terça-feira, 27 de maio de 2014

Eventos em destaque no dia 28 de maio de 2014 > Quarta-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3



"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

28 de maio de 2014.
148.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 217 dias para acabar o ano.



585 a.C. - Data tradicional do eclipse previsto por Tales de Mileto, considerado por muitos a data de fundação da Filosofia ocidental.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O termo filosofia ocidental teve sua origem da filosofia grega antiga.
Filosofia ocidental é o pensamento filosófico e obra do mundo ocidental. Historicamente, o termo foi inventado recentemente para se referir ao pensamento filosófico da civilização ocidental, começando com a filosofia grega, na Grécia Antiga, e, eventualmente, cobrindo uma grande área do globo. A própria palavra filosofia teve origem na Grécia Antiga: philosophia(φιλοσοφία), literalmente "o amor à sabedoria" (φιλεῖν — philein "amar" e σοφία - sophia, "sabedoria").
O escopo da filosofia no antigo entendimento, e os escritos (pelo menos alguns) dos filósofos antigos, foram todos os esforços intelectuais. Isso incluiu os problemas da filosofia como são entendidos hoje, mas também incluía muitas outras disciplinas, como matemática pura e ciências naturais como a físicaastronomia e biologia (Aristóteles, por exemplo, escreveu sobre todos esses tópicos.) O termo "filosofia ocidental" é, por vezes, inútil e vago, já que a definição envolve uma grande variedade de tradições distintas, grupos políticos, grupos religiosos e escritoresindividuais ao longo de milhares de anos
.
640 - É eleito o Papa Severino.
928 - É eleito o Papa Leão VI.

1358 - Início da Jacquerie, uma revolta popular em França

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na fortaleza de Meaux, Gastão Fébus e João III de Grailli contra-atacam os Jacques, em defesa da família do Delfim. MiniaturaChroniques de Jean Froissart. Século XV.
Jacquerie, ou revolta dos Jacques, foi uma insurreição camponesa que teve lugar no Norte de França, entre 28 de Maio e 9 de julho de 1358, durante a Guerra dos Cem Anos.1 A designação deriva de Jacques Bonhomme, expressão idiomática francesa, de conotação paternalista, que designava genericamente um camponês e que posteriormente foi usada pejorativamente, equivalendo a "joão-ninguém".
Jacques Bonhomme foi o apelido dado pelo cronista medievalJean Froissart a Guillaume Cale (também chamado Guillaume Caillet, Karle ou Cale), o líder da revolta.
A revolta iniciou-se de forma espontânea, reflectindo a sensação de desespero em que viviam as camadas mais pobres da sociedade, depois da Peste Negra, numa altura em que a França se encontrava num vazio de poder e à mercê das companhias livres, bandos de mercenários renegados que vagueavam pelo país.
As elites acabaram por esmagar a revolta em menos de um mês, matando, no processo, cerca de vinte mil homens, o que viria a contribuir para o agravamento do problema demográfico do país.

Índice

  [mostrar

1588 - A Invencível Armada, com 130 navios e 30 000 homens, começa a levantar âncora de Lisboa rumo ao Canal da Mancha (somente no dia 30 todos os navios haviam saído do porto)

