terça-feira, 11 de novembro de 2014

Eventos em destaque no dia 12 de novembro de 2014 > Quarta-Feira > Postado na véspera às 3:48 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Mais calor para o Rio de Janeiro

O sol aparece forte e não há previsão de chuva.
Ler noticia
O nível dos dois maiores e principais reservatórios para a abastecimento da Grande São Paulo vem mantendo a tendência de queda nos últimos dias. No dia 11 de novembro, o armazenamento no Cantareira era de 11,1% e o Alto Tietê era de 8,0%. Os dois sistemas baixaram 0,2% em relação ao dia 10 de novembro. O total de chuva acumulado sobre o Cantareira em 11 dias foi de 61,6 mm, o que corresponde a 38% da média histórica de novembro que aproximadamente 161 mm. MAIS

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

12 de novembro de 2014.
316.º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 49 dias para acabar o ano.


1532 - Termina prazo para os moradores de Genebra declararem sua religião, sob pena de terem de abandonar a cidade (ver João Calvino).]
Após a Reforma de Lutero, trazendo por consequência a contra reforma católica e, paralelamente o surgimento de várias outras denominações religiosas, a consolidação dos diversos credos não era mais uma questão de fé, mas de dominação política, ganhando terreno quem conseguisse maior apoio das autoridades em cada localidade. Em Genebra, o Calvinismo, nesse momento era dominante e os que não professassem essa crença, seriam excomungados e obrigados a se retirar da cidade. Mas, a curto prazo, o feitiço virou contra o feiticeiro. Parcela da sociedade influente se insurge contra o facto de um estrangeiro (francês), como Calvino, decidir sobre a excomunhão e expulsão de habitantes naturais de Genebra. As autoridades, perante estes protestos, passam a ser mais críticas para com os líderes protestantes. A 3 de Fevereiro de 1538 são eleitos para as autoridades da cidade de Genebra 4 pessoas que são inimigos de Calvino e dos protestantes. Em Março, estas novas autoridades proíbem Calvino e Farell de se pronunciarem sobre assuntos não religiosos e estes, em contra ataque, negam-se a celebrar a comunhão de acordo com a tradição de Berna. As autoridades dão-lhes três dias para saírem da cidade. Na conjuntura, nenhuma diferença faz a ditadura religiosa imposta pelos calvinistas, já que todas as demais denominações religiosas, inclusive a católica, usavam a instrumentação política numa guerra fria para impor suas idéias e conquistar seus territórios. 
Abaixo, bico de pena com a Genebra no tempo de Calvino (Para ampliar, abra a imagem em página separada).

1548 - Gonçalo de Sousa é autorizado a mandar para ilha do Corvo (Açores) escravos de sua confiança como agricultores e criadores de gado.
1772 - Criada a vila que dará origem ao município de Alcobaça.

1823 - Pedro I do Brasil manda o exército invadir o Plenário da Assembleia Constituinte de 1824, prendendo e exilando diversos deputados.
A crise tornou-se ainda mais séria quando um episódio que normalmente seria completamente ignorado acabou por ser utilizado para fins políticos. Um boticário nascido no Brasil, que também praticava o jornalismo, sofreu agressões físicas por parte de dois oficiais lusitanos que erroneamente acreditavam que ele tivesse sido o autor de artigo injurioso. Os Andradas aproveitaram a oportunidade para alegar que a agressão sofrida pelo boticário fora na realidade um atentado contra a honra do Brasil e do povo brasileiro. Antônio Carlos de Andrada e Martim Francisco de Andrada foram levados sobre os ombros de uma multidão e seguiu-se uma onda de xenofobia antilusitana que acirrou ainda mais os ânimos. A tudo D. Pedro assistiu da janela do Paço Imperial que se encontrava ao lado da "Cadeia Velha", nome do local onde estava se realizando a Constituinte. Os deputados reunidos debateram sobre a proposta do governo e permaneceram em sessão durante a madrugada. Mas no dia seguinte quando Vilela Barbosa retornou a Assembleia para dar explicações sobre a reunião das tropas, alguns deputados gritaram exigindo que D. Pedro I fosse declarado "fora-da-lei". O Imperador ao saber disto, antes mesmo que o ministro do Império retornasse da Assembleia, assinou o decreto dissolvendo a Constituinte. Seis parlamentares foram presos e deportados para Portugal, entre eles os irmãos Andrada. D.Pedro I nomeia um grupo de notáveis que, em 15 dias lhe entrega, para outorga, um novo projeto da Constituição, que o imperador, de imediato, assinou. 
Abaixo, Alegoria do juramento da Constituição de 1824. D. Pedro salva a índia (que representa o Brasil) da ameaça do absolutismo. Para ampliar, abra a imagem em janela separada.

