segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Eventos em destaque no dia 2 de setembro de 2014 > Terça-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

SP tem mais chuva hoje

Primeira semana de setembro será marcada por muita umidade em SP
Ler noticia
WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

2 de setembro de 2014.
245.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 120 dias para acabar o ano.


31 AC - Batalha de Actium: ao largo da costa oeste da Grécia, forças de Otaviano derrotam as esquadras de Marco Antônio e Cleópatra.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Batalha de Áccio
Guerra Civil Romana
Castro Battle of Actium.jpg
Batalha de Áccio2 de setembro de 31 a.C., porLorenzo A. Castro, pintada em 1672.
Data2 de setembro31 a.C.
Localperto de Áccio na Grécia
Desfechovitória decisiva de Otaviano
Combatentes
Senado romano e os leais a OtavianoMarinha do Egito e romanos leais a Marco António
Comandantes
Marco Vipsânio AgripaMarco Antônio
Forças
250 navios de guerra, 16.000 legionários e 3.000 arqueiros300-400 navios de guerra (sendo a grande maioria formada porquinquerremes, 30/50 navios de transporte, 60 navios de guerra egípcios), 2.000 arqueiros e 20.000 legionários.
Baixas
Ao menos 2.500 mortosMais de 5.000 mortos
Mais de 200 navios afundados ou capturados
Disposição das tropas durante a batalha de Áccio
Batalha de Áccio (ou Ácio – em latimActium) teve lugar em 2 de setembro de 31 a.C., perto de Áccio na Grécia, durante aguerra civil romana entre Marco António e Otaviano (depois conhecido como imperador Augusto). A frota de Otaviano era comandada por Marco Vipsânio Agripa e a de António apoiada pelos barcos de guerra da rainha Cleópatra do Egito. O resultado foi uma vitória decisiva de Otaviano, que findou a oposição ao seu poderio crescente. Esta data é por isso usada para marcar o fim da República e início do Império Romano.

Prelúdio

segundo triunvirato rompeu-se devido à séria ameaça que Otaviano via em Cesarião, o filho de Cleópatra e Júlio César. A base do poder de Otaviano era a sua ligação a César por adopção, que lhe garantia a sua muito necessitada popularidade e lealdade das legiões. Ao ver esta situação conveniente posta em causa após Marco António ter declarado que Cesarião era o legítimo herdeiro de Júlio César, começou uma guerra de propaganda entre os aliados que destruiu o segundo triunvirato no último dia de 33 a.C..
Finalmente o senado retirou Marco António do poder e declarou guerra contra Cleópatra. Um terço do senado e ambos oscônsules juntaram-se ao lado de Marco António, e em 31 a.C. a guerra começou quando o talentoso general Marco Vipsânio Agripa capturou a cidade grega e o porto naval de Methon que era leal a Marco António. Marco António era um excelente soldado, no entanto a sua falta de experiência em confrontos navais foi o seu calcanhar de Aquiles.

A batalha

As duas frotas eram constituídas por cerca de 400 navios cada uma. Este número é apenas uma estimativa, visto que as fontes históricas são contraditórias neste aspecto. A táctica usada porMarco António foi valer-se da maior tonelagem dos seus navios, carregá-los com artilharia e bombardear o inimigo. No entanto, os barcos comandados por Marco Vipsânio Agripa eram mais leves e manobráveis e conseguiram evitar estas investidas e eliminar o perigo. Durante a luta, Cleópatra decidiu fugir e António depressa a seguiu. A fuga do comandante não foi descoberta e a luta prosseguiu até Agripa conseguir incendiar e afundar a frota de António.
Cerca de um ano depois destes eventos, Otaviano invadiu oEgito e António e Cleópatra suicidaram-se. Uma referência à batalha é feita na Eneida de Virgílio.

1752 - Foi a última vez que o calendário Juliano foi usado na Inglaterra e suas colónias.

