domingo, 20 de abril de 2014

Eventos em destaque no dia 21 de abril de 2014 > Segunda-Feira

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/


21 de abril de 2014.
111.º dia do ano no calendário gregoriano 
Faltam 254 dias para acabar o ano.



  753 a.C. - Data tradicional da fundação de Roma por Rômulo.
Fundação de Roma é um evento ainda pesquisado por arqueólogos ehistoriadores, uma vez que as fontes literárias sobre o assunto datam de centenas de anos após sua ocorrência, de forma que cada descoberta arqueológica demanda novas formas de analisar as citadas fontes. Osromanos elaboraram um complexo conto mitológico sobre a origem da cidade e do Estado, que se uniu à obra histórica de Tito Lívio e às obras poéticas deVirgílio e Ovídio, todos da era de Augusto. Naquela época, as lendas oriundas de textos mais antigos foram trabalhadas e fundidas num conto único, no qual o passado mítico foi interpretado em função dos interesses doimpério. Os modernos estudos históricos e arqueológicos, que se baseiam nestas e em outras fontes escritas, além de objetos e restos de construções obtidos em vários momentos das escavações, tentam reconstruir a realidade que existe no conto mítico, no qual se reconhecem alguns elementos de verdade.  MAIS

1506 - O Massacre de Lisboa, que durou 3 dias, termina com a morte de 2.000 pessoas, lançadas em fogueiras, acusadas por "suspeita de praticar o judaísmo".
historiografia situa o início da matança no Convento de São Domingos de Lisboa, no dia 19 de abril de 1506, um domingo, quando os fiéis rezavam pelo fim da seca e da peste que tomavam Portugal, e alguém jurou ter visto no altar o rosto de Cristo iluminado — fenômeno que, para os católicospresentes, só poderia ser interpretado como uma mensagem de misericórdia do Messias - um milagre.
Um cristão-novo que também participava da missa tentou explicar que esse milagre era apenas o reflexo de uma luz, mas foi calado pela multidão, que o espancou até a morte.
A partir daí, os judeus da cidade que anteriormente já eram vistos com desconfiança tornaram-se o bode expiatórioda seca, da fome e da peste: três dias de massacre se sucederam, incitados por frades dominicanos que prometiamabsolvição dos pecados dos últimos 100 dias para quem matasse os "hereges", e que juntaram uma turba de mais de quinhentas pessoas incluindo muitos marinheiros da Holanda, da Zelândia e de outras terras com as suas promessas.
A corte encontrava-se em Abrantes - onde se instalara para fugir à peste - quando o massacre começou. D. Manuel I tinha-se posto a caminho de Beja, para visitar a mãe. Terá sido avisado dos acontecimentos em Avis, logo mandando magistrados para tentar pôr fim ao banho de sangue. Entretanto, mesmo as poucas autoridades presentes foram postas em causa e, em alguns casos, obrigadas a fugir.
Como consequência, homens, mulheres e crianças foram torturados, massacrados e queimados em fogueiras improvisadas no Rossio, mais precisamente junto ao largo de São Domingos. Os judeus foram acusados entre outros "males", de deicídio e de serem a causa da profunda seca e da peste que assolava o país. A matança durou três dias - de 19 a 21 de Abril, na Semana Santa de 1506 - e só acabou quando foi morto um cristão-novo (mas não judeu) que era escudeiro do rei, João Rodrigues Mascarenhas,que foi morto por engano por cidadãos exaltados, que acharam que ele era criptojudeu e as tropas reais finalmente chegaram para restaurar a ordem. (Wikipedia)

1791 - A primeira das quarenta pedras delimitadoras do novo Distrito de Columbia é colocado no Jones Point Light, em Alexandria, na Virgínia.