COMPLEMENTO > JOSÉ BONIFÁCIO, A EMINÊNCIA PARDA DO IMPÉRIO
José Bonifácio exerceu uma influência total sobre as opiniões de D. Pedro, sendo o artífice do movimento da Independência em 1822. Exercendo seu poder de mando, o Imperador se viu na contingência de prendê-lo para mostrar a própria autoridade mas, em 1831, quando D. Pedro abdicou e se foi para Portugal, não teve dúvidas em nomear José Bonifácio como preceptor de seu filho, o príncipe D.  Pedro (mais tarde, D. Pedro II), por não ter outro elemento de confiança a quem confiar tamanha responsabilidade. E não foi em vão. Oito anos mais tarde, induziu o pequeno príncipe a manifestar seu desejo de antecipar a maioridade e assumir o trono, com as palavras: "Sim, eu quero!." Se o Primeiro Império se fez por arquitetura de Bonifácio, o Segundo Império também foi arquitetado por ele. Mais

1864 - Guerra do Paraguai: o vapor paraguaio Tacuari apresou o navio brasileiro Marquês de Olinda, que subia o rio Paraguai rumo à então Província de Mato Grosso.

1906 - 14-Bis volta a voar, desta vez percorrendo uma distância de 220 metros em 21,5 segundos.

1911 - Inaugurada e solenemente consagrada a Igreja Matriz de Santo Amaro da Imperatriz (Santa Catarina, Brasil).

1927 - O Holland Tunnel abre como primeira via para automóveis cruzando o Rio Hudson entre Nova Jérsei e Nova Iorque.

1927 - Trotski é expulso do Partido Comunista Soviético.

1930 - Fundação do Clube Desportivo das Aves.
1956 - Marrocos, Sudão e Tunísia são admitidos como Estados-Membros da ONU.
1976 - São realizadas as primeiras eleições autárquicas de Portugal(veja também I Governo Constitucional de Portugal).

1979 - A sonda Voyager 1 passa a 7000 quilômetros do satélite Titã.
Titã (ou Saturno VI) é o maior satélite natural de Saturno e o segundo maior de todo o sistema solar, depois de Ganímedes, tendo quase uma vez e meia o tamanho da Lua. Os cientistas usaram os dados da Voyager para resolver um debate sobre se Titã tinha uma atmosfera fina ou espessa, descobrindo que Titã era coberto por uma espessa camada de hidrocarbonetos com uma atmosfera rica em nitrogênio. A descoberta levou os cientistas a preverem que Titã poderia ter mares de metano líquido e ter etano na superfície. (Quer saber mais?) > Abaixo, concepção artística da superfície de Titã.

1982 - Yuri Andropov é eleito Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética.
1991 - Timor-Leste: o exército indonésio dispara sobre manifestantes que homenageavam um estudante morto pela repressão no cemitério de Santa Cruz, em Díli.

1993 - Última unidade do Chevrolet Chevette sai da linha de montagem.

