quinta-feira, 24 de julho de 2014

Eventos em destaque no dia 25 de julho de 2014 > Sexta-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh



Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

25 de julho de 2014.
206.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 159 para acabar o ano.



 306 - Constantino é proclamado imperador romano por suas tropas.

1139 - Vitória de D. Afonso Henriques na batalha de Ourique, reconquista cristã de Portugal.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Batalha de Ourique
Reconquista
BatalhaOurique.jpg
Data25 de Julho de 1139
LocalOurique
ResultadoVitória decisiva dos portugueses
Combatentes
PortugueseFlag1143.svg PortuguesesFlag of Almohad Dynasty.svg Mouros
Comandantes
D. Afonso HenriquesAli ibn YusufEmirAlmorávida
Forças
N/DN/D
Baixas
N/DN/D
Batalha de Ourique desenrolou-se muito provavelmente nos campos de Ourique, no actual Baixo Alentejo (sul dePortugal) em 25 de Julho de 1139 — significativamente, de acordo com a tradição, no dia do provável aniversário D. Afonso Henriques e de São Tiago, que a lenda popular tinha tornado patrono da luta contra os mouros; um dos nomes populares do santo, era precisamente "Matamouros".1
Foi travada numa das incursões que os cristãos faziam em terra de mouros para apreenderem gado, escravos e outros despojos. Nela se defrontaram as tropas cristãs, comandadas por D. Afonso Henriques, e as muçulmanas, em número bastante maior.
Inesperadamente, um exército mouro saiu-lhes ao encontro e, apesar da inferioridade numérica, os cristãos venceram. A vitória cristã foi tamanha que D. Afonso Henriques resolveu autoproclamar-se Rei de Portugal (ou foi aclamado pelas suas tropas ainda no campo de batalha), tendo a suachancelaria começado a usar a intitulação Rex Portugallensis(Rei dos Portucalenses ou Rei dos Portugueses) a partir1140 — tornando-o rei de facto, sendo o título de jure (e a independência de Portugal) reconhecido pelo rei de Leão em1143 mediante o Tratado de Zamora e, posteriormente o reconhecimento formal pela Santa Sé em Maio de 1179, através da bula Manifestis probatum, do Papa Alexandre III.  Mais
1261 - Constantinopla é recapturada por forças do Império de Niceia pelas forças do imperador Miguel VIII Paleólogo lideradas por Aleixo Estrategópulo, permitindo a recriação do Império Bizantino.

1415 - Um exército de cerca de 19 000 a 20 000 cavaleiros e soldados portugueses embarca com destino a Ceuta, para conquistar esta cidade muçulmana.

1512 - Pamplona (Espanha) é invadida por tropas castelhanos durante a Conquista de Navarra.

1554 - Casamento de Maria I de Inglaterra com o futuro Filipe II de Espanha.

1581 - A armada de Filipe II de Espanha, Filipe I de Portugal, tenta tomar a Ilha Terceira, nos Açores, mas são derrotados na Batalha da Salga.
Em 1580, com o desaparecimento do Rei D. Sebastião, provavelmente morto em batalha em Marrocos, o trono de Portugal ficou vago e foi tomado por Felipe II da Espanha, que se auto proclamou sucessor legítimo da coroa. Assim, desde 1580 até 1640, quando houve a Restauração, Felipe II da Espanha governou também o país vizinho, com o título de Felipe I de Portugal.  Foi nesse período que a Holanda, ex colônia da Espanha e sua inimiga, aproveitou para realizar as invasões na Bahia (mal sucedida) e em Pernambuco, onde instalou o governo do Conde Maurício de Nassau. Foi também nesse período que surgiu o sentimento messiânico do Sebastianismo, qu consistia na crença de que o rei D. Sebastião ressurgiria redivivo para restaurar o trono de Portugal. Longe de ser apenas um sentimento popular, ele envolveu pessoas de cultura e destaque, como o Padre Antônio Vieira, processado pela Inquisição, teve de deixar o Brasil, coltando a Portugal para se defender. (Paulo Victorino)