1792 - Enforcamento histórico de Tiradentes no Largo da Lampadosa, na cidade do Rio de Janeiro.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal1, batizado em 12 de novembro de 1746 — Rio de Janeiro21 de abrilde 1792) foi um dentistatropeiromineradorcomerciantemilitar eativista político que atuou no Brasil colonial (1530-1815), mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. NoBrasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados eherói nacional.
O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidademineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem. MAIS
1863 - Dia em que Bahá'u'lláh, Profeta da Fé Bahá'í, declarou Sua Missão a Seus companheiros. Aconteceu em Bagdá, no Jardim de Ridván.
1898 - Os Estados Unidos entram em guerra contra a Espanha.
1927 - Inauguração do Estádio de São Januário com a partida Vasco x Santos

1960 - Fundada a nova e atual capital do Brasil, Brasília.  Mais

1971 - Vai ao ar a primeira edição do Jornal Hoje, da Rede Globo, com Léo Batista e Luís Jatobá.
1975 - O Presidente do Vietnã do Sul, Nguyen Van Thieu, renuncia.

1985 - Ayrton Senna, piloto brasileiro, vence a primeira de suas 41 vitórias na Fórmula 1. A vitória aconteceu em Estoril, Portugal.

1994 - O astrônomo polonês Aleksander Wolszczan anuncia a descoberta dos primeiros exoplanetas.



1555 - Ludovico Carracci, pintor italiano (m. 1619).
Ludovico (ou LodovicoCarracci (21 de Abril de 1555 — 1619) foi um pintor, gravador e impressor italiano, do começo do Barroco, nascido emBolonha.
Ludovico foi aluno de Prospero Fontana, em Bolonha e viajou paraFlorençaParma e Veneza, antes de voltar a sua cidade natal. Junto com seus primos, Annibale e Agostino Carracci, Ludovico, em 1585, foi fundador e diretor (caposindaco) da chamada Accademia degli Incamminati, que era na verdade um estúdio com assistentes-aprendizes. O estúdio revelou vários novos artistas e ajudou a desenvolver a chamada Escola da Bolonha no final do século XVI, que incluía AlbaniGuercinoSacchiReniLanfranco e Domenichino.
Os Carracci focavam seus estudos na observação da natureza e nas poses naturais. Ludovico especificamente ajudou no treinamento deGiacomo Cavedone. Eles revigoraram a arte italiana, especialmente a arte do afresco.
Ludovico Carracci morreu em Bolonha, em 1619. (Wikipedia)

1729 - Catarina II da Rússia (m. 1796).
1790 - Manuel Blanco Encalado, ex-presidente do Chile.
1796 - São Vicente Palotti, padre fundador da Congregação dos Padres Irmãos Palotinos.

1851 - Sílvio Romero, literato brasileiro, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras (m. 1914).

1864 - Max Weber, sociólogo e economista alemão (m. 1920).

1889 - Piero Calamandrei, jurista, jornalista e constituinte italiano (m. 1956)
1912 - Marcel Camus, cineasta francês (m. 1982).
1914 - Anthony Quinn, ator estadunidense de origem mexicana (m. 2001).

1920 - Anselmo Duarte, ator e diretor brasileiro (m. 2009).
Anselmo Duarte Bento (Salto21 de abril de 1920 — São Paulo7 de novembro de 2009) foi um atorroteirista e cineasta brasileiro.1Começou no cinema como figurante no inacabado filme de Orson Welles no Brasil, "It's All True" (1942). Com "Carnaval no Fogo" (1949), produzido na Atlântida e dirigido por Watson Macedo, ele se torna um dos maiores galãs que o cinema brasileiro já teve.
Em 1951, Anselmo Duarte é contratado pela Vera Cruz, ganhando, então, o maior salário da empresa. Seu primeiro filme na companhia, como ator, foi "Tico-Tico no Fubá" (1952), sendo um grande sucesso. Estréia na direção com "Absolutamente Certo" (1957), mostrando-se ser, depois, um grande diretor de cinema.
Ganhou a Palma de Ouro1 e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes em 1962 com O Pagador de Promessas, filme que também concorreu ao Oscar melhor filme estrangeiro. Também dirigiu outros clássicos do cinema nacional, como Absolutamente Certo e Vereda da Salvação, mas, devido a divergências ideológicas com a turma do Cinema Novo, sua carreira entrou em declínio.
Em 1979, fez uma participação especial na telenovela Feijão Maravilha.
Membro do júri Festival de Cannes em 1971, Duarte morreu devido a complicações decorrentes de um acidente vascular cerebral, o terceiro que o acometeu, em 7 de novembro de 2009.2 1
Também foi um maçom, tendo o seu primeiro grande contato com amaçonaria após participar do filme Independência ou Morte. (WIKIPEDIA)

1921 - Aldir Guimarães Passarinho, magistrado brasileiro.
1926 - Isabel II do Reino Unido.
1930
Hilda Hilst, poetisa, escritora e dramaturga brasileira (m. 2004).

