sexta-feira, 9 de maio de 2014

Eventos em destaque no dia 10 de maio de 2014 > Sábado

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.

Fonte: Wikipedia.
10 de maio de 2014.
130.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 235 dias para acabar o ano.



  535 - É eleito o Papa Agapito I.
1291 - Nobres escoceses reconhecem a autoridade de Eduardo I de Inglaterra no seu país.
1497 - Américo Vespúcio parte de Cádiz para a sua primeira viagem ao Novo Mundo.

1503 - Cristóvão Colombo aporta na atual Ilhas Cayman e a nomeia de Las Tortugas.
Até meados dos anos 60 do século XX, estas ilhas dedicavam-se à agricultura e à pesca. Atualmente, este arquipélago é um conhecido paraíso fiscal. O turismo é também um dos principais atrativos destas ilhas, representando cerca de 70% do PIB.
A população residente é maioritariamente de origem afro-europeia, sendo cerca de 20% jamaicana. Possui uma elevada taxa de alfabetização (98%), e a esperança média de vida é de 79 anos. (Wikipedia)


Índice

  [mostrar

1534 - Jacques Cartier chega em Terra Nova.

1655 - A Inglaterra, com as tropas lideradas por William Penn e o General Robert Venables, anexam a Jamaica que estava sob o domínio da Espanha.
O país é um reino da Commonwealth, com a rainha Elizabeth IIcomo seu monarca e chefe de Estado. Seu representante designado no país é o governador-geral da Jamaica, atualmente Patrick Allen. O chefe de governo e primeiro-ministro da Jamaica é Portia Simpson-Miller. A Jamaica é umamonarquia constitucional parlamentar com o poder legislativo investido no parlamento bicameral nacional, que consiste de um senado e uma câmara composta por representantes eleitos pela população. (Wikipedia)


Índice

  [mostrar

1768 - John Wilkes é preso por ter escrito um artigo para o The North Briton, criticando severamente o Rei Jorge III. Essa ação causou manifestações em Londres.

1774 - Luís XVI torna-se rei de França.
Luís XVI (Versalhes23 de agosto de 1754 – Paris21 de Janeiro de1793) foi rei da França (1774-1791), depois rei dos Franceses (1791-1792). Era filho do delfim Luís e de Maria Josefa de Saxônia e marido de Maria Antonieta da Áustriacom quem se casou aos 15 anos de idade.
monarquia foi abolida em 21 de Setembro de 1792. Luís XVI, desmoralizado por sua tentativa de fuga e por suas negociações com o estrangeiro, perdeu completamente a popularidade. Encerrado no Templo e acusado de traição, foi julgado pela Convenção (julgamento iniciado em 11 de dezembro de 1792) e condenado à morte, sendo guilhotinado em 21 de janeiro de 1793. A rainha consorte Maria Antonieta foi executada seis meses depois. A sua morte provocou a união dos soberanos europeus contra a França revolucionária.

1789 - Tiradentes é preso no Rio de Janeiro, sob acusação de participar da Inconfidência Mineira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes)
Martírio de Tiradentes, óleo sobre tela de Francisco Aurélio de Figueiredo e Melo (1854 — 1916).
Nome completoJoaquim José da Silva Xavier
Nascimento12 de novembro de 1746
Fazenda do Pombal, Minas GeraisBrasil colonial
Reino de Portugal Portugal
Morte21 de abril de 1792 (45 anos)
Rio de JaneiroBrasil colonial
Reino de Portugal Portugal
NacionalidadeReino de Portugal Português
OcupaçãoDentistamilitar e ativista político
Ideias notáveisMártir da Inconfidência MineiraJoaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal , batizado em 12 de novembro de 1746  Rio de Janeiro, 21 de abril de1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativistapolítico que atuou no Brasil colonial (1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados e herói nacional.


























O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidademineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.

Índice

  [mostrar

Biografia[editar | editar código-fonte]


Ruínas da Fazenda do Pombal, atualmente no município de Ritápolis. Neste local nasceu Tiradentes,2 onde está prevista a construção de um memorial.
Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas de São João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Capitania de Minas Gerais.
Joaquim José da Silva Xavier era filho do portuguêsDomingos da Silva Xavier,proprietário rural, e da portuguesa nascida na colônia do Brasil,Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos.
Em 1755, após a morte de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de seu tio e padrinho Sebastião Ferreira Leitão, que era cirurgião dentista.3 Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes.

