segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Eventos em destaque no dia 11 de novembro de 2014 > Terça-Feira > Postado na véspera às 4:02 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014



Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Reuso da água pode trazer economia de até 30%

A procura vem crescendo no Brasil. Conheça as vantagens da utilização do sistema.
Ler noticia

Grandes volumes de chuva sobre a Bahia
A presença a frente fria e a grande organização da chuva, vai provocar grandes volumes acumulados na maior parte do Estado da Bahia ao longo dos próximos 15 dias. Até o fim da semana, a previsão é de céu carregado e pancadas de chuva acontecendo ao longo do dia. Não estão descartados os temporais. Até mesmo Recôncavo Baiano terá tem instável e chuva constante já a partir da tarde da terça-feira (11). MAIS

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

11 de novembro de 2014.
315.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 50 dias para acabar o ano.


308 - Congresso de Carnunto: com o intuito de pacificar o Império Romano, os líderes da tetrarquia declaram Maxêncio como Augusto e, Constantino I, seu rival, como César (imperador menor da Bretanha e da Gália).

Qual a diferença entre AUGUSTO e CÉSAR? 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Augusto é uma palavra de origem latina que, fazendo parte do nome dos imperadores romanos, tinha o significado de majestade ou venerável. Nesta acepção, o cognome Augusto servia para identificar a pessoa na qual se concentravam os vários ramos do poder, num regime absolutista .
Durante o período da tetrarquia, o Império Romano estava na mão de quatro imperadores, dois dos quais chamados de augustos (os mais poderosos) e dois a estes subordinados chamados de césares.
César (plural Césares), em latimCæsar (plural Cæsares), é um título imperial. Deriva do cognome de Caio Júlio César, o ditador de Roma. A transformação do nome de família em título imperial pode ser datada aproximadamente em 68 / 69 d.C., o chamado "Ano dos quatro imperadores".
Na sua forma original, o título foi usado no Império Romano, no Império Bizantino e no Império Otomano (qaysar-ı Rum, "César dos Romanos") era um dos títulos do Sultão.
A variante "Czar" foi utilizada no Império Búlgaro (913 - 10181185 - 1442), na Bulgária (1908 - 1946), no Império Russo e na Sérvia (1346 - 1371). No Império AustríacoImpério Austro-Húngaro e Império Alemão, o título teve a forma de kaiser (do grego Καίσαρ (Kaisar).
No uso comum, o termo pode ser usado como sinônimo de imperador.
Na tetrarquia de Diocleciano, César era um título que correspondia aos imperadores juniores, assistentes dos Augustos. Esse título era usado pelos juniores em razão do título de Augusto ser ainda associado diretamente aos deuses e ao ato de Apoteose.

1417 - O Concílio de Constança elege Martinho V como Papa pondo fim ao Grande Cisma do Ocidente.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Entre 1309 e 1377, a residência do papado foi alterada de Roma para Avinhão, na França, pois o Papa Clemente V foi levado (sem possibilidade de debate) pelo rei francês para residir em Avinhão. Em 1378, o Papa Gregório XI voltaria para Roma, onde faleceria. A população italiana desejava que o papado fosse restabelecido em Roma. Foi então eleito o Urbano VI, de origem italiana. No entanto, ele demonstrou ser um papa muito autoritário, de modo que uma quantidade considerável do Colégio dos Cardeais, anularia a sua votação e foi realizado um novo conclave, sendo eleito Clemente VII, que passou a residir em Avinhão. Iniciara-se assim o Cisma, em que o Papa residia em Roma e o Antipapa residia em Avinhão, reclamando ambos para si o poder sobre a Igreja Católica. Posteriormente, surgiria outro Antipapa em Pisa. O cisma terminou no Concílio de Constança em 1417, quando o papado foi estabelecido definitivamente em Roma.Grande Cisma do OcidenteCisma Papal ou simplesmente Grande Cisma foi uma crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417.

Índice

  [mostrar

1528 - Frei Bartolomeu dos Mártires entra para a Ordem Dominicana.

