quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 2 de outubro de 2014 > Quinta-Feira > Postado às 9:48 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Forte massa polar alivia o calor no Brasil

Vento frio chega ao Brasil em fortes rajadas.Saiba o efeito do ar polar em cada Região do país e quando volta a esquentar.
Ler noticia

As fortes rajadas de vento desta massa polar começaram a ser sentidas no Brasil nesta quarta-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 72 km/h no Rio de Janeiro. Desde 13 horas, o aeroporto de Florianópolis registrou frequentes rajadas de 48 a 62 km/h. Estas rajadas vão continuar nesta quinta-feira.

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Espanhóis (Wikiquote)
  • Dios le da sombrero al que no tiene cabeza.
    • Tradução: Deus dá um chapéu a quem não tem cabeça.
    • Variante em português:  Dá Deus nozes a quem não tem dentes.
    • Significado > Aquilo que você tem e não dá valor, talvez fosse mais útil em mão de outros.que saibam valorizar o que tem.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e VejaDestaque > Nesta data, em 1968, morre Marcel Duchamp, pintor e escultor francês. Duchamp foi o criador do conceito "Ready Made" (n. 1887)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marcel Duchamp (Blainville-Crevon28 de julho de 1887 – Neuilly-sur-Seine2 de outubro de 1968)1 foi um pintorescultor e poetafrancês,2 cidadão dos Estados Unidos a partir de 1955, e inventor dos ready made.

ÍNDICE

   [mostrar


O termo "Ready Made" é criado por Marcel Duchamp (1887 - 1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de Bicicleta). Duchamp chama esses ready-mades compostos de mais de um objeto de ready-mades retificados. Posteriormente, expõe um escorredor de garrafas e, em seguida, um urinol invertido, assinado por R. Mutt, a que dá o título de Fonte, 1917. Outro de seus célebres ready-mades retificados é aquele em que toma uma reprodução daMona Lisa, de Leonardo da Vinci (1452 - 1519), e acrescenta à imagem um bigode, um cavanhaque e letras que permitem, quando lidas em francês, a formação de uma frase obscena L.H.O.O.Q., 1919. Os ready-mades de Duchamp constituem manifestação cabal de certo espírito que caracteriza o dadaísmo. Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Assim, objetos utilitários sem nenhum valor estético em si são retirados de seus contextos originais e elevados à condição de obra de arte simplesmente ao ganhar uma assinatura e um espaço em exposições. Os princípios de subversão mobilizados pelos ready-mades podem ser também observados nas máquinas antifuncionais de Francis Picabia (1879 - 1953) e em algumas imagens fotográficas de Man Ray (1890 - 1976). Fonte > Itaú Cultural



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi um movimento artístico da chamada vanguarda artística modernainiciado em Zurique, em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, no chamado Cabaret Voltaire. Formado por um grupo de escritorespoetas e artistas plásticos – dois deles desertores do serviço militar alemão – liderados porTristan TzaraHugo Ball e Hans Arp.

Índice

  [mostrar
Embora a palavra dada em francês signifique "cavalo de madeira", sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na fala de um bebê). Para reforçar esta ideia, estabeleceu-se o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo um estilete sobre ela, de forma a simbolizar o caráter antirracional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial e aos padrões da arte estabelecida na época. Em poucos anos o movimento alcançou, além de Zurique, as cidades deBarcelonaBerlimColôniaHanôverNova York e Paris. Muitos de seus seguidores deram início posteriormente ao surrealismo, e seus parâmetros influenciam a arte até hoje.
Abaixo, um poema dadaista de Theo van Doesburg.

"As grandes verdades se manifestam no silêncio," Marcel Duchamp >
Abaixo, Mona Lisa com bigodes, "ready made" de Duchamp.



Pernambuco > Jaboatão dos Guararapes > Veja o trânsito agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jaboatão dos Guararapes é um município brasileiro do estado de Pernambuco, situado no nordeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana do Recife, àMicrorregião de Recife e à Região Metropolitana do Recife; localizando-se a sul da capital do estado, distando desta cerca de 18 km. Ocupa uma área de 257,3 km², estando23,6 km² formando o perímetro urbano e os 233,7 km²restantes formando a zona rural do município. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), em 2014 sua população era de cerca de 680 943habitantes, sendo, desta forma, o segundo município mais populoso do estado. A sede municipal tem uma temperatura média anual de24,4 °C, tendo a Mata Atlântica como vegetação nativa e predominante, tendo também alguns trechos de restinga manguezal.Aproximadamente 97,82 % da população vive na zona urbana municipal.