1808 - Criação da Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil e da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

1857 - Revolta dos Sipais, na Índia.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Revolta dos Cipaios.
Revolta dos Cipaios (também sipais ou sipaios) de 1857 a 1858 foi um período prolongado de levantes armados e rebeliões na Índia setentrional e central contra a ocupação britânica1daquela porção do subcontinente. Pequenos incidentes de descontentamento em janeiro, envolvendo incêndios criminosos em acantonamentos, foram os precursores da rebelião. Posteriormente, uma revolta em grande escala estalou em maio e tornou-se uma guerra aberta nas regiões afetadas. O conflito causou o fim do governo da Companhia Britânica das Índias Orientais e o início da administração direta de grande parte do território indiano pela coroa britânica (Raj britânico) pelos noventa anos seguintes, embora alguns estados (chamados coletivamente de "Estados principescos") mantivessem uma independência nominal e continuassem a ser governados pelos respectivos marajásrajásnababos etc.
Alguns dentre os modernos indianos consideram a revolta dos sipais o primeiro movimento de independência de seu país.

Índice

  [mostrar

1869 - A Primeira Ferrovia Transcontinental, ligando o leste ao oeste dos Estados Unidos, é concluída com a cerimônia do "Golden Spike".
1871 - Firmado o Tratado de Frankfurt entre a França e a Alemanha, ao término da guerra Franco-prussiana.
1877 - Romênia se declara independente do Império Otomano seguindo a adoção do senado da Declaração de Independência de Mihail Kogălniceanu. Esse ato é reconhecido em 26 de Março de 1881, depois do final da Guerra de Independência Romena.

1933 - Início da Bücherverbrennung (queima de livros) pelos nazis em Munique e outras cidades da Alemanha.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bücherverbrennung significa em alemão literalmente queima de livros. É um termo muitas vezes associado à ação propagandística dos nazistas, organizada entre 10 de maio e 21 de junho de 1933, poucos meses depois da chegada ao poder de Adolf Hitler. Em várias cidades alemãs foram organizadas nesta data queimas de livros em praças públicas, com a presença da polícia, bombeiros e outras autoridades.
Tudo o que fosse crítico ou desviasse dos padrões impostos pelo regime nazista foi destruído. Centenas de milhares de livros foram queimados no auge de uma campanha iniciada pelo diretório nacional de estudantes (Verbindungen).
Os estudantes, em particular os estudantes membros das Verbindungen, membros das SA e SS participaram nestas queimas. A organização deste evento coube às associações de estudantes alemãs NSDStB e a ASTA, que com grande zelo competiram entre si tentando cada uma provar que era melhor do que a outra. Foram queimados cerca de 20.000 livros, a maioria dos quais pertencentes às bibliotecas públicas, de autores oficialmente tidos como "pouco alemães" (undeutsch).
O poeta nazista Hanns Johst foi um dos que justificou a queima, logo depois da ascensão do nazismo ao poder, com a "necessidade de purificação radical da literatura alemã de elementos estranhos que possam alienar a cultura alemã".

Índice

  [mostrar

1940 - Segunda Guerra Mundial: começa a Guerra-Relâmpago (blitzkrieg) contra os Países Baixos, a Bélgica e o Luxemburgo com uma ofensiva generalizada do exército alemão na frente ocidental.
1940 - Segunda Guerra Mundial: As primeiras bombas alemãs são jogadas em Chilham e Petham, em Kent na Inglaterra.

1940 - Segunda Guerra Mundial: Winston Churchill é nomeado Primeiro Ministro do Reino Unido.

1941 - Segunda Guerra Mundial: A Alemanha Nazista oferece um acordo de paz com a Inglaterra, prontamente rechaçado.

