sábado, 19 de abril de 2014

Eventos em destaque no dia 20 de abril de 2014 > Domingo de Páscoa

Pitoresco - Principal

Hora do Brasil


Para saber o fuso horário de outras cidades do mundo, clique em http://is.gd/PQIvZ3


Velocidade da internet > Não confie na primeira avaliação, pois ela, geralmente, está viciada. Faça o teste pela segunda e, se possível, pela terceira vez, para obter a média do sinal que seu provedor está, de fato, lhe entregando. 

"Aproveite a vida, porque cada minuto que passa é um milagre que não se repete" > Quanto falta para o fim do ano 2014

Tempo, qualidade do ar, qualidade das praias, marés http://is.gd/ASC3dJ

WEBCAM's (A volta ao mundo em alguns segundos)
"Vejo ao vivo" > Webcam’s ao redor do Brasil http://www.vejoaovivo.com.br/
Locais específicos, no Brasil e no mundo:
São Paulo > Avenida Paulista http://is.gd/jwg8pC
Rio de Janeiro (Brasil) (Trânsito ao vivo)  http://is.gd/Njn4EE
Istambul, now! > Praça em frente à Basílica de Santa Sofia http://is.gd/GSWAjx
Oxford (Inglaterra) http://is.gd/7UBxWO
Nova York (EUA) > 5ª Avenida  http://is.gd/Zd2hT3
Nova York (EUA) > Times Square http://is.gd/WlhHJt
Chicago > O estádio de beisebol do Chicago's (Illinois-EUA) http://is.gd/3RPmWT
Los Angeles (EUA) > Hollywood Boulevard http://is.gd/hdk4CB
Tóquio (Japão): O cruzamento, a mão inglesa, o metrô http://is.gd/qcUN0N
Amsterdã (Holanda): Um passeio pela cidade, ao vivo http://is.gd/kyoIU9
Moscou (Rússia) A calçada e os transeuntes http://is.gd/r9Vd1D
Dublin (República da Irlanda) http://is.gd/BDTSPl
Jamaica (Caribe) > Piscina do Rick’s Café http://is.gd/Jqx03M 
Santa Cruz (Ilhas Virgens) http://is.gd/lnnNkK Onde fica http://is.gd/EWu0Du
Transilvânia (Romênia) Webcam http://is.gd/s1rRXZ Onde é http://is.gd/6K1aTU

- “Brasil – 100 Anos de República” (309 páginas), grátis em PDF http://is.gd/azGgPg
- Lista de Pintores do Brasil http://is.gd/oBt62V
- Coisas que não sabemos ou de que não nos lembramos http://is.gd/wse3uE
- Direitos e Garantias Fundamentais – O art. 5º da Constituição http://is.gd/DRIRvh


Principais eventos do dia de hoje.
Fonte em português: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_dias_do_ano
Fonte em inglês: http://www.on-this-day.com/


20 de abril de 2014.
110.º dia do ano no calendário gregoriano. 
Faltam 255 dias para acabar o ano.



1233 - O Papa Gregório IX edita duas Bulas que marcam o início da Inquisição, instituição da Igreja Católica Romana que perseguiu, torturou e matou vários dos seus inimigos, ou quem esta entendesse como tal, classificados genericamente como hereges).
Papa Gregório IX, nascido Ugolino di Anagni (Anagni, ca. 1160— Roma22 de Agosto de 1241) foi Papa de 1227 a 1241.
Filho do conde de Segni e sobrinho. do Papa Inocêncio III, estudoudireito em Paris e Bolonha. Feito cardeal em 1198, tornou-se cardeal-bispo de Óstia em 1206. Foi um importante incentivador dosdominicanos e dos franciscanos, tendo sido amigo pessoal do próprio São Francisco de Assis.
Organizou a Inquisição Pontifícia com o objectivo de reprimir asheresias, com a promulgação da bula "Licet ad capiendos" em 20 de abril de 1233, dirigida aos dominicanos, que passaram a liderar o trabalho de investigação, julgamento, condenação e absolvição dos hereges. Canonizou S. Francisco de Assis dois anos após sua morte,S. Domingos de Gusmão e Santo António de Lisboa. (Wikipedia)

1792 - A França declara guerra a Áustria, começam as guerras revolucionárias francesas.