1630 - Brasil Império > Journée des dupes (Dia dos Logrados).
Journée des dupes (Dia dos Logrados em francês) é uma alusão à  data de 11 de novembro de 1630, assim chamada por terem sido desiludidos em sua expectativa de derrubar o Cardeal de Richelieu, primeiro-ministro da França, os inimigos deste, especialmente Maria de Médicis e Ana de Áustria. 

No Brasil, Journée des dupes é tido como 7 de abril de 1831, quando a abdicação de D. Pedro I provocou um vazio político no país, acirrando a disputa pelo poder entre as duas principais correntes do Império: liberais exaltados e liberais moderados. O grupo dos exaltados era formado, principalmente, pelas camadas médias urbanas, enquanto que os moderados eram constituídos pelos representantes da aristocracia rural. Essas duas correntes políticas compunham o chamado Partido Brasileiro, e tinham-se aliado para derrubar D. Pedro do poder e, com ele, os absolutistas do Partido Português, seus aliados. A abdicação pode ser considerada como a derrota desse grupo e a vitória da oposição, que era constituída por diferentes grupos sociais, cada um deles com seus próprios objetivos. Saiba mais 

Na imagem abaixo: O príncipe D. Pedro tinha 6 anos de idade, quando D. Pedro I abdicou do trono em seu favor. Ao acordar, pela manhã, o pai já havia se retirado para o navio e ele pediu à aia para que o ajudasse a escrever uma carta de despedida, prontamente respondida pelo ex-imperador.

1799 - Alexander von Humboldt observa uma extraordinária chuva de meteoros (as Leônidas), que constitui o ponto inicial da percepção da periodicidade do fenômeno.
1889 - Washington torna-se o 42º estado norte-americano.
1897 - Caso Dreyfus: Mathieu Dreyfus, o irmão de Alfred, descobre que Charles-Ferdinand Walsin Esterhazy foi o verdadeiro culpado (um senhor Castro reconheceu no bordereau a assinatura de um seu cliente).
1918
Assinado o armistício de Compiègne que dá fim à Primeira Guerra Mundial.
Independência da Polônia.
1940
Segunda Guerra Mundial: na Batalha de Taranto, aviões decolam de um porta-aviões britânico para atacar a frota Italiana no porto de Taranto.

1940 > Inicia-se a produção do Jeep no Brasil, pela Willys-Overland Company.

1941 - Conferência do Potengi celebrada na estação de passageiros Rampa, na presença dos presidentes Roosevelt e Vargas.
1942
É fundado o Colégio Afonso Pena em Santos (litoral paulista/brasileiro).
Segunda Guerra Mundial: As forças alemães ocupam o Sul de França (Vichy).

1951 - Juan Perón é reeleito presidente da Argentina.

1955 - Raízes do Golpe de 1964: golpe para evitar a posse do presidente Juscelino Kubitschek. O Cruzador Tamandaré tenta partir do Rio de Janeiro para Santos a fim de se integrar ao grupo de conspiradores. General Lott consegue neutralizar o ato de insubordinação.
Carlos Coimbra da Luz, presidente da Câmara Federal, registrou um feito jamais conseguido por qualquer um dos presidentes da República no Brasil: ficou no poder por apenas quatro dias. Com efeito, assumindo o governo no dia 8 de novembro de 1955, permaneceu Presidente, também, nos dias 9, 10 e 11, quando teve de renunciar, por haver-lhe faltado, literalmente, terra aos pés. Instalou um governo de emergência no Cruzador Tamandaré, mas não conseguiu aportar em Santos, onde pretendia permanecer, valendo-se do apoio que lhe foi dado pelo Governador de São Paulo, Jânio da Silva Quadros. Também não pôde voltar ao Rio de Janeiro, para reinstalar-se no Catete, pois tropas do Exército dominavam a cidade. Golpe ou contragolpe? Essa foi a discussão apaixonada que envolveu todos os setores da vida pública por vários meses, indo repercutir no Supremo Tribunal Federal. Coube a este julgar, não o impedimento a Carlos Luz, que era um substituto eventual à Presidência, mas outro fato mais grave, ocorrido dez dias depois, quando o Presidente efetivo, João Fernandes Café Filho, foi sitiado em seu apartamento e impedido de retomar as atividades, após a alta que lhe foi dada por uma junta médica, declarando-o restabelecido do enfarte de que fora acometido. A grave crise, que atravessou o mês de novembro e prolongou-se até a posse de Juscelino Kubitschek de Oliveira, em 1º de fevereiro de 1956, pôs à mostra um poder político-militar momentaneamente dividido, mas que, anos mais tarde, voltaria a se unir para realizar, desta vez com sucesso, o movimento de 31 de março de 1964.
(Leia meu artigo "Carlos Luz - Quatro dias de glória" no livro "Brasil - Cem Anos de República).  (Paulo Victorino)