1973 - Fundação da Frente Polisário no Saara Ocidental.
Frente Polisário é um movimento político-revolucionário que luta pela separação do Saara Ocidental, antigo Sahara Espanhol ou Rio de Oro, actualmente sob domínio de Marrocos, visando instituir a República Árabe Saaraui Democrática.
Antes de 1973, a Frente Polisário designava-se Frente Popular para a Libertação de Saguia el Hamra e Rio de Oro (Frente Popular de Liberación de Saguía el Hamra y Río de Oro).
A Frente Polisário conta com o apoio da Argélia, a favor da autonomia política da nação saarauí. (Fonte: Wikipedia)

1981 - François Mitterrand é eleito presidente da República Francesa.
1982 - Primeira emissão da telenovela portuguesa Vila Faia
1999 - A Rede Manchete muda de nome (passa a se chamar TV!) e encerra suas atividades.

2007 - O Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil, encontra-se com os jovens, no estádio do Pacaembu.

2008 - O Complexo Viário Real Parque é inaugurado na cidade de São Paulo.



213 - Cláudio II, imperador romano (m. 270).
1265 - Imperador Fushimi do Japão (m. 1317).
1746 - Gaspard Monge, matemático francês (m. 1818).

1748 - Louis Jean Pierre Vieillot, naturalista francês (m. 1831).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Louis Jean Pierre Vieillot (10 de Maio 1748 - 1831) foi um naturalista e ornitólogo francês. O seu trabalho baseou-se em várias expedições de campo, realizada nas Américas e resultou numa enorme quantidade de descrições de novas espécies e grupos taxonómicos. Cerca de 26 géneros propostos por Vieillot ainda se encontram em uso.

1760 - Claude Joseph Rouget de Lisle, compositor e oficial francês, autor do hino nacional da França (m. 1836).
1788 - Catarina Pavlovna da Rússia, Grã-duquesa do Império Russo e Rainha de Württemberg (m.1819)

1808 - Manuel Luís Osório (General Osório), militar e político brasileiro, patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro (m. 1879).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manuel Luís Osório
Nascimento10 de maio de 1808
Conceição do ArroioRS,Brasil Colônia
Reino de Portugal Portugal
Morte4 de outubro de 1879 (71 anos)
Rio de Janeiro,RJ
Império do Brasil Brasil
NacionalidadeBrasileira
CargoSenador
Serviço militar
PatenteMarechal
Manuel Luís Osório1 , primeiro e único barão, visconde e marquês do Herval2 , (Conceição do Arroio10 de maio de 1808 — Rio de Janeiro4 de outubro de 1879) foi um militarpolítico e monarquistabrasileiro. De praça do Exército Imperial aos quinze anos de idade, galgou todos os postos da hierarquia militar de sua época, mercê dos atributos de soldado que o consagram como "O Legendário". Participou dos principais eventos militares do final do século XIX, sendo herói da Guerra da Tríplice Aliança. É o patrono da Arma deCavalaria do Exército brasileiro (1962).
"Amante da lei, respeitador intransigente da autoridade civil, sua espada invicta jamais fora desembainhada senão da defesa do sagrado dever."
— General Olinto Pilar.

Índice

  [mostrar
Litografia de Osório em rótulo decigarros.
Manuel Luís Osório nasceu em 10 de maio de1808, em terras que pertenciam à Vila de Nossa Senhora da Conceição do Arroio (RS), que, posteriormente, tomou o nome de Osório, pelo motivo do seu nascimento naquelas plagas. Por ser um território muito extenso, foi dividido em dois: um abrangendo o litoral, o qual foi denominado Tramandaí; e outro o interior, que permaneceu com o nome de Osório.  
1838 - John Wilkes Booth, ator norte-americano, que assassinou o presidente Abraham Lincoln (m. 1865).

1866 - Léon Bakst, artista russo (m. 1924).

1886 - Karl Barth, teólogo suiço (m. 1968).
1890 - Alfred Jodl, general alemão (m. 1946).
1899
Artur Paredes, intérprete da guitarra de Coimbra (m. 1980).
Fred Astaire, dançarino e ator norte-americano (m. 1987).

1906 - Dom António Ferreira Gomes, Bispo do Porto (m. 1989).

