia movido por Maria Teresa. O julgamento ocorreu em caráter de sessão extraordinária e foi realizado durante o 20º Congresso Nacional dos Advogados, em Natal, no Rio Grande do Norte. O pedido foi aprovado e, de acordo com tal, a viúva de Goulart receberá uma pensão mensal de R$ 5.425, valor correspondente ao salário de um advogado sênior, pois Jango era bacharel em Direito. O valor da é retroativo a 1999, o que totaliza R$ 643,9 mil. Maria Teresa também foi anistiada e recebeu uma indenização de R$ 100 mil. (Quer saber mais?)


1316 - Rei João I de França (morre cinco dias depois).
Uma história muito estranha, do recém nascido, que viveu apenas 4 dias e ainda assim conseguiu ser rei da França.

João I de Françacognominado o Póstumo (15 de Novembro - 19 de Novembro de 1316) foi Rei de França, o décimo terceiro da chamada dinastia dos capetianos directos, e também rei de Navarra e conde de Champagne, nos cinco dias em que viveu. Foi o filho póstumo do rei Luís X de França (falecido a 5 de Junho de 1316), pela sua segunda esposa Clemência da HungriaUma estranha história ocorrida alguns anos depois veio lançar o rumor que João não morrera. 

Durante o cativeiro de João II de França (1356-1360) no seguimento da batalha de Poitiers, um homem chamado Giannino Baglioni pretendeu ser o desaparecido rei e herdeiro da coroa. Tentava fazer valer os seus direitos mas foi preso na Provença, tendo morrido no cativeiro em 1363Um livro recente relata esta história. 

Cola di Rienzo terá forjado documentação para atestar que Giannino Baglioni era João o Póstumo, e depois tentado colocá-lo no trono da França a fim de reforçar o seu poder em Roma. Pouco depois do seu encontro em 1354, Cola di Rienzo foi assassinado, e Giannino aguardou dois anos antes de declarar as suas pretensões. Dirigiu-se então à corte da Hungria, onde o rei Luís I, sobrinho da rainha Clemência, o reconheceu como filho de Luís X e da sua tia. 

Em 1360 Giannino deslocou-se a Avinhão, mas o papa Inocêncio VI recusou recebê-lo. Depois de várias tentativas para se fazer reconhecer, foi preso em Nápoles, onde morreu no cárcere em 1363.

1397 - Papa Nicolau V (m. 1455).

1607 - Madeleine de Scudéry, escritora francesa (m. 1701).

1741 - Johann Kaspar Lavater, filósofo alemão (m. 1801).
1738 - William Herschel, astrônomo inglês de origem alemã (m. 1822).

1784 - Jerónimo Bonaparte, rei da Westfália e irmão mais novo de Napoleão Bonaparte (m. 1860).

1874 - Schack August Steenberg Krogh, médico dinamarquês (m. 1949).
1886 - René Guénon, escritor francês (m. 1951).
1887 - Marianne Moore, poetisa norte-americana (m. 1972).

1889 - Manuel II, último rei de Portugal (m. 1932).
D. Manuel II de Portugal (nome completo: Manuel Maria Filipe Carlos Amélio Luís Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis Eugénio de Bragança Orleães Sabóia e Saxe-Coburgo-Gotha) GCNSC (15 de novembro de 18891 – 2 de julho de 1932) foi o trigésimo-quinto e último Rei de Portugal. D. Manuel II sucedeu ao seu pai, o Rei D. Carlos I, depois do assassinato deste e do seu irmão mais velho, o Príncipe Real D. Luís Filipe, a 1 de Fevereiro de 1908. Antes da sua ascensão ao trono, D. Manuel foi duque de Beja e Infante de Portugal. Mais

1891 - Erwin Rommel, militar alemão, conhecido pela alcunha A Raposa do Deserto (m. 1944).

1894 - Osvaldo Aranha, político brasileiro (m. 1960).

1895 - Olga Nikolaevna Romanova, Grã-Duquesa da Rússia (m.1918).
1905 - Annunzio Paolo Mantovani, compositor e maestro italiano (m. 1980).
1906 - Nikkyō Niwano, budista, fundador e primeiro presidente Risho Kossei-kai (m. 1999).
1907 - Claus von Stauffenberg, coronel alemão da II Guerra Mundial (m. 1944).

1915 - Frederico George, arquitecto e pintor português (m. 1994) .

1921 - Ernesto Vidal, futebolista uruguaio (m. 1974).
1921 - Fawzia Fuad do Egito, princesa do Egito (m. 2013).
1923 - Samuel Klein, empresário brasileiro.

1925 - Borjalo, desenhista e cartunista brasileiro, o criador da Zebrinha da Loteria Esportiva (m. 2004).

