quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Eventos em destaque no dia 17 de outubro de 2014 > Sexta-Feira > Postado na véspera às 3:58 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



ÚLTIMO CLIPE DE NOTÍCIAS PUBLICADO VEJA

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Calor de outubro bate recordes históricos em GO,SP e MS

Termômetros vão alcançar 40°C por mais alguns dias
Ler noticia

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

17 de outubro de 2014.
290.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 75 dias para acabar o ano.


1769 - Decreto português que estipula penas para os atravessadores de vinho.

1777 - Revolução Americana de 1776: os norte-americanos venceram a Batalha de Saratoga.
As Batalhas de Saratoga, chamada também de A Batalha de Saratoga (19 de setembro e 7 de outubro de 1777) foi o confronto que decidiu o destino do exército do General britânico John Burgoyne durante a Guerra Revolucionária Americana e também é reconhecida como o momento em que o conflito começou a virar em favor dos Estados Unidos. As duas grandes batalhas foram travadas com oito dias de diferença no mesmo terreno, a 14 km de Saratoga, Nova Iorque. A campanha de Burgoyne, cujo o objetivo era dividir a região da Nova Inglaterra, começou bem mas acabou mudando devido a problemas logísticos depois de uma vitória tática conquistada sobre o Exército Continental sob o comando General americano Horatio Gates em 19 de setembro na Batalha da Fazenda Freeman, mas à um custo bem alto. Suas conquistas foram apagadas quando ele atacou novamente os americanos em 7 de outubro na Batalha de Bemis Heights e os estadunidenses acabaram por capturar boa parte do exército inglês. Burgoyne foi então forçado a se retirar e suas forças acabaram se rendendo a um exército americano numericamente bem superior em Saratoga, o que o levou também a se render, formalmente, em 17 de outubro. A noticia da rendição de Burgoyne acabou por convencer em definitivo o governo da França a se aliar na guerra aos americanos. A participação francesa transformou a guerra em um conflito "global". Essa batalha também atraiu a Espanha para a causa americana. Na pintura abaixo, a rendição do exército inglês.

1797 - Luxemburgo é anexado pela França. Tratado de Campoformio.

1896 - Peça teatral A Gaivota, de Anton Chekhov, é encenada pela primeira vez, no teatro Alexandre, em São Petersburgo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Gaivota
Comédia
Maly Theatre foto 4.jpg

Produção da peça no teatro de Maly em 2008.
Data de apresentação17 de outubro de 1896(117 anos)
AutorAnton Tchekhov
País Rússia
AtosIV
A Gaivota (em Russo Чайка, Tchaika) é uma peça de teatro dodramaturgo russo Anton Tchekhov (1860-1904). A peça foi concebida pelo autor como uma comédia, mas ela foi interpretada e é tida por alguns como um drama ou uma tragédia.1 O próprio Tchekhov chamou-lhe "uma comédia, três papéis de mulher, seis para homens, quatro atos, uma paisagem (vista para um lago), muitas conversas sobre a literatura, um pouco de ação, um toque de amor".
Tchekhov começou a escrever A Gaivota em outubro de 1895. Em dezembro de 1895, leu o texto a amigos, atores de teatro em Moscovo. O diretor do teatro, Kors, também presente, disse: "meu caro, isto não é para o palco!". Tchekhov ficou surpreso e reescreveu a peça. Informou-se sobre pormenores técnicos de encenação com Vladimir Nemirovic-Dancenko. Em agosto de 1896, a censura (todas as obras culturais na Rússia eram censuradas) dá-lhe carta livre. Tchekhov baseou-se no caso de Lika Mizinovapara a figura Nina. Trigorin é inspirado em Ignatij Potapenko.

Índice

  [mostrar

1903 - Instalada a prefeitura de Cruzeiro do Sul.
1925 - Começa a achar-se fósseis de dinossauro nos estados americanos de Utah e Novo México.
1948 - Realização de plebiscito para desmembrar Cubatão da cidade de Santos.
1966 - Botswana e Lesoto são admitidos como Estados-Membros da ONU.