1902 - Pierre e Marie Curie anunciam o refino do cloreto de rádio, sem, no entanto, o purificem até obter o elemento isolado (embora eles acreditassem tê-lo feito).
Pierre Curie (Paris15 de maio de 1859 — Paris, 19 de abril de 1906) foi um físico francês, pioneiro no estudo da cristalografiamagnetismo,piezoelectricidade e radioactividade.
Recebeu o Nobel de Física de 1903, juntamente com a sua mulherMarie Curie, outra famosa física: "em reconhecimento pelos extraordinários serviços que ambos prestaram através da suas pesquisas conjuntas sobre os fenómenos da radiação descobertos pelo professor Henri Becquerel". (Wikipedia)

1910 - Fundação da Congregação Cristã no Brasil.
1963 - Início do Pan-Americano de São Paulo.
1968 - Pierre Elliott Trudeau toma posse como primeiro-ministro do Canadá.
1985 - Carlos Lopes estabelece a melhor marca mundial da Maratona fazendo 2h7m11s em Roterdã.

1999 - Massacre na Columbine High School: Eric Harris e Dylan Klebold abrem fogo dentro da escola. Quinze pessoas morrem e 23 ficam feridas. Após os tiroteios, ambos suicidam-se antes da SWAT entrar no colégio.
Massacre de Columbine aconteceu em 20 de abril de 1999 noCondado de JeffersonColoradoEstados Unidos, no Instituto Columbine, onde os estudantes Eric Harris (apelido ReB), de 18 anos, e Dylan Klebold (apelido VoDkA), de 17 anos, atiraram em vários colegas e professores.
Os dois tinham antecedentes criminais. Em janeiro do ano anterior, foram presos depois de arrombar um carro e roubar equipamento eletrônico avaliado em US$ 400. Condenados, tiveram de prestar 45 horas de serviço comunitário e fazer um tratamento psicológico destinado a pessoas que cometem infrações menores. No mês anterior ao crime completaram com sucesso o programa de recuperação.
No ano letivo de 1997-98, houve 42 homicídios em escolas americanas. O pior, até então, havia acontecido em março de 1998, quando dois meninos de 11 e 13 anos mataram quatro colegas e uma professora numa escola doArkansas. Nos anos 1980, as escolas das grandes cidades, Nova York, Los Angeles e Chicago, eram campo de batalha de gangues. Nos anos 1990, a violência migrou para subúrbios ricos e pequenas cidades rurais, e os matadores passaram a ser meninos solitários e desequilibrados. "Eu não tinha outra saída", explicou o adolescente de 16 anos que em outubro de 1997, no Mississippi, matou a mãe em casa e depois, na escola, fuzilou dois colegas e feriu sete. MAIS

2005 - Alfredo Palacio assume a Presidência da República do Equador.
2010 - Explosão da plataforma Deepwater Horizon, causando 11 mortos e uma enorme maré negra.



1586 - Santa Rosa de Lima, religiosa peruana e padroeira da América (m. 1617).
Santa Rosa de Lima (Lima30 de agosto de 1586 - id.24 de agosto de1617), foi uma mística da Ordem Terceira Dominicana canonizada peloPapa Clemente X em 1671. Santa Rosa é a primeira santa nativa da América e padroeira do Peru. Mais

1718 - David Brainerd, missionário protestante para os índios norte-americanos (m. 1747).
1745 - Philippe Pinel, medico francês (m. 1826).
1808 - Napoleão III, imperador da França (m. 1873).

1840 - Odilon Redon, pintor e artista gráfico francês (m. 1916).
Bertrand-Jean Redon (Francês: [ʁədɔ̃]), conhecido como Odilon Redon (Bordeaux20 de abril de 1840 — Paris6 de julho de 1916) foi um pintor e artista gráfico francês, considerado o mais importante dos pintores do simbolismo, por ser o único que soube criar uma linguagem plástica particular e original.
Redon foi um dos membros mais destacados do movimento simbolista, cujas bases teóricas foram definidas pelos manifestos do poeta Mallarmé e pela estética romântica. Diferente da obra de seus colegas, a sua chegou aos limites da sugestão e da abstração, e pode-se dizer que, tanto formal quanto conceitualmente, chegou, de modo visionário, perto da futura vanguarda surrealista. Mais