1871 - 147 dirigentes da Comuna de Paris são fuzilados junto ao muro do Cemitério do Père-Lachaise.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Barricadas erguidas peloscommunards em frente à Igreja da Madalena
Comuna de Paris foi o primeiro governo operário da história, fundado em 1871 na capital francesa por ocasião da resistência popular ante a invasão por parte do Reino da Prússia.
A história moderna registra algumas experiências de regimes comunais, impostos como afirmação revolucionária da autonomia da cidade. A mais importante delas — a Comuna de Paris — veio no bojo da insurreição popular de 18 de março de 1871. Durante a guerra franco-prussiana, as províncias francesas elegeram para a Assembleia Nacional Francesa uma maioria de deputados monarquistas francamente favorável à capitulação ante a Prússia. A população de Paris, no entanto, opunha-se a essa política.Louis Adolphe Thiers, elevado à chefia do gabinete conservador, tentou esmagar os insurretos. Estes, porém, com o apoio da Guarda Nacional, derrotaram as forças legalistas, obrigando os membros do governo a abandonar precipitadamente Paris, onde o comitê central da Guarda Nacional passou a exercer sua autoridade. A Comuna de Paris — considerada a primeira república proletária da história — adotou uma política de caráter socialista, baseada nos princípios da Primeira Internacional dos Trabalhadores.
O poder comunal manteve-se durante cerca de quarenta dias. Seu esmagamento revestiu-se de extrema crueldade. De acordo com a enciclopédia Barsa, mais de 20 000 communards foram executados pelas forças de Thiers.
O governo durou oficialmente de 26 de março a 28 de maio, enfrentando não só o invasor alemão como também tropas francesas, pois a Comuna era um movimento de revolta ante o armistício assinado pelo governo nacional (transferido para Versalhes) após a derrota na guerra franco-prussiana. Os alemães tiveram ainda que libertar militares franceses feitos prisioneiros de guerra para auxiliar na tomada de Paris.

Índice

  [mostrar

1898 - O fotógrafo italiano Secondo Pia tira as primeiras fotografias do Santo Sudário

1926 - Em Portugal dá-se a Revolução de 28 de Maio de 1926, um golpe de estado leva à queda da I República e abre caminho à implantação do Estado Novo português. Foi inspiração para Getúlio Vargas dar o golpe do Estado Novo também no Brasil, em 1937.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estado Novo é o nome do regime político autoritárioautocrata e corporativista de Estado que vigorou em Portugal durante 41 anos sem interrupção, desde a aprovação da Constituição de 1933 até ao seu derrube pela Revolução de 25 de Abril de 1974.
Ao Estado Novo alguns historiadores também chamam de Segunda República Portuguesa, por exemplo, a História de Portugal de José Hermano Saraiva e a obra homónima de Joaquim Veríssimo Serrão. No entanto, tal designação jamais foi assumida pelo regime fundado por Salazar que, conservou a forma de governo republicana, mas nunca adoptou a designação "II República", preferindo designar-se oficiosamente, isto é, extraconstitucionalmente, como um "Estado Novo". Dado o apoio inicial que o Estado Novo recebeu por parte de alguns monárquicos eintegralistas, a questão do regime manteve-se em aberto até 1950-1951. Apesar da oposição das Forças Armadas e do Ministro da Defesa Santos Costa a uma mudança de regime, com a morte do Presidente Óscar Carmona em 1951, a restauração da Monarquia chegou a ser proposta por Mário de Figueiredo e Cancela de Abreu, verificando-se então uma decisiva oposição à mudança por parte de Salazar,Marcello Caetano e Albino dos Reis.
A designação oficial de "Estado Novo", criada sobretudo por razões ideológicas e propagandísticas, serviu para assinalar a entrada num novo período político aberto pela Revolução de 28 de Maio de 1926 que, ficou marcado por uma concepção presidencialista, autoritária e antiparlamentar do Estado. Neste sentido, o Estado Novo encerrou o período do liberalismo em Portugal, abrangendo nele não só a Primeira República, como também oConstitucionalismo monárquico.
Como regime político, o Estado Novo foi também chamado salazarismo, em referência a António de Oliveira Salazar, o seu fundador e líder. Salazar assumiu o cargo de Ministro das Finanças em 1928 e tornou-se, nessa função, uma figura preponderante no governo da Ditadura Militar, o que lhe valeu o epíteto de "Ditador das Finanças". Obtendo enorme sucesso num curto espaço de tempo, ficou posteriormente conhecido como o "Mago das Finanças". Ascendeu a Presidente do Conselho de Ministros em Julho de 1932 e esteve em funções até ao seu afastamento por doença em 1968, nunca chegando a ter conhecimento de que já não era o Presidente do Conselho de Ministros. A designação salazarismo reflecte a circunstância de o Estado Novo se ter centrado na figura do "Chefe" Salazar e ter sido muito marcado pelo seu estilo pessoal de governação. Porém, o Estado Novo abrange também o período em que o sucessor de Salazar, Marcello Caetano, chefiou o governo (1968-1974). Caetano assumiu-se como "continuador" de Salazar1 mas, vários autores preferem autonomizar este período do Estado Novo e falar de Marcelismo.2 Marcello Caetano ainda pretendeu rebaptizar publicitariamente o regime ao designá-lo por Estado Social, "mobilizando uma retórica política adequada aos parâmetros desenvolvimentistas e simulando o resultado de um pacto social que, nos seus termos liberais, nunca existiu", mas a designação não se enraizou.3
Ao Estado Novo têm sido atribuídas as influências do maurrasianismo4 , do Integralismo Lusitano5 , da doutrina social da Igreja, bem como de alguns aspectos da doutrina e prática do Fascismo italiano, regime do qual adoptou o modelo do Partido Único e, até certo ponto, do Corporativismo de Estado.
Ditadura Nacional (1926-1933) e o Estado Novo de Salazar e Marcello Caetano (1933-1974) foram, conjuntamente, o mais longo regime autoritário na Europa Ocidental durante o séc. XX, estendendo-se por um período de 48 anos.

