sexta-feira, 2 de maio de 2014

Eventos em destaque no dia 3 de maio de 2014 > Sábado

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/


3 de maio de 2014.
123.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 242 dias para acabar o ano.



1494 - Cristóvão Colombo descobre a Jamaica.

1626 - Fundação da Povoação de São Nicolau.

1791 - A Constituição Polonesa de Maio, a primeira Constituição moderna da Europa, é proclamada pela Sejm.


A Constituição de 3 de maio (pintura de Jan Matejko1891). O rei Estanislau Augusto (à esquerda com o manto real vermelho), entra na Catedral de São João, onde os deputadosda Sejm jurarão defender a nova Constituição; ao fundo, oCastelo Real de Varsóvia, onde a Constituição há pouco foi aprovada.
Constituição Polonesa de 3 de maio de 1791(polonêsKonstytucja Trzeciego Maja) é considerada a primeira moderna constituição nacional codificada daEuropa assim como a segunda mais antiga no mundo. Foi instituída por Ato de Governo (polonês: Ustawa rządowa) aprovada naquela data pela Sejm (parlamento) da República das Duas Nações. Ela foi idealizada para reparar defeitos políticos há muito tempo existentes nafederativa República das Duas Nações e sua Liberdade dourada. A Constituição introduziu a igualdade política entre as "pessoas comuns" e a nobreza (szlachta) e colocou os camponeses sob a proteção do governo, para desse modo atenuar os piores abusos da servidão. A Constituição aboliu perniciosas instituições parlamentares como, por exemplo, o liberum veto, que havia colocado a sejm a mercê de qualquer deputado que pudesse votar, ou ser subornado por um interesse ou força estrangeira, desfazendo toda a legislação que tivesse sido aprovada por aquela sejm. A Constituição de 3 de maio buscou suplantar a anarquia existente nutrida por alguns dos magnatas reacionários do país, com umamonarquia constitucional igualitária e democrática.
A adoção da Constituição de 3 de maio provocou uma reação de hostilidade por parte dos vizinhos da República. NaGuerra em defesa da Constituição, a Polônia foi traída pela sua aliada a Prússia de Frederico Guilherme II e derrotada pela Rússia Imperial de Catarina, a Grande, aliada com a Confederação Targowica, uma conspiração de magnatas poloneses que se opuseram às reformas que poderiam enfraquecer suas influências. Apesar da derrota e a subseqüente Segunda partição da Polônia, a Constituição de 3 de maio influenciou os movimentos democráticosposteriores no mundo. Permaneceu, após o desaparecimento da República em 1795, pelos próximos 123 anos das partições polonesas, um ideal a ser atingido na luta para se conseguir o restabelecimento da soberania polonesa. Mais

1902 - Primeiro jogo de futebol oficial no Brasil: Mackenzie 2 x 1 Germânia.

1902 - Inauguração do Stadium Palestra Itália, da Sociedade Esportiva Palmeiras.

1908 - Em Chicago, comemorou-se o primeiro Women's Day (Dia das Mulheres) no Garrick Theather, reunindo 1.500 mulheres que aplaudiram as reivindicações por igualdade econômica e política.
1963 - O motor de um avião Convair da Cruzeiro do Sul pegou fogo pouco logo após a decolagem no Aeroporto de Congonhas em São Paulo. A aeronave caiu nas proximidades do Aeroporto matando 34 pessoas. Uma casa ficou destruída

1968 - Início das greve laborais e estudantis, em Paris, e que deram origem a uma das mais graves crises políticas europeias, resultando, um ano depois, na renúncia do presidente, general Charles De Gaulle.

1981 - Grêmio Foot-ball Porto Alegrense vence o Campeonato Brasileiro de Futebol , após bater o São Paulo Futebol Clube, por 1-0, no Estádio do Morumbi.

1999 - Um tornado F5 (ou provável F6) arrasa a cidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, com ventos que ultrapassam os 500 km/h.

2002 - O Euro é definitivamente confirmado como moeda dos países componentes da União Europeia.

