sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Eventos em destaque no dia 9 de agosto de 2014 > Sábado

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh



Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

9 de agosto de 2014.
221.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 144 para acabar o ano.


48 a.C. — Júlio César derrota Pompeu na Batalha de Farsalo. Este acabaria fugindo para o Egito, onde seria assassinado.
primeiro triunvirato foi uma aliança política informal estabelecida em 59 a.C., na República Romana, entre Júlio César, Pompeu, o Grande e Marco Licínio Crasso, que haveria de se prolongar até 53 a.C.
Em Roma, o início da década de 50 a.C., foi marcado pela união destes três homens: Júlio César - acabado de ser eleito cônsul, um outsider político; Pompeu - extremamente popular junto dos cidadãos devido às suas conquistas militares, mas desprezado pela classe senatorial pela falta de sangue azul da sua família; Crasso - considerado o homem mais rico de Roma, mas ao qual faltava influência política. Uma vez que César não tinha aliados políticos, Pompeu não conseguia obter terras de cultivo para os veteranos das suas legiões e Crasso não era levado a sério na sua ideia de conquistar o Império Parta, os três juntaram-se para unir esforços. Ao contrário do segundo triunvirato, que viria depois, este acordo era informal e não continha nenhum valor jurídico. A única transacção efectuada foi a de Júlia Cesaris, filha de César, que se tonou mulher de Pompeu num casamento que haveria de se revelar feliz.
Durante o seu consulado em 59 a.C., César legislou terras para os soldados de Pompeu, apesar de forte contestação da facção conservadora do senado, e leis que favoreciam os negócios de Crasso. Em troca, obteve o apoio de Pompeu para conseguir a governação da Gália e iniciar a conquista de toda a região (Guerras Gálicas). Em 55 a.C., Pompeu e Crasso foram eleitos cônsules em parceria e prolongam o poder de César na Gália por mais cinco anos. Crasso assegura ainda os fundos e legiões para a tão desejada campanha persa.
No ano seguinte, a morte de Júlia enfraqueceu a relação entre Pompeu e César e, em 53 a.C., Crasso foi assassinado pelos partas a seguir a uma batalha desastrosa. Sem mais nada a uni-los, Pompeu e César desfizeram a aliança e transformam-se em inimigos. Wikipedia (Leia mais)

378 — É travada a batalha de Adrianópolis que opôs um exército romano comandado pelo imperador Valente a tribos germânicas lideradas por Fritigerno.

1483 — Inauguração da Capela Sistina. Veja em 360º

1822 — D. João VI nomeia o militar português João José da Cunha Fidié para o comando das armas em Oeiras, então Capital do Piauí, como medida preventiva do reino, no contexto das pretensões de independência do Brasil, que acabaria sendo proclamada no mês seguinte.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fidié foi nomeado Governador das Armas da então província do Piauí, na região Nordeste do Brasil, em Dezembro de1821. Desembarcou em Oeiras, então capital da Província, em Agosto de 1822. No contexto da Guerra da Independência, marchou de imediato para a vila de Parnaíba onde sustentou renhida luta com os partidários da independência (1823) sob o comando do brigadeiro Manoel de Sousa Martins.
Chamado pelas autoridades de Caxias, na então Província do Maranhão, para ali se dirigiu a fim de dirigir a defesa daquela vila. Entretanto, crescendo as forças dos revoltosos, ao passo que as dos defensores decresciam, a praça capitulou e Fidié foi detido e enviado, oito meses depois, sob escolta, de volta para Oeiras. Transferido para Salvador, na Bahia, de lá foi transferido para o Rio de Janeiro, onde ficou encarcerado na Fortaleza de São Francisco Xavier da Ilha de Villegagnon até que o Imperador Pedro I do Brasil lhe concedeu a liberdade, permitindo-lhe que regressasse a Portugal.
O grande confronto entre o comandante e os revoltosos nativos se deu na Batalha do Jenipapo.