Índice

  [mostrar

1930 - O Chrysler Building é inaugurado na Cidade de Nova Iorque, tornando-se o prédio mais alto do mundo.

1962 - Dois dias antes da Copa do Mundo de 1962 o Chile, país sede, teve um terremoto de 8,6 graus na escala Richter.

1977 - Joseph Ratzinger (futuro Papa Bento XVI) era ordenado Bispo.
1987 - O piloto alemão ocidental Mathias Rust, de 19 anos, escapa da defesa antiaérea soviética e aterra com um monomotor na Praça Vermelha em Moscou. Ele é imediatamente detido, sendo libertado a 3 de Agosto de 1988.

2007 - A japonesa Riyo Mori vence o Miss Universo, e é a 2ª mulher do seu país a ganhar o concurso. A Brasileira Natália Guimarães ficou em 2º lugar.

2008 - O Nepal se torna a mais nova república do mundo, colocando fim a 240 anos de monarquia. (A assembleia constituinte do Nepal decidiu abolir a 25 de Maio de 2008 a única monarquia hinduísta do mundo e fazer nascer a mais nova república, depois dos rebeldes maoistas terem vencido as eleições de 10 de abril de 2008).


1524 - Selim II, sultão otomano (m. 1574).
1588 - Pierre Séguier, político francês (m. 1672).
1660 - Jorge I da Grã-Bretanha (m. 1727).
1692 - Joseph Butler, filosofo inglês (m. 1752).

1738 - Joseph-Ignace Guillotin, médico e político francês, inventor da guilhotina (m. 1814).

1779 - Thomas Moore, poeta irlandês (m. 1852).
1818 - P.G.T. Beauregard, militar norte-americano (m. 1893)
1836 - Alexander Mitscherlich, químico alemão (m. 1918).
1848 - Santa Maria Bernarda Bütler (m. 1924).

1853 - Carl Larsson, pintor realista francês (m. 1919).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Auto-retrato

Brita e Eu, auto-retrato com uma das filhas (1895).
Carl Larsson (Estocolmo,28 de maio de 1853 – Falun22 de janeiro de1919) foi um pintor sueco. Foi um dos mais importantes pintores dorealismo na Suécia do século XIX.

