domingo, 27 de julho de 2014

Eventos em destaque no dia 28 de julho de 2014 > Segunda-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh



Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

28 de julho de 2014.
209.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 156 para acabar o ano.



1540 - Casamento de Henrique VIII de Inglaterra e Catarina Howard

1794 - Revolução Francesa: Maximilien Robespierre, Louis Antoine Léon de Saint-Just e a maior parte dos jacobinos são executados na guilhotina.

1823 - Adesão do Maranhão à independência do Brasil
1821 - Independência do Peru

1914 - A Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia; esta não cumpriu os termos de um ultimato imposto pelos Habsburgo após o assassinato do herdeiro do trono imperial, o Arquiduque Francisco Ferdinando, por um nacionalista sérvio, Gavrilo Princip. Começa, assim, a Primeira Guerra Mundial, que teve duração de 4 anos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A escalada dos conflitos entre os dois blocos formados pelo sistema de alianças europeu levava a Europa inteira a uma crise sem precedentes. O fator de desencadeamento para o início dos conflitos armados foi o assassinato do herdeiro do trono da Áustria-Hungria, Francisco Fernando, em Sarajevo, por um nacionalista bósnio-sérvio chamadoGavrilo Princip.22 O Estado austro-húngaro enviou um ultimato à Sérvia, que não o aceitou na íntegra, e a partir de então o sistema de alianças entrou em funcionamento
Quando a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, a Rússia interveio e colocou seu apoio à nação eslava.23 Com o apoio russo de um lado, a Alemanha foi arrastada para o conflito, de acordo com o compromisso firmado pela Tríplice Aliança.23 A França, aliada à Rússia através da Tríplice Entente, também entrou no conflito contra a Alemanha e o Império Austro-Húngaro. A partir daí, mais nações se colocaram de cada um dos lados, e o mundo entrou em guerra.23 O General Franz Conrad von Hötzendorf era o chefe do Estado-maior da Áustria-Hungria durante a guerra, e sob seu comando as tropas austro-húngaras se envolveram em muitas das frentes da Primeira Grande Guerra.24
No começo, o exército foi dividido em dois; uma pequena parte deste atacou a Sérvia, enquanto a parcela maior foi destinada a conter a invasão do exército russo no leste.25 No final do ano, o pequeno exército havia perdido 227.000 soldados, de uma força total de 450.000 combatentes, e havia fracassado na conquista da Sérvia.26 Na fronteira leste, o exército havia sido derrotado na Batalha de Lemberg e a importante cidade de Przemysl estava sitiada, caindo em março de 1915.27 Já no início de dezembro de 1914, o exército imperial havia perdido 1.268.000 homens dos 3.350.000 mobilizados para o conflito.26
Em maio de 1915, a o Reino de Itália juntou-se aos aliados e atacou a Áustria-Hungria,28 contrariando o acordo firmado na Tríplice Aliança, com a justificativa que o acordo era defensivo, e que a agressão havia partido dosImpérios Centrais.25 A sangrenta, mas indecisiva batalha nos Alpes duraria pelos três anos e meio seguintes, e nesta frente a Áustria-Hungria provaria ser efetiva no campo de batalha, conseguindo manter o exército italiano (superior em quantidade) longe de seu território. No verão, o exército austro-húngaro, trabalhando sob o comando unificado de um general alemão, participou da bem-sucedida Ofensiva Gorlice-Tarnow, e mais tarde, em conjunto com os exércitos da Bulgária e Alemanha, a Áustria-Hungria conseguiria conquistar a Sérvia.29
Em 1916, os russos focaram seus ataques no exército austro-húngaro com a Ofensiva Brusilov, ao reconhecer a inferioridade numérica das forças adversárias. Os exércitos da monarquia dual sofreriam perdas maciças (de 1 milhão de homens) e nunca conseguiriam se recuperar completamente. Apesar disso, os problemas gerados na Rússia fariam com que o país entrasse em colapso e contribuiriam para a Revolução Russa de 1917 e para a saída deste da guerra no mesmo ano.30
Armas sérvias tomadas por soldados austro-húngaros.
Mesmo assim, a Áustria-Hungria estava cada vez mais dependente daAlemanha e de seus generais, e havia muitos problemas para manter a guerra. A falta de mantimentos e munição, a baixa moral e as diferenças étnicas dos soldados do Império Habsburgo contribuíram para a derrocada do país na guerra.31 Os dois últimos sucessos dos exércitos imperiais, aConquista da Romênia e a Batalha de Caporetto, foram operações conjuntas com o Império Alemão, e com isso a maior parte da população do império sentiu a desestabilização que estava ocorrendo.31 O imperador Carlos I, sucessor de Francisco José, após sua morte em 1916, também não soube manter viva a estrutura da Áustria-Hungria, e nada pode fazer para conter o seu esfacelamento.
Com o apoio dos Estados Unidos em favor dos aliados, a guerra mudou de rumo, já que todo o potencial humano da nação americana foi investido na guerra.23 Linhas de suprimento dos aliados ficaram novamente abastecidas, mais exércitos chegaram para combater a Alemanha na Frente Ocidental e os italianos conseguiram ganhar espaço a partir da vitória na Batalha de Vittorio Veneto. A desintegração do império parecia iminente.

