sábado, 3 de maio de 2014

Eventos em destaque no dia 4 de maio de 2014 > Domingo

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/


4 de maio de 2014.
124.º dia do ano no calendário gregoriano.
Faltam 241 dias para acabar o ano.



1471 - Guerra das Rosas: a facção de Lancaster perde a batalha de Tewksbury e Henrique VI da Inglaterra é novamente deposto.

1493 - Concluída a bula papal Inter Coetera II, que dava aos espanhóis todas as terras a 100 léguas a oeste e sul dos Açores e Cabo Verde.
.


O meridiano mais oriental foi definido pelo Papa Alexandre VI ("Bula Inter Coetera"); o mais ocidental peloTratado de Tordesilhas. A localização das cidades atuais é meramente indicativa.
Bula Inter Coetera, expressão em latim que em língua portuguesa significa "entre outros (trabalhos)", foi a primeira bula do Papa Alexandre VI, editada em 4 de maio de 1493. Pelos seus termos, o chamado "novo mundo" seria dividido entre Portugal e Espanha, através de um meridiano situado a "100léguas" a oeste do arquipélago do Cabo Verde: o que estivesse a oeste do meridiano seria espanhol, e o que estivesse a leste, português.
Os seus termos são:
Cquote1.svgEsta bula origina-se de termos feito doação, concessão e dotação perpétua, tanto a vós (reis), como a vossos herdeiros e sucessores (reis de Castela e Leão), de todas e cada uma das terras firmes e ilhas afastadas e desconhecidas, situadas em direção do ocidente, descobertas hoje ou por descobrir no futuro, Seja descoberto por vós, seja por vossos emissários para este fim destinados.Cquote2.svg
Este arranjo assegurava as terras descobertas no ano anterior por Cristóvão Colombo à Espanha e, a Portugal a costa africana que vinha sendo explorada com vistas ao descobrimento de um caminho marítimo para a Índia.
Os termos da bula desagradaram à Coroa Portuguesa. Para solucionar esse impasse, foi negociado o Tratado de Tordesilhas (1494), que estabeleceu um novo meridiano a 370 léguas das ilhas de Cabo Verde. (Wikipedia)

1675 - O Observatório de Greenwich é criado, durante o reinado de Carlos II da Inglaterra.
Question book.svg
Wikipedia

Observatório Real de Greenwich (em inglêsRoyal Greenwich ObservatoryRGO) é o escritório central de pesquisas do Meridiano de Greenwich localizado em Greenwich, na Inglaterra.
Meridiano 0, marcado no observatório de Greenwich, a leste de Londres.
Foi fundado em 1675 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento dos conhecimentos astronômicos essenciais à navegação. Aí trabalharam grandes astrónomos, como John Flamsteed (1646-1719) e Edmond Halley(1656-1752), os dois primeiros detentores do título Astrônomo real britânico.

UTC

HORA MÉDIA DE GREENWICH (Greenwich Mean Time ou GMT), baseada na rotação da Terra, utilizada como padrão mundial de tempo até 1986, surgiu então o Tempo Universal Coordenado (Coordinated Universal Time ou UTC) que é hoje o padrão internacional de tempo.
UTC é mantido pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas.
Zero hora UTC, aproximadamente ainda corresponde à meia-noite no meridiano de Greenwich. Wikipedia

1776 - Rhode Island se torna a primeira das Treze Colônias a renegar a fidelidade ao rei Jorge III.

1814 - Napoleão Bonaparte chega a Portoferraio, na ilha de Elba, onde tem início o seu primeiro exílio. De lá, ele fugiria, de volta à França, reassumindo o Império, num período que ficou conhecido como os "100 dias heróicos de Napoleão".


Elba
Tuscan archipelago.png
A Ilha de Elba no arquipélago toscano.
42° 46′ 30″ N, 10° 16′ 47″ L
Geografia física
PaísItália Itália
LocalizaçãoMar Tirreno
ArquipélagoArquipélago Toscano
Área224  km²
Geografia humana
População30 000

Ilha de Elba.
Elba (em latim Ilva e em italiano Isola d'Elba) é uma ilha na ToscanaItália, que dista vinte quilômetros da costa. 

É a maior ilha do arquipélago toscano e a terceira maior ilha italiana e conta com cerca de 30 000 habitantes, número que aumenta no verão. 

Ela abrigou Napoleão Bonaparte em 1814, após a fracassada invasão da Rússia.