1969 - Golpe Militar de 1964: promulgada pela junta militar a Emenda Constitucional nº.1, incorporando dispositivos do AI-5 à Constituição, estabelecendo o que ficou conhecido como Constituição de 1969.
"Emenda Constitucional" foi um eufemismo para não caracterizar uma nova Constituição, que se tornou necessária para introduzir no texto o espírito do Ato Institucional nº 5. Como a constituição vigente entrara em vigor há apenas dois anos, sua mudança abrupta pegaria mal na comunidade internacional, então, a nova constituição veio com o nome de Emenda. Mas não era emenda, ela fez modificações profundas, alterando inclusive a numeração em certos pontos.
É importante lembrar que a de 1967 já era a "Constituição da Ditadura". Foi redigida no Palácio do Planalto, com as bênçãos do Presidente Castelo Branco e do sistema militar que, de fato, governava o país. A Constituição de 1967 foi enviada já pronta ao Congresso com o dispositivo de "decurso de prazo", o que dava aos congressistas um prazo de apenas 60 dias para aprová-la. Nem o Sistema imaginava, naquele momento, que, ao final do ano seguinte, seria imposto pelo Presidente Costa e Silva o Ato Institucional nº5, o mais draconiano de todos, suspendendo os direitos individuais, inclusive o de habeas corpus, e dando ao Sistema plenos poderes para governar o país. A emenda constitucional nada tinha de emenda, era uma reforma constitucional completa e só apareceu com a capa de emenda para evitar constrangimentos à nossa diplomacia junto a outros governos, ao explicar como um país pode mudar sua constituição a cada dois anos.

1978 - Golpe Militar de 1964: edição da a Emenda Constitucional nº.11 que revoga o AI-5.
O presidente Geisel que, atendendo ao anseio da sociedade civil, assim como da caserna, cansada de guerra, iniciou o processo de abertura política, "lenta, gradual e segura" e, nesse processo, usou, como ninguém antes, as prerrogativas do AI-5. Ao fim de seu mandato, Geisel providenciou a revogação do malfadado Ato. Isso obrigou seu sucessor, general João Batista de Figueiredo, a dialogar com a Sociedade e enfrentar uma imprensa que, mesmo que com mais liberdade, ainda estava sujeita a limitações impostas pela Lei de Imprensa, pela censura ainda vigente, e pela Lei de Segurança Nacional, uma "espada de Dâmocles" sobre a cabeça dos jornalistas. Mas a extinção do AI-5 foi fundamental para a conclusão do processo de abertura política, não sem percalços, como o incidente do Rio Centro e dos seguidos incêndios a bancas de jornais e pequenos atentados, sempre atribuídos à extrema esquerda, mas que, se sabia muito claramente, provinham da ultra direita inconformada com o processo de abertura. (Paulo Victorino).

1979 - Madre Teresa de Calcutá é eleita para o Prêmio Nobel da Paz.
1979 - Primeiro semestre de estudos da Universidade Aberta de Israel iniciado.
1987 - Colocação de uma placa em homenagem às vitimas da fome e da miséria na Praça da Liberdade e dos Direitos Humanos em Paris. Inicio da celebração do Dia Internacional para Erradicação da Miséria.

1989 - San Francisco é atingida por um terremoto de 7.1 na escala Richter.

1991 - Visita Oficial do Papa João Paulo II a Mato Grosso, Brasil.
1992 - Oficialização, pela Assembleia Geral das Nações Unidas do 17 de outubro como Dia Internacional para Erradicação da Pobreza.

1997 - Restos mortais de Che Guevara são enterrados em Cuba.
 
A foto acima mostra a vala comum na qual ficaram os restos mortais de Che Guevara e de vários outros guerrilheiros durante mais de 30 anos. A existênncia do local e a sua localização eram um segredo guardado a sete chaves pelos militares bolivianos. Em 28 de junho de 1997, os restos mortais foram exumados e levados para Santa Clara, em Cuba. 

2006 - Estados Unidos atingem a marca histórica de 300 milhões de habitantes. Na mesma época, o Brasil registrava 188 mil habitantes.

2007 - O Papa Bento XVI anuncia a realização de um consistório em 24 de novembro, para a criação de novos cardeais.


1253 - Ivo Kermartin, santo franciscano e padroeiro dos advogados (m. 1303)

1577 - Cristófano Allori, pintor italiano (m. 1621). Cristófano Allori (Florença, 17 de outubro de 1577 - 1621), pintor italiano, filho de Alessandro Allori, dedicou-se à pintura de madalenas, virgens e retratos, tendo-se inspirado nos decoradores romanos. A sua obra mais conhecida é Judite e Holofernes, tema recorrente na pinturaA primeira pintura abaixo mostra "Judite de Alori", enquanto a segunda traz a mais famosa das Judites, pintada por Caravaggio. A história é biblica e vai narrada no Livro de Judite, considerado apócrifo e não incluído nas bíblias evangélicas. 


1760 - Conde de Saint-Simon, teórico do socialismo utópico (m. 1825).

1847 - Chiquinha Gonzaga, compositora brasileira (m. 1935).

1895 - Arthur Duarte, cineasta português (m. 1982).
1912 - João Paulo I, papa da igreja católica (m. 1978).
1914 - Jerome Siegel, artista norte-americano (m. 1996).
1915 - Arthur Miller, dramaturgo norte-americano (m. 2005).