Revolução do 1º de Dezembro de 1640
Aclamação de D. João IV como rei de Portugal
Localização Portugal
Data1 de dezembro de 1640(373 anos)
ResultadoFim da União Ibérica
Restauração da Independência de Portugal
Início da Dinastia de Bragança
Restauração da Independência é a designação dada ao golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de dezembro de 1640, chefiada por um grupo designado de Os Quarenta Conjurados e que se alastrou por todo o Reino, pela revolta dos portugueses contra a tentativa da anulação da independência do Reino de Portugal pela governação da Dinastia filipinacastelhana, e que vem a culminar com a instauração da 4.ª Dinastia Portuguesa - a casa de Bragança - com a aclamação de D. João IV.
Esse dia, designado como Primeiro de Dezembro ou Dia da Restauração1 , é comemorado anualmente em Portugal com muita pompa e circunstância desde o tempo da monarquia constitucional. Uma das primeiras decisões da República Portuguesa, em 1910, foi passá-lo a feriado nacional como medida popular e patriótica. No entanto, essa decisão foi revogada pelo XIX Governo Constitucional, de Passos Coelho, passando o feriado a comemorar-se em dia não útil a partir de 2012.

Índice

  [mostrar



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Retrato d’El Rei Dom Sebastião. Pintura a óleo sobre tela datável dos finais do Séc. XVI ou inicio do Séc. XVII, patente na galeria Câmara dos Azuis.
Sebastianismo foi um movimento místico-secular que ocorreu em Portugalna segunda metade do século XVI como consequência da morte do rei D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578. Por falta de herdeiros, o trono português terminou nas mãos do rei Filipe II da rama espanhola da casa de Habsburgo. Basicamente é um messianismo adaptado às condições lusas e à cultura nordestina do Brasil. Traduz uma inconformidade com a situação política vigente e uma expectativa de salvação, ainda que miraculosa, através da ressurreição de um morto ilustre.
O povo nunca aceitou a morte do rei, divulgando a lenda de que ele ainda se encontrava vivo, apenas esperando o momento certo para voltar ao trono e afastar o domínio estrangeiro.
O seu mais popular divulgador foi o sapateiro de Trancoso, Bandarra, que previu nas suas trovas o regresso do Desejado (como era chamado D. Sebastião). Explorando a crendice popular, vários oportunistas apresentaram-se como o rei oculto na tentativa de obter benefícios pessoais. O maior intelectual a aderir ao movimento foi o Padre Vieira.
No dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de conjurados chefiados pelo Duque de Bragança (futuro D. Joao IV - dinastia de Bragança), depôs em Lisboa o representante de Filipe III e restaurou a independência de Portugal e o movimento tomou novas características por todo o Império Português, especialmente no interior do Nordeste brasileiro, onde tomou a forma de crença na chegada de um "rei bom".
O Padre Antônio Vieira deixou texto importante sobre o tema na sua História do Futuro.1 O poeta português Fernando Pessoa, em seu livro Mensagem, faz uma interpretação sebastianista da História de Portugal, em busca de umpatriotismo perdido. O poema reinterpreta a História de Portugal em função de uma ressurreição de um passado heróico ("é a Hora!").

Índice

  [mostrar

1637 - Parte do Maranhão a primeira expedição a percorrer todo o rio Amazonas, sob o comando de Pedro Teixeira.
1666 - De acordo com o calendário juliano, utilizado pelos ingleses, Ruperto do Reno derrota o almirante Michiel de Ruyter na Batalha do Dia de Santiago Maior.