Valores de mercado > No leilão da Christie's realizado em fevereiro de 2009, esta peça de "ready made" (um vidro de perfume assinado por Duchamp) alcançou quase 9 milhões de euros. Os colecionadores não compram obras de arte, eles compram assinaturas por trás dessas obras, o que proporciona a elas a valorização.


Jornal da Gazeta (ontem à noite)
Saindo da casca > No Dia Mundial do Idoso, "jovens" da terceira idade "sacodem o esqueleto" em plena Avenida Paulista. Vídeo 3 minutos

Jornal das 10 (ontem à noite)
O sonho de quem vive em cidade grande: um trem que voa por levitação magnética, invenção brasileira que atrai técnicos estrangeiros. Ele tem a assinatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. E os japoneses gostaram... Clique na imagem para ver a notícia.






Bom dia, Brasil (Edição de hoje)






Globo Rural (Edição de hoje)





G1 > Pop & Arte
  1. POP & ARTE

    Masp anuncia Adriano Pedrosa como novo diretor artístico

    Teixeira Coelho deixa curadoria, mas assume novas funções no museu. 'Ele atuará como consultor de expansão da escola do Masp', disse diretor.

Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo
Mais notícias da BBB Brasil


"El País", de Espanha, em português
PROTESTOS EM HONG KONG

Estudantes dão um ultimato ao chefe de
Governo de Hong Kong

MACARENA VIDAL LIY Hong Kong
Os manifestantes ameaçam ocupar prédios públicos caso Leung não se demita. Pequim opta pela tática de esperar e ver, ainda que tenha detido várias pessoas solidárias com os estudantes

Os principais pontos para entender a mobilização

Quatro pinceladas nos protestos pró-democracia em Hong Kong, já conhecidos como a 'revolução dos guarda-chuvas' (umbrela revolutions)

Mais notícias de "ElPaís"




"Clarin", de Argentina, em português

ARGENTINA

Presidente do Banco Central renuncia após
discurso feroz de Cristina Kirchner

Redação Clarín em Português

O presidente do BC, Juan Carlos Fábrega, entregou a carta de renúncia nesta quarta, 1 de outubro, após horas de fortes boatos. O índice Merval da bolsa de Buenos Aires despencou.

Juan Carlos Fábrega

ARGENTINAXBRASIL

Discursos de Cristina causaram inquietação
em setores do Brasil


Marcia Carmo

Os discursos da presidente argentina, realizados na noite de terça, 30, causaram surpresa e geraram inquietação por dois motivos: ela atacou dois bancos brasileiros instalados na Argentina e disse que setores de poder querem "derrubar" seu governo. 

Cristina Kirchner no discurso na terça. Ela fez très discurso seguidos em uma mesma noite

BRASILXARGENTINA

Imprensa brasileira destaca retórica “agressiva”
do discurso de Cristina Kirchner


Gabriela Grosskopf Antunes

A imprensa no Brasil repercutiu as declarações da presidente realizadas na noite de terça-feira. Ela disparou contra os bancos (incluindo os brasileiros Itaú e Patagônia, que é do Banco do Brasil), os Estados Unidos, os empresários, e outros, e acusou a elite local e internacional de conspirar contra o país. Cristina disse que se algo acontecesse com ela viria do “norte”, em referência aos EUA. 

ARGENTINA

Secretário antidrogas afirma que habilitaria “o consumo de tudo”


Victoria De Masi

O diretor da Sedronar, Juan Carlos Molina, fez a declaração em uma entrevista a uma rádio local. E afirmou que impulsionará projetos de lei para não criminalizar o consumidor.

O sacerdote Juan Carlos Molina defende a despenalização



"Notícias ao Minuto", de Portugal

Juízes queixam-se de sofrer pressões e ganhar mal

O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses falou à Renascença sobre as queixas dos magistrados e afirma que, além de receberem mal, ainda são alvo de pressões. O X Congresso dos Juízes Portugueses começa esta quinta-feira, em Tróia.
Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil
Policial faz 'selfie' durante sequestro em hotel de Brasília
08:24 - 02 de Outubro de 2014
A Polícia Civil está a investigar uma suposta ‘selfie’ de um policial durante a operação de negociação com o sequestrador do hotel na Brasília, na última segunda-feira.












Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
Mais notícias



RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.