Batalha do Jenipapo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Batalha do Jenipapo
Parte da(o) Guerra da independência do Brasil
Batalha do Jenipapo.JPG
Arte pictórica de Francisco Paz retratando o conflito
Data13 de Março de 1823
LocalPróximo ao Riacho JenipapoPiauí,Brasil
DesfechoVitória portuguesa
Combatentes
Flag of Empire of Brazil (1870-1889).svg Império do BrasilBandeira Reino Unido Portugal Brasil Algarve.svg Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
Principais líderes
Flag of Empire of Brazil (1870-1889).svg Leonardo Castelo Branco,José Pereira Filgueiras, Luis Rodrigues Chaves, Alexandre Nereu, João da Costa Alecrim e Tristão Gonçalves Alencar1Bandeira Reino Unido Portugal Brasil Algarve.svg João José da Cunha Fidié
Forças
2.000 soldados e 2 canhões1.600 soldados e 11 canhões
Vítimas
200 mortos ou feridos e 542 prisioneiros116 mortos e 60 feridos
Batalha do Jenipapo ocorreu às margens do riacho de mesmo nome no dia 13 de março de 1823, a qual foi decisiva para a Independência do Brasil e consolidação do território nacional.2 Consistiu na luta de piauiensesmaranhenses ecearenses contra as tropas do Major João José da Cunha Fidié, que era o comandante das tropas portuguesas, encarregadas de manter o norte da ex-colônia fiel à CoroaPortuguesa. Os brasileiros lutaram com instrumentos simples, não com armas de guerra, não tinham experiência. Perderam a batalha, mas fizeram com que a tropa desviasse seu destino. Foi uma das mais marcantes e sangrentas Batalhas travadas na guerra da independência do Brasil.
A data não consta nos livros de História e poucos sabem do ocorrido, mesmo no Piauí, onde ocorreu a batalha. Contudo, após alguns movimentos por parte de políticos, historiadores e da população, a data foi acrescida à bandeira do Piauí e está em curso a implantação do estudo da Batalha do Jenipapo na disciplina de História. Durante as comemorações e reflexões do dia 13 de março o município de Campo Maior faz a entrega da Medalha do Mérito Heróis do Jenipapo e o(a) Governador(a) do Piauí, a Ordem do Mérito Renascença do Piauí, oportunidade em que o mesmo usa a faixa governamental.

Índice

  [mostrar

1832 — O rei Leopoldo I da Bélgica casa-se com a princesa Luísa Maria d'Orleães.
1884 — Quarto voo de um dirigível, por Charles Renard e Arthur Constantin Krebs.
1902 — É coroado o rei Eduardo VII do Reino Unido.

1942 — O líder indiano Mohandas Gandhi é preso em Bombaim por forças britânicas.


1945 - Segunda Guerra Mundial: Os Estados Unidos lançam sobre a cidade de Nagasaki, no Japão, a bomba atômica apelidada de Fat Man ("Homem Gordo").

1945  - O general Eurico Gaspar Dutra deixa o ministério da Guerra para se candidatar à presidência da república do Brasil.
A História produz armadilhas a que os políticos, muitas vezes, tem de se submeter. Foi Eurico Gaspar Dutra que, em associação com o general Góis Monteiro, depôs o ditador Getúlio Vargas, encerrando em governo que já durava 15 anos. Depois, o mesmo Dutra se candidata a presidente da República, nas eleições que se realizariam meses depois. Temendo o pior, que seria a vitória de seu desafeto, o Brigadeiro Eduardo Gomes, também candidato a Presidente, não restou a Getúlio Vargas outra alternativa em dar amplo e total apoio à candidatura de Dutra, o mesmo general que o havia deposto, pouco antes. Dutra ganhou as eleições e Getúlio elegeu-se senador por 6 Estados, escolhendo tomar posse por seu Estado de origem, o Rio Grande do Sul e, como senador, participou na Assembléia Nacional Constituinte. > Leia meu artigo: "A transição de regime".

1960 — É adoptada a Bandeira do Gabão.
1965 — Singapura torna-se independente da Malásia.