1827 - Com uma faustosa cerimónia, realiza-se a inauguração oficial, do Asilo de Inválidos Militares de Runa, mandado construir pela Princesa do Brasil Maria Francisca Benedita de Bragança (irmã de D. Maria a Louca e tia de D, João VI), no dia em que fazia 81 anos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Maria Francisca Benedita de Bragança
Princesa do Brasilduquesa de Bragança
D. Maria Benedita, infanta de Portugal
Governo
ConsorteJosé, Príncipe do Brasil
Vida
Nascimento25 de julho de 1746
LisboaReino de Portugal
Morte18 de Agosto de 1829 (83 anos)
LisboaReino de Portugal
SepultamentoPanteão dos Braganças
PaiJosé I de Portugal
MãeMariana Vitória de Bourbon
Dona Maria Francisca Benedita Ana Isabel Josefa Antónia Lourença Inácia Gertrudes Rita Joana Rosa de Bragança (Lisboa,25 de Julho de 1746 — Lisboa, 18 de Agosto de 1829), Infanta de Portugal, foi a quarta e última filha de Dom José IRei de Portugal, e de sua consorte, D. Mariana Vitória de Bourbon, nascida infanta de Espanha e, pelo seu casamento, Rainha de Portugal.
Sua irmã mais velha foi D. Maria I (1734-1816), Rainha de Portugal, de quem se tornaria também nora.

Índice

  [mostrar

Juventude

Baptizada na Sé Patriarcal de Lisboa pelo cardeal D. Tomás de Almeida, a infanta recebeu, conforme a tradição da época, um nome extenso:Maria Francisca Benedita Ana Isabel Josefa Antónia Lourença Inácia Gertrudes Rita Joana Rosa.
Inteligente e artística, D. Maria Fernanda recebeu aulas de música domaestro italiano David Perez, contratado por seu pai, D. José I. Também teve aulas de dança. Ávida leitora, gostava de escrever poesia em diversas línguas, entre as quais inglêsfrancêsespanhol e italiano, que falava fluentemente. Entre seus professores de pintura e desenhoestava Domingos Sequeira.
Com sua irmã D. Maria Ana de Bragança, ela partilhou seu dom para a pintura; pode-se observar até hoje o trabalho das irmãs em um painel da Basílica da Estrela, em Lisboa1 .

1946 - Operação Crossroads, "teste Baker" realizado no Atol de Bikini.
1953 - Criação do Ministério da Saúde brasileiro.

1956 - O navio italiano Andrea Doria, que seguia para Nova York, naufraga após se chocar com o Stockholm.

1978 - Nasce o primeiro bebé-proveta.
1980 - AC/DC lança o seu primeiro álbum após a morte do vocalista Bon Scott, Back in Black, que já vendeu mais de 40 milhões de cópias no mundo inteiro.
1992 - Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona.
1997 - K. R. Narayanan toma posse como o décimo presidente da Índia e o primeiro membro da casta dos intocáveis a ocupar o cargo.

2002 - O Sistema de Vigilância da Amazônia é inaugurado em Manaus pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.


1432 - Papa Inocêncio VIII.

1746 - Maria Francisca Benedita de Bragança, princesa portuguesa, filha do rei Dom José I de Portugal, segunda na linha de sucessão

1880 - Giuseppe Moscati, santo (m. 1927).
1883 - Alfredo Casella, compositor italiano de música erudita (m. 1947).
1884 - Ludowika Jakobsson, patinadora artística teuto-finlandesa (m. 1968).

1894 - Gavrilo Princip, assassino sérvio, pivô do assassinato que causou a eclosão da Primeira Guerra Mundial (m. 1918).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gavrilo Princip
Gavrilo Princip.
NomeGavrilo Princip
(Гаврило Принцип)
Nascimento25 de julho de 1894
ObljajFlag of Austria-Hungary (1869-1918).svg Áustria-Hungria
Morte28 de abril de 1918 (23 anos)
TerezínBoémia
NacionalidadeSérvio
Crime(s)Assassinato
SituaçãoFalecido
Gavrilo Princip (Obljaj25 de julho de 1894 — Terezín28 de abril de1918) foi um estudante sérvio da Bósnia e autodeclarado anarquista radical.1

Princip (dir.) sendo preso apósassassinar o arquiduque Francisco Fernando.
Ele era ligado à organização conhecida como Mão Negra e desferiu os tiros que mataram, em Sarajevo, no dia 28 de junho de 1914, o arquiduque doImpério Austro-Húngaro e presumível herdeiro do trono imperial, Francisco Fernando, e sua esposa, Sofia, Duquesa de Hohenberg.2
Assassinato de Sarajevo ocasionou o Ultimato de julho, que levaria, em algumas semanas, à eclosão da Primeira Guerra Mundial. Gavrilo foi preso logo depois e morreu quatro anos mais tarde, decorrente de uma tuberculose em Theresienstadt, um campo de refugiados naRepública Tcheca.3

1902 - Eric Hoffer, escritor americano (m. 1983).
1905 - Elias Canetti, escritor em língua alemã, Prêmio Nobel de Literatura de 1981 (m. 1994).