1912 - Euryclides de Jesus Zerbini, pioneiro na cirurgia cardíaca na América Latina (m. 1993).
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Euryclides de Jesus Zerbini
Medicinacardiologia
Nacionalidade Brasileiro
Nascimento10 de maio de 1912
LocalGuaratinguetá
Morte23 de outubro de 1993 (81 anos)
LocalSão Paulo
Atividade
Campo(s)Medicinacardiologia
InstituiçõesUniversidade de São Paulo
Euryclídes de Jesus Zerbini (Guaratinguetá10 de maio de 1912 —São Paulo23 de outubro de 1993) foi um médico cardiologistabrasileiro. Foi o quinto médico do mundo a realizar o transplante de coração.1

Biografia[editar | editar código-fonte]

Irmão do general Euryale de Jesus Zerbini. Tornou-se internacionalmente conhecido por ter realizado o primeiro transplantede coração no Brasil, sendo o 5º no mundo a fazer o transplante.
Formou-se médico em 1935, especialista em cirurgia geral. Ao realizar o primeiro transplante brasileiro de coração, Zerbini e sua equipe tornaram-se reconhecidos em todo o país e no exterior.1
Professor da Universidade de São Paulo, criou o Centro de Ensino de Cirurgia Cardíaca, semente do futuro Instituto do Coração. No dia 25 de maio de 1968, tornou-se o primeiro médico brasileiro a realizar um transplante de coração, seis meses após o transplante pioneiro, realizado em dezembro de 1967 pelo cirurgião sul-africano Christian Barnard.1 Na noite deste dia, no centro cirúrgico do Hospital das Clínicas de São Paulo, transplantou o coração de Luis Ferreira de Barros, morto por atropelamento, para o peito do lavrador João Ferreira de Cunha, conhecido como João Boiadeiro. João viveria apenas 28 dias com seu novo coração - e Zerbini realizaria mais dois transplantes ainda nos anos 1960. Um dos transplantados, o empresário Ugo Orlandi, viveu 15 meses após a cirurgia. Em 1985, aos 73 anos de idade, Zerbini voltou aos transplantes cardíacos, já na fase dos medicamentos anti-rejeição, e novamente foi pioneiro - ao realizar, dia 3 de junho daquele ano, o primeiro transplante de coração num paciente portador do mal de Chagas, Manoel Amorim da Silva. Em 58 anos de carreira, realizou 40 mil cirurgias cardíacas. Mais
1931 - Ettore Scola, cineasta italiano.
1938 - Manuel Santana, ex-tenista espanhol.
1942 - Carl Douglas, cantor e compositor jamaicano.
1952 - Vanderlei Luxemburgo da Silva, técnico de futebol brasileiro.
1955 - Mark David Chapman, criminoso estadunidense, assassino de John Lennon.

1956 - Bikenibeu Paeniu, político tuvaluano.
Tuvalu é um pequeno arquipélago do Pacífico, próximo a Auckland (Nova Zelândia), quase em cima do anti-meridiano de Greenwich, sendo o primeira do mundo a cruzar o meridiano e passar para o dia seguinte.  
Devido ao aquecimento global, o pequeno território do país corre o risco de ser submerso pelas águas oceânicas. Tal risco tem sido muito divulgado pelos ambientalistas como um exemplo das consequências das emissões descontroladas de gases poluentes na atmosfera terrestre causadores do efeito estufa,apesar de haver divergências no campo científico sobre a relação dos gases estufa e aquecimento global. Grande parte das ilhas não passam dos 7 metros de altura.

1957
Fausto Fawcett, autor teatral e compositor brasileiro.
Sid Vicious, baixista dos Sex Pistols (m. 1979).
1958 - Paulo Afonso Evangelista Vieira, político brasileiro.
1960 - Bono Vox, cantor irlandês da banda U2.

1961 - Luiza Thomé, atriz brasileira.

1965 - Linda Evangelista, modelo canadense.
1966 - Jonathan Edwards, atleta britânico, campeão olímpico no Salto Triplo.
1969
Javier Margas, ex-futebolista chileno.
Dennis Bergkamp, ex-futebolista holandês.
Robgol, ex-futebolista e político brasileiro.
1971 - Tomasz Wałdoch, futebolista polonês.
1972
Christian Wörns, ex-futebolista alemão.
Radosław Majdan, futebolista polonês.
1973
Youssef Chippo, futebolista marroquino.
Rüştü Reçber, futebolista turco.
1974 - Sylvain Wiltord, futebolista francês.

