quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

MAC de Niterói se transforma em Museu Fórum com o tema “Labirintos da Liberdade em Conflito”


Conversa aberta ao público na exposição “Sudário”, do artista Carlos Vergara – curadoria de Luiz Guilherme Vergara

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC –, que tem a frente o Diretor/ curador Luiz Guilherme Vergara, oferece, no dia 19 de fevereiro (quarta), às 15h, o projeto “Museu Fórum”. O programa propõe a atualização do sentido público participativo da instituição museu, transformando o MAC em uma arena propícia para reflexões e trocas sobre temas emergentes da sociedade contemporânea.

Nesta edição do Museu Fórum será abordado o tema “Labirintos da Liberdade em Conflito”, a partir da exposição SUDÁRIO, de Carlos Vergara, cuja motivação é a instalação Liberdade – localizada no pátio externo do museu. A conversa aberta ao público enfocará, entre outros assuntos, as privações de liberdade, como o sistema prisional, a violação de direitos e os mecanismos de punição aplicados pela justiça.

Neste dia, os visitantes poderão, ainda, percorrer, gratuitamente, a grande exposição “Sudário”. A mostra ocupa o salão principal, a varanda, o pátio externo e o entorno do MAC (com grandes bandeiras – de cores diferentes - fincadas de onde o artista retirou as ervas medicinais que também fazem parte da exposição). Utilizando uma prática já presente em sua obra, a monotipia, Carlos Vergara imprime em lenços vestígios dos diversos territórios por onde passou ao longo de sua carreira. Em “Sudário”, são apresentadas obras realizadas em lugares como a Índia, a Capadócia, o Cazaquistão, Londres, Pantanal, São Miguel das Missões e Salvador.

Convidados:

Julio Cesar Nicodemos é psicólogo formado pela UFF, fez residência em saúde mental, mestrado em Psicanálise pela UERJ com a pesquisa: "Crianças e adolescentes e o uso abusivo de drogas: a clínica na intersetorialidade". Atualmente exerce a função de professor na Faculdade de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira e atua no campo da saúde pública. Trará para o Museu Fórum uma reflexão sobre adolescentes em conflito com a lei e o  aprisionamento do estigma.

Frederico Coelho é pesquisador e professor de Literatura e Artes Cênicas da PUC-Rio. Publicou livros em áreas ligadas à cultura brasileira, música popular, artes visuais e literatura, como Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado - Cultura marginal no Brasil das décadas de 1960 e 1970 (Civilização Brasileira, 2010), Livro ou livro-me - os escritos babilônicos de Hélio Oiticica (EdUERJ, 2010) e A Semana sem fim - Celebrações e memória da Semana de Arte Moderna de 1922 (Casa da Palavra, 2012). 

Mario Miranda é advogado criminalista, pesquisador, conselheiro penitenciário do estado do Rio de Janeiro, foi professor de história e  de sociologia em presídios, dentre eles, o Complexo Frei Caneca, mais antigo presídio do pais que foi demolido em 2006.

Serviço:
Museu Fórum
No salão principal, na exposição “Sudário”, do artista Carlos Vergara
MAC de Niterói – Mirante da Boa Viagem s/ número
Convidados: Julio Cesar Nicodemos, Frederico Coelho e Mário Miranda
Dia 19 de fevereiro, às 15h
Entrada gratuita
Mais informações: 2620-2400/ 2620-2481

Assessora de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9978-1243/ bchataignier@gmail.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.