Frukost under stora björken("Café da manhã debaixo de um grande vidoeiro"), 1896.
Carl Larsson nasceu em Gamla Stan, uma antiga região de Estocolmo, em 28 de maio de 1853. Sua família era muito pobre e Carl cresceu em tristes circunstâncias. O único brilho de esperança era seu forte talento artístico, que apareceu mais tarde em sua vida. Quando ele tinha treze anos seu professor o convenceu a tentar uma vaga na Principskolan, um departamento temporário da Academia de Arte. Durante os primeiros anos na Principskolan, Carl encontrou dificuldade de adaptação. Seu senso de inferioridade social o fez sentir um estranho. Mas quando tinha dezesseis anos, ele foi transferido para uma escola antiga, o mais simples departamento da Academia de Arte. Ele começou a sentir-se mais confiante e não demorou para que se tornasse uma das figuras centrais do círculo de estudantes.
Depois da Academia de Arte, Carl trabalhou na ilustração de livros, revistas e jornais diários. Ele também gastou muitos anos em Paris onde tentou se manter como um artista, mas apesar de todo o seu duro trabalho nunca encontrou sucesso. A reviravolta veio em 1882 quando ele se mudou para Grez, uma colônia escandinava de artistas fora de Paris. E foi lá que ele conheceu sua futura esposa Karin Bergöö e onde houve uma transformação artística, depois de abandonar suas pretensões de pintura a óleo em favor da aquarela – uma mudança de sorte que significaria em partes no seu desenvolvimento artístico. E foi em Grez que ele pintou algum de seus trabalhos mais significantes.
Carl e Karin se casaram em 1883 e tiveram oito filhos (um deles morreu com dois meses). Karin e seus filhos tornaram-se rapidamente os modelos favoritos de Carl.
O pai de Karin, Adolf Bergöö, deu a casa Lilla Hyttnäs para Carl e Karin em 1888. O minúsculo chalé de madeira, que foi construído em 1837, tornou-se o centro artístico do pintor. Lilla Hyttnäs, localizado em Sundborn, manteve-se na família Larsson por gerações é agora administrada pela família legítima de Carl e Karin Larsson.
Larsson ficou famoso por suas pinturas em aquarela, especialmente a coleção de 26 aquarelas encontradas em seu livro Ett Hem (Uma Casa) de 1899, as 32 em seu livro Larssons (Os Larssons) de 1902, e as 31 em seu livro Åt solsidan (O Lado Ensolarado) – todos eles ilustrando a vida simples do campo de sua família e tendo uma enorme influência no design de interior sueco para as gerações seguintes. A seguir algumas dessas aquarelas da coleçãoEtt Hem:
1872 - Marian Smoluchowski, físico polonês (m. 1917).
1884 - Edvard Beneš, político tcheco (m. 1948).

1908 - Ian Fleming, escritor inglês, autor dos livros de James Bond, o agente 007 (m. 1964).

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ian Fleming
Nome completoIan Lancaster Fleming
Nascimento28 de maio de 1908
Londres Reino Unido
Morte12 de agosto de 1964 (56 anos)
CanterburyKent Reino Unido
ProgenitoresMãe: Evelyn St. Croix Fleming
Pai: Valentine Fleming
Filho(s)Caspar Fleming
Ocupaçãomilitarescritorjornalista
Gênero literárioEspionageminfantojuvenil enão ficção
Magnum opusJames Bond
Página oficial
www.ianfleming.com
Ian Lancaster Fleming (Londres28 de maio de 1908 — Caterbury,12 de agosto de 1964) foi um oficial da Inteligênica Naval do Reino Unido, jornalista e escritor britânico, mais conhecido por seusromances de espionagem da série James Bond, e por ter criado o famoso personagem. Fleming nasceu em uma família rica conectada com o banco mercante Robert Fleming & Co.; seu pai era um membro do parlamento de Henley de 1910 até sua morte em 1917 na Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial. Educado no Eton College, na Real Academia Militar de Sandhurst e nas universidades deMunique e Genebra, Fleming teve vários empregos antes de começar a escrever.
Enquanto trabalhava na Inteligência Naval Britânica durante a Segunda Guerra Mundial, Fleming foi envolvido nos estágios de planejamento das Operações Mincemeat e Golden Eye, com a primeira sendo realizada com sucesso. Ele também se envolveu no planejamento e supervisão de duas unidades de serviço ativas, a 30 Assault Unit e a T-Force. Seu serviço na guerra e sua carreira como jornalista lhe deram bases e conhecimentos para escrever doze romances de Bond e dois livros de contos.
As histórias de Bond estão entre os livros mais vendidos de todos os tempos, com mais de 100 milhões de cópias vendidas mundialmente. Fleming também escreveu a história infantojuvenil Chitty-Chitty-Bang-Bang e dois livros de não-ficção. Em 2008, o The Times o colocou na décima-quarta posição em sua lista dos "50 Maiores Escritores de Língua Inglesa de todos os tempos".
Ele foi casado com Ann Geraldine Charteris, que se divorciou do segundo Visconde de Rothermere como resultado de seu caso com o autor. Fleming e Charteris tiveram um filho, Caspar. Fleming fumava e bebia muito, e sofria de doença do coração; ele morreu em 1964, aos 56 anos, de um ataque cardíaco. Dois de seus livros de Bond foram publicados postumamente, e desde então outros cinco autores produziram romances com o personagem. A criação de Fleming já apareceu em vinte e cinco filmes, tendo sido interpretado por oito atores em um período de 50 anos.