1919 - Epitácio Pessoa assume a presidência da República. Ele foi escolhido pela Comissão Brasileira em Versalhes.
1933 - O primeiro telegrama cantado foi entregue, como presente de aniversário, ao cantor americano Rudy Valle.

1938 - Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião, morre numa emboscada na fazenda de Angicos, sertão do Sergipe. Com ele, morre também Maria Bonita.

1941 - O Japão invade a Indochina avançando sua conquista territorial durante a Segunda Guerra Mundial.

1942 - O líder soviético Josef Stalin lança a Ordem n° 227 em resposta aos alarmante avanço alemão na União Soviética, determinando que todo aquele que recuasse ou deixasse sua posição sem uma ordem expressa deveria ser imediatamente executado.

1945 - Um avião se choca com o Empire State Building, de Nova York causando 28 mortes.
1976 - Um terremoto de 8,3 graus na escala Richter atinge a cidade de Tangshan, na China, causando 240.000 mortes.
1994 - O ex-diretor do Centro Nacional de Transfusão de Sangue da França, o médico Michel Garetta, é indiciado por envenenamento. A distribuição de sangue não-testado teria contaminado 10 mil pessoas com o vírus da AIDS.
2005 - O IRA anuncia o fim da "luta armada" e a entrega de suas armas.


1804 - Ludwig Feuerbach, filósofo alemão (m. 1872).
1851 - Manuel Querino, historiador brasileiro (m. 1923).
1874 - Ernst Cassirer, filósofo alemão (m. 1945).

1887 - Marcel Duchamp, artista francês (m. 1968).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Marcel Duchamp
Nome completoHenri-Robert-Marcel Duchamp
Nascimento28 de Julho de1887 (126 anos)
Blainville-Crevon
Morte02 de outubro de1968 (81 anos)
Neuilly-sur-Seine
NacionalidadeFrança francês
Principais trabalhosNude Descending a Staircase, No. 2 (1912)
Fontain (1917)
The Bride Stripped Bare By Her Bachelors, Even (1915–23)
Étant donnés (1946-66)
ÁreaPintura, escultura, filme
Movimento(s)DadaísmoSurrealismo
Marcel Duchamp (Blainville-Crevon28 de julho de 1887 – Neuilly-sur-Seine2 de outubro de 1968)1 foi um pintorescultor e poeta francês,2cidadão dos Estados Unidos a partir de 1955, e inventor dos ready made.

Índice

  [mostrar

Vida e obra

É um dos precursores da arte conceitual e introduziu a ideia de ready made como objeto de arte. Irmão de Jacques Villon, de Suzanne Duchamp e Raymond Duchamp-Villon, estes também artistas que gostaram de reputação no cenário artístico europeu, Marcel Duchamp começou sua carreira como artista criando pinturas de inspiração romantista, expressionista e cubista.
Dessa fase, destaca-se o quadro Nu descendo a escada, que apresenta uma sobreposição de figura de aspecto vagamente humano numa linha descendente, da esquerda para a direita, sugerindo a ideia de um movimento contínuo. Esse quadro, na época de sua gênese, foi mal recebido pelos partidários do Cubismo, que o julgaram profundamente irônico para com a proposta artística por eles pretendida.
Essa fase lhe rendeu, ainda, o quadro Rei e rainha rodeados por rápidos nus, que sugere um rápido movimento através de duas figuras humanas, e A noiva, que apresenta formas geométricas bastante delineadas e sobrepostas, insinuando uma figura de proporções humanas. Este último foi bastante utilizado no seu projeto mais ambicioso, de que trataremos a seguir.
Sua carreira como pintor estendeu-se por mais alguns anos, tendo como produto quadros de inegável valor para a formação da pintura abstrata. É, no entanto, como escultor que Duchamp vai atingir grande fama. Tendo se mudado para Nova York e largado a Europa numa espécie de estagnação criativa, Duchamp encontra na América um solo fértil para sua arte dadaísta. Decorrente dessa fase, e em virtude de seus estudos sobre perspectiva e movimento, nasce o projeto para a obra mais complexa do artista: A noiva despida pelos seus celibatários, mesmo ou O grande vidro.
Trata-se de duas lâminas de vidro, uma sobre a outra, onde se vê uma figura abstrata na parte de cima, que seria a noiva, inspirada no quadro acima mencionado, e, na parte de baixo, se percebe uma porção de outras figuras (feitas de cabides, tecido e outros materiais), dispostas em círculo, ao lado de uma engrenagem (retirada de um moinho de café). Essa obra consumiu anos inteiros de dedicação de Duchamp, e só veio a público muito depois do início de sua construção, intercalada, portanto, por uma série de obras. Não se tem um consenso acerca do que representa essa obra, mas diversas opiniões conflitantes, com base em psicologismos e biografismos, renderam e ainda rendem bastante discussão.