1969 — Sharon Tate, Steven Parent, Abigail Folger, Jay Sebring e Wojciech Frykowski são assassinados pela Família Manson.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sharon Tate
Nome completoSharon Marie Tate
Nascimento24 de Janeiro de 1943
DallasEstados Unidos
Morte9 de agosto de 1969 (26 anos)
Los Angeles, Estados Unidos
NacionalidadeEstados Unidos norte-americana
OcupaçãoAtriz
Principais trabalhosA Dança dos Vampiros (1967)
Página oficial
http://www.sharontate.net
Sharon Marie Tate (Dallas24 de Janeiro de 1943 – Los Angeles9 de Agosto de 1969), foi uma atriz norte-americana e uma das mulheres mais bonitas do cinema da década de 1960. Morreu de maneira trágica, brutalmente assassinada, aos oito meses de gravidez, pelas mãos da notória Família Mansonseita de jovenshippies seguidores de Charles Manson.
Considerada uma das melhores promessas do cinema e sex symbolde Hollywood, na época de sua morte, aos 26 anos, já era conhecida mundialmente, estava casada com o diretor polonês Roman Polanski, havia participado de sete filmes, trabalhado como modelo para comerciais e revistas de moda e tinha sido indicada para o Globo de Ouro pelo filme O Vale das Bonecas, de 1967.1
Uma década após seu assassinato, sua mãe, Doris Tate, em resposta a um crescente status cult que envolvia seus assassinos e temerosa de que eles pudessem conseguir liberdade condicional - apesar de condenados à prisão perpétua - organizou uma campanha pública contra o que ela considerava deficiências no sistema correcional daCalifórnia. A campanha resultou em emendas criadas na lei criminal do estado, que passou a permitir a vítimas de crimes e seus familiares a participação com depoimentos durante o julgamento ou pedidos deliberdade condicional de criminosos condenados. Ela foi a primeira pessoa nos Estados Unidos a ter o direito de se expressar em audiência oficial após a aprovação da nova lei, o que fez durante a audiência do pedido de liberdade condicional de um dos assassinos de sua filha, Tex Watson. Ela acreditava que a mudança na lei tinha dado à Sharon Tate a dignidade que lhe havia sido retirada por seus assassinos e que por isso ela agora era capaz de transformar o legado de Sharon de vítima de assassinato em símbolo de vítimas de crimes de morte.2

Índice

  [mostrar

1992 — Nos Jogos Olímpicos de Barcelona, a Seleção Brasileira de Voleibol Masculino conquista a primeira medalha de ouro olímpica em esportes coletivos para o Brasil
1993 — Alberto II da Bélgica torna-se rei, sucedendo ao seu irmão Balduíno no trono belga.
1995 — Conflito entre camponeses sem-terra e policiais em Corumbiara, Rondônia, resulta em 12 mortos, no que ficou conhecido como o Massacre de Corumbiara.
1998 — O Maníaco do Parque, Francisco de Assis Pereira, confessa ter estuprado e matado nove mulheres em São Paulo.


232 — Probo, imperador romano (m. 282)
1387 — Henrique de Monmouth, futuro Henrique V de Inglaterra.

1693 — Sofia Guilhermina de Saxe-Coburgo-Saalfeld, nobre alemã, antepassada da família real britânica (m. 1727)

1722 — Augusto Guilherme da Prússia, filho do rei Frederico Guilherme I da Prússia (m.1758)
1783 — Alexandra Pavlovna da Rússia, grã-duquesa do Império Russo, filha do czar Paulo I (m. 1801)

1784 — Francisco do Monte Alverne, pregador oficial do Império do Brasil.

1800 — Fanny Brawne, noiva de John Keats que inspirou o poema "Bright Star" (m. 1865)
1834 — Elias Álvares Lobo, professor, regente e compositor erudito brasileiro (m. 1901).
1871 — Leonid Andreiev, escritor russo (m. 1919)
1872 — José Augusto da Áustria, arquiduque do Império Austro-Húngaro (m.1962)
1874 — Juvenal Lamartine, político brasileiro (m. 1956).
1881 — Antônio Gastão de Orléans e Bragança, príncipe do Brasil (m.1918)
1892 — Shiyali Ramamrita Ranganathan, bibliotecário e matemático indiano (m. 1972)

1896 — Jean Piaget, psicólogo suíço (m. 1980)

1899 — Armand Salacrou, dramaturgo francês (m. 1989)
1918 — Robert Aldrich, cineasta estadunidense (m. 1983)
1920 — Mílton George Henschel, quinto presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (m. 2003)

1923 — Mário Cesariny, poeta e pintor português

1931 — Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-futebolista e ex-treinador de futebol brasileiro. É o único futebolista brasileiro tetra campeão do mundo. 