Índice

  [mostrar

1910 - Rachel Kempson, atriz britânica (m. 2003).
1913 - Ciro Monteiro, cantor e compositor brasileiro (m. 1973).
1915 - Joseph H. Greenberg, linguista norte-americano (m. 2001).
1923 - György Ligeti, compositor húngaro (m. 2006).
1925
Dietrich Fischer-Dieskau, maestro e cantor lírico alemão (m. 2012).
Bülent Ecevit, político turco (m. 2006).
1930 - Frank Drake, astrônomo e astrofísico estado-unidense.
1931 - Carroll Baker, atriz norte-americana.
1936
Jaime Neves, general português.
Maki Ishii, compositor japonês (m. 2003).
1938 - Eppie Wietzes, ex-automobilista canadense.

1941 - Zózimo Barrozo do Amaral, jornalista brasileiro (m. 1997)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zózimo
Nome completoZózimo Barrozo do Amaral
Nascimento28 de Maio de 1941
Rio de JaneiroBrasil
Morte18 de novembro de1997 (56 anos)
MiamiEstados Unidos
NacionalidadeBrasil brasileiro
Ocupaçãojornalista
Zózimo Barrozo do Amaral (Rio de Janeiro28 de maio de 1941 —Miami18 de novembro de 1997), foi um dos mais prestigiados jornalistas do Brasil, na segunda metade do século XX.

Índice

  [mostrar
Nasceu Zózimo no bairro de Humaitá, filho do magnata Boy Barrozo do Amaral, ingressando no jornalismo em 1959, no jornal O Globo. Ali colaborou na coluna de Carlos Swann, até fevereiro de 1964 quando se transferiu para o diário Jornal do Brasil, então um dos maiores do país.
Apesar de praticamente desconhecido, foi anunciado como uma grande aquisição pelo jornal, e aos poucos passou a imprimir à sua coluna o estilo bem-humorado e diversificado: não limitava-se a falar apenas da alta sociedade, mas também dos bastidores da política - o que lhe valeu a prisão em mais de uma ocasião, durante a ditadura militar de 1964.
Em sua coluna também comentava notícias sobre economia e, como editor, foi responsável pelo chamado "Caderno B" e também editorava o "Informe JB".
Em 1993 finalmente voltou para O Globo, assinando sua própria coluna. Ali permaneceu até o ano de sua morte, por câncer de pulmão, no Hospital Mount Sinai, em MiamiEstados Unidos, onde tinha ido tratar-se.

1943 - Cecil Thiré, ator brasileiro.
1944
Rudolph Giuliani, político norte-americano (ex-prefeito de Nova York).
Jean-Pierre Léaud, ator francês.
1945
John Fogerty, músico norte-americano ("Creedence Clearwater Revival").
Patch Adams, médico e ativista norte-americano.
1947 - Sondra Locke, atriz norte-americana.
1948 - Pierre Rapsat, cantor e compositor belga (m. 2002).
1953
Tero Palmroth, piloto finlandês de corridas.
Arto Lindsay, músico e cantor norte-americano.

