sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Clipe com notícias e informações do dia 17 de outubro de 2014 > Sexta-Feira > Postado às 10:04 AM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Quando a onda de calor vai terminar?

Além do Brasil, norte da Argentina, Paraguai e sul da Bolívia também sofrem o efeito da onda de calor, com temperatura de quase 46°C
Ler noticia

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Provérbios Espanhóis (Wikiquote)
  • Sea como el perro del hortelano, que ni come las berzas, ni deja comer al amo.
    • Em inglês > To be like the gardener's dog, who doesn't eat the cabbages, nor lets the master eat them.
    • Em português > Seja como o cachorro do hortelão,que nem come as hortaliças,nem deixa que o dono as coma.
    • Sentido > A lei vale para todos, inclusive para quem as fez.


Os principais acontecimentos desta data, percorrendo o túnel do tempo Leia e Veja > Destaque > Nesta data, em 1978, foi editada a Emenda Constitucional nº 11, revogando o Ato Institucional nº 5, que, em dezembro desse ano,  completaria 10 anos de vigência.
O presidente Geisel que, atendendo ao anseio da sociedade civil, assim como da caserna, cansada de guerra, iniciou o processo de abertura política, "lenta, gradual e segura" e, nesse processo, usou, como ninguém antes, as prerrogativas do AI-5. Ao fim de seu mandato, Geisel providenciou, junto ao Congresso, a revogação do malfadado Ato. Isso obrigou seu sucessor, general João Batista de Figueiredo, a dialogar com a Sociedade e enfrentar uma imprensa que, mesmo que com mais liberdade, ainda estava sujeita a limitações impostas pela Lei de Imprensa, pela censura ainda vigente, e pela Lei de Segurança Nacional, uma "espada de Dâmocles" sobre a cabeça dos jornalistas. Mas a extinção do AI-5 foi fundamental para a conclusão do processo de abertura política, não sem percalços, como o incidente do Rio Centro e dos seguidos incêndios a bancas de jornais e pequenos atentados, sempre atribuídos à extrema esquerda, mas que, se sabia muito claramente, provinham da ultra direita inconformada com o processo de abertura. Leia o teor da emenda > Lembrando sempre que o AI 5 foi incorporado, in totum, à Constituição de 1989 (chamada eufemisticamente de Emenda nº 1) e por isso a revogação, para surtir seus efeitos, teve de alterar e/ou suprimir, vários trechos dessa Constituição.
 (Paulo Victorino).


Os que assinaram o Ato Institucional nº 5, revogado nesta data, 10 anos depois:
     Brasília, 13 de dezembro de 1968; 147º da Independência e 80º da República. – A. COSTA E SILVA (Presidente da República) - Luís Antônio da Gama e Silva (Justiça) – Augusto Rademaker Grünewald (Marinha) –General Aurélio de Lyra Tavares (Exército) – José de Magalhães Pinto(Relações Exteriores) – Antônio Delfim Neto (Fazenda) – Coronel Mário David Andreazza (Transportes) – Ivo Arzua Pereira (Agricultura) – Tarso Dutra (Educação) – Coronel Jarbas G. Passarinho (Trabalho) – BrigadeiroMárcio de Souza e Mello (Aeronáutica) – Leonel Miranda (Saúde) – CoronelJosé Costa Cavalcanti (Minas e Energia) – General Edmundo de Macedo Soares (Indústria e Comércio) – Hélio Beltrão (Planejamento) – Afonso A. Lima – Carlos F. de Simas (Comunicações).


OBS > Os destaques junto às assinaturas não constam do texto e foram acrescentados por nós para identificar os personagens.

Foram dispensados de assinar o Ato Institucional nº5 os seguintes Ministros: Casa Civil, Rondon Pacheco; Casa Militar, general Jaime Portela; Interior, general Afonso de Albuquerque Lima; Saúde, professor Alfredo Leonel Miranda.
Relembre o texto do AI-5



Mato Grosso do Sul > Cidade de Campo Grande, que vem enfrentando seguidamente uma temperatura em torno de 40 graus, com baixa umidade do ar > Veja agora, ao vivo e em streaming, pela Webcam


Valores de Mercado-1 > Um leilão de arte contemporânea, hoje, na Sotheby's de Londres > Todos os lotes, com imagens ampliáveis e valores em libras esterlinas Veja Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.

