sábado, 13 de setembro de 2014

Eventos em destaque no dia 14 de setembro de 2014 > Domingo > Postado na véspera às 6:26 PM

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

Risco de temporais no Sul do Brasil

Nova frente fria se organiza e avança sobre a Região entre o domingo e a segunda.
Ler noticia

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 23h29, pelo horário de Brasil. 

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU



- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

14 de setembro de 2014.
257.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 108 dias para acabar o ano.


1210 — Fundação da ordem religiosa dos Crúzios
1524 — Fundação da ordem religiosa dos Teatinos.

1563 — Paz de Iperoig, Ubatuba (São Paulo).
    Nóbrega e Anchieta partiram de São Vicente, numa manhã histórica, a 18 de abril de 1563. Não houve quem não arreceasse do destino dos dois audazes jesuítas. Foi um espanto geral. Aquela conversa com o morubixabas tamoios não daria grande resultado, era o que todos pensavam. Propôs-se a conduzí-los, num dos barcos, o fidalgo aventureiro Francisco Adorno, natural de Gênova, e que aqui, em terras brasileiras, ficara rico da noite para o dia, à custa do tráfico de índios. Uma das maiores fortunas da época. Viajaram durante vários dias. Passaram por Bertioga, pela ilha de São Sebastião e, a 5 de maio de 1563, aportaram a Iperoig [Ubatuba]. Ali estava localizada a aldeia do chefe Coaquira. A princípio, foram recebidos agressivamente. Várias canoas, cheias de índios, armados de arco e flechas, cercaram-nos. Queriam liquidá-los. A situação era das mais graves, das que não se descrevem.
    Foi quando Anchieta, com aquela calma que o caracterizava, começou a falar-lhes na sua língua. Falou-lhes longamente. Uma fala suave, doce, piedosa... Dirigiu-se, de preferência, aos maiorais Coaquira e Pindobuçu. Eles ouviram religiosamente. Começou a desanuviar-se o ambiente, como por encanto. Era mais um milagre do abaré, cuja fama correra mundo. Dali a pouco, Coaquira e Pindobuçu trocavam com Anchieta e Nóbrega o cachimbo da paz. Quase a metade da missão estava cumprida. Faltava convencer os demais chefes. Partiram, imediatamente, emissários, a fim de convidá-los para uma reunião. Aquilo durou dias, dias longos, que pareciam não terminar nunca mais. Todas as manhãs, os padres diziam missa num altar improvisado na praia, pregavam aos silvícolas, cativavam-lhes a confiança. LEIA O TEXTO COMPLETO

1741 — Fundação do município de Viamão.
1752 — O Império Britânico adota o calendário gregoriano, saltando 11 dias (o dia anterior foi 2 de setembro).
1812
Fundação do Condado de Madison.