1845 - José Maria da Silva Paranhos Júnior, Barão do Rio Branco (m. 1912).
José Maria da Silva Paranhos JúniorBarão do Rio Branco, (Rio de Janeiro20 de abril de 1845 — Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 1912) foi um advogadodiplomatageógrafo e historiador brasileiro.
Em 1862, ingressou na Faculdade de Direito de São Paulo, porém transferiu-se no último ano para a Faculdade de Direito do Recifeonde recebeu o grau de bacharel. Filho de José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco, Rio Branco é o patrono dadiplomacia brasileira e uma das figuras mais importantes da história do Brasil. MAIS

1846 - Serpa Pinto, explorador português do continente africano (m. 1900).
1868 - Charles Maurras, poeta e jornalista francês (m. 1952).
1878 - Joaquim Nunes Claro, médico e escritor português (m. 1949)
1882 - Holland Smith, general do Corpo de Fuzileiros dos Estados Unidos (m. 1967).

1884 - Augusto dos Anjos, poeta brasileiro (m. 1914).
Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos (Cruz do Espírito Santo20 de abril de 1884 — Leopoldina12 de novembro de 1914) foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano. Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas.
É conhecido como um dos poetas mais críticos do seu tempo, e até hoje sua obra é admirada tanto por leigos como por críticos literários. MAIS

1889 - Adolf Hitler, führer alemão (nascido na Áustria) (m. 1945).
Pouco se sabe sobre sua vida no período do nascimento até à entrada na política, logo após a Primeira Guerra Mundial. Em 1930, dirigindo-se a opositores políticos, declarou "Não podem saber de onde e de que família venho". Hitler envergonhava-se manifestamente das suas origens humildes. Parece não ter feito nada de relevante até o momento em que iniciou a sua vida militar. As suas declarações em "Mein Kampf", sobre a sua infância, serviram sobretudo para promoção pessoal e são, por isso, pouco confiáveis. MAIS

1893 - Joan Miró, pintor espanhol (m. 1983).
Joan Miró i Ferrà (Barcelona20 de abril de 1893 — Palma de Maiorca25 de dezembro de 1983) foi um escultorpintor,gravurista e ceramista surrealista catalão.
No início da década de 1920, conheceu o fundador do movimentosurrealista André Breton entre outros artistas. A pintura O Carnaval de Arlequim, 1924-25, e Maternidade, 1924, inauguraram uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia, sem as profundezas das questões psicanalistas surrealistas. Participou na primeira exposição surrealista em 1925.
Em 1928, viajou para a Holanda, tendo pintado as duas obrasInteriores holandeses I e Interiores holandeses II. Em 1937, trabalhou em pinturas-mural e, anos depois, em 1941, concebeu a sua mais conhecida e radiante obra: Números e constelações em amor com uma mulher. Mais tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura. Em suas obras, principalmente nas esculturas, utiliza materiais surpreendentes, como a sucata.
Três anos depois, rumou pela primeira vez aos Estados Unidos e nos anos seguintes; durante um período muito produtivo, trabalhou entre Paris e Barcelona.
No fim da sua vida reduziu os elementos de sua linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o branco e o preto. (Wikipedia)

1895 - Arthur Nethercot, escritor e crítico literário norte-americano (m. 1981).
1898 - Sidney Lanfield, cineasta norte-americano (m. 1972).

1915 - Aurora Miranda, atriz brasileira, irmã de Carmen Miranda (m. 2005).
Aurora Miranda da Cunha Richaid (Rio de Janeiro20 de abril de1915 — Rio de Janeiro, 22 de dezembro de 2005) foi uma atriz ecantora brasileira.
Estreou na Rádio Mayrink Veiga em 1932, transferindo-se logo para a Philips. Em 1933, em seu primeiro disco, gravou Cai, Cai, Balão, cantada em dupla com Francisco Alves.
Além de fazer dupla com a irmã mais famosa Carmen Miranda, Aurora também teve sucesso como cantora na década de 1930. Gravou Cidade Maravilhosa, hino oficial da extinta Guanabara, em dupla com o compositor André Filho, em 1934.
As duas irmãs imortalizaram a canção Cantoras do Rádio (João de BarroLamartine Babo e Alberto Ribeiro), no filme Alô, Alô Carnaval.
Aurora e Carmen trabalharam no Cassino da Urca e moraram juntas nos Estados Unidos durante 12 anos.
No desenho animado Você Já Foi à Bahia?, de 1944, Aurora "atuou" com o Pato Donald e seus amigos, Zé Carioca e Panchito, graças a uma montagem que misturou filme e desenho animado. Este filme concedeu a ela, junto com outros integrantes do Bando da Lua o título de primeiros seres humanos a contracenar com desenhos animados. MAIS