1823 - O imperador Agustín I do México abandona o país na sequência da rebelião liderada por Antonio López de Santa Anna.
1858 - Benito Juárez estabelece Veracruz como a capital do México.

1886 - Um grupo de anarquistas explode uma bomba durante uma passeata de sindicalistas em Chicago, matando 11 pessoas e ferindo mais de cem. É o prosseguimento das manifestações trabalhistas que começaram e 1º de maio e deram origem ao Dia do Trabalho em todo mundo, menos nos Estados Unidos, onde ele é comemorado na primeira segunda-feira de setembro.

1904 - A Companhia Francesa do Canal do Panamá entrega as suas propriedades ao representante do governo dos Estados Unidos.
1942 - Batalha do Mar de Coral.

1949 - O Torino Football Club foi declarado campeão pela liga italiana faltando 4 rodadas, uma vez que seu avião havia se chocado contra a igreja de Superga, sem sobreviventes.

1951 - O General Anastasio Somoza García toma posse da presidência da Nicarágua.
1964 - O Congresso dos Estados Unidos reconheceu o bourbon como "um distintivo produto dos Estados Unidos".

1979 - Margaret Thatcher é a primeira mulher eleita como chefe do governo britânico, após a vitória eleitoral dos conservadores.

Margaret Thatcher revista as tropas militares do Reino Unido.
Durante o seu governo conseguiu reduzir a inflação e melhorar a cotação da libra esterlina, o que aumentou as importações, visto que o setor nacional (sem intervenções para depreciar o câmbio - tornando produtos estrangeiros artificialmente mais caros) perdera a falsa competitividade que aparentava ter devido aoprotecionismo econômico. Disto resultou uma diminuição da produção industrialinglesa, com o consequente incremento do desemprego, triplicado desde a subida de Thatcher ao poder. Proliferaram também as quebras de empresas e bancos. A economia britânica passou por um desagradável - mas importante - momento de reorganização: houve quebra de empreendimentos que mantinham-se devido a privilégios do governo - direta ( através de subsídiostarifas de importação ou reservas de mercado ) ou indiretamente ( através de, por exemplo, depreciação cambial para agraciar os setores exportador e nacional ).
Elaborou um programa rigoroso para inverter a crise da economia britânica mediante a redução da intervenção estatal e a implementação de um programa de privatização. Os principais postulados foram o liberalismo e omonetarismo estritos. Também reduziu os serviços sociais e, reduzindo o poder dos Conselhos de Salários (Wage Councils), praticamente aboliu o salário mínimo - que seu governo via como um estorvo às prerrogativas de administração (Rubery & Edwards, 2003, pp. 457-460).  Em 1999, o salário mínimo foi restabelecido por Tony Blair.

1988 - Cientistas norte-americanos de Wistard obtêm a primeira vacina contra a raiva, mediante uma técnica de engenharia genética.
1990 - A Letônia proclama a independência.

1994 - O Primeiro-Ministro de Israel Yitzhak Rabin e o líder da OLP Yasser Arafat assinam um acordo de paz sobre a autonomia palestina, conferindo autonomia à Faixa de Gaza e Jericó.

Autoridade Palestiniana


Yitzhak RabinBill Clinton e Yasser Arafat durante os
Acordos de Paz de Oslo (13 de setembro de 1993).
A irritação americana sobre os entendimentos em breve se atenuou, levando aos Acordo de Paz de Oslo de 1993, que estipulavam a implementação da auto-administração Palestiniana na Cisjordânia e na Faixa de Gaza num período de cinco anos. No ano seguinte, numa decisão controversa, Arafat recebeu o Nobel da Paz, juntamente com Shimon Peres e Yitzhak Rabin. Em 1994, Arafat deslocou-se para a Autoridade Palestiniana (AP) - a entidade provisional criada pelos acordos de Oslo.
A 20 de Janeiro de 1996, Arafat foi eleito presidente da AP, com uma maioria esmagadora de 87% (o único outro candidato sendo Samiha Khalil). Observadores independentes internacionais reportaram que as eleições decorreram de forma livre e justa. No entanto, alguns críticos alegam que porque a maioria dos movimentos de oposição não participaram nas eleições e outras irregularidades, as eleições não foram verdadeiramente democráticas.

2004 - Garçon à la pipe, um quadro de Pablo Picasso, torna-se no objecto mais caro de sempre ao ser vendido em leilão por U$S 104,1 milhões de dólares, valor que foi posteriormente ultrapassado.



