segunda-feira, 28 de abril de 2014

Eventos em destaque no dia 29 de abril de 2014 > Terça-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/


29 de abril de 2014.
119.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 246 dias para acabar o ano.


711 - Invasão muçulmana da península Ibérica: As tropas mouras lideradas por Tárique desembarcam em Gibraltar e iniciam a invasão na Península Ibérica (Al-Andalus).
Gibraltar é um território britânico ultramarino localizado no extremo sul da Península Ibérica. Corresponde a uma pequena península, com uma estreita fronteira terrestre a norte, é limitado, dos outros lados, pelo Mar Mediterrâneo,Estreito de Gibraltar e Baía de Gibraltar, já no Atlântico. AEspanha mantém a reivindicação sobre o Rochedo, o que é totalmente rejeitado pela população gibraltina
O nome Gibraltar origina-se na expressão árabe jabal al-Tariq(ﺨﺒﻝﻄﺭﻕ) que significa "montanha do Tárique". A montanha, um promontório militarmente estratégico na entrada do mar Mediterrâneo, guarnece o estreito oceânico que separa a África do continente europeu. O nome é uma homenagem ao general muçulmano Tárique que no ano de 711 d.C. aí desembarcou, iniciando a conquista do reino visigótico. Mais

1429 - Joana d'Arc vai a guerra e acaba com o Cerco de Orléans.
1648 - Fundação do Exército Brasileiro
1672 - Guerra Franco-Holandesa: Luís XIV de França invade a Holanda.

1707 - Escócia e Inglaterra são unificadas, formando o Reino Unido da Grã-Bretanha. A elas, se juntaria, mais tarde, a Irlanda do Norte, formando-se o Reino Unido.
Inglaterra, Grã Bretanha e Reino Unido, são expressões com significados diferentes. A Inglaterra é um país de território definido. A Grã-Bretanha é o nome da ilha que reúne 3 nações: Inglaterra, Escócia e País de Gales. É a maior ilha britânica e, nos Jogos Olímpicos, participa como se fosse um país. Na Copa do Mundo, no entanto, cada nação tem sua própria seleção. Já o Reino Unido é o país formado pelas 3 nações da Grã-Bretanha (relembrando: Inglaterra, Escócia e País de Gales) mais a Irlanda do Norte, que fica em outra ilha, da Irlanda. Na verdade, o nome é Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte – o que torna a geopolítica local um pouco mais simples de entender. Há, ainda, outra expressão, o Protetorado Britânico, envolvendo países soberanos que, por serem frágeis e sem condições de defesa, recebem proteção militar e diplomática da Grã Betanha. Por exemplo, o Butão, na Cordilheira do Himalaia.
O termo protetorado (AO 1945: protectorado) refere-se a um território autônomo que é protegido diplomática ou militarmente contra terceiros por um Estado ou entidade mais forte. Em troca, o protetorado geralmente aceita obrigações específicas, que podem variar muito, dependendo da verdadeira natureza de seu relacionamento. No entanto, mantém a soberania formal, e continua a ser um Estado sob alei internacional. Um território sujeito a esse tipo de acordo é também conhecido como um "estado protegido". (Wikipedia)

1851 - Realizada a primeira viagem experimental com uma locomotiva elétrica. O teste foi feito em Washington.

1938 - Getúlio Vargas criou o Conselho Nacional do Petróleo, precursor da Petrobras, para que o governo pudesse controlar o produto.

1945
Segunda Guerra Mundial: A wehrmacht rende-se incondicionalmente aos aliados em Itália.

A comuna italiana de Fornovo di Taro é libertada das tropas da Alemanha pela Força Expedicionária Brasileira.
Na manhã de 28 de abril Zenóbio da Costa, comandante do 1º Escalão, telefonou a Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB, que se achava em Montecchio, propondo que mais um batalhão fosse lançado à luta, para ajudar o 6º RI. Mascarenhas, apoiando-se na avaliação que Castelo fez da situação, declarou que esse batalhão adicional não seria necessário. Por isso, o movimento de cerco e ataque foi efetuado por três batalhões, como anteriormente fora planejado.
A principal ofensiva foi desencadeada pelo major Gross, que avançou da região de Collecchio, pelo sul. Quando se encontrava a 6 km de Fornovo, encontrou séria oposição, resistindo a violentos contra-ataques, às 9 horas da noite do dia 28, e a 1 hora da madrugada do dia 29.
Enquanto isso, a curta distância de Fornovo, o 3º Batalhão do major Silvino, e o Esquadrão de Reconhecimento do capitão Pitaluga atacavam pelo sudoeste. Escreve Wondolowski: "Os brasileiros, muito decididos, estavam esmagando todas as tentativas alemãs de romper o cerco." Pode-se acrescentar que os brasileiros ainda dispuseram de tropas para mandar a Piacenza e a um bolsão ao Norte de Cremona e, assim, não precisaram de toda a sua força para a missão de bloquear a Rodovia 62. Mais
Foi a última participação da FEB na guerra, que acabaria em 8 de maio, com o armistício assinado pela Alemanha. Embora não tão épica quando a tomada de Monte Castelo, a batalha de Fornovo di Taro trouxe resultados inesperados. As tropas alemãs, com cerca de 15 mil homens, incluindo dois generais, premidos pela fome, pela falta de munição, pela não reposição de homens e com o moral em baixa, aceitaram a rendição incondicional perante o comando da Força Expedicionária Brasileira, para garantir, ao menos as condições de sobrevivência.  Entre os prisioneiros, estavam remanescentes "cavaglieri" italianos, que se uniram aos alemães após a rendição da Itália, dois anos atrás.