1954 - João do Pulo, atleta brasileiro (m. 1999).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
João Carlos de Oliveira
João do Pulo quebrando o recorde mundial do salto triplo nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, em 1975.
Athletics pictogram.svg Atletismo
Apelido'João do Pulo'
Modalidadesalto triplo e salto em distância
Nascimento28 de maio de 1954
Pindamonhangaba São Paulo
NacionalidadeBrasil brasileiro
Falecimento29 de maio de 1999 (45 anos)
São Paulo São Paulo
CompleiçãoPeso: 76 kg Altura: 1,86 m
ClubeEC Pinheiros
Medalhas
Jogos Olímpicos
BronzeMontreal 1976Salto Triplo
BronzeMoscou 1980Salto Triplo
Jogos Pan-Americanos
OuroCidade do México 1975Salto Triplo
OuroCidade do México 1975salto em distância
OuroSan Juan 1979Salto Triplo
OuroSan Juan 1979salto em distância
João Carlos de Oliveira, conhecido como João do Pulo, (Pindamonhangaba28 de maio de 1954 — São Paulo29 de maio de1999) foi um atleta saltador, militar e político brasileiro, ex-recordista mundial do salto triplo.1 2 3
Órfão de mãe, começou a trabalhar aos sete anos de idade, como lavador de carros. Em 1973, treinado pelo então professor da USP Pedro Henrique de Toledo, o Pedrão, quebrou o recorde mundial junior de salto triplo no Campeonato Sul-Americano de Atletismo com a marca de 14,75 m. Em 1975, já como atleta adulto nos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, o cabo do Exército Brasileiroconquistou a medalha de ouro no salto em distância com a marca de 8,19 m e, em 15 de outubro, também a medalha de ouro no salto triplo, com a incrível marca de 17,89 m, quebrando o recorde mundial desta modalidade em 45 cm, e que pertencia ao soviético Viktor Saneyev.1 23
Era o favorito à medalha de ouro no salto triplo nos Olimpíada de Montreal mas, convalescendo de uma cirurgia na barriga, saltou apenas 16,90 m e foi superado pelo soviético Viktor Saneyev (17,29 m) e pelo norte-americano James Butts (17,18 m), ficando com a medalha de bronze. De quebra, foi quarto colocado no salto em distância. NosJogos Pan-americanos de Porto Rico, João tornou-se bicampeão tanto do salto triplo como do salto em distância. Neste último, derrotou ninguém menos que o futuro tetracampeão olímpico da prova, Carl Lewis.
Em 1980, novamente favorito a vencer o salto triplo na Olimpíada de Moscou, ficou uma vez mais com a medalha de bronze (17,22 m), superado respectivamente pelos soviéticos Jaak Uudmae (17,35 m) e Viktor Saneyev (17,24 m). Os árbitros da prova anularam 3 de suas 6 tentativas, incluindo uma em que teria ultrapassado a marca de 18 metros, o que lhe daria não apenas a medalha de ouro, mas também um novo recorde mundial e olímpico. Passadas três décadas da competição, suspeitas de favorecimento da organização da prova aos atletas da casa continuam a ecoar em órgãos de imprensa esportiva em todo o planeta.1 2 3
Em contraponto à falta de sorte em Olimpíadas, João do Pulo foi tricampeão mundial do salto triplo em 1977 (em Düsseldorf, na Alemanha), 79 (em Montreal) e 81 (em Roma, com 17,37 m, vencendo Jaak Uudmae e o futuro recordista mundial Willie Banks). Porta-bandeira do Brasil no desfile de abertura dos Jogos Olímpicos em Montreal-76 e em Moscou-80, João foi o principal ídolo do esporte dito amador brasileiro entre 1975 e 1981. Mais
1956 - Augusto Licks, músico brasileiro, ex-guitarrista da banda Engenheiros do Hawaii.
1957 - Klaus Lindenberger, ex-futebolista e treinador de futebol austríaco.
1959
Laura Chinchilla, 47º presidenta da Costa Rica.
Bernardinho, ex-jogador de voleibol brasileiro e atual técnico da seleção masculina brasileira.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bernardinho
Informações pessoais
Nome completoBernardo Rocha de Rezende
ModalidadeVoleibol
Nascimento25 de agosto de1959 (54 anos)
Rio de Janeiro Rio de Janeiro
NacionalidadeBrasil brasileiro
Bernardo Rocha de Rezende, conhecido como Bernardinho, (Rio de Janeiro25 de agosto de 19591 ) é um ex-jogador de voleibolbrasileiro. Como treinador, Bernardinho é o maior campeão da história do voleibol, acumulando mais de trinta títulos importantes em vinte anos de carreira dirigindo as seleções brasileiras feminina e masculina. Desde 2001, é o técnico da seleção brasileira de voleibol masculino. Como treinador conquistou incríveis 5 medalhas olímpicas consecutivas: Atlanta 1996Sydney 2000 em ambas ocasiões obteve o bronze pela seleção feminina. Em Atenas 2004 sagrou-se campeão pela seleção masculina. E ainda tem duas medalhas de prata, a primeira em Pequim 2008 e a segunda em Londres 2012.