1923 - Leonardo Vilar, ator brasileiro.

1924 - Nelson Sargento, sambista e compositor brasileiro.

1926 - Beatriz Segall, atriz brasileira, nora do pintor Lasar Segall.


1928 - Jorge Cherques, ator brasileiro (m. 2011).
1930 - Maureen Forrester, contralto canadense(m. 2010)
1936 - Carlos Alberto da Mota Pinto, professor universitário e político português (m. 1985)

1938 - Walter Barelli, político brasileiro (ministro do Trabalho no governo Itamar Franco).

1939 - Nancy Ludington, ex-patinadora artística norte-americana.

1944 - Ney Latorraca, ator brasileiro.

1947
Bob Heinz, ex-jogador profissional de futebol americano estadunidense.
Marcos Hummel, jornalista brasileiro.
1952 - Eduardo Souto de Moura, arquiteto português.
1954 - Walter Payton, jogador de futebol americano (m. 1999).
1958
Karlheinz Förster, ex-futebolista alemão.
Denise Victorino, professora, filha do webmaster Paulo Victorino, editor da Pitoresco. > A imagem, de 1975 (circa) é do álbum de família.

1963 - Leonardo, cantor brasileiro.

1964 - Sharif Ahmed, político somali.
1967 - Matt LeBlanc, ator estado-unidense.
1969 - Artur Partyka, atleta polonês, medalhista olímpico.
1970 - Guilherme Briggs, dublador brasileiro.
1973
Kenny Roberts Jr., motociclista norte-americano.
Dani Filth, vocalista e membro fundador da banda de Gothic Metal Cradle of Filth.
Zé Maria, ex-futebolista brasileiro.
Kevin Phillips, futebolista inglês.
1975
Jean-Claude Darcheville, futebolista francês.
1976
Nivea Soares, cantora brasileira, integrante do grupo Diante do Trono.
Tera Patrick, atriz norte-americana.
Marcos Assunção, futebolista brasileiro.
1977 - Roberto Alcântara, futebolista brasileiro.
1978 - Louise Brown, o primeiro bebê de proveta nascido no mundo.
1979 - Moisés, futebolista brasileiro.
1980 - Toni Vilander, piloto finlandês de corridas.
1982 - Brad Renfro, ator norte-americano (m. 2008).
1985
James Lafferty, ator norte-americano.
Nelsinho Piquet, piloto brasileiro de automobilismo.

1986 - Hulk, futebolista brasileiro.
1987 - Fernando, futebolista brasileiro.
1988 - Dorian Dervite, futebolista inglês.
1989 - Rabiola, futebolista português.
1993 - Atticus Dean Mitchell, ator canadense.


306 - Constâncio Cloro, imperador romano do Ocidente (n. 250)
1492 - Papa Inocêncio VIII (n. (1432).

1564 - Fernando I de Habsburgo, Imperador do Sacro Império Romano-Germânico (n. 1503). Sua morte, por assassinato, originou a eclosão da Primeira Guerra Mundial.

1834 - Samuel Taylor Coleridge, poeta e crítico literário inglês (n. 1772).
1934 - Engelbert Dollfuss, chanceler austríaco (n. 1892)

1969 - Otto Dix, pintor expressionista alemão (n. 1891).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A casa de Otto Dix em Gera
Otto Dix (Gera2 de Dezembro 1891 – Singen25 de Julho 1969) foi umpintor expressionista alemão. Veterano da Primeira Guerra Mundial, a sua obra é dominada pela temática antibélica. Pintou um famoso tríptico onde retrata a miséria do pós-guerra nos anos 30 e o aparecimento do jazz: Os Noctívagos (1927-1928).