Abaixo, o Presidente Café Filho é capa da revista americana "Time".



1958 - Adoção da bandeira atual da cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará, idealizada por Isac Correia do Amaral.
1966 - Lançamento da última missão do Projeto Gemini: a Gemini XII.
1975 - Independência de Angola.
1976 - O grupo Kiss lança o álbum Rock´n´Roll Over.
1977 - É fundado o Nilópolis Futebol Clube.
1981 - Antígua e Barbuda são admitidas como Estado-Membro da ONU.

1986 - Em Salvador, é inaugurado o Barradão, de propriedade do Esporte Clube Vitória.

1994 - O Partido Trabalhista do Brasil (PT do B) obtém seu registro definitivo.


1154 - Sancho I de Portugal (m. 1212).
1493 - Paracelso, físico suíço (m. 1541).

1579 - Frans Snyders, pintor flamengo (m. 1657).

1642 - André-Charles Boulle, mestre de marqueteria do estilo Luís XIV (m. 1732).
André-Charles Boulle (Paris, França, 11 de Novembro de 1642 — Paris, França, 28 de Fevereiro de 1732), desenhou e produziu mobiliário para a corte de Luís XIV como mestre de ebanisteria (marcenaria fina), ficando principalmente famoso pelo seu trabalho de marqueteria de alta qualidade (mosaico ornamental composto por diferentes materiais). A inovação introduzida nesta técnica, já anteriormente existente, é a utilização de novos materiais em combinação com uma perfeita execução da técnica. As peças de Boulle, além de utilitárias, são verdadeiras peças de joalharia, não só pelo detalhe e requinte dos padrões decorativos, como também pela utilização de valiosos materiais. O estilo das suas peças de mobiliário, formalmente dentro do estilo decorativo Luís XIV (Barroco), influenciou a estética por toda a Europa, dando nome ao que ficou conhecido como o estilo boulle (também marquetaria boulle outécnica boulle). (Para ampliar a imagem, abra-a em janela separada)

1729 - Louis Antoine de Bougainville, explorador francês (m. 1811).
1743 - Carl Peter Thunberg, botânico sueco (m. 1828).
1748 - Carlos IV de Espanha (m. 1819).
1791 - Josef Munzinger, político suíço (m. 1855).

1821 - Fiódor Mikháilovitch Dostoiévski, escritor russo (m. 1881).

1855 - Mouzinho de Albuquerque, militar português.

1863 - Paul Signac, pintor francês (m. 1935).

1864 - Alfred Hermann Fried, jornalista e ativista austríaco, vencedor do Nobel da Paz em 1911 (m. 1921).
1869 - Vítor Emanuel III, Rei de Itália (m. 1947).
1885 - George S. Patton, general estadunidense (m. 1945).

1888 - Johannes Itten, pintor, professor e escritor suíço, associado com a escola Bauhaus (m. 1967).
Johannes Itten (11 de Novembro de 1888, Süderen-Linden, Suíça; — 27 de Maio de 1967, Zurique) foi um pintor, professor e escritor suíço associado à escola Bauhaus. Em suas pesquisas desenvolveu o disco de cores, que ainda hoje permite descobrir combinações harmoniosas entre cores (os sete contrastes de cor). Quanto à Escola de Bauhaus, Staatliches-Bauhaus (literalmente, casa estatal da construção ou "casa construída" - há controvérsias quanto a tradução - mais conhecida simplesmente por Bauhaus) foi uma escola de designartes plásticas earquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.(Quer saber mais?)  > Na imagem abaixo, o círculo de cores de Johannes Itten.