1936 — Roberto Civita, empresário brasileiro (m. 2013).

1938 — Leonid Kuchma, político ucraniano.
1939
Romano Prodi, político italiano.
Hércules Brito Ruas, ex-futebolista brasileiro.
1942 — David Steinberg, ator canadense.
1943 — Ken Norton, ex-pugilista estadunidense
1944 — Patrick Depailler, piloto francês de F-1 (m. 1980).
1945 — Aleksandr Gorelik, ex-patinador artístico soviético.

1956 — Fafá de Belém, cantora e atriz brasileira.

1957 — Melanie Griffith, atriz norte-americana.
1961 — John Key, político neozelandês.
1963 — Whitney Houston, atriz, modelo, produtora e cantora norte-americana (m. 2012).
1963 — Manuela Machado, atleta portuguesa.
1968
Eric Bana, ator australiano.
Gillian Anderson, atriz estadunidense.
Karyn Parsons, atriz norte-americana.

1968 — Gillian Anderson, actriz estadunidense.

1969 — Andréa Veiga, atriz e ex-paquita brasileira.
1972 — Juanes, cantor colombiano.
1975 — Rodrigo Mendes, futebolista brasileiro.
1976 — Rhona Mitra, atriz inglesa.
1978 — Audrey Tautou, atriz francesa.
1979
Pablo Couñago, futebolista espanhol.
Ronnie Quintarelli, piloto italiano de corridas.
1982 — Tyson Gay, atleta norte-americano.
1983 — Ashley Johnson, atriz norte-americana.
1985
Luca Filippi, piloto italiano de corridas.
Filipe Luís, futebolista brasileiro.
Cléo, futebolista brasileiro.
Anna Kendrick, atriz norte-americana.
1989 — Andrea Iannone, motociclista italiano.

1990 — Adelaide Kane, atriz australiana.

1991 — Candela Vetrano, atriz argentina.
1994 — Forrest Landis, ator norte-americano.


  117 — Trajano, imperador romano.
  378 — Valente, imperador romano (n. 328)

  803 — Irene de Atenas, ex-imperatriz bizantina, em Lesbos (n. c. 752).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Irene
Imperatriz-consorte bizantina
Imperatriz-reinante bizantina
Irene, na Pala d'Oro.
Governo
Reinado775 - 780 (consorte)
797 - 802 (reinante)
ConsorteLeão IV, o Cazar
AntecessorEudóxia (consorte)
Constantino VI (reinante)
SucessorMaria de Âmnia (consorte)
Nicéforo I, o Logóteta(reinante)
Vida
Nascimentoca. 752
Morte9 de agosto de803 (51 anos)
Lesbos
FilhosConstantino VI
Irene de Atenas (em gregoΕιρήνη η Αθηναία) é o nome pelo qualIrene Sarantapecaina (em gregoΕιρήνη Σαρανταπήχαινα), umaimperatriz bizantina que reinou entre 797 e 802. ficou conhecida. Antes de se tornar imperatriz reinante, Irene foi imperatriz consorte entre 775 e 780 e regente (viúva do imperador falecido) entre 780 e 797. Frequentemente se alega que ela se auto-intitulava basileu (βασιλεύς - "imperador"). Na realidade, ela normalmente se referia a si mesma comobasilissa (βασίλισσα - "imperatriz"), embora haja de fato ocorrências da utilização do primeiro termo por ela em pelo menos três exemplos.

Índice

  [mostrar

Primeiros anos e ascensão

Soldo em ouro de Irene.
Irene nasceu numa família grega nobre de Atenas chamada Sarantapeco. Mesmo sendo órfã, seu tio, Constantino Sarantapeco, era umpatrício e, possivelmente, umestratego do Tema de Hellas (parte da Grécia). Ela foi levada para Constantinopla peloimperador bizantino Constantino V em 1 de novembro de 769 e foi dada em casamento ao seu filho Leão IV, o Cazar em 17 de dezembro. Apesar de Irene aparentemente vir de uma família nobre, não há razão clara para ela ter sido escolhida como noiva de Leão, o que levou alguns especialistas a especularem que ela teria sido escolhida numa "parada de noivas", na qual mulheres elegíveis desfilavam perante o noivo até que uma delas fosse finalmente escolhida.