1964 - Emancipação dos municípios brasileiros de Ipatinga, João Monlevade e Timóteo, todos em Minas Gerais.
1970 - Guerra do Vietnã: Forças norte-americanas e sul-vietnamitas entram no Cambodja em perseguição aos vietcong.

1988 - Glasnost: O líder soviético Mikhail Gorbachev promete mais liberdade religiosa.
Os processos de distensão política (Glasnost) e de distensão econômica (Perestroica), iniciados por Gorbachev permitiram a formação de uma opinião pública consistente que derrubou os 70 anos de regime comunista que afligia a Rússia, com a consequente liberação dos países satélites, resultando no fim do comunismo no Leste Europeu. 
Mikhail Gorbatchov foi o último dirigente soviético e o membro mais jovem (52 anos) do Politburo. Assumiu o cargo de secretário-geral da PCUS (Partido Comunista da União Soviética) em março de 1985, substituindo Konstantin Tchernenko, que faleceu naquele ano. O bom relacionamento com os membros do partido e a habilidade política foram fatores que credenciaram Gorbatchov a assumir o posto mais importante na hierarquia administrativa soviética. Defensor de ideias modernizantes, instituiu grandes projetos inovadores ao conservadorismo dos dirigentes: a perestroika (reconstrução econômica), democratizatsiya (democratização), o uskorenie(desenvolvimento econômico) e a glasnost (transparência política). Mais

1989 - Catorze torcedores do Liverpool FC, da Inglaterra, foram condenados à prisão. Os hooligans se envolveram na briga que matou 41 pessoas durante um jogo de futebol.
1990 - Beatificação dos Santos Irmãos Mártires de Turón pelo Papa João Paulo II (c. em 1999).
2010 - É lançado, no Conservatório Nacional de Lisboa, o primeiro número da Revista Glosas, a primeira e única publicação dedicada à música erudita lusófona.

2011 - O herdeiro do trono britânico, Príncipe William de Gales, se casa com a plebeia Kate Middleton na Abadia de Westminster.


1745 - Oliver Ellsworth, político e advogado inglês (m. 1807).

1833 - Arsênio da Silva, pintor e fotógrafo brasileiro (m. 1883).

1854 - Henri Poincaré, matemático francês (m 1912).
1863 - William Randolph Hearst, editor estadunidense (m. 1951).

1870 - Osório Duque-Estrada, poeta, crítico, professor, ensaísta e teatrólogo brasileiro – autor da letra do Hino Nacional Brasileiro (m. 1927).

1876 - Zauditu, imperatriz etíope (m.1930).
1884 - Jaime Cortesão, escritor e historiador português (m. 1957).
1893 - Amílcar Barbuy, futebolista brasileiro (m. 1965).

1899 - Duke Ellington, pianista de jazz e líder de banda estadunidense (m. 1974).

1901 - Hirohito, imperador do Japão (m. 1989).

1925 - Iwao Takamoto, animador, produtor e diretor norte-americano (m. 2007).
1929 - Ray Barretto, músico portorriquenho (m. 2006).
1933
Mark Eyskens, político belga.
Pedro Pires, político cabo-verdiano.

1936 - Zubin Mehta, maestro indiano.

1938 - Bernard Madoff, empresário norte-americano.

1941 - Nana Caymmi, cantora brasileira.

1945 - Tammi Terrell, cantora norte-americana.
1947 - Olavo de Carvalho, filósofo, livre-pensador e jornalista brasileiro.
1949
Luís Miguel Cintra, encenador, actor e tradutor português
Roberto Talma, diretor de televisão brasileiro.

1951
Dale Earnhardt, piloto norte-americano de automobilismo (m. 2001).
Vinícius Cantuária, cantor e compositor brasileiro.
1952 - Nora Dunn, atriz norte-americana.
1954 - Jerry Seinfeld, comediante, ator e produtor estadunidense.
1957 - Daniel Day-Lewis, ator inglês.
1958
Martin Whitmarsh, chefe de equipe da McLaren.
Giovanni Galli, ex-futebolista e político italiano.
Michelle Pfeiffer, atriz norte-americana.

1961 - Michael Roll, ator alemão.
1965
Vincent Ventresca, ator estadunidense.
Felipe Miñambres, ex-futebolista espanhol.
1966 - Ramón Medina Bello, ex-futebolista argentino.
1968 - Néstor Fabbri, ex-futebolista argentino.
1970
Andre Agassi, ex-tenista norte-americano.
Paweł Deląg, ator polonês.
Uma Thurman, atriz estadunidense.