1812 - Invasão de Moscovo pelas tropas de Napoleão.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Invasões napoleónicas da Rússia -
Campanha da Rússia
Napoleons retreat from moscow.jpg
A retirada de Napoleão de Moscovo, por Adolph Northern.
Data24 de junho - 14 de dezembro de 1812
Local Rússia
DesfechoVitória da Rússia e aliados
Destruição das tropas francesas
Combatentes
França França
Flag of the Napoleonic Kingdom of Italy.svg Itália
Flag of the Habsburg Monarchy.svg Áustria
Flag of Prussia 1892-1918.svg Prússia
Flag of the Kingdom of Naples.svg Nápoles
Grand Coat of Arms of Duchy of Warsaw.svg Ducado de Varsóvia
Confederação do Reno
Rússia Rússia
Comandantes
Napoleão I
Louis Nicolas Davout
Michel Ney
Jerônimo Bonaparte
Czar Alexandre I
Forças
580 000 - 690 000250 000 - 904 000
Baixas
380 000 mortos1210 000 perdas
Invasão francesa da Rússia em 1812, também conhecida como a Campanha Russa em França (Campagne de Russie)2 eGuerra Patriótica de 1812 na Rússia (em russo:Отечественная война 1812 года), foi um ponto de viragem durante as Guerras Napoleónicas. Reduziu a dimensão das forças francesas e forças aliadas (o Grande Armée) para uma pequena fracção de sua força inicial, e provocou uma grande mudança na política europeia uma vez que enfraqueceu dramaticamente a hegemonia francesa na Europa. A reputação de Napoleão como um génio militar invencível, foi severamente abalada, enquanto antigos aliados do Império Francês, primeiro o Reino da Prússia e depois o Império Austríaco, romperam a sua aliança com a França, e trocaram de lado, desencadeando a guerra da Sexta Coligação.3
A campanha começou em 24 de junho de 1812, quando as forças de Napoleão atravessaram o rio Neman. Napoleão pretendia obrigar o imperador da Rússia Alexandre I a permanecer no Bloqueio Continental do Reino Unido; um objectivo oficial era acabar com a ameaça de uma invasão russa da Polónia. Napoleão designou a campanha de Segunda Guerra Polaca (em referência à "Guerra da Primeira Guerra Polaca"); o governo russo proclamou uma Guerra Patriótica.
Quase meio milhão de homens, o Grande Armée, marchou pela Rússia Ocidental, ganhando uma série de pequenas batalhas e uma grande batalha (Batalha de Smolensk), entre 16 e 18 de Agosto. No entanto, no mesmo dia, a ala direita do exército russo, sob o comando do general Peter Wittgenstein, bloqueou parte do exército francês, liderado pelo marechal Nicolas Oudinot, na Batalha de Polotsk. Esta acção impediu os franceses de avançar sobre a capital russa de São Petersburgo; o destino da guerra tinha que ser decidida na frente de Moscovo, onde o próprio Napoleão liderou suas forças.
Embora os russos tenham utilizado a política da terra queimada, e, por vezes, tenham atacado o inimigo com a cavalaria ligeira de cossacos, o seu exército principal retirou-se por cerca de três meses. Este recuo prejudicou a confiança no marechal-de-campo Michael Andreas Barclay, levando Alexandre I a nomear um veterano, PríncipeMikhail Kutuzov, o novo comandante-em-chefe. Finalmente, a 7 de setembro, os dois exércitos encontraram-se perto de Moscovo, na Batalha de Borodino. A batalha resultou na maior e mais sangrenta acção em um único dia, durante as Guerras Napoleónicas. Envolveu mais de 250 mil soldados e resultou em pelo menos 70 mil vítimas. Os franceses capturaram o campo de batalha, mas não conseguiram destruir o exército russo. Além disso, os franceses não conseguiram substituir as suas perdas, enquanto os russos o podiam fazer.
Napoleão entrou Moscovo no dia 14 de setembro, depois de o exército russo ter, novamente, recuado. Mas, por essa altura, os russos tinham já evacuado a cidade e até libertado criminosos das prisões para complicar o avanço francês. Além disso, o governador, o conde Fyodor Rostopchin, ordenou que a cidade fosse incendiada.4 Alexandre I recusou-se a capitular, e as conversações de paz iniciadas por Napoleão falharam. Em outubro, sem um sinal de vitória claro, Napoleão começou a sua retirada desastrosa de Moscovo, durante o período de chuvas e lama habituais no Outono russo.
Na Batalha de Maloyaroslavets, os franceses tentaram chegar a Kaluga, onde poderiam encontrar alimentos para os homens e para os animais. Mas o exército russo, bem alimentado, bloqueou a estrada, e Napoleão foi forçado a recuar pelo mesmo caminho de onde tinham vindo desde Moscovo, através das áreas fortemente devastadas ao longo da estrada de Smolensk. Nas semanas seguintes, o grande armée sofreu golpes catastróficos como o início doInverno Russo, a falta de suprimentos e constantes ataques de camponeses russos e tropas irregulares. Quando as restantes tropas do exército de Napoleão atravessaram o rio Berezina em novembro, já só restavam 27 mil soldados; o grande armée tinha perdido 380 mil homens e 100 mil tinham sido feitos prisioneiros. 5 Napoleão abandonou os seus homens e voltou para Paris para proteger a sua posição como Imperador e preparar-se para resistir aos avanços dos russos. A campanha terminou a 14 de dezembro de 1812, quando as últimas tropas francesas deixaram a Rússia.
Um evento de proporções épicas e de grande importância para a história da Europa, a invasão francesa da Rússia tem sido objecto de muita discussão entre os historiadores. A importância da campanha na cultura russa pode ser vista na obra de Liev TolstoiGuerra e Paz; na composição de TchaikovskyAbertura 1812; e a sua identificação com a invasão alemã de 1941-1945, que se tornou conhecida como a Grande Guerra Patriótica na União Soviética.