2007
Estudantes da Universidade de São Paulo ocupam a Reitoria.
Em Portugal, desaparece a menina inglesa Madeleine McCann, num dos casos mais misteriosos, até agora não resolvidos.
Madeleine McCann (Leicester12 de Maio de 2003) é uma menina inglesa que desapareceu em Portugal, quando se encontrava com os seus pais, irmão e irmã de férias na vila da LuzLagos no Algarve.
O desaparecimento de Madeleine McCann ocorreu na noite de quinta-feira, 3 de maio de 2007 quando foi dada como desaparecida do seu apartamento em Praia da Luz, Algarve, Portugal, onde tinha sido deixada sozinha com os seus dois irmãos. Madeleine, então com quase quatro anos de idade, que estava no seu quarto na companhia dos seus dois irmãos gémeos de dois anos, foi inicialmente dada como tendo "saído" pelos seus próprios meios pelapolícia, enquanto que os pais estavam convencidos que tinha sido raptada. 
O seu desaparecimento tornou-se uma das notícias mais notórias quer pela rapidez com que e iniciou a divulgação das notícias quer pela longevidade e pela massiva cobertura pelos órgãos de informação. O jornal britânico The Daily Telegraph às 00:01 da madrugada do dia 4 de Maio já fazia manchete com o artigo "Three-year-old feared abducted in Portugal" ("Teme-se que menina de 3 anos tenha sido raptada em Portugal"). Mais


1455 - D. João II, 13.º rei português, filho de D. Afonso V (m. 1495).

1469 - Nicolau Maquiavel, filósofo e historiador italiano (m. 1527).
Nicolau Maquiavel (em italianoNiccolò di Bernardo dei MachiavelliFlorença3 de maio de 1469 — Florença21 de junho de 1527) foi um historiadorpoetadiplomata e músicoitaliano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna1 , pelo fato de ter escrito sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Os recentes estudos do autor e da sua obra admitem que seu pensamento foi mal interpretado historicamente.
Desde as primeiras críticas, feitas postumamente pelo cardeal inglês Reginald Pole, as opiniões, muitas vezes contraditórias, acumularam-se, de forma que o adjetivo maquiavélico, criado a partir do seu nome, significa esperteza, astúcia, aleivosia, maldade.
Maquiavel viveu a juventude sob o esplendor político daRepública Florentina durante o governo de Lourenço de Médicie entrou para a política aos 29 anos de idade no cargo de Secretário da Segunda Chancelaria. Nesse cargo, Maquiavel observou o comportamento de grandes nomes da época e a partir dessa experiência retirou alguns postulados para sua obra. Depois de servir em Florença durante catorze anos foi afastado e escreveu suas principais obras. Conseguiu também algumas missões de pequena importância, mas jamais voltou ao seu antigo posto como desejava.
Como renascentista, Maquiavel se utilizou de autores econceitos da Antiguidade clássica de maneira nova. Um dos principais autores foi Tito Lívio, além de outros lidos através de traduções latinas, e entre os conceitos apropriados por ele, encontram-se o de virtù e o de fortuna. Mais

1713 - Alexis Clairaut, matemático francês (m. 1765).
1768
Agustín Eyzaguirre, político chileno (m. 1837).
Charles Tennant, químico e industrial escocês (m. 1838).
1826 - Rei Carlos XV da Suécia (m. 1872).
1859 - Andy Adams, escritor norte-americano (m. 1935).
1886 - Marcel Dupré, músico francês (m. 1971).

1898 - Golda Meir, ex-primeira-ministra de Israel (m. 1978).

1903 - Bing Crosby, ator e cantor norte-americano (m. 1977).

1905 - Adelino da Palma Carlos, político e advogado português (m. 1992).
1906 - Mary Astor, atriz norte-americana (m. 1987).

1910 - Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira, lexicógrafo, filólogo e ensaísta brasileiro (m. 1989).
Era irmão do historiador Sérgio Buarque e tio do cantor Chico Buarque.

1913 - William Inge, dramaturgo norte-americano (m. 1973).
1914 - Tsuda Itsuo, filósofo japonês (m. 1984).
1919 - Pete Seeger, músico estadunidense de música folclórica (m. 2014).
1921 - Sugar Ray Robinson, pugilista norte-americano (m. 1989).
1922 - Vasco Gonçalves, político português (m. 1992).
1924 - Ken Tyrrell, fundador da Tyrrell Racing (m. 2001).
1933
James Brown, cantor e compositor norte-americano (m. 2006).
Steven Weinberg, físico norte-americano.
1934
Henry Cooper, pugilista inglês (m. 2011).
Frankie Valli, músico norte-americano (The Four Seasons).