2001 - Um avião da American Airlines cai no bairro do Queens, em Nova Iorque, matando todos seus 260 passageiros e tripulantes e cinco pessoas no solo.
2002 - Bolsa de Mercadorias e Futuros do Brasil passa a centralizar atividades de registro, compensação e liquidação de operações com títulos públicos e privados de renda fixa antes realizadas pela FEBRABAN e Centralclearing de Compensação e Liquidação S/A.

2011 - Silvio Berlusconi renuncia ao cargo de premiê da Itália.


1615 - Richard Baxter, líder puritano inglês (m. 1691).

1746
Jacques Charles, químico francês (m. 1823).

1746 - Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (m. 1792).

1817 - Bahá'u'lláh, profeta persa e fundador da Fé Bahá'í (m. 1892).

1833 - Aleksandr Borodin, compositor e químico russo (m. 1887).

1840 - Auguste Rodin, escultor francês (m. 1917).
Auguste Rodin (Paris, 12 de novembro de 1840 — Meudon, 17 de novembro de 1917) foi um escultor francês. Nascido François-Auguste-René Rodin, as primeiras esculturas de Rodin foram feitas na cozinha de sua mãe, com massa que ela usava para fazer pão. Aos 14 anos, aquele que seria um dos escultores mais geniais da história da arte, já tinha aulas numa pequena academia. Em pouco tempo foi aceito na Escola de Artes Decorativas, sob a orientação de Boisbaudran e de Barye. Ingressou depois na Academia de Belas-Artes, onde conheceu os escultores Carpeaux e Dalou. A exemplo do que tantas vezes aconteceu com os grandes artistas, a primeira obra de Rodin, O Homem de Nariz Quebrado(1864), não foi aceita no Salon de Paris. A justificativa do júri foi que a obra era um esboço, uma coisa inacabada. Paradoxalmente, toda a criação do escultor se basearia no conceito de "non finito". Suas obras mais célebres, O Beijo, que faz parte de uma série de esculturas realizadas para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, O Pensador, da mesma série, e o retrato de Balzac confirmam isso. Tem hoje um museu em Paris dedicado as suas obras e vida (o Musée Rodin), situado no Hôtel Biron, ao lado do Hôtel des Invalides, túmulo de Napoleão. Rodin teve como assistente a escultora Camille Claudel, com quem desenvolveu um romance e cujos trabalhos são muitas vezes confundidos com os de Rodin. Camille acreditava que Rodin queria se apropriar dos seus trabalhos. À época, foi considerada insana e terminou seus dias internada em um manicômio.  Rodin conquistou fama em vida, e suas obras chegaram a ser as mais apreciadas no mercado de arte europeu e americano. Hoje em dia encontram-se nos museus mais importantes do mundo.

Abaixo, "O Beijo" de Rodin e "O Abandono" de Camile Claudel, mostrando a grande afinidade artística entre os dois estilos.



1842 - John William Strutt, matemático e físico inglês (m. 1919).
1850 - Mikhail Chigorin, enxadrista russo (m. 1908).
1890 - Lily Kronberger, patinadora artística hungara (m 1974).
1915 - Roland Barthes, escritor, sociólogo, crítico literário, semiólogo e filósofo francês (m. 1980).
1921 - Lucilo Varejão Filho (m. 2010 - Professor, escritor, membro da Academia Pernambucana de Letras.

1929 - Grace Kelly, atriz norte-americana e princesa de Mônaco (m. 1982).

1934 - Charles Manson, criminoso norte-americano.
1940 - Bruno Tolentino, poeta brasileiro (m. 2007).
1941 - João Nogueira, cantor e compositor brasileiro (m. 2000).

1942 - Paulinho da Viola, violonista e compositor brasileiro.

1945 - Neil Young, cantor canadense.
1948 - Otepa Kalambay, ex-futebolista congolês.
1949 - Cândida Branca Flor, cantora portuguesa (m. 2001).
1952 - Ernie Fletcher, político norte-americano.
1956 - Francisco Louçã, político português.