1008 - Henrique I, rei da França (m. 1060).
1654 - Kangxi, imperador chinês entre 1661 até sua morte (m. 1722).
1715 - Richard Graves, escritor inglês (m. 1804).

1769 - Thomas Lawrence, pintor retratista inglês (m. 1830). Google Imagens

1770 - François Gérard, pintor retratista francês (m. 1837). Google Imagens

1796 - William Hickling Prescott, historiador norte-americano (m. 1859).
1820 - Julia Tyler, ex-primeira-dama dos Estados Unidos (m. 1889).

1825 - Thomas Henry Huxley, o "buldogue de Darwin", biólogo britânico, evolucionista e criador do termo "agnosticismo" (m. 1895).
Thomas Henry Huxley (EalingMiddlesex4 de maio de 1825 —EastbourneSussex29 de junho de 1895) foi um biólogo britânicoque ficou conhecido como "O Buldogue de Darwin", por ser o principal defensor público da teoria da evolução de Charles Darwine um dos principais cientistas ingleses do século XIX.

Como Darwin nunca foi um grande orador e preferiu morar no interior daInglaterra, longe dos debates e repercussões da sua teoria, coube à Thomas Huxley o papel de principal defensor da Evolução. Orador perspicaz e feroz, além de um humor cínico, lhe valeram o apelido. Como disse ao estudante Henry Fairfield Osborn, "Você sabe que eu tenho que tomar conta dele - de fato, eu sempre tenho sido o buldogue de Darwin". Mais

1845 - Joaquim Manoel Rodrigues Lima governador da Bahia entre 1892-96 (m. 1903).

1852 - Alice Liddell, inspiradora do livro Alice no País das Maravilhas (m. 1934).
Question book.svg
Wikipedia

Alice Liddell como uma mendiga, em foto de Lewis Carroll
Alice Pleasance Liddell (4 de Maio de 1852 — 15 ou 16 de Novembro de1934) era filha do deão da Christ Church (origem da futura Universidade de Oxford), onde Charles Lutwidge Dodson lecionava matemática. Este ficou mais conhecido pelo seu pseudônimoLewis Carroll, com o qual publicou doislivros infantis, "Alice no país das maravilhas" (1865) e "Através do espelho" (1872), ambos escritos tendo como fonte de inspiração, Alice Liddell.
Alice Liddell nasceu em Londres a 4 de maio de 1852 e foi a segunda filha (terceiro filho) de Henry George Liddell, deão da Christ Church College, emOxford, na Inglaterra. Em fevereiro de 1856, Henry Liddell assumiu o cargo de deão, e Charles Dodgson, na época bibliotecário da Christ Church, conheceu Alice e apaixonou-se. Ela tinha apenas 3 anos de idade. Ele encontrou-a a 25 de abril, quando ela participava numa sessão fotográfica com seu amigo Reginals Southey. Ele pode fotografá-la, com suas duas irmãs a 3 de junho.
O envolvimento platônico de Dodgson com crianças é bem conhecido, ele adorava crianças e, se sentia muito ofendido se achassem que seu interesse era mais do que o gosto pela companhia. Alice tornou-se a maior paixão de Dodgson e fonte constante de inspiração para seus dois mais conhecidos livros, embora ao final da escrita de "Alice no país das maravilhas" a amizade estivesse diminuindo. Alice tinha 20 anos de idade quando o Leopoldo, Duque de Albany (o filho mais novo da Rainha Victória) chegou na Christ Church, tendo sido aluno de 1872 até 1876. Houve rumores de um romance entre ambos.
Em 1880 Alice casa-se com Reginald Hargreaves. Dodgson não estava presente no casamento, mas enviou-lhe , por meio de um amigo, um presente.
1890 - Franklin Carmichael, artista canadense, fundador do Grupo dos Sete (m. 1945). Google Imagens

1903 - Luther Adler, ator norte-americano (m. 1984).
1925 - Luis Herrera Campins, político venezuelano (m. 2007).
1928
Wolfgang von Trips, nobre e automobilista alemão (m. 1961).
Hosni Mubarak, ex-presidente do Egito.

1929 - Ronald Golias, ator e comediante brasileiro (m. 2005).

1929  - Audrey Hepburn, atriz inglesa de origem belga (m. 1993).