1937 - Nélida Piñon, escritora brasileira, imortal da ABL (Academia Brasileira de Letras).

1938 - Agnaldo Rayol, cantor, compositor e ex-ator brasileiro.

1940 - Clemens Westerhof, treinador de futebol holandês.

1946 - José Genoíno, político brasileiro.

1949
Johan "Boy" Hayje, ex-automobilista holandês.
Leopoldo Luque, ex-futebolista argentino.
1950 - Buza Ferraz, ator e diretor brasileiro (m. 2010).
1951 - Christopher Cross, músico, cantor e compositor norte-americano.
1952 - Chuck Baldwin, político norte-americano.
1960 - Jaron Lanier, músico norte-americano.
1961 - Steve McClaren, treinador de futebol inglês.

1965 - Betty Gofman, atriz brasileira.

1967
André Olbrich, guitarrista da banda alemã Blind Guardian.
Carlos Mercenario, atleta mexicano, medalhista olímpico.

1968 - Debora Caprioglio, atriz italiana.

1973 - Michael Reiziger, ex-futebolista holandês.
1974 - Fernando Alvim, apresentador e radialista português.
1975
Arnaldo Espínola, futebolista paraguaio.
Adinam, futebolista brasileiro.
Christina Hendricks, atriz norte-americana.
1976
Beto, futebolista português.
Alex Calderoni, futebolista italiano.
1977 - Bruno Mazzeo, humorista e ator brasileiro.
1978 - Pedrinha, futebolista português.
1980
Zuzana Ondrášková, tenista tcheca.
Andrea Cossu, futebolista italiano.
1981
Benoît Cheyrou, futebolista francês.
Fernando Menegazzo, futebolista brasileiro.
Eric Hassli, futebolista francês.
Murilo Endres, jogador de vôlei brasileiro.

1982 - Juliana Alves, atriz e modelo brasileira.

1983
Rosinei, futebolista brasileiro.
Romeo Castelen, futebolista holandês.
André Lima, futebolista brasileiro.
1984 - Tiago Prado, futebolista brasileiro.
1985 - Ezequiel Lavezzi, futebolista argentino.
1986 - Ekaterina Dzehalevich, tenista bielorrussa.
1987
Mateusz Kowalczyk, tenista polonês.
Fernando Fernandes (FF), cantor português.
1996 - Noah Munck, ator norte-americano.



1481 - Mehmed II "o conquistador", sultão otomano (n. 1432)

1719 - Pierre Le Gros, o Jovem, escultor francês (n. 1666)

1758 - O Papa Bento XIV (n. 1675)
1764 - Francesco Algarotti, filósofo, crítico e escritor de ópera italiano (n. 1712)
1983 - Armando José Fernandes, compositor português (n. 1906)

1987 - Dalida, cantora francesa (n. 1933).

1999 - Darcy Pedrosa, dublador e locutor brasileiro (n. 1930)

2004 - Lygia Pape, artista plástica brasileira (n. 1929)

2006 - Karel Appel, pintor, escritor e escultor holandês e co-fundador do grupo CoBrA, em 1948 (n. 1921)

2007 - Walter Schirra, astronauta norte-americano (n. 1923).



Portugal
Feriado Municipal de Sernancelhe e Barcelos 
Feriado em Santa Comba Dão

Feira de Santa Cruz - Lamego - Portugal
Dia da GNR (Guarda Nacional Republicana)

Internacional
Dia Internacional da Liberdade de imprensa. 
A Informação e a água
Ouça a chamada da Globo News

Dia do Parlamento
Dia Internacional do Sol

Brasil
Dia do Taquígrafo
Dia do Sertanejo
Dia do Solo
Dia Nacional do Pau-Brasil
Feriado Municipal em Brotas, SP
Feriado Municipal em Rio Grande da Serra

Feriado Municipal em Miracema, RJ
Feriado Municipal em Iracemápolis, SP
Feriado Municipal em Bebedouro, SP
Feriado Municipal em Três de Maio, RS

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.