1893 - Paul van Zeeland, político belga (m. 1973).
1894 - Beverly Bayne, atriz norte-americana (m. 1982).
1904 - Benedicto Lopes, piloto brasileiro de automobilismo (m. 1989).
1909 - Robert Ryan, ator norte-americano (m. 1973).
1914 - Victor Nunes Leal, jurista brasileiro.
1925
Euclides Neto, advogado, político e "escrevedor" brasileiro (m. 2000).
Jonathan Winters, ator, roteirista e comediante norte-americano (m. 2013).
Kalle Svensson, futebolista sueco (m. 2000).
Arne Månsson, futebolista sueco (m. 2003).
1926
Noah Gordon, escritor estadunidense.
Maria Teresa de Filippis, ex-automobilista italiana.
1928 - Carlos Fuentes, escritor mexicano (m. 2012).
1933 - Keiko Ikeda, ex-ginasta japonesa.
1934 - Blagoja Vidinić, futebolista e treinador de futebol macedônio (m. 2006).
1935 - Bibi Andersson, atriz sueca.
1937 - Vittorio Brambilla, ex-piloto italiano de Fórmula 1 (m. 2001).
1939 - Abdelmajid Lakhal, cineasta e ator tunisiano (m. 2014).

1941 - Alexandre Garcia, jornalista brasileiro.
Alexandre Eggers Garcia (Cachoeira do SulRS11 de novembro de 1940) é um jornalista,apresentadorcomentarista de telejornaiscolunista político e conferencista brasileiroAlexandre Garcia foi diretor de jornalismo da Rede Globo de Brasília de 1990 a 1995. Na sucursal, acompanhou a posse de Fernando Collor na presidência e a decretação do Plano Brasil Novo. Dos estúdios da emissora, junto com Joelmir BettingPaulo Henrique Amorim e Lilian Witte Fibe, tentou esclarecer as dúvidas dos telespectadores com relação ao plano econômico do governo. Na cobertura da ECO-92, veio para o Rio de Janeiro cobrir o evento no Riocentro. Em 1993, estreou no Jornal da Globo como comentarista político. Acompanhou também o processo de impeachment do presidente Collor, a implementação do Plano Real e as eleições de Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998. Desde os primórdios quando era jornalista na TV Manchete, até os dias atuais na Globo, acompanhou uma parte importante da história brasileira contemporânea. (Quer saber mais?) 

1942 - Zé Katimba, sambista brasileiro.
1945
Daniel Ortega, presidente da Nicarágua.
Chris Dreja, guitarrista inglês (The Yardbirds, Box of Frogs).
1952
Saulo Laranjeira, ator, compositor e intérprete brasileiro.
Benedito de Assis da Silva, futebolista brasileiro (m. 2014).
Kama Sywor Kamanda, poeta e romancista congolês.
1953 - Andrés Manuel López Obrador, político mexicano.
1954 - Claudio Marangoni, ex-futebolista argentino.
1956 - José Luis Brown, ex-futebolista argentino.
1959 - Marcelo Costa, baterista e percussionista brasileiro.
1960
Stanley Tucci, ator e diretor norte-americano.
Marcel Koller, ex-futebolista e treinador de futebol suíço.

1962 - Demi Moore, atriz estadunidense.
Demi Moore (nome artístico de Demi Gene Guynes; Roswell, 11 de novembro de 1962) é uma atriz norte-americana. Demi Moore teve uma dura infância. Seu pai, Charles Harmon, deixou sua mãe pouco antes de Demi nascer, depois de um efêmero casamento de dois meses. Sua mãe, Virginia casou-se com Danny Guynes, um vendedor de anúncios, devido a isto a família trocava frequentemente de local. Demi cresceu num ambiente turbulento e teve que conviver com uma infância pobre, alcoolismo na família, divórcio e o suicídio de seu padrasto quando tinha apenas 18 anos. Uma influência positiva na sua vida para se tornar atriz foi de uma vizinha que também viria a fazer sucesso, Nastassja Kinski. Sua estréia no cinema foi com o filme Choices, de 1981. Passou um tempo no Brasil quando filmou Feitiço no Rio em 1984, com o ator Michael Caine. Foi escolhida pelo diretor Joel Schumacher para o papel de uma viciada em cocaína no filme O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985), o filme e o ambiente favorável junto com outros atores de ponta como Rob Lowe, causou uma reviravolta na sua vida. O filme que lhe deu fama mundial foi Ghost - Do Outro Lado da Vida, contracenando com Patrick Swayze.