Entre os lotes, a obra "Canção Verde", da brasileira Adriana Varejão.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Adriana Varejão (Rio de Janeiro1964) é uma artista plástica brasileira contemporânea.
Sua obra tem como base o período colonial brasileiro e se inspira nosbotequins cariocas e nos banheiros públicos europeus.Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, entre elas, na Bienal de São PauloTate Modern em Londres e MoMa em Nova Iorque. Trabalha bastante com azulejos e está entre as mais bem-sucedidas do circuito mundial. 1 

Biografia

Adriana Varejão nasceu no Rio de Janeiro, onde vive e trabalha atualmente. Realizou sua primeira exposição individual em 1988 e na mesma época participou de uma coletiva no Stedelijk MuseumAmsterdã. Participou de importantes Bienais como Veneza e São Paulo e sua obra já foi mostrada em grandes instituições internacionais como MOMA (NY), Fundação Cartier em ParisCentro Cultural de Belém em Lisboa e Hara Museum em Tóquio. Em2008, foi inaugurado um pavilhão com obras suas no Centro de Arte Contemporânea Inhotim em Minas Gerais. Adriana está presente em acervos de importantes instituições, entre elas Tate Modern em Londres, Fundação Cartier (Paris), Stedelijk Museum (Amsterdã), Guggenheim (Nova Iorque) e Hara Museum (Tóquio).
Através da releitura de elementos visuais incorporados à cultura brasileira pela colonização, como a pintura deazulejos portugueses, ou a referência à crueza e agressividade da matéria nos trabalhos com “carne”, a artista discute relações paradoxais entre sensualidade e dor, violência e exuberância. Seus trabalhos mais recentes trazem referências voltadas para a arquitetura, inspirada em espaços como açougues, botequins, saunas, piscinas etc, e abordam questões tradicionais da pintura, como cor, textura e perspectiva.

Valores de Mercado-2  >   Na Christie's de Londres, ontem, um leilão de arte contemporânea e de "pós-guerra" Veja  Para saber os valores em reais ou em outra qualquer moeda, use o conversor do Banco Central do Brasil.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jean-Michel Basquiat
Nascimento22 de dezembro de 1960
BrooklynNova Iorque
Morte12 de agosto de1988 (27 anos)
NoHo, Nova Iorque
Nacionalidade Estados Unidos
OcupaçãoPintor, grafiteiro, poeta, músico, produtor
Movimento estéticoneo-expressionismo,primitivismo
Jean-Michel Basquiat (BrooklynNova Iorque22 de dezembro 1960Nova Iorque12 de agosto de 1988) foi um artista americano.
Ganhou popularidade primeiro como um grafiteiro na cidade onde nasceu e então como neo-expressionista. As pinturas de Basquiat ainda são influência para vários artistas e costumam atingir preços altos em leilões de arte.

Carreira

Basquiat tinha ascendência porto-riquenha por parte de mãe e haitianapor parte de pai. Desde cedo mostrou uma aptidão incomum para a arte e foi influenciado pela mãe, Matilde, a desenhar, pintar e a participar de atividades relacionadas ao mundo artístico. Em 1977, aos 17 anos, Basquiat e um amigo, Al Diaz, começaram a fazer grafite em prédios abandonados em Manhattan. A assinatura era sempre a mesma: "SAMO" ou "SAMO shit" ("same old shit", ou, traduzindo, "sempre a mesma merda"). Isso gerou curiosidade nas pessoas, principalmente pelo conteúdo das mensagens grafitadas. Em dezembro de 1978, o veículo Village Voice publicou um artigo sobre as escrituras. O projeto "SAMO" acabou com o epitáfio "SAMO IS DEAD" (SAMO está morto) escrito nas paredes de construções do SoHo nova-iorquino.
Em 1978, Basquiat abandonou a escola e saiu de casa, apenas um ano antes de se formar. Mudou-se para a cidade e passou a viver com amigos, sobrevivendo através da venda de camisetas e postais na rua. Um ano depois, em 1979, contudo, Basquiat ganhou um status de celebridade dentro da cena de arte de East Village em Manhattan por suas aparições regulares em um programa televisivo. No fim da década de 1970, Basquiat formou uma banda chamada Gray, com o então desconhecido músico e ator Vincent Gallo. Com o conjunto, tocaram em clubes como Max's Kansas City, CBGB, Hurrahs e o Mudd Club. Basquiat e Gallo viriam a trabalhar em um filme chamadoDowntown 81 (também conhecido por "New York Beat Movie"). A trilha sonora deste tinha algumas gravações raras da Gray. A carreira cinematográfica de Basquiat também incluiu uma aparição no vídeo "Rapture" da banda Blondie.
Basquiat começou a ser mais amplamente reconhecido em junho de 1980 quando participou do The Times Square Show, uma exposição de vários artistas patrocinada por uma instituição de nome "Colab". Em 1981, o poeta, crítico de arte e "provocador cultural" Rene Ricard publicou um artigo em que comentava sobre o artista. Isso ajudou a catapultar de vez a carreira de Basquiat internacionalmente. Nos anos consecutivos, Basquiat continuou a exibir sua obra em Nova York ao lado de artistas como Keith Haring e Barbara Kruger. Também realizou exposições internacionais com a ajuda de galeristas famosos.
Já em 1982, Basquiat era visto freqüentemente na companhia de Julian SchnabelDavid Salle e outros curadores, colecionadores e especialistas em arte que seriam conhecidos depois como os "neo-expressionistas". Ele começou a namorar, também, uma cantora desconhecida na época, Madonna. Neste mesmo ano, conheceu Andy Warhol, com quem colaborou ostensivamente e cultivou amizade.
Dois anos depois, em 1984, muitos de seus amigos estavam preocupados com seu uso excessivo de drogas e seu comportamento paranóico. Basquiat, então, já estava viciado em heroína. No dia 10 de fevereiro de 1985, Basquiat foi capa da revista do The New York Times, em uma reportagem dedicada inteiramente a ele. Com o sucesso, foram realizadas diversas exposições internacionais em todas as maiores capitais europeias. Basquiat morreu de um coquetel de drogas (uma combinação de cocaína e heroína conhecida popularmente como "speedball") em seu estúdio, em 1988. Após sua morte, um filme que levava seu nome foi lançado contando sua biografia, dirigido porJulian Schnabel e com o ator Jeffrey Wright no papel de Basquiat.