Mário Covas político brasileiro (m. 2001).
Mário Covas Júnior (Santos21 de abril de 1930 – São Paulo6 de março de 2001) foi um engenheiro e políticobrasileiro. Foi o trigésimo governador do estado de São Paulo, entre 1 de janeiro de 1995 e 22 de janeiro de 2001, quando se afastou do cargo em decorrência de um câncer que o acometeu. Como Mário Covas não renunciou ao seu mandato, ele manteve a sua condição de governador afastado até o seu falecimento, em 6 de março de 2001. Nesse ínterim, Geraldo Alckmin governou o estado na condição de governador interino, sendo inclusive citado pela imprensa como tal. MAIS

1935 - Charles Grodin, ator norte-americano.
1945 - Ana Lúcia Torre, atriz brasileira.
1947 - Iggy Pop, músico estadunidense.
1951 - Jean-Pierre Dardenne, cineasta e escritor belga.

1956 - Toninho Cerezo, ex-futebolista e treinador brasileiro de futebol.

1957 - Andrade, treinador brasileiro de futebol.
1958
Andie MacDowell, atriz e modelo norte-americana.
Dale Mitchell, ex-futebolista canadense.
1959
Juha Kankkunen, piloto finlandês de ralis.
Robert Smith, vocalista da banda The Cure.
1961 - Carlos Gaguim, político brasileiro.
1964
Alex Baumann, nadador canadense, campeão olímpico
Anna Muylaert, diretora de televisão brasileira.

1965
Thomas Helmer, ex-futebolista alemão.
Waguinho, cantor e compositor brasileiro.
1969 - Toby Stephens, ator britânico.
1970 - Filipe Ramos, treinador de futebol angolano.
1972
Gwendal Peizerat, patinador artístico francês.
Ian Kahn, ator norte-americano.
Rogério Pinheiro, ex-futebolista brasileiro.
Vidar Riseth, futebolista norueguês.

1973 - Bárbara Guimarães, apresentadora de televisão e jornalista portuguesa.
Bárbara Guimarães (Sá da Bandeira21 de Abril de 1973) é uma profissional de televisão portuguesa.
Filha de um escultor e de uma professora primária, viveu a partir dos quatro meses em São João da Madeira, terra natal da mãe, até a família se mudar para Lisboa, tinha Bárbara oito anos. Abandonou o curso de Relações Internacionais da Universidade Lusíada, em prol do jornalismo, tendo-se estreado na TVI, como repórter e pivot de informação. Seguidamente estreou-se na apresentação de magazines culturais, com Primeira Fila e 7 ponto 15. Contratada pela SIC ganha popularidade como entertainer, apresentandoChuva de Estrelas e Furor. Na mesma estação foi co-autora e apresentadora de Duetos Imprevistos, ao lado de António Vitorino de Almeida.
Posteriormente passa pela rádio, com Culto, na Antena 1. Quando surge a SIC Notícias volta aos magazines culturais com Sociedade das Belas-Artes, seguindo-se Oriente e Páginas Soltas, estes dedicados à entrevista de personalidades. Actualmente mantém-se como o rosto da apresentação das edições anuais dos Globos de Ouro, voltando regularmente ao entretenimento, também na SIC. MAIS

1974 - Abdelilah Saber, ex-futebolista marroquino.
1978
Jukka Nevalainen, músico finlandês, baterista da banda Nightwish.
Ricardo Fernandes, futebolista português.
1979 - Tobias Linderoth, futebolista sueco.
1980
Sidney Sampaio, ator brasileiro.
Martinez, futebolista brasileiro.
1983
Marco Donadel, futebolista italiano.
Paweł Brożek, futebolista polonês.