1964 - Calista Flockhart, atriz norte-americana.
1967
Gil de Ferran, ex-piloto automobilístico brasileiro (nascido francês).
Frank John Hughes, ator norte-americano.
1968 - Diego Fuser, ex-futebolista italiano.
1969
Rubén Ruiz Díaz, ex-futebolista paraguaio.
Bismarck, ex-futebolista brasileiro.
1970 - Fahad Al-Mehallel, ex-futebolista saudita.
1971 - Goran Đorović, ex-futebolista sérvio.
1972 - Adam Beach, ator canadense.

1974 - Leonardo DiCaprio, ator norte-americano.
Leonardo Wilhelm DiCaprio (Los Angeles, 11 de novembro de 1974) é um ator norte-americano. Começou sua carreira aparecendo em comerciais de televisão. Participou do Clube do Mickey, que também revelou outros astros do show business dos Estados Unidos. DiCaprio nunca foi muito bom aluno, principalmente em matemática, pois tinha bastante dificuldade de concentração. Os pais se separaram quando ainda era bebê e sua avó materna, a alemã Helen Idenbirkin, ajudou muito em sua criação. Tem ascedência italiana por parte de pai (sobrenome DiCaprio) e germano-eslava por parte de mãe. O filme que marcou sua carreira foi "Titanic", em 1997.

1975
Angélica Vale, atriz e cantora mexicana.
Gláucio, ex-futebolista brasileiro.
Bastian Reinhardt, ex-futebolista alemão.
1977
Jeovânio, futebolista brasileiro.
Maniche, ex-futebolista português.
Éric Chelle, futebolista malinês.
1978
Erik Edman, futebolista sueco.
Jevgēņijs Saproņenko, ginasta letão.
1981
Bruno Fogaça, futebolista brasileiro.
Guilherme, grão-duque herdeiro de Luxemburgo.

1981 - Natalie Glebova, modelo canadense de origem russa.
Natalie Glebova (Tuapse, 11 de novembro de 1981) é uma modelo e rainha da beleza canadense, nascida na Rússia. Foi coroada Miss Universo 2005, no concurso realizado em Bangkok, Tailândia, em 31 de maio daquele ano. 


1983
Telmário de Araújo Sacramento, futebolista brasileiro.
Philipp Lahm, futebolista alemão.
Arouna Koné, futebolista marfinense.
Betão, futebolista brasileiro.
1985 - Dwain Murphy, ator norte-americano.
1986
Vítor Vinha, futebolista português.
Gilbert Meriel, futebolista taitiano.
1987 - Ernandes, futebolista brasileiro.
1988 - Kyle Naughton, futebolista inglês.
1989
Ibai Gómez, futebolista espanhol.

1989 - Stephanie Gardner, patinadora artística brasileira.
Stephanie Gardner (Brasil, Rio de Janeiro, 11 de novembro de 1989) é uma patinadora artística, modelo e apresentadora de tv brasileira. Ela foi a primeira patinadora brasileira a disputar uma competição mundial da ISU. Foi convidada e apresentou o A Casa É Sua na RedeTV durante 3 meses no ano de 1995, porem foi tirada do ar por baixa audiencia.

1990 - Georginio Wijnaldum, futebolista holandês.

1991 - Christa B. Allen, atriz norte-americana.

1992 - Bruna Linzmeyer, atriz brasileira.


1130 - Teresa de Leão (n. 1080).
1811 - Tenreiro Aranha, escritor brasileiro (n.1769).
1855 - Søren Kierkegaard, filósofo dinamarquês (n. 1813).