1918 - Rita Hayworth, atriz norte-americana (m. 1987). Rita Hayworth (nome artístico de Margarita Carmen Cansino; Nova Iorque, 17 de outubro de 1918 — Nova Iorque, 14 de maio de 1987) foi uma atriz norte-americana de ascendência hispano-irlandesa, que atingiu o auge na década de 1940 e tornou-se um mito eterno do cinema. Foi no "Caliente Club", em 1935, que Rita foi descoberta pelo diretor da Fox Film Corporation, Winfield Sheehan. Uma semana depois, Rita foi levada para Hollywood, para fazer um teste na Fox. Impressionado com o seu desempenho, Sheehan, assinou um contrato de seis meses com Rita (Agora conhecida como Rita Cansino). Na Columbia Pictures, o chefão Cohn disse que a imagem de Rita era muito mediterrânea, o que causou que ela fizesse vários papéis Hispânicos. Rita passou por uma dolorosa eletrólise para aumentar a testa e acentuar o Pico de Viúva. Quando estreou na Columbia, ela havia mudado a cor do seu cabelo, de castanho para um tom de ruivo, e passara a se chamar Rita Hayworth (Usando o nome de solteira de sua mãe). A fama de maior estrela da década e de uma das mulheres mais desejadas e famosas do mundo consolidou-se ao estrelar, no auge de sua beleza, o clássico noir Gilda (Gilda, 1946), de Charles Vidor, ao lado de Glenn Ford. Em e A Mulher de Satã (Miss Sadie Thompson, 1953), de Curtis Bernhardt, com Jose Ferrer, em que Rita interpreta uma pecadora que seduz um reverendo. Seu último grande sucesso foi Meus Dois Carinhos (Pal Joey, 1957), de George Sidney, com Rita dividindo a cena com Frank Sinatra e Kim Novak, considerada a nova rainha da Columbia. Rita ainda faria vários outros filmes, inclusive na Europa, mas seus dias de glória e sua época já eram coisa do passado. Trabalhou pela quinta vez com Glenn Ford, em O Dinheiro É a Armadilha (The Money Trap, 1966), de Burt Kennedy, e encerrou a carreira com A Ira Divina (The Wrath of God, 1972), ao lado de Robert Mitchum. Coincidentemente, este último é um faroeste, como seu primeiro trabalho, e assim o círculo se completa. Na foto abaixo, uma cena de Sangue e Areia, contracenando com Tyrone Power.

1920 - Montgomery Clift, ator norte-americano (m. 1966).

1922 - Luiz Bonfá, músico brasileiro (m. 2001).

1924 - António Ramos Rosa, poeta português.
1931 - José Alencar, político e empresário brasileiro (m. 2011).
1937 - Foday Sankoh, líder da Frente Revolucionária Unida (FRU), em Serra Leoa (m. 2003).
1938
Evel Knievel, motociclista norte-americano (m. 2007).
António Calvário, cantor português.
1940
Fausto Wolff, jornalista e escritor brasileiro (m. 2008).
Castrinho, ator e humorista brasileiro.

1941 - Ademar Pantera, futebolista brasileiro (m. 2001).
1947 - Nuno Leal Maia, ator brasileiro.

1948 - Margot Kidder, atriz canadense. Na imagem abaixo, ela aparece contracenando com Christopher Reeve,o Homem Aranha.

1954 - Fafy Siqueira, atriz brasileira.
1963 - Sergio Goycochea, ex-futebolista argentino.
1968
Ziggy Marley, músico jamaicano.
Graeme Le Saux, ex-futebolista inglês.
1971 - Chris Kirkpatrick, cantor estadunidense e membro mais velho do 'N Sync.
1972
Eminem, rapper e ator norte-americano.
Wyclef Jean, rapper haitiano.
Tarkan, cantor e compositor turco.
1973 - Gilmar, futebolista brasileiro.
1974
Matthew Macfadyen, ator inglês.

1974 - Bárbara Paz, atriz brasileira. Bárbara Raquel Paz (Campo Bom, 17 de outubro de 1974) é uma atriz e modelo brasileira. Fez uma participação como cantora na abertura da telenovela Maria EsperançaEm 2001, participou da primeira edição do reality show Casa dos Artistas, do SBT, tendo sido a vencedora e recebido um prêmio de 300 mil reais. Em 2003, recebeu o prêmio de melhor atriz de curta-metragem no 31º Festival de Gramado, pela atuação em Produto descartável. Depois de interpretar três protagonistas em telenovelas, alguns filmes e peças de teatro, Bárbara conseguiu um papel na novela das 8 da Rede Globo, como a problemática Renata de Viver a Vida. Em 2011 esteve no ar como Virgínia de Morde & Assopra, esta foi sua primeira vilã em sua carreira.