1935 - José Sanfilippo, ex-futebolista argentino.
1938 - Carlos Monsiváis, escritor mexicano (m. 2010).
1939
Amos Oz, escritor e pacifista de Israel.
Paul Gleason, ator norte-americano.
1943 - Georgi Asparuhov, futebolista búlgaro (m. 1971).
1944 - Luciano Bergamin, bispo da diocese de Nova Iguaçu.
1946
John Watson, ex-piloto norte-irlandês de Fórmula 1.
Rogério Sganzerla, ator e cineasta brasileiro (m. 2004).
1948 - Taufa'ahau Tupou V, atual rei de Tonga.
1949 - Gregg Diamond, pianista, percussionista, compositor e produtor norte-americano (m. 1999).
1950 - Anghel Iordănescu, ex-futebolista, ex-treinador de futebol e político romeno.
1951 - Jackie Jackson, músico e cantor norte-americano.
1953
Paul Hart, treinador de futebol inglês.
Lulu Santos, músico brasileiro.

1954
Pia Zadora, atriz norte-americana.
Francisco Carlos Bach, bispo diocesano de São José dos Pinhais.
1956
David Guterson, autor norte-americano.
Ulrike Meyfarth, vencedor dos Jogos Olímpicos no salto em altura.
1958
Antonis Minou, ex-futebolista grego.
Keith Haring, artista gráfico norte-americano (m. 1990). Google Imagens

1959 - Randy Travis, músico norte-americano.
1960 - Werner Faymann, político austríaco.

1961 - Herbert Vianna, músico brasileiro.

Herbert Vianna
Herbert Vianna, vocalistaguitarrista e letrista d'Os Paralamas do Sucesso
Informação geral
Nome completoHerbert Lemos de Sousa Vianna
Nascimento4 de maio de 1961 (52 anos)
João PessoaParaíba
OrigemJoão PessoaParaíba
País Brasil
Gênero(s)Rock
Reggae
Ska
MPB
Instrumento(s)Vocalguitarraviolão
Período em atividade1977 - atualmente
Gravadora(s)EMI
Afiliação(ões)Os Paralamas do Sucesso
Herbert Lemos de Sousa Vianna (João Pessoa4 de maio de1961) é o vocalistaguitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso, um dos grupos-base do rock brasileiro.

Índice

  [mostrar

Biografia[editar | editar código-fonte]

Herbert nasceu em João Pessoa na Paraíba, mas devido à vida militar de seu pai, o brigadeiro Hermano Viana, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro. Ao se mudarem para o Rio de Janeiro fundaram os Paralamas (mas alguns consideram os Paralamas parte da "turma de Brasília", comoCapital Inicial e Legião Urbana) com o amigo Vital Dias na bateria. Após substituírem Vital por João Barone, Herbert compôs a música "Vital e Sua Moto", em homenagem ao amigo, a qual se tornou o primeiro sucesso dos Paralamas e que renderia o contrato com aEMI. Depois de 10 anos de sucesso da banda, Herbert gravou o disco-solo Ê Batumarê (1992). Mais dois seriam gravados, Santorini Blues (1997) e O Som do Sim (2000), cheio de participações comoCássia EllerFernanda AbreuNana CaymmiSandra de Sá eMarcos Valle. Herbert namorou por anos Paula Toller, do Kid Abelha, e posteriormente casou-se com a inglesa Lucy Needham, com quem teve os filhos Luca, Hope Izabel (15) e Phoebe Rita (12).Herbert desde cedo gostou de pilotar helicópteros e ultraleves. Herbert é irmão do antropólogo e pesquisador cultural Hermano Vianna. Wikipedia

1963 - Vange Leonel, cantora e compositora brasileira.
1964 - Mónica Bardem, atriz espanhola.
1970 - Sergio Basañez, ator mexicano.
1971
Luiz Garcia Júnior, piloto brasileiro de corridas.
Leonid Slutsky, treinador russo de futebol.
1972 - Mike Dirnt, baixista da banda Green Day.
1973
Guillermo Barros Schelotto, futebolista argentino.
Gustavo Barros Schelotto, ex-futebolista argentino.
1977 - Mariano Pernía, futebolista hispano-argentino.
1978 - Vladimíra Uhlířová, tenista tcheca.
1979 - Hristo Yanev, futebolista búlgaro.
1981
Asprilla, futebolista brasileiro.
Eric Djemba-Djemba, futebolista camaronês.
Marion Kreiner, snowboarder austríaca.
1983
Carlos Grossmüller, futebolista uruguaio.
Rubén Olivera, futebolista uruguaio.
1984
Enrico, futebolista brasileiro.
Manjural Islam Rana, jogador de críquete bengali (m. 2007).
1985 - Fernandinho, futebolista brasileiro.
1987
Cesc Fàbregas, futebolista espanhol.
Jorge Lorenzo, piloto espanhol de motociclismo.
1988 - Guto, futebolista brasileiro.
1989 - Dániel Gyurta, nadador húngaro.
1990 - Ignacio Camacho, futebolista espanhol.