1927
Miriam Pires, atriz e cantora brasileira (m. 2004).
Phil Hill, ex-piloto norte-americano de corridas, campeão de Fórmula 1 em 1961 (m. 2008).
1928 - Robert Byrne, enxadrista estadunidense.
1930 - Stuart Lewis-Evans, automobilista inglês (m. 1958).
1932
Artur Correia, cineasta português.
Rosa Lobato Faria, escritora portuguesa (m. 2010).
1936 - Pat Roberts, político estadunidense.
1946
Ana Diniz, escritora e jornalista brasileira.
Gordon Smiley, automobilista norte-americano (m. 1982).

1947 - Mário Cravo Neto, fotógrafo brasileiro (m. 2009).
Filho do escultor Mário Cravo Júnior, viveu em Nova Iorque entre 1968 e 1970, onde estudou na Art Student League. Participou da Bienal Internacional de São Paulo em 1971, 1973, 1975, 1977 e 1983 e recebeu diversos prêmios nacionais de fotografia . Sua obra faz referências à sua cidade natal e faz parte do acervo de diversos museus como o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Stedelijk Museum em Amsterdã, entre outros. Colaborou com as revistas Popular Photography e Câmera 35 e publicou onze livros. (Wikipedia)

1949
Toller Cranston, patinador artístico canadense.
Jessica Lange, atriz estadunidense.

1950 - Humberto Coelho, ex-futebolista e treinador de futebol português.
1951 - Luther Vandross, cantor e compositor norte-americano (m. 2005).
1961
Vladimir Lyutyy, ex-futebolista ucraniano.
Aleksandr Zavarov, ex-futebolista ucraniano.
Paolo Barilla, ex-piloto italiano de Fórmula 1.
1963 - Maurício Gugelmin, ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 e Champ Car.
1964
Altemir Gregolin, médico e político brasileiro.
Andy Serkis, ator britânico.
Rosalynn Sumners, patinadora artística estadunidense.
1965
Bernardo, ex-futebolista brasileiro.
Adrián Fernández, ex-piloto mexicano de corridas.
1966 - José Amin Daher, ex-tenista Brasileiro (m. 2014)
1967 - Mike Portnoy, ex-baterista da banda Dream Theater.
1969 - Joaquin del Olmo, ex-futebolista mexicano.
1970
Kayla Kleevage, atriz norte-americana.
Shemar Moore, ator norte-americano.
1972
Svetlana Ishmouratova, biatleta russa.
Carmen Electra, modelo e atriz norte-americana.
Tara Leigh Patrick (Sharonville20 de abril de 1972) (nome artísticoCarmen Electra), é uma modeloatriz e cantora dosEstados Unidos. Sua mãe era cantora e seu pai guitarrista.1 Ex-coelhinha da Playboy e Pussycat Dolls, já foi casada com ex-jogador de basquete Dennis Rodman, matrimônio que durou algumas semanas. Casou-se ainda com Dave Navarro, ex-guitarrista das bandas Red Hot Chili Peppers e Jane's Addiction, união que teve até documentário feito pela MTV.
Já trabalhou em filmes de comédia como o típico besteirol americano Universidade do Prazer e em comédias como Doze é DemaisEpic Movie, atuando como Mística e Dirty Love. No jogoDef Jam - Fight for NY, foi considerada como um dos personagens principais do elenco além, da mais ousada personagem feminino. MAIS

1974 - Adrian Ilie, ex-futebolista romeno.
1976
Aldo Bobadilla, futebolista paraguaio.
Shay Given, futebolista irlandês.
Calvin Marlin, futebolista sul-africano.
1977 - Alejandro Cichero, futebolista venezuelano.
1979
Camilla de Castro, modelo e atriz brasileira (m. 2005).
Ludovic Magnin, futebolista suíço.
Gregor Tait, nadador britânico.
Tuomas Haapala, futebolista finlandês.
Victor Berco, futebolista moldávio.
1981
Ronald Raldes, futebolista boliviano.
Paulo Almeida, futebolista brasileiro.
Hicham Aboucherouane, futebolista marroquino.
1982
Dario Knežević, futebolista croata.
Bruno Ferrari, ator brasileiro.
1983
Xano, futebolista português.
Adilson Cassama, futebolista guinéu.
Miranda Kerr, modelo australiana.
Miranda May Kerr (Gunnedah , 20 de Abril de 1983) é umasupermodelo australiana.
Segundo a revista Forbes, Miranda Kerr foi, em 2007, a décima modelo mais bem paga do mundo, com ganhos estimados em 3,5 milhões de dólares. Em 2008 e 2009 subiu para a 9ª posição, com 3 e 4 milhões de ganhos anuais, respectivamente. MAIS