Borjalo, pseudônimo de Mauro Borja Lopes (Pitangui, 15 de novembro de 1925 — Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2004), foi um desenhista e cartunista brasileiro, conhecido por seus personagens de traços simples (desenhados sem boca e, na maior parte das vezes, sem diálogo). Ficou conhecido fora do Brasil ao ser incluído entre os sete maiores caricaturistas do mundo no Congresso Internacional de Humorismo, em 1955 na Itália, e passou a ter trabalhos publicados no exterior, em veículos como The New York Times e Paris Match. Pouco depois, foi apontado como um dos cinco maiores do mundo por outro mestre do desenho, o romeno naturalizado norte-americano Saul Steinberg.

1931 - Mwai Kibaki, político queniano.
1932 - Petula Clark, cantora, compositora e atriz inglesa.
1940 - Roberto Cavalli, estilista italiano.
1945
Anni-Frid Lyngstad, cantora norueguesa, ex-integrante do grupo ABBA.
Bob Gunton, ator norte-americano.
1951 - Beverly D'Angelo, atriz norte-americana.
1952 - Randy Savage, wrestler norte-americano (m. 2011).
1953 - Ali Kaabi, ex-futebolista tunisiano.
1954
Aleksander Kwaśniewski, político polonês.
Uli Stielike, ex-futebolista e treinador de futebol alemão.
Rejane Goulart, atriz brasileira (m. 2013).

1956
Zlatko Kranjčar, ex-futebolista e treinador de futebol croata.
Celso Fonseca, músico brasileiro.
1958
Leilane Neubarth, jornalista e escritora brasileira.
Óscar "Flaco" Rojas, ex-futebolista chileno.
1962 - Kim Vilfort, ex-futebolista dinamarquês.
1964 - Anthony Ian Berkeley, rapper e produtor musical trinitário (m. 2001).
1965 - Robert Pecl, ex-futebolista austríaco.
1966 - Rachel True, atriz norte-americana.
1967 - Gustavo Poyet, ex-futebolista uruguaio.
1968
Ol' Dirty Bastard, rapper americano e membro do grupo Wu-Tang Clan (m. 2004).
Jennifer Charles, cantora norte-americana.
1970
Franck Rabarivony, ex-futebolista malgaxe.
Patrick Mboma, ex-futebolista camaronês.
1971
Marcelo Faria, ator brasileiro.
Martin Pieckenhagen, ex-futebolista alemão.
Luiz Fernando, ex-futebolista brasileiro.
Darryl Powell, ex-futebolista jamaicano.
1972
Jonny Lee Miller, ator britânico.
Nico Puig, ator brasileiro.
1973
Abdullah Zubromawi, futebolista saudita.
Sydney Tamiia Poitier, atriz norte-americana.

1973 - Fernanda Serrano, modelo e atriz portuguesa.
Fernanda Serrano (Lisboa, 15 de Novembro de 1973) é uma actriz e modelo portuguesa. Modelo desde os quinze anos de idade, estréia-se como actriz ao participar, em Barcelona, na longa-metragem Muere, Mi Vida, de Mar Targarona (1996). Na televisão portuguesa integrou o elenco dos telefilmes Teorema de Pitágoras, de Gonçalo Galvão Telles (2000) e Um Passeio No Parque, de Marie Brand (2000), além de diversas séries e novelas. No teatro, participou na peça Partitura Inacabada de Anton Tchekhov, encenado por Paulo Matos, no Teatro da Trindade. Em 2005 integrou Confissões das Mulheres de 30, no Teatro Armando Cortez. Voltou esporadicamente ao cinema, com os filmes A Bomba (2002) e O Julgamento (2007) de Leonel Vieira e Jaime, de António Pedro Vasconcelos (1999). Foi após Tu e Eu, que Fernanda Serrano começou a sair do ecrã televisivo, devido, primeiramente, à chegada do seu terceiro filho, e segundo, devido ao cancro da mama, que venceu corajosamente. Para festejar o seu regresso à TVI, assinou contrato com a estação televisiva, e integrou o protagonismo de Sedução, no papel de Júlia, a vilã da história.

1974
Sérgio Conceição, ex-futebolista português.
Valdemir Pereira, pugilista brasileiro.
Chad Kroeger, guitarrista e líder da banda Nickelback.
Riccardo Zampagna, futebolista italiano.
1975 - Boris Živković, futebolista croata.
1976
Virginie Ledoyen, atriz francesa.
Mario Galinović, futebolista croata.
Volodymyr Yezers'kyi, futebolista ucraniano.
1979 - Josemi, futebolista espanhol.
1981 - Anderson Andrade, futebolista brasileiro.
1982
Kalu Uche, futebolista nigeriano.
Yaya DaCosta, atriz e modelo norte-americana.