1861 - Rei Pedro V de Portugal (n. 1837).
D. Pedro V de Portugal (nome completo: Pedro de Alcântara Maria Fernando Miguel Rafael Gonzaga Xavier João António Leopoldo Victor Francisco de Assis Júlio Amélio de Saxe-Coburgo-Gotha e Bragança; 16 de Setembro de 1837 — 11 de Novembro de 1861), cognominado O Esperançoso, O Bem-Amado ou O Muito Amado, foi Rei de Portugal de 1853 a 1861. (Wiikipedia) 

D Pedro V era o filho mais velho da Rainha D.Maria II (a nossa Mária da Glória) e do seu consorte D.Fernando II. Portanto, era neto de D. Pedro I do Brasil, bisneto de D. João VI e trineto de D. Maria I (Dona Maria A Louca).

1880 - Edward "Ned" Kelly, fora-da-lei australiano.

1917 - Liliuokalani, última rainha havaiana (n. 1838).

1919 - Eduardo das Neves, compositor e violonista brasileiro (n. 1874).
1958 - André Bazin, crítico e teórico de cinema francês (n. 1918).
1973 - Artturi Ilmari Virtanen, químico finlandês (n. 1895).
2003 - Jonathan Brandis, ator norte-americano (n. 1976).

2004 - Yasser Arafat, presidente da Autoridade Palestiniana (n. 1929).

2012 - Marcos Paulo, ator e diretor de televisão e de cinema brasileiro (n. 1951).


Angola
Dia da Independência
No dia 10 de Novembro de 1975, o Alto Comissário e Governador-Geral de Angola, almirante Leonel Cardoso, em nome do Governo Português, proclamou a independência de Angola, transferindo a soberania de Portugal, não para um determinado movimento político mas sim para o “Povo Angolano”, de forma efectiva a partir de 11 de Novembro de 1975: "E assim Portugal entrega Angola aos angolanos, depois de quase 500 anos de presença, durante os quais se foram cimentando amizades e caldeando culturas, com ingredientes que nada poderá destruir. Os homens desaparecem, mas a obra fica. Portugal parte sem sentimentos de culpa e sem ter de que se envergonhar. Deixa um país que está na vanguarda dos estados africanos, deixa um país de que se orgulha e de que todos os angolanos podem orgulhar-se".

Brasil
Feriado de Emancipação política no município de Areia Branca do estado de Sergipe (1963)
Aniversário de fundação do município de Naviraí do Estado de Mato Grosso do Sul
Dia da Memória
Dia do Supermercado
Dia da Qualidade

Canadá
Dia da Lembrança no Canadá.

Estados Unidos
Dia dos Veteranos nos Estados Unidos.

França
Dia do Armistício da Primeira Guerra Mundial (França).

Polônia
Dia da Independência (Polônia).

Portugal
Dia de São Martinho (Portugal).
Tradicionalmente é o dia em que as adegas são abertas e se prova o vinho novo. Daí o ditado: "No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho. "
Feriado municipal em Meda, Penafiel e Torres Vedras.

Religião Católica
A Igreja celebra o dia de São Martinho de Tours, bispo e confessor
São Martinho de Tours era filho de um Tribuno e soldado do exército romano. Nasceu e cresceu na cidade de SabariaPanónia (atual Hungria), em 316, sob uma educação da religião dos seus antepassados, deuses mitológicos venerados no Império Romano, aos 10 anos de idade, entrou para o grupo dos catecúmenos (aqueles que estão se preparando para receber o batismo). Aos 15 anos de idade, e contra a própria vontade, teve de ingressar no exército romano e dirigir-se para a Gália(região na atual França). Aos 18 anos abandonou o exército pois o cristianismo não comportava mais suas funções militares. Foi batizado por Santo Hilário, bispo da cidade de PoitiersMartinho exerceu o bispado por vinte e cinco anos e, aos oitenta e um, estava na cidade de Candes, quando morreu no dia 8 de novembro de 397. Sua festa é comemorada no dia 11, data em que foi sepultado na cidade de Tours. Venerado como Santo Martinho de Tours ele se tornou o primeiro Santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e se tornou um dos Santos mais populares da Europa medieval.




RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.