1822 - Nesse dia, Maria Leopoldina, na condição de princesa-regente, reunida com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência do Brasil.
O ato formal de Decretação da Independência ocorreu no Rio de Janeiro, cinco dias antes de D. Pedro fazer a Proclamação, em São Paulo. Aconselhada por José Bonifácio, Leopoldina assumiu a responsabilidade de separar o Brasil de Portugal, logo que chegaram as cartas de Lisboa ordenando que D. Pedro voltasse imediatamente a Portugal. Em seguida, a princesa enviou mensageiros a São Paulo levando as cartas ameaçadoras da Corte, mais uma de próprio punho e outra de José Bonifácio, comentando a gravidade da situação e aconselhando o príncipe a referendar o ato. 
A Proclamação do dia 7 se deu em dois momentos distintos: o primeiro no bairro do Moinho, hoje chamado Moinho Velho do Ipiranga, a 5 quilômetros do riacho, onde os mensageiros alcançaram D. Pedro, sem cavalos nem escolta, apenas com o padre Belchior e seus assessores mais próximos; a segunda, poucas horas depois, nas margens do Ipiranga, onde uma tropa o esperava para fazer a escolta até as proximidades do Pátio do Colégio, onde haveria uma recepção, à noite. Esta última, menos importante, porém mais épica, é que é retratada pelo pintor Pedro Américo. (Paulo Victorino)
No quadro abaixo, de Georgina de Albquerque, a princesa assina o Decreto da Independência.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Quando o marido, príncipe regente, viajou a São Paulo em agosto de 1822, para apaziguar a política (o que culminaria na proclamação da lndependência do Brasil em setembro), D. Leopoldina exerceu a regência. Grande foi sua influência no processo de independência. Os brasileiros já estavam cientes de que Portugal pretendia chamar D. Pedro de volta, rebaixando o Brasil outra vez ao estatuto de simples colônia, em vez de um reino unido ao de Portugal. Havia temores de que uma guerra civil separasse a Província de São Paulo do resto do Brasil. D. Pedro entregou o poder a D. Leopoldina a 13 de agostode 1822, nomeando-a chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil, com poderes legais para governar o país durante a sua ausência e partiu para apaziguar São Paulo.
A princesa recebeu notícias que Portugal estava preparando ação contra o Brasil e, sem tempo para aguardar o retorno de D. Pedro, D. Leopoldina, aconselhada por José Bonifácio de Andrada e Silva, e usando de seus atributos de chefe interina do governo, reuniu-se na manhã de 2 de setembrode 1822, com o Conselho de Estado, assinando o decreto da Independência, declarando o Brasil separado de Portugal. A imperatriz envia-lhe uma carta, juntamente com outra de José Bonifácio, além de comentários de Portugal criticando a atuação do marido e de dom João VI. Ela exige que D. Pedro proclame a Independência do Brasil e, na carta, adverte: "O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
O oficial chegou ao príncipe no dia 7 de setembro de 1822. Leopoldina enviara ainda papéis recebidos de Lisboa, e comentários de Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, deputado às Cortes, pelos quais o Príncipe-Regente se inteirou das críticas que lhe faziam na Metrópole. A posição de D. João VI e de todo o seu ministério, dominados pelas Cortes, era difícil.
Enquanto se aguardava o retorno de D. Pedro, Leopoldina, governante interina de um Brasil já independente, idealizou a bandeira do Brasil, em que misturou o verde da família Bragança e o amarelo ouro da família Habsburgo. Outros autores opinam que Jean Baptiste Debret, o artista francês que desenhou o que via no Brasil dos anos 1820, foi o autor do pavilhão nacional que substituía o da vetusta corte portuguesa, símbolo da opressão do Antigo Regime. Deve-se a Debret o projeto da bela bandeira imperial, em colaboração com José Bonifácio de Andrada e Silva, em que o retângulo verde dos Bragança representava as florestas e o losango amarelo, cor da dinastia Habsburgo-Lorena, representava o ouro.
Foi coroada imperatriz em 1 de dezembro de 1822, na cerimônia de coroação e sagração de D. Pedro I.
1850 - A cidade de Blumenau é fundada pelo Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.
1870 - Napoleão III é capturado na Guerra franco-prussiana.
1945
Independência do Vietnã.
Assinado ato formal de rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial.

1961 - Aprovada a Emenda Constitucional que mudava o regime de governo do Brasil 
No dia 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou ao cargo de Presidente da República. Em seu lugar foi empossado, interinamente, o Presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli, uma vez que o Vice-Presidente, João Goulart, encontrava-se no Oriente, em viagem oficial. A partir daí seguem-se uma série de acontecimentos, iniciados com o impedimento da posse de João Goulart pelos ministros militares, Generel Odylio Denys, Ministro da Guerra, Brigadeiro Gabriel Grum Moss, da Aeronáutica e Almirante Sylvio Heck, da Marinha, e que culminaram com a adoção do regime parlamentarista, como forma de contornar a crise. Esta foi a segunda experiência parlamentarista vivida pelo País, que perdurou entre setembro de 1961 a janeiro de 1963. A primeira experiência parlamentarista no Brasil foi no período do Império, entre 1847 a 1889. CRONOLOGIA DA CRISE

1962 - O futebolista brasileiro Pelé marca seu 500° gol.