Índice

  [mostrar

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bernardinho jogou voleibol de 1979 até 1986, defendendo times do Rio de Janeiro. Em 1988, parou de jogar, começando a carreira de treinador como assistente-técnico de Bebeto de Freitas, nasOlimpíadas de Seul. Dois anos depois, treinou a equipe feminina doPerugia, na Itália, onde ficou até 1992. No ano seguinte, dirigiu a equipe masculina do Modena. Em seguida, Bernardinho retornou ao Brasil e, em 1994, assumiu o comando da seleção feminina brasileiraadulta até 2000.

1960 - Mark Sanford, político norte-americano.
1964
P. J. Abbott, piloto norte-americano de corridas.
Armen Gilliam, jogador norte-americano de basquete (m. 2011).
1966 - Ashley Laurence, atriz norte-americana.
1967 - Diogo Infante, encenador e ator português.
1968 - Kylie Minogue, cantora e atriz australiana.
1970 - Glenn Quinn, ator irlandês (m. 2002).
1971 - Ekaterina Gordeeva, patinadora artística russa.
1972
Doriva, ex-futebolista brasileiro.
Chiara Mastroianni, atriz italiana.
1973 - Marco Paulo, futebolista português.
1974
Adilson Paredão, futebolista brasileiro.
Hans-Jörg Butt, ex-futebolista alemão.
Romain Duris, ator francês.
1976 - Alexei Nemov, ginasta russo.
1978 - Renato Lamas Pinto, jogador brasileiro de basquete.
1979 - Jesse Bradford, ator norte-americano.
1981
Gábor Talmácsi, motociclista húngaro.
Hitoshi Shiota, futebolista japonês.
1982 - Alexa Davalos, atriz norte-americana.
1983
Toby Hemingway, ator inglês.
Matthias Lehmann, futebolista alemão.
Marco Estrada, futebolista chileno.
1985
Carey Mulligan, atriz britânica.
Simon Pouplin, futebolista francês.
Colbie Caillat, cantora norte-americana.

1986
Charles N'Zogbia, futebolista francês.
Joseph Cross, ator norte-americano.
Enzo Gutiérrez, futebolista argentino.
1987 - Filipe Gomes, futebolista brasileiro.
1988
Fei Cheng, ginasta chinesa.
Diego Rodríguez Cano, futebolista uruguaio (m. 2010).
Carmen Jordá, automobilista espanhola.
1989 - Rafael Almeida, ator e cantor brasileiro.
1995 - Jacob Kogan, ator norte-americano.
1999 - Cameron Boyce, ator norte-americano.


1357 - Rei Afonso IV de Portugal (n. 1291)
1551 - Johannes Aal, teólogo, compositor e dramaturgo suíço (n. c1500).