Carreira

Filho de Franz Dix (1862-1942) e Louise Amann (1864-1953) nasceu em Gera,Alemanha, em 1891. Depois do ensino fundamental ele trabalhou localmente até 1910 quando ele se tornou um estudante na Escola Dresden de Artes e Ofícios. Para ajudar em sua educação, ele aceitou comissões e pintou retratos de pessoas locais.
No desencadeamento da Primeira Guerra Mundial em 1914 Dix se voluntariou para o Exército Alemão e foi designado para um regimento de artilharia de campo em Dresden. No Outono de 1915 Dix foi enviado para a Frente Ocidental quando ele serviu como um oficial não-comissionado com uma unidade metralhadora. Ele estava no Somme durante a ofensiva aliada maior durante o Inverno de 1916. Dix foi ferido várias vezes durante a guerra. Em uma ocasião ele quase morreu quando um estilhaço de granada o atingiu no pescoço.
Em 1917 ele lutou na Frente Oriental e depois de a Rússia negociar a paz com Alemanha, Dix retornou para a Françaonde ele participou da Ofensiva de Primavera Alemã. Até o fim da guerra em 1918 Dix tinha ganho a Cruz de Ferro(segunda classe) e alcançou o posto de vice-sargento-major.
Depois da guerra Dix desenvolveu visões de esquerda e suas pinturas e desenhos se tornaram gradativamentepolíticos. Como outros artistas alemães como John Heartfield e George Grosz, Dix se revoltou com a maneira com que os ex-soldados feridos e aleijados eram tratados na Alemanha. Isto se refletiu nas suas pinturas como Aleijados na Guerra (1920)Açougue (1920) e Ferido na Guerra (1922).
Em 1923 a pintura de Dix, A Trincheira foi adquirida pelo Museu Wallraf-Richartz. Quando a pintura foi exibida em 1924 a sua retratação de corpos decompostos em uma trincheira alemã criou tanto alarde público que o diretor do museu, Hans Secker, foi obrigado a pedir demissão. Em 1924 Dix se juntou com outros artistas que tinham lutado naPrimeira Guerra Mundial para uma exibição móvel de pinturas chamada Chega de Guerra! Dix também produziu um livro de gravuras, A Guerra (1924) que foi mais tarde descrita por um crítico como “talvez a maior e mais poderosa declaração anti-guerra da arte moderna”.
Durante este período, Dix fez grande uso de fotografias tiradas de soldados alemães que foram severamente desfigurados pela guerra. Muitas dessas fotografias foram mais tarde usadas por outro artista alemão anti-guerra,Ernst Friedrich, em seu livro Guerra Contra a Guerra! (1924).
Dix trabalhou por seis anos no que é considerado suas duas grandes obras-primas, Metrópole (1928) e Guerra de Trincheiras (1932). No painel do lado esquerdo de Metrópole, Dix se mostra como um aleijado na guerra entrando emBerlim e sendo recepcionado por uma fileira de prostitutas que o chamavam. Guerra de Trincheiras também é tripla (uma pintura com três painéis lado a lado) e trata mais diretamente da Primeira Guerra Mundial. O painel da esquerda mostra soldados alemães marchando para longe da guerra, o painel central é uma cena de casas destruídas e corpos entrelaçados, e o painel do lado direito mostra soldados se esforçando para voltar para casa vindo da guerra.
Em 1933 Adolf Hitler chegou ao poder na Alemanha. Hitler e seu governo nazista não gostavam das pinturas anti-militares de Dix e providenciaram que ele fosse demitido de seu posto como tutor de arte na Academia Dresden. A carta de demissão de Dix dizia que seu trabalho “ameaçava minar a vontade do povo alemão de se defender”.
Dix saiu de Dresden e foi viver perto do Lago Constance no sudeste da Alemanha. Logo depois, duas das pinturas de Dix, A Trincheira e Aleijados na Guerra, apareceram em uma exibição nazista para descreditar a arte moderna. A apresentação chamada Reflexos da Decadência foi realizada na Câmara Municipal de Dresden. Mais tarde, várias das pinturas anti-guerra de Dix foram destruídas por autoridades nazistas na Alemanha.
Dix respondeu à exibição Reflexos da Decadência pintando outra poderosa pintura anti-guerra, Flanders (1934). Inspirada por uma passagem de Le Fe, um romance da Primeira Guerra Mundial escrito pelo soldado francês, Henri Barbusse, a pintura mostra uma cena da Frente Ocidental. Na pintura cadáveres flutuam em um rio cheio de cartuchos de balas enquanto aqueles soldados ainda vivos se assemelham com tocos de árvores apodrecidos.
Depois que os nazistas subiram ao poder, os artistas na Alemanha só podiam trabalhar, comprar materiais ou mostrar seu trabalho, se fossem membros da Câmara Imperial de Belas Artes. A associação era controlada pelo governo nazista e em 1934 Dix obteve a permissão de se tornar um membro entre troca de concordar em pintar paisagens ao invés de assuntos políticos.
Apesar de Dix principalmente pintar paisagens durante este período, ele ainda produzia pinturas ocasionais que continham ataques codificados ao governo nazista. Em 1938 várias dessas pinturas, incluindo Flanders, apareceram em uma exibição de um homem em Zurique.
Em 1939 Dix foi preso e indiciado com envolvimento em um complô contra a vida de Hitler. Entretanto, ele foi consequentemente solto e as acusações foram retiradas. Na Segunda Guerra Mundial Dix foi recrutado no Volkssturm(Guarda Nacional Alemã). Em 1945 Dix foi forçado a se juntar ao Exército Alemão e no fim da guerra foi capturado e posto em um campo para prisioneiros de guerra.
Solto em Fevereiro de 1946, Dix retornou para Dresden, uma cidade que foi virtualmente destruída por bombardeio pesado. A maioria das pinturas pós-guerra de Dix eram religiosas. Entretanto, pinturas como Emprego (1946), Máscaras em Ruínas (1946) e Ecce Homo II (1948) lidavam com o sofrimento causado pela Segunda Guerra Mundial. Otto Dix morreu em 1969.