1968 - Proferido o discurso do deputado federal Márcio Moreira Alves que desencadearia o endurecimento do Regime Militar com a edição do AI-5

"Marcito" é lembrado como o provocador do AI-52 , ao proferir no início de setembro de 1968, como deputado, um discurso noCongresso Nacional em que convocava um boicote às paradas militares de celebração à Semana da Pátria3 e solicitava às jovens brasileiras que não namorassem oficiais do Exército.4 ; em função deste discurso, o Ministro da Justiça à época enviou à Câmara de Deputados pedido de autorização para que o deputado Márcio Moreira Alves fosse processado. Assim dizia a Constituição, mesmo com todas as limitações: era preciso obter o consentimento da Câmara de Deputados para processar um membro seu. A crise foi se aguçando e por fim em 11 de dezembro de 1968 os deputados votaram o pedido, recusando-o. Foi um momento emocionante, em que todo o plenário da Câmara, após a conclusão da votação, levantou-se e cantaram todos o hino nacional. Em represália, o governo determinou o fechamento (recesso) da Câmara e os deputados tiveram que se retirar atravessando uma ameaçadora e humilhante fileira de soldados. Márcio Moreira Alves estava obviamente "jurado de morte" e teve que rapidamente exilar-se. Texto completo

1969 - Dois computadores trocam dados em um teste da rede militar experimental Arpanet, marcando o nascimento da Internet, a rede mundial de computadores.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

internet surgiu a partir de pesquisas militares nos períodos áureos daGuerra Fria. Na década de 1960, quando dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo, qualquer mecanismo, qualquer inovação, qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos: as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação. Nessa perspectiva, o governo dos Estados Unidos temia um ataque russo às bases militares. Um ataque poderia trazer a público informações sigilosas, tornando os EUA vulneráveis. Então foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, se o Pentágono fosse atingido, as informações armazenadas ali não estariam perdidas. Era preciso, portanto, criar uma rede, a ARPANET, criada pela ARPA, sigla para Advanced Research Projects Agency. Em 1962J. C. R. Licklider, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), já falava em termos da criação de uma Rede Intergalática de Computadores (Intergalactic Computer Network, em inglês).

Índice

  [mostrar


1980 - Jo-Ann (asteroide 2316) é descoberto por Edward Bowell.


1810 - Joaquim Caetano, diplomata e professor brasileiro, patrono da Academia (m. 1873).

1838 - Liliuokalani, rainha havaiana (m. 1917).

1853 - Wilhelm Ostwald, químico letão, ganhador do Nobel de Química em 1909 (m. 1932).

1864 - Séraphine Louis, pintora francesa (m. 1942).

1877 - Frederick Soddy, químico inglês (m. 1956).
1883 - Rudolf Weigl, biólogo polonês (m. 1957).
1904 - August Jakobson, escritor estoniano (m. 1963).
1911 - Floyd Council, guitarrista de blues norte-americano (m. 1976).
1915 - Hans-Joachim Koellreutter, compositor alemão radicado no Brasil (m. 2005).
1923 - Ramón Valdés, ator mexicano, que interpretava o Seu Madruga em El Chavo del Ocho (m. 1988).

1930 - Paulo Francis, jornalista e escritor brasileiro (m. 1997).

1931 - Lúcio Ignácio Baumgaertner, arcebispo emérito de Cascavel
1936 - José Alberto Loureiro dos Santos, ministro da Defesa Nacional nos IV Governo Constitucional e V Governo Constitucional (Lista de Ministros de Defesa Nacional de 1974-1982)
1939 - Jack Lang, político francês.

1946 - Aldir Blanc, compositor brasileiro.

1952 - Jimmy Connors, ex-tenista estado-unidense.
1953 - John Zorn, músico norte-americano.
1957 - Cícero Nogueira, cantor e compositor brasileiro.
1958
Olivier Grouillard, piloto francês de automobilismo.
Victor Fasano, ator brasileiro.

