terça-feira, 11 de novembro de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 11 de novembro de 2014 > Terça-Feira > Postado às 9:14 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014


Como está a velocidade de seu computador?

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Brasil está pior do que na época do apagão

A falta da chuva deixou a situação dos reservatórios do país pior do que no ano de 2001. Teremos chuva para reverter este quadro?
Ler noticia
Apesar da segunda-feira ter amanhecido com temperatura mais amena no Rio de Janeiro, ao longo do dia voltou a esquentar. A máxima chegou a 30,4 graus na capital fluminense. Nesta terça e quarta-feira, o ar vai continuar mais seco o que impede a formação de nuvens de chuva. Com a ausência da nebulosidade, a temperatura fica elevada durante as tardes. Na quinta-feira, o calor continua, e algumas nuvens se formam no fim do dia, mas as pancadas de chuva irão ocorrer de forma bem isolada.


A expectativa para mudanças no tempo fica para a sexta-feira, quando uma frente fria chegar ao litoral fluminense. A umidade aumenta em todo o Estado e a chuva pode ocorrer até com forte intensidade, inclusive na capital. E com mais nuvens, a temperatura entra em queda. No final de semana, o sistema frontal vai se afastar para alto-mar, mas vai manter muita nebulosidade sobre o Rio de Janeiro, ainda com possibilidade para pancadas de chuva.

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios A (Wikiquote)

  • Een goed begin is het halve werk.
Tradução Literal: "Um bom começo é metade do trabalho."
Sentido > Se o alicerce é mal feito, toda construção fica comprometida.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja > Destaque > Nesta data, se comemora a Independência de Angola, outrora uma colônia portuguesa. Angola foi um dos últimos países africanos a conquistar sua autonomia.

No dia 10 de Novembro de 1975, o Alto Comissário e Governador-Geral de Angola, almirante Leonel Cardoso, em nome do Governo Português, proclamou a independência de Angola, transferindo a soberania de Portugal, não para um determinado movimento político mas sim para o “Povo Angolano”, de forma efectiva a partir de 11 de Novembro de 1975: "E assim Portugal entrega Angola aos angolanos, depois de quase 500 anos de presença, durante os quais se foram cimentando amizades e caldeando culturas, com ingredientes que nada poderá destruir. Os homens desaparecem, mas a obra fica. Portugal parte sem sentimentos de culpa e sem ter de que se envergonhar. Deixa um país que está na vanguarda dos estados africanos, deixa um país de que se orgulha e de que todos os angolanos podem orgulhar-se".




Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
Nelson Mandela


"O Pensador" angolano

“O pensador” é uma das mais famosas peças do artesanato em madeira e constitui um referencial da cultura angolana.

Representa a figura de um ancião, que pode ser um homem ou uma mulher. Concebida simetricamente, com a face ligeiramente inclinada para baixo, exprime um subjectivismo intencional, porque em Angola, os idosos ocupam um estatuto privilegiado representando a sabedoria, a experiência de longos anos e o conhecimento dos segredos da vida.

O pensador tem a sua origem no nordeste de Angola, onde a etnia lunda-tchokwe usa o cesto de adivinhação chamado de ngombo, do qual o sacerdote adivinhador retira pequenas figuras esculpidas em madeira, as quais irão determinar a sorte do consulente.

Foram estas figuras que resultaram na mais famosa estatueta angolana, que aparece na filigrana das notas de kwanza, a moeda nacional. FONTE




São Paulo-SP > Rua Olívia Guedes Penteado, em Santo Amaro, um bairro que, outrora, já foi cidade e tinha um "trenzinho" que vinha até o centro histório de São Paulo. A linha do trem passava por onde é hoje a Avenida Ibirapuera. > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


Olivia Guedes Penteado, homenageada com nome de rua em Santo Amaro foi mecenas e uma das grandes incentivadoras do modernismo no Brasil.



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olívia Guedes Penteado (Campinas12 de março de 1872 — São Paulo9 de junho de 1934) foi uma grande incentivadora do modernismo no Brasil e amiga de artistas-chave do movimento, como Anita MalfattiTarsila do Amaral e Heitor Villa-Lobos.
Olívia era filha de José Guedes de Sousa e de Carolina Álvares Guedes, os barões de Pirapitingui. Entre seus irmãos, destaca-se o Dr. Alfredo Guedes de Sousa, que foi Secretário de Agricultura do Governo de São Paulo durante o mandato de Fernando Prestes.
Olívia conheceu os amigos modernistas em Paris, onde morava, e trouxe para o Brasil pela primeira vez exemplares da obra de Pablo Picasso e Marie Laurencin, entre outros. Olívia Penteado criou o Salão de Arte Moderna, a partir de 1923, quando voltou a morar no país.