1958 - Megan Mullally, atriz norte-americana.
Megan Mullally (Los AngelesCalifórnia12 de Novembro de 1958) é uma premiada atriz norte-americana conhecida, entre outros, pelo papel de Karen Walker na série de televisão Will & Grace.


1959 - Cristina Prochaska, atriz brasileira.
Cristina Prochaska (São Paulo, 12 de novembro de 1959) é atriz e jornalista brasileira. Começou a carreira como repórter na TV Bandeirantes, e posteriormente foi apresentadora do telejornal de empreendedorismo Pequenas Empresas, Grandes Negócios, da Rede Globo, repórter especial do Fantástico e Vídeo Show, na mesma emissora, na qual também atuou em diversas telenovelas.

1961
Nadia Comăneci, ex-ginasta romena.
Enzo Francescoli, ex-futebolista uruguaio.

1963 - Sula Miranda, cantora brasileira.  OUÇA

1964 - Thomas Berthold, ex-futbolista alemão.
1967 - Takuya Takagi, ex-futebolista japonês.
1970
Craig Parker, ator neozelandês.
Harvey Stephens, ator britânico.
Tonya Harding, ex-patinadora artística americana.
1971 - Wendy Divine, atriz norte-americana.
1972
Reynaldo Gianecchini, ator brasileiro.
Vassilios Tsiartas, ex-futebolista grego.
1973 - Ibrahim Ba, ex-futebolista franco-senegalês.
1974
Tyrone Marshall, futebolista jamaicano.
Alessandro Birindelli, futebolista italiano.
Lourdes Benedicto, atriz norte-americana.

1975
Dario Šimić, futebolista croata.
Edvin Murati, futebolista albanês.
Jason Lezak, nadador americano.
1976
Mirosław Szymkowiak, ex-futebolista polonês.
Alin Minteuan, futebolista romeno.
1977 - Benni McCarthy, futebolista sul-africano.
1978
Eric Addo, futebolista ganês.
Mista, futebolista espanhol.

1978 - Alexandra Maria Lara, atriz romena.
Alexandra Maria Lara (Bucareste12 de novembro de 1978) é uma atriz romena. Seu filme mais conhecido é Der Untergang (A Queda), no qual ela protagonizou Traudl Junge, secretária de Adolf Hitler e autora do livro que deu origem ao roteiroSeu papel mais famoso, e que a conduziu ao reconhecimento internacional, é o de Traudl Junge, a secretária de Adolf Hitler, interpretado por Bruno Ganz, no filme Der Untergang (br: A Queda), indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Devido a seu desempenho convincente no filme, recebeu elogios de Francis Ford Coppola, que escreveu para ela um papel em 2007Alexandra Maria Lara também atuou no filme Control (2007), sobre a vida de Ian Curtis, vocalista da banda britânica Joy Division, no qual fez o papel de amante do cantor. Em 2008 foi membro do júri no Festival de Cannes. No mesmo ano, voltou a atuar ao lado de Ganz em The Reader e em Der Baader Meinhof Komplex, no papel da guerrilheira Petra Schelm, uma das integrantes do grupo terrorista, morta a tiros na Alemanha dos anos 70.


1979 - Cote de Pablo, atriz chilena.
1980
Ryan Gosling, ator canadense.
Benoît Pedretti, futebolista francês.
Gustaf Skarsgård, ator sueco.
1981
Dani Calabresa, humorista brasileira.
Leonardo Talamonti, futebolista argentino.
D.J. Campbell, futebolista inglês.
Marcel, futebolista brasileiro.
Sergio Floccari, futebolista italiano.
1982
Óscar González, futebolista espanhol.
Charles Kazlauskas, futebolista norte-americano.
Mikele Leigertwood, futebolista antíguo (Das ilhas Antigua e Barbuda).