Índice

  [mostrar

1844 — Reconhecimento da independência paraguaia, pelo Brasil.
1858 — Criação do município de Augusto Severo.

1867 — É lançado, na Alemanha, o primeiro volume de O Capital, obra mais importante do filósofo alemão Karl Marx

1917 — A Rússia é oficialmente proclamada uma república.

1927 — Terremoto subaquático abala o Japão, com mais de 100 mortos.

1956 — Marilyn Monroe faz sua famosa cena no filme O Pecado Mora ao Lado, tendo sua saia levantada pelo vento do metrô.

1959 — A sonda soviética Luna 2 se choca com a Lua, tornando-se o primeiro objeto feito pelo homem a alcançá-la.
1968 — Lançamento da sonda Zond 5 da Base de Baikonur.

1974 — Lançada a Linha Azul, a primeira linha do Metrô de São Paulo.

1981 — Papa João Paulo II publica a encíclica "Laborem Exercens".
1984 — Primeiro concurso Video Music Awards.
1998 — João Paulo II publica a encíclica "Fides et Ratio".
1999 — Kiribati, Nauru e Tonga são admitidos como Estados-Membro da ONU.
2003
Suecos rejeitam aderir ao Euro.
Estônia aprova a adesão à União Europeia por meio de um referendo.


1169 — Imperador Aleixo II de Bizâncio (m. 1183).

1737 — Michael Haydn, compositor austríaco (m. 1806)

1769 — Alexander von Humboldt, naturalista alemão (m. 1859).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alexander von Humboldt
Geografiaciências naturais
Alexander von Humboldt, pintura de Friedrich Georg Weitsch, 1806.
NacionalidadeAlemanha Alemão
Nascimento14 de setembro de 1769
LocalBerlim
Morte6 de maio de 1859 (89 anos)
LocalBerlim
Atividade
Campo(s)Geografiaciências naturais
Prêmio(s)Medalha Copley (1852)
Friedrich Wilhelm Heinrich Alexander von Humboldt, o barão de Humboldt (Berlim14 de setembro de 1769 — Berlim, 6 de maio de1859), mais conhecido como Alexander von Humboldt, foi um geógrafo,naturalista e explorador alemão.1 Foi o irmão mais jovem do ministro elingüista prussiano Wilhelm von Humboldt.

Índice

  [mostrar

1804 — John Gould, ornitólogo e naturalista inglês (m. 1881)
1848 — Adolf Albin, enxadrista romeno (m. 1920)
1849 — Ivan Pavlov, fisiólogo russo (m. 1936).
1880 — Archie Hahn, atleta norte-americano (m. 1955).

1905 — Ismael Silva, cantor brasileiro (m. 1978).

1913 — Jacobo Arbenz, político guatemalteco (m. 1971).
1918 — Cachao López, músico cubano (m. 2008).
1920 — Lawrence Robert Klein, economista norte-americano.

1921 — Cardeal Paulo Evaristo Arns, OFM, ex-arcebispo de São Paulo.

1922 — Zizinho, futebolista brasileiro (m. 2002).

1925 — Cyll Farney, ator e produtor brasileiro (m. 2003).

1933 — Harve Presnell, ator e cantor norte-americano (m. 2009).
1935 — Ferid Murad, médico estadunidense.
1937 — Renzo Piano, arquiteto italiano.

1940 — Joana Fomm, atriz brasileira.

1943 — Marcos Valle, músico brasileiro.
1944 — Günter Netzer, ex-futebolista alemão.
1945 — Tito de Alencar Lima (Frei Tito), religioso brasileiro (m. 1974).
1947
Sam Neill, ator neozelandês, nascido na Irlanda.
Wolfgang Schwarz, patinador artístico austríaco.

1948 — Vera Gimenez, atriz brasileira.

1950 — Masami Kuwashima, automobilista japonês.

1951 — Arrigo Barnabé, músico e ator brasileiro.