Jornal da Gazeta (ontem à noite)

Jornal das 10 (ontem à noite)
Quem inventou a roda > Exposição no Rio de Janeiro se propõe a responder a questão. Clique na imagem para ver a notícia.



Bom dia, Brasil (Edição de hoje)



Globo Repórter

Globo Repórter mergulha nas misteriosas paisagens da Chapada Diamantina
Programa desta sexta-feira (17) mostra montanhas intocadas, chega ao topo do Morro do Castelo e viaja pelos subterrâneos até uma preciosidade natural.

Globo Repórter mergulha nas misteriosas paisagens da Chapada Diamantina (Globo Repórter mergulha nas misteriosas paisagens da Chapada Diamantina (TV Globo))
Bom Dia, São Paulo (Quadro Verde)
Copo de leite nasceu para ser branco, por isso se chama "copo de leite", mas a genética aplicada o fez de todas as cores > Clique na imagem para ver a reportagem

Globo Rural (Edição de hoje)


G1 > Pop & Arte
  1. SÃO PAULO

    Artistas cantam Chico Buarque em show grátis no Ibirapuera no domingo

    Apresentação vai homenagear os 70 anos do cantor e compositor. Elza Soares, Criolo, Blubell, O Terno e Nina Becker são alguns convidados.
Mais notícias de G1 POP & Arte

BBC Brasil, na foto e no mundo
Mais notícias da BBC Brasil


"El País", de Espanha, em português

Num debate agressivo, candidatos deixam os eleitores sem propostas

CARLA JIMÉNEZ / MARINA ROSSI São Paulo
No pior embate da campanha entre os dois presidenciáveis, Dilma Rousseff e Aécio Neves, sobraram denúncias de lado a lado e faltaram compromissos com o futuro

O pior que poderia acontecer

O perigo dessa agressividade é que o perdedor, seja quem for, monte um cenário para impedir a governabilidade
Mais notícias de "ElPaís"




"Clarin", de Argentina, em português

ARGENTINA

Dez marcas do pior ano econômico do kirchnerismo


Gustavo Bazzan

Em 2014 a queda do PIB se acelerou, o poder de compra dos salários caiu e a inflação não parou de crescer.

O ministro da Economia, Axel Kicillof, e a presidente Cristina Kirchner, em cerimônia recente

MISTÉRIO NO MAR

Marinha brasileira tem poucas esperanças de encontrar náufragos argentinos


Redação Clarín em Português

A marinha brasileira confirmou que encontrou um bote que pertence ao veleiro argentino desaparecido na costa do Brasil há quase dois meses, No entanto, familiares dos passageiros do barco Tunante II têm esperanças de que eles sejam encontrados.

Imagem de satélite registrada no dia 28 de setembro mostraria suposto Tunante II.

"Notícias ao Minuto", de Portugal
Calçado, roupa, comida. Tudo que 'vier à rede passa a ser peixe' para IRS
08:06 - 17 de Outubro de 2014
A reforma do IRS apresentada pelo Governo, que tendencialmente beneficia as famílias com mais filhos, vai custar ao Estado cerca de 150 milhões de euros em 2015, que serão pagos na totalidade por impostos criados na reforma fiscal verde. E quase todas as despesas passam a ser válidas para efeitos de dedução à coleta. Conheça as principais medidas da proposta do Executivo






Mais notícias da edição portuguesa

"Notícias ao Minuto", do Brasil
Agressividade verbal marca segundo debate dos candidatos
08:45 - 17 de Outubro de 2014
O segundo debate realizado entre os dois candidatos à Presidência da República ficou marcado pela agressividade verbal. No debate organizado pelo UOL, SBT e o Jovem Pan...











Mais notícias da edição brasileira


"Jornal do Brasil", do Rio de Janeiro
Mais notícias do Jornal do Brasil


"Esportes R7"



    RIO DE JANEIRO 
    SÃO PAULO 
    MINAS GERAIS 
    BRASÍLIA 
    RS, BA, PR, SC
    São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha


    Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
    Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.