1985 - Paloma Bernardi, atriz brasileira.

1986
João Guilherme, futebolista brasileiro.
Sidnei, futebolista cabo-verdiano.
1987
Tchô, futebolista brasileiro.
Nilton, futebolista brasileiro.
Pietro Gandolfi, piloto italiano de corridas.
1992 - Deng Linlin, ginasta chinesa.
1997 - Princeton, cantor do grupo Mindless Behavior
2007 - Isabella, Princesa da Dinamarca.



1073 - Papa Alexandre II.
1109 - Santo Anselmo, Arcebispo de Canterbury e filósofo medieval (n. 1033/1034)
1142 - Pedro Abelardo, filósofo e escritor francês (n. 1079).
1509 - Rei Henrique VII de Inglaterra (n. 1457);
1699 - Jean Racine, dramaturgo francês (n. 1639).

1731 - Daniel Defoe, escritor e jornalista britânico (n. 1660).


1900 - Alphonse Milne-Edwards, zoólogo francês (n. 1835).

1910 - Mark Twain, escritor e jornalista norte-americano (n. 1835).
Samuel Langhorne Clemens (FloridaMissouri30 de novembro de 1835 — ReddingConnecticut21 de abril de 1910), mais conhecido pelopseudônimo Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano. É mais conhecido pelos romances The Adventures of Tom Sawyer (1876) e sua sequência Adventures of Huckleberry Finn (1885), este último frequentemente chamado de "O Maior Romance Americano". MAIS

1918 - Manfred von Richthofen, o Barão Vermelho, é abatido em seu avião (n. 1892).
1946 - John Maynard Keynes, economista britânico (n. 1883).
1954 - Emil Leon Post, logicista matemático polonês (n. 1897).

1971 - François Duvalier ("Papa Doc"), médico e ditador do Haiti (n. 1907).

1975 - Ranieri Mazzilli, Presidente (interino) do Brasil (n. 1910).

1980 - Aleksandr Oparin, pesquisador russo (n. 1894).

1985 - Tancredo Neves, presidente do Brasil (n. 1910). Não chegou a tomar posse.
Apesar de ter falecido antes de ser empossado, pela lei nº 7.465 , promulgada no primeiro aniversário de sua morte, seu nome deve figurar em todas as galerias de presidentes do Brasil. Tancredo foi o último mineiro a ser eleito presidente do Brasil no século XX, tendo o próximo presidente brasileiro natural de Minas GeraisDilma Rousseff, sido eleita em 2010.
Tancredo Neves foi um dos mais importantes políticos brasileiros doséculo XX, e um dos maiores estadistas da história do país.
Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres. MAIS

1994 - Walter Pinto, produtor e diretor de teatro de revista brasileiro (n. 1913).
1997 - Andrés Rodríguez, político paraguaio (n. 1923).
1997 - Diosdado Macapagal, presidente filipino (n. 1910).

1998 - Luís Eduardo Magalhães, político brasileiro (n. 1955).

2003 - Nina Simone, cantora e compositora norte-americana (n. 1933).

2006 - Telê Santana, futebolista e treinador de futebol brasileiro (n. 1931).

2008 - Carmem Silva, atriz brasileira (n. 1916).
2010 - Juan Antonio Samaranch, ex-presidente do COI (n. 1920).


Brasil
Brasília - aniversário da cidade
Lins - aniversário da cidade
Itapema - aniversário da cidade e feriado municipal
Bofete - aniversário da cidade e feriado municipal
Palmital - Aniversário de Emancipação Político-Administrativa
Dia da Latinidade
Dia do Metalúrgico
Dia da Polícia Civil
Dia da Polícia Militar
Dia do Têxtil
Dia de Tiradentes - Feriado em comemoração ao mártir mineiro

Estados Unidos
Dia dos Profissionais Administrativos

Internacional
Dia Mundial do Bombeiro

Itália
Roma - aniversário da cidade

Império Romano: 
Parilia > Festa realizada em honra a Pales

Fé Bahá'í: 
Primeiro dia do festival de Ridván

Religião
Santo Anselmo, (1033-1109)

Signo
Dia do início do signo de Touro

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.