1048 — Papa Dâmaso II
1107 — Horikawa, 73º imperador do Japão.
1250 — Érico IV da Dinamarca, rei da Dinamarca (n. 1216)
1460 — Afonso de Bragança, Marquês de Valença, embaixador português da Basileia e de Roma (n. 1402).
1534 — Tomás Caetano, teólogo italiano (n. 1469)
1601 — Miguel, o Valente, príncipe da Valáquia (n. 1558)
1612 — Filipe Luís II de Hanau-Münzenberg, conde de Hanau-Münzenberg (n. 1576).
1629 — Ana Margarida de Diepholz, esposa do landegrave Filipe III de Hesse-Butzbach. (n. 1580)
1652 — Frédéric Maurice de La Tour d'Auvergne, general do exército real francês (n. 1605)

1853 — João Baptista da Silva Pereira, o Barão de Gravataí, militar brasileiro (n. 1797).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
barão de Gravataí
João Baptista da Silva Pereira, primeiro e único barão de Gravataí, (Braga15 de janeiro de 1797 — Rio Grande do Sul9 de agosto de 1853) foi um industrial brasileiro1 .
Chegou a Porto Alegre por volta de 1823, pobre e sem recursos. No mesmo ano casou com Maria Emília de Meneses em 1823, em Porto Alegre, e deixou numerosa descendência. Montou um pequeno estaleiro, onde iniciou construindo pequenos barcos fluviais, mas que cresceu até fabricar navios transatlânticos.
Durante a Revolução Farroupilha, quando o Barão de Caxias era presidente da província, emprestou uma grande soma de dinheiro ao governo, sem cobrar juros. No final de 1845 hospedou em sua casa o imperador D. Pedro II, quando este visitou Porto Alegre.
Foi comendador da Imperial Ordem de Cristo e da Ordem da Rosa, agraciado com o título de Barão de Gravataí em 29 de dezembro de 1852.
Foi comandante superior da Guarda Nacional de Porto Alegre. Prestou relevantes serviços na organização dos corpos auxiliares do exército por ocasião da guerra de 1852, com a República Oriental do Uruguai.

1886 — Samuel Ferguson, poeta irlandês.
1899 — Francisco Martins Sarmento, arqueólogo português (n. 1833).
1899 — Jorge Alexandrovich Romanov, grão-duque russo, filho de Alexandre III (n. 1871).
1904 — Friedrich Ratzel, geógrafo alemão (n. 1844).
1914 — Roque Sáenz Peña, presidente da Argentina de 1910 a 1914 (n. 1851)

1919 — Ruggero Leoncavallo, compositor de óperas italiano (n. 1857)

1942 — Edith Stein, filósofa e mártir católica (n. 1892)

1943 — Chaim Soutine, pintor expressionista israelense (n. 1893)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chaïm Soutine (Smilavichy13 de Janeiro de 1893 — Paris9 de Agosto de 1943) foi um pintor expressionista da Escola de Paris.
Retrato de Chaim Soutine, porModigliani, (1916) 
Nascido em uma pequena aldeia lituana, pertencente naquele momento aoImpério Russo, Soutine era o décimo filho de uma família de onze irmãos. Seu pai era alfaiate e não viu com bons olhos o interesse de Chaim por arte, visto que, dentro da comunidade judia ortodoxa onde viviam, estava proibida a representação de imagens.
Em 1909 se mudou para Minsk, onde recebeu suas primeiras lições artísticas. No ano seguinte preparou-se para o ingresso na Escola de Belas Artes deVilnius. Em 1913, finalizados seus estudos em Vilnius, se mudou para Paris, estabelecendo-se em Montparnasse, junto a outros artistas. Foram tempos difíceis, em que Soutine vivia em condições precárias, no entanto foi capaz de prosseguir os seus estudos na École des Beaux-Arts, "Escola de Belas Artes" de Paris, sob os ditames do artista Fernand Cormon. Foi nessa época que conheceu Modigliani, de quem se tornou amigo, servindo como modelo para diversos retratos feitos pelo pintor italiano.
Em 1923 o colecionador norte-americano Albert Coombs Barnes comprou um grande número de obras do pintor, como isso sua condição financeira melhorou bastante. Em 1927 realizou sua primeira exposição na galeria de Henri Bing, assim introduzindo-se plenamente no mercado das artes. Em 1937 algumas de suas obras foram incluídas na Exposição de Artistas Independentes, honra raramente concedida na França a um pintor estrangeiro. O início da Segunda Guerra Mundial significou o início do seu declínio, especialmente quando a cidade foi invadida pelas tropas nazistas, visto que Soutine era oficialmente um judeu, optou por ficar longe de Paris, refugiando-se em uma pequena cidade perto de Tours.
A angústia de uma possível denúncia agravou-lhe os problemas de saúde que tinha e, finalmente, em 1943, sofreu um ataque de úlcera, que perfurou-lhe o estômago e forçou-o a uma cirurgia de emergência. Chaim Soutine morreu na mesa de operações e foi sepultado no Cemitério do Montparnasse.