1956 — Ray Wilkins, ex-futebolista e treinador de futebol inglês.
1958
Arlindo Cruz, cantor, compositor e instrumentista brasileiro.
Robert McCall, patinador artístico canadense (m. 1991).
Silas Malafaia, pastor evangélico e apresentador do programa Vitória em Cristo.
1959 - Morten Harket, cantor norueguês, vocalista da banda A-ha.
1960
Melissa Leo, atriz norte-americana.
Callum Keith Rennie, ator canadense.
1965 — Dmitry Medvedev, ex-presidente e atual primeiro-ministro da Rússia.
1967 - Ashlyn Gere, atriz norte-americana.
1968 — Sálvio Spínola, árbitro de futebol brasileiro.
1969 — Francesco Antonioli, futebolista italiano.
1971
Alexandre Padilha, médico e político brasileiro.
Andre Matos, músico brasileiro.
1974 — Hicham El Guerrouj, atleta marroquino.
1976
Agustín Calleri, tenista argentino.
Léo Inácio, futebolista brasileiro.
1977
Andréia Suntaque, futebolista brasileira.
Alex, futebolista brasileiro.
1979 — Ricardo Pereira, ator português.
1980 — Luis Horna, tenista peruano.
1980 - Ana Cañas, cantora brasileira.
1981
Miyavi, músico japonês.
Ashley Roberts, cantora e dançarina norte-americana.

1983
Amy Winehouse, cantora e compositora britânica (m. 2011).
Wilson Matias, futebolista brasileiro.
1984
Adam Lamberg, ator estadunidense.
Jonathan Bottinelli, futebolista argentino.
André De Vanny, ator australiano.
Chori Castro, futebolista uruguaio.
Fernanda Vasconcellos, atriz brasileira.

1987 — Vítor Pelé, futebolista português.
1988 — Maicon, futebolista brasileiro.
1989 — Logan Henderson, ator, cantor e compositor norte-americano.


 891 — Papa Estêvão VI.
1164 — Sutoku, 75º imperador do Japão.

1321 — Dante Alighieri, escritor italiano (La Divina Commedia) (n. 1265).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dante Alighieri
Dante Alighieri, por Sandro Botticelli
Nome completoDurante di Alighiero degli Alighieri
Nascimento25 de Maio de 1265
FlorençaToscana
Morte14 de setembro de 1321 (56 anos)
RavenaEmília-Romanha
Nacionalidadeitaliano
OcupaçãoEstadistapoeta, teoria da linguagem
Influências
Influenciados
Movimento literárioDolce Stil Novo
Magnum opusA Divina Comédia
Dante Alighieri (Florença25 de maio de 1265 — Ravena13 ou 14 de setembro de 1321) foi um escritorpoeta e político italiano. É considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana, definido como il sommo poeta ("o sumo poeta"). Disse Victor Hugo que o pensamento humano atinge em certos homens a sua completa intensidade, e cita Dante como um dos que "marcam os cem graus de gênio". E tal é a sua grandeza que a literatura ocidental está impregnada de sua poderosa influência, sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica a consciência literária ocidental.
Seu nome, segundo o testemunho do filho Jacopo Alighieri, era umhipocorístico de "Durante".1 Nos documentos, era seguido dopatronímico "Alagherii" ou do gentílico "de Alagheriis", enquanto a variante "Alighieri" afirmou-se com o advento de Boccaccio.
Foi muito mais do que literato: numa época onde apenas os escritos em latim eram valorizados, redigiu um poema, de viés épico eteológicoLa Divina Commedia (A Divina Comédia), o grande poema de Dante, que é uma das obras-primas da literatura universal e um dos pontos mais altos atingidos pelo espírito humano. A Commedia se tornou a base da língua italiana moderna e culmina a afirmação do modo medieval de entender o mundo.
Essa obra foi originalmente intitulada Comédia e mais tarde foi rebatizada com o adjetivo Divina por Boccacio. A primeira edição que adicionou o novo título foi a publicação do humanista venezianoLodovicco Dolce2 publicado em 1555 por Gabriele Giolito de Ferrari.
Nasceu em Florença, onde viveu a primeira parte da sua vida até ser injustamente exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra natal: foi abandonado por seus parentes. Apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época.