1787 - Leopold Mozart, compositor, professor de música e violinista, pai de Wolfgang Amadeus Mozart. (n. 1719).

1836 - Anton Reicha, compositor tcheco (n. 1770)
1849 - Anne Brontë, escritora e novelista inglesa (n. 1820)
1889 - Francisco Otaviano, advogado, jornalista, diplomata, político e poeta brasileiro (n. 1825).
1963 - Flávio Ribeiro Coutinho, político paraibano (n. 1882).
1971 - Audie Murphy, ator estadunidense de faroestes de baixo orçamento (n. 1924)
1972 - Eduardo VIII do Reino Unido (n. 1894).

1988 - Alfredo Volpi, pintor ítalo-brasileiro (n. 1896).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Alfredo Volpi
Nome completoAlfredo Volpi
Nascimento14 de abril de 1896
LuccaItália
Morte28 de maio de 1988 (92 anos)
São PauloBrasil
Nacionalidade Itália
OcupaçãoPintor
Influências
PrêmiosPrêmio de melhor pintor nacional na segunda Bienal de São Paulo (1953)
Movimento estéticoModernismo
Alfredo Volpi (Lucca14 de abril de 1896  — São Paulo28 de maiode 1988) foi um pintor ítalo-brasileiro considerado pela crítica como um dos artistas mais importantes da segunda geração do modernismo. Uma das características de suas obras são as bandeirinhas e os casarios.
Autodidata, começou a pintar em 1911, executando murais decorativos. Em seguida, trabalhou com óleo sobre madeira, consagrando-se como mestre utilizador de têmpera sobre tela.
Grande colorista, explorou através das formas, composições magníficas, de grande impacto visual. Em conjunto com Arcangelo Ianelli e Aldir Mendes de Sousa formou uma tríade de exímios coloristas, foco de livro denominado 3 Coloristas, escrito por Alberto Beuttenmüller (Ed. IOB, julho de 1989).
Trabalhou também como pintor decorador em residências da sociedade paulista da época, executando trabalho de decoração artística em paredes e murais junto com Antonio Ponce Paz, pintor e escultor espanhol que logo virou um grande amigo de Volpi.
Realizou a primeira exposição individual aos 47 anos de idade, expondo no Salão de Maio e na 1ª. Exposição da Família Artística Paulista, no ano de 1938 na cidade de São Paulo.
Na década de 1950 evoluiu para o abstracionismo geométrico, de que é exemplo a série de bandeiras e mastros defestas juninas. Recebeu o prêmio de melhor pintor nacional na segunda Bienal de São Paulo, em 1953. Participou da primeira Exposição de Arte Concreta, emnte ao Grupo Santa Helena, porém sempre ia visitar seus amigos que oficialmente participavam como Mario Zanini e Francisco Rebolo, situado na Praça da Sé, em São Paulo. Faziam parte do Grupo Santa Helena os seguintes pintores: Aldo BonadeiClóvis GracianoFúlvio Penacchi e Ernesto de Fiori que teve grande influência no trabalho de Volpi.
Em 1927, Volpi conheceu o seu grande amor, uma garçonete chamada Benedita da Conceição, apelidada de Judith, com quem teve uma única filha Eugênia. É quase certo que Judith tenha sido sua modelo para o quadro Mulata (1927).  Volpi teve outros três filhos, havendo disputa entre os herdeiros, inclusive com a destituição de Eugênia da função de inventariante, pois a mesma administrava o espólio como se fosse a única herdeira.
Em 14 de abril de 2013, Volpi foi homenageado com um doodle na homepage do Google Brasil.

1998 - Mário de Melo Saraiva, médico, historiador, escritor e político português (n. 1910).
2010 - Gary Coleman, ator norte-americano, conhecido pelo papel no seriado "Arnold" (n. 1968).


Internacional
Dia Mundial do Bombeiro

Brasil
Aniversário do município de Machadinho Rio Grande do Sul
Criação do município de Corumbaíba Goiás

Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna - Brasil
Dia do Ceramista

Anjo do dia
Yabamiah

RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC
Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.