1962 — Hermann Hesse, escritor alemão (n. 1877).
1975 — Dmitri Shostakovich, compositor russo.
1980 — Elliott Nugent, diretor, ator, roteirista e dramaturgo norte-americano (n. 1899).
1988 — Ramón Valdés, ator mexicano, intérprete do Seu Madruga, do seriado Chaves (n. 1923).
1994 — Lennie Dale, bailarino norte-americano radicado no Brasil. (n. 1934)

1997 — Herbert de Sousa, o Betinho, sociólogo brasileiro (n. 1935)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, (Bocaiúva3 de novembro de 1935 — Rio de Janeiro9 de agosto de 1997) foi um sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro. Concebeu e dedicou-se ao projetoAção da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Índice

  [mostrar


2003 — Gregory Hines, ator, coreógrafo e cantor norte-americano (n. 1946).
2008
Bernie Mac, ator estadunidense (n. 1957).
Mahmoud Darwish, poeta palestino (n. 1941).
2013 - Urbano Tavares Rodrigues, escritor e ensaísta português, professor universitário (n. 1923).


Dia Internacional dos Povos Indígenas
Aniversário da Cidade de Pedra Branca no Estado do Ceará

Santos do dia
Apóstolo São Matias (nas igrejas orientais).
Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Santa Teresa Benedita da Cruz,O.C.D.
(Edith Stein)
Mártir
Nascimento12 de Outubro de 1891 emBreslávia
Morte9 de agosto de1942 (50 anos) emOświęcim
Veneração porIgreja Católica
Beatificação1 de Maio de 1987,Colónia por Papa João Paulo II
Canonização11 de Outubro de 1998,Roma por Papa João Paulo II
Festa litúrgica9 de Agosto
PadroeiraHebreus CatólicosjudeusconvertidosDia Mundial da JuventudeEuropa
Gloriole.svg Portal dos Santos
Edith Theresa Hedwing Stein (Breslávia12 de outubro de 1891 —Oświęcim9 de agosto de 1942) foi uma filósofa e teóloga alemã. De origem judia, converteu-se posteriormente ao catolicismo, tornando-secarmelita descalça. Primeira mulher a defender uma tese de Filosofia na Alemanha, foi discípula e depois assistente de Edmund Husserl, o fundador da fenomenologia.1 Morreu aos 51 anos, no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau. Em 11 de outubro de 1998, foicanonizada pelo papa João Paulo II, como Santa Teresa Benedita da Cruz.

Índice

  [mostrar

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha dos comerciantes judeus Siegfried e Augusta Courant Stein e última de onze irmãos, nasceu no dia 12 de outubro de 1891, quando se celebrava a grande festa judaica do Yom Kippur, o "Dia da Reconciliação"2 .
Mesmo assim até a adolescência, não obstante os pedidos de sua mãe em professar a  judaica, declarava-se ateia. Contudo, acompanhava a mãe à sinagoga mais por delicadeza do que por convicção religiosa, passando o tempo a distrair-se e olhando para quem entrava e saía.
Em 1913, ingressou na Universidade de Gotinga e dedicou-se ao estudo da Fenomenologia. Aí encontrou a sua verdadeira vida: livros, companheiros e, sobretudo, o célebre professor E. Husserl seu mestre. Durante este tempo chega a um ateísmo quase total3 .

RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.