1992 - Ashley Rickards, atriz norte-americana.

1994 - Ariel Winter, atriz norte-americana.



1471 - Eduardo, Príncipe de Gales, na batalha de Tewksbury (n. 1453)
1850 - José de Fábregas, militar e governador do Panamá (n. 1821).
1858 - Aimé Bonpland, médico, explorador e botânico francês (n. 1773).
1915 - Sir William Richard Gowers, eminente neurologista britânico (n. 1845).
1937
Noel de Medeiros Rosa, músico brasileiro, considerado o criador do samba (n. 1910).
Paulo Setúbal, advogado, jornalista, ensaísta, poeta e romancista brasileiro (m. 1893).

1949 - Joaquim Nunes Claro, médico e escritor português (n. 1878).
1961 - Maurice Merleau-Ponty, filósofo francês, líder do pensamento fenomenológico em seu país (n. 1908)
1975 - Moe Howard, comediante norte-americano (Os Três Patetas).

1980 - Josip Broz Tito, presidente da Iugoslávia (n. 1892)

1999 - Fernando Pacheco de Amorim professor universitário, antropólogo, publicista e político português (n. 1920).

2000 - Sandra Bréa, atriz brasileira (n. 1952)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sandra Bréa
Sandra Bréa em cena do filme O Convite ao Prazer (1980).
Nome completoSandra Bréa Brito
Nascimento11 de maio de 1952
Rio de Janeiro, RJ
Nacionalidade brasileira
Morte4 de maio de 2000 (47 anos)
Rio de Janeiro, RJ
IMDb(inglês)
Sandra Bréa Brito (Rio de Janeiro11 de maio de 1952 — Rio de Janeiro, 4 de maio de 2000), conhecida profissionalmente comoSandra Bréa, foi uma atriz brasileira. Foi considerada símbolo sexual do país na década de 1970 e na década de 1980.
Ela era famosa não apenas pelos seus muitos trabalhos, mas também por ter assumido publicamente, em agosto de 1993, que foi contaminada pelo vírus da AIDS, lutando contra a discriminação. Contudo, a atriz faleceu vítima de câncer de pulmão, sete anos mais tarde.1
Foi expoente do Movimento de Arte Pornô2 .

Índice

  [mostrar

Carreira[editar | editar código-fonte]

Sandra Bréa iniciou sua carreira aos treze anos de idade, comomodelo. Aos catorze, ela seguiu para o teatro de revista do Rio, onde estrelou Poeira de Ipanema.
Em 1972, o diretor Daniel Filho convidou-a para interpretar Telma, personagem da novela O Bem-amado, da Rede Globo.
Como atriz estreou, em 1968, na peça Plaza Suite, tendo sido escolhida para o papel pelo diretor João Bittencourt e pela atrizFernanda Montenegro.
Contratada por Moacyr Deriquém, foi trabalhar na Rede Globo, estreando na telenovela Assim na Terra Como no Céu, em 1970. Seu primeiro grande papel, porém, foi no clássico O Bem Amado, deDias Gomes, em 1973. Em seguida, atuou em Os Ossos do Barão e Corrida do OuroEscaladaO Pulo do Gato ,Memórias de AmorElas por ElasSabor de MelTi Ti TiBambolêPacto de SangueGente Fina e Felicidade. Com exceção de Sabor de Mel, feita na Rede Bandeirantes, todas as demais foram feitas na Rede Globo.

2009 - Vasco Granja, apresentador de televisão português (n. 1925).
2011 - Jackie Cooper, ator, diretor e produtor norte-americano (n. 1922).

2012 - José Perez (Tinoco), cantor brasileiro, remanescente da dupla Tonico e Tinoco (n.1920).



Brasil
Dia do Calculista Estrutural

Irlanda
Dia de Sheila Na Gig, deusa protetora dos humildes - Irlanda

Portugal
Feriado Municipal de Sesimbra

Religioso[
Dia santo de São Gregório, o Iluminador

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.