1971
Sam Michael, engenheiro automobilístico australiano.
Darby Stanchfield, atriz estadunidense.
1972 - Marko Rehmer, ex-futebolista alemão.
1973 - David Belle, fundador do movimento parkour.
1974
Pascal Cygan, futebolista francês.
Muslim Agayev, ex-futebolista turcomeno.
1975 - Fábio Luciano, ex-futebolista brasileiro.
1976
Fabio Liverani, futebolista italiano.
Kelvin Jack, futebolista trinitário.
1977 - Andrius Skerla, futebolista lituano.
1978
Bob Bryan, tenista norte-americano.
Mike Bryan, tenista norte-americano.
1979
Ryan Sharp, piloto inglês de automobilismo.
Rubén Maldonado, futebolista paraguaio.
Lee Dong-Gook, futebolista sul-coreano.
Jo O'Meara, atriz, dançarina e cantora inglesa.

1980
Edward "Eddy" Bosnar, futebolista australiano.
Patrick Staudacher, esquiador italiano.
Mohammed Haidar, futebolista saudita.
1981 - George McCartney, futebolista inglês.
1982
Carlos Martins, futebolista português.
Angelo Martha, futebolista antilhano.
1983
Semih Şentürk, futebolista turco.
Ladji Keita, futebolista senegalês.
Artur Futre, futebolista português.
Aco Stojkov, futebolista macedônio.
1984
Sandro Silva, futebolista brasileiro.
Paulius Jankūnas, jogador de basquete lituano.
1986
Francesco Pisano, futebolista italiano.
Monique Alfradique, atriz brasileira.

1987
Joanna Maranhão, nadadora brasileira.
Sara Errani, tenista italiana.
1989
Aleksandr Marenich, futebolista russo.
Sophie Charlotte, atriz brasileira.
1991 - Szabolcs Üveges, futebolista húngaro.
1994 - Marcelino Sambé, bailarino português-guineense.
2007 - Sofia, segunda filha dos Príncipes de Astúrias, Felipe de Bourbon e Letizia Ortiz.


1380 - Catarina de Siena, santa católica (n. 1347)
1951 - Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco (n. 1889)
1967 - Anthony Mann, cineasta estado-unidense (n. 1906)

1980 - Alfred Hitchcock, cienasta inglês (n. 1899)

1991 - Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro (n. 1946)

1997 - Eduardo Mascarenhas, médico brasileiro (n. 1942)
2002 - Fernando Pessa, jornalista português (n. 1902)

2006 - John Kenneth Galbraith, economista estado-unidense (n. 1908)

2007 - Serafim Gonzalez, ator e escultor brasileiro (n. 1934)

2007 - Octavio Frias, editor do jornal Folha de S. Paulo (n. 1912)

2008 - Albert Hofmann, cientista suiço, "pai" do LSD (n. 1906).


Dia Verde, feriado que dá início a Golden Week japonesa (Japão)

Dia Internacional da Dança

Brasil
Aniversário da cidade de João Monlevade - Minas Gerais
João Monlevade foi emancipada no século XIX, tendo como principal fator de seu desenvolvimento a instalação daArcelorMittal Aços Longos (antiga Belgo-Mineira), em 1921. Atualmente é formada por quase sessenta bairros, contando com diversos atrativos naturais, históricos e culturais, como a Matriz São José do Operário, construída na década de 1940; e a Forja Catalã, que foi feita para abrigar Jean-Antoine Félix Dissandes de Monlevade, homem que desbravou a região e a quem o atual nome do município homenageia. Mais 
Em 1853, a fábrica de ferro fundada por Jean Monlevade já conseguia alcançar uma produção de aproximadamente 30 arrobas diárias de ferro, com uma média de 150 escravos movimentando 6 fornos. O ferro produzido era transformado em enxadas, foices, ferraduras, bigornas, entre outros utensílios. Quando faleceu, em 14 de dezembro de 1872, foi sepultado no mesmo cemitério que havia mandado construir para que fossem enterrados os escravos que trabalharam em sua fábrica e fazenda. Atualmente, o Cemitério Histórico de João Monlevade, denominação pela qual ficou conhecido, é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Aniversário da cidade de Ipatinga - Minas Gerais
Aniversário da cidade de Timóteo - Minas Gerais
Aniversário da cidade de Guaratuba - Paraná
Aniversário da cidade de Campos do Jordão - São Paulo
Aniversário da cidade de Barra de Santana - Paraíba
Aniversário da cidade de Boa Vista - Paraíba
Aniversário da cidade de Guaratuba - Paraná

Aniversário da cidade de Alcantil - Paraíba
Sua sede está às margens da BR-104, a meio caminho entreCampina Grande e Caruaru. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2008 sua população era estimada em 5.239 habitantes. Área territorial de 305 km². O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca. Mais

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.