1984
Nélson Évora, atleta português de salto triplo.
Edixon Perea, futebolista colombiano.
1986 - Vladimer Dvalishvili, futebolista georgiano.
1987 - Damián Escudero, futebolista argentino.
1988 - Wade Oostendorp, futebolista australiano.
1989 - Henri Aalto, futebolista finlandês.



1099 - Pedro Bartolomeu, monge e místico da Primeira Cruzada.
1314 - Papa Clemente V (n. 1264).
1902 - Sousândrade, poeta brasileiro, criador da bandeira do Maranhão (n. 1833).
1912 - Bram Stoker, escritor irlandês (n. 1847).

1927 - Enrique Simonet, pintor espanhol (n. 1866).
Enrique Simonet Lombardo (2 de fevereiro de 1866 - 20 de abril de 1927) foi um pintor espanhol nascido em Valência. Ele estou primeiro naReal Academia de Bellas Artes de San Carlos de Valencia e obteve, em 1887, uma bolsa para estudar pintura na Academia de Belas Artes de Roma, onde ele pintou, em 1890, a "Anatomia do coração", também conhecida como "Ela tinha um coração!" ou "Autópsia". Esta obra lhe traria uma fama internacional e venceu diversos prêmios internacionais.

1947 - O Rei Cristiano X da Dinamarca (n. 1870).

1969 - Ataulfo Alves de Souza, compositor e cantor brasileiro (n. 1909).
Ataulfo Alves de Souza (Miraí2 de maio de 1909 — Rio de Janeiro20 de abril de 1969) foi um compositor e cantor de samba brasileiro, um dos sete filhos de um violeiroacordeonista e repentista da Zona da Mata chamado "Capitão" Severino.
Sua musicografia ultrapassa 320 canções, sendo uma das maiores da música popular brasileira, tendo como intérpretes importantes que fizeram versões de suas músicas Clara Nunes e os grupos Quarteto em Cy e MPB-4.
Faleceu em decorrência do agravamento de uma úlcera, após uma intervenção cirúrgica, no Rio de Janeiro, poucos dias antes de completar 60 anos de idade. Era chamado - no meio artístico - de "garnizé", provavelmente por ter estatura baixa. Garnizé é uma espécie de galo de menor porte.

1985 - Charles Francis Richter, sismólogo estado-unidense (n. 1900).
1991 - Don Siegel, diretor de cinema estadunidense (n. 1912).
1992 - Carlos Augusto Corrêa Paes d’Assumpção, político e líder macaense (n. 1929)

1993 - Cantinflas, comediante mexicano (n. 1911).
Cantinflasnome artístico de Fortino Mario Alfonso Moreno Reyes, (Cidade do México12 de agosto de 1911 — 20 de abril de 1993) foi um premiado ator e humorista mexicano.
Em Hollywood ele teve apenas dois filmes: A Volta ao Mundo em 80 Dias, um sucesso de bilheteria e vencedor do Óscar de Melhor Filme em 1956, e Pepe, um fracasso de público e crítica. A sua carreira durou até adécada de 80. A crítica, porém, destaca que os melhores filmes do comediante foram feitos nos anos 40 e 50. Entre os seus trabalhos mais elogiados deste período estão, Os Três Mosqueteiros (1942), O Circo (1943),El Supersabio, O Mágico (1948), O Bombeiro Atômico (1950) e Se Eu Fosse Deputado. Todos escritos para ele pelo seu amigo Jaime Salvador.


Dia do Disco

Roma antiga: 
Festival de Pales, deusa pastoral dos bosques e dos campos.

Brasil: 
Dia do Diplomata.

Anjo do dia
Vasahiah

Santos do dia
Santa Inês de Monte Pulciano, italiana (?-1317);
São Teodoro

Pitoresco http://is.gd/Dc5gMl  Exposições http://is.gd/mksaVO  
Consultoria ao Mercado de Arte http://is.gd/inOinp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.