1985 - Carlos Galhardo, cantor brasileiro (n. 1913).

2005 - Maria do Couto Maia-Lopes, supercentenária portuguesa (n. 1890)
2008 - Randy Pausch, professor da Universidade Carnegie Mellon, autor do livro "A Lição Final" (n. 1960).
2009
Harry Patch, último sobrevivente britânico da Primeira Guerra Mundial (n. 1898)
Vernon Forrest, pugilista norte-americano (n. 1971).


Dia de São Tiago, ou Santiago Maior,
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Tiago Maior
Santiago Apóstolo
São Tiago,
numa obra de Rembrandt van Rijn
Apóstolo e Mártir
Nascimento ? em BetsaidaPalestina
Mortec. 44 d.C. em Jerusalém,Palestina
Veneração porIgreja CatólicaIgrejas OrientaisIgreja Anglicana
PrincipaltemploCatedral de Santiago de CompostelaGalizaEspanha
Festa litúrgica25 de julho
AtribuiçõesPeregrinocavaleirovieira,chapéu de viandante, cajado
Padroeirodos peregrinos, dos cavaleiros, dos veterinários, dosfarmacêuticos, dosalquimistas, 2ªsecção do "CNE", etc.; do Chile, daGuatemala, da Nicarágua e daEspanha, e inúmeras outras localidades
Gloriole.svg Portal dos Santos
Santiago Maior, também chamado Santiago, o GrandeSantiago Filho do TrovãoSantiago de CompostelaTiago, filho de ZebedeuSão Tiago Apóstolo, o Maior1 , martirizado em 44 da nossa era, foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Foi feito santo e chamado Santiago Maior para o diferenciar de outro discípulo de Jesus de mesmo nome, conhecido como Santiago Menor e também de Tiago, o Justo (ouTiago, irmão do Senhor), sendo esses ultimos três possivelmente a mesma pessoa, Tiago, menor; Tiago, o justo e Tiago, irmão do Senhor.