1960 - Arnaldo Antunes, músico e poeta brasileiro.

1961
Claude Puel, treinador de futebol francês.
Oscar Magrini, ator brasileiro.
Carlos Valderrama, ex-futebolista colombiano.
1964 - Keanu Reeves, ator canadense de origem libanesa.
1965 - Lennox Lewis, ex-pugilista inglês.
1966
Olivier Panis, ex-piloto de Fórmula 1 francês.
Salma Hayek, atriz mexicana.

1967 - Andreas Möller, ex-futebolista alemão.
1968 - Cynthia Watros, atriz norte-americana.
1971
César Sánchez, futebolista espanhol.
Kjetil André Aamodt, ex-esquiador norueguês.

1974 - Amber Valletta, atriz e modelo norte-americana.

1976 - Michel Jourdain Jr., piloto mexicano de automobilismo.
1980
Hiroki Yoshimoto, piloto japonês de corridas.
Paulinho Marília, futebolista brasileiro.
1982
Joey Barton, futebolista inglês.
Alex Terra, futebolista brasileiro.

1986 - Júlio César, futebolista brasileiro.

1987
Scott Moir, patinador artístico canadense.
Spencer Smith, baterista da banda Panic! At The Disco.
1988 - Javi Martínez, futebolista espanhol.

1989 - Alexandre Pato, futebolista brasileiro.

Marcus Ericsson, piloto sueco de corridas.
1992 - Shayla Worley, ginasta estadunidense.
1996 - Sungha Jung, guitarrista fingerstyle coreano.


1910 - Henri Rousseau, pintor francês (n. 1844).

1937 - Pierre de Coubertin, fundador do COI e promotor dos Jogos Olímpicos da era moderna.

1945 - Fonseca Lima, político português (n. 1874).

1969 - Ho Chi Minh, poeta e político vietnamita. Foi o líder dos Vietcongs durante a Guerra do Vietnã.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Hồ Chí Minh
Hồ Chí Minh
Primeiro-ministro do
República Democrática do Vietname Flag of Vietnam.svg
Mandato1945 até 1955
Presidente do
República Democrática do Vietname Flag of Vietnam.svg
Mandato1946 até 1969
Vida
Nascimento19 de maio de 1890
Nghe AnVietname
Morte2 de setembro de 1969 (79 anos)
HanóiVietname
Dados pessoais
PartidoPartido Comunista
do Vietname
ProfissãoEstadista
AssinaturaAssinatura de Ho Chi Minh
Hồ Chí Minh (Kiem Lan19 de maio de 1890 – 2 de setembro de1969) foi um revolucionário e estadista vietnamita. Nguyễn Sinh Cung nasceu na província de Nghệ An e somente mais tarde seria mundialmente conhecido como Hồ Chí Minh ("aquele que ilumina").1Embora Ho desejasse ser cremado, ele foi embalsamado e seu corpo actualmente encontra-se no seu mausoléu em Hanoi.2

Índice

  [mostrar

1973 - J.R.R. Tolkien, lingüista e escritor britânico de origem sul-africana. Autor de O Senhor dos Anéis (n. 1892)

1986 - Otto Glória, treinador de futebol do Brasil.

1991 - Alfonso García Robles, diplomata mexicano, Nobel da Paz de 1982 (n. 1911)
1997 - Viktor Frankl, médico e psiquiatra austríaco (n. 1905)

2001 - Christiaan Barnard, cirurgião sul-africano.
Christian Neethling Barnard (Beaufort West8 de novembro de 1922 -PafosChipre2 de setembro de 2001) foi um cirurgião sul-africano, o primeiro a realizar um transplante de coração. MAIS

2006 - Nellie Connally, testemunha do assassinato de John F. Kennedy e esposa do ex-governador do estado do Texas, John Connally.
2012 - Sun Myung Moon, Embaixador da Paz e Fundador da AFUPM.


Brasil
Fundação do Município de Blumenau - SC - Brasil.
Fundação do Município de Presidente Venceslau - SP - Brasil.
Fundação do Município de Ladário - MS - Brasil.
Dia do Metodismo no Rio de Janeiro (Lei Nº 1931, de 26 de Dezembro de 1991, lei sancionada pelo então Governador Leonel Brizola).
Fundação do Museu de Arte Contemporânea de Niterói - RJ - Brasil. (1996)

Santos do dia
Santa Dorotéia

RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.