1982 - Anne Hathaway, atriz estadunidense (O Diabo Veste Prada).
Anne Jacqueline Hathaway (Nova Iorque12 de novembro de 1982), é uma atriz de cinema eteatro norte-americanaAnne Hathaway estudou no Paper Mill Playhouse de Nova Jérsei e no programa inaugural pré-curricular de verão do Collaborative Arts Project, que é afiliado à Universidade de Nova York. Entre as produções nas quais atuou no Paper Mill estão GigiJane Eyre e "Life on Earth". Interpretou a princesa Winifred em Once Upon a Mattress, pela qual foi indicada ao prêmio de melhor atuação feminina estudantil do Paper Mill. Seu estilo de atuação tem sido comparado aos de Judy Garland e Audrey Hepburn e ela cita Hepburn como sua atriz favorita e Streep como seu ídolo. A revista People considerou-a uma das revelações de 2001 e em 2006, ela foi eleita uma das cinquenta pessoas mais bonitas do mundo. Abaixo, em uma cena de "O Diabo Veste Prada".

1983
Alfonso De Lucia, futebolista italiano.
Carlton Cole, futebolista inglês.
Rrahman Hallaci, futebolista albanês.
1984
Omarion, cantor e ator estadunidense.
Conrad Rautenbach, piloto zimbabuano de ralis.
Zelão, futebolista brasileiro.
1985 - Adlène Guedioura, futeoblista argelino.
1986
Nedum Onuoha, futebolista anglo-nigeriano.
Ignazio Abate, futebolista italiano.
Vasco Fernandes, futebolista português.
1989 - Agenor, futebolista brasileiro.


  607 - Papa Bonifácio III (n. 540).
  655 - Papa Martinho I (n. 590).
1035 - Rei Canuto, o Grande da Dinamarca, Inglaterra e Noruega (n. circa 995).
1746 - Georg Steller, naturalista e explorador alemão (n. 1709).

1914 - Augusto dos Anjos, poeta brasileiro (n. 1884).

1956 - Juan Negrín, primeiro-ministro da Espanha (n. 1889).
1965 - Paul Hermann Müller, vencedor do Nobel da Medicina em 1948 (n. 1899).
1986 - Ria Baran, patinadora artística alemã (n. 1922).
1999 - El Pescaílla, músico e cantor espanhol (n. 1926).
2005 - Eddie Guerrero, wrestler norte-americano (n 1967).
2007 - Ira Levin, escritor, dramaturgo e autor de letras de canções estado-unidense (n. 1929).
2013 - Sérgio Grilo,ator português (n. 1973). 


São Josafá Kuncewycz, bispo e mártir (para a Igreja Católica)

Dia do Fluminense Football Club, segundo a Lei Estadual nº 5094 de 27 de setembro de 2007 (Rio de Janeiro, Brasil)
Dia dos supermercados (Brasil)
Dia do diretor de escola (Brasil)
Fundação do Município de Realeza (Paraná) - Paraná

Diwali - Festival das Luzes, na Índia
Diwali (também transcrito do Deepavali ou Deepawali) é uma festa religiosa hindu, conhecida também como o festival das luzes. Durante o Diwali, celebrado uma vez ao ano, as pessoas estreiam roupas novas, dividem doces e lançam fogo de artifício. Este festival celebra o assassinato deNarakasura, o que converte o Diwali num evento religioso que simboliza a destruição das forças do mal. O Diwali é um grande feriado indiano, e um importante festival para o hinduísmo, o sikhismo, o budismo e o jainismo. Muitas lendas são associados a Diwali. O feriado é atualmente comemorado pelos hindus, sikhs e jains em todo o mundo como o festival das luzes, onde as luzes ou lâmpadas significam a vitória do bem sobre o mal dentro de cada ser humano. Diwali é comemorado no primeiro dia do mês lunar Kartika, que ocorre no mês de outubro ou novembro.


VEJA MAIS NO GOOGLE IMAGENS


RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.