Índice

  [mostrar

O nome do apóstolo Santiago

Os nomes Tiago e Jaime derivam indirectamente do latim Iacobus, por sua vez uma latinização do nome hebraico Jacob (aportuguesado em "Jacó").
Com o decorrer do tempo, o nome evoluiu em diversas direcções consoante as línguas: manteve-se Jakob em alemão e noutras línguas nórdicas, James em inglêsGiacomo em italiano e Jacques em francês.
Na Península Ibérica, há diferenças substanciais: Tornou-se Jaume ouJaime (formas correntes no catalão). Jácome é adaptação antiga do italiano Giàcome, que subsiste como apelido pouco comum na Galiza e em Portugal. Há quem pense que o nome Iago / Yago é a forma patrimonial das línguas do centro e ocidente da península Ibérica, mas isto é falso. A únicas formas patrimoniais em castelhano, que já aparecem registadas no Cantar del Mio Cid,2 são Yaguo e Yagüe, ambas com evolução fonética normal a partir do acusativo e do vocativo, respectivamente. O nome do santo nesta obra aparece como Santi Yaguoe, em função vocativa, Santi Yagüe (por exemplo, quando é usado como grito de guerra dos cristãos). A forma Yaguo parece ter desaparecido por completo, mas Yagüe ainda se conserva como apelido (por exemplo, em Madrid há uma rua dedicada ao General Yagüe).
Espanha
Dia de Santiago de Compostela.
Dia Nacional da Galiza

Brasil
Aniversário Municipal de Iretama , Paraná.
Aniversário Municipal de Águas de São Pedro São Paulo.
Aniversário Municipal de Alto Piquiri Paraná
Aniversário Municipal de Barbosa Ferraz Paraná
Aniversário Municipal de Icaraíma Paraná.

Aniversário Municipal de Jaraguá do Sul Santa Catarina.
Aniversário Municipal de Marechal Cândido Rondon Paraná
Aniversário Municipal de Santo Antônio do Paraíso, Paraná
Aniversário Municipal de Matelândia, Paraná
Aniversário Municipal de Medianeira, Paraná

Dia do Colono

Portugal
Feriado Municipal em 
Santiago do Cacém, 

Cantanhede, 
Ovar, 
Mira, 
Celorico de Basto, 
Mondim de Basto
Matosinhos. (Imagem: Escultura em praça pública de Matosinhos)

Tunísia
Dia da República 1957

História Maia
Dia Fora do Tempo Calendário Maia

Santos do dia
São Cristóvão (no Ocidente).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
São Cristóvão
Painel de São Cristovão em azulejos na Igreja de Rio Tinto, em Portugal.

São Cristóvão (em gregoΆγιος Χριστόφορος, em latimChristophorus) é um santo venerado por católicos, cristãos ortodoxos e umbandistas (no sincretismo afro-brasileiro é equiparado a Xangô), classificado como mártir cristão, morto durante o reinado de Décioimperador romano do século III.1 2Apesar de ser um dos santos mais populares do mundo, muito pouco se sabe ao certo sobre sua vida.3
São Cristóvão é venerado no dia 9 de maio pela Igreja Ortodoxa. O Calendário Tridentino da Igreja Católica permite a celebração de São Cristóvão no dia 25 de julho, apenas em missas privadas. Esta restrição foi removida mais tarde. Apesar da Igreja Católica ainda aprovar a devoção a ele, o listando entre os mártires romanos venerados em 25 de julho,4 ela removeu seu dia festivo do calendário católico de santos em 1969. Na época, a igreja declarou que a celebração não era de tradição romana, tendo em vista sua adesão tardia (por volta do ano de 1550) e limitada ao calendário romano.5
A Igreja Católica argumenta que quase nada de histórico é conhecido sobre a vida e a morte de São Cristóvão,6 apesar de várias lendas serem atribuídas a ele. A mais popular se origina da Legenda Áurea, uma compilação de histórias de santos do século XIII.

Índice

  [mostrar

RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.