1902 - Karl Popper, filósofo da ciência inglês de origem austríaca (m. 1994).
1904 - Pavel Alekseyevich Cherenkov, físico russo, ganhador do Prémio Nobel (m. 1990).
1907 - Melitta Brunner, patinadora artística austríaca (m. 2003).
1924 - Luigi Musso, piloto italiano de F-1 (m. 1958).
1925 - Juan Schiaffino, futebolista uruguaio (m. 2002).

1929 - Jacqueline Kennedy Onassis, ex-primeira-dama dos EUA (m. 1994).

1938
Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru.
Luis Aragonés, treinador de futebol espanhol (m. 2014).
1943 - Richard Wright, tecladista do Pink Floyd (m. 2008).
1945
Edgard Malagodi, político brasileiro.
Jim Davis, cartunista norte-americano, criador de Garfield.

1949 - Osmar Santos, radialista brasileiro.

1953
Guadalupe Larriva, política equatoriana (m. 2007).
Guilherme Arantes, cantor e compositor brasileiro.
1954
Steve Morse, guitarrista norte-americano.
Hugo Chávez, militar e político venezuelano (m. 2013).

1956
Romy Kermer, patinadora artística alemã.
Gil Brother Away, comediante e webstar brasileiro.

1959 - Ísis de Oliveira, atriz brasileira.

1960
Luiz Fernando Carvalho, cineasta brasileiro.
Alex Czerniatynski, ex-futebolista belga.
1961 - Yannick Dalmas, piloto francês de corridas.
1965
Pedro Troglio, ex-futebolista argentino.
Daniela Mercury, cantora brasileira.

1966
Marina Klimova, patinadora artística russa.
Miguel Ángel Nadal, ex-futebolista espanhol.
1968 - Rachel Blakely, atriz australiana.
1969 - Alexis Arquette, atriz norte-americana.
1970 - Isabelle Brasseur, ex-patinadora artística canadense.
1972
Roger, ex-futebolista brasileiro.
Pedro Brício, ator brasileiro.
1975 - Edgar Aguilera, ex-futebolista paraguaio.
1976 - Jacoby Dakota Shaddix, vocalista da banda estaduniense Papa Roach.
1977 - Emanuel Ginóbili, jogador de basquete argentino.
1978 - Márcio Careca, futebolista brasileiro.
1979 - Hugo Alcântara, futebolista brasileiro.
1981
Michael Carrick, futebolista inglês.
Mário Sérgio, futebolista português.
1983 - Nenê, futebolista brasileiro.
1984 - Leah Luv, atriz norte-americana.
1985 - Dustin Milligan, ator canadense.
1986 - Nolan Gerard Funk, ator e cantor norte-americano.
1987 - Pedro Rodríguez, futebolista espanhol.

1988 - Natasha Nice, atriz norte-americana.

1990 - Soulja Boy, rapper estadunidense.

1998 - Sasha Meneghel, modelo e atriz brasileira (filha da apresentadora Xuxa Meneghel).


1655 - Savinien de Cyrano de Bergerac, escritor francês.

1741 - Antonio Vivaldi, compositor italiano (n. 1678)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antonio Vivaldi
Gravura de François Morellon de la Cave
Informação geral
Nome completoAntonio Lucio Vivaldi
Também conhecido(a) comoVivaldi
Nascimento4 de março de 1678
OrigemVenezaItália
PaísItália (República de Veneza)
Data de morte28 de julho de 1741 (63 anos)
Ocupação(ões)Músico
Compositor
Padre
Instrumento(s)Violino
Período em atividade17051741
Antonio Lucio Vivaldi (Veneza4 de março de 1678 — Viena28 de julho de 1741) foi um grande compositor e músico italiano do estilobarroco tardio. Tinha a alcunha de il prete rosso ("o padre ruivo") por ser um sacerdote católico de cabelos ruivos.1 Compôs 770 obras, entre as quais 477 concertos e 46 óperas. É sobretudo conhecido popularmente como autor da série de concertos para violino e orquestra Le quattro stagioni ("As Quatro Estações").2

Índice

  [mostrar
1750 - Johann Sebastian Bach, compositor alemão (n. 1685) Mais

1794
Louis Antoine Léon de Saint-Just, político francês (n. 1767).
1818 - Gaspard Monge, matemático francês (n. 1746)
1934 - Marie Dressler, atriz canadense (n. 1868).
1944 - Ralph Howard Fowler, físico e astrônomo britânico (n. 1889)
1995 - Miklos Rozsa, compositor húngaro (n. 1907).
2004 - Francis Crick, cientista britânico, vencedor do Prémio Nobel da Medicina (n. 1918).
2005 - Jair da Rosa Pinto, futebolista brasileiro.(n. 1921)


Brasil
Aniversário de São Caetano do Sul (São Paulo)
Aniversário de Rodrigues Alves, Acre
Aniversário de Itabuna, Bahia
Aniversário de Paulo Afonso, Bahia

Dia do Agricultor

Internacional
Dia mundial de combate à Hepatite

Peru
Dia da Independência (1821)

Portugal
Dia Nacional da Conservação da Natureza

Santos do dia
São Celso
Santo Inocêncio I
São Nazário

RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.