Índice

  [mostrar

1435 — João, Duque de Bedford (n. 1389).
1523 — Papa Adriano VI (n. 1459)
1709 — Luis Manuel Fernández de Portocarrero, religioso, nobre e político espanhol (n. 1635)
1712 — Giovanni Domenico Cassini, astrónomo (n. 1625).
1820 — François Joseph Lefebvre, duque de Dánzig, Marechal do Primeiro Império Francês (n. 1755).
1824 — Luís XVIII de França (n. 1755).
1852 — Arthur Wellesley, primeiro Duque de Wellington (n. 1769).
1901 — William McKinley, 25º presidente dos Estados Unidos (n. 1843)
1910 — Huo Yuanjia, lutador de artes marciais chinês (n. 1868).

1927 — Isadora Duncan, bailarina norte americana; (n. 1878).

1936 — Irving Thalberg, produtor cinematográfico norte-americano (n. 1899).
1937 — Tomás Masaryk, ex-presidente da Checoslováquia (n. 1850).
1960 — Dom Antônio Reis, 3º bispo da Diocese de Santa Maria (n. 1885)
1970 — Rudolf Carnap, filósofo alemão (n. 1891).

1982 — Grace Kelly, atriz estadunidense e princesa de Mônaco (n. 1929).

1984 — Janet Gaynor, atriz estadunidense (n.1906).

1993 — Austregésilo de Athayde, escritor e jornalista brasileiro (n. 1898).

1999 — Roberto Costa de Abreu Sodré, governador de São Paulo (n. 1917).
2005 — Robert Wise, diretor e produtor de cinema estadunidense (n. 1914).
2009 — Patrick Swayze, ator e cantor estadunidense (n. 1952).
2010 — José Janene, empresário e político brasileiro (n. 1955).


Brasil
Aniversário da fundação de Presidente Prudente (São Paulo)
Aniversário da fundação de Sinop (Mato Grosso)
Aniversário da fundação de Figueirão (Mato Grosso do Sul)
Aniversário da fundação de Viamão (Rio Grande do Sul)
Aniversário da fundação de Pilar (Paraíba)

Catolicismo
Dia da Exaltação da Santa Cruz
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ícone russo da Festa da Exaltação da Santa Cruz por Gury Nikitin, 1680. Galeria Tretyakov,Moscou,Rússia.
Esta festa é chamada em GregoὝψωσις τοῦ Τιμίου Σταυροῦ e em Latim é chamada de Exaltatio Sanctae Crucis (literalmente, "Exaltação da Santa Cruz". (A palavra "Exaltatio" é às vezes traduzido como "Exaltação", em outros tempos, como em 1973, a tradução era como "Triunfo".) Em algumas partes daComunhão Anglicana a festa é chamada Santo Dia da Cruz, um nome também utilizado por Luteranos. A celebração é às vezes chamada Festa da Cruz Gloriosa.1 No calendário litúrgico cristão há várias Festas relacionadas à Cruz, todas com a intenção de relembrar a crucificação de Jesus Cristo, evento central da fé, como diz o apóstolo São Paulo: "nós pregamos a Cristo crucificado, que é para os judeus, na verdade, uma pedra de tropeço, e para os gentios uma estultícia; mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus."2 Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à paixão e Crucificação, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de Setembro, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.
Santo André de Creta diz: "Celebramos a festa da cruz; por ela as trevas são repelidas e volta a luz. Celebramos a festa da cruz e junto com o Crucificado somos levados para o alto para que, abandonando a terra com o pecado, obtenhamos os céus. A posse da cruz é tão grande e de tão imenso valor que seu possuidor possui um tesouro."
Segundo a tradição, a Vera Cruz foi descoberta em 326 por Helena de Constantinopla, mãe do ImperadorConstantino I, durante peregrinação à cidade de Jerusalém. A Igreja do Santo Sepulcro foi construída no local da descoberta, por ordem de Helena e Constantino. A igreja foi dedicada nove anos após, em 335, com uma parte da cruz em exposição. Em 13 de Setembro ocorreu a dedicação da igreja e a cruz foi posta em exposição no dia 14, para que os fiéis pudessem orar e venerá-la. Em 614 os persas invadiram a cidade e tomaram a cruz, que foi recuperada pelo Imperador Bizantino Heráclio em 628. Após um ano em Constantinopla, a cruz retornou ao Santo Sepulcro.
A Exaltação da Santa Cruz é a festa principal dos Cônegos Regulares da Ordem da Santa Cruz.3

Índice

  [mostrar


RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.