1975 - Helio Castroneves, piloto brasileiro da IRL.

1976 - Peter Sundberg, automobilista hispano-sueco.
1977
Nick Heidfeld, piloto alemão de Fórmula 1.
Henri Camara, futebolista senegalês.
1978
Kenan Thompson, ator estadunidense.
Marcelo Moretto, futebolista brasileiro.
1980
Michaël Llodra, tenista francês.
Carlos Bueno, futebolista uruguaio.
1981 - Humberto Suazo, futebolista chileno.
1983
Danilo Portugal, futebolista brasileiro.
Lico Kaesemodel, piloto brasileiro de Stock Car.
1984 - Danilo Larangeira, futebolista brasileiro.
1985
Edcarlos, futebolista brasileiro.
Odette Yustman, atriz norte-americana.

Diego Tardelli, futebolista brasileiro.

1986
Kevin Amuneke, futebolista nigeriano.
Emilio Izaguirre, futebolista hondurenho.
1987
Átila Abreu, piloto brasileiro de Stock Car.
Daniele Dessena, futebolista italiano.
1988 - Jhasmani Campos, futebolista boliviano.
1989 - Javan Vidal, futebolista inglês.
1990 - João Pereira, futebolista português.
1991 - Gianmarco Zigoni, futebolista italiano.



1696 - Jean de La Bruyère, escritor francês (n. 1645).
1774 - O Rei Luís XV da França (n. 1710).
1798 - George Vancouver oficial da Marinha e explorador inglês (n. 1757).
1829 - Thomas Young, físico, médico e egiptólogo britânico (n. 1773).

1850 - Gay-Lussac, físico e químico francês (n. 1778).
Uma grande contribuição de Gay-Lussac é a sua lei volumétrica, segundo a qual ele afirma que, nas mesmas condições de temperatura epressão, os volumes dos gases participantes de uma reação têm entre si uma relação de números inteiros e pequenos. Sua tese foi publicada em 1808, e envolvia a reação entre hidrogênio e oxigênio, cujo produto era vapor d'água. Essa lei ocasionou na unidade de medida de volume paraálcoois, utilizada para medir o volume de teor alcoólico das bebidas. Geralmente medida em graus. Ex.: 14°GL.  (14º Gay-Lussac) > Fonte: Wikipedia.


1946 - Catulo da Paixão Cearense, compositor, músico e escritor brasileiro (n. 1893)

1967 - Lorenzo Bandini, piloto de automóveis italiano (n. 1935).

1977 - Joan Crawford, atriz norte-americana (n.1905)

1984 - Joaquim Agostinho, ciclista português (n. 1943).

2010 - Frank Frazetta, ilustrador americano de quadrinhos de ficção científica e fantasia (n. 1928)



Portugal
2011: Feriado Municipal de Castelo Branco

Brasil
Aniversário da Cidade de Maringá- Paraná
Dia do guia de turismo.
Dia da Cozinheira.
Dia da arma de Cavalaria do Exército, em homenagem ao seu patrono, general Osório.

Feriado na cidade de Itaperuna - Rio de Janeiro
Aniversário da cidade de Venda Nova do Imigrante - Espírito Santo
Aniversário da cidade de Lagoa Vermelha - Rio Grande do Sul
Aniversário da Associação Chapecoense de Futebol - Santa Catarina
Aniversário da cidade de Correia Pinto - Santa Catarina
Aniversário da cidade de Otacílio Costa - Santa Catarina
Aniversário da emancipação da cidade de Curionópolis - Pará
Aniversário da emancipação da cidade de Parauapebas - Pará
Aniversário da emancipação da cidade de Eldorado dos Carajás - Pará

China
Mitologia Chinesa: dia de Tin Han, deusa que protege os pescadores e navegantes.

Internacional

Dia Mundial do Doente com Lúpus - Criado pela OMS- Organização Mundial da Saúde, com o intuito de alertar o mundo a respeito dessa doença.

Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/

RIO DE JANEIRO 
SÃO PAULO 
MINAS GERAIS 
BRASÍLIA 
RS, BA, PR, SC

 São Paulo (SP) > Fonte: Revista da Folha

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.