1976
Loco Abreu, futebolista uruguaio.
Iranildo, futebolista brasileiro.
1977 - André Villas Boas, treinador de futebol português.
1979 - Kimi Räikkönen, piloto finlandês de automobilismo.
1981 - Ben Rothwell, lutador profissional de artes marciais mistas (MMA) americano.
1982 - Thiago Matias, futebolista brasileiro.
1983
Léo Guerreiro, futebolista brasileiro.
Felicity Jones, atriz inglesa.
1988 - Wallyson, futebolista brasileiro.
1989
Charles Oliveira, lutador brasileiro de artes marciais mistas.
Sophie Luck, atriz australiana.
Phoebe Tonkin, atriz australiana.

1991
Brenda Asnicar, atriz e cantora argentina.
Davide Petrucci, futebolista italiano.
1992 - Jacob Artist, ator e cantor norte-americano.


1757 - René-Antoine Ferchault de Réaumur, cientista francês (n. 1683).
1837 - Johann Nepomuk Hummel, compositor e pianista austríaco (n. 1778)

1849 - Frédéric Chopin, compositor polaco (n. 1810)

1887 - Gustav Kirchhoff, físico alemão (n. 1824)
1889 - Nikolai Gavrilovitch Tchernichevski, revolucionário socialista russo (n. 1828)
1937 - J. Bruce Ismay, presidente da White Star Line, empresa proprietária do RMS Titanic
1938 - Karl Kautsky, um dos fundadores da ideologia social democrata (n. 1854)

1939 - Eugen Weidmann, criminoso alemão, célebre por ter sido a última pessoa a ser guilhotinada em público na França (n. 1908).

1983 - Raymond Aron, filósofo e sociólogo francês (n. 1905).

1999 - Hilton Gomes, ex-apresentador do Jornal Nacional. 
Clique na imagem


2002 - Yara Côrtes, atriz brasileira (n. 1921). Yara Cortes (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1921 — 17 de outubro de 2002) foi uma atriz brasileira. Seu nome verdadeiro era Odete Cipriano Serpa. Atuou no teatro e no cinema, mas foi a televisão que lhe deu grande popularidade. Fez muito sucesso como a Carolina da telenovela Casarão (1976), mas foi como a Carlota, personagem principal da telenovela Dona Xepa (1977) que ela era mais lembrada. Dizia que mesmo passados vinte anos do término da telenovela as pessoas ainda lhe falavam da trama. Sua última participação foi em História de Amor (1995), de Manoel Carlos, como a doce Olga Moretti.

2005 - Ba Jin, escritor chinês (n. 1904).

2006 - Sandra Regina Machado, vereadora da cidade de Santos e filha de Pelé (n.1964)
Nascida Sandra Regina Machado, ao casar passou a usar o sobrenome Felinto. Ficou conhecida após travar uma longa batalha judicial pelo reconhecimento de sua paternidade contra Edson Arantes do Nascimento, o famoso ex-jogador Pelé, reconhecimento que durou quase trinta anos para acontecer. O processo começou em 1991, mas o reconhecimento em si só veio em 1996, após o resultado positivo do exame de DNA, quando ela acrescentou o sobrenome Arantes do Nascimento. Contudo, o ídolo recorreu 13 vezes e nunca quis aproximação com essa filha. O ex-jogador teve um caso extraconjugal com a dona-de-casa Anísia Machado, mãe de Sandra, em 1963 e não quis assumir a filha por ter dúvidas sobre a paternidade e porque seria um escândalo assumir uma criança fora do casamento, fato que sempre magoou demais Sandra Regina, que só queria ter um homem para chamar de pai. Morreu em decorrência de metástase pulmonar, falência múltipla de órgãos e câncer de mama, na UTI da Beneficência Portuguesa de Santos, local onde estava internada. Em sua trajetória de vida, Sandra Regina escreveu um livro intitulado A Filha que o Rei não Quis, em relançamento pela Editora Roccia, de São Paulo, no qual relatou o sentimento de rejeição do famoso pai com respeito a ela. Evangélica da Assembleia de Deus e estudante de Direito, Sandra era casada e deixou dois filhos.

2008 - Angel Uribe, futebolista peruano (n.1943).


Brasil: 
Dia da Agricultura
Dia do Eletricista
Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira
Dia Nacional do Profissional de Propaganda
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Dia do Maquinista

2001 - Criada a lista de discussão da Wikipedia em português

Santo do Dia
Santo Inácio de Antioquia


RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha


Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.