1983
Fernando Verdasco, tenista espanhol.
John Heitinga, futebolista holandês.
Rui Miguel, futebolista português.
1984 - Gemma Atkinson, atriz inglesa.
1985
Jeffree Star, cantor, compositor e estilista norte-americano.
Lily Aldridge, modelo norte-americana.

1986
Sania Mirza, tenista indiana.
Éder, futebolista brasileiro.
1987
Marco Pappa, futebolista guatemalteco.
Bruno Gama, futebolista português.
1988
B.o.B, rapper e produtor musical norte-americano.
Zena Grey, atriz norte-americana.

1991 - Shailene Woodley, atriz norte-americana.
Shailene Diann Woodley (Simi ValleyCalifórnia15 de novembro de 1991) é uma atriz norte-americana. Woodley é mais conhecida por interpretar Amy Juergens na série da ABC FamilyThe Secret Life of the American Teenager e também por ter retratado Kaitlin Cooper, irmã da personagemMarissa Cooper, em 2003, durante a primeira temporada da série da FoxThe O.C..

1992 - Marine Petit, ginasta francesa.
1993
Paulo Dybala, futebolista argentino

Melitina Staniouta, ginasta bielorrussa.
Melitina Staniouta (em bielorrussoМеліціна Дзмітрыеўна Станюта; (Minsk15 de novembrode 1993) é uma ginasta bielorussa que compete em provas de ginástica rítmica. Conquistou uma medalha de prata e uma de bronze no Campeonato Mundial de 2009 em Mie.


1630 - Johannes Kepler, matemático e astrónomo alemão (n. 1571).

1787 - Christoph Willibald Gluck, compositor alemão (n. 1714).

1853 - Maria II, rainha de Portugal (n. 1819).
É a nossa Maria da Glória, filha de D. Pedro I do Brasil (D. Pedro IV de Portugal) e sobrinha de D. Miguel I, que lhe usurpou o trono. 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria II GCNSC (Rio de Janeiro4 de Abril de 1819 — Lisboa,15 de novembro de 1853) foi rainha de Portugal de 1834 a 1853. Era filha do Pedro IV de Portugal (Imperador do Brasilcomo Pedro I) e da arquiduquesa Dona Leopoldina de Áustriae irmã mais velha do imperador Pedro II, imperador brasileiro, também filho de Pedro IV com Leopoldina. Foi cognominada deA Educadora ou A Boa Mãe, em virtude da aprimorada educação que dispensou ao seus muitos filhos. Maria da Glória era loira, de pele muito fina, olhos azuis como a mãe austríaca. Foi a 31ª Rainha de Portugal e dos Algarvesaquando da abdicação do pai, de 1826 a 1828, e de 1834 a 1853.

Índice

  [mostrar
1917 - Émile Durkheim, sociólogo francês (n. 1858).
1919 - Alfred Werner, químico francês (n. 1866).
1921 - James H. Johnson, patinador artístico britânico (n. 1874).
1934 - Alice Liddell, inspiradora do livro Alice no País das Maravilhas (segundo alguns autores, a 16 de Novembro) (n. 1852).
1949 - Nathuram Godse, assassino de Mahatma Gandhi (n. 1910)
1959 - Charles Thomson Rees Wilson, físico escocês (n. 1869).
1964 - Montgomery Wilson, patinador artístico canadense (n. 1909).
1985 - Carlos Spadaro, futebolista argentino (n. 1902).
1991 - Robert McCall, patinador artístico canadense (n. 1958).
1999 - Denise Cerqueira, cantora gospel brasileira (n. 1960).
2000 - Rinaldo Martino, futebolista argentino (n. 1921).

2006 - Ana Carolina Reston, modelo brasileira.
Ana Carolina Reston Macan (Jundiaí, 4 de junho de 1985 — 15 de novembro de 2006) foi uma modelo brasileira. Ficou nacionalmente conhecida por ocasião de sua morte, por complicações decorrentes da anorexia. MAIS

2009 - Antonio de Nigris, futebolista mexicano (n. 1978).
2013 - Karla Álvarez, atriz mexicana (n. 1972).


Proclamação da República do Brasil - Feriado nacional.
Dia de Nossa Senhora do Rocio, Brasil - Padroeira do Paraná
Dia do Esporte Amador, Brasil

Dia do Joalheiro, Brasil

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, Portugal
Dia Nacional da Umbanda (Lei Nº 12.644, de 16 de maio de 2012), Brasil.

Mitologia
Roma antiga: Festival de Feronia, deusa dos bosques e florestas.
Ferônia, deusa do centro da Itália, tinha seus devotos entre o povo humilde dos campos. Era divindade familiar aos lavradores. Os étimos latinos do seu nome indicam a variedade e profundidade dos misteres, levar, trazer, gerar, produzir. Era uma das deusas da colheita, justamente da distribuição dos produtos das safras, com as festas ruidosas.



RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.