Brasão dos Paes de Barros Penteados
Casou-se com seu primo-irmão Inácio Leite Penteado, filho de sua tia materna Maria Higina, que, por seu segundo casamento, foi baronesa de Ibitinga, e do Dr. João Carlos Leite Penteado, descendente de João Correia Penteado e de Isabel Paz de Barros. O casal teve duas filhas:
Inácio era irmão de Antônio Álvares Leite Penteado, o conde Álvares Penteado, e tio deIolanda Penteado.
Lutou tenazmente pelo voto feminino, conseguindo eleger a primeira mulher para uma constituinte, a dra. Carlota Pereira de Queiroz1 Participou ativamente da revolução de 1932.
Encontra-se colaboração da sua autoria na revista Contemporânea2 [1915]-1926).
Na minissérie Um só coração, exibida em 2004 pela Rede Globo, Olívia Penteado foi interpretada pela atriz Selma Egrei.
Morreu de apendicite, e foi sepultada no Cemitério da Consolação, sendo seu túmulo ornamentado com a escultura intitulada O Sepultamento, feita por Victor Brecheret. (IMAGEM ABAIXO)


Valores de Mercado-1 > A Sotheby's de Nova York está realizando hoje um leilão de arte africana > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.



Valores de Mercado-2 > Paralelamente, outro leilão está sendo realizado hoje na Sotheby's de Nova York, tendo como tema o melhor da arte contemporânea > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em dólares americanos Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.





Jornal da Gazeta (ontem à noite)



Jornal das 10 (ontem à noite)




Bom dia, Brasil (Edição de hoje)


Globo Rural (Edição de hoje)




G1 > Pop & Arte

  1. POP & ARTE

    Duas pinturas de Mark Rothko são leiloadas por US$ 76,5 milhões

    Sotheby's destacou que leilão de obras 'superou as expectativas'. Elas pertenciam à coleção de mulher que fez fortuna com Listerine.


Mark Rothko

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mark Rothko
Nascimento25 de setembro de 1903
Dvinsk, Império Russo
(atual DaugavpilsLetônia)
Morte25 de fevereiro de 1970 (66 anos)
ManhattanNova YorkEstados Unidos
NacionalidadeEstados Unidos estadunidense
OcupaçãoPintor
Mark Rothko (Daugavpils25 de setembro de 1903  — Nova Iorque25 de fevereiro de 1970) foi um pintor norte-americano de origem letã e judaica. Imigrou com sua família de Dvinsk (hojeDaugavpilsLetónia, outrora parte do Império Russo) para os Estados Unidos em 1913, quando ele tinha dez anos. Ele é classificado como um expressionista abstrato, embora ele tenha rejeitado esse rótulo. Resistiu aceitar, também, a classificação de "pintor abstrato".

Índice

  [mostrar

Mais notícias de G1 POP & Arte


BBC Brasil, na foto e no mundo

Casas chilenas revelam segredos e histórias de Pablo Neruda

Lugares onde poeta morou viraram ponto de 'peregrinação' de admiradores e turistas.
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

VIDA CULTURAL


Teatro Municipal de São Paulo / BOSCO MARTÍN

Existe ampla demanda reprimida por cultura em São Paulo

Pesquisa mostra que 4,5 milhões de pessoas usam o tempo livre em atividades culturais na cidade. Paulistanos querem mais opções
Mais notícias de "El País"



Clique na imagem para ver "El País" em original


"Clarin", de Argentina, em português

COMÉRCIO BILATERAL

Empresariado argentino em alerta por ajuste no Brasil


Marcelo Canton

Preocupação argentina com o impacto do ajuste e a desvalorização do principal sócio comercial do país.



Para entrar no site de "Clarin", CLIQUE AQUI
"Notícias ao Minuto", de Portugal
O editorial do diário estatal Jornal de Angola refere-se hoje ao "ressabiamento" de Portugal sobre o percurso eleitoral do país, no dia em que se assinalam os 39 anos sobre a proclamação da independência angolana.
res·sa·bi·ar Conjugar
(ressábio + -ar)

verbo intransitivo

1. Tomar ressaibo.

2. Ter manchas (falando-se de animal).

3. Ser espantadiço (falando-se de animal).

4. [Figurado]  Melindrar-seressentir-se.

"ressabiar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/DLPO/ressabiar [consultado em 11-11-2014].
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil
Lewandowski diz que juízes são homens comuns
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, disse ontem que juízes são homens comuns. A afirmação ocorreu durante comentário sobre o caso da agente Luciana Silva Tamburini, condenada a indenizar o juiz João Carlos de Souza Corrêa, flagrado em blitz da Lei Seca, no Rio de Janeiro.
  • Luciana Tamburini (A agente de trânsito) ficou conhecida pela briga judicial que enfrenta desde 2011 com o magistrado carioca. O último episódio foi a condenação da 36ª Vara Cível do Rio de Janeiro, que mandou a agente indenizar o juiz João Correa, apontado em dirigir o veículo sem carteira de habilitação e falta de placas. Mesmo com dinheiro garantido para pagar a indenização através de uma coleta virtual, Luciana não descarta recorrer da decisão ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). LEIA MAIS NO G1
Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro

"Eu vou, eu vou... pra casa, agora, eu vou..." Um a um, os condenados do mensalão vão ganhando liberdade.
Mais notícias do Jornal do Brasil

"Esportes R7"

O Itaquerão não é